quarta-feira, 27 de abril de 2016

(PARTE 1): O QUE É NOSSA VÃ FILOSOFIA, PERANTE A PALAVRA DE YHVH? POR ISSO MESMO, DEVEMOS SEMPRE ESTUDAR A SUA PALAVRA! E DEIXAR QUE ELA NOS ENSINE:

Reflita dezessete vezes:
Foto com animação
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    "Escrituras Sagradas" e a "Bíblia".
    Caros leitores, quero colocar algo que acho interessante sobre: “As Escrituras Sagradas” e a “Bíblia como a conhecemos hoje!”. Bem, o AT faz parte do povo judeu e foi feito para ele (mas todos nós devemos observá-los para não cometer os “erros” do passado...! Sendo desta forma, o At já existia em rolos, pergaminhos etc. bem antes da compilação do NT, que quando começou a existir o NT era também em “rolos”... mais ou menos isso!). Vamos lá.:
    - Cânon (Gr. Kanôn vara de medida, padrão, barra, regra). O termo se acha em Gl 6,16 para “regra”, e, no 2º século, a expressão “regra de fé” (Lat. Regula fidei) veio a indicar o padrão de verdade revelada, os artigos básicos da fé que constituem a confissão cristã essencial.
    As palavras cânon e canônico que já tinham sido empregadas por Orígenes (c. de 185 – c. de 254) entraram em uso geral no século IV com o sentido técnico dos livros que eram recebidos pela igreja como regra da fé cristã. O último dos livros que pertencia ao cânon do AT foi escrito vários séculos a.C., mas, para judeus piedosos, a questão do cânon foi encerrada cerca do fim do 1º século d.C. Muitos estudiosos acreditam que no Sínodo de Jâmnia (c. de 100 d.C.), uma cidade que tinha sido sede do grande Sinédrio desde a destruição de Jerusalém em 70 d.C., o conteúdo do AT foi discutido e, como sugere o – Mixná, o alcance do cânon foi finalmente definido. Outros estudiosos, no entanto levantam a questão quanto à existência real de tal sínodo. O núcleo do cânon do NT (os Quatro Evangelhos e as 13 Epístolas de Paulo) veio a ser aceita na igreja c. de 130. Em certos lugares, no entanto, ainda persistiam dúvidas quanto a certos livros, especialmente Hebreus, Judas, 2 e 3 João e Apocalipse, enquanto certos relatos e coletâneas de livros incluíam a Epístola de Barnabé e o Pastor de Hermas (Pais Apostólicos). A Carta Pascal de Atanásio em 367 é o testemunho exato mais antigo do cânon conforme o temos hoje. O cânon foi reconhecido por sínodos em Hipona e Cartago em fins do 4º século. Não houve, porém, nenhum concílio geral da igreja primitiva que autorizou o cânon. (v. NDB, I pp. 246-261.).
    Dessa forma – se formou a Bíblia que temos hoje em dia! Claro que houve alterações de textos, parágrafos, etc. dos “rolos, papiros” para a “impressão em livros – formando a Bíblia...!”.
    O Papiro: Até aproximadamente o ano 3000 a.C., escrevia-se sobre tijolos de barro, peles de animais, folhas de certas plantas, cascas preparadas, etc. Difícil e custoso, como bem se pode imaginar.
    Naquele momento, um homem industrioso reparou uma plante que vicejava nativa e esplendidamente às margens do Rio Nilo. Era o papiro (do grego: pápyros, Cyperus papyrus). O papiro é uma ciperácea [família de plantas monocolitedôneas do porte das gramíneas, mas de caule cheio e sem nós: junca, carriço, junco] cultivada no Egito ao longo do Nilo, e cujas hastes são formadas de folhas sobrepostas, que os antigos egípcios separavam uma das outras, servindo-se delas para escrever, depois de convenientemente preparadas. Folha de papel feita com papiro. Manuscrito feito de papiro.
    O papiro é uma grande e bela planta, cuja haste nua, de 2 a 4 metros de altura, da seção triangular até sua parte superior, cheia de uma medula muito semelhante à do sabugueiro, tem no alto uma umbela de forma elegante. Esta espécie crescia, antigamente, nas margens do Nilo, e parece ter quase desaparecido daquela região; encontra-se ainda na Calábria e na Sicília.
    A parte inferior e carnosa da haste fornecia aos egípcios um alimento utilizado pelos pobres. As hastes compridas e flexíveis, serviam para o fabrico de objetos diversos. Mas o principal uso da planta era o fabrico de uma espécie de “papel”. A região exterior da haste compreende diversas películas concêntricas e muito leves; separavam-nas, cortando-as em fitas de 20 a 30 centímetros de comprimento por 5 a 6 de largura, e depois colava-se até a borda no sentido longitudinal, um certo número dessas fitas, de forma que fizessem uma folha. Colavam-se diversas folhas umas sobre as outras assim preparadas, cruzando as fibras das películas sucessivas para dar maior solidez ao conjunto. Quando se tinha obtido a espessura desejada, polia-se o papel e esfregava-se com óleo de cedro, destinado a torna-lo incorruptível.
    O papiro grosseiro ou leneótico (= de aparência lanosa) era fabricado com as películas mais exteriores; o papiro sagrado ou hierático (= sagrado), mais fino, obtinha-se com as películas interiores.
    Escrevia-se com tinta indelével, feita de fuligem. Servia de caneta um talo de junco e, mais tarde, penas preparadas com fibras de bambu.
    O preparo do papiro atingiu uma técnica elevada. Havia vários tipos de papiro. Os gregos e romanos distinguiram os seguintes: o hierático ou sagrado, destinado aos documentos religiosos; o emporético, usado no comércio comum, e certa variedade mais ou menos para o luxo social, um requinte surgido muito mais tarde que as duas primeiras, e chamado liviano, em homenagem a Lívia, esposa do imperador Augusto. Foi da palavra papiro que surgiu a palavra papel (do grego papyrus, do latim papyrum, do baixo latim: papillum), papier, em francês; paper, em inglês; Papier, em alemão (pronuncia-se papir, e com P maiúsculo).
    A idéia de fabricar uma matéria própria para receber e fixar a escrita, remonta a épocas remotas. Os egípcios empregavam para esse fim uma espécie de cana e que chamavam papiro, de onde vem o nome papel. Além do papiro egípcio, os romanos se serviam do líber (que deu origem à palavra “livro”) de diferentes árvores, tais como o mogno, o plátano e a tília.
    Todavia, a idéia de formar uma folha mole e polida pela simples feltragem de fibras vegetais pertence aos chineses. Em 128 a.C., Tsai Lun, ministro da agricultura, recomendava a amoreira e o bambu para esse fabrico. Em 751, prisioneiros chineses, conduzidos a Samarkand, introduziram a sua indústria nesta cidade. Em 794, foi fundada outra fábrica em Bagdá e depois em Damasco. Os árabes espalharam os novos processos no norte da África, depois na Espanha, onde se encontra uma fábrica, em 1154 em Jativa. O papel árabe era feito de trapos (principalmente de linho), triturado entre duas mós. Da África e da Espanha a indústria do papel espalhou-se pela Itália e França. O fabrico do papel tomou grande desenvolvimento, na Europa, com o aperfeiçoamento da imprensa.
    E, essa imprensa... , é o que por “homens...” houve “mudanças nas Escrituras Sagradas”. E, o que temos hoje em dia a “Bíblia” – o Cânon! Anselmo Estevan.

    13/03/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    CONHECIMENTO É TUDO: VEJA A LETRA "J".
    J - Javista
    Javé (Heb YHWH). Um dos nomes de Deus (Êx 17:15). Por causa da reverência para com o nome divino, a praxe já se desenvolvera c. 300 a.C. de forma a não prununciá-lo, e a circunlocução 'adônai (meu Senhor) era pronunciado em vez disto. Quando a pontuação vocálica foi acrescentada ao Heb. (-texto masorético), as vogais que pertencem a 'adônai foram ACRESCENTADAS ÀS CONSOANTES DE YHWH. Isto deu origem à forma ERRÔNEA "jEHOVAH" (Jeová) na "Versão Autorizada" em Inglês, seguida por outras traduções em língua européias. Os tradutores da - LXX traduziram por "Senhor" (Kyrios) o tetragrama YHWH sempre onde o achavam. Pensa-se que a pronúncia original fosse Yahweh (Javé).
    Viu?! Quem fez tudo isso foi o próprio homem nas traduções e nas variações das "línguas"...!! Mas por que tudo isso aconteceu??? Isso se deu há muito tempo como o descrito acima por alguns "judeus religiosos demais para pronunciar o Nome verdadeiro de Deus!". E, olha que "Deus" - é só um título! Nunca o seu nome...! Como este blog é pequeno para colocar tudo o que quero, a "história toda é contada no meu segundo blog..." e veja que no hebraico não temos a letra "J"! Essa letra não se encontra no alfabeto hebraico de 22 letras. veja isso no meu segundo blog. procure por NOÇÕES DE HEBRAICO. E, veja vc. mesmo o erro dessa história envolvendo o Nosso Deus seu título e a blasfêmia do seu Nome. Procure o termo "Senhor" e a correlação com "Baal" - é aí a blasfêmia com seu nome... neste blog falo em parte disso. e, também está o endereço do meu segundo blog. (Nunca, nunca se importaram em colocar "vogais" acrescentadas para esconder o seu verdadeiro nome e DEIXARAM AS "CONSOANTES ORIGIANIS - YHWH! O SEGUNDO ERRO GRAVISSÍMO JUNTO COM A ABOMINAÇÃO QUE FIZERAM COM SEU NOME...!). Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 22h37

    20/03/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    AS DUAS CHANCES...!!
    A ilusão de ser um vencedor:
    ... E se você tivesse dois "destinos" e pudesse fazer uma escolha para mudar sua vida...?!
    O que você faria se pudesse olhar para o seu passado, visse seus erros... E, pudesse mudar tudo! Eternamente. É essa oportunidade que Yahuh nos oferece no "presente". Yahuh trabalha no nosso tempo - PRESENTE para que não perdamos tempo com o tempo "PASSADO". E assim ganharmos o "tempo - FUTURO" - A ETERNIDADE!
    A certeza de ser um vencedor:
    Então como Ele faz isso? Resposta - veja: "Yahuh criou os seres humanos à sua imagem para que tivessem comunhão íntima, amorosa e obediente com Ele. Entretanto, a humanidade se rebelou, escolheu o próprio caminho em lugar do apontado por Deus-Yahuh - e ainda agem assim. O nome dessa rebelião é "PECADO", e a penalidade pelo pecado é a MORTE! - Não somente a cessação da vida física, mas a separação eterna de Yahuh. (Sendo a morte - um castigo pela desobediência...). [Só que "nada pode subsistir sem Yahuh - que dá a vida! Então entendo que a separação eterna do noso Deus-YAHUH - é única e exclusivamente a destruição do espírito!!"].
    Contudo, Yahuh, misericordioso e Justo, deseja SALVAR os seres humanos do que eles mesmos escolheram para si.
    Com este fim, Yahuh escolheu uma pessoa, Avraham (Abraão), e por meio dele deu início a um povo, os (Yahudim) judeus, comisionando-os a "ser uma benção" e "uma luz para as nações". Por intermédio de Mosheh (Moisés), Ele ortogou a Torah (lit. "ensino" ou "instrução", apesar de ser muitas vezes traduzida por Lei), tornando conhecido seus padrões de justiça. Mediante juízes, reis e profetas (que testificam de Yahuhshua), Yahuh encorajou, disciplinou e prometeu a seu povo que a salvação final viria até ele e a outros povos por meio do "UNGIDO" (hebraico Mashiach, português Messias, que possui o mesmo significado do grego CHRISTÓS). [Então, por que chamá-lo de "Jesus" - e mudar o "significado" do seu nome? Pois, ninguém o recebeu pelo seu verdadeiro nome = SALVAÇÃO!]. E, são às Escrituras Sagradas que afirmam que o "Filho" - é Deus {Jo 1,1-4.14}. E esse Deus tem Nome - e o nome do pai é igual ao nome do Filho! E também porque estamos vivendo o tempo da GRAÇA. Não desperdisse esse momento que é único. Acredite, creia - mas: em verdade e em espírito adore Yahuh!".
    E se você tivessse dois "destinos" - e pudesse fazer uma escolha para mudar sua vida...? O que você faria se oque ficou para trás - visse seus erros... e pudesse mudar tudo! É essa oportunidade que Yahuh nos oferece hoje e é de graça (Ap 22,17; Ap 21,6; Ap 3,20; Ap 4,1. Viu isto se chama o Livro da Revelação que nos é mostrado o caminho de um segundo destino que está nas nossas mãos só depende de nós crermos no seu Filho - Yahuhshua!). [TIKKUN-HA 'OLAM] - RESTAURAÇÃO DO MUNDO! Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 15h20

    25/03/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita quinze vezes:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    VEJAM QUE MENSAGEM LINDA:
    Não cesses de falar deste Livro da Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
    Josué 1,8 (Y'hoshua 1,8): [Jesus].
    Nela está a fonte da qual a água flui,
    Para refrescar o calor do pecado:
    Nela está à árvore da qual a verdade nasce,
    Para orientar a nossa vida aqui:
    Nela está o juiz que acaba com a cotenda,
    Quando os recursos do ser humano falham:
    Nela está o pão que alimenta a vida,
    Que a morte não pode atacar:
    As Boas-Novas da terna Salvação,
    Vêm aos nossos ouvidos a partir dela:
    A fortaleza como o escudo que nos defende:
    Então, não seja como o porco que tinha
    uma pérola à sua disposição,
    Mas obtinha mais prazer na lavagem
    E em se espojar na lama.
    Não leia esse livro de qualquer maneira.
    Mas com um único olhar:
    Leia desejando primeiramente a graça de Yahuh,
    Para que assim possa entendê-lo.
    Ore ainda em fé a esse respeito,
    Para que possa dar bons frutos,
    Que o entendimento traga este efeito,
    O de mortificar o seu pecado.
    Então, feliz você será em toda a sua vida,
    Isto se cumprirá em você:
    Sim, você será feliz em dobro,
    Quando Deus-Yahuh pela morte lhe chamar.
    1. Salmo de David, Se IHVH é meu Pastor, nunca terei privação, 2. Em um oásis verdejante me fará repousar Sobre águas tranqüilas me conduzirá 3. Minha nefesh fará retornar; Me fará descansar nos círculos da justiça Por causa de Seu Nome.
    4. Também se eu caminhar no vale da sobra da morte, não temerei o Mal, porque Tu estás junto de mim; Teu bastão e Teu cajado me vigiarão; 5. Tu preparás diante de minha face uma mesa contra os meus opressores; Ungistes minha cabeça com óleo minha taça é abundante; 6. Unicamente a Bondade e Misericórdia me desejarão! Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h21

    05/04/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    UM PEQUENO RESUMO...!!!
    BEM, O QUE TEMOS HOJE EM DIA, SÃO AS "BÍBLIAS" - NÃO O "ORIGINAL" -, AS "ESCRITURAS SAGRADAS"! MAS, ASSIM FOI PELA VONTADE DIVINA DE YAOHU! ENTÃO VAMOS VER NA PRÁTICA COM USAR ALGUNS VERSÍCULOS DA: BÍBLIA - NA VIDA REAL.:
    - No meu serviço, têm uma pessoa, que não quero falar de seu nome mas vou lhe dar um apelido de homem "x". Esse homem x, não vai como a minha cara...tudo bem. Mas o quê devemos fazer? Colocar em prática o que aprendemos na Bíblia. No meu serviço, vejo coisas que estão erradas e que precisam ser corrigidas. E, esse homem x conserta as coisas...! Deixei uma C.I. para seu chefe... e esse homem x me disse: "É, vc. deixou uma carta... o quê precisa ser arrumado??? Simplesmente fui com ele, ignorei o que ele me disse, e mostrei o que precisava ser arrumado...! Para esse resumo, que dura 13 anos, pois ele nunca gostou do meu jeito de trabalhar, posso citar alguns versículos da Bíblia que procuro sempre colocar em prática nessas e em outras ocasiões: (1Jo 3,10-15; 4,10-11.16-21; Mt 5,46; Rm 12,20; 2Tm 3,14-17). Somente um exemplo! Pois, não basta só ler a Bíblia...!!! Mas, colocar em prática o quê aprendemos com ela na hora mais precisa como nesse exemplo. Ok. Anselmo. E, olha que são só alguns versículos em... Medite neles e veja a profundidade da Palavra de Yaohu e coloque-a em prática agora mesmo. Não seja só um fílósofo que ao falar tudo é fácil e simples mas haja... como fez o Filho que deixando de ser um Deus veio na terra em forma humana e colocou a mão literalmente na MASSA! O mundo não foi criado somente por força da Palavra: e HAJA luz. E a luz se formou...etc. Mas Yaohushua poderia fazer igual... Mas não, ele nos mostrou o contrário, que devemos nos instruir na Palavra e coloca-la em prática... o que muita gente não o faz... e isso tem que ser colocado em prática como o Filho o fez e sofreu porque não é fácil não.... Tente e verá como a sua mensagem é mais linda do que só ler e mais nada...........é hora de agir.......................................................Shalôm! Filipenses 2,7; Colossenses 1,15-23!
    PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU SANTIFICADO VOSSO NOME (YAOHU). (O SEU REINO É VELOZ). VENHA NÓS O VOSSO REINO. SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
    O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE, PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAINOS DO MAL. POIS VÓS SOIS O REINO, O PODER, E A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE "AMÉM"! FILIPENSES 4,13.
    Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h52

    14/04/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    1 e 2 Ts: NO QUE ACREDITO...!
    1. Satanás já está em ação neste mundo. Disto são sinal as perseguições sofridas pelos messiânicos, e a partilha do mundo se faz primeiro entre fiéis e ímpios. Mas esta impiedade irá crescendo, mentira e injustiça se difundirão. As seduções (a ilusão) serão o pior perigo: haverá o risco de se tomar o falso pelo verdadeiro e o injusto pelo justo. [Isso, já acontece hoje em dia. Nas denominações que enganam seus “fiéis”. E olha que aí não têm nada de Satanás. Pura e simplesmente o próprio homem caído que não quer se arrepender dos seus pecados. O coração endurecido distante de Yaohu faz coisas que dariam inveja em Satanás...!!!]. Anselmo.
    2. Depois virá o tempo da apostasia, quando, no momento aprazado, se manifestar um personagem chamado o Ímpio, verdadeiro Anticristo, que será como uma encarnação de todas as potências do mal. Os milagres e prodígios que ele realizará acabarão extraviando os que não tiverem acolhido o amor da verdade (2,10). No seu orgulho, ele chegará a querer passar por Deus mesmo, e tomar assento no Templo. [Bem, no meu ponto de vista, até concordo...!! Mas: “Acredito que este fato está relacionado ao PASSADO – a acontecimentos que deram início a toda essa manifestação... que é relacionado agora e, que entra como sendo vivida novamente! Pois, se antes do fim virá à apostasia e isso é realmente esquecer de tudo que é bom (acredito que procuraremos por milagres como acontece hoje em dia nas denominações...!!! E, não encontraremos. Pediremos mas não virá...!!!). Essa vai ser a tribulação do verdadeiro crente em Yaohu – Pois a palavra diz: Todo aquele que invocar meu Nome será Salvo! Então o que acredito é em um grande engano que levará muitos seguidores da palavra a errar como numa trama policial de puro suspense e ação um verdadeiro filme que quem viver verá! Então é nisso que acredito como tempero para essa história toda...”]. Anselmo Estevan.
    Se este Ímpio ainda não veio no momento em que a carta é escrita, é que alguém e algo ainda o retém (cf. 2,6-7 nota), sem que se possa saber exatamente quem é assim designado. Decerto os destinatários desta carta são julgados capazes de captar a alusão. Em todo caso, é claro que, para o autor, um prazo indeterminado – ligando a este misterioso obstáculo – ainda separa o tempo em que ele escreve do tempo em que o Ímpio manifestará abertamente seu poder satânico.
    3. Somente após a vinda deste Ímpio é que o YHWH se revelará, por sua vez e aniquilará tal adversário. [Mas, por que tem que esperar a sua vinda e manifestação? Porquê tem que ser feita a distinção de quem é realmente seu verdadeiro filho e confiará nele mesmo sendo provado no fogo como ouro refinado de Ofir. Os que sobreviverem a esta provação serão seus! Não antes pois, estamos como o trigo no meio do joio – somos todos iguais nem bons nem ruins mas todos com a mesma qualidade até o amadurecimento e a prova final para quem ficar “vivo” para esta provação...!]. Pois, acredito no Sacrifício do Filho por toda a humanidade uma única vez por todas... Senão seria preciso crucifica-lo quantas vezes para nos purificar e Satanás seria como um super-herói que nunca morre? Então pra que Seu Sacrifício na cruz por nada? Claro que não! Então veja o que entendo: O ENGANO. Gn 3,4 (referências Jo 8,44; 2Co 11,3); Mt 28,18 (referências Ef 1,20-22; Fp 2,9.10; 1Co 15,25-28; Jo 3,35); Ef 6,12 (referências Rm 8,38; 1Co 3,22; Fl 2,1-11); Rm 16,20: Veja às referências deste capítulo e versículo dá o entender que “Satanás já está esmagado debaixo dos pés de quem acredita assim. Pois se você acreditar que ele vive, ora, pra você ele vai estar sempre vivo... veja – Ap 22,21; 1Ts 5,28; Gl 6,18 (GRAÇA C/ NOSSO ESPÍRITO); 2Co 13,14 (TRINDADE); Rm 16,20 – a Graça de Nosso YHWH Yaohushua seja com vocês. Mt 4,10 (Só adorar a Yaohu...); Rm 16,20 – Satanás: Gn 3,15 (ESMAGARÁ); Rm 16,20 – Há obra feita por nós...! Rm 15,33 (Em breve o Deus de Paz); Rm 16,20 – Que Deus seja com todos vocês – GRAÇA. Rm 7,14.15.22.23! Rm 6 – 8; 2Co 6,2; Tg 1,4; Ef 4,12.13; 1Jo 4; Rm 16,20. Ora, se as Escrituras Sagradas dizem que Yaohushua viu Satanás cair dos céus... Se os anjos o tiraram dela! Se ele foi precipitado para a terra e perseguiu em pouco tempo os discípulos de Yaohushua”! Se Yaohushua falou que o príncipe deste mundo já está julgado e já não mais está na terra! Então onde ele está? Será que pode enganar a Yaohu? Será que todo sacrifício feito perfeito uma única vez não adiantou? Será que tem que fazer de novo para alguns acreditarem? Só se for isso pois assim estamos pisando a cruz de Yaohushua e é isso que não podemos fazer é isso que me refiro....!]. Jo 12,31; Lc 10,18; Ap 12,7; 20,3;12,12! Anselmo.
    Aqueles, portanto, que em Tessalônica julgam poder viver como se o Dia do YHWH já tivesse chegado esqueceram o ensinamento do apóstolo (2,3), estão no erro em sua euforia e poupam-se erroneamente à lutas e perturbações dos últimos tempos. Antes da vitória final de Christós, o combate a travar será ainda mais duro, a vigilância e o discernimento, mais necessários do que nunca. Certamente o Evangelho chamou os messiânicos a participar da glória de Christós (2,14), mas antes da glória há a perseguição e o sofrimento (1,4-5) que ninguém pode atravessar, sem progredir no amor, na fé e na perseverança.
    A proximidade do fim é pois claramente relativizada se comparada com 1 Tessalonicenses. Para 2 Tessalonicenses, justamente por viverem nos inícios dos tempos apocalípticos, é que é preciso opor-se a um desmantelamento precipitado da ordem estabelecida na comunidade e na sociedade (recusa ao trabalho). É preciso afastar-se (3,6) dos que querem viver na aparência de uma vitória ainda não alcançada e, se necessário, cortar toda relação com eles (3,14). É o último ato do drama que transformará as situações, mas ainda não se chegou sequer ao penúltimo ato. Vê-se que 2Ts é o primeiro texto que coloca nestes termos o problema que o messianismo se reproporá ao longo das gerações, por todo o tempo que pensar a própria fé e esperança no quadro da representação apocalíptica.
    As Epístolas aos Tessalonicenses são ambas testemunhos fundamentais sobre a Igreja antiga e sua esperança. A ausência de longos desenvolvimentos dogmáticos não faz delas escritos de menor monta, pois, na sua relativa simplicidade, elas mencionam tudo o que constitui a fé comum dos primeiros messiânicos e a experiência dos primeiros missionários: o amor de Yaohu que chama; o YHWH-de-Christós, cuja volta se espera ardentemente, a ação transbordante do Rúkha hol – RODSHUA na palavra do anúncio e na vida das comunidades, a certeza da ressurreição, a perseverança em meio à perseguição, o amor fraterno que torna solidários os messiânicos e as comunidades... Como poderia o messiânico não retornar constantemente a esta fonte? Como não encontrar aí sempre um convite a viver, no próprio tempo, a mesma esperança e com o mesmo ardor?
    [Concordo que alguns leitores não concordem com o que acho certo...! Mas, entendo dessa forma: “Que estamos chegando ao fim dos tempos! Mas ao fim dos tempos de miséria, fome, doenças, maldade, etc. e, estamos para entrar numa nova era num novo recomeço sem esses problemas que enfrentamos hoje em dia!” Sendo que o Evangelho para alguns, tem o fedor de putrefação. De coisa morta – Claro, pois estão de coração endurecido e para esses é o fim! Mas para nós o Evangelho tem odor de rosas de novo de renovação por isso o fim é o fim das coisas ruins para uma nova vida... por isso, escrevo desse jeito...!!]. 2Co 14-17 (16: aroma de vida. Os crentes verdadeiros exalam um perfume agradável, não somente em termos de seu relacionamento com Yaohu, mas também em suas interações com aqueles ao seu redor. Por outro lado, a vida dos crentes amedronta os incrédulos, que reconhecem que falta neles mesmos a doçura espiritual – uma advertência a respeito do julgamento iminente {Fp 1,28}. Quem é, porém, suficiente para estas coisas? Ser um mensageiro da vida ou morte é um privilégio extraordinário. Ninguém é digno dessa tarefa eternamente importante, mas Yaohu qualifica crentes para isso, apesar de tudo (3,6). E, é nisso que acredito!). 1Co 11,28-32; 1Jo 1,9; Sl 32,5…; seria mais ou menos isso que penso por isso escrevo...! Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 13h41

    11/04/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita treze vezes:
Foto com animação
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    CORAÇÃO DISTANTE:
    A natureza do coração distante de Yahuh: Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal sua decisão afetou horrivelmente o CORAÇÃO humano, o qual ficou repleto de maldade.
    Um coração entregue à prática da iniquidade corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a ouvir a Palavra de Yahuh e a obedecer ao que Yahuh ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu CORAÇÃO, verá que depois Yahuh endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Yahuh e os apelos do Rúkha hol - RODSHUA.
    Todo aquele que persistir na rejeição da Palavra de Yahuh, terá por fim um coração endurecido! Jr 17,9; Mc 7,21.22; Mt 5,21.22; Mt 5,27.28; Êx 20,14; 2Ts 2,11.12; Hb 3,8-12.
    2Rs 11,1-9 (v. 5) serviço no sábado os guardas...? Mt 12,35 O HOMEM BOM DO SEU BOM TESOURO TIRA COISAS BOAS! CONTRÁRIO DO MAL HOMEM...
    Yahuhshua, virá para (os salvos); pois a eles que Ele chamou para serem testemunhas de Christós e da sua salvação. (Todos que receberam o Rúkha hol - RODSHUA de Yahuh. Mt 28,18-20; At 1,8; Mt 5,13-16).
    1 Coríntios 15,22-26 (1ª Ressucitou Christós Yaohushua, depois, na sua 2ª Vinda - ressuscitou os que são de Christós... E o "último inimigo" a ser vencido: A MORTE.).
    Gn 12,6-7 e Dt 9,4 (Dt 5: Os povos foram expulsos das suas terras, "devido as suas maldades...! E os povos de Yaohu, não podiam viver junto dos maus...").
    Josué cap. 7 - O castigo de Acã. (Sem o temor do YHWH, o povo fracassava...!).
    O tempo em que vivemos é marcado por uma atitude de autopromoção: As pessoas são conduzidas a pensar a agir como se fosse o centro do universo. Frequentemente nossa comunicação utiliza os seguintes termos: "Eu fiz", eu "sou", "eu posso", "meu dinheiro", "meu trabalho", "minha conquista pessoal", "fruto do meu esforço", etc. Lembre-se deste princípio: Yahuh continua interessado em ser o agente através do qual você alcançará exito em todas as areas de sua vida! Mude seu jeito de falar: "Se for da vontade de Yahuh... eu...!".
    Amós 4,4-8 e ss. (O Deus Yahuh manda sacrificios... e mesmo assim, o seu povo não o procura...).
    O Deus verdadeiro e o deus falço - lição: 1Rs 18,20 - 40!
    Romanos 1,18-20 ("Ninguém - nem mesmo quem nunca tenha ouvido falar na Bíblia nem de Christós, - tem desculpas para não ter Deus na mais alta conta, pois todo o universo criado o REVELA!!").
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    CONHEÇA AS ESCRITURAS SAGRADAS - SEJAS LIBERTO - ARREPENDA-SE...
    Tg 2,14-25 FÉ e OBRAS... Am 9,11-12 - RESTAURAÇÃO DE ISRAEL - "PASSADO..."
    Hebreus 6,4-8 (Crucificar Yaohushua de NOVO). 2 Timóteo 2,14 (não se envolver em discussões pela "PALAVRA"). Isaías 45,19 (procurar a toa, ESPÍRITISMO...). Jó 34,12 (Nunca pense que Yaohu - Nosso Deus faça o mal v. 10-12...). Ezequiel 43,7 (ídolos sem VIDA!). (2Co 6,16). Romanos 8,2 (Lei). Salmos 90,4 (MIL ANOS IGUAL A UM DIA, NOITE!). Isaías 40,12-26 (Quem mediu os oceanos...?). Isaías 6,1-3 ("engraçado"). 2 Timóteo 3,16 (AT - Inspirado; NT Revelado). Lucas 12,13-21 (LINDO). Rico insensato. 2 Pedro 3,12 (Podemos APRESSAR A VINDA DE CHRISTÓS!!). (At 3,19.20; Mt 6,10; Is 34,4) - BONITO! (2Pe 2,4-10 = PEDRA...). Hebreus 12,15-17: Yaohu pede para tomarmos cuidado com as amarguras. Recompensas eternas dar para receber (Pv 11,24; Lc 6,38; Gl 6,7-9):
    Efésios 1,3.6.12 (03 vezes abençoados). Efésios 4,17-18 (VAIDADE). Mateus 5,43-45 (NT = Amar seu "inimigo"; AT = Jz 9,27; Êx 15; Jz 5; Sl 51 - 72; Sl 109,28...): Amaldiçoar seu inimigo. "ESTE FOI UM ENSINAMENTO QUE FOI MUDADO DEVIDO AO ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO HUMANO...!!!". Romanos 4,25 (pelos nossos pecados, foi entregue a morte [ELe]; e ressuscitou para nossa justificação). 2 Coríntios 5,18-21 (nossa reconciliação com Yaohu atravéz de Yaohushua - seu Filho - e olha que fomos nós que nos fizemos inimigos dele ...). Jo 1,18 (ninguém pode ver a Yaohu - Êx 24,9-11; 33,20. Viram a Yaohu em uma forma PRÉ-ASSUMIDA). Provérbios 24,29 (não digas farei com ele o que ele fez comigo; ele pagará pelo que fez.). Hebreus 12,5 - 13 (disciplina de Yaohu - filhos legítimos). Hebreus 12,14 - 29 = ADVERTÊNCIAS a Rejeição de Yaohu!! Eclesiastes = função do PREGADOR! Gn 2,19 (os animais também foram formados da terra).
    Escrito por anselmo.estevan às 17h46
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    VEJAMOS O TERMO "CRISTIANISMO":
    NO DICIONÁRIO BÍBLICO ESSE TERMO NÃO EXISTE! SOMENTE O TERMO CRISTÃO: QUE É SEGUIDOR DE CRISTO.
    O TERMO "CRISTIANISMO" SOMENTE EXISTE NO DICIONÁRIO "AURÉLIO": CRIS-TI: A-NIS-MO. sm. O CONJUNTO DAS RELIGIÕES CRISTÃS, i.e., baseadas nos ensinamentos, pessoa e vida de (Jesus) Yaohushua (Cristo) Christós.
    CRISTOLOGIA: (Gr. Chrio, unjo, Christós, [Cristo]). (1) Um adjetivo empregado como substantivo: o {Cristo}, o Ungido = Christós. A palavra gr. (Grega) christós É UMA TRADUÇÃO DA PALAVRA HEB. (HEBRAICA) MASIAH, O MESSIAS, O UNGIDO. (2) CHRISTÓS É MAIS APROPRIADAMENTE UM TÍTULO DO QUE UM NOME! [...]). DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA BÍBLICA.
    AURÉLIO: AD-JE-TI-VO: sm. Gram. Palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. ex.: rapaz bondoso; casa festiva; etc. Então é dessa forma que penso no termo CHRISTÓS = MESSIAS = O UNGIDO! Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 00h44
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita onze vezes:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Aqui o sinal massorético no meio da letra VAV o torna com o som de vogal U! Hu.
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    LÍNGUA SAGRADA.....!!!
    OS ERUDITOS TAMBÉM PODEM USAR OUTRAS VERSÕES ANTIGAS - A VULGATA, DE JERÔNIMO, EM LATIM, (430 a.C.), a versão seríaca do targum, de YONATAN, ALÉM DE OUTRAS DO SÉCULO V d.C., ou anteriores. Essas apresentam mais leituras variantes e fazem acréscimos às possibilidades e aumentam a confusão. Não raro, eles encontram justificativas historicas, arqueológicas, literárias, teológicas para fazer emendas ao texto - isto é, corrigi-lo para que se assemelhe ao que consideram constituir as palavras originais. Pode até ser que os eruditos se aproximem mais do original HEBRAICO que o texto massorético. Entretanto, minha escolha ao verter o Tanakh judaico compele-me a usar o texto massorético; muito raramente eu me desvio dele! Tá vendo?? Muitas coisas foram mudadas no texto original das Sagradas Escrituras para virar o cânon que temos hoje em dia... Anselmo.
    O GREGO DA B'RIT HADASHAH. (Nova Aliança - NT): ENQUANTO O TANAKH (acrônimo das letras iniciais das três partes da Bíbia hebraica: Torah) foi escrito majoritariamente em HEBRAICO (algumas passagens de 'ESRA-NECHEMYAH [ESDRAS E NEEMIAS] e DANI'EL [DANIEL] FORAM ESCRITAS EM UMA LÍNGUA SEMÍTICA APARENTADA, O ARAMAICO, A MAIOR PARTE DOS ANTIGOS MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO FORAM ESCRITOS EM GREGO - NÃO NA LINGUAGEM CLÁSSICA DE HOMERO E PLATÃO, MAS EM COINÉ (GREGO COMUM) A LÍNGUA DOS ASSUNTOS DO COTIDIANO DO MEDITERRÂNEO ORIENTAL E DO ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO I.
    CONTUDO, EXISTEM BOAS RAZÕES PARA AFIRMAR QUE VÁRIOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO FORAM ORIGINARIAMENTE ESCRITOS EM HEBRAICO OU ARAMAICO, OU DESVIADOS DE COMPOSIÇÕES DESSAS LÍNGUAS; ESSA HIPÓTESE É LEVANTADA POR DIVERSOS ERUDITOS A RESPEITO DOS QUATRO EVANGELHOS, ATOS, APOCALIPSE E DE VÁRIAS CARTAS GERAIS. SHA'UL (PAULO), QUE ESCREVEU SUAS CARTAS EM GREGO, USOU SUA LINHA DE RACIOCÍNIO EVIDENTEMENTE JUDAICA, OU HEBRAICA, AO ESCREVER. DE FATO, ALGUMAS EXPRESSÕES DOS MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO NÃO FAZEM SENTIDO, A MENOS QUE SE ALCANCE O SIGNIFICADO HEBRAICO SUBJACENTE ÀS PALAVRAS GREGAS. EIS UM EXEMPLO (DENTRE VÁRIOS). [YESHUA] "YAOHUSHUA" DIZ LITERALMENTE NO SERMÃO DO MONTE: "SE O SEU OLHO FOR MAU, O SEU CORPO SERÁ TENEBROSO" QUE É UM OLHO MAU? O DESCONHECEDOR DA AMBIENTAÇÃO JUDAICA PODERIA PENSAR QUE YAOHUSHUA MENCIONAVA ALGUM TIPO DE ENCANTAMENTO. TODAVIA, EM HEBRAICO, POSSUIR UM 'AYIN RA'AH ("OLHO MAU") SIGNIFICA SER AVARENTO; E TER UM 'AYIN TOVAH ("OLHO BOM") IMPLICA SER GENEROSO. YAOHUSHUA SIMPLESMENTE INCENTIVOU A GENEROSIDADE EM VEZ DA AVAREZA. E ESTE ENTENDIMENTO ENCAIXA-SE COM PERFEIÇÃO NOS VERSÍCULOS DO CONTEXTO: "ONDE ESTÁ SUA RIQUEZA, ALI TAMBÉM ESTARÁ SEU CORAÇÃO. [...]. NÃO SE PODE SER ESCRAVO DE DEUS E DO DINHEIRO".
    O TEXTO GREGO USADO NA B'RIT HADASHAH. EXISTEM MAIS DE 5 MIL MANUSCRITOS ANTIGOS (TOTAIS OU PARCIAIS) DO NOVO TESTAMENTO, MUITO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO DOCUMENTO DA ANTIGUIDADE. POR CAUSA DE ERROS DE ESCRIBAS E DE OUTROS FATORES, ELES NÃO CONCORDAM ENTRE SI EM TODOS OS PONTOS. A CRÍTICA TEXTUAL, QUE OBJETIVA DETERMINAR A LEITURA CORRETA DO TEXTO COM BASE EM FONTES IMPERFEITAS, ESTÁ MUITO ALÉM DA COMPETÊNCIA DA MAIOR PARTE DOS TRADUTORES DA BÍBLIA (...).
    "OBRAS DA LEI" e "DEBAIXO DA LEI": a TORAH é LEGALISTA? AS EXPRESSÕES GREGAS ERGA NOMOU E HYPO NOMON FORAM CRIADAS POR SHA'UL E USADAS POR ELE EM TRÊS CARTAS - ROMANOS, GÁLATAS E 1 CORÍNTIOS; CADA UMA DELAS APARECE DEZ VEZES NO NOVO TESTAMENTO. ELAS SÃO GERALMENTE TRADUZIDAS, RESPECTIVAMENTE, POR "OBRAS DA LEI" E "DEBAIXO DA LEI". A INFERÊNCIA PRODUZIDA POR ELAS NO LEITOR É QUE A TORAH É MÁ, E QUE SE PAUTAR SEGUNDO OS MOLDES DA OBEDIÊNCIA À TORAH É ALGO MAU. A B'RIT HADASHAH DA BJC. SEGUINDO O COMENTÁRIO DE CRANFIELD, INTERPRETA ESSAS EXPRESSÕES NÃO COMO REFERÊNCIAS À PRÓPRIA TORAH, MAS À SUA PERVERSÃO LEGALISTA REALIZADA POR HOMENS. PORTANTO, ERGA NOMOU É VERTIDO POR "GUARDAR LEGALISTA DOS MANDAMENTOS DA TORAH", E HYPO NOMON, POR "EM SUJEIÇÃO AO SITEMA RESULTANTE DA PERVERSÃO DA TORAH EM LEGALISMO". O LEITOR PODE, ENTÃO, INFERIR CORRETAMENTE QUE, DE ACORDO COM O ENSINO DE SHA'UL NO NOVO TESTAMENTO, O LEGALISMO - QUER JUDEU, QUER MESSIÂNICO, QUER OUTRO - É MAU, MAS VIVER DE ACORDO COM A TORAH DE YAOHU É BOM.
    A TERRA DE ISRAEL NA NOVA ALIANÇA. A EXPRESSÃO GREGA HE GE, É GERALMENTE TRADUZIDA POR "A TERRA"; MAS EM 18 PASSAGENS NO NOVO TESTAMENTO ELA SE REFERE À TERRA DE ISRAEL. DUAS SÃO EXPLICITAS: MATTITYAHU 2,20.21 DENOMINA A TERRA SANTA "ERETZ-YISRA'EL (A TERRA DE ISRAEL). QUATRO SÃO CITAÇÕES DO TANAKH: MATTITYAHU [MT] 5,5 (TEHILLIM [SL] 37,11), MATTITYAHU [MT] 24,30 E REVELAÇÕES [AP] 1,7 (Z'KHARYAH [ZC] 12,10-14), E EFÉSIOS 6,3 (D'VARIM [DT] 5,17). CINCO SÃO BASEADAS NO TANAKH: LUCAS 4,25 E YA'AKOV [TG] 5,17.18 (M'LAKHIM ALEF [1RS] 17,1; 18,1.41-45), JUDEUS MESSIÂNICOS [HB] 11,9 (B'RESHIT [GN] 12; 13; 15; 20; 23) E REVELAÇÕES [AP] 20,9 (YECHEZK'EL [EZ] 38; 39). AS OITO RESTANTES SÃO INFERIDAS PELO CONTEXTO: MATTITYAHU [MT] 5,13; 10,34; 27,45; MARCOS 15,33; LUCAS 12,51; 21,23; 23,44; E REVELAÇÃO [AP] 11,10. NA ÉPOCA EM QUE MUITOS TEÓLOGOS MESSIÂNICOS SUBSCREVEM A "TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO" (SEGUNDO A QUAL A IGREJA SUBSTITUIU OS JUDEUS COMO POVO DE YAOHU) NA TENTATIVA DE PROVAR QUE A TERRA DE ISRAEL NÃO É MAIS PROMETIDA POR YAOHU AO POVO JUDEU, É IMPORTANTE CONSIDERAR QUE A TERRA DE ISRAEL, FÍSICA, DESEMPENHA UM PAPEL SEGNIFICATIVO NO NOVO TESTAMENTO EM RELAÇÃO À APRESENTAÇÃO DO PLANO DIVINO PARA OS JUDEUS, EM PARTICULAR, E PARA A HUMANIDADE EM GERAL, NO PASSADO, NO PRESENTE E NO FUTURO!
    AONDE QUERO CHEGAR COM TUDO ISSO...??? RESPOSTA: A LÍNGUA HEBRAICA É SAGRADA SIM! A LÍNGUA GREGA TROUXE MUITAS INCÓGNITAS AS ESCRITURAS SAGRADAS E ETC., MAS NÃO FOI A LÍNGUA EM SÍ QUE TROUXE MUDANÇAS E OUTRAS COISAS MAIS...!!! MAS, SIM, OS HOMENS QUE ESTAVAM POR DETRÁS DAS TRADUÇÕES... COMO POR EXEMPLO PAULO QUE SENDO HEBRAICO USOU O GREGO MAS COM SEUS PENSAMENTOS NA LÍNGUA SAGRADA E NÃO ADULTERANDO O TEXTO.........É NESSE PONTO QUE QUERO CHEGAR... NINGUÉM É SALVO POR FALAR UMA LÍNGUA OU OUTRA LÍNGUA... A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL.... SÓ PROCURO A VERDADE E A VERDADE NO ESPÍRITO OU SEJA NO RÚKHA NA ALMA DA PALAVRA............ANSELMO ESTEVAN.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h50

    03/05/2011
    ______________________________________
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    "EXPLICAÇÃO": A "ACRESCENTAÇÃO DAS VOGAIS NO NOME [YHWH] DE DEUS!":
    OBSERVAÇÃO: (QUANTO A LÍNGUA HEBRAICA). A LÍNGUA HEBRAICA, O ALFABETO É CONSTITUIDO DE 22 LETRAS, SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA! E, SOMENTE DE VOGAIS! NÃO EXISTIA - "CONSOANTES". BEM, COMO O "NOME" DE "DEUS" - PARA O POVO JUDEU É SANTÍSSIMO... E, SEGUNDO AS SUAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS - NUNCA PODERIA SER PRONUNCIADO EM VÃO...!!! (YHWH) ERA PRONUNCIADO UMA VEZ POR ANO PELO SUMO-SACERDOTE NO LUGAR SANTÍSSIMO...!!! SÓ QUE COMO ERA UMA VACALIZAÇÃO QUE QUASE NUNCA ERA PRONUNCIADO PELA SUA SANTIDADE E ETC. ENTROU UM GRUPO DE ESTUDIOSOS (CHAMADOS DE MASSORETAS), MAIS OU MENOS FALANDO, ESSE GRUPO NÃO PODIA DEIXAR QUE O NOME DE "DEUS" FOSSE ESQUECIDO! E, NÃO PODIA PRONUNCIÁ-LO TAMBÉM!! ENTÃO O QUE FAZER?? EX: [SERIA COMO PRONUNCIAR A PALAVRA: COMPUTADOR SEM AS VOGAIS - SOMENTE A SONORIZAÇÃO A IDENTIFICARIA FICANDO MAIS OU MENOS ASSIM: CMPTDR. ORA, QUEM VISSE LOGO ESSAS LETRAS - FALARIA O SOM "COMPUTADOR" - SÓ QUE SEM AS VOGAIS!!! OK.]. "MAS COM O MEDO DE SE PERDER ESSA VOCALIZAÇÃO", OS MASSORETAS "INVENTARAM DE COLOCAR "VOGAIS" NO TEXTO HEBRAICO! "SÓ QUE PRA PIORAR NÃO ERAM AS ‘VOGAIS’ QUE FALARIAM CORRETAMENTE O ‘NOME DE DEUS’. PORQUE ELE NUNCA FOI E NÃO PODERIA SER PRONUNCIADO CERTO?! ENTÃO INVENTARAM UM ‘SUBSTITUTO PARA QUE QUANDO PRONUNCIADO’ – ‘LEMBRARIA’ O NOME VERDADEIRO!!!". SÓ QUE ESSA NÃO ERA A VONTADE DE DEUS! MAS SIM A DE UM GRUPO ALTAMENTE RELIGIOSO FANÁTICO QUE POR MEDO E NÃO POR AMOR QUIZ ESCONDER O NOME DE DEUS...!!! E COM VOGAIS ERRADAS A PRONÚNCIA FICOU MESMO (ADONAY). SENDO PARA O POVO JUDEU QUE QUANDO APARECESSE O NOME DE DEUS (YHWH) - SE LERIA = ADONAY LEMBRANDO O VERDADEIRO NOME DE DEUS - CERTO! NÃO ERRADO!! MUITO ERRADO. POIS ISSO CAUSOU UMA BLASFÊMIA EM SEU VERDADEIRO NOME. POIS SE NÃO FOSSE ASSIM AS ESCRITURAS SAGRADAS NÃO FALARIAM EM: BLASFEMARÃO MEU NOME.... VEJA TODA A HISTÓRIA LOGO ABAIXO: (EZEQUIEL 36,22-23; ZACARIAS 14,9!) Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 12h20

    02/05/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita nove vezes:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Aqui os nomes do: Pai e Filho! Mas, SEM DITONGO! OK? (AO).
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    QUEBRANDO BARREIRAS....................
    SHALÔM, ACHINU JOSÉ DE CAMARGO. SEJAS BEM VINDO NA COMUNIDADE DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS:
    ANTES DA "CRUZ", E, DEPOIS DA "CRUZ":
    DEVIDO A QUEDA DO HOMEM (Gn 3.) A RAÇA HUMANA - PELA CONTAMINAÇÃO DO PECADO (QUE ENTROU ATRAVÉS DE ADÃO...); SE SEPAROU DO DEUS - YAOHU. ENTÃO - COMO MOÍSÉS NÃO CONHECEU YAOHU PELO SEU NOME (Êx 6,2-3: FALOU MAIS DEUS A MOISÉS E LHE DISSE: EU SOU O YHWH. APARECI A ABRAÃO E ISAQUE E A JACÓ COMO DEUS TODO-PODEROSO (YAOHU-UL); MAS PELO MEU NOME. O YHWH, NÃO LHES FUI CONHECIDO. OBS.: O TERMO "SENHOR" - FOI COLOCAÇÃO DO PRÓPRIO POVO JUDEU PARA NÃO PRONUNCIAR SEU NOME SAGRADO!!! NO HEBRAICO LE-SE: ADONAY - QUE TRADUZIRAM PARA O PORTUGUES - COMO SENDO SENHOR! SÓ QUE ESSE SENHOR NÃO É O NOME DE DEUS!!!! ANSELMO.
    (...), SENDO ASSIM, COMEÇARAM A LHE CHAMAR "SENHOR" - ANTIGO TESTAMENTO. SÓ QUE YAOHU - PELA SUA MISERICÓRDIA - DEU SEU FILHO PARA UNIR OS DOIS POVOS (GENTIOS - QUE SOMOS NÓS), E, O SEU POVO - "OS JUDEUS", EM UM ÚNICO POVO (...). SENDO DESTA FORMA - NOS TORNAMOS COERDEIROS E SENDO RECONHECIDO COMO "FILHOS" DE YAOHU. ENTÃO, DEPOIS DA CRUZ, JAMAIS PODEMOS CHAMÁ-LO ERRONEAMENTE DE SENHOR! POIS "ELE" NOS RECONCILIOU NOVAMENTE CONSIGO ('ABBA'), E SENHOR - REPRESENTA: DONO, MARIDO, SENHOR, O SENHOR E SEUS ESCRAVOS... E É UM NOME DE UMA ENTIDADE PAGÃ... COM O MESMO NOME DE SENHOR - BAAL!!! POR ISSO, TEMOS QUE CHAMÁ-LO PAI. 'ABBA' - SENDO RECONHECIDO PELO SEU ÚNICO E VERDADEIRO NOME: YAOHU-UL!
    SENDO ASSIM: SEJAS BEM VINDO "ACHINU - IRMÃO USADO PELO QADÔSH RÚKHA (SANTO ESPÍRITO), SENHOR: JOSÉ DE CAMARGO SEJAS MUITO BEM RECEBIDO E ACOLHIDO NA UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS!!!!".
    PARA QUE POSSAMOS CUIDAR DO RÛAH E A NEFESH (espírito e alma) DOS QUERIDOS ACHINU ACHOTENU (NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS). HEN E SHALÔM O ACOMPANHE ACHI YAQAR NA 'OMER QUE LEVARES AOS ACHINU IÔLAM.....!!!! ANSELMO ESTEVAN. REFLITÃO SOBRE ISTO: ESSAS PASSAGENS: POIS ASSIM DIZ A ESCRITURA SAGRADA: Rm 5,8.9.10.11.12; 8,1; 10,11.12.13.14.15.16.17.18-21; 11,4.8.26.27.28.29.31.32; Fl 2,7-11; Cl 1,19.20.21.22; 2,13.14.20.22; 3,11.13.16.17; Gênesis 3. (Onde tudo começou. Mas, teve início o "EVANGELHO" - Pela boca de Yaohu): Gn 3,15; Êx 3,1-7.12.13.14.15.16. E o principal (PELO MEU NOME NUNCA FUI CONHECIDO... Êx 6,3).
    POIS COMO O PRÓPRIO "DEUS" YAOHU FALA: "E DISSE MAIS A MOISÉS: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE ISRAEL: O YHWH, O DEUS DE VOSSOS PAIS, O DEUS-YAOHU DE Avraham (Abraão),O DEUS-YAOHU DE Yitz'chak (Isaque), E O DEUS-YAOHU DE Ya'akov (Jacó), ME ENVIOU A VÓS; ESTE É MEU NOME ETERNAMENTE, E ESTE É MEU MEMORIAL DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO" (SE O NOME DELE NÃO PODIA SER PRONUNCIADO E "SENHOR" - FOI UM SUBSTITUTO UM "CLONE" - COMO PODE SER ETERNAMENTE???) - FORA A: BLASFÊMIA E A ADULTERAÇÃO!!! ÊXODO 3,15. POIS TODA PALAVRA HEBRAICA DERIVA DE UM: "VERBO". E DEUS SE REVELOU PELO VERBO SER, ESTAR (NA NOSSA LÍNGUA), EU SOU O QUE SOU...!!! "SENHOR" - NÃO É VERBO! MUITO MENOS NOME ETERNO!!!!!! O ERRO FOI PARA NÃO PRONUNCIAR SEU NOME - FOI COLOCADO UM CLONE PARA TODA VEZ QUE HOUVESSE A NECESSIDADE DE PRONUNCIÁ-LO SE FALARIA O "CLONE" (ADONAY) - SÓ QUE ESSE ERRO VIROU "LEI" - E FOI PARA OS MANUSCRITOS........... ATÉ A IMPRENSA ESCRITA IMPRESSA NAS "BÍBLIAS COMO AS TEMO HOJE EM DIA....................................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!". ENTÃO ESSE NÃO É UM NOME ETERNAMENTE PARA SER LEMBRADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO........E, SIM, BLASFEMADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO......E, SAIBA QUE YAOHU - VAI REVINDICAR SEU NOME............ RM 2,24; LV 24,10-16; EZ 36,20-23......PROCURE VC. MESMO A VERDADE E SEJAS LIBERTO DESSE ENGANO.........!!! SENDO ESTA, TAMBÉM, A VERDADE DE QUE O IRMÃO JOSÉ DE CAMARGO, VEM COMPARTILHAR COM OS IRMÃOS..................SHALÔM. ANSELMO ESTEVAN.
    Escrito por anselmo.estevan às 16h59

    10/05/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    O TANAKH:
    A MENSAGEM CENTRAL DA BÍBLIA. Ao falar sobre Deus - Yaohu, Yisra'el, o povo, e o Messias, (Yeshua), Yaohushua, o tema recorrente da Bíblia é a necesidade de SALVAÇÃO do ser humano e da provisão divina nesse sentido. O propósito da vida e o significado da História é que Yaohu libertará a humanidade da miséria do pecado e restaurará as condições favoráveis para que individuos e nações se relacionem corretamente com ele. Moralidade e felicidade estão inseparavelmente ligadas à SALVAÇÃO.
    O TANAKH. De acordo com o Tanakh, Yaohu criou os seres humanos à sua imagem para que tivessem comunhão intima, amorosa e obediente com ele. [A "IMAGEM" DE "DEUS". SIGNIFICA SER DOTADO DAS FACULDADES DE RACIOCINAR, DE EXPRESSAR EMOÇÕES E DE AGIR VOLUNTARIAMENTE].{E, NADA, NA FACE DA TERRA - SEJA: ANIMAL; VEGETAL; OU OUTRA FORMA QUALQUER PODE FAZER O QUÊ ELE NOS DEU...!!! ANSELMO}. PARTICULARMENTE, INDICA A CAPACIDADE QUE O HOMEM TEM DE MANTER ÍNTIMA COMUNHÃO COM O SEU CRIADOR! (1Ts 4,16-18; Fp 1; Ef 4,22-24; Cl 3,10; Sl 8,5; 1Ts 5,23; Jo 21,22; 4,24; 3,19).
    VEJA AGORA O ESTUDO DO SALMO 5,11: O SALMISTA EXPANDE SUA ORAÇÃO E INCLUI TODOS OS JUSTOS (3,8 SALMOS). TEU NOME. O NOME DO YHWH É A MANIFESTAÇÃO DO SEU CARÁTER (ÊX 3,14.15; 34,6.7) NÃO TÊM EXISTÊNCIA À PARTE DE YHWH, MAS É SINÔNIMO DO PRÓPRIO YHWH EM SUA MANIFESTAÇÃO MISERICORDIOSA PARA COM OS SEUS E NA SUA ACESSIBILIDADE A ELES. DAÍ O TEMPLO EM JERUSALÉM SER A RESIDÊNCIA TERRESTRE DO SEU NOME ENTRE SEU POVO (V. 74,7; Dt 12,5.11; 2Sm 7,13), E SEU POVO PODE ORAR A ELE INVOCANDO SEU NOME (V. 79,6; 80,18; 99,6; 105,1; 116,4.13.17). O NOME DO YHWH PROTEGE (V. 20,1; Pv 18,10), O YHWH SALVA POR MEIO DO SEU NOME (V. 54,1) E SEUS ATOS SALVÍFICOS TESTIFICAM QUE O SEU NOME ESTÁ PERTO (V. 52,9). PORTANTO, OS JUSTOS "CONFIAM" NO SEU NOME (20,7; 33,21), ESPERAM NO SEU NOME (V. 52,9), CANTAM LOUVORES AO SEU NOME (7,17; 9,2; 18,49) E "EXULTAM" NO SEU NOME (89,16). TANTO O "AMOR" QUANTO O "TEMOR" QUE PERTENCEM EXCLUSIVAMENTE A DEUS - YAOHU, SÃO DIRIGIDOS SEMELHANTEMENTE AO SEU NOME (AMOR 69,36; 119,132); TEMOR 61,5; 86,11; 102,15.
    ENTRETANTO, A HUMANIDADE SE REBELOU, ESCOLHEU O PRÓPRIO CAMIMHO EM LUGAR DO APONTADO POR YAOHU - E AINDA AGE ASSIM. O NOME DESSA REBELIÃO É PECADO, E A PENALIADE PELO PECADO É A MORTE - NÃO SOMENTE A CESSAÇÃO DA VIDA FÍSICA, MAS A SEPARAÇÃO ETERNA DE YAOHU. CONTUDO, YAOHU, MISERICORDIOSO E JUSTO, DESEJA SALVAR OS SERES HUMANOS DO QUE ELES RECEBERAM E MERECERAM. COM ESTE FIM, YAOHU ESCOLHEU UMA PESSOA, AVRAHAM, E POR MEIO DELE DEU INÍCIO A UM POVO, OS JUDEUS, COMISSIONANDO-OS A "SER UMA BENÇÃO" E "UMA LUZ PARA AS NAÇÕES". POR INTERMÉDIO DE MOSHEH, ELE OUTORGOU A TORAH (LIT. "ENSINO" OU "INSTRUÇÃO", APESAR DE SER MUITAS VEZES TRADUZIDA POR "LEI"), TORNANDO CONHECIDOS SEUS PADRÕES DE JUSTIÇA. MEDIANTE JUÍZES, REIS E PROFETAS, YAOHU ENCORAJOU , DISCIPLINOU E PROMETEU A SEU POVO QUE A SALVAÇÃO FINAL VIRIA ATÉ ELE E A OUTROS POVOS POR MEIO DO "UNGIDO" (HEBRAICO MASHIACH, PORTUGUÊS MESSIAS, QUE POSSUI O MESMO SIGNIFICADO DO GREGO CHRISTÓS). [Só que traduziram para "Jejus Cristo" - forma errônea...!!!]. Anselmo.
    DEPOIS DE TUDO ISSO VC. AINDA QUER TROCAR OU SIMPLESMENTE: ACEITAR A TROCA, A SUBSTITUIÇÃO NO SEU VERDADEIRO NOME??? PENSE. REFLITA SOBRE ESTE ESTUDO E PROCURE SABER SEU NOME: YAOHU! Anselmo.
    "Não tem "saída". Ou você está com Deus Yaohu, ou está contra Ele: 1Pe 2,8.9. Ou você é edificado, ou esmagado. Fomos comprados pelo seu Sangue de Yaohushua para o nosso Deus Yaohu!! Mas saiba que: A natureza tríplice do homem não deve ser confundida com a Original "Imagem e Semelhança" de Deus que, Sendo Espíritual, relaciona-se com os elementos da PERSONALIDADE!".
    NÃO FAÇAM COMO O ADÃO: QUE NEGOU O "ÉDEM": 1Sm 2,6; Dt 32,39. RECONHEÇA E GLORIFIQUE SEU ÚNICO E VERDADEIRO NOME YAOHU.
    POIS: TODA ENTIDADE REAL POSSUI CERTO GRAU DE LIVRE-ARBÍTRIO E AUTO DETERMINAÇÃO E PODE SEGUIR OU RESISTIR AO IDEAL DO DEUS YAOHU. O MAL É UMA CONSEQUÊNCIA DA RESISTÊNCIA AOS IDEAIS DO DEUS YAOHU PELAS ENTIDADES REAIS E ISSO FAZ DEUS SOFRER! Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 22h42

    09/05/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita sete vezes (Pois esse é número perfeito como seu nome)! Então não cometa erros ou enganos quanto ao seu Nome! 
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Aqui por zelo e vontade humana puramente seu Nome foi trocado......!

    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    O QUE PREGAR HOJE: VERDADE OU MENTIRA? PARTE 2
    Mas o “mashiach” – o Messias não advertiu os seus dessas coisas que estão nas ESCRITURAS? (ESCRITURA SAGRADA). – SIM! PIOR QUE SEMPRE FALOU ABERTAMENTE! – E o quê acontecia?? – Isto: Lc 4,17-19.21.23.25.26-30 -, O POVO FUGIA SEM ENTENDER OU QUERER ENTENDER? INFELIZMENTE, é O QUE está ACONTECENDO NOS DIAS DE “HOJE – NESTE EXATO MOMENTO...!”. – O que fazer? – Temos que tomar o “CUIDADO” para não agirmos IGUALMENTE!!! Is 61,1-3: QUEM está DE CORAÇÃO ENDURECIDO NÃO PODE ACEITAR A “VERDADE” EM SEU VERDADEIRO NOME! “Sem o ENTENDIMENTO das PALAVRAS – o EXPULSARAM-NO...”. O QUE ACONTECE HOJE EM DIA TODA VEZ QUE PRONUNCIAM ERRADAMENTE SEU NOME E NEM PROCURAM SABER POR QUÊ??? (Jo 4,24); (Jo 10,24-26) – “SOMENTE POR ISSO”.
    Sabe o que isso leva? A essa Pergunta.:
    - Quem sabe mais! O que está na “Igreja” – na Congregação...? Ou, o que está de fora dela?
    - Esses dias atrás, eu precisava de algumas informações que tinha feito na “Bíblia” do meu trabalho....!!! Então, liguei para a portaria e perguntei: “Fulano”, me faça um favor, procure na Bíblia no livro de Levítico vc., vai ver umas marcações minhas... – Resposta: que, durou uns vinte minutos e depois desisti.....(AONDE, AQUI SÓ TEM NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS, HÁ NÃO SEI NÃO ENTENDO MUITO BEM DA BÍBLIA....!!!!!). ESSE, é o EXEMPLO DA PESSOA QUE ESTÁ DE FORA UM CATÓLICO – CRISTÃO!!! QUE NADA SABE MAS LEVA O NOME ERRADO DE Cristão – POR SER OUTRA CORRUPÇÃO DE UM TERMO “APELIDO” INVENTADO....!!! QUE, TAMBÉM NÃO SIGNIFICA NADA!
    Não é por falar que é: “católico que não presta... ou algo parecido....”. NÃO É ISSO, É A FALTA DE INTERESSE, DE LER DE PESQUISAR, DE SABER O POR QUÊ DISTO, DAQUILO, ETC. É ISSO QUE MATA...!!! Por que falas assim? – Porque, a “Bíblia” (+ ou -) falando, ela é 60% MATERIAL; e, 40% PROFECIA – ou seja, temos que ler espiritualmente – profeticamente falando (como fala Paulo em suas cartas...). AS COISAS DO RÚKHA SÓ O RÛAH ENTENDE. AS COISAS DO ESPÍRITO – SÓ O ESPÍRITO ENTENDE...!!! Ela foi escrita em: VERSO, PROSA, POESIA, PROFECIA, SABEDORIA, HISTÓRIA, REVELAÇÃO – EM COMUNHÃO COM PASSADO/PRESENTE/FUTURO! (OU SEJA: O PENTATEUCO) – HISTÓRIA DO POVO JUDEU (HISTÓRIA E LEI); NOVAMENTE LIVROS HISTÓRICOS FALANDO DO “SEU POVO – SUA ASCENSÃO” – DE JOSUÉ A ESTER; (LIVROS POÉTICOS) – DE JÓ A CÂNTICO. (LIVROS PROFÉTICOS) – DE ISAÍAS A MALAQUIAS. ISTO NA ANTIGA ALIANÇA.
    NA NOVA ALIANÇA: A Salvação REVELADA à SEU POVO: OS EVANGELHOS E ATOS. LOGO APÓS: AS EPÍSTOLAS DE PAULO 13. (SENDO QUATRO 04 EPÍSTOLAS PASTORAIS). AS EPÍSTOLAS GERAIS OU católicas sendo 08. e, a Revelação de Apocalipse de João. E, somente o livro de Romanos é que fala de nós os “gentios”. Então a “Bíblia” é um “livro” que foi compilado por mãos de homens que foram copiados da ESCRITURA SAGRADA – MAS QUE, PRIMEIRAMENTE FORAM DUAS ÚNICAS VERSÕES QUE DITARAM A “VERDADE” – SE FORAM ALTERADAS E FORAM! DAÍ, VEIO TODAS AS CÓPIAS QUE TEMOS HOJE EM DIA OU SEJA: DA SEPTUAGINTA E DA VULGATA LATINA – DESSAS DUAS CÓPIAS POR VONTADE DE “HOMENS” TEMOS TODAS AS BÌBLIAS DO MUNDO!!! E, DAÍ VEIO O ERRO!!! POR ISSO TEMOS QUE PROCURAR A VERDADE!!!!!
    Quem ta dentro da “Igreja”: Esses dias, recebi um e-mail de minha irmã me falando assim: Anselmo, me explique isso: “O Deus – Yaohu do Antigo Testamento” era tão severo....!!!
    E, o “Deus – Yaohu do Novo Testamento” – É tão bom... diferente do Yaohu do AT???? Por que? Existem dois Yaohu???!!! Eu, expliquei a ela............... Mas, do que adianta ela estar em uma congregação que não explica nada???
    A Resposta: Ninguém! Ninguém, nem quem está dentro e quem está fora ta sabendo da verdade??? Por que? Por falta de interesse em APRENDER, LER, PROCURAR....ETC. E “infelizmente quem está dentro” – porque não se preocupa em ENSINAR – Quanto mais em descobrir o por que do seu nome não ser SENHOR”. Não ache ruim comigo. Mostre que vc., que está lendo essa mensagem que quer começar a fazer a DIFERENÇA... comece por aprender seu nome: “HALLELU - YAH”.
    O QUE DEVEMOS GUARDAR ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM SEU NOME: At 2,1-4; 2,32 (quem praticou o Mal – o anjo caído – através de Judas – SUA “HABITAÇÃO” FICOU VAZIA!). At 10,36 (Um Nome sobre todos, “não um termo comum”); At 10,38.40; 12,22 (Não a voz do “Homem”); At 1,32 (TODOS SOMOS TESTEMUNHAS).
    * Os anjos “NÃO CONHECIAM” SUA GRANDEZA DO CRIADOR YAHU – POIS – SÃO SUAS “criações”. E nós, também o somos! Mas, com sua Imagem e Semelhança...(1Pe 1,12) de SERVOS – nos tornamos “FILHOS”! – AO contrário dos “anjos” - QUE são SERVOS!!! (E AINDA SENDO “SERVOS” – COM CERTEZA, CONHECEM SEU ÚNICO NOME – E JAMAIS O CHAMARIAM DE “SENHOR” - POIS, SABEM SEU NOME TÃO BEM QUANTO NÓS... E QUE “SENHOR” – QUER DIZER SENHOR DE ESCRAVOS! E ELES NÃO O SÃO MAS O SERVEM NO AMOR!! POIS TÊM TAMBÉM A PALAVRA: “SENHOR DOS INFERNOS” ESSE SIM O NOME LHE É APROPRIADO POIS TODOS são SEUS ESCRAVOS E não TEM AMOR NESTE LUGAR DESOLADOR.... VIU??? RECONHECES A VERDADE AGORA? OU NÃO!!! SÓ OS QUE QUEREM VER ENXERGAR É QUE PROCURAM A VERDADE! OS OUTROS SE CONTENTAM COM O QUE JÁ ESTÁ AÍ...............O MUNDÃO...)”.
    Nós somos para sua glória perante os anjos para o conhecerem!!! Então aceite seu Nome. Não perante os homens mas perante Ele.....Sl 104,4; Hb 2,7.9-11; Fl 2,9; Jd ; Ap 1,4-5 (,,,). Pois a “Bíblia” – toda ela é seu NOME – Porque SALVA – SHUA – E “SALVAÇÃO” – HALLELU - YAH. [At 17,23; 1Co 8,5; 2Co 4,4; (Ap 16,8-9; 13,1.5-7 – POVOS/LÍNGUAS/NAÇÕES!)].
    Ele, deu seu único Filho para salvar você que está lendo agora está mensagem!!! O quê você pode fazer em troca desse Grandioso favor para tentar lhe retribuir o favor...?? “Apenas isto: Procure a verdade e saber seu NOME VERDADEIRO! POIS FOI POR ESSE NOME QUE ELE LHE SALVOU..... SHALÔM. ANSELMO ESTEVAN”.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h56
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    O QUE PREGAR HOJE: VERDADE OU MENTIRA? PARTE 2
    Mas o “mashiach” – o Messias não advertiu os seus dessas coisas que estão nas ESCRITURAS? (ESCRITURA SAGRADA). – SIM! PIOR QUE SEMPRE FALOU ABERTAMENTE! – E o quê acontecia?? – Isto: Lc 4,17-19.21.23.25.26-30 -, O POVO FUGIA SEM ENTENDER OU QUERER ENTENDER? INFELIZMENTE, é O QUE está ACONTECENDO NOS DIAS DE “HOJE – NESTE EXATO MOMENTO...!”. – O que fazer? – Temos que tomar o “CUIDADO” para não agirmos IGUALMENTE!!! Is 61,1-3: QUEM está DE CORAÇÃO ENDURECIDO NÃO PODE ACEITAR A “VERDADE” EM SEU VERDADEIRO NOME! “Sem o ENTENDIMENTO das PALAVRAS – o EXPULSARAM-NO...”. O QUE ACONTECE HOJE EM DIA TODA VEZ QUE PRONUNCIAM ERRADAMENTE SEU NOME E NEM PROCURAM SABER POR QUÊ??? (Jo 4,24); (Jo 10,24-26) – “SOMENTE POR ISSO”.
    Sabe o que isso leva? A essa Pergunta.:
    - Quem sabe mais! O que está na “Igreja” – na Congregação...? Ou, o que está de fora dela?
    - Esses dias atrás, eu precisava de algumas informações que tinha feito na “Bíblia” do meu trabalho....!!! Então, liguei para a portaria e perguntei: “Fulano”, me faça um favor, procure na Bíblia no livro de Levítico vc., vai ver umas marcações minhas... – Resposta: que, durou uns vinte minutos e depois desisti.....(AONDE, AQUI SÓ TEM NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS, HÁ NÃO SEI NÃO ENTENDO MUITO BEM DA BÍBLIA....!!!!!). ESSE, é o EXEMPLO DA PESSOA QUE ESTÁ DE FORA UM CATÓLICO – CRISTÃO!!! QUE NADA SABE MAS LEVA O NOME ERRADO DE Cristão – POR SER OUTRA CORRUPÇÃO DE UM TERMO “APELIDO” INVENTADO....!!! QUE, TAMBÉM NÃO SIGNIFICA NADA!
    Não é por falar que é: “católico que não presta... ou algo parecido....”. NÃO É ISSO, É A FALTA DE INTERESSE, DE LER DE PESQUISAR, DE SABER O POR QUÊ DISTO, DAQUILO, ETC. É ISSO QUE MATA...!!! Por que falas assim? – Porque, a “Bíblia” (+ ou -) falando, ela é 60% MATERIAL; e, 40% PROFECIA – ou seja, temos que ler espiritualmente – profeticamente falando (como fala Paulo em suas cartas...). AS COISAS DO RÚKHA SÓ O RÛAH ENTENDE. AS COISAS DO ESPÍRITO – SÓ O ESPÍRITO ENTENDE...!!! Ela foi escrita em: VERSO, PROSA, POESIA, PROFECIA, SABEDORIA, HISTÓRIA, REVELAÇÃO – EM COMUNHÃO COM PASSADO/PRESENTE/FUTURO! (OU SEJA: O PENTATEUCO) – HISTÓRIA DO POVO JUDEU (HISTÓRIA E LEI); NOVAMENTE LIVROS HISTÓRICOS FALANDO DO “SEU POVO – SUA ASCENSÃO” – DE JOSUÉ A ESTER; (LIVROS POÉTICOS) – DE JÓ A CÂNTICO. (LIVROS PROFÉTICOS) – DE ISAÍAS A MALAQUIAS. ISTO NA ANTIGA ALIANÇA.
    NA NOVA ALIANÇA: A Salvação REVELADA à SEU POVO: OS EVANGELHOS E ATOS. LOGO APÓS: AS EPÍSTOLAS DE PAULO 13. (SENDO QUATRO 04 EPÍSTOLAS PASTORAIS). AS EPÍSTOLAS GERAIS OU católicas sendo 08. e, a Revelação de Apocalipse de João. E, somente o livro de Romanos é que fala de nós os “gentios”. Então a “Bíblia” é um “livro” que foi compilado por mãos de homens que foram copiados da ESCRITURA SAGRADA – MAS QUE, PRIMEIRAMENTE FORAM DUAS ÚNICAS VERSÕES QUE DITARAM A “VERDADE” – SE FORAM ALTERADAS E FORAM! DAÍ, VEIO TODAS AS CÓPIAS QUE TEMOS HOJE EM DIA OU SEJA: DA SEPTUAGINTA E DA VULGATA LATINA – DESSAS DUAS CÓPIAS POR VONTADE DE “HOMENS” TEMOS TODAS AS BÌBLIAS DO MUNDO!!! E, DAÍ VEIO O ERRO!!! POR ISSO TEMOS QUE PROCURAR A VERDADE!!!!!
    Quem ta dentro da “Igreja”: Esses dias, recebi um e-mail de minha irmã me falando assim: Anselmo, me explique isso: “O Deus – Yaohu do Antigo Testamento” era tão severo....!!!
    E, o “Deus – Yahu do Novo Testamento” – É tão bom... diferente do Yahu do AT???? Por que? Existem dois Yaohu???!!! Eu, expliquei a ela............... Mas, do que adianta ela estar em uma congregação que não explica nada???
    A Resposta: Ninguém! Ninguém, nem quem está dentro e quem está fora ta sabendo da verdade??? Por que? Por falta de interesse em APRENDER, LER, PROCURAR....ETC. E “infelizmente quem está dentro” – porque não se preocupa em ENSINAR – Quanto mais em descobrir o por que do seu nome não ser SENHOR”. Não ache ruim comigo. Mostre que vc., que está lendo essa mensagem que quer começar a fazer a DIFERENÇA... comece por aprender seu nome: “HALLELU - YAH”.
    O QUE DEVEMOS GUARDAR ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM SEU NOME: At 2,1-4; 2,32 (quem praticou o Mal – o anjo caído – através de Judas – SUA “HABITAÇÃO” FICOU VAZIA!). At 10,36 (Um Nome sobre todos, “não um termo comum”); At 10,38.40; 12,22 (Não a voz do “Homem”); At 1,32 (TODOS SOMOS TESTEMUNHAS).
    * Os anjos “NÃO CONHECIAM” SUA GRANDEZA DO CRIADOR YAOHU – POIS – SÃO SUAS “criações”. E nós, também o somos! Mas, com sua Imagem e Semelhança...(1Pe 1,12) de SERVOS – nos tornamos “FILHOS”! – AO contrário dos “anjos” - QUE são SERVOS!!! (E AINDA SENDO “SERVOS” – COM CERTEZA, CONHECEM SEU ÚNICO NOME – E JAMAIS O CHAMARIAM DE “SENHOR” - POIS, SABEM SEU NOME TÃO BEM QUANTO NÓS... E QUE “SENHOR” – QUER DIZER SENHOR DE ESCRAVOS! E ELES NÃO O SÃO MAS O SERVEM NO AMOR!! POIS TÊM TAMBÉM A PALAVRA: “SENHOR DOS INFERNOS” ESSE SIM O NOME LHE É APROPRIADO POIS TODOS são SEUS ESCRAVOS E não TEM AMOR NESTE LUGAR DESOLADOR.... VIU??? RECONHECES A VERDADE AGORA? OU NÃO!!! SÓ OS QUE QUEREM VER ENXERGAR É QUE PROCURAM A VERDADE! OS OUTROS SE CONTENTAM COM O QUE JÁ ESTÁ AÍ...............O MUNDÃO...)”.
    Nós somos para sua glória perante os anjos para o conhecerem!!! Então aceite seu Nome. Não perante os homens mas perante Ele.....Sl 104,4; Hb 2,7.9-11; Fl 2,9; Jd ; Ap 1,4-5 (,,,). Pois a “Bíblia” – toda ela é seu NOME – Porque SALVA – SHUA – E “SALVAÇÃO” – HALLELU - YAH. [At 17,23; 1Co 8,5; 2Co 4,4; (Ap 16,8-9; 13,1.5-7 – POVOS/LÍNGUAS/NAÇÕES!)].
    Ele, deu seu único Filho para salvar você que está lendo agora está mensagem!!! O quê você pode fazer em troca desse Grandioso favor para tentar lhe retribuir o favor...?? “Apenas isto: Procure a verdade e saber seu NOME VERDADEIRO! POIS FOI POR ESSE NOME QUE ELE LHE SALVOU..... SHALÔM. ANSELMO ESTEVAN”.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h56
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    O QUE PREGAR HOJE: VERDADE OU MENTIRA? PARTE 3
    APÓCRIFO: Este termo designa os escritos que, redigidos no desenrolar do Antigo e do Novo Testamentos, não foram considerados como fazendo parte da Bíblia. No Antigo Testamento pode-se citar, por exemplo, o terceiro e o quarto livros dos Macabeus, as Odes de Salomão; no Novo Testamento pode-se citar “Proto-evangelho de Tiago” ou o “Evangelho de Tomé”.
    Apócrifos Livros que o Concílio de Trento, em 1546, declarou inspirados, embora não fizessem parte do CÂNON DO AT estabelecido pelos judeus da Palestina, Os católicos chamam esses livros de “deuterocanônicos”, isto é, pertencem ao “segundo cânon”. “Protocanônicos” (pertencem ao primeiro cânon) são os livros do AT que os judeus da Palestina consideravam inspirados, e esses são aceitos tanto pelos católicos como pelos evangélicos. Os livros apócrifos aceitos pelos católicos são os seguintes: TOBIAS, JUDITE, SABEDORIA DE SALOMÃO, ECLESIÁSTICO ou SIRÁCIDA, BARUQUE, EPÍSTOLA de JEREMIAS, PRIMEIRO e SEGUNDO MACABEUS e os acréscimos a Ester (ESTER EM GREGO) e a Daniel (A ORAÇÃO de AZARIAS, A CANÇÃO dos TRÊS JOVENS e as HISTÓRIAS DE SUZANA e de BEL e do DRAGÃO).
    Além desses existem outros livros que não são considerados inspirados, os quais os evangélicos chamam de PSEUDEPÍGRAFOS, e os católicos, de “APÓCRIFOS”. Veja que interessante: Deste termo (Apócrifo) nos leva a SEPTUAGINTA. Veja só:
    SEPTUAGINTA. [LXX] Versão do AT para o grego, feita entre 285 e 150 a.C. Em Alexandria, no Egito, para os muitos judeus que ali moravam e que não conheciam o HEBRAICO. O nome “Septuaginta” vem, segundo a lenda, dos setenta ou setenta e dois tradutores que o produziram. A Bíblia de (Jesus) [Yaohushua – Messias] e dos seus discípulos foi a Bíblia Hebraica, mas a LXX foi a Bíblia de Paulo e das igrejas da DISPERSÃO. A maioria das citações do AT no NT é tirada da LXX. Os LIVROS APÓCRIFOS FAZIAM PARTE DO CÂNON DA LXX.
    (Peço desculpas por não estar seguindo a “Ordem Alfabética do Glossário” mas, têm que ser dessa forma para quem ler esta apostila, ter um melhor entendimento dos fatos). No meu ver, é aqui que tudo começa veja só:
    Bem, VIDE MAIS PRA FRENTE QUE ESTE TERMO, NADA SIGNIFICA PARA O POVO HEBRAICO A PALAVRA “SENHOR”. [Javé], não existe!!! {JEOVÀ}, também não!
    SENHOR: (Propriamente dito: Hebr. ADON; gr. KYRIOS) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97,5; Rm 14,4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando. (Hebr. YHVH, JAVÉ). Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípios nem fim (Êx 3,14; 6,3). Segundo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das TRADUÇÕES modernas usa “Senhor” como equivalente de YHVH (JAVÈ). A RA e a NTLH escrevem “SENHOR”. A forma JAVÈ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHVH (o Eterno) com as vogais de ADONAI (senhor).
    Às abreviações (Hebr. Lê-se - “Hebraico”); (gr. Lê-se - “grego”).
    JESUA:
    (No hebraico, < Yahweh ajuda > ou < Yahweh é salvação > {transliterado erroneamente}. Esse foi o nome de muitos homens ou lugares, nas páginas do Antigo Testamento, a saber):
    1. Uma cidade onde alguns descendentes de Judá vieram habitar, após retornarem do cativeiro babilônico (Ne 11,26). Talvez fosse a mesma Sema de Js 15,26, ou Seba, em Js 19,2. Tem sido identificada com o Tell Es-sa'weh.
    2. Um sacerdote da época de Davi, que foi o chefe do nono curso de sacerdotes (1Cr 24,11) Ele viveu por volta de 1015 a.C. Etc.
    JESUS (NÃO O CRISTO)
    O Nome. Nas modernas línguas europeias, como em português, a palavra Jesus deriva-se da transliteração desse nome de origem hebraica para o grego, Ieosous. O nome hebraico é Jehoshua, cuja forma contraída é Josué ou Jesua (vide). Esse nome significa < ajuda de YAHU> ou < Salvador > (Nm 13,17; Mt 1,21). A sua transliteração para o grego reflete a contração do nome, no aramaico, Yesu. Ver Ne 3,19. {“YAHU”} - forma correta do filho = [shua].
    Há quatro personagens na Bíblia que são chamadas por esse nome, além do próprio MESSIAS - “Jesus”, que naturalmente, o imortalizou. [ESSE NOME “JESUS” – FOI INVENÇÃO DO POVO ROMANO. PORQUE, ESSE NOME NUNCA EXISTIU, E, SIM JOSUÉ – QUE TRANSLITERARAM PARA O NOME DE JESUS!].
    Mateus 1,21; um anjo apareceu a José para anunciar o nascimento e disse: “E lhe porás o nome de (Jesus), porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Pode parecer, entretanto, que as pessoas raramente se dirigiam a (Jesus) como “Salvador”. Em sua canção de gratidão pelo nascimento de (Jesus), Maria disse: “E o meu espírito se alegra em Deus (Yaohu) meu Salvador” (Lc 1,47); mas, com essas palavras, provavelmente referia-se de maneira geral à obra de Deus (Yaohu), que o enviou (Jesus) para salvar. Os anjos disseram especificamente aos pastores: “NA CIDADE DE DAVI VOS NASCEU HOJE O SALVADOR, O YAHUSHUA” (Lc 2,11); os samaritanos, os quais creram que (Jesus) era o Messias, reconheceram: “ESTE É VERDADEIRAMENTE O SALVADOR DO MUNDO” (Jo 4,42).
    Então pelos motivos da “transliteração”, e do verdadeiro significado do nome (Jesus) – SALVADOR – QUE NINGUÉM SE REFERE A ELE POR ESSE NOME “SALVADOR”. E NÃO JESUS = Josué – QUE SIGNIFICA OUTROS NOMES.....COMO É DESCRITO ACIMA... PREFIRO ME REFERIR AO NOME DELE COMO: “MESSIAS'! Jo 14,8. (Sendo que: aonde estiver o nome (Jesus) – estou colocando: “Messias”, ou “Salvador!!” = Yaohushua). Vide mais informações no final da apostila §
    VULGATA LATINA: Versão da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo de 382 a 404 d.C. “Vulgata” quer dizer “divulgada, espalhada”, palavra que só foi aplicada à Bíblia de Jerônimo a partir do século XIII.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h51

    30/05/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita cinco vezes:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    O Filho Salvando no Nome que recebeu do Grande Pai de todos nós!
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    vejas como: "É LINDA SUA PALAVRA SEM CORRUPÇÕES DE HOMENS":
    MALAQUIAS 3,16-18: ENTÃO, AQUELES QUE TEMEM AO YHWH (YAOHU) FALAM CADA UM COM O SEU COMPANHEIRO; E O YHWH (YAOHU) ATENTA E OUVE; E HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE, PARA OS QUE TEMEM AO YHWH (YAOHU) E PARA OS QUE SE LEMBRAM DO SEU NOME!
    E ELES SERÃO MEUS, DIZ O YHWH (YAOHU) DOS EXÉRCITOS, NAQUELE DIA QUE FAREI, SERÃO PARA MIM PARTICULAR TESOURO; POUPÁ-LOS-EI COMO UM HOMEM POUPA A SEU FILHO QUE O SERVE.
    ENTÃO, VEREIS OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A YHWH (YAOHU) E O QUE NÃO O SERVE!
    E, EU ANSELMO ESTEVAN, COMO SEU FILHO, PELOS SACRIFÍCIOS DO SEU ÚNICO FILHO - "YAOHUSHUA" - O "SIRVO COMO FILHO TAMBÉM E NÃO COMO O ÍMPIO QUE SE ACHA ESCRAVO E NÃO SE LEMBRA DE SEU NOME....! SERVINDO A UM dEUS PAGÃO...!!! EU O SIRVO EM SEU NOME VERDADEIRO E EXCLUSIVO E, DOU GLÓRIA: "HALLELU-YAH"!!!!!!! ANSELMO ESTEVAN.
    Escrito por anselmo.estevan às 01h12
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    COMPILAÇÕES DAS BÍBLIAS.........VEJA:
    RESUMO: HISTÓRIA DA “BÍBLIA”:
    SEPTUAGINTA (LXX). (gr. hebdomékonta, Setenta) ou Septuaginta (lat. Setenta). Normalmente, designada pelo algarismo romano LXX (70), Versão grega do texto bíblico hebraico que surgiu a partir do século III a.C., até o século I a.C., ou até I d.C., em Alexandria, no Egito, sendo produzida, principalmente, pela própria comunidade judaica da cidade. Serviu de base para várias versões antigas: Vetus Latina, Copta, Etíope, Armênia, Árabe, Georgiana, Eslavônica, Siro-Héxapla, Gótica, entre outras. Influenciou o vocabulário e as concepções teológicas do (cristianismo) em seus primeiros séculos de existência da Igreja (Cristã) durante séculos. Foi utilizada até o século II pelo judaísmo de fala grega, quando os judeus a substituíram pelas versões gregas de Áquila, Símaco e Teodocião. Segundo os estudiosos, a fonte original hebraica que teria servido de base para a LXX era um tipo textual diferente do TM. Seus principais manuscritos são os seguintes: Códice Sinaítico (S, ou o “Álefe”), Códice Vaticano (B) e Códice Alexandrino (A). Fazia parte da Héxapla, sendo a quinta coluna desta obra. A edição Sixtina (Roma, 1587) tornou-se o Textus Receptus dessa versão bíblica clássica.
    SEPTIMA, VERSÃO GREGA. Septima (lat. Sétima). Uma das versões gregas utilizadas por Orígenes de Alexandria em seus estudos sobe o texto bíblico. Surgiu por volta do século II ou III. Esta versão aparece no livro de Salmos na Héxapla.
    SEXTA, VERSÃO GREGA. Sexta (lat. Sexta). Uma das versões gregas utilizadas por Orígenes de Alexandria em seus estudos sobre o texto bíblico. Provavelmente, teria surgido por volta do século II ou III, sendo descoberta em Jericó, na Palestina. Esta versão aparece no livro de Salmos na Héxapla.
    SÍMACO, VERSÃO GREGA DE. Versão bíblica grega surgida por volta de 170, segundo alguns estudiosos por volta de 200, segundo outros. Uma de suas características é sua fidelidade ao original hebraico, mas com uma boa composição em grego. Esta versão foi feita para os círculos judaicos da época em que surgiu, mas também gozou de boa estima entre os (cristãos), os quais também a utilizaram. A quarta coluna da Héxapla continha à referida versão grega.
    HÉXAPLA. (gr. Ta Héxapla, Sêxtupla) ou Héxapla (lat. Hèxapla). Obra principal de Orígenes de Alexandria, sendo concluída por volta de 250. Estima-se que continha cerca de 3.250 fólios (ou 6.500 páginas). Tal obra possuía seis colunas dedicadas ao texto bíblico: 1ª coluna: texto hebraico; 2ª coluna: texto hebraico transliterado em letras gregas; 3ª coluna: a versão de Áquila; 4ª coluna: a versão de Símaco; 5ª coluna: a LXX e 6ª coluna: a versão de Teodocião. Do texto LXX, contido na 5ª coluna, foram produzidas as versões Armênia e Georgiana. Somente restaram fragmentos (cf. o verbete SEPTUAGINTA).
    O HEBREU ou O HEBRAICO. (gr. Ho hebraîos, o Hebreu), (gr. O Hebraico). Títulos usados na literatura patrística dos séculos IV e V e nos manuscritos da LXX, podendo indicar três possibilidades de interpretação: 1. a primeira coluna da Héxapla que continha o texto bíblico hebraico; 2. a segunda coluna da Héxapla que continha uma transcrição do texto bíblico hebraico em caracteres gregos; 3. uma versão bíblica grega, de autoria anônima, feita a partir do texto bíblico hebraico, sendo citada nas margens de manuscritos da LXX e nos escritos dos Pais da Igreja (cf. o verbete HÉXAPLA).
    Escrito por anselmo.estevan às 19h53

    parte inicial do mesmo estudo.............
    TETRAGRAMA. (gr. Tetragrámma, quatro letras), (gr. Tetragrámmatos, quatro letras), tetragrammaton (lat. Composto de quatro letras) ou (hebraico sem hawaya, lit. NOME DE EXISTÊNCIA!). Denominação dada ás quatro letras consoantes hebraicas (YHWH) do Nome PESSOAL DO DEUS DE ISRAEL, não sendo pronunciado por reverência e respeito. No lugar da leitura do “Nome” divino, os judeus “PRONUNCIAVAM TÍTULOS, COMO”: (“ADONAY”) – DO HEBRAICO = “meus Senhores”! Ou, em outra forma hebraica – “hás-sem”, “O NOME”! A massorá assinala casos envolvendo o tetragrama por meio dos termos (aram. ‘adkarâ, menção [do Nome divino]) e (hebraico. ‘azakarâ, LEMBRANÇA [DO NOME DIVINO]. Na época de desenvolvimento do TM, o tetragrama recebeu os sinais vocálicos (no hebraico, de: ‘adonay, resultando nas seguintes formas: (hebr. Yahwah), como aparece na BHS e em outras Bìblias que têm por base manuscritos da época massorética ou (hebr.yahowah), comum em edições baseadas na Segunda Bíblia Rabínica. Alguns estudiosos opinam que a vocalização da forma yehow tem relação com os sinais vocálicos do vocábulo (aram. Sema, o Nome, isto é, o Nome divino). Com o surgimento do Renascimento ( a partir do séc. XV) e da REFORMA PROTESTANTE (a partir do séc. XVI), a INTERPRETAÇÃO DO TETRAGRAMA vocalizado yehow, resultou, de maneira INESPERADA, NO NOME YEHOVAH (JEHOVAH OU JEOVÁ), daí, passando para algumas traduções modernas. Em tempos recentes, vários estudiosos preferem a denominação YAHWEH (Iahweh, Yaveh ou Javé) que teria como base à forma hipotética (hebr. Yahweh). O nome divino é explicado no próprio texto bíblico em Êxodo 3,14, por meio da seguinte locução enigmática (hebr. ‘ehyeh ‘aser ‘ehyeh, lit. serei o que serei). Em textos religiosos judaicos, é comum o uso de abreviações para se representar à denominação divina e as reduções em hebraico, são algumas das utilizadas. Na massorá do Códice: I, encontram-se várias abreviaturas e formas referentes ao tetragrama, sendo (yhwh, uyhwh, yhuh, yhwhu, (cf. o verbete qere perpetuum) ).
    Grifo meu: Onde está escrito na Bíblia, sendo dos homens, (compilação dos livros inspirados/revelados. Ou dos Manuscritos da LECHOM há KODESH – A Escrita Sagrada: “que Esse Deus, falou algo a complicarem, ou fazerem essa ciranda de INVENÇÕES E ATRAPALHAÇÕES PARA SEU NOME...??????”. (O QUE TEMOS BIBLICAMENTE SÃO PASSAGENS COMO: Gn 4,26; Êx 3,2-15; 6,2-3; Ef 4,5; Is 26,8; At 17,23; Êx 20,7; At 4,12; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Fp 1,28; 2,9-11; etc. “Será que o “Homem” não entendeu...?????”. Ou será que se faz de surdo??? “Pelo menos, o povo hebreu e judeu tem um leve respaldo mas veja: Dt 28,15-42; Dt 28,58-59”. Disto tudo, houve consequÊncias que a própria Bíblia fala, e, não sou eu. Veja: “Is 2,13-18; 2,10-11; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 20,6; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5; 52,6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; Rm 2,24”. E, quando cito essas verdades e tento LEVAR A VERDADE PARA “EVANGÉLICOS” ME XINGAM E FALAM QUE ESTOU DESMENTINDO A “BÍBLIA”! HORA. NÃO DESMINTO A BÍBLIA! MAS AS INTERPRETAÇÕES DE HOMENS QUE A COMPILARÃO ISTO SIM EU DISCUTO E FALO QUE ERRARAM AO COLOCAR TANTOS NOMES FICTÍCIOS EM UM NOME QUE É SAGRADO E “ÚNICO”!!! OU SERÁ QUE ALGUÉM PREFERE A “MENTIRA” EM VEZ DA VERDADE??? OU NÃO SABE OU NÃO QUER AMÁ-LO EM ESPÍRITO E VERDADE...????!!!! SÓ SE É ISSO. MAs NÃO COMIGO VIOLÃO......MODO DE DIZER. PORQUE CITO TAMBÉM: (1Co 5,9-13); Rm 9,11; 10,11.13.15.16.17.20; 11,4.8.29-32; Cl 1,20-22; 2,13.14.20.22; Ef 2,1-9; 1,11-14; Sl 104,7; Hb 2,7; Ef 1,8-11 – “PORQUE, DEFENDO SEU ÚNICO NOME EXCLUSIVO: YAOHU!”. ANSELMO ESTEVAN.
    Escrito por anselmo.estevan às 19h52

    parte inicial do mesmo estudo...........
    TEXTUS RECEPTUS. (lat. Texto recebido) ou (hebr. Nussah ham-mequbbal, texto recebido). Texto da Bíblia Hebraica surgindo no final da Idade Média e editado, mais tarde, por Jacó ben Hayyim em sua edição da Bíblia Rabbinica (venezia, 1524-1525). Tal obra usada como base para a maioria das edições até o séc XX e até hoje, é a forma padrão da Bíblia Hebraica para o judaísmo. A expressão Textus Recptus é também utilizada para indicar a terceira edição do Novo Testamento grego editada por Robert Etienne (Robertus Stephanus) (Paris, 1550) e que tornou-se padrão para publicações posteriores. O nome é usado tanto para designar a Edição Sixtina da LXX (Roma, 1587) quanto para a Edição Clementina da Vulgata (Roma, 1592-1593). A mencionada locução é tirada da seguinte sentença contida no prefácio em latim da segunda edição do Novo Testamento grego publicada por Boaventura e Abraão Elzevir (Leiden, 1633): textum ergo babes nunc ab omnibus receptum, in quo nibil immutatum aut corruptum damus (“assim tens agora o “texto recebido” por todos, no qual nada damos de mudado ou corrompido”) (cf. O verbete BÍBLIA RABBINICA).
    TORÁ. (hebr. Tôrá) ou (aram. ‘ôrayyeta). Ambas as unidades léxicas significam “instrução, ensino, lei”. Primeiro bloco do cânone da Bíblia Hebraica compreendido os seguintes livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio: Corresponde ao Pentateuco das Bíblias (cristãs). A massorá da BHS usa as abreviaturas em hebraico, que corresponde ao termo (aram, ‘ôrayyeta) e também a abreviação em hebraico, que é a abreviatura da lexia (hebr. Torá) para designar o mesmo bloco de livros escriturísticos. A tradição judaica possui duas expressões para indicar as duas formas da Torá: (hebr. Tôrá sebbikktab, lit., “Torá que está na escrita”, a Torá Escrita, isto é, o Pentateuco) e (hebr.tôrá sebb’al peh, lit., “Torá Escrita”, isto é, o Pentateuco) e (hebr. Tôrá sebb’al peh, lit., “Torá que está sobre a boca”, a Torá Oral, isto é, o Talmude) (cf. o verbete PENTATEUCO.).
    Escrito por anselmo.estevan às 19h51

    parte central do estudo de compilação....
    APÓCRIFO. (gr. Apókrüphos, oculto, secreto, escondido, misterioso), apocryphus (lat. Sem autoridade) ou (hebr. Hîsôn, externo, herético). Obra não incluída no cânone da Bíblia Hebraica, mas aceita no cânone da LXX, da Vulgata, da Vetus Latina, entre outras. Segundo os judeus e protestantes, os livros apócrifos são os seguintes: TOBIAS, JUDITE, 1MACABEUS, 2MACABEUS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO, BARUQUE, além dos acréscimos a ESTER e a DANIEL. Além destes, há, também, os seguintes livros no cânone da LXX: 3MACABEUS, 4MACABEUS, 1ESDRAS, SALMOS de SALOMÃO e ODES. Todos os livros mencionados são denominados deuterocanônicos pelos católicos romanos e pelos ortodoxos gregos e orientais (cf. o verbete DEUTEROCANÔNICO).
    E, só pra piorar, todas as cópias e recópias de cópias, vieram da Septuaginta e da Vulgata Latina.............por isso mesmo houve a REFORMA DOS CHAMADOS PAIS DA IGREJA............GRIFO MEU. Anselmo Estevan.
    ÁQUILA, VERSÃO GREGA DE: Versão grega do texto bíblico hebraico surgida por volta de 125-130, sendo produzida por Áquila, um oficial gentio convertido ao judaísmo. Sua característica principal é a marcante fidelidade em relação ao texto hebraico em detrimento da língua grega, resultando em uma versão literal e incompreensível do ponto de vista das regras gramaticais gregas. Esta versão reflete um texto hebraico muito próximo ao tipo massorético. Foi utilizada também por Orígenes de Alexandria na Héxapla (a terceira coluna). Somente restam fragmentos.
    Ta vendo como o GREGO, diferencia e muito do HEBRAICO! E a versão dos LXX foi uma transliteração do hebraico para o grego por vontade de um rei e, por haver também a “Diáspora” dos povos judeus que retornando do “exílio” já não sabia mais o seu próprio idioma......e se acostumara com o idioma falado – o “grego” e seus costumes e tudo o mais..........sendo incorporado no texto bíblico...........!!!!! Grifo meu. Anselmo Estevan.
    ARMÊNIA, VERSÃO. Versão bíblica surgida no início do século V, na Armênia e seus tradutores principais foram o clérigo Mesrop Mashtots e o Katbolikos (patriarca) Sahak Partev. Seu texto teve por base a recensão da LXX feita por Orígenes de Alexandria (a Héxapla). A versão Armênia é um dos principais testemunhos da transmissão do texto da LXX ao lado da Vetus Latina e das versões Copta, Etíope, Árabe, além de outras. Foi impressa pela primeira vez em Amsterdã, na Holanda, em 1666, pelo bispo Voskan de Ierevan. É considerada a “Rainha das Versões” por alguns estudiosos, devido ao seu estilo literário e fidelidade à sua fonte, a LXX (cf. os verbetes HÉXAPLA e SEPTUAGINTA).
    BÍBLIA. (gr. Bíblia, lit. Livrinhos) ou Bíblia (lat. Bíblia). Denominação dada às Sagradas Escrituras do judaísmo (a Bíblia Hebraica) como também do cristianismo (o Antigo e o Novo Testamento). O vocábulo Bíblia foi, primeiramente, usado na Carta de Aristéias (c. 130 a.C) para designar o conjunto de escritos sagrados judaicos em sua versão grega, isso é, a LXX, sendo empregada no escrito à expressão (gr. He bíblos, o Livro). A locução original (gr. Tà biblía, lit. os Livrinhos) é a forma do nominativo plural do gênero neutro significativo, literalmente, “os livrinhos”, tendo o vocábulo (gr. Biblíon, livrinho) como a forma do nominativo singular do mesmo gênero (cf. 1Mc 12,9 e prólogo de Eclo 33) – ESTRANHO? MANDA PROCURAR NOS LIVROS APÓCRIFOS.....!!!! GRIFO MEU ANSELMO ESTEVAN. Os judeus usam as seguintes locuções para designarem a Bíblia Hebraica (hebr. Miqra’, Sagradas Escrituras), (hebr. Kitbê haq-qodes, Sagradas Escrituras). O correspondente grego para o nome Sagradas Escritura é (he hagía graphé, a Sagrada Escritura). Os (cristãos) usaram a expressão (tà biblía) para indicarem, tanto os livros da Bíblia Hebraica quanto os do Novo Testamento e juntamente com os livros apócrifos/deuterocanônicos, constituiu-se a Bíblia (cristã). A partir da Idade Média, o vocabulário latino Bíblia começou a ser usado como um substantivo feminino singular e não mais como neutro plural, passando, dessa maneira, para os modernos idiomas europeus. A língua original da Bíblia Hebraica é o hebraico, em sua forma denominada hebraico bíblico, salvo algumas passagens escritas, originalmente, em aramaico: Ed 4,8-6.18; 7,12-26; Dn 2,4b – 7,28; Jr 10,11 e Gn 31,47a (cf. o verbete ARAMAICO). A composição das Escrituras hebraicas deu-se entre os séculos XII e II a.C., iniciando com o texto de Juízes, capítulo 5 (o Cântico de Débora), escrito em torno de 1125 a.C., e finalizando com o livro de Daniel, composto em 165 a.C., aproximadamente. O Novo Testamento foi composto, em sua origem, em grego na forma conhecida como coiné, no período entre os séculos I e II, sendo o primeiro texto a Primeira Epístola aos Tessalonicenses, colocada por escrito em torno de 50 ou 51 e o último, a Segunda Epístola de Pedro, escrita entre 130 e 140.
    BÍBLIA HEBRAICA, A SÉRIE. Bíblia Hebraica (lat. Bíblia Hebraica). Edições críticas publicadas na Alemanha pelo erudito alemão Rudolf Kittel com a colaboração de vários estudiosos da área de Antigo Testamento. Tais edições apresentam, além do texto bíblico hebraico, um aparato de variantes textuais coletadas de textos bíblicos hebraicos, aramaicos, gregos, latinos, coptas, etíopes, além de outros. A primeira edição apareceu em 1905 e 1906 e é conhecida como Bíblia Hebraica (GH1) e a segunda apareceu em 1913, sendo denominada Bíblia Hebraica (BH2) e ambas seguem o texto da Segunda Bíblia. A terceira, editada por Rudolf Kittel e Paul E. Kahle, foi elaborada entre 1929 e 1937, sendo conhecida, do mesmo modo, como Bíblia Hebraica (BHK). A quarta é intitulada Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), organizada entre 1967 e 1977, tendo como editores responsáveis, Karl Elliger e Wilhelm Rudolph. Atualmente, está sendo preparada a sucessora da BHS e que tem por título Bíblia Hebraica Quinta (BHQ) cujos editores são Adrian Schenker, Yohanan A. P. Goldmam, Aric van der Koij, Gerard J. Norton, Etephen Pisano, Jan de Waard e Richard D. Weis. Prevê-se que em alguns anos tal obra seja concluída e publicada. A BHK, a BHS e a BHQ têm por base o texto e a massorá do Códice L.
    BÍBLIA RABBÍNICA (lat. Bíblia Rabínica). Título das edições surgidas no início do século XVI, em Veneza, na Itália, sendo denominadas (hebr. Miqra’ôt gedôlôt, textos bíblicos estendidos, ampliados). Tais Bìblias foram produzidas na gráfica do impressor holandês Daniel Bomberg e trazem os seguintes destaques: texto bíblico hebraico, Targum, comentários rabínicos da Idade Média, anotações masoréticas, além de outros detalhes. A primeira edição, conhecida como Primeira Bíblia Rabínica, surgiu em 1516-1517, em Veneza, na Itália e teve como editor o frade agostinho. Felix Pratensis, um judeu convertido à fé (cristã). A edição seguinte, a Segunda Bíblia, apareceu em 1524-1525, também em Veneza, tendo como editor o rabino Jacó bem Hayyim. Esta última obra tornou-se o Textus Receptus da Bíblia Hebraica e texto padrão das subseqüentes publicações até o século XX. Algumas edições atuais ainda seguem seu texto. Sua massorá, do mesmo modo, tornou-se padrão e referência para os estudos masoréticos até o século XX (cf. o verbete TEXTUS RECEPTUS).
    CÂNONE OU CÂNON. (gr. Kanôn, regra, tipo, molde) ou cânon (lat. Regra, medida, regulamento). Coleção ou lista de livros considerados sagrados e normativos por determinados grupos religiosos. O cânone dos livros da Bíblia Hebraica corresponde, exatamente, ao dos livros do Antigo Testamento das Bíblias protestantes. As Bíblias católicas e ortodoxas possuem um cânone mais ampliado, pois admitem algumas obras rejeitadas tanto pelos judeus quanto pelos protestantes (cf. os verbetes APÓCRIFO E DEUTEROCANÔNICO).
    Escrito por anselmo.estevan às 19h46

    parte final do estudo compilação das Bíblias:
    CARAÍTA. (hebr. Qara’I, caraíta pl., hebr qara’im, caraítas ou “homens da Escritura”). O caraísmo é uma facção judaica surgida por volta de 765, em Bagdá, na Babilônia. Seu fundador foi Anan bem Davi e seus seguidores foram chamados, inicialmente, de “ananitas”. Entre os anos 830 e 860, o caraíta Benjamim bem Moisés, de Hehavend, no Irã, decodificou as doutrinas do caraísmo e, a partir desse momento, os seguidores passaram a ser conhecidos, igualmente, como (hebr. Benê miqra, filhos da Bíblia). Os caraítas rejeitam as tradições orais rabínicas (a Torá Oral), como o Talmude e só aceitam a autoridade da Bíblia (a Torá Escrita). São rigorosos em relação à guarda do shabbat (o sábado) e a outras leis bíblicas, possuem uma interpretação fundamentalista da Bíblia e rejeitam a festa de Hanuká e a de Purim. Na Babilônia, sofreram oposição por parte de Saadia há-Gaon e no Egito, por parte de Maimônides. No período medieval, eram versados em exegese bíblica, hebraico, filosofia e direito. No final do século XVI, tornaram-se numerosos na Palestina, no Império Bizantino, no Egito, na África setentrional, na Espanha e na Ásia Menor. Contribuíram, intensamente, para a elaboração da vocalização massorética. Segundo alguns estudiosos, tanto Moisés bem Asher quanto seu filho, Aarão bem Asher, teriam pertencido a círculos caraítas da Palestina. Um dos principais manuscritos massoréticos, o Códice C, pertence, desde o período medieval, à sinagoga caraíta Mussa Dar’i, no Cairo, no Egito. Abraham Firkowitch, o responsável pela descoberta do Códice L em uma guenizá de uma sinagoga caraíta na Ucrânia, por volta dos anos 1840, foi um erudito caraíta russo. Hoje, em Israel, os caraítas somam cerca de 7.000 pessoas.
    EDIÇÕES CRÍTICAS DA BÍBLIA HEBRAICA. Edições produzidas com propósitos acadêmicos e tendo a participação de estudiosos ligados a instituições universitárias.Essas obras possuem aparatos críticos que citam variantes textuais encontradas em manuscritos bíblicos surgidos, tanto na época antiga como no período medieval e nas seguintes versões: hebraico, aramaico, grego, latim siríaco, etíope, copta, armênio e árabe. As primeiras surgiram nos séculos XVIII, XIX, e XX e três são as mais conhecidas: a de Benjamin Kennicott (Oxford, 1776-1780), a de Giovanni B. de Rossi (Parma, 1784-1788) e a de Christian D. Ginsburg. (London, 1908-1926), as quais registram somente variantes encontradas em manuscritos hebraicos. Desde o início do século XX, surgiram as modernas edições críticas conhecidas como BH1, BH2, BHK, BHS, BHQ, e as edições do HUBP, que coletam divergências nas versões bíblicas clássicas (cf. os verbetes BÍBLIA HEBRAICA, A SÉRIE E HEBREW UNIVERSITY BÍBLE PROJECT [HUBP]).
    PERGAMINHO. (gr. Diphthéra), (gr. Pérgamon) ou (gr. Membrana) (“pergaminho”) ou pergaminum (lat. Pergaminho). Material usado desde 200 a.C., para escrita, tendo como fonte peles de animais como ovelhas, carneiro, entre outros. Segundo alguns estudiosos, provavelmente, originou-se na cidade de Pérgamo, na Ásia menor (hoje Turquia), daí o nome pergaminho. A maioria dos manuscritos bíblicos, hoje existentes é feita neste tipo de material.
    PESHITTA. Peshitta ou peshitto (sir. Simples, Comum, Vulgar). Em hebraico, a versão é denominada (pesîtta’, Peshitta). Versão síria sucessora da Vetus Syra (lat. Antiga [Versão] Síria) e surgida por volta do século II, na Síria. Foi produzida a partir do texto hebraico, segundo alguns estudiosos ou a partir da LXX, segundo outros. Não está claro se é uma obra feita pelos judeus ou pelos (cristãos) sírios. Tornou-se a Sagrada Escritura oficial para grupos (cristãos) da Síria, nestorianos e jacobitas (cf. o verbete VETUS SYRA).
    BEM, O TEXTO É BEM MAIS EXTENSO E COMPLEXO...MAS, RESOLVI ABREVIAR, E, ACHO QUE ESTÁ DE BOM TAMANHO PARA QUE NÃO GOSTA DE LER.....!!! MAS ESSE É O MAU DO CRENTE E DO EVANGÉLICO! NÃO GOSTAR DE LER. NÃO SE INFORMAR MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE DIZ RESPEITO QUANTO À SUA SALVAÇÃO....!!!! HÁ, EU ESCUTO O PASTOR E PRONTO.....!!! NÃO PROCURA SABER SE É DESSE JEITO MESMO, COMO FOI O POR QUE DESSA INTERPRETAÇÃO E ETC. COMO O PRÓPRIO SALVADOR, POR SUAS PALAVRAS O DISSE MUITO BEM: “ERRAIS POIS NÃO EXAMINAIS AS ESCRITURAS...!”. (Mt 22,29; Mc 12,24) – “CITA: A LECHOM há KODESH [A LÍNGUA SAGRADA]. A KITBÊ haq – QODES [AS ESCRITURAS SAGRADAS]”. “NÃO, À BÍBLIA”!
    Material tirado: “Do livro: MANUAL DA BÍBLIA HEBRAICA”.
    INTRODUÇÃO AO TEXTO MASSORÉTICO.
    GUIA INTRODUTÓRIO PARA A BÍBLIA HEBRAICA STUTTGARTENSIA.
    AUTOR: EDSON DE FARIA FRANCISCO.
    EDITORA: VIDA NOVA (3ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA).
    PESQUISA FEITA: ANSELMO ESTEVAN. (COM FORMAÇÃO EM BACHAREL EM TEOLOGIA).
    Escrito por anselmo.estevan às 19h45

    18/06/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Reflita três vezes:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    Rm 8,9; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Êx 20,7; Fp 2,9-11! (Grifo meu).

    Sofonias 1,4-6: Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; exterminarei deste lugar o resto de Baal, o nome dos ministradores dos ídolos e seus sacerdotes; os que sobre os eirados adoram o exército do céu e os que adoram ao SENHOR e juram por ele e também por Milcom; os que deixam de seguir o SENHOR e os que não buscam o SENHOR, nem perguntam por ele.

    Estudo de Sofonias 1,4-6:

    Sf 1,4-6: Contra Judá. Três pecados específicos de Judá são denunciados: A idolatria (v.4), o sincretismo (v. 5) e a indiferença religiosa (v.6).

    Sf 1,4: Estenderei a mão. Essa frase refere-se ao poder de Deus (Yaohu) desencadeando contra os seus antagonistas (Sf 2,13; Êx 3,20; Dt 4,34; Is 5,25). O resto de Baal. Ou seja, todos os vestígios do culto a Baal. A expressão talvez estabeleça uma comparação entre a geração de então e as anteriores.
    Dos ídolos ministrantes: Esses sacerdotes funcionavam nos lugares altos e “incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos planetas, e a todo exército dos céus (2Rs 23,5)”.

    Sf 1,5: Aos que sobre os eirados adoram o exército do céu. O culto a Baal e o culto aos exércitos do céu eram pecados que haviam contribuído para a extinção do reino do norte (2Rs 17,16). Os altares aparentemente eram erigidos sobre os telhados das casas (2Rs 23,12; Jr 19,13). Milcom ou “Moloque”. O culto a esse deus amonita era especificamente proibido (Lv 18,21; 20,2-5). O hediondo ritual do sacrifício infantil fazia parte do culto dos amonitas (veja: 1Rs 11,5; 2Rs 23,10; Jr 32,35).
    Escrito por anselmo.estevan às 01h01
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    “Há, o que, que eu tenho a ver com esse Baal???? Reflita sobre as passagens da Bíblia”: Somente isto...........!!!

    Rm 11,1-4; 1Rs 18; 1Rs 19,18; Sf 1,4; Os 2,16; (Os 2,13.16-17).

    Oséias 12,5 – Corrupção! Por que eu tenho que me preocupar com isso?????

    Resposta: Ez 36,21-23; Ml 2,2; Zc 14,9; Is 42,8; 26,8; Êx 20,7; Hb 13,5-13; Ml 3,16-18; Ef 4,5!

    Pois não foi a sua vontade de ser chamado de SENHOR: (Êx 3,15; 6,2-3). Lv 24,10-17; Dt 28,15-43; 58-59; 32,37-39. Mas, à vontade de homens que também, são: “Senhores”! Por isso somente. E, como Ele o Criador, falou por parábolas aos incrédulos.....pode neste exato momento, estar - falando também por parábolas.....!!! Para que os incrédulos ou de coração endurecido jamais vejam a verdade....eu cito Romanos 8,9: pois se o amo o amo em verdade e Espírito.............Jo 4,22-24; Ef 4,5; At 4,12, Êx 20,7; 2Co 2,14-17; 3,6; Fp 1,28; 2,9-11. E porque quero fazer parte do seu tesouro particular: Ml 3,16-18; e o louvor pelos seus sacrifícios de sangue por nós: Hb 13,5-13 – Por isso eu procuro seu Nome verdadeiro e exclusivo para poder adora-lo. Não como sendo à Baal!!!! Anselmo Estevan.
    Escrito por anselmo.estevan às 01h01
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    A NEFESH O CRENTE PRECISA DE ÓCULOS?
    OS OLHOS VÊEM? MAS UM CORAÇÃO ENDURECIDO NÃO ENCHERGA!
    Levítico 24,10-16: E apareceu um filho de uma mulher israelita, o qual era filho de um egípcio, no meio dos filhos de Israel; e o filho da israelita e um homem israelita porfiaram no arraial.
    Então, o filho da mulher israelita BLASFEMOU O NOME “do” ( ) E O AMALDIÇOOU, pelo que o trouxeram a Moisés; e o nome “de” sua mãe era Selomite, filha “de” Dibri, da tribo de Dã. [ONDE, SE USA O ARTIGO “DE”, SE REVELA O NOME CORRETO DA PESSOA...!!! OK!]. GRIFO MEU.
    E o levaram à prisão, até que se lhes fizesse declaração pela boca “DO” ( ).
    E falou o ( ) a Moisés, dizendo:
    Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então, toda a congregação o APEDREJARÁ.
    E aos filhos de Israel falarás, dizendo: QUALQUER QUE AMALDIÇOAR O SEU ( ) LEVARÁ SOBRE SI O SEU PECADO.
    E aquele que BLASFEMAR O NOME “do” ( ) CERTAMENTE MORRERÁ; TODA A CONGREGAÇÃO CERTAMENTE O APEDREJARÁ; ASSIM O ESTRANGEIRO COMO O NATURAL, BLASFEMANDO O NOME “DO” ( ), SERÁ MORTO!
    Romanos 2,24: Porque, como está escrito, o Nome de ( ) é blasfemado entre os gentios por causa de vós!
    Ezequiel 16,27: Pelo que eis que estendi a mão sobre ti, e diminuí a tua porção, e te entreguei à vontade dos que te aborrecem, as filhas dos filisteus, as quais se envergonhavam do teu caminho depravado.
    Isaías 52, 5-6; 2,10-22: E agora, que tenho eu aqui que fazer, diz o ( ), pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o ( ); e o meu NOME é blasfemado incessantemente todo dia.
    Portanto, o meu povo saberá o meu NOME, por esta causa, naquele dia, porque EU MESMO SOU O QUE DIGO: EIS-ME AQUI.
    Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, da presença espantosa do ( ) e da glória da sua majestade.
    Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada; e só o ( ) será EXALTADO naquele dia.
    Porque o dia do ( ) dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;
    e contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã;
    e contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados;
    e contra toda torre alta e contra todo muro forte;
    e contra todos os navios de Társis e contra todas as pinturas desejáveis.
    E a altivez do homem será humilhada, e a altivez dos varões se abaterá, e só o ( ) será exaltado naquele dia.
    E TODOS OS ÍDOLOS TOTALMENTE DESAPARECERÃO!
    Então, os homens se meterão nas concavidades das rochas e nas cavernas da terra, por causa da presença espantosa do ( ) e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. [“do” e, não “de”! Grifo meu.].
    NAQUELE DIA, OS HOMENS LANÇARÃO ÀS TOUPEIRAS E AOS MORCEGOS OS SEUS ÍDOLOS DE PRATA E OS SEUS ÍDOLOS DE OURO, QUE FIZERAM PARA ANTE ELES SE PROSTRAREM.
    E meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do ( ) e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. [“do” e, não “de”! Grifo meu.].
    Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?
    Malaquias 2,2-3; 1,6: Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu Nome, diz o ( ) dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.
    EIS QUE VOS CORROMPEREI A SEMENTE E ESPALHAREI ESTERCO SOBRE O VOSSO ROSTO, O ESTERCO DAS VOSSAS FESTAS; E COM ELE SEREIS TIRADOS.
    O FILHO HONRARÁ O PAI, E O SERVO, AO SEU senhor; E, SE EU SOU PAI, ONDE ESTÁ A MINHA HONRA? E, SE EU SOU “Senhor”, ONDE ESTÁ O MEU TEMOR? – DIZ O ( ) DOS EXÉRCITOS A VÓS, Ó SACERDOTES, QUE DESPREZAM O MEU NOME E DIZEIS: EM QUE DESPREZAMOS NÓS O TEU NOME?
    Zacarias 14,9: E o ( ) será rei sobre a terra; naquele dia, um será o ( ), e um será O SEU NOME!
    Oséias 2,16: E ACONTECERÁ NAQUELE DIA; DIZ O ( ), QUE ME CHAMARÁS: MEU MARIDO E NÃO ME CHAMARAS MAIS: MEU BAAL!
    Ezequiel 36,20-23: E, chegando às nações para onde foram, profanaram o MEU SANTO NOME, pois se dizia deles: Estes são o povo de ( ) e saíram da sua terra.
    Mas eu os poupei por amor do MEU SANTO NOME, que a CASA DE ISRAEL PROFANOU ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE FOI.
    Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o ( ) ( ): Não é por vosso respeito que eu faço isto, Ó casa de Israel, MAS PELO MEU SANTO NOME, QUE PROFANASTE ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE VÓS FOSTES.
    Salmos 104,4: Faz dos ventos seus mensageiros, dos seus ministros, um fogo abrasador.
    Hebreus 2,7.9-11:Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.
    Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas;
    vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele ( ) que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de ( ), provasse a morte por todos.
    Filipenses 2,9: PELO QUE TAMBÉM ( ) O EXALTOU SOBERANAMENTE E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME!
    "NAQUELE DIA SÓ UM NOME SERÁ EXALTADO: YHWH - YAOHU - YAOHUSHUA - QUE PELOS SEUS SACRIFÍCIOS PARA DERROTAR "SATANÁS" - SE TRANSFORMOU NO YHWH!". NOSSO REI SOBERANO SOBRE TODA A MALDADE HUMANA...........! Fp 2,9-11; At 4,12! (POR ISSO MESMO NÃO VEJA SÓ COM OS OLHOS!! PROCURE VER TAMBÉM COM O "CORAÇÃO" - NÃO ENDURECIDO - "MAS NO QADÔSH RÚKHA DE YAOHU-UL!! QUE FALA NA SUA NEFESH E NO SEU RÛAH.......!!!!". ANSELMO ESTEVAN. "CITO: Hb 12; Hb 1,8; Hb 1,6": O RESTO SÓ DEPENDE DE VOCÊ: IRMÃO, IRMÃ - NA FÉ......................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
    Escrito por anselmo.estevan às 00h52

    27/06/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR


Reflita uma vez:
Foto
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    UM NOME QUE SALVA! ENTÃO POR QUE ESCONDÊ-LO??!!
    UM NOME DE SALVAÇÃO
    E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de [Yaohushua], porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. [Veja no final deste estudo à contradição do homem...!].
    Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegarem a Deus [Yahuh], VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER por eles.
    Eu, Eu Sou o [YHVH] – [Yahuh] e fora de mim não há salvador.
    Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiverdes em mim.
    Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.
    Ele é a Pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. [Veja no final deste estudo à contradição humana quanto ao seu “Nome”].
    Porque há um só Deus [Yahuh] e um só mediador entre Deus [Yaohu] e os homens, [Yahuhshua – o Mashiach], homem.
    Rogo-vos, pois, eu, o preso do [YHVH], que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do [Rúkha] pelo vínculo da paz; há um só corpo e um só [Rúkha] – “Espírito”, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só [YHVH – Yahuh], uma só fé, um só batismo; um só Deus [Yahuh] e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.
    E o testemunho é este: Que Deus [Yahuh] nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
    Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus [Yahuh] não tem a vida. [Veja no final deste estudo à contradição humana em esconder seu nome....!!!!].
    Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no Nome do Filho de Deus [Yahuh]. [No final deste estudo veja a contradição humana do próprio homem em tentar fazer algo que Deus com Nome próprio não falou por sua boca...mas, o “homem” sim.... aguardem!].
    (1Co 2,11-16).:
    Escrito por anselmo.estevan às 13h05

    ACHEI O QUE TANTO QUERIA: AS BÍBLIAS E SUAS DIFERENÇAS DE PASSAGENS:
    parte central do texto
    ARREPENDIMENTO E O “CONHECIMENTO” – COM “ENTENDIMENTO [Os 4,6] – A ADORA-LO EM VERDADE E ESPÍRITO NO SEU NOME CORRETO PRÓPRIO E ABSOLUTO ACIMA DE QUALQUER COISA SOMENTE {JOÃO 8,32; JOÃO 4,22-24 – POIS SÓ UM NÃO FOI LIBERTO PELA VERDADE, POIS ESCOLHEU A MENTIRA: JOÃO 8,44 [Jo 8,31-58]; POR ISSO CITO JOÃO 4,23; ROMANOS 8,15!” GRIFO MEU – ANSELMO ESTEVAN}.
    BEM, AGORA VAMOS: A, MAIS UM ESTUDO TIRADO DO DICIONÁRIO BÍBLICO: HEBRAICO-PORTUGUES. EDITORA: PAULUS. AUTOR: LUIZ ALONSO SCHÖKEL. {OBS. O Texto acima é retirado da Bíblia de Estudo “PALAVRAS-CHAVE – HEBRAICO – GREGO DA EDITORA CPAD”}. Anselmo.
    dEUSES (OUTROS deuses):
    Êx 20,3; Dt 6,4; Js 23,16; Jz 2,10; 1Sm 8,8; Jr 1,16; Os 3,1; Gn 35,2.4; Dt 31,16; Js 24,20.23; 1Sm 7,3; Jr 5,19 – (deuses estrangeiros). [Todos os deuses]: Êx 18,1; Sf 2,11; Sl 69,4; 97,7; 135,5.
    (Deuses das Nações): 2Rs 18,33; 19,18 = Is 36,18; 37,12.
    (Imagem dos deuses): Dt 7,25; 12,3; Is 21,9.
    (Deus dos deuses): Sl 136,2
    (Rodeado de deuses): 86,8.
    (Com numerosos): Jr 2,28; 11,13.
    (Com distributivo: cada deus, seu povo): 1Rs 18,33 – Is 36,18; (cada povo com seu deus): Jr 1,5; Mq 4,5.
    Sinais mentais (contexto literário ou histórico): Êx 22,19; dos cananeus dos egípcios etc.34,15; Nm 33,4; 2Rs 18,43s – Is 36,19s; 2Cr 32,15.
    PLURAL: Plural gramatical
    (‘Elôha). Pode significar:
    1. Deuses, no plural, divindades.
    2. A natureza ou não, divindade.
    3. Deus, no singular, numa palavra, ou o Deus Supremo, o único. Muitas vezes é difícil distinguir a categoria. Para faze-lo podem ajudar: Sinais lingüísticos, sinais mentais. Alguns exemplos de ambigüidade não resolvida e resolvida.
    Não resolvida: Is 8,19. Não consultam um povo a seu deus/a seus deuses? Os 12,4, lutou com Deus/com deuses.
    Resolvida: Jl 2,27. Eu sou vosso Deus [Um Entre VÁRIOS? Ovosso e não alheio, e não há outro (portanto ÚNICO); Dt 32,37 onde está seu deus/seus deuses? Jr 2,11 de Deus/de deus; etc].
    TEXTO MASORÉTICO: (normalmente abreviado como “TM”, é uma expressão criada e utilizada pelo mundo acadêmico. Tal denominação refere-se a um grupo de manuscritos hebraicos da Bíblia, datados desde os primeiros séculos da Idade Média, sendo que todos apresentam notáveis semelhanças entre si).
    SEPTUAGINTA E TEXTO MASORÉTICO:
    Entre as duas formas da Bíblia, em hebraico e em grego, há divergências textuais quando analisadas. Várias passagens do texto hebraico teriam sido modificadas na LXX, algumas interpretadas ou reduzidas, e isso por causa de diversos fatores. A LXX não teria sido produzida para ser uma versão, rigorosamente, precisa para ser usada pelos judeus de Alexandria ou mesmo pelos de outras comunidades da diáspora judaica. Os tradutores não conheciam com precisão os significados dos vocábulos e das expressões hebraicas e algumas traduções são apenas conjecturas. Diferenças entre a LXX e o TM são inúmeras e para ter-se uma breve noção da complexidade do processo de traduções do hebraico para o grego, são dados a seguir alguns exemplos baseados no aparato crítico da BHS.
    Em Êxodo 19,3a, a LXX possui uma adição: TM: E Moisés subiu a Deus (....).
    LXX: E Moisés subiu a montanha de Deus (...).
    Em Êxodo 24,10a , a LXX apresenta adições:
    TM: E viram o Deus de Israel (.....).
    LXX: E viram o lugar onde tinha se colocado ali o Deus de Israel (...).
    Em Deuteronômio 6,4, há várias palavras adicionadas na LXX:
    TM: Ouça Israel, YHVH é nosso Deus, YHVH é um.
    Etc.
    LXX: E estas são as prescrições e os juízos, numerosos como ordenou o Senhor aos filhos de Israel no deserto na saída deles da terra do Egito. Ouça, Israel: O Senhor é nosso Deus, o Senhor é único.
    Em Deuteronômio 31,1, a LXX apresenta outra formula textual:
    TM: E foi Moisés e falou estas palavras a todo Israel.
    Escrito por anselmo.estevan às 22h06
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    parte central do texto
    LXX: E concluiu Moisés falando todas estas palavras para todos os filhos de Israel.
    Em Josué 4,24a, a LXX interpreta a palavra (Heb. Yad, mão) como sendo poder.
    TM: (....) a mão de YHVH (....).
    LXX: (....) o poder do Senhor (....).
    Além dos exemplos mencionados, há divergências textuais entre a LXX e TM em outras passagens, como Amós 1,6.14 e 4,3. Existem diversas divergências de redação entre a LXX e o TM nos livros de Gênesis (divergências nos dados cronológicos nas genealogias), Êxodo (divergências no relato sobre a construção do tabernáculo nos capítulos de 35 a 45), números (diferença de seqüências, adições e diminuições de versículos), Deuteronômio (o trecho de 6,4 é mais longo, além de diferente....) E, quando falo que o nome do ETERNO é adulterado e blasfemado... estou errado e dizem que fico me preocupando com essas coisas??? Que deveria estar evangelizando (...) ao invés de perder meu tempo com isso, e etc. Só que não posso guiar “outros” – se fico “cego” para as verdades de um único ETERNO com nome próprio que é blasfemado!
    Seria um cego guiando outro cego – todos cairiam no buraco...... Grifo meu.
    Material tirado: Manual da Bíblia Hebraica (introdução ao texto Masorético) – Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Edson de Faria Francisco 3ª Edição Revista e Ampliada. Pág. 439 – 441.
    “VEJA, AGORA: QUE ATÉ O TERMO ‘DEUS’ É ERRÔNEO FALAR”:
    OLA CAROS LEITORES! VAMOS AGORA, A UM ESTUDO DE ALTA QUALIDADE PARA EVANGELIZAR...! VAMOS AO ESTUDO DA “BÍBLIA – ‘PESHITTA’ (OU MELHOR DA: BÍBLIA HEBRAICA PESHITTA) – EDIÇÃO 2011 ISBN 383.265 LIVRO – CONTENDO A: TORAH E A B’RIT HADASHA!”:
    VAMOS AO ESTUDO DO NOME DO PAI ETERNO: YHVH
    YHVH
    Expressão como Ye’chua, lê-se Yerrua Eu sou Espírito [Rúkha] – grifo meu. Não se deve Ler como Ye’shua Lido da direita para esquerda: - [a forma hebraica] – grifo meu. (E a transliteração): YHVH – Y (iud) ou [Iôd] – grifo meu. H(r{ê}] V (vav) H(r{ê}]. Obs. {estou usando o “V” e na Bíblia Peshitta traz o “W” no Tetragrama – grifo meu}.
    O Nome do Eterno nas Escrituras Hebraicas, o Tetragrama, lê-se (Há’ Shem(i) o “Há” como o fonema da palavra “Razão” e o “Shem” do verbo chegar e uma menção tão leve da vogal “I” a ponto do fonema dela confundir-se com a vogal “E” Há Shem(i) [Rachem(i)], que traduzido para o português quer dIzer “O NOME” é atribuída ao “Eterno” dAquele que no universo ilimitado do puro hebraísmo é o Absoluto, Criador e de Eternidade a Eternidade a Causa Causadora, O Ser Eternissímo, Bem como o Único Princípio Eternizante, nosso Pai Celestial, o Eterno.
    Entre Judeus e Hebraistas é comum mencionar e registrar “Há’-Shem” diante da ocorrência do Tetragrama, ainda que muitos prefiram menciona-lo como Eterno e outros títulos de grandeza. Nisto, elogiamos e concordamos com nossos conterrâneos mestres, estudantes e apreciadores. Entretanto, Ha’ Shem é mencionado há mais de cinco mil anos.
    Já no que diz respeito ao uso do Nome: Javé, Jeová ou outros iniciados com a consoante “J” advertimos que são deturpações abusivas dos sons originais. Cabe-nos recordar aos interessados que “Je” e “Já” não eram fonemas no hebraico original, inclusive em todos os nomes citados na bíblia ou outras fontes “Javé”, pelas respectivas razões literárias, fonéticas e morfo-lingüística é estranho ao mundo hebraico.
    Adjetivos usados nos respectivos idiomas como, por exemplo: Senhor; Eterno; Absoluto, é permitido usar, desde que não se choquem com a cultura hebraica, e não se torne uma substituição definitiva para o Tetragrama!
    Em relação ao termo “Deus”, convidamos ao estudante das Escrituras a exercer o Máximo da sua atenção espiritual, e mesmo a orar para ampliar a pureza de suas motivações e intenções. Eis o que é digno de tão séria meditação e dedicação:
    “Deus” do Grego “Zeus” cujas declinações:
    (Do Grego) – Ó Zeu.
    (Do Grego) – “Zeus” o mesmo que “Iupiter” Para os Romanos.
    (Do Grego) – Dios.
    (Do Grego) – Dií.
    (Do Grego) – Dia.
    Da palavra “Zeus” surgiu Théos em grego, que em latim é o mesmo que Júpiter. A Palavra “Teologia” surgiu desta raiz pagã, que significa o “Estudo de Deus”, ou seja, “Estudo de Zeus”.
    Escrito por anselmo.estevan às 22h04
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    parte final do texto
    A partir destas declinações anteriores descritas surgiram palavras latinas como “Deus” dentre muitas outras da mesma natureza. É obvio que houve uma evolução da língua grega, e alguém o denominado foneticamente por esse nome a partir do egípcio antigo “Zeuth”. Vemos claramente que as formas do sincretismo são muito antigas.Querer justificar que “Zeus” ou “Deus” é o mesmo que Pai dos Céus, e que por isso, não é errado usar esta palavra, é o mesmo que dizer, que na índia, usar o termo Bíblia Sagrada “Shiva” Salvação dos céus está correto; ou referente a “Buda” considerar a utilização desse termo na “Bíblia” como “Deus” ou ser Poderoso; bem assim, Confúcio em outro Pais, e assim sucessivamente. Todos esses termos têm origem Pagã representando os deuses ligados à adoração ao “SOL”.
    No Dicionário: “Deuses e Heróis da Antiguidade Clássica”, de Tassilo Orpheu Spadilg (Cultrix Mec) do Ministério da Educação e Cultura, primeira Edição de 1974 pág., 169 a 171 podemos observar que: “Júpiter ou Zeus (genitivo aíos), em grego, que corresponde ao Sânscrito Diaus pitar e ao Latim Juppter (Ju ou Iu – ppiter)”. Diaus significa céu ou luz do céu, (Igual ao Sol) que, por sua vez já indica o caráter desta antiga divindade indo-européia. Para os gregos e romanos, Júpiter era filho de Saturno e Réia.
    O Nome indo-europeu deus ou Deus, que se encontra em Sânscrito, Lituano, antigo prussiano, velho Islandês, Galês, Latim e Grego, significa brilhante, inseparável do vocabulário dia, Zeus (em grego), Dies em Latim.
    Isso Transcreve claramente o que diz Isaías 14,12 a 14 “COMO CAÍSTE DOS CÉUS, TU, O RESPLANDECENTE, FILHO DA ALVA! COMO FOSTES CORTADO POR TERRA TU QUE DEBILITAVA AS NAÇÕES! E TU DIZIAS NO TEU CORAÇÃO: EU SUBIREI AOS CÉUS, ACIMA DAS ESTRELAS DE ELORRIM E EXALTAREI O MEU TRONO. E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO”.
    Como vemos a estrela da manhã “Brilhante” ou “Dia” se refere a Zeus ou Deus. O culto de Iúpiter ou Zeus graças ao helenismo, estendeu-se à vários povos e a várias línguas.
    O Helenismo do primeiro século combatia arduamente a maneira Helênica, pois se afastava completamente da “Torah”!.... Os Helênicos nunca deixaram de adorar a “Zeus” ou a “Deus” enquanto os que amam as Escrituras Hebraicas reconhecem somente Há ‘Shem. Por esse motivo, não usamos e não recomendamos esse termo fonético grego “Zeus” ou “Deus”.
    Por conseguinte, O “Hebraico” é o idioma primordial de toda esfera da vida. Neste idioma está codificada toda a “Criação” do Eterno. Seu nome está inserido no nome de Yeshua, onde Ele se manifesta como Yeh; Eu Sou, Shua, SALVAÇÃO. “Ehie Asher Ehie” ou O GRANDE “EU SOU”; AQUELE QUE CAUSA QUE VENHA A SER. Quanto à pronúncia, foi amplamente conhecida, enquanto existiu o Templo de Yeruchalayim. Sendo a tradição passada de pai para filho e de mestre para discípulo, com respeito e reverência aos nomes sagrados. Por este motivo recomenda-se a expressão Há ‘Shem (O NOME) como melhor forma de preservar a Santidade de Seu Eterno “Nome”.
    Escrito por anselmo.estevan às 22h02

    24/08/2011
    ______________________________________
    SEU NOME ERA FALADO SIM...!!!! VEJA:
    QUEM NÃO ACREDITA NO SEU "NOME?". VEJAM ESSAS PASSAGENS:
    NÚMEROS 6,22-27. E, SUAS: "REFERÊNCIAS": [Dt 28,10; 2Sm 7,23; 2Cr 7,14; Is 43,7; Dn 9,18-19; Êx 20,24; Nm 23,20; Sl 5,12; 67,7; 115,12-13; Ef 1,3]!
    O MODO DE ABENÇOAR OS FILHOS DE ISRAEL:
    Nm 6,22-27: E falou YAHU a Moisés, dizendo: Falara a Arão e seus filhos, dizendo:
    Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
    O YAHU te abençoe e te guarde;
    o YAHU faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
    o YAHU sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
    ASSIM, PORÃO O MEU NOME SOBRE OS FILHOS DE ISRAEL, E EU OS ABENÇOAREI.
    BREVE ESTUDO DE 2,22-27 (A bênção sacerdotal deriva de um período antigo e não é, como afirmam alguns, uma inserção na narrativa de um texto litúrgico de uma época posterior. Evidências de sua antiguidade apareceram em Jerusalém, em escavações em Ketef Hinnom, um complexo para sepultamento que tem vista para o vale de Hinom, ao sul do muro da cidade antiga. A escavação de um dos locais de sepultamento, do fim do século VII ou início do século VI a.C., [antes que os judeus exilados saíssem de Jerusalém], revelou um filactério ou um pequeno recipiente usado na testa {Dt 11,18}. Dentro desse filactério, foram encontrados dois pergaminhos de prata, medindo cerca de dez centímetros, nos quais tinha sido gravada uma cópia desta bênção sacerdotal. Similares bênçãos de paz e da benevolência da consideração divina [rosto, ou "face"] foram encontradas em escavações em Ugarite {a moderna Ras Shamra, na Síria} e outros locais do segundo milênio a.C.).
    REFERÊNCIAS: Dt 28,10: E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o NOME do YHVH' YERRUA, e terão temor de ti.
    2Sm 7,23: E quem há como o teu povo, como Yisrael, gente única na terra a quem 'Elo(rr)hím(i) foi resgatar para seu povo, para fazer-te NOME, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus elohais?
    2Cr 7,14: E SE O MEU POVO, QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAR, E ORAR, E BUSCAR A MINHA FACE E SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI DOS CÉUS, E PERDOAREI OS SEUS PECADOS, E SARAREI A SUA TERRA.
    Is 43,7: A todos que são CHAMADOS PELO MEU NOME e os que criei para a minha Kevod, os formei, E TAMBÉM OS FIZ.
    Dn 9,18-19: Inclina, ó 'Elo(rr)hím(i) meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é CHAMADA PELO TEU NOME, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
    Ó YHVH' YERRUA, ouve; Ó YHVH' YERRUA, perdoa; ó YHVH' YERRUA, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó 'Elo(rr)hím(i) meu, porque a tua cidade e o teu povo são CHAMADOS PELO TEU NOME.
    Êx 20,24: Um altar de pedras me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas, em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória DO MEU NOME, VIREI E TE ABENÇOAREI!
    Nm 23,20: Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
    Sl 5,12: Pois tu, YHVH, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como se um escudo.
    67,7: Elorrim nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.
    115,12-13: Que darei eu ao YHVH, por todos os benefícios que me tem feito?
    Tomarei o cálice da SALVAÇÃO, e INVOCAREI O NOME DO Y'H'V'H, agora, na presença de TODO O SEU POVO.
    Ef 3,1: Por esta causa eu, Sha'ul, sou o prisioneiro de (YahuShúa) Há' Maschiyah por vós, os goiym!
    Bíblias estudadas: Bíblia de estudo de Genebra; Bíblia de estudo Defesa da Fé; Bíblia de estudo em Cores; Bíblia (HEBRAICA PESHITA - TORAH). Estudo feito por: Anselmo Estevan. Com formação de Pastor, e, formado pela Faculdade Ibetel: Bacharel em Teologia. Obs. (com grifos meus!).
    Escrito por anselmo.estevan às 18h01

    31/08/2011
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    PARA SERMOS SANTOS PRECISAMOS SABER SEU NOME:
    'Elohím dos Patriarcas! "Moisés não o Conheceu?". QUEM É ELE?
    Toráh Shemot (Nomes) Êx 20,7; 28,21-43; 28,35; Rm 8,15; 3,1-5; Sl 116,4.11; Atos dos Emissários Ma'asei Shaliachim At 4,12: "De nada lhes servira todo o tempo que vocês viverem na fé se no último momento vocês não estiverem perfeitos":

    Shemot (nomes) Êx 6,3: E Eu apareci a Avraham, a Yts'chak, e a Ya'akov, como o 'Elohím Todo-Poderoso; mas pelo MEU NOME, YHVH - YAHU (YERRUA) - EU SOU RÚKHA - ESPÍRITO [Y'H'V'H], NÃO LHES FUI PERFEITAMENTE CONHECIDO?

    6,3: 'Elohím Todo-Poderoso. 'Elohím havia se revelado aos patriarcas primeiramente como 'Elohím Todo-Poderoso (no hebraico 'El Shaddai; Gn 17,1; 28,3; 35,11). Gênesis indica que 'Elohím havia se revelado como Yahu desde o início dos tempos (Gn 4,26; 9,26; 12,8; 24,12). Mas na época de Moisés, 'Elohím se identificou novamente como Yahu, o 'Elohím que agiria de acordo com suas promessas e redimiria o povo de Yisrael com a sua mão poderosa. Veja: ("Catecismo Maior de Westminster 101" e, a referência de [6,3 - Sl 68,4; 83,18])!

    Pergunta 101. Qual é o prefácio dos Dez Mandamentos?
    Resposta: O prefácio dos Dez Mandamentos é: "Eu Sou o Yahu, teu 'Elohím, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Nessas palavras, 'Elohím manifesta sua soberania como Yahu (YHVH), o Eterno, imutável e Todo-Poderoso 'Elohím, existindo em si e por si mesmo, cumprindo todas as suas palavras e obras manifestando que é um 'Elohím em pacto com todo o seu povo e com o Yisrael antigo; que assim como tirou a estes da servidão do Egito, assim nos libertou do cativeiro espiritual; portanto, é nosso dever aceitar só a ele por nosso 'Elohím e guardar todos os seus mandamentos.
    Referências bíblicas: Êx 20,2; Is 44,6; Êx 3,14; 6,13; At 24,28; Gn 17,7; Rm 3,29; Lc 1,74.75; 1Pe 1,15-18!

    Referência de Êx 6,3: Te(rr)hilím [louvores] Sl 68,4: Cantai a Elorrim, cantai louvores ao seu NOME; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu NOME É Y'H'V'H (Yahu), e exultai diante dele.

    Te(rr)hilím [louvores] Sl 83,18: Para que saibam que tu, a quem só pertence o NOME de Y'H'V'H (Yahu), és o Altíssimo sobre toda a terra!

    (...) Sejam Santos! Pois Eu sou Santo...! Se andarem em outro Nome que não sejas o seu! Não estaram Santos! E só nessa vida é permitido fazermos escolhas...!!! Na outra NÃO! Ok! Por isso haverá: "Choro" e "Ranger de dentes". De nada lhes adiantará - "Ouvir" "Ver" para acreditar se na, outra vida, você já ter feito sua escolha na vida anterior em "carne"! Lá ficaremos sabendo a verdade! Mas se não estivermos santos! De nada adiantará! Pois já fizemos a escolha! E só há Salvação, e, só um NOME que SALVA! Reflita sobre o texto acima ok........!

    Bíblias consultadas: Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. Bíblia Torah Hebraica - Peshitta. Com grifos de: Anselmo Estevan. Com formação de Pastor e formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano. Sâo Paulo - S.P.
    Anselmo Estevan.

    Escrito por anselmo.estevan às 17h28

    MUITO BOM: SEU NOME ESCONDIDO:
    29/08/2011
    ______________________________________
    O QUE FIZERAM COM SEU NOME SANTO...????!!!! VEJA:
    O POVO JUDEU - O ESCONDEU! O POVO GENTÍL O TIROU FORA DA...:
    O seu POVO (Judeu) escondeu seu NOME! Vindo a “Adulterá-lo!”. O Povo Gentil, O Retirou de vez das ‘Bíblias’ – Vindo a “corrompe-lo”. (Seu NOME) Veja:
    B'reshit (GÊNESIS) 11,1; 11,7; 12,8; 19,8; 21,33; 26,5: E era a terra de um só lábio e de um só vocabulário.. (...).
    Eia, desçamos e confundamos alí a sua língua, para que não entenda um a língua do outro:
    E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, Ai ao oriente; e edificou alí um altar ao YHVH, e invocou o Nome de (Yahu)!
    E Ló disse-lhe: Ora, não, meu YHVH!
    E plantou um bosque em Berseba, e invocou o Nome de YHVH (Yahu), 'Elohím ETERNO.
    E chamou Abraão o Nome daquele lugar, O YHVH Proverá. No monte de (Yahu) SE PROVERÁ [BEHÁR - YAHU YERA'ÉR].
    Então edificou alí um altar, e invocou o Nome do YHVH - Yahu!

    Sh'mot (Êxodo) 9,15-16; 20,23-24: Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir ati e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra; mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu Poder em ti, e para que o MEU NOME seja ANUNCIADO EM TODA A TERRA!
    Não fareis outros elohais (deuses) comigo; elohais de prata ou elohais de ouro não fareis para vós!
    Um altar de pedras me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu NOME, virei a ti e te abençoarei!

    B'midbar (Números) 6,26-27: O YHVH sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
    ASSIM PORÃO O MEU NOME SOBRE OS FILHOS DE YISRAEL, E EU OS ABENÇOAREI!

    D'varim (Deuteronômio) 28,10: E todos os povos da terra verão que É INVOCADO SOBRE TI O NOME DO Y'H'V'H - YAHU, e terão temor de ti.

    Y'hoshua (Josué) 1,1: E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do YHVH falou a Y'hoshua (Josué), Filho de NUM, servo de Moisés, dizendo: (...).

    Sh'mu'el Bet (2 Samuel) 7,23: E quem Há como o teu Povo, como Yisrael, gente única na terra, a quem 'Elohím foi resgatar para SEU POVO, para fazer-te Nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus elohais? (deuses).
    Escrito por anselmo.estevan às 17h25
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    SEU NOME ESCONDIDO.....!!!!!
    M'lakhim Alef (1 Reis) 8,43: OUVE TU NOS CÉUS, ASSENTO DA TUA HABITAÇÃO, E FAZE CONFORME A TUDO O QUE O ESTRANGEIRO A TI CLAMAR, A FIM DE QUE TODOS OS POVOS DA TERRA CONHEÇAM O TEU NOME, PARA TE TEMEREM COMO O TEU POVO DE YISRAEL, E PARA SABEREM QUE O TEU NOME É INVOCADO SOBRE ESTA CASA QUE TENHO EDIFICADO!

    Divrei-HaYamim Bet (2 Crônicas) 7,14: E se o seu povo, que SE CHAMA PELO MEU NOME, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra!

    Yesha'yahu (Isaías) 43,7: A todos que são CHAMADOS PELO MEU NOME E OS QUE CRIEI PARA A MINHA KEVOD (GLÓRIA), OS FORMEI, E TAMBÉM OS FIZ!

    Dani'el (Daniel) 9,18-19: Inclina, ó 'Elohím meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é CHAMADA PELO TEU NOME, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.

    Ó YHVH (Yahu), ouve; ó YHVH, Perdoa; ó YHVH atende-nos e age; ó YHVH, perdoa; ó YHVH atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó 'Elohím meu, porque a tua cidade e O TEU POVO SÃO CHAMADOS PELO TEU NOME!

    Mattityahu (Mateus) 1,1; 6,9: A linhagem de Yeschua [(YahuShúa) Há'Maschiyah, filho de David, filho de Avraham (Abraão) [Yeschua] {YahuShúa} (Há'Shem - "Há'Maschiyah") Bem Davidi Bem Avraham].
    Vocês, portanto, orem assim:
    Pai nosso no céu!
    Teu NOME seja mantido santo.

    Yochanan (João) 17,11.12.26: E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para tí Pai Santo, guarda em TEU NOME aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós!
    Estando eu com eles no mundo, guardava-os em TEU NOME! Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
    E Eu lhes fiz CONHECER O TEU NOME, E LHO FAREI CONHECER MAIS, PARA QUE O A(RR)HAVAH (AMOR) COM QUE ME TENS AMADO ESTEJA NELES, E EU NELES ESTEJA!

    Romanos 9,17: PORQUE DIZ A ESCRITURA DE FARAÓ:
    PARA ISTO MESMO ME LEVANTEI; PARA TI MOSTRAR O MEU PODER, E PARA QUE O MEU NOME SEJA ANUNCIADO EM TODA A TERRA!


    E, ONDE, QUE "SEU NOME É ESCONDIDO OU BLASFEMADO???". VEJA E REFLITA NESSAS PASSAGENS:



    Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm 1,18-27; 16,17; 1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jd 12; Mt 7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm 11,9-36; 1Co 8,4-7; Lv 24,10-16; Dt 28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Fp 2,9-11; Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13; 19,13; 2Ts 2,11-12.

    Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; 12,33; At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2 Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13; Jr 2,1-37!



    BÍBLIA PESQUISADA: PESHITTA. COM GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE PASTOR E BACHAREL PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO - S.P.
    Escrito por anselmo.estevan às 17h24

    INTERESSANTE:
    EVANGELIZANDO EM VERDADE: DESCUBRA SEU NOME:
    NEVI'IM ACHARONIM (PROFETAS POSTERIORES): Z'KHARYAH (Zc) 14,9:
    Zc 14,9: E o YHVH YERRUA (EU SOU Espírito - Rúkha) será Rei sobre toda a terra; naquele Dia um será o YHVH YERRUA, e um só será o SEU NOME!


    VAMOS A ESSE ESTUDO:

    O YHVH - YAHU SERÁ REI SOBRE TODA TERRA. Os vs. 9-27 falam dos resultados da batalha, e o mais importante é o aparecimento de 'Ulhim Yahu como o YHVH Yahu reconhecido sobre todo mundo. UM SÓ SERÁ O YHVH E UM SÓ SERÁ O SEU NOME! Essas passagens foram claramente tiradas de Dt 6,4, a base confessional de Yisrael. O verdadeiro significado dessa confissão somente será plenamente comprendido nesse dia de vitória.


    "UMA VEZ, SENDO QUE: 'UM SÓ SERÁ O SEU NOME', VEJA ESTÁ PASSAGEM":

    Z'KHARYAH (Zc) 13,9: "E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o MEU NOME, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O YHVH YERRUA (EU SOU RÚKHA - ESPÍRITO) YAHU É O MEU 'ULHIM!".


    [OBSERVARAM QUE É SOMENTE A TERCEIRA PARTE E NÃO UM TODO QUE RESTARÁ E INVOCARÁ SEU ÚNICO NOME CORRETO!!!! É SÓ VER O CONTEXTO DESSE VERSÍCULO DENTRO DO CAPÍTULO...!!!]. VAMOS AO SEU ESTUDO E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES:

    Zc 13,9: TERCEIRA PARTE...: Os verdadeiros fiéis passariam pelo fogo. MEU POVO... MEU 'ULHIM YAHU. O remanescente que sobrevivesse ao julgamento seria o verdadeiro povo de 'Ulhim Yahu, que desfrutaria da bênção da renovação da aliança. [Este estudo nos remete às passagens: Zc 8,8; Gn 17,7. Veja e tire suas próprias conclusões...!].


    Veja outro estudo que nos remeteria a esse estudo acima, veja, e depois concluo a minha linha de raciocínio! Sabe o por que? Porque a SALVAÇÃO É INDIVIDUAL!

    Yo'el (Joel) 2,31-32: O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do YHVH YAHU.
    E há de ser que todo aquele que invocar O NOME DO YHVH YERRUA (EU SOU RÚKHA - ESPÍRITO) YAHU será SALVO; porque no monte T'Siyón (Sião) e em Yerushalaim (Jerusalém) haverá livramento, assim como disse o YHVH YAHU e entre os sobreviventes, aqueles que o YHVH YAHU chamar!


    Vamos ao outro estudo final para conclusão:

    Jl 2,32: INVOCAR O NOME DO YHVH - YAHU: Essa frase refere-se a adorar Yahu (Gn 12,8), ESPECIALMENTE PARA FAZER O SEU NOME CONHECIDO POR AQUELES QUE NÃO O CONHECERAM OU QUE SE OPÕE A ELE (1Rs 18,24; Sl 105,1; Is 12,4; Jr 10,25; Zacarias 13,9).


    AGORA SIM POSSO FECHAR A MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO COM UM ESTUDO FINAL QUE REMETE-NOS AOS ESTUDOS ACIMA (SEU NOME). VAMOS LÁ:

    Z'KHARYAH (Zc) 4,6: E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do YHVH YERRUA (Eu Sou RÚKHA - ESPÍRITO) [Yahu] a Zyruvavel (Zorobabel), dizendo: NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS SIM PELO MEU RÚKHA - ESPÌRITO [WERRÁYIL]; (ENERGIA VITAL), diz o YHVH YERRUA - (Yahu) dos Exércitos!

    VAMOS A ESSE ESTUDO PARA COMPLETAR MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO:

    ZOROBABEL: Apesar de a visão incluir Josué como uma das duas oliveiras, a figura principal é Zorobabel, como fica evidente pela repetição do seu nome nos vs. 6-7, 9-10. NÃO POR FORÇA. O povo de 'Ulhim Yahu foi repetidamente advertido a não depender do poder militar e de alianças externas para cumprir o seu chamado (Sl 20,7-9; Is 31,1-3). PODER. Uma palavra geral usada para força ou poder, Ninguém, a não ser 'Ulhim Yahu, poderia cumprir a tarefa antes de Zorobabel. PELO MEU RÚKHA - ESPÍRITO. Esperava-se que o período de restauração pós-exílico fosse um momento em que o Espírito de 'Ulhim Yahu fosse mais ativo e efetivo que nunca (Nm 11,29; Joel 2,28-32). O Espírito de 'Ulhim Yahu capacitou Zorobabel e Josué a vencer os obstáculos que enfrentaram. Isaías em termos semelhantes sobre a vinda do "Servo" de 'Ulhim YAHU, o Maschiyah - Messias (Is 11,2; 42,1; 61,1).


    Agora, sim, posso fechar minha tese: 1º Um só será seu NOME...! 2º Fala em um terço. Só um terço será provado, purificado....invocará seu NOME! 3º No final dos tempos o dia "D", quando o 'Ulhim ETERNO Yahu chegar - quem invocar seu NOME será SALVO! 4º NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS, SIM: "PELO SEU RÚKHA - ESPIRITO"!
    Só posso dizer que pelas passagens acima e por esses quatro pontos que: Quem for buscar por si mesmo, sem esforços externos de qualquer um, mas, de dentro para fora pelo seu Qadosh Rúkha - pelo seu Santo Espírito que capacitar somente a certas pessoas não todas....!!! Reconhecerá seu NOME ÙNICO E EXCLUSIVO. POIS NÃO SOU EU QUEM FALA. MAS SIM A SUA PRÓPRIA PALAVRA EM VERDADE DE ESPÍRITO SOMENTE! Sendo assim essa é a minha tese! Por isso, volto a repetir: "A Salvação é individual"! Busque a sua! Pois, não adianta eu enfiar na sua cabeça uma sugestão, uma ideia, ou qualquer outra coisa se não vier de dentro de você pelo poder de seu Espírito.......! Amém.



    ESTUDO BÍBLICO FEITO POR: ANSELMO ESTEVAN (COM GRIFOS MEUS). Material pesquisado: "Bíblia de Estudo Judaica Completa Editora Vida. Bíblia de Estudo de Genebra Edição Revista e Ampliada Editora Cultura Cristã - SBB. Bíblia Hebraica Peshitta - Torah. Sendo assim, todos direitos autorais reservados as mesmas - com grifos de minha parte. Tenho formação de: Pastor, pela Faculdade Ibetel de Suzano - SP. onde estudei: Teologia e Bacharel em Teologia! Anselmo Estevan.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h45

    08/09/2011
    ______________________________________
    EVANGELIZAR...POIS A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL:
    SOMENTE EM VERDADE SERÁS LIBERTO! VEJAS O PORQUE:
    CAROS IRMÃOS E IRMÃS! NÃO QUERO, NEM PRETENDO, E, NÃO QUERO QUE NINGUÉM SEJAS "JUDEU"! OU APRENDA A LÍNGUA HEBRAICA PARA SER SALVO! PORQUE - A "JERUSALÉM" QUE PROCURO É A CELESTE QUE VEM JUNTO COM O ETERNO!!! NÃO A TERRENA! OK! POIS O "VÉU" JÁ FOI RASGADO E DOS DOIS POVOS UM ÚNICO POVO FOI FEITO PELO CORPO DO MASCHIYAH E SEU PRECIOSISSÍMO SANGUE DERRAMADO NA CRUZ POR TODOS NÓS....!!!! (EFÉSIOS 2,11-22). OK. O QUE ME REFIRO É QUE: "COM A INTRODUÇÃO DE 'LÍNGUAS' À ESCRITURA SAGRADA - MUITOS TERMOS VIERAM A SE CORROMPER, SE ADULTERARAM...!!!”. E O QUE ISSO TEM EM HAVER COM A NOSSA SALVAÇÃO....??? TEM TUDO HÁ VER!!!! COMO ASSIM? VEJA QUE PELOS PECADOS DE EVA POR COMER DA 'MAÇÃ' E, DE DAR A SEU MARIDO.... [A DESOBEDIÊNCIA] O MAL E O PECADO ENTRARAM NA CRIAÇÃO PERFEITA E DIVINA DO ETERNO....!!!! E QUE PARA REPARAR ESSE 'MAL' UM SACRIFÍCIO ÚNICO E PERFEITO TERIA QUE SER FEITO....!!!! OK! MAS A PERFEIÇÃO NÃO PODE SER MUDADA POIS A MENOR FALHA ACARRETARÁ EM UMA SEQUÊNCIA DE FALHAS DE ERROS.... COMO EM DANIEL 8,12! E ISSO NÃO PODE OCORRER! POR QUE? PORQUE EM ATOS 4,12 NOS DIZ QUE A SALVAÇÃO VEM POR UM ÚNICO NOME QUE SALVA! ISSO PELOS SEUS SACRIFÍCIOS....... REFLITA EM: HB 13,5-13! OK! E IMPLICA QUE SE MUDAREM SEU NOME SANTO ESTARÃO TAMBÉM MUDANDO SUA 'GRAÇA' EM OUTRA PESSOA QUE NÃO FEZ NADA POR NÓS! COMO ASSIM? ESTAREMOS DANDO LOUVOR A ÍDOLOS!!! REFLITA EM ROMANOS 1,18-27! 2 CORÍNTIOS 4,1-6! ROMANOS 11,1-4! POIS POR TRADIÇÕES E 'RELIGIÕES' - TRADIÇÕES HUMANAS - SE INTRODUZIRAM NAS BÍBLIAS O INTELECTO HUMANO! SE FOR AO CONTRÁRIO ENTÃO A PALAVRA SE CONTRADIZ....?????". "DE FORMA ALGUMA! POIS ATOS 4,12; JOÃO 8,32; JOÃO 4,22-24; FILIPENSES 2,9-11; MALAQUIAS 3,16-18; ISAÍAS 42,8; 26,8; 4,12; EFÉSIOS 4,5; COLOSSENSES 1,28; ETC. NÃO FALARIAM A VERDADE? CLARO QUE FALAM A VERDADE!!! O QUE ACONTECEU FOI EXATAMENTE ISTO: ROMANOS 2,24; EZEQUIEL 16,27; 36,20-23; JOÃO 8,31-59; ETC. ENTÃO, NÃO MUDE A SALVAÇÃO PARA OUTREM! (ÊX 20,7)! POIS SE ASSIM O FIZERES ESTARÁ ACARRETANDO UMA SÉRIE DE FISSURAS INVISÍVEIS A OLHO NU MAS QUE RACHARAM POR COMPLETO O TRABALHO PERFEITO E ETERNO DO CRIADOR EM SEUS PLANOS: EFÉSIOS 1,13-14; 3,8-10; 6,12-20! PARA ISTO OBSERVE O ESTUDO ABAIXO":

    "PARA QUEM FALA DE BOCA CHEIA: O ETERNO NÃO SE PREOCUPA COM SEU NOME! PRECISO FALAR EM ETERNO PARA ESTAR CERTO E SER SALVO??? NÃO!!! MILHARES E MILHARES DE PESSOAS ESTARÃO LÁ QUANDO ELE CHEGAR E NÃO SE IMPORTARÁ COM QUE NOMES O DÃO.......!!!!! É, ENTÃO VC. PODE MUDAR A COR DOS SEUS CABELOS SEM TINGIR FAZÊ-LOS FICAR PRETOS NOVAMENTE SE FICAREM BRANCOS??? VOCÊ TEM ESSE DOM PARA ISSO??? O QUE DIZ O FILHO? QUE O ETERNO SABE E JÁ ESTÃO CONTADOS TODOS OS FIOS DE CABELO QUE TEM NA SUA CABEÇA!!!! ISSO É APENAS UM EXEMPLO! DE QUE NEM PARA ISSO NÓS SOMOS CAPAZES OU TEMOS O DOM DE FAZER! E TEMOS O DOM DE MUDAR SEU NOME E ELE NÃO SE IMPORTAR???? REFLITA MUITO EM ÊX 20,7! VAMOS AO ESTUDO":
    Escrito por anselmo.estevan às 20h11
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    NÃO A LAVAGEM CELEBRAL.....
    Yoh'él (Joel) [Há 'Shem (o NOME) YHVH é 'Ulhim] o Eterno Yahu!
    Joel 2,32: E há de ser que todo aquele que invocar o NOME de YHVH (Yahu) Yerrua (EU SOU Rúkha - Espírito) será salvo; porque no monte T'siyón (Sião) e em Yerushalaim (Jerusalém) - haverá livramento, assim como disse YHVH (Yahu) Yerrua e entre os SOBREVIVENTES AQUELES QUE O YHVH - (YAHU) YERRUA CHAMAR!

    Atos dos emissários Ma'asei Shaliacim
    Atos 2,21: E acontecerá que todo aquele que invocar o NOME do Há 'Shem (O NOME) Y'H'V'H (YAHU) SERÁ SALVO.

    Romanos 10,13: Porque todo aquele que invocar O NOME do Há 'Shem (O NOME) Y'H'V'H (Ya Hu) SERÁ SALVO!


    Você pode estar se perguntado: Saber o seu NOME?! Mas só isso trará a SALVAÇÃO? Não! Por que? Porque na "Palavra do Eterno Supremo" - tudo têm sua 'hora'. O "agora" - se deu a conhecer seu NOME - pois, está próximo o final dos tempos! E, também, porque, a Santidade de seu Nome será REIVINDICADA (Êx 20,7)!
    Pois o quê é importante para o ETERNO? "que: os VERDADEIROS ADORADORES, A QUEM ELE PROCURA É: QUE O ADOREM EM: 1º VERDADE E FAZENDO A SUA VONTADE...! SE NÃO DE NADA ADIANTARÁ SOLETRAR SEU NOME CORRETAMENTE! Então tudo o que for "falso" - não serve! 2º E ESPÍRITO!". ESPÍRITO (RÚKHA) NÃO É NADA QUE PROVENHA DAS MÃOS HUMANAS: At 4,12; Fp 2,9-11; Ef 4,5; 1Tm 2,1-8! (Mude essa sequência...!!! E, vc. estará mudando sua Graça!).
    E o que diz Ef 2,8? Que somos salvos pela sua "Graça" por meio da "Fé" - Hora, mas a mesma Palavra fala que: a "Fé" não vem de nós!!!! Que é dom do ETERNO YAHU!!!! Ok! E o quê acontece hoje em dia e no começo do mundo?! Basta a "pessoa" - ter "Fé" em qualquer coisa (ídolo), ou em qualquer nome de santo católico, umbandista, de qualquer religião.... e pronto! Seus pedidos, sua "fé" é atendida!!!!! É curado, é salvo...etc. Veja Is 44,6-20 reflita em Jr 2,1-37!!!! Por exemplo!
    Aonde quero chegar?????? Nisto.:

    - "NO LIVRE-ARBÍTRIO".

    Que nessa vida e nesse corpo - no estágio que estamos - ainda "podemos" fazer nossas escolhas...........................!!!!!!!!!!!!!

    "TODOS SOMOS - 'JOIO' - O CRESCIMENTO INTERIOR - EM CONHECIMENTO PARA O ENTENDIMENTO É QUE MOSTRARÁ QUEM DE 'JOIO' - VIROU O 'TRIGO'! Ok". O homem faz planos....!!!! Mas, quem dá a direção é o "ETERNO YAHU" - Então para quem é "joio" não lhe é mostrado a verdade por sua própria escolha. Reflita muito sobre a "TRIBULAÇÃO dos tempos futuros que hão de vir!". Ou, se vc. não acredita? Porque só agora está se levantando a "IMPORTÂNCIA DO SEU NOME?!" Pois, pela "Fé" - no hoje faz milagres!!!! E, sois Salvos! E, quando esses milagres cessarem!!!! (Jl 2,32; At 2,21; Rm 10,13) - têm um FUNDAMENTO....! OK! Reflita muito em: 1Ts 1,7-9.12; 2,6-7.8-12; 1Ts 2,3! A falta de fé! Por que? Porque como a mesma é determinada pelo ETERNO Supremo YAHU; por Ele, também, será cessado os milagres durante a tribulação futura!
    Para que se cumpra a PROFECIA DE: JOEL; ATOS; ROMANOS. (Ap 2,22; 7,14; 1Ts 1,6; 3,3; Mt 24,21.29; etc).
    Nesse caso, entramos na profecia de Daniel! As "Semanas" de um tempo... metade de um tempo.... indeterminado... ao que estamos vivendo hoje em dia! Ao qual haverá "Shalôm" Paz e no meio dessa falsa Paz - virá a tribulação....!!!! (Como dito nos Evangelhos pelo Filho Aos Apóstolos....!!!!!). E nada, nada parecerá ter Salvação...!!!! Só quem verdadeiramente invocar seu NOME Santo será Salvo! Por que? Porque seu NOME foi ADULTERADO de YHVH para YEHOVA - Adonay - vindo para a nossa língua como "Senhor" à corrupção de seu NOME! Ou você prefere a ADULTERAR SEU NOME SANTO? REFLITA EM Mt 6,9; Rm 2,24; Ez 36,20-23; etc.
    Pois, na hora do JULGAMENTO ETERNO, OS 'LIVROS' SERÃO ABERTOS - OS 66 QUE FORAM INTRODUZIDOS NA BÍBLIA! E O ETERNO YAHU LHE PERGUNTAR: "FILHO, VOCÊ TOMOU CONHECIMENTO DA BLASFÊMIA DO MEU SANTO NOME? VOCÊ PREFERIU SABER A VERDADE? OU TEVE PRAZER NA MENTIRA?". QUAL VAI SER SUA RESPOSTA? VOCÊ VAI SER O 'JOIO' QUE SÓ SERVE PARA SER QUEIMADO E JOGADO FORA! OU VAI SER O "TRIGO" PARA A VIDA ETERNA EM VIDA JUNTO AO ETERNO YAHU!
    Escrito por anselmo.estevan às 20h10
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    NÃO LAVAGEM CELEBRAL:
    [REFLITA: POIS O FIM NÃO VIRÁ ASSIM, ANTES VIRÁ A APOSTASIA E O QUE O DETÉM SERÁ RETIRADO....!!! (2 TESSALONICENSES 2,1-12)]!

    Quem não admiti o seu Nome? Por que não vai ver se é isso mesmo? Não vai perder nada! Há, sim, mas se descobrir que é a verdade!!!! Como vai fazer? Anos e mais anos de estudo, de Ministério, de congregação....; títulos.... e, ter que se arriscar a perder tudo? A ser chamado de herege? De louco? de perder o lugarzinho de pastor, bispo, ou outro cargo qualquer na Igreja.... agradando a homens....mas se contentando em blasfemar o Nome Santo e Sagrado que lhe trará a vida eterna!!!! Mas perder tudo neste mundo onde somos forasteiros.....!!!!! Há não! não mesmo! Não vou ser expulso da congregação, ser xingado, não.....e a parte financeira....????? Lhe agrada mais a agradar a "Homens" do que o próprio SALVADOR?! E seu orgulho de admitir que estava ERRADO!!!! É, só que essa vida além de ser passageira, também é só nela que temos o dom da "ESCOLHA" - E ESSA ESCOLHA VAI SER A NOSSA ETERNIDADE! Na outra NÃO! Não vamos poder mudar de ideia nem ver se é assim ou assado... Reflita nesse pequeno estudo!
    Faça sua escolha: Joio ou Trigo. Blasfemar seu Nome conscientemente e sentir prazer nisso! Ou trocar tudo em um pouco de estudo e esforço de sua parte.... e, procurar a VERDADE pois só ela o liberta...... e glorificar seu NOME em AMOR, verdadeiro por tudo que ele fez por nós: Hb 13,5-13; Ml 3,16-18. Reflita em: Ml 2,1-3; Jo 4,24; 8,32 - SÓ A VERDADE PODE LIBERTAR! A MENTIRA - 'APRISIONA' - Jo 8,33-59!!!!! 2Co 4,4!!!! E se todas essas passagens lhe forem "abertas" na sua frente na hora do "Julgamento" - e, lhe forem mostrados os textos sem a CORRUPÇÃO humana! E lhe for perguntado: "FILHO VOCÊ TEVE 'PRAZER' NISSO?!".

    NÃO LHE FOI MOSTRADA A VERDADE.....?

    QUAL VAI SER SUA RESPOSTA?

    EU SOU O JOIO - POIS TIVE PRAZER NISTO....!

    OU

    EU SOU O TRIGO! POIS BUSQUEI TODA A VERDADE, NÃO DE HOMENS MAS DO ALTO.....!!!!!!! SALMOS 150,6; ROMANOS 1,25; ROMANOS 3,4 - MAS, O TEXTO SEM CORRUPÇÃO OK. REFLITA EM JEREMIAS 2,1-37! SHALÔM ALECHEM.


    ESTUDO FEITO POR: ANSELMO ESTEVAN. COM GRIFOS DE MINHA PARTE! BÍBLIAS CONSULTADAS: JUDAICA COMPLETA. BÍBLIA HEBRAICA (TORAH) PESHITTA. COM DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS ÀS MESMAS!
    SEI O QUE DIGO POIS SÃO 14 ANOS DE ESTUDO DA PALAVRA. FIZ TEOLOGIA, E BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO - SÃO PAULO! E PELA FACULDADE TENHO AUTORIZAÇÃO DE PASTOR! E, ESSE É O MEU INTERESSE EM EVANGELIZAR! MAS EM VERDADE! PARA LIBERTAÇÃO DA NOSSA PÁTRIA QUE É CELESTE E NÃO NO PAPEL DE LÍNGUAS E COMPILAÇÕES HUMANAS QUE SOMOS FALHOS E COMETEMOS ERROS! MAS A PALAVRA DO ETERNO YAHU NÃO! ELA NÃO TEM ERROS NEM APRISIONA MAS SIM, LIBERTA! NÃO POR FORÇA....MAS PELO MEU RÚKHA (ESPÍRITO) DIZ YAHU! A PRETENSÃO DESTE ESTUDO NÃO É EM MUDAR A IDEIA OPINIÃO DE NINGUÉM MAS DE BUSCAR A VERDADE PELOS SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS EM SABEDORIA! SHALÔM! ROMANOS 8,15! ZACARIAS 4,6!

    ANSELMO ESTEVAN
    Escrito por anselmo.estevan às 20h09

    JARIVAL:
    se ouça da vossa boca" ( Êxodo 23:13).

    4 - "Não te inclinarás diante dos seus ELOHIM ( deuses ), nem os servirás, nem farás conforme as suas obras;
    antes, os destruirás totalmente e quebrarás de todo as suas estátuas" ( Êxodo 23:24 ).

    5 - "Não farás concerto algum com eles ou com os seus ELOHIM ( deuses )" ( Êxodo 23:32 ).

    6 - "Não farás para ti ELOHIM ( deuses ) de fundição" ( Êxodo 34:17 ).


    02 - ELOHIM SENDO USADO PARA YAHUH:

    1 - "No começo ELOHIM criou os céus e a terra" (Gênesis 1:1).

    2 - "E ELOHIM disse mais a Moshéh: Assim dirás aos filhos de Israel: YAHUH, o ELOHIM de vossos pais, o ELOHIM
    de Avraham, o ELOHIM de Yitzchak, e o ELOHIM de Yaakov, me enviou a vós; este é o meu nome
    eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração. ( Êxodo 3:15 )

    3 - "Agora sei que YAHUH é maior que todos os ELOHIM ( deuses ); porque na coisa em que se ensoberbeceram,
    os sobrepujou" ( Êxodo 18:11 ).

    4 - "Não tomarás o nome de YAHUH, teu ELOHIM, em vão, porque YAHUH não terá por inocente o que tomar o
    seu nome em vão" ( Deuteronômio 5:11 ).

    5 - YAHUH , teu ELOHIM, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás. ( Deuteronômio 6:13 ).

    6 - "Porque proclamarei o nome de YAHUH. Engrandecei o nosso ELOHIM. ( Deuteronômio 32:3 )

    7 - "Responderam-lhe: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome de YAHUH, teu
    ELOHIM; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito" (Yahushua / Josué 9:9 ).

    8 - "Então, invocai o nome de vosso elohim, e eu invocarei o nome de YAHUH; e há de ser que o elohim que
    responder por fogo esse é que é Elohim. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra". (1 Reis 18:24 )

    9 - "Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome de YAHÚH, nosso Elohim"
    ( Salmos 20:7 ).

    10 - "Mas tu, YAHUH ELOHIM, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a tua misericórdia"
    ( Salmos 109:21 ).
    "BEM-AVENTURADO É A NAÇÃO CUJO ELOHIM É YAHUH" ( Salmos 144:15 ).

    Concluíndo:

    Como foi mostrado acima, o termo ELOHIM serve para designar tanto o verdadeiro Elohim, como também os falsos Elohim. É importante saber que o termo "DEUS" não é tradução e nem transliteração do termo ELOHIM. O termo "DEUS" está substituindo indevidamente o termo Elohim nas traduções da Bíblia Hebraica.


    Autor: Jarival

    Recife, 28 de maio de 2011

    PARTE DOIS DO ESTUDO ACIMA:
    O TERMO ELOHIM

    A primeira ocorrência do termo Elohim no Velho Testamento está em Gênesis 1:1, onde aparece a frase "No princípio, Elohim criou os céus e a terra." Indica Elohim como criador, como autor da criação do mundo.

    O termo Elohim designa tanto Yahuh, como também os ídolos das nações. Elohim é um título e não nome próprio.

    01 - ELOHIM SENDO USADO PARA OS ÍDOLOS:

    1 - "Não terás outros ELOHIM ( deuses ) diante de mim"(Êxodo 20:3).

    2 - "O que sacrificar aos ELOHIM (deuses) e não só a YAHUH será morto"(Êxodo 22:20)

    3 - "E, em tudo que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros ELOHIM ( deuses ) nem vos lembreis, nem
    Escrito por anselmo.estevan às 22h15

    NO MEIO DESSE ESTUDO (‘EL) ESTÁ O QUE QUERO: AS VERSÕES BÍBLICAS E SUAS DIVERGÊNCIAS:
    11/02/2012
    ______________________________________
    ['EL]: 'ELOHÍM - DEUS - deuses - THÉOS - KYRIOS - SENHOR - TÍTULOS QUE NÃO SALVAM:
    TÍTULOS O QUE SIGNIFICAM? NÃO SÃO NOMES!
    Títulos de “DEUSES” (‘EL):




    - Comum = “deus”:



    410: (‘El) forma curta 352; força; com adjetivo forte; especialmente o Todo-Poderoso (mas usada também para qualquer divindade): - Deus (deus), bondoso, grande, ídolo, força, o poderoso, poder, forte. Compare com nomes com “el”.

    Substantivo masculino que significa Deus, deus, o poderoso, herói. Este é um dos termos mais antigos para Deus, deus ou divindade. Ocorre com mais freqüência nos livros de Gênesis, Jó, Salmos e Isaías, e não aparece em alguns livros. O significado básico da palavra poderoso pode ser visto em Jó 41,25 [27] e Mq 2,1. Esta palavra é usada ocasionalmente para outros deuses (Êx 34,14; Dt 3,24; Sl 44,20 [21]; Ml 2,11) porém é mais frequentemente usada para designar o único Deus verdadeiro (Sl 5,4 [5]; Is 40,18). {É, só que estão se esquecendo de Êx 20,7!!! Grifo meu. Que esse termo comum leva a mesma adoração de um único Deus – à “deuses”: (2Ts 2,11-12; 1Co 8,5-7; Dn 8,12; 2Co 2,4-10; 2Co 4,2-6)} grifo meu.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h53
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Ela expressa várias idéias de divindade de acordo com o seu contexto. As mais comuns podem ser observadas abreviadamente: O Deus Santo em contraste com os seres humanos (Os 11,9); o Supremo Deus El (Gn 14,18; lê,13; Ez 28,2); o SENHOR (Yahweh) como um TÍTULO de Israel, segundo a própria alegação do Senhor (Gn 33,20; Is 40,18); Deus ou deus, em geral (Êx 34,14; Dt 32,21; Mq 7,8); o Deus de Israel, o Senhor (Nm 23,8; Sl 118,27); Deus (Jó 5,8).

    Esta palavra é usada com vários adjetivos descritivos ou atributos: ‘El é Deus dos deuses (Sl 50,1); Deus de Betel (Gn 35,7); um Deus perdoador (Sl 99,8). Ele é o Santo Deus (Is 5,16). Especialmente significativas são as declarações de que ‘El está conosco, Emanuel (Is 7,14); e Ele é o Deus da nossa Salvação (Is 12,2); um Deus clemente (Ne 9,31); um Deus zeloso (Êx 20,5; 34,14). A intimidade deste Deus é expressa na mão de Deus (Jó 27,11).

    NA ESFERA HUMANA, A PALAVRA TAMBÉM DESIGNA HOMENS DE PODER OU DE ALTA POSIÇÃO (Ez 31,11); homens poderosos (Jó 41,25 [-27]); ou fortes guerreiros (Ez 32,21). A palavra é usada para designar coisas superiores e poderosas na natureza, tais como montanhas imensas ou elevadas (Sl 36,6. [7]), imponentes, cedros altos, ou estrelas (Sl 80,10.[11]; Is 14,13).

    Combinadas com outras palavras descritivas, aparece como ‘El Sa-day (7706), “Deus Todo-poderoso” (Gn 17,1; 28,3; Êx 6,3), ou ‘El ‘Elyôn (5945), “Deus Altíssimo” (Gn 14,18.19; Sl 78,35). Usada com mão (Yadh), em algumas situações, a palavra transmite a ideia de poder, força (Gn 31,29; Dt 28,32; Pv 3,27), ou capacidade.

    (7706): (Saday) de (7703); o Todo-Poderoso: - Todo-Poderoso. Substantivo masculino e nome para Deus, que significa Shaddai, Todo-Poderoso. A palavra aparece apenas quarenta e oito vezes na Bíblia Hebraica, e trinta e uma vezes no livro de Jó. Saday é um nome para o Senhor – uma vez que o povo de fé do Antigo Testamento se referia a Ele como El Shaddai, Deus Todo-Poderoso. O termo é encontrado nas passagens que narram as promessas que Deus fez, seja de fertilidade, seja de terra e abundância ao povo. Indica que o ETERNO, o Todo-Poderoso, pode cumprir todas as suas promessas (Gn 17,1; 28,3; 35,11). Agora veja grifo meu: “POR QUE TANTOS ‘APELIDOS’ – QUE SÃO: “NOMES” – PARA OUTRO TÍTULO: “DEUS” – QUE LEVA OUTRO APELIDO – “SENHOR” – QUE: COMO “NOME” – É BAAL!!”. SE ELE TEM NOME PRÓPRIO (QUE POR SUA VONTADE ASSIM O DETERMINOU – YHVH – ASSIM ELE QUER SER CHAMADO ‘EU SOU’)! SÓ POR VONTADE HUMANA – LHE ACRESCENTARAM TANTOS TÍTULOS E NOMES QUE LEVAM A “BELZEBU E NINGUÉM ENXERGA ISSO.....?????”. E, “(‘EL)” – REPRESENTA: “[DEUSES]” – ENTÃO FICA IGUALMENTE COMO O TERMO ERRÔNEO DE: “deuses” – TODO-PODEROSO!?. QUANDO O CERTO SERIA: “UL – SADDAY – ‘SUPREMO’ - TODO-PODEROSO”.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h52
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Voltando ao texto: O SENHOR apareceu a Abraão quando este tinha noventa e nove anos de idade, e se identificou como El Shaddai, Deus Todo-Poderoso (Gn 17,1).

    Como não temos a Escritura original – o “homem”, pode ter colocado esses termos....!? Grifo meu.

    Todos os três Patriarcas o conheciam por esse nome (Gn 28,1-3; 35,11); também José (Gn 48,3; cf. Êx 6,3). O profeta Ezequiel conhecia também a tradição de Shaddai (Ez 10,5). Balaão, Noemi, o salmista, Joel e Isaías empregaram o termo Shaddai, Todo-Poderoso (Nm 24,4; Rt 1,20; Sl 68,14.[15]; Is 13,6; Jl 1,15). Mas, especialmente Jó, que usa o vocábulo apropriadamente, como um não-israelita (Jó 5,17; 13,3; 24,1; 37,23), uma vez que se trata de um termo universal para Deus Saday é sempre encontrada em seções poéticas.

    O livro de Jó também usa o nome de SENHOR, YAHWEH, vinte e sete vezes, porém só encontramos cinco vezes nas seções em prosa [AQUI, TENHO QUE COLOCAR MEU GRIFO NOVAMENTE]: VEJA QUE: “YAH” – ESTÁ CORRETO POIS É O NOME CORRETO DE DEUS! O QUE FICA ERRADO É O FINAL (“WEH”) – POIS ESTA FORMA DERIVA A “SENHOR” – UMA CORRUPTELA GENTÍLICA PARA DENOMINAR O NOME DE DEUS QUE DO SEU POVO HEBREU DA ADULTERAÇÃO – VEIO ESSA FORMA CORROMPIDA QUE BLASFEMA SEU NOME!!!!!). O CORRETO DO FINAL SERIA: (“HU”) – QUE SIGNIFICA “ELE” – E MESMO PORQUE O “H” NO HEBRAICO É MUDO NÃO SE FALA OU SE LÊ!). E O (“W”) NÃO EXISTE NO ALFABETO HEBRAICO....PELO MENOS NÃO NO MODERNO..... SENDO TUDO ISTO DO TETRAGRAMA SAGRADO QUE NÃO PODE SER FALADO OU PRONUNCIADO E, É GRANDEMENTE TEMIDO.....COMO? VEJA A PRÓPRIA BÍBLIA: LV 24,10-16; DT 28,15-43; 58-59; ÊX 20,1-17) E A BLASFÊMIA É PRINCIPALMENTE PORQUE ESSE DEUS COM NOME PRÓPRIO NÃO PEDIU NADA DISSO POIS SÓ QUERIA QUE SEU NOME NÃO FOSSE FALADO EM VÃO: (ÊX 20,7), MAS NÃO ESCONDIDO: Hb 13,5-13; Ml 3,16-18; Jr 14,9; Zc 14,9 – Mas isto, sem a corrupção do texto bíblico ok. Pois quem endurece seu coração lhe é mandado a operação do erro...por isso é tão difícil falar do seu verdadeiro Nome para que os outros aceitem: 2Ts 2,7-12; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jr 2,1-37; 2Co 4,1-6; Rm 1,18-27; então faça a diferença: Rm 11,1-4; (1Rs 18; 19,18) – Rm 11,9-36. Pois esse Deus é único: Ef 4,5; At 26,14; Fp 2,9-11; At 17,23; Êx 3,2-7.15; 6,3; Jo 1,1-14; Ap 19,13; Mt 1,21; Lc 6,31; At 10,13; 1Tm 2,5-6; Jo 14,6; At 4,12! Mas o texto sem corrupção...!!! Ok.}. Voltando ao texto: (Jó 1 – 2; 42,7-17; veja concordância para referências especificas).

    GRIFO MEU: AQUI, FICA, BEM CLARA, A ADULTERAÇÃO: DE SENHOR NOME! MAS LHE DERAM ESSE SUBSTANTIVO POR NOME! POIS ONDE TEM O “DO” LEVA À OUTRO NOME! MAS YAHWEH – É “SENHOR”! PS. O TERMO “SENHOR” – SOMENTE FOI INTRODUZIDO NAS BÍBLIAS PORQUE DA TRADUÇÃO DE QUE NÃO ENTENDIAM (“YEHOVA”) UMA FORMA JÁ ADULTERADA PELO POVO HEBREU – FOI TRADUZIDA PARA “YAHWEH” ONDE A ADULTERAÇÃO FOI PARA O NOME QUE É DE UM TÍTULO “SENHOR” QUE NUNCA FOI SEU NOME OU SUA VONTADE MAS POR ERRO ENGANO MEDO FALSIDADE DE HOMENS QUE NEGAM QUE ERRARAM E FICOU ASSIM MESMO.....!!!!!!! VEJA QUE DA FORMA ERRÔNEA DO SEU POVO PARA AS OUTRAS LÍNGUAS ATÉ VEIO O NOME CORRETO SÓ O YAH! MAS A ADULTERAÇÃO FOI O FINAL WEH – QUE LEVARIA A SER TRADUZIDO “SENHOR”!!!!!! AÍ O ERRO GRAVE! GRIFO MEU. VOCÊ TEM DÚVIDAS???? ENTÃO LEIA MINHA INTRODUÇÃO A TRINDADE NO MEU BLOG!!!!!!!! POIS SENDO UMA TRINDADE TODOS DEVEM OBRIGATORIAMENTE TER O MESMO NOME QUE SALVA! E NÃO TEM: JESUS ESPÍRITO SANTO! E NÃO TEM SENHOR ESPÍRITO SANTO! E DEUS TEM NOME E SENHOR NÃO CARREGA SALVAÇÃO NO NOME! E NO TEXTO DE JOÃO 1,1-14 E APOCALIPSE 17, 13 NADA FALA DE SENHOR! MAS SIM DE VERBO! E FILIPENSES 2,9-11: COMO MOSTRA QUE O FILHO É O PAI E O PAI TAMBÉM É O FILHO – MAS O FILHO RECEBEU UM NOME ACIMA DE TODO NOME! QUAL? ENTÃO NÃO É FALADO PORQUE FALARIA O NOME DO PAI. REVELARIA SEU NOME E A SUJEIRADA TODA QUE INTRODUZIRAM NAS BÍBLIAS......!!!!! E NÃO TEMOS VÁRIOS DEUSES! MAS UM SÓ DEUS E UM SÓ NOME QUE SALVA! OU NÃO? VEJA ATOS 4,12! 1 TIMÓTEO 2,5-6; EFÉSIOS 4,5; ETC. OU A PALAVRA SE CONTRADIZ? DE FORMA ALGUMA!!!!! ENTÃO SE VC. ADORA SEU DEUS? PORQUE NÃO BRIGA PELA VERDADE?! PORQUE NÃO O DEFENDE OU PELO MENOS VÊ SE É ISSO MESMO!!!!! NÃO FAÇA COMO SEU POVO: JEREMIAS 2,1-37.... GRIFO MEU.

    (7703): (Sadhadh) raiz primitiva; (propriamente) ser robusto, i.e., (figurado) poderoso (passivo, inexpugnável); (por implicação) assolar: - MORTO, DESTRUIR, DESTRUIDOR, OPRIMIR, LADRÃO, SAQUE, SAQUEADOR, COMPLETAMENTE, ASSOLAR, DEVASTAR.

    GRIFO MEU “SOBRE O TEMA CITADO ACIMA”: Ta vendo aonde leva os “TÍTULOS de Deus!?????” Grifo meu Anselmo Estevan.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h52
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Voltando ao texto do livro: Verbo que significa Ser Robusto, Pilhar, Destruir, Oprimir, Assaltar, Saquear, Devastar. O sentido primário do verbo é devastar ou destruir. O vocábulo é usado para narrar a DESTRUIÇÃO DOS DESLEAIS, UMA AÇÃO TOMADA POR CAUSA DE SUA FALSIDADE (Pv 11,3). O verbo também é usado na profecia de Isaías contra Moabe para expor a ação que teria efeito sobre suas cidades (Is 15,1). As ações de um BANDIDO ou LADRÃO são retratadas pelo verbo, ações relacionadas pelo verbo, ações relacionadas com a casa de uma pessoa justa (Pv 24,15). O termo expressa o juízo de Deus sobre o Egito e a destruição de suas multidões (Ez 32,12). O verbo também é usado para descrever as ações de sujeitos como um leão, um lobo ou um leopardo no sentido figurado com resposta às rebeldias e apostasias de Jerusalém (Jr 5,6). Jeremias usou a palavra para descrever a destruição do tarbenáculo e a aridez, no tempo em que tudo seria tirado (Jr 10,20).

    (5945): (‘Elyôn) de (5927); Uma elevação, i.e., (Adjetivo) elevado (comparativo); COMO TÍTULO, O SUPREMO: - ALTÍSSIMO, MAS ALTO, EXALTAR, EXALTADA, DE CIMA, ALTA, SUPERIOR, MAIOR, MAIS ELEVADO.

    Substantivo masculino que significa altíssimo, o altíssimo. A palavra serve de epíteto para Deus e é usada trinta e uma vezes no Antigo Testamento. O mais célebre emprego desta palavra se dá em Gênesis 14,18-20: Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo (‘El ‘Elyôn). [aqui, sendo usado um termo que se refere a “deuses” – “(‘el)”. Quando o correto – seria “(‘Ul)” seria como o “Supremo Altíssimo do Deus”! Mas fica como: ‘El – deuses ALTÍSSIMO TODO-PODEROSO!!!!! O QUE DISCORDO EM GRAU, GÊNERO E NÚMERO]. GRIFO MEU. ANSELMO. Voltando ao texto, de modo que a palavra no contexto define o Deus a quem Melquisedeque servia. Mas nesta mesma passagem, Abraão igualou o Deus Altíssimo ao Senhor seu Deus, o Criador do céu e terra (Gn 14,20). Em Nm 24,16, este epíteto está em paralelo com o epíteto Deus e Shaddai; ele descreve o Deus que deu a Balaão seu conhecimento e suas visões. Este termo também vem em PARALELO COM OUTROS NOMES DE DEUS, tais como o SENHOR (Dt 32,8; 2Sm 22,14; Sl 18,13[14]); e Deus (Sl 46,4[5]; 50,14).

    Vamos ao meu grifo: “Outros nomes? E o seu NOME verdadeiro? Temível e Terrível, Santíssimo e Sagrado que por homens estudiosos da Palavra falam que não somos dignos de nossos lábios pronunciarem seu NOME! Como fica? Seu NOME????? Um nome que foi blasfemado (Lv 24,10-16; Dt 28,15-58.59; etc)”. Grifo meu Anselmo Estevan.

    (5927): (‘Alah) raiz primitiva; subir, intransitivo (ser alto) ou ativo (ascender); usado numa grande variedade de sentidos, primários e secundários, literais e figurados (como segue): - (fazer, ao) subir (da alva), romper [o dia], sair, cair, ter subido, passar, ser posto, ser registrado, escalar, sobrepujar, ser excelente, ser superior, trepar, curar, certamente, oferecer, ser tomado, pesar, rebento, brotar, crescer, retirar (-se), ir crescendo, importar, remontar, levantar, cobrir, acender, lançar, deitar [pó] sobre, reduzir, fazer tributário, preferir, suscitar, restaurar, RUMINAR.

    Verbo que significa subir, ascender, retirar, levantar, oferecer. Esta palavra hebraica traz consigo a conotação de um movimento ascendente. É usada, de modo geral, para indicar uma ascensão a um lugar mais elevado (Nm 13,17); uma partida em direção ao norte (Gn 45,25); o vôo de uma ave (Is 40,31); o brotar das plantas (Is 34,13); a preferência de uma coisa por outra (Sl 137.6); e a oferta de um sacrifício (Jz 6,28; 2Rs 3,20). Teologicamente significativo é o fato de que este verbo é usado para o comparecimento de uma pessoa diante de Deus. A pessoa precisa subir para comparecer diante do SENHOR (Êx 34,24; veja também Gn 35,1).
    Escrito por anselmo.estevan às 18h51
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL

    (428): (‘Elleh) forma prolongada de “(411)”; estes ou aqueles: - um outro, o outro, um tipo, assim, alguns, estes, eles, estes mesmos, ele, aqueles, assim, os quais, QUEM, A QUEM.

    (411): (‘EL) PARTÍCULA DEMONSTRATIVA [MAS SOMENTE NUM SENTIDO PLURAL] ESTES OU AQUELES – ESTES.

    COMPARE COM (428). {VIRAM???!!!! ESSE NÃO É MEU GRIFO! É O QUE EXATAMENTE A PALAVRA “EL” – SIGNIFICA – PLURAL – OU SEJA: “DEUS” NO PLURAL – “DEUSES” – QUEM? ESTES? AQUELES? VIRAM????? POR ISSO MESMO LEVANTO SEU NOME ÚNICO At 4,12; 1Tm 2,5-6! OU ESTOU ERRADO? E DEVO CONTINUAR COM “SENHOR”! DE FORMA ALGUMA!!!!!! ANSELMO ESTEVAN – AGORA SIM TEM MEU GRIFO....MAS COM PASSAGENS DA BÍBLIA QUE FALAM A MEU FAVOR.....E A PALAVRA DE YAOHU DEUS COM NOME NÃO SE CONTRADIZ......ÉÉÉÉÉ!!!!!}. GRIFO MEU.

    (352): (‘Ayil) da mesma raiz que (193); provavelmente força; donde alguma coisa forte, particularmente um chefe (em termos políticos); também um carneiro (por sua força); uma pilastra (por ser forte apoio); um carvalho ou outra árvore resistente: - (HOMEM) PODEROSO, verga de porta ou janela, carvalho, pilar, carneiro, árvore.

    [193] (‘UL) de UMA RAIZ DESUSADA QUE SIGNIFICA TORCER, I.E., (POR IMPLICAÇÃO) SER FORTE; O CORPO (POR SER TODO ENROLADO); TAMBÉM PODEROSO: - FORTE, PODEROSO, FORÇA.

    Agora, vamos ao meu Grifo: Ta vendo como são as coisas? O único termo de UM TÍTULO NOBRE QUE DENOTA UM ÚNICO “DEUS” COM NOME PRÓPRIO! QUE NÃO LEVA “SENHOR” – OU “DEUSES” – “DIVINDADES”; ETC. NÃO É USADA....!!!!!! Vamos a alguns termos títulos nobres de YHVH Yahu:
    Escrito por anselmo.estevan às 18h51
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    - ODMORUL (GOVERNANTE).

    - ‘UL SHUAODAI (SUPREMO – TODO-PODEROSO).

    - ‘UL ULION (SUPREMO ALTÍSIMO).

    - ‘UL OLMAN (SUPREMO ETERNO).

    - ‘UL CABOR (SUPREMO VALENTE).

    - [YAOHU] ULHIM (SUPREMO COMPOSTO).

    - [YHVH] TZAVULIÃO (YHVH DOS EXÉRCITOS)!

    Por isso mesmo que esse “Deus” – foi esquecido.....!!!!! E o que corrobora com a situação toda – são somente: “Títulos” e mais títulos – que além de não serem nobres obtiveram tão alto grau de padrão – a fazer-se esconder SEU NOME ÚNICO E PRÓPRIO DE UM ÚNICO DEUS VIVO, E PARA PIORAR POR VONTADE HUMANA E NÃO DELE PRÓPRIO; QUE É UM DEUS DE AMOR, DE PODER E DE LUZ INACESSÍVEL A QUALQUER HOMEM MORTAL, – MAS COM PODER DE MUDAR A SUA GLÓRIA EM IMAGENS E NOMES DE ÍDOLOS MORTAIS QUE NADA VALEM E DE NENHUMA SERVENTIA TEM, ISSO FIZERAM COM O “DEUS” QUE ADORAM.....Rm 1,18-21; 2,24; 11,1-4.....!!!!!! Veja também: (Gn 3,3.6-7.22; 1Co 8,5-7; 2Co 4,1-6). Pois a nós “MORTAIS” cabe, a nós mesmos, em nossas consciências VOLTARMOS NOVAMENTE EM ARREPENDIMENTO E O “CONHECIMENTO” – COM “ENTENDIMENTO [Os 4,6] – A ADORA-LO EM VERDADE E ESPÍRITO NO SEU NOME CORRETO PRÓPRIO E ABSOLUTO ACIMA DE QUALQUER COISA SOMENTE {JOÃO 8,32; JOÃO 4,22-24 – POIS SÓ UM NÃO FOI LIBERTO PELA VERDADE POIS ESCOLHEU A MENTIRA: JOÃO 8,44 [Jo 8,31-58]; POR ISSO CITO JOÃO 4,23; ROMANOS 8,15!” GRIFO MEU – ANSELMO ESTEVAN}.



    BEM, AGORA VAMOS: A, MAIS UM ESTUDO TIRADO DO DICIONÁRIO BÍBLICO: HEBRAICO-PORTUGUES. EDITORA: PAULUS. AUTOR: LUIZ ALONSO SCHÖKEL. {OBS. O Texto acima é retirado da Bíblia de Estudo “PALAVRAS-CHAVE – HEBRAICO – GREGO DA EDITORA CPAD”}. Anselmo.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h50
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL

    dEUSES (OUTROS deuses):



    Êx 20,3; Dt 6,4; Js 23,16; Jz 2,10; 1Sm 8,8; Jr 1,16; Os 3,1; Gn 35,2.4; Dt 31,16; Js 24,20.23; 1Sm 7,3; Jr 5,19 – (deuses estrangeiros). [Todos os deuses]: Êx 18,1; Sf 2,11; Sl 69,4; 97,7; 135,5.

    (Deuses das Nações): 2Rs 18,33; 19,18 = Is 36,18; 37,12.

    (Imagem dos deuses): Dt 7,25; 12,3; Is 21,9.

    (Deus dos deuses): Sl 136,2

    (Rodeado de deuses): 86,8.

    (Com numerosos): Jr 2,28; 11,13.

    (Com distributivo: cada deus, seu povo): 1Rs 18,33 – Is 36,18; (cada povo com seu deus): Jr 1,5; Mq 4,5.

    Sinais mentais (contexto literário ou histórico): Êx 22,19; dos cananeus dos egípcios etc.34,15; Nm 33,4; 2Rs 18,43s – Is 36,19s; 2Cr 32,15.



    PLURAL: Plural gramatical



    (‘Elôha). Pode significar:

    1. Deuses, no plural, divindades.

    2. A natureza ou não, divindade.

    3. Deus, no singular, numa palavra, ou o Deus Supremo, o único. Muitas vezes é difícil distinguir a categoria. Para faze-lo podem ajudar: Sinais lingüísticos, sinais mentais. Alguns exemplos de ambigüidade não resolvida e resolvida.

    Não resolvida: Is 8,19. Não consultam um povo a seu deus/a seus deuses? Os 12,4, lutou com Deus/com deuses.

    Resolvida: Jl 2,27. Eu sou vosso Deus [Um Entre VÁRIOS?, o vosso e não alheio, e não há outro (portanto ÚNICO); Dt 32,37 onde está seu deus/seus deuses? Jr 2,11 de Deus/de deus; etc].
    Escrito por anselmo.estevan às 18h49
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    TEXTO MASORÉTICO: (normalmente abreviado como “TM”, é uma expressão criada e utilizada pelo mundo acadêmico. Tal denominação refere-se a um grupo de manuscritos hebraicos da Bíblia, datados desde os primeiros séculos da Idade Média, sendo que todos apresentam notáveis semelhanças entre si).



    SEPTUAGINTA E TEXTO MASORÉTICO:

    Entre as duas formas da Bíblia, em hebraico e em grego, há divergências textuais quando analisadas. Várias passagens do texto hebraico teriam sido modificadas na LXX, algumas interpretadas ou reduzidas, e isso por causa de diversos fatores. A LXX não teria sido produzida para ser uma versão, rigorosamente, precisa para ser usada pelos judeus de Alexandria ou mesmo pelos de outras comunidades da diáspora judaica. Os tradutores não conheciam com precisão os significados dos vocábulos e das expressões hebraicas e algumas traduções são apenas conjecturas. Diferenças entre a LXX e o TM são inúmeras e para ter-se uma breve noção da complexidade do processo de traduções do hebraico para o grego, são dados a seguir alguns exemplos baseados no aparato crítico da BHS.

    Em Êxodo 19,3a, a LXX possui uma adição: TM: E Moisés subiu a Deus (....).

    LXX: E Moisés subiu a montanha de Deus (...).



    Em Êxodo 24,10a , a LXX apresenta adições:

    TM: E viram o Deus de Israel (.....).

    LXX: E viram o lugar onde tinha se colocado ali o Deus de Israel (...).



    Em Deuteronômio 6,4, há várias palavras adicionadas na LXX:

    TM: Ouça Israel, YHVH é nosso Deus, YHVH é um.

    Etc.

    LXX: E estas são as prescrições e os juízos, numerosos como ordenou o Senhor aos filhos de Israel no deserto na saída deles da terra do Egito. Ouça, Israel: O Senhor é nosso Deus, o Senhor é único.



    Em Deuteronômio 31,1, a LXX apresenta outra formula textual:

    TM: E foi Moisés e falou estas palavras a todo Israel.



    LXX: E concluiu Moisés falando todas estas palavras para todos os filhos de Israel.



    Em Josué 4,24a, a LXX interpreta a palavra (Heb. Yad, mão) como sendo poder.

    TM: (....) a mão de YHVH (....).

    LXX: (....) o poder do Senhor (....).



    Além dos exemplos mencionados, há divergências textuais entre a LXX e TM em outras passagens, como Amós 1,6.14 e 4,3. Existem diversas divergências de redação entre a LXX e o TM nos livros de Gênesis (divergências nos dados cronológicos nas genealogias), Êxodo (divergências no relato sobre a construção do tabernáculo nos capítulos de 35 a 45), números (diferença de seqüências, adições e diminuições de versículos), Deuteronômio (o trecho de 6,4 é mais longo, além de diferente....) E, quando falo que o nome do ETERNO é adulterado e blasfemado... estou errado e dizem que fico me preocupando com essas coisas??? Que deveria estar evangelizando (...) ao invés de perder meu tempo com isso, e etc. Só que não posso guiar “outros” – se fico “cego” para as verdades de um único ETERNO com nome próprio que é blasfemado!

    Seria um cego guiando outro cego – todos cairiam no buraco...... Grifo meu.

    Material tirado: Manual da Bíblia Hebraica (introdução ao texto Masorético) – Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Edson de Faria Francisco 3ª Edição Revista e Ampliada. Pág. 439 – 441.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h49
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    “VEJA, AGORA: QUE ATÉ O TERMO ‘DEUS’ É ERRÔNEO FALAR”:





    OLA CAROS LEITORES! VAMOS AGORA, A UM ESTUDO DE ALTA QUALIDADE PARA EVANGELIZAR...! VAMOS AO ESTUDO DA “BÍBLIA – ‘PESHITTA’ (OU MELHOR DA: BÍBLIA HEBRAICA PESHITTA) – EDIÇÃO 2011 ISBN 383.265 LIVRO – CONTENDO A: TORAH E A B’RIT HADASHA!”:



    VAMOS AO ESTUDO DO NOME DO PAI ETERNO: YHVH



    YHVH

    Expressão como Ye’chua, lê-se Yerrua Eu sou Espírito [Rúkha] – grifo meu. Não se deve Ler como Ye’shua Lido da direita para esquerda: - [a forma hebraica] – grifo meu. (E a transliteração): YHVH – Y (iud) ou [Iôd] – grifo meu. H(r{ê}] V (vav) H(r{ê}]. Obs. {estou usando o “V” e na Bíblia Peshitta traz o “W” no Tetragrama – grifo meu}.

    O Nome do Eterno nas Escrituras Hebraicas, o Tetragrama, lê-se (Há’ Shem(i) o “Há” como o fonema da palavra “Razão” e o “Shem” do verbo chegar e uma menção tão leve da vogal “I” a ponto do fonema dela confundir-se com a vogal “E” Há Shem(i) [Rachem(i)], que traduzido para o português quer dIzer “O NOME” é atribuída ao “Eterno” dAquele que no universo ilimitado do puro hebraísmo é o Absoluto, Criador e de Eternidade a Eternidade a Causa Causadora, O Ser Eternissímo, Bem como o Único Princípio Eternizante, nosso Pai Celestial, o Eterno.

    Entre Judeus e Hebraistas é comum mencionar e registrar “Há’-Shem” diante da ocorrência do Tetragrama, ainda que muitos prefiram menciona-lo como Eterno e outros títulos de grandeza. Nisto, elogiamos e concordamos com nossos conterrâneos mestres, estudantes e apreciadores. Entretanto, Ha’ Shem é mencionado há mais de cinco mil anos.

    Já no que diz respeito ao uso do Nome: Javé, Jeová ou outros iniciados com a consoante “J” advertimos que são deturpações abusivas dos sons originais. Cabe-nos recordar aos interessados que “Je” e “Já” não eram fonemas no hebraico original, inclusive em todos os nomes citados na bíblia ou outras fontes “Javé”, pelas respectivas razões literárias, fonéticas e morfo-lingüística é estranho ao mundo hebraico.

    Adjetivos usados nos respectivos idiomas como, por exemplo: Senhor; Eterno; Absoluto, é permitido usar, desde que não se choquem com a cultura hebraica, e não se torne uma substituição definitiva para o Tetragrama!
    Escrito por anselmo.estevan às 18h48
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Em relação ao termo “Deus”, convidamos ao estudante das Escrituras a exercer o Máximo da sua atenção espiritual, e mesmo a orar para ampliar a pureza de suas motivações e intenções. Eis o que é digno de tão séria meditação e dedicação:

    “Deus” do Grego “Zeus” cujas declinações:

    (Do Grego) – Ó Zeu.

    (Do Grego) – “Zeus” o mesmo que “Iupiter” Para os Romanos.

    (Do Grego) – Dios.

    (Do Grego) – Dií.

    (Do Grego) – Dia.

    Da palavra “Zeus” surgiu Théos em grego, que em latim é o mesmo que Júpiter. A Palavra “Teologia” surgiu desta raiz pagã, que significa o “Estudo de Deus”, ou seja, “Estudo de Zeus”.

    A partir destas declinações anteriores descritas surgiram palavras latinas como “Deus” dentre muitas outras da mesma natureza. É obvio que houve uma evolução da língua grega, e alguém o denominado foneticamente por esse nome a partir do egípcio antigo “Zeuth”. Vemos claramente que as formas do sincretismo são muito antigas.Querer justificar que “Zeus” ou “Deus” é o mesmo que Pai dos Céus, e que por isso, não é errado usar esta palavra, é o mesmo que dizer, que na índia, usar o termo Bíblia Sagrada “Shiva” Salvação dos céus está correto; ou referente a “Buda” considerar a utilização desse termo na “Bíblia” como “Deus” ou ser Poderoso; bem assim, Confúcio em outro Pais, e assim sucessivamente. Todos esses termos têm origem Pagã representando os deuses ligados à adoração ao “SOL”.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h48
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL

    No Dicionário: “Deuses e Heróis da Antiguidade Clássica”, de Tassilo Orpheu Spadilg (Cultrix Mec) do Ministério da Educação e Cultura, primeira Edição de 1974 pág., 169 a 171 podemos observar que: “Júpiter ou Zeus (genitivo aíos), em grego, que corresponde ao Sânscrito Diaus pitar e ao Latim Juppter (Ju ou Iu – ppiter)”. Diaus significa céu ou luz do céu, (Igual ao Sol) que, por sua vez já indica o caráter desta antiga divindade indo-européia. Para os gregos e romanos, Júpiter era filho de Saturno e Réia.

    O Nome indo-europeu deus ou Deus, que se encontra em Sânscrito, Lituano, antigo prussiano, velho Islandês, Galês, Latim e Grego, significa brilhante, inseparável do vocabulário dia, Zeus (em grego), Dies em Latim.

    Isso Transcreve claramente o que diz Isaías 14,12 a 14 “COMO CAÍSTE DOS CÉUS, TU, O RESPLANDECENTE, FILHO DA ALVA! COMO FOSTES CORTADO POR TERRA TU QUE DEBILITAVA AS NAÇÕES! E TU DIZIAS NO TEU CORAÇÃO: EU SUBIREI AOS CÉUS, ACIMA DAS ESTRELAS DE ELORRIM E EXALTAREI O MEU TRONO. E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO”.

    Como vemos a estrela da manhã “Brilhante” ou “Dia” se refere a Zeus ou Deus. O culto de Iúpiter ou Zeus graças ao helenismo, estendeu-se à vários povos e a várias línguas.

    O Helenismo do primeiro século combatia arduamente a maneira Helênica, pois se afastava completamente da “Torah”!.... Os Helênicos nunca deixaram de adorar a “Zeus” ou a “Deus” enquanto os que amam as Escrituras Hebraicas reconhecem somente Há ‘Shem. Por esse motivo, não usamos e não recomendamos esse termo fonético grego “Zeus” ou “Deus”.

    Por conseguinte, O “Hebraico” é o idioma primordial de toda esfera da vida. Neste idioma está codificada toda a “Criação” do Eterno. Seu nome está inserido no nome de Yeshua, onde Ele se manifesta como Yeh; Eu Sou, Shua, SALVAÇÃO. “Ehie Asher Ehie” ou O GRANDE “EU SOU”; AQUELE QUE CAUSA QUE VENHA A SER. Quanto à pronúncia, foi amplamente conhecida, enquanto existiu o Templo de Yeruchalayim. Sendo a tradição passada de pai para filho e de mestre para discípulo, com respeito e reverência aos nomes sagrados. Por este motivo recomenda-se a expressão Há ‘Shem (O NOME) como melhor forma de preservar a Santidade de Seu Eterno “Nome”.







    APRENDENDO COM MEU “BLOG!”. INFELIZMENTE, POR NÃO ME SENTIR A VONTADE DENTRO DE UMA COMUNIDADE DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS. QUE SÃO: “APROXIMADAMENTE – 16000 PESSOAS.....!!!! (ONDE, DEVERIA SER AO CONTRÁRIO......!!!), ESSE ESTUDO VEM MOSTRAR O QUE DEVEMOS, FAZER, QUANDO ESTAMOS SOBRE FOGO SERRADO DE IRMÃOS QUE SE DIZEM IRMÃOS MAS, QUANDO NÃO ACEITAM OPINIÕES CONTRÁRIAS QUE ACHAM DESMASCARAR A SUA ‘VERDADE’ OU SE JULGAM AMEAÇADOS COMO ‘OVELHAS DO REBANHO......’ ETC – VIRAM: LOBOS FEROZES E DEVORADORES! QUE PENA”. ESSE ESTUDO É PARA TAL: (Diferenças de opiniões [saudáveis, sim!], mas, ataques gratuitos por falta de “entendimento....” NÃO):
    Escrito por anselmo.estevan às 18h47
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    VEJA QUE: COMO SÃO ESTUDOS ANTIGOS. EU TIVE O TEMPO PARA DESCOBRIR QUE NÃO TEMOS DITONGO (AO) NO HEBRAICO. ENTÃO, ONDE TIVER ESSE DITONGO NOS NOMES DO: PAI E FILHO – FAVOR DESCONSIDERAR! LEIA-SE SOMENTE YAH A LETRA ‘A’ SOMENTE! OBRIGADO:
    'EL
    1 Timóteo 1,4: Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de ‘Elo(rr)hím(i), que consiste na Emunah; assim o faço agora.



    1Timóteo 1,6: Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.



    1 Timóteo 4,9-10: Sabendo isto, que a Torah não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas, para os homicidas.

    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.



    1 Timóteo 4,7: Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.



    1 Timóteo 6,4.5.20.21: É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.

    Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da êmeth (verdade) cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

    Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência. A qual, professando-a alguns, se desviaram da Emunah. A Hessed seja contigo. Amém.



    2 Timóteo 2,14.16.23.24-26: Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada a aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

    E rejeitas as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.

    E ao servo do senhor não convém contender, (prefiro: “e aos coerdeiros de ‘Yah-YHVH’ – Maschiyah”) grifo meu, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, SOFREDOR; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura ‘Elo(rr)hím(i) lhes dará arrependimento para conhecerem a êmeth, (verdade),

    E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do Acusador, em que à vontade dele estão presos.



    1 Timóteo 4,8-10: Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

    Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; porque para isso trabalhamos e lutamos, pois superamos no ‘Elo(rr)hím(i) vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente do fiel.



    1 Timóteo 5,21: Conjuro-te diante de ‘Elo(rr)hím(i), e do Senhor Ye’SHUA Ha’ Maschiyah e dos melarríms eleitos (anjos eleitos), que sem prevenção guardes estas
    Escrito por anselmo.estevan às 18h47
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    coisas, nada fazendo por parcialidade.



    Tito 3,9.10-11: Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates com mestres acerca da Torah; porque são coisas inúteis e vãs.

    Ao Homem Herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.

    Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.



    Tito 1,14: Não dando ouvidos às fábulas de alguns Yahudim (povo de ‘Elo(rr)hím(i) – Yah-YHVH – Ha’ Shem = Yaohu) grifo meu, nem aos mandamentos de Homens que de desviam da êmeth!



    Tito 1,15-16: Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

    Confessam que conhecem a ‘Elo(rr)hím(i), mas negam-no com obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.



    Romanos 16,17-20: E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissenssões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

    Porque os tais não servem a nosso Senhor Ye’SHUA Ha’ Maschiyah, mas ao seu ventre, e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

    Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.

    E o ‘Elo(rr)hím(i) da Shalôm esmagará em breve Ha’ Satan debaixo dos vossos pés. A Hessed de nosso Adonay Ye’ SHUA Ha’ Maschiyah seja convosco. Amém!



    Isaías 29,13: Porque o YHVH YERRUA (EU SOU ESPÍRITO) disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu
    Escrito por anselmo.estevan às 18h47
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.



    Mateus 18,20: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em MEU NOME, aí estou Eu no meio deles! [É EXATAMENTE AQUI QUE QUASE TODOS DA COMUNIDADE UBE NÃO ACEITAM QUE A SALVADOR TENHA OUTRO NOME, A NÃO SER O QUE LÊEM NA BÍBLIA...!! COMO PODE ESSA PASSAGEM SE TORNAR VERDADE SE NÃO ACEITAM NEM ESTUDAR O ASSUNTO.... O REPELEM DE IMEDIATO E NÃO É DE PENSAMENTO NÃO! MAS, SIM, COM BRIGAS, INSULTOS, DESMERECIMENTOS, ETC. ISSO NÃO É QUESTÃO DE OPINIÃO, MAS SIM DE PURA DISCÓRDIA.....LEVANDO AS PASSAGENS CITADAS ACIMA.....]. GRIFO MEU.



    Romanos 14,17-19: PORQUE O REINO DE ‘ELO(rr)HÍM(i) NÃO É COMIDA NEM BEBIDA, MAS JUSTIÇA, E SHALÔM, E ALEGRIA NO RÚKHA hol – RODSHUA.

    PORQUE QUEM NISTO SERVE O MASCHIYAH AGRADÁVEL É A ‘ELO(rr)HÍM(i) E ACEITO AOS HOMENS.

    SIGAMOS, POIS, AS COISAS QUE SERVEM PARA A SHALÔM E PARA A EDIFICAÇÃO DE UNS PARA COM OS OUTROS.





    Essa é a minha vontade: de que um dia ao menos todos estudem e reconheçam o seu Nome Pessoal, sem medo da verdade.......!!! Anselmo Estevan. {REFLITA, MUITO EM: “DANIEL 8,12!”}.



    Material tirado da: “Bíblia Hebraica Peshita (Torah)” – Com grifos meus. Com formação de Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel em Suzano!



    Diga: “Não a: discórdia, violência por falta de entendimento ao ‘conhecimento – ou a falta dele’!”.


    Escrito por anselmo.estevan às 18h46
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL


    Anselmo Estevan.









    Filipenses 2,9: Pelo que também ‘Elo(rr)hím(i) o exaltou soberanamente e lhe DEU um NOME que é sobre todo o nome.



    (VAMOS AO ESTUDO DE: “NOME”):



    BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRAS-CHAVE HEBRAICO-GREGO:



    (3686): DO GREGO: [ONOMA] de um suposto derivado da base de (1097) – {episynagoge} de [1996] um ajuntamento completo, particularmente uma congregação cristã. (Compare com [3685] – (oninemi) – forma prolongada de um verbo aparentemente primário [onomai – caluniar]); um “nome” {literal ou figurado} (autoridade, caráter): - chamado.



    Substantivo que significa nome; o nome próprio de uma pessoa, ou a maneira como a chamamos:

    (I) Em particular e de modo geral (Mt 1,21.23.25; 10,2; Mc 3,16.17; 6,14; Lc 1,61.63; 10,20; At 13,8; 1Co 1,13.15; Fp 4,3; Ap 13,1; 17,3; 21,14). Como metonímia , “NOME”, às vezes, REPRESENTA A PESSOA OU AS PESSOAS QUE TÊM ESSE NOME (Lc 6,22; At 1,15; Ap 3,4; 11,13).

    (II) Usada para indicar autoridade, por exemplo, vir ou fazer algo em nome de alguém, com o significado de usar o seu nome; como seu mensageiro, enviado,
    Escrito por anselmo.estevan às 18h45
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    representante: pela sua autoridade, com a sua sanção (Mt 10,41.42; 18,5; 21,9; 23,39; Mc 9,39; 16,17; Lc 9,49; ; 10,17; 24,47; Jo 5,43; 10,25; 14,13.14.26; At 3,6; 4,7.17.18; 5,28.40; 9,27; 1Co 5,4; 2Ts 3,6; Tg 5,14); SOBRE IMPOSTORES ({Mt 7,22: MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA: ADONAY, ADONAY, NÃO PROFETIZAMOS NÓS EM TEU NOME? E EM TEU NOME NÃO EXPULSAMOS DEMÔNIOS? E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITAS MARAVILHAS? [Mt 7,23: E ENTÃO LHES DIREI ABERTAMENTE: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A VIOLAÇÃO DA TORAH! “BÍBLIA HEBRAICA PESHITA – TORAH”]}; Mc 9,38 [SUPOSTAMENTE]; 13,6; Lc 21,8).

    (III) Usado para indicar caráter, dignidade, referindo-se a um apelativo honroso, um título (Ef 1,21; Fp 2,9: {POR ISSO, TAMBÉM ‘ELO(rr)HÍM(i) O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; (Fp 2,10-11): PARA QUE AO NOME DE YA ‘SHUA – GRIFO MEU, SE DOBRE TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E TODA A LÍNGUA CONFESSE QUE (YA ‘SHUA – “YAOHUSHUA”) GRIFO MEU, HA’ MASCHIYAH É O ADONAY, PARA DEVOD DE ‘ELO(rr)HÍM(i) AVINU. [BÍBLIA HEBRAICA PESHITA]}: VEJA At 4,12; Hb 1,4; Ap 19,16: (Atos 4,12: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo que devamos ser salvos). (Hebreus 1,4: Feito tanto mais excelente do que os melarríms, quanto herdou mais excelente nome do que eles). (Apocalipse 19,16: E no seu manto e na sua coxa tem escrito este NOME: Rei dos reis e Senhor dos Senhores!). UM MESMO NOME, EM OPOSIÇÃO À REALIDADE (Ap 3,1). “E ao melarrim da congregação que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete ruarhs de ‘Elo(rr)hím(i), e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estas morto. (Da Bíblia Hebraica Peshita).

    (IV) Usada enfaticamente o nome de ‘Elo(rr)hím(i), do Senhor, de Maschiyah, como metonímia, como a expressão total do próprio ‘Elo(rr)hím(i), o próprio Maschiyah, em toda a sua existência, em seus atributos, relacionamentos, manifestações (Mt 6,9; 18,20; 28,19):

    (A) Com respeito a ‘Elo(rr)hím(i), onde o seu NOME é descrito como santificado, revelado, invocado, honrado (Mt 6,9; Lc 1,49; 11,2; Jo 12,28; 17,6.11.12; At 2,21; 9,14,21; 15,14.17; Rm 9,17; 10,13; 15,9; 1Co1,2; Hb 2,12; 6,10; 13,15; Ap 11,18); batizar no NOME do Ha ‘Shem Yah – YHVH – grifo meu (Mt 28,19; At 2,38; 8,16; 10,48; 19,5); como antítese, batizar em nome de Paulo (1Co 1,13.15); BLASFEMAR O NOME DO YHVH (Rm 2,24; 1Tm 6,1).

    (B) com referência a Maschiyah, como o Messias, onde o seu NOME é descrito como honrado, reverenciado, digno de crédito, invocado (Mt 12,21; 18,20; Jo 1,12; Ap 2,13; 3,8); onde se diz que serão recebidos benefícios no NOME do Maschiyah, ou por intermédio dele (Jo 20,31; At 4,10.30; 10,43; 1Co 6,11; 1Jo 2,12); onde alguma coisa é feita no seu NOME, significando ser feito por Ele, ou nele, pela fé nele (Ef 5,20; Cl 3,17; 3Jo 7). Onde males e sofrimentos são suportados em NOME do Maschiyah (Mt 10,22; 19,29; Mc 13,13; Lc 21,12; Jo 15,21; At 5,41; 9,16; 21,13; 1Pe 4,14; Ap 2,3). Onde uma pessoa se opõe e blasfema o NOME DO MASCHIYAH (At 26,9; Tg 2,7). Atos 26,9: Bem tinha eu imaginado que contra o Nome de [Ya’SHUA] grifo meu, Natziri deveria eu praticar muitos atos.

    Tiago 2,7: Porventura não blasfemam eles o bom NOME que sobre vós foi invocado?

    (C) Com respeito do Rúkha hol – RODSHUA, para batizar no SEU NOME (Mt 25,19).


    Escrito por anselmo.estevan às 18h44
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Deriv.: euonymos (2176), de bom nome; onomadzo (3687), nomear; pseudonymos (5581), TER UM FALSO NOME! VAMOS RAPIDAMENTE A ESSES ESTUDOS: {5571/5574/5581}:



    5571: (PSEUDES) de [5574]; FALSO, DESLEAL, i.e., ERRÔNEO, ENGANOSO; ÍMPIO – FALSO, MENTIROSO!



    5574: (PSEUDOMAI) VOZ MÉDIA DE UM VERBO APARENTEMENTE PRIMÁRIO, PROFERIR UMA INVERDADE OU TENTAR ENGANAR COM FALSIDADES: - FALSIDADE, MENTIRA.



    5581: (PSEUDONYMOS) DE [5571] E {3686}; NOMEADO FALSAMENTE: - FALSAMENTE ASSIM CHAMADO!



    {3686}: VOLTARIA AO ESTUDO ACIMA! OK. ENTÃO SE VOCÊ SE DIZ UM CRENTE DE VERDADE E AMA REALMENTE O FILHO DO ETERNO – “YEHOVAH” MAS SEM “J” OK. PARA NÃO BLASFEMAR SEU NOME SANTO COM “BAAL” – REFLITA SÓ UM POUQUINHO DO SEU TEMPO NESSE ESTUDO DO: “NOME” HA ‘SHEM – YAH-YHVH!!!! HONRE PELO MENOS COM INTELIGÊNCIA A QUEM DEU A SUA VIDA POR TODOS NÓS..............!!!!!!!!!! ISSO, DEVEMOS A ELE!

    ANSELMO ESTEVAN.



    BÍBLIA DE ESTUDO: PALAVRAS-CHAVE – HEBRAICO/GREGO. E A BÍBLIA HEBRAICA PESHITA. FORAM USADAS NESSE ESTUDO! COM GRIFOS MEUS. ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE PASTOR E BACHAREL EM TEOLOGIA – FORMADO PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO. COM TODO AMOR DO FUNDO DA MINHA NEFESH PARA LEVANTAR A VERDADE DO SEU NOME EM AMOR SOMENTE! ANSELMO ESTEVAN. SHALÔM A TODOS!!!!



    P.S. “O NOME ‘Dele’ não dever ser proferido em outras línguas! Por que? Porque é um NOME sobre todo nome........ E, se trocarmos o seu NOME.....acarretará aos estudos acima de falsidade, mentira, invocando alguém a quem não vais nos conhecer na outra vida......!!!!!! Mateus 7,22! Mas por que? Porque somente quem o ama em verdade e espírito (rûah) obedece a suas Palavras e faz a VONTADE DO PAI QUE ESTÁ NO CÉU SOMENTE!!!!!!! Ou estou errado em falar assim???? Decida-se enquanto ainda há tempo....................!”.
    "QUEM, EU DISSE QUEM ESTÁ LIVRE DO: PAGANISMO!!!!!!!!!!!!!!!!" VEJA:
    CERTOS NOMES NUNCA DEVERIAM SER MUDADOS:
    Escrito por anselmo.estevan às 18h43
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    VAMOS A OUTRO ESTUDO UM POUCO LONGO. (SEI QUE NÃO SOU BEM VINDO NA COMUNIDADE UBE. MAS O QUE ME IMPORTA MESMO É LEVANTAR A VERDADE!): VAMOS A UM ESTUDO QUE PODE SER CONSTRANGEDOR MAS NÃO POSSO DEIXA-LO DE FAZER O MESMO – “DEUS” – VEJA NO QUE DEU AO SE MUDAR O NOME DE UMA LÍNGUA PARA OUTRA:



    Vamos ao estudo da palavra “Deus” na língua original:



    (João 20,28): E Tomah respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e {‘Elo(rr)hím(i)} meu! [Estudo tirado da: Bíblia Hebraica Peshita].



    Vamos ao estudo da palavra “Deus” na linguagem de hoje (corrompida...):



    (João 20,28): Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e {Deus} meu! [Estudo tirado: da Bíblia de Estudo – Palavras-chave Hebraico-grego].



    O que vamos estudar é a palavra (Deus) que, na Antiga Aliança da “Torah” não se pronunciava!!!! Era pronunciado assim: ‘Elo(rr)hím(i)! Ok.

    Só que com a Nova Aliança, a mudança de língua essa palavra [‘Elo(rr)hím(i)] – passou para o termo [Deus}. Vamos estudar esse termo:



    (2316): [THÉOS] – do grego. De origem incerta; uma divindade, especialmente (com 3588) a suprema Divindade; (figurado) um magistrado; pelo hebraico muito – excelente, Deus, deus, devoto, para Deus.

    (I) Deus de tudo, Jeová (Mt 1,23; 6,24; Lc 2,14.52; Jo 3,2; 4,24; Rm 16,26; 1Co 4,1). Também “o Senhor Deus” (Mt 4,10; 22,37; Mc 12,29.30; Lc 1,16.32; 1Pe 3,15; Ap 4,8). Em construção:

    (A) Sobre pessoas: o Deus de alguém, i.e., o seu protetor, benfeitor, o objeto de sua adoração (Mt 22,32; Mc 12,26; Lc 1,68; At 5,30); sobre coisas, i.e., Deus como o autor e doador, a fonte (Rm 15,5; Fp 4,9; Hb 13,20; 1Pe 5,10).

    (B) A respeito do que surge, é enviado, é dado, indicado por Deus (Mt 3,16; Lc 11,49; At 23,4; 2Tm 3,17).

    (II) A respeito de Cristo, o logos, que é declarado como sendo Deus (Jo 1,1; 20,28; Rm 9,5; Fp 2,6; 1Tm 3,16; Hb 1,8; 1Jo 5,20).

    (III) Do hebraico, a respeito dos líderes de Israel como representantes de Deus na teocracia dos judeus (Jo 10,34.35, citação de Sl 82,1.6).

    (IV) No sentido grego: um deus, uma divindade (At 7,43; 12,22; 14,11; 19,26; 1Co 8,4.5; Gl 4,8). Assim, Satanás é chamado de “o deus deste século”, o seu líder etc. (2Co 4,4).

    Deriv.: atheos (112), sem Deus, thea (2299), deusa; theios (2304), divino; theiotes (2305), divindade, com referência ao poder de Deus, mas não ao seu caráter e natureza essenciais; theodidaktos (2312), ensinado por Deus; theomachos (2314), alguém que luta contra Deus; theopneustos (2315), inspirado por Deus; theosebes (2318), reverente a Deus; theostyges (2319), alguém que odeia a Deus; theotes (2320), divindade, com referência à essência e natureza de Deus; philotheos (5377), amigos de Deus, aquele que ama a Deus ou gosta de Deus.

    Sin.: Kyrios (2962), Deus, Senhor, mestre, amo, supremo em autoridade; pantokrator (3841), Onipotente, Todo-poderoso.



    Bem, agora vamos aos desmembramentos desse estudo:



    [3588]: Ó (ho) incluindo o feminino (he) e a forma neutra tó (to) em todas as suas inflexões; o artigo definido; o, a (às vezes inserido, às vezes omitido, no idioma Inglês): - o, a, este, esta, isto, aquele, aquela, aquilo, um, uma, ele, ela etc.



    [112]: (atheos) de 1 (como prefixo negativo) e (2316); sem Deus: - sem Deus.

    Adjetivo derivado do privativo a (1), sem, e Théos (2316), Deus. Ateu, ímpio. Em o Novo Testamento, alheio do conhecimento e adoração do verdadeiro Deus. Ocorrência única em Efésios 2,12.



    [2299]: (thea) feminino de (2316); uma divindade do sexo feminino – deusa.



    [2304]: (theios) de (2316); semelhante a deus (neutro como substantivo, divindade): - divino, divindade.

    Adjetivo de Théos (2316). Deus, Divino, o que é exclusivamente de Deus e procede dele (2Pe 1,3.4); a natureza divina, divindade (At 17,29).



    [2305]: (theiotes) de (2304); divindade (abstrato): - divindade.


    Escrito por anselmo.estevan às 18h43
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL

    Substantivo de Theios (2304), divino. Divindade, natureza divina. Usada apenas em Romanos 1,20.



    [2312]: (theodidaktos) de (2316) e {1321} – {A SER ESTUDADO APARTE.....!}; instruído divinamente: - ensinado por Deus. (theologos), (2316 e {3004})[a ser estudado aparte!].um “teólogo”: divino. OBS.: COMO ESSE ESTUDO DO Nº 3004 FICA MUITO EXTENSO. VOU FAZER ESSE ESTUDO SEPARADO DESSE. POIS LEVA À,VÁRIAS INTERPRETAÇÕES. E FOGE UM POUCO DO QUE QUERO PASSAR!

    OBS.: “VAMOS AO ESTUDO DO Nº {1321} MAS, SEM DESMEMBRÁ-LO (POR SER MUITO GRANDE TAMBÉM E POR FUGIR AO INTUITO DO ESTUDO DA PALAVRA: ‘DEUS’)”: {1321}: (didasko) uma forma expandida (causativa) de um verbo primário (dão, aprender); ensinar (na mesma aplicação abrangente); - ensinar.

    De dão (s.f.), conhecer ou ensinar. Ensinar, instruir : (......).



    [2314]: (theomachos) de (2316) e {3164}; um oponente à divindade: - lutar contra Deus. {3164}: {machomai} forma média de um verbo aparentemente primário; guerrear, i.e., (figurado) brigar, disputar: - lutar, combate.



    [2315]: (theopneustos) de (2316) é uma palavra supostamente derivada de {4154},{que leva a outro estudo muito extenso que vamos ver só uma parte pois sai fora do contexto do estudo!}; soprado divinamente – fornecido por inspiração de Deus.

    Adjetivo de théos (2316), Deus, e pneo {4154}, respirar ou soprar. Literalmente, “soprado por Deus”. Dado por Deus, inspirado divinamente. Aparece apenas em 2 Timóteo 3,16.



    [2318]: ANTES DE CONTINUARMOS COM ESSE ESTUDO VAMOS A UM BREVE COMENTÁRIO DO DEUS GREGO THÉOS:
    Escrito por anselmo.estevan às 18h42
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Mitologia grega



    Os mitos gregos e sua influência na cultura ocidental



    Da Página 3 Pedagogia & Comunicação



    Poseidon ou Netuno, o deus dos mares



    Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma idéia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.



    Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências tem origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.



    Herança grega



    Se conseguirmos compreender a importância da herança grega para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela - não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos, por exemplo, que dominaram a Grécia política e militarmente. No entanto, culturalmente, adaptaram-se aos modelos gregos.



    Mas podemos ir mais além. Se o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., representa o fim da influência greco-romana nos padrões culturais do mundo ocidental, que passou a ser modelado pelo cristianismo, por outro lado, a cultura e a mitologia greco-romana são retomadas ao fim da Idade Média no período que ficou conhecido como Renascimento, bem como no século 18, quando se desenvolve um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo.



    Religião e arte



    Por outro lado, é importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo de caráter religioso. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao retratar uma deusa greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.



    Na verdade, mesmo em termos de Antigüidade, é muito difícil fazer uma separação entre mitologia e arte. A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato com a mitologia grega: além de uma grande quantidade de templos (arquitetura), de esculturas, baixo-relevos e pinturas, a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia. Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a "Ilíada" e a "Odisséia", que datam provavelmente do século 9 a.C., e a de Hesíodo, "Teogonia", escrita possivelmente no século seguinte.



    Homero e Hesíodo



    Essas três obras podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da
    Escrito por anselmo.estevan às 18h41
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    mitologia grega. A "Teogonia" narra a origem dos deuses (Theos, em grego, significa deus). Já a "Ilíada" e a "Odisséia" tratam de aventuras de heróis, respectivamente Aquiles e Odisseu, embora a participação dos deuses em ambas as narrativas sejam fundamentais. No entanto, além delas existem ainda muitas outras obras antigas que têm como personagens entidades mitológicas - sejam deuses, semi-deuses ou heróis.



    Entre elas, merecem destaque as tragédias (obras teatrais) de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, pois através delas conseguimos perceber com maior facilidade o significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana. Por meio delas, talvez se evidencie mais o significado que os mitos têm em termos psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a analisar o significado dos mitos.



    Vamos deixar de lado, porém, o significado ou os significados dos mitos. Tudo o que se disse até agora teve como exclusiva função apresentar o contexto que envolve os mitos apenas para podermos apresentar a você, leitor, os próprios mitos, ou melhor, pelo menos alguns deles.



    A luta pelo poder



    É interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o universo criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses estavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.



    Réia, sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos, como se vê no quadro que segue:
    Escrito por anselmo.estevan às 18h41
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Os doze deuses olímpicos



    Nome grego Nome latino Características



    Zeus Júpiter Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo.



    Poseidon Netuno Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo.



    Hera Juno Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido.



    Hades Plutão Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis.



    Palas Atena Minerva Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria.



    Apolo Febo Filho de Zeus e Leto, era identificado com o Sol e considerado o deus da música e da cura - artes que ensinou aos homens



    Ártemis Diana Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade.



    Afrodite Vênus Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples mortais.



    Hermes Mercúrio Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões.



    Ares Marte Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero, "a maldição dos mortais".



    Hefesto Vulcano Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as armas de deuses e heróis.



    Héstia Vesta Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h40
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    VOLTANDO AO ESTUDO ACIMA: [2318]: (theosebes) de (2316) e [4576]; reverente a Deus, i.e., piedoso: - adorador de Deus.

    Adjetivo de théos (2316), Deus, e sebomai {4576}, reverenciar. Piedoso, devoto, traduzida como “temente a Deus” (Jo 9,31).

    Deriv.: theosebeia (2317), santidade, semelhança a Deus.

    Sin.: eulabes: {2126}, aquele que recebe bem alguma coisa, devoto, mas de uma maneira mais passiva do que eusebes {2152}, pio, piedoso, reverente, devoto, mostrando a própria reverência, em uma atitude de adoração, philotheos {5377}, amigo de Deus. Também theophilos (2321), um amigo de Deus, palavra usada apenas como o nome do próprio Teófilo.



    Bem, como podem ver o termo (Théos) é muito grande e está em tudo o que se pode pensar. E, infelizmente esse termo vem de um deus grego pagão!!! E está em tudo mas tudo mesmo.... Vivemos numa comunidade pagã....... Sendo assim, vamos somente a um breve comentário dos “números acima que indubitavelmente, levam a mais números de outras colocações.......!!! Vamos estudar brevemente os números”: 4576; 2126; 2152; 5377.:

    - 4576: (sebomai) voz média de um verbo aparentemente primário, reverenciar, i.e., adorar – devoto, religioso, adorar.

    Adorar, reverenciar. Em o Novo Testamento usada apenas na voz média (Mt 15,9; Mc 7,7; At 16,14; 18,13; 19,27). O particípio, usado como substantivo, um adorador do Deus verdadeiro. (.....). Olha para onde este estudo leva a mais números: asebes 765: ateu; eusebes 2152: piedoso; 2318; 4586; 2125; 3000; 4352 – Sendo infinitamente o estudo.....!!!!



    2126: (eulabes): de 2095 e 2983; considerar bem, (cuidadosamente), i.e., circunspecto (religiosamente, piedoso): - devoto.

    Adjetivo de eu (2095), bom, bem, correto, corretamente, e lambano (2983)...... Nas páginas do Novo Testamento: somente usada a Deus.... Lc 2,25; At 2,5; 8,2. Leva a outros números: 2124; 2125!



    2152: (eusebes): de 2095 e 4576; reverente i.e., piedoso...... Isso nos leva a ideia dos “Papas” padres. Que significa “Papa pio? Significa: Pai piedoso” E, o próprio Filho fala na Palavra para não chamares ninguém de “Pai” pois só existe um...... E, esse termo é pagão........adorando um deus grego ou até mesmo com “D” maiúsculo pois o termo deus ou DEUS OU Deus – é pagão!!!!!! Grifo meu. E esse estudo leva a mais números: 2095; 4576. E, que leva a passagens da própria Bíblia: 2Pe 2,9; At 10,2.7; 22,12! Ok. São atos piedosos. Bons......mas o termo em si vem de um termo pagão.... Como fugir DELE?????????????!!!!!!! Grifo meu.



    2125: (eulabeomai) forma média de 2126; ser circunspecto, i.e., (conseqüentemente) ser apreensivo, religiosamente, reverenciar...... de 2126......da Bíblia: At 23,10; Hb 11,7.



    3000: (latreuo) de (latris, um serviçal contratado); servir (a Deus), i.e., prestar homenagem religiosa – servir, fazer o serviço adorar, adorador. Cita várias passagens da Bíblia: Rm 1,25; Hb 8,5; 9,9....; Ap 7,15.... E, leva a vários números: 2999; 2151; 4352; 4573; 4576; 1247; 3008!



    4352: (proskyneo) de 4314 e um provável derivado (2965) (com o significado de beijar, COMO UM CÃO LAMBENDO A MÃO DE SEU DONO); ADULAR OU AGACHAR-SE, I.E., (LITERALMENTE OU FIGURADO) PROSTRAR-SE EM HOMENAGEM (APRESENTAR REVERÊNCIA À, ADORAR): - ADORAR. ESSA REFERÊNCIA ME LEMBRA MUITO: “1 REIS 19,18”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRIFO MEU. [Melahim Alef 19,18: Também deixei ficar em Ysrael sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou!]. Grifo meu. (1Rs 19,18).



    PUXA VIDA. SE VOLTARMOS AO ESTUDO ORIGINAL, OU MELHOR, A SEQÜÊNCIA DO ESTUDO ACIMA: AINDA FALTA VER OS NÚMEROS: 2319; 2320; 5377; 2962; 3841 – SENDO ASSIM, VAMOS A UM BREVE ESTUDO DESSAS SEQÜÊNCIAS, QUE ACHO QUE JÁ DEU PARA O LEITOR ENTENDER A MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO. VAMOS LÁ.:



    - (2319): [theostyges] de (2316) e a base de {4767}; odioso a Deus, i.e., ímpio – aquele que odeia a Deus.

    Adjetivo de théos (2316), Deus, e stygeo (s.f., veja apostygeo [655]), odiar, abominar. Em o Novo Testamento: alguém que odeia a Deus, ímpio. A palavra aparece apenas em Romanos 1,30.

    - (2320): (theotes) de (2316); divindade (abstrato): - divindade.

    Substantivo de Théos (2316), Deus, Divindade, a natureza e as perfeições divinas. Somente em Colossenses 2,9.


    Escrito por anselmo.estevan às 18h39
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL



    - (5377): (philotheos) de {5384} e (2316); pessoa que ama a Deus, i.e., piedoso – pessoa que ama a Deus.



    - (2962): AGORA SIM, ENTREI ONDE QUERIA MAS O TEXTO É LONGO... PUXA VIDA VOU VER SE CONSIGO FAZER TUDO AGORA OU DOU UM TEMPO.....BEM VAMOS LÁ:



    (KYRIOS) (KYROS, SUPREMACIA); SUPREMO EM AUTORIDADE, I.E., (COMO SUBSTANTIVO) CONTROLADOR. (CONSEQÜENTEMENTE) SENHOR (COMO TÍTULO DE RESPEITO): - DEUS, SENHOR, AMO. SUBSTANTIVO DE KYRIOS (S.F.), FORÇA, PODER. SENHOR, AMO, DONO.



    (I) DE MODO GERAL:

    (A) COMO O POSSUIDOR PROPRIETÁRIO, AMO, POR EXEMPLO, DE PROPRIEDADE (Mt 20,8; 21,40; Gl 4,1); AMO OU CHEFE DE UMA CASA (Mt 15,27; Mc 13,35); SOBRE PESSOAS, SERVOS, ESCRAVOS (Mt 10,24; 24,45.46.48.50; At 16,16.19; Rm 14,4; Ef 6,5.9; Gl 3,22; 4,1). COM RESPEITO A UM MARIDO (1Pe 3,6). SENHOR, AMO DE ALGUMA COISA, COM ABSOLUTA AUTORIDADE SOBRE ELA, POR EXEMPLO, SENHOR DA PLANTAÇÃO (Mt 9,38; Lc 10,2); SENHOR DO SÁBADO (Mt 12,8; Mc 2,28).

    (B) SOBRE UM SENHOR SUPREMO, SOBERANO, POR EXEMPLO, O IMPERADOR ROMANO (At 25,26); OS DEUSES PAGÃOS (1Co 8,5).!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    (C) COMO TÍTULO HONROSO DE TRATAMENTO, ESPECIALMENTE COM RELAÇÃO A SUPERIORES, EQUIVALENTE A SENHOR, COMO UM SERVO SE DIRIGE AO SEU AMO (Mt 13,27; Lc 13,8); UM FILHO A SEU PAI (Mt 21,30); UM ESTUDANTE OU SEGUIDOR A UM PROFESSOR, MESTRE (Mt 8,25; Lc 9,54). VEJA TAMBÉM Mt 7,21.22; Lc 6,46. COM RESPEITO A UMA PESSOA DE DIGNIDADE E AUTORIDADE (Mc 7,28; Jo 4,11.15.19.49); A UM PROCURADOR ROMANO (Mt 27,63). USADO QUANDO SE TRATA ALGUÉM COM RESPEITO (Jo 12,21; 20.15; At 16,30).

    (II) USADA A RESPEITO DE DEUS E CRISTO.

    (A) SOBRE DEUS, COMO O SENHOR E SOBERANO SUPREMO DO UNIVERSO, NORMALMENTE NA “LXX”, CORRESPONDENDO À PALAVRA HEBRAICA YEHOWAH (3068,
    Escrito por anselmo.estevan às 18h39
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    ANTIGO TESTAMENTO), JEOVÁ, SENHOR. COM O ARTIGO, HO KYRIOS (Mt 1,22; 5,33; Mc 5,19; Lc 1,6.28; At 7,33; Hb 8,2; Tg 4,15). SEM O ARTIGO, KYRIOS (Mt 27,10; Mc 13,20; Lc 1,58; At 7,49; Rm 4,8; Hb 7,21; 1Pe 1,25). COM AUXILIARES, POR EXEMPLO, KYRIOS HO THÉOS ([2316], DEUS), O SENHOR DEUS (Mt 4,7.10; 22,37; Lc 1,16; KYRIOS SABAOTH) {Vejam de onde vem os termos de “títulos” que os irmãos tanto usam e adoram..........!!!!!!! Simplesmente estão adorando a deuses no paganismo........!!!!!!!!}.Grifo meu. ([4519], exércitos), SENHOR DOS EXÉRCITOS; UM TÍTULO MILITAR DE DEUS (Rm 9,29; Tg 5,4); KYRIOS. PANTOKRATOR (3841), SENHOR TODO-PODEROSO, UM GOVERNADOR DE TUDO (2Co 6,18); KYRIOS HO PANTOKRATOR , SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO (Ap 4,8; 11,17); KYRIOS TON KYRIEUONTON (2961), SENHOR DOS SENHORES, UMA REFERÊNCIA AOS QUE ESTÃO NO GOVERNO (1Tm 6,15): SENHOR DO CÉU E DA TERRA (Mt 11,25; Lc 10,21; At 17,24).

    (B) SOBRE O SENHOR JESUS CRISTO (1) COM REFERÊNCIA À SUA MORADA NA TERRA, COMO MESTRE E PROFESSOR, EQUIVALENTE A RHABBI (4461), RABINO, E EPISTATES (1988), MESTRE, SUPERINTENDENTE (Mt 17,4 [Cf. Mc 9,5; Lc 9,33]. VEJA TAMBÉM Jo 13,13.14). PRINCIPALMENTE NOS EVANGELHOS, ANTES DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (Mt 21,3; 28,6; Lc 7,13; 10,1; Jo 4,1; 20,2.13; At 9,5; 1Co 9,5). COM AUXILIARES, POR EXEMPLO, HO KYRIOS KAI HO DIDASKALOS ([1320], PROFESSOR), MESTRE E SENHOR (Jo 13,13.14): HÁ KYRIOS IÊSOUS (2424), O SENHOR JESUS (Lc 24,3; At 1,21; 4,33; 1Co 11,23). (2) COMO O SENHOR SUPREMO DA DISPENSAÇÃO DO EVANGELHO, “SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM” (Rm 10,12; Ap 17,14); COMO SIMPLESMENTE “SENHOR”, OU “O SENHOR” (Mt 22,44; Mc 16,20; At 8,25; 19,10; 2Co 3,16.17; Ef 5,10; Gl 3,23; 4,1; 2Ts 3,1.5; 2Tm 4,8; Hb 7,14; Tg 5,7; 2Pe 3,10; Ap 11,8). COMO AUXILIARES, POR EXEMPLO, “JESUS, NOSSO SENHOR” (Rm 4,24; 10,9; 1Co 5,5; Fp 2,19; Hb 13,20); “O SENHOR JESUS CRISTO” OU JESUS CRISTO, “O SENHOR” (At 16,31; Rm 1,3.7; 13,14; 16,18; 1Co 1,2.9.10; Gl 6,18; Ef 3,11; Fp 1,2; 1Tm 1,2); CHRISTÓS KYRIOS, COMO O SIGNIFICADO DE O MESSIAS (Lc 2,11).

    Deriv.: KYRIA (2959), SENHORA; KYRIAKOS (2960), DO SENHOR; KYRIEUO (2961), SER SENHOR ; KYRIOTES (2963)

    Sin.: ARCHEGOS (747), LÍDER; ARCHON (756), GOVERNANTE; DESPOTES (1203), MESTRE, AMO; ETHNARCHES (1481), LÍDER DE UMA NAÇÃO; HEGEMON (2232), GOVERNANTE; KOSMOKRATOR (2888), GOVERNANTE DO MUNDO; PANTOKRATOR (3841), TODO-PODEROSO.



    Bem, como os caros leitores viram, o estudo fica muito extenso e, não vamos ver todos os artigos.......vamos ao último artigo da seqüência lógica do estudo.....e, também porque acho que já deu para ver que os títulos usados na Bíblia vem de um único termo pagão.....ou melhor, quase tudo vem desse termo......!!!! retornando ao estudo:


    Escrito por anselmo.estevan às 18h38
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    (3841): (pantokrator) de (3956) e (2904); aquele que governa tudo i.e., Deus (como soberano absoluto e universal): - Todo-Poderoso.



    Como deu pra ver o estudo ainda se prolongaria......mas já deu pra ver o quanto o termo pagão abrange quase tudo........ Claro acho que muitos discordam da minha opinião.....então vejam o que a Bíblia Peshita Hebraica fala sobre esse assunto:







    OLA CAROS LEITORES! VAMOS AGORA, A UM ESTUDO DE ALTA QUALIDADE PARA EVANGELIZAR...! VAMOS AO ESTUDO DA “BÍBLIA – ‘PESHITTA’ (OU MELHOR DA: BÍBLIA HEBRAICA PESHITTA) – EDIÇÃO 2011 ISBN 383.265 LIVRO – CONTENDO A: TORAH E A B’RIT HADASHA!”:



    VAMOS AO ESTUDO DO NOME DO PAI ETERNO: YHVH



    YHVH

    Expressão como Ye’chua, lê-se Yerrua Eu sou Espírito [Rúkha] – grifo meu. Não se deve Ler como Ye’shua Lido da direita para esquerda: - [a forma hebraica] – grifo meu. (E a transliteração): YHVH – Y (iud) ou [Iôd] – grifo meu. H(r{ê}) V (vav) H(r{ê}). Obs. {estou usando o “V” e na Bíblia Peshitta traz o “W” no Tetragrama – grifo meu}.

    O Nome do Eterno nas Escrituras Hebraicas, o Tetragrama, lê-se (Há’ Shem(i) o “Há” como o fonema da palavra “Razão” e o “Shem” do verbo chegar e uma menção tão leve da vogal “I” a ponto do fonema dela confundir-se com a vogal “E” Há Shem(i) [Rachem(i)], que traduzido para o português quer dIzer “O NOME” é atribuída ao “Eterno” dAquele que no universo ilimitado do puro hebraísmo é o Absoluto, Criador e de Eternidade a Eternidade a Causa Causadora, O Ser Eternissímo, Bem como o Único Princípio Eternizante, nosso Pai Celestial, o Eterno.


    Escrito por anselmo.estevan às 18h38
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    Entre Judeus e Hebraistas é comum mencionar e registrar “Há’-Shem” diante da ocorrência do Tetragrama, ainda que muitos prefiram menciona-lo como Eterno e outros títulos de grandeza. Nisto, elogiamos e concordamos com nossos conterrâneos mestres, estudantes e apreciadores. Entretanto, Ha’ Shem é mencionado há mais de cinco mil anos.

    Já no que diz respeito ao uso do Nome: Javé, Jeová ou outros iniciados com a consoante “J” advertimos que são deturpações abusivas dos sons originais. Cabe-nos recordar aos interessados que “Je” e “Já” não eram fonemas no hebraico original, inclusive em todos os nomes citados na bíblia ou outras fontes “Javé”, pelas respectivas razões literárias, fonéticas e morfo-lingüística é estranho ao mundo hebraico.

    Adjetivos usados nos respectivos idiomas como, por exemplo: Senhor; Eterno; Absoluto, é permitido usar, desde que não se choquem com a cultura hebraica, e não se torne uma substituição definitiva para o Tetragrama!

    Em relação ao termo “Deus”, convidamos ao estudante das Escrituras a exercer o Máximo da sua atenção espiritual, e mesmo a orar para ampliar a pureza de suas motivações e intenções. Eis o que é digno de tão séria meditação e dedicação:

    “Deus” do Grego “Zeus” cujas declinações:

    (Do Grego) – Ó Zeu.

    (Do Grego) – “Zeus” o mesmo que “Iupiter” Para os Romanos.

    (Do Grego) – Dios.

    (Do Grego) – Dií.

    (Do Grego) – Dia.

    Da palavra “Zeus” surgiu Théos em grego, que em latim é o mesmo que Júpiter. A Palavra “Teologia” surgiu desta raiz pagã, que significa o “Estudo de Deus”, ou seja, “Estudo de Zeus”.

    A partir destas declinações anteriores descritas surgiram palavras latinas como “Deus” dentre muitas outras da mesma natureza. É obvio que houve uma evolução da língua grega, e alguém o denominado foneticamente por esse nome a partir do egípcio antigo “Zeuth”. Vemos claramente que as formas do sincretismo são muito antigas.Querer justificar que “Zeus” ou “Deus” é o mesmo que Pai dos Céus, e que por isso, não é errado usar esta palavra, é o mesmo que dizer, que na índia, usar o termo Bíblia Sagrada “Shiva” Salvação dos céus está correto; ou referente a “Buda” considerar a utilização desse termo na “Bíblia” como “Deus” ou ser Poderoso; bem assim, Confúcio em outro Pais, e assim sucessivamente. Todos esses termos têm origem Pagã representando os deuses ligados à adoração ao “SOL”.

    No Dicionário: “Deuses e Heróis da Antiguidade Clássica”, de Tassilo Orpheu Spadilg (Cultrix Mec) do Ministério da Educação e Cultura, primeira Edição de 1974 pág., 169 a 171 podemos observar que: “Júpiter ou Zeus (genitivo aíos), em grego, que corresponde ao Sânscrito Diaus pitar e ao Latim Juppter (Ju ou Iu – ppiter)”. Diaus significa céu ou luz do céu, (Igual ao Sol) que, por sua vez já indica o caráter desta antiga divindade indo-européia. Para os gregos e romanos, Júpiter era filho de Saturno e Réia.

    O Nome indo-europeu deus ou Deus, que se encontra em Sânscrito, Lituano, antigo prussiano, velho Islandês, Galês, Latim e Grego, significa brilhante, inseparável do vocabulário dia, Zeus (em grego), Dies em Latim.

    Isso Transcreve claramente o que diz Isaías 14,12 a 14 “COMO CAÍSTE DOS CÉUS, TU, O RESPLANDECENTE, FILHO DA ALVA! COMO FOSTES CORTADO POR TERRA TU QUE DEBILITAVA AS NAÇÕES! E TU DIZIAS NO TEU CORAÇÃO: EU SUBIREI AOS CÉUS, ACIMA DAS ESTRELAS DE ELORRIM E EXALTAREI O MEU TRONO. E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO”.

    Como vemos a estrela da manhã “Brilhante” ou “Dia” se refere a Zeus ou Deus. O culto de Iúpiter ou Zeus graças ao helenismo, estendeu-se à vários povos e a várias línguas.

    O Helenismo do primeiro século combatia arduamente a maneira Helênica, pois se afastava completamente da “Torah”!.... Os Helênicos nunca deixaram de adorar a “Zeus” ou a “Deus” enquanto os que amam as Escrituras Hebraicas reconhecem somente Há ‘Shem. Por esse motivo, não usamos e não recomendamos esse termo fonético grego “Zeus” ou “Deus”.

    Por conseguinte, O “Hebraico” é o idioma primordial de toda esfera da vida. Neste idioma está codificada toda a “Criação” do Eterno. Seu nome está inserido no nome de Yeshua, onde Ele se manifesta como Yeh; Eu Sou, Shua, SALVAÇÃO. “Ehie Asher Ehie” ou O GRANDE “EU SOU”; AQUELE QUE CAUSA QUE VENHA A SER. Quanto à pronúncia, foi amplamente conhecida, enquanto existiu o Templo de Yeruchalayim. Sendo a tradição passada de pai para filho e de mestre para discípulo, com respeito e reverência aos nomes sagrados. Por este motivo recomenda-se a expressão Há
    Escrito por anselmo.estevan às 18h37
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    ‘Shem (O NOME) como melhor forma de preservar a Santidade de Seu Eterno “Nome”.





    VIRAM? ENTÃO, FAÇA SUA ESCOLHA: UM CRENTE PAGÃO? OU UM CRENTE LIBERTO PELA VERDADE ACEITE SEU NOME POIS SÓ UM NOME É DADO ENTRE OS HOMENS QUE SALVA........ATOS 4,12! ANSELMO ESTEVAN.



    BÍBLIAS PESQUISADAS: PALAVRAS CHAVE HEBRAICO-GREGO. BÍBLIA PESHITA HEBRAICA. E MATERIAL TIRADO DA INTERNET. “MITOLOGIA GREGA”!



    (....): OU VC. PODE FICAR COM TÍTULOS....!!!! E SER ETERNAMENTE UM: “CRENTE QUE ADERE AO PAGANISMO....”!



    Anselmo Estevan.


    BAAL UM DEMÔNIO OU UM DEUS: ("2Co 4,1-6"): DE QUAL LADO VC. ESTÁ?
    MUITAS PESSOAS FALAM: POR QUE SABER SEU NOME? SE TIVESSE SALVAÇÃO “ELE” JÁ TERIA FEITO ALGO PARA SALVAR OS SEUS! ELE NÃO DEIXARIA PASSAR TANTO TEMPO. POIS, JÁ ESTAMOS SALVOS MESMOS...O NOME NÃO IMPORTA! ETC.....
    SE, VOCÊ É MAIS UM DESSES QUE PENSA DESSE JEITO, ENTÃO DEVERIA VER ESSE ESTUDO E REFLETIR MAIS SOBRE SUAS ATITUDES.....!!!!!
    [O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE TODO O NOME]:
    [JESUS CRISTO DE NAZARÉ O UNGIDO, ESSE NOME TEM PODER.]:
    [Não me causa preocupação o nome. O que realmente faz a diferença , ou seja, é a diferença que faz a diferença é se somos ou não de Jesus Cristo, o ungido filho de Deus. É isso que faz a diferença e somos nascidos de novo ou não].
    [É também a Salvação no UNGIDO, não depende de nós, mas daquele que DECRETOU, antes da fundação do Mundo. Se você tem certeza da Salvação, mesmo não sabendo explicar como foi alcançado pela graça, agradeça a Deus].
    [A verdade é que o Cristo, o UNGIDO QUE CONHECEMOS é o verdadeiro Deus. O nome aqui não nos interessa muito... Não acredito que JEOVÁ iria deixar passar mais de 2000 anos em branco, se isso realmente colocasse em perigo a nossa salvação que já está garantida].
    [Parabéns pelo seu excelente comentário. Continue exercendo a sua fé no UNGIDO FILHO DE DEUS, VERDADEIRO HOMEM E VERDADEIRO DEUS].
    [GRAÇA E PAZ] Você pensa assim??? Então veja o estudo a seguir:
    O material tirado da Bíblia: (“as pessoas tinham a mesma convicção de que estavam super certas!”). {Material tirado da Bíblia de estudo: GENEBRA – EDIÇÃO REVISTA e AMPLIADA 2ª EDIÇÃO. SENDO, O ESTUDO, FEITO POR MIM: ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO EM “BACHAREL EM TEOLOGIA” NA FACULDADE IBETEL. E, SOU UM ESTUDIOSO DA PALAVRA HÁ MAIS DE 13 ANOS! ENTÃO NÃO É QUALQUER UM QUEM LHES FALA! E, SÓ QUERO LEVAR A VERDADE POIS ACREDITO QUE A PALAVRA DE UM DEUS ÚNICO E COM NOME (YAOHU) DEVE SER SOMENTE A VERDADE...! NÃO FALO PARA AGRADAR A HOMENS MAS AO MEU DEUS-YAOHU VERDADEIRO E ÚNICO}:
    ROMANOS 11,4: Que lhe disse, porém, a resposta divina?
    Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal!
    Escrito por anselmo.estevan às 18h37
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL

    Só espero que você que está lendo este texto não se encaixe neste aqui: ROMANOS 11,8: Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje!
    Bem, vamos começar o estudo: De Rm 11,4; a referência nos leva a outro capítulo e versículo: (2Rs 1,1-4. vamos ver exatamente como está este texto “adulterado” sem a correção devida para não falarem que é idéia minha):
    2 REIS 1,1-4: Depois da morte de Acabe; revoltou-se Moabe contra Israel.
    E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu; enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e consultai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?

    Estudo de 2Rs 1,2: Baal-Zebube. “Senhor das moscas”, uma alteração proposital do seu nome verdadeiro, Baal-Zabul, “O Senhor é Príncipe” feita pelos israelitas para zombar desse Baal.
    Referência, desse versículo para: Mateus 10,25:
    Mt 10,25: Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor.
    Se chamaram BELZEBU ao dono da casa, quanto mais ao seus domésticos?
    Estudo de Mateus 10,25:
    Mt 10,25: Belzebu: O Príncipe dos demônios, identificado como Satanás em Mt 12,24-27. Sua derivação pode ser do hebraico “Senhor das moscas”, “Príncipe Baal” ou talvez mesmo “Senhor do esterco”.
    Baal – no hebraico é Senhor!
    “Senhor como substantivo para denominar autoridade, tratar alguém como respeito... – é uma coisa!!!”. Agora, como NOME (e um NOME que foi dado por mãos humanas) – representa um “deus – pagão” – com nome de BAAL! Sendo o nome próprio de SATANÁS!! Caindo no erro de pecar contra o Rúkha Qadôsh (o Espírito Santo) pela adulteração e corrupção do texto Sagrado da Sagrada Escritura (Ha kaotav), [Mt 12,31-32; 1Jo 5,16; Mc 4,12; Is 6,9-10]: UM PECADO QUE NÃO HÁ PERDÃO!
    Rm 8,9; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Êx 20,7; Fp 2,9-11! (Grifo meu).
    Sofonias 1,4-6: Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; exterminarei deste lugar o resto de Baal, o nome dos
    Escrito por anselmo.estevan às 18h36
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'EL
    ministradores dos ídolos e seus sacerdotes; os que sobre os eirados adoram o exército do céu e os que adoram ao SENHOR e juram por ele e também por Milcom; os que deixam de seguir o SENHOR e os que não buscam o SENHOR, nem perguntam por ele.
    Estudo de Sofonias 1,4-6:
    Sf 1,4-6: Contra Judá. Três pecados específicos de Judá são denunciados: A idolatria (v.4), o sincretismo (v. 5) e a indiferença religiosa (v.6).
    Sf 1,4: Estenderei a mão. Essa frase refere-se ao poder de Deus (Yaohu) desencadeando contra os seus antagonistas (Sf 2,13; Êx 3,20; Dt 4,34; Is 5,25). O resto de Baal. Ou seja, todos os vestígios do culto a Baal. A expressão talvez estabeleça uma comparação entre a geração de então e as anteriores.
    Dos ídolos ministrantes: Esses sacerdotes funcionavam nos lugares altos e “incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos planetas, e a todo exército dos céus (2Rs 23,5)”.
    Sf 1,5: Aos que sobre os eirados adoram o exército do céu. O culto a Baal e o culto aos exércitos do céu eram pecados que haviam contribuído para a extinção do reino do norte (2Rs 17,16). Os altares aparentemente eram erigidos sobre os telhados das casas (2Rs 23,12; Jr 19,13). Milcom ou “Moloque”. O culto a esse deus amonita era especificamente proibido (Lv 18,21; 20,2-5). O hediondo ritual do sacrifício infantil fazia parte do culto dos amonitas (veja: 1Rs 11,5; 2Rs 23,10; Jr 32,35).
    “Há, o que, que eu tenho a ver com esse Baal???? Reflita sobre as passagens da Bíblia”: Somente isto...........!!!
    Rm 11,1-4; 1Rs 18; 1Rs 19,18; Sf 1,4; Os 2,16; (Os 2,13.16-17).
    Oséias 12,5 – Corrupção! Por que eu tenho que me preocupar com isso?????
    Resposta: Ez 36,21-23; Ml 2,2; Zc 14,9; Is 42,8; 26,8; Êx 20,7; Hb 13,5-13; Ml 3,16-18; Ef 4,5!
    Pois não foi a sua vontade de ser chamado de SENHOR: (Êx 3,15; 6,2-3). Lv 24,10-17; Dt 28,15-43; 58-59; 32,37-39. Mas, à vontade de homens que também, são: “Senhores”! Por isso somente. E, como Ele o Criador, falou por parábolas aos incrédulos.....pode neste exato momento, estar - falando também por parábolas.....!!! Para que os incrédulos ou de coração endurecido jamais vejam a verdade....eu cito Romanos 8,9: pois se o amo o amo em verdade e Espírito.............Jo 4,22-24; Ef 4,5; At 4,12, Êx 20,7; 2Co 2,14-17; 3,6; Fp 1,28; 2,9-11. E porque quero fazer parte do seu tesouro particular: Ml 3,16-18; e o louvor pelos seus sacrifícios de sangue por nós: Hb 13,5-13 – Por isso eu procuro seu Nome verdadeiro e exclusivo para poder adora-lo. Não como sendo à Baal!!!! Anselmo Estevan.
    Escrito por anselmo.estevan às 18h32

    BOM! MOSTRA SEU NOME SOBRE SEU POVO:
    YAHUDIM: JUDEUS! SEU POVO:
    O POVO JUDEU - O ESCONDEU! O POVO GENTÍL O TIROU FORA DA...:
    O seu POVO (Judeu) escondeu seu NOME! Vindo a “Adulterá-lo!”. O Povo Gentil, O Retirou de vez das ‘Bíblias’ – Vindo a “corrompe-lo”. (Seu NOME) Veja:
    B'reshit (GÊNESIS) 11,1; 11,7; 12,8; 19,8; 21,33; 26,5: E era a terra de um só lábio e de um só vocabulário.. (...).
    Eia, desçamos e confundamos alí a sua língua, para que não entenda um a língua do outro:
    E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, Ai ao oriente; e edificou alí um altar ao YHVH, e invocou o Nome de (Yahu)!
    E Ló disse-lhe: Ora, não, meu YHVH!
    E plantou um bosque em Berseba, e invocou o Nome de YHVH (Yahu), 'Elohím ETERNO.
    E chamou Abraão o Nome daquele lugar, O YHVH Proverá. No monte de (Yahu) SE PROVERÁ [BEHÁR - YAHU YERA'ÉR].
    Então edificou alí um altar, e invocou o Nome do YHVH - Yahu!

    Sh'mot (Êxodo) 9,15-16; 20,23-24: Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir ati e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra; mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu Poder em ti, e para que o MEU NOME seja ANUNCIADO EM TODA A TERRA!
    Não fareis outros elohais (deuses) comigo; elohais de prata ou elohais de ouro não fareis para vós!
    Um altar de pedras me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu NOME, virei a ti e te abençoarei!

    B'midbar (Números) 6,26-27: O YHVH sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
    ASSIM PORÃO O MEU NOME SOBRE OS FILHOS DE YISRAEL, E EU OS ABENÇOAREI!

    D'varim (Deuteronômio) 28,10: E todos os povos da terra verão que É INVOCADO SOBRE TI O NOME DO Y'H'V'H - YAHU, e terão temor de ti.

    Y'hoshua (Josué) 1,1: E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do YHVH falou a Y'hoshua (Josué), Filho de NUM, servo de Moisés, dizendo: (...).

    Sh'mu'el Bet (2 Samuel) 7,23: E quem Há como o teu Povo, como Yisrael, gente única na terra, a quem 'Elohím foi resgatar para SEU POVO, para fazer-te Nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus elohais? (deuses).

    M'lakhim Alef (1 Reis) 8,43: OUVE TU NOS CÉUS, ASSENTO DA TUA HABITAÇÃO, E
    Escrito por anselmo.estevan às 19h08
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    FAZE CONFORME A TUDO O QUE O ESTRANGEIRO A TI CLAMAR, A FIM DE QUE TODOS OS POVOS DA TERRA CONHEÇAM O TEU NOME, PARA TE TEMEREM COMO O TEU POVO DE YISRAEL, E PARA SABEREM QUE O TEU NOME É INVOCADO SOBRE ESTA CASA QUE TENHO EDIFICADO!

    Divrei-HaYamim Bet (2 Crônicas) 7,14: E se o seu povo, que SE CHAMA PELO MEU NOME, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra!

    Yesha'yahu (Isaías) 43,7: A todos que são CHAMADOS PELO MEU NOME E OS QUE CRIEI PARA A MINHA KEVOD (GLÓRIA), OS FORMEI, E TAMBÉM OS FIZ!

    Dani'el (Daniel) 9,18-19: Inclina, ó 'Elohím meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é CHAMADA PELO TEU NOME, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.

    Ó YHVH (Yahu), ouve; ó YHVH, Perdoa; ó YHVH atende-nos e age; ó YHVH, perdoa; ó YHVH atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó 'Elohím meu, porque a tua cidade e O TEU POVO SÃO CHAMADOS PELO TEU NOME!

    Mattityahu (Mateus) 1,1; 6,9: A linhagem de Yeschua [(YahuShúa) Há'Maschiyah, filho de David, filho de Avraham (Abraão) [Yeschua] {YahuShúa} (Há'Shem - "Há'Maschiyah") Bem Davidi Bem Avraham].
    Vocês, portanto, orem assim:
    Pai nosso no céu!
    Teu NOME seja mantido santo.

    Yochanan (João) 17,11.12.26: E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para tí Pai Santo, guarda em TEU NOME aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós!
    Estando eu com eles no mundo, guardava-os em TEU NOME! Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
    E Eu lhes fiz CONHECER O TEU NOME, E LHO FAREI CONHECER MAIS, PARA QUE O A(RR)HAVAH (AMOR) COM QUE ME TENS AMADO ESTEJA NELES, E EU NELES ESTEJA!

    Romanos 9,17: PORQUE DIZ A ESCRITURA DE FARAÓ:
    PARA ISTO MESMO ME LEVANTEI; PARA TI MOSTRAR O MEU PODER, E PARA QUE O MEU NOME SEJA ANUNCIADO EM TODA A TERRA!


    E, ONDE, QUE "SEU NOME É ESCONDIDO OU BLASFEMADO???". VEJA E REFLITA NESSAS PASSAGENS:



    Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm 1,18-27; 16,17; 1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jd 12; Mt 7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm 11,9-36; 1Co 8,4-7; Lv 24,10-16; Dt 28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Fp 2,9-11; Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13; 19,13; 2Ts 2,11-12.

    Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; 12,33; At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2 Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13; Jr 2,1-37!



    BÍBLIA PESQUISADA: PESHITTA. COM GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE PASTOR E BACHAREL PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO - S.P.
    Escrito por anselmo.estevan às 19h07
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    'O ÚNICO NOME QUE SALVA' E NÃO A OUTRO DADO AOS HOMENS:
    O PAI: Yáhu Ul, o Todo Poderoso!
    O FILHO: Yahúshua, o Messias!
    O ESPÍRITO: “Rúkha – Yahúshua” (Espírito de Yahúshua);
    O Mês_re, o Consolador!
    As Escrituras mencionam o Espírito de três formas:
    “RÚKHA hol – RODSHUA” (Espírito Santo),
    “RÚKHA – YÁHU” (Espírito de Yáhu), e
    “RÚKHA – YAHÚSHUA” (Espírito de Yahúshua).
    Escrito por anselmo.estevan às 19h05

    ______________________________________
    As Divisões da Bíblia
    A Bíblia nem sempre foi dividida em capítulos e versículos como ocorre atualmente. Inicialmente, a Torá (O Pentateuco - 5 livros de Moisés), foi dividida em Seções (peraxiôt) para leitura nas sinagogas judaicas, cada uma dessas seções lida em uma semana, com a quantidade de "peraxiôt" igual ao número de semanas do ano judaico. O restante da Bíblia hebraica completando o Tanách, ou seja, a "Primeira Aliança" ou Velho Testamento era dividida em versículos e seções para leitura nas sinagogas, antes da era cristã.
    A divisão moderna do Antigo Testamento e sua numeração em Capítulos foi efetuada em 1228 e é atribuída a Estêvão Langton, professor em Paris e nomeado Arcebispo de Canterbury. É possível que ele tenha usado a divisão já existente. A numeração do Antigo Testamento em Versículos foi realizada por Sante Pagnini, em 1528.
    Em 1555, o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento de acordo com ela.
    Tal divisão e distribuição, como também o título e a ordem dos Livros Sagrados apresentam leve diferença entre a Vulgata e as traduções atuais. Por exemplo: do Salmo 10 ao 148, a numeração da Bíblia hebraica está uma unidade à frente da numeração da Bíblia grega e da Vulgata, que reúnem os Salmos 9 e 10 e os Salmos 114 e 115, mas dividem em dois os Salmos 116 e 147.
    Existem, ainda, nas bíblias, diferenças de ordem na disposição dos livros. Por exemplo: na Bíblia judaica (O Tanách), temos como último livro o II Livro das Crônicas; na Vulgata, o último livro do Velho Testamento é o II livro dos Macabeus; nas Bíblias ocidentais católicas ou protestantes, o último livro do Velho Testamento é o Livro de Malaquias, descobrindo-se ainda outras diferenças, à medida que manuseamos cada uma delas ...
    Aos interessados em mais informações preciosas acerca das contradições entre o original hebraico e as atuais traduções em português, indicamos a consulta de: "Analisando as Traduções Bíblicas", de Severino Celestino da Silva - Editora Idéia. (http://www.nossosaopaulo.com.br./Reg_SP/Educacao/M_Bibliatraducoes.htm)
    Bem, acho que já deu para mostrar o que fizeram a PALAVRA DO ETERNO!!!! Não sou contra a mesma e nem contra às: “Bíblias...!!!”. Por isso, vamos voltar ao estudo da mesma: Bem, os textos a seguir, falam da fidelidade do texto.....!!!!! Mas, muita coisa houve nessa fidelidade!!!!! Pois muita coisa foi sim fidedigna ao texto do ETERNO...!!! Mas, talvez, por sua própria vontade, algo fugiu ao perfeito! Não a sua PALAVRA! Mas o próprio homem ao traduzir as mesmas.....o joio e o trigo......vamos ao estudo: Pois a minha intenção não é em desmentir a Bíblia mas sim, limpar o que está errado e foi sim colocado nela......
    FIDELIDADE NA CÓPIA
    Nos manuscritos hebraicos e nas nossas Bíblias, há curiosas indicações que atestam a fidedignidade e exatidão com que um manuscrito original era reproduzido. Algumas palavras têm sobre si estranhos sinais, que não se compreendem, talvez originados numa agitação acidental da pena, os quais, todavia, foram fielmente repetidos em cada cópia.
    Algumas vezes, encontramos uma letra, que é quase duas vezes maior do que as comuns, ao passo que outras vezes achamos uma letra acentuadamente menor – o que certamente indica uma perpetuação de mera casualidade. Também ocorrem sobrescritas. Os livros têm notas acrescidas ao texto, que informam o número de palavras contidas naquele livro e a palavra que se encontra exatamente no centro do livro (a palavra). Além do que há em nossas Bíblias, existe uma quantidade enorme de notas masoréticas que tratam de assuntos tais como o número de vezes que cada letra do alfabeto hebraico ocorre no AT e o número de versículos que em suas palavras contêm todas as letras do alfabeto. Tudo isso nos enche de assombro e gratidão, pelo minucioso cuidado com o qual esses homens realizaram a obra de preservação do Texto Sagrado. Também registraram, até certo ponto, uma respeitável crítica textual para que saibamos que o texto transmitido não é isento de erros; vez por outra, há trechos duvidosos em que uma palavra deve ser introduzida, alterada ou excluída do texto. Mas todo esse aparato crítico tradicional – que não ocupa o maior espaço – localiza-se à margem. O texto é tremendamente sagrado para sofrer alterações, até mesmo quando o aparato crítico sugere a existência de algum erro. (Eu continuo repetindo e falando pela Bíblia, reflitam nessas passagens: Jo 10,30; 12,48; Lc 10,16; Dt 18,18-19; Jo 1,45; Is 49,2; 51,16; Jo 4,25; 8,28.58; Hb 12,25! Ap 22,18-19).
    Escrito por anselmo.estevan às 16h21
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    OS MANUSCRITOS
    Os mais antigos manuscritos de livros do NT foram, sem dúvida, escritos em papiro, um material frágil, que se estraga rapidamente com o manuseio e que só se conserva em condições muito especiais de clima seco como o do Egito.
    As escavações realizadas no Egito na segunda metade do século XX foram altamente frutíferas na descoberta de fragmentos de papiro. O professor Weissmann, de Heidelberg, declarou: “Os escritos não-literários (i.e., contratos de arrendamento, cartas, tarefas escolares etc.) são tantos e tão variados como a própria vida. Os escritos em grego, contados aos milhares, cobrem um período de quase mil anos. Os mais antigos remontam ao temo dos primeiros Ptolomeus, ou seja, século III a.C., ainda há outros da época do império bizantino. Todo esse cenário cheio de alternâncias do longo período de dominação grega e romana na história do Egito passa diante de nossos olhos na leitura de tais manuscritos”.
    Nenhuma produção literária da Antiguidade é enriquecida com uma quantidade tão grande de manuscritos como o NT. Os que estudam obras clássicas ficariam muito contentes se tivessem os manuscritos de Homero, Sófocle, Platão, Aristóteles, Cícero ou Tácito na mesma quantidade e condição que têm os estudiosos da Bíblia quanto aos manuscritos do NT. Os mais antigos e completos manuscritos de Homero, de que se dispôs atualmente, datam do século III d.C., e somente separados em fragmentos de papiro que remontam aos tempos de Alexandre. Tudo o que possuímos de Sófocles deve-se a um único manuscrito do século VIII ou do século IX, que hoje se encontra na Biblioteca Laurenciana em Florença. Todavia, no que diz respeito ao NT, são, no mínimo, 3.829 manuscritos catalogados.
    No século IV, o uso do pergaminho, em vez de papiro, para manuscritos importantes concedeu a estes, pela primeira vez, uma forma mais duradoura ou permanente. Ao mesmo tempo, a conversão de Constantino Magno fez com que houvesse uma cuidadosa e esplêndida produção de escritos cristãos. O códice, em vez do formato de rolos, foi também adotado, de modo que as ESCRITURAS do NT podiam, pela primeira vez, ser convenientemente reunidas em um único volume. Em seu livro Vida de Constantino, Eusébio afirma que o imperador mandou fazer 50 exemplares das Escrituras em pergaminho para as igrejas da sua nova capital.
    Os manuscritos gregos do NT dividem-se em duas categorias: Os unciais, i.e., escritos com letras maiúsculas, e os cursivos, i.e., escritos com letras minúsculas. De modo geral, a primeira categoria de manuscrito é mais antiga, embora se possa dizer que há unciais recentes datados do século X, ao passo que há cursivos do século IX, e que as duas categorias, até certo ponto, sobrepõem-se em termos de data.
    Uma questão de grande interesse diz respeito ao modo pelo qual se determina a idade de um manuscrito. Em resposta, oferecem-se especialmente as observações que vêm a seguir.
    Observações sobre datas.
    No ano 459 d.C., Eusébio, diácono de Alexandria, publicou uma edição das epístolas de Sha’ul (Paulo), divididas em capítulos, com o sumário de seu conteúdo. De igual modo, no ano 490 d.C., ele dividiu o livro de Atos e as Epístolas Gerais ou Católicas. Por sua própria declaração, afirmou também que pôs acentuação nos manuscritos copiados sob sua supervisão, costume esse que não se generalizou até o século VIII. Também acrescentou subscrições (algumas destas equivocadas) que até hoje constam em algumas versões inglesas.
    Em seguida, para tornar os manuscritos mais legíveis, Eulálio os dividiu em linhas, que consistiam, em alguns casos, em tantas letras quantas podiam ser colocadas em toda a largura de uma página, e, noutros, em tantas palavras quantas podiam ser lidas sem interrupção.
    Esse estilo de escrita rapidamente se tornou comum. Entretanto, no século VIII as linhas deixaram de ser escritas em separado e eram indicadas somente por pontos. No mesmo século, foram introduzidos outros sinais de pontuação, e, mais tarde, a pontuação esticométrica (do gr. Stichos, “uma fileira: uma linha escrita”) foi omitida.
    Nessa mesma época, as letras começaram a ser mais apertadas e levemente inclinadas. No século VIII, tais alterações acentuaram-se ainda mais; no século IX, foram introduzidos o ponto de interrogação e a vírgula; e, no século X, a escrita uncial praticamente foi substituída pela cursiva. Pode-se afirmar que a nossa moderna divisão em capítulos é atribuída a Stephen Langton (falecido em 1228), e que a divisão em versículos deve-se a Robert Stephens, em 1551.
    Desses fatos, deduzem-se várias regras:
    1) A antiguidade de um manuscrito em caracteres cursivos não ultrapassa o século X ou, em certos casos, o século XI.
    2) Um manuscrito que apresente letras unciais apertadas ou inclinadas e pontos de interrogação ou vírgula não é anterior ao século IX.
    3) Um manuscrito que apresente letras unciais e seja dividido em linhas ou acentuado, ou ainda que tenha divisões, títulos ou subscrições eutalianas, não é anterior ao século V.
    4) Um manuscrito com cânones de Eusébio não é anterior ao século IV.
    OS PRINCIPAIS MANUSCRITOS UNCIAIS – DO SÉCULO IV AO SÉCULO X.
    Códice Sinaítico (ou Alef): Descoberto por Friedrich von Tischendorf no Convento de Santa Catarina, ao sopé do monte Sinai, em 1844-1959. Data do século IV. Contém o AT em grego, parte de um manuscrito antigo da SEPTUAGINTA, e todo o NT, bem como as Epístolas de Barnabé e uma parte do Pastor de Hermes. As 43 folhas que Tischendorf conseguiu, na sua primeira visita ao mosteiro, estão na Biblioteca da Universidade de Leipzig. O restante do manuscrito foi comprado pela Biblioteca Imperial de São Petersburgo (onde permanece até 1933) e, mais tarde, vendido ao Museu Britânico, onde atualmente se encontra.
    Códice Alexandrino (ou A): Foi oferecido de presente ao rei Carlos I da Inglaterra por Cirilo Lucar, patriarca de Constantinopla, em 1627. Data de meados do século IV ou do fim desta. Contém todo o AT (grego) e o NT desde Mateus 25,6, havendo ainda algumas omissões (João 6,50 a 8,52; 2Co 4,13 a 12,6). Além disso, contém ainda a Primeira Epístola de Clemente de Roma e uma pequena parte da Segunda Epístola (Uma homilia).Encontra-se no Museu Britânico. Foi publicado por Woide, em 1786; pelos curadores do Museu Britânico, na forma de fac-símile fotográfico, em 1879; e em tipo comum, no ano de 1860 (Cowper) e em 1864 (Hansell).

    Códice Vaticano (ou B): Acrescentado à Biblioteca do Vaticano, em Roma, pelo papa Nicolau (1477-1455). Data do século IV. Contém o AT em grego (com omissões) e o NT até Hebreus 9,14; inclui as Epístolas Gerais, mas faltam-lhe as Pastorais, Filemom e o Apocalipse. Foi publicado pelo cardeal Mai em cinco volumes na forma de fólio no ano de 1857; depois, em tipo fac-símile, por ordem de Pio IX, em 1872; e, mais tarde, veio a ser fotografado em 1889. Tischendorf publicou uma edição com tipo comum em 1867, a qual segue o manuscrito linha por linha.
    Escrito por anselmo.estevan às 16h21
    [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
    ______________________________________
    Códice Efraimita (ou C): Um palimpsesto (i.e., manuscrito em pergaminho, rasgado por copistas e polido com marfim para permitir nova escrita), resultante da cópia de diversas obras de Efraim da Síria sobre o texto original no século XII. Felizmente a tinta do último copista era de menos duração que a do primeiro. Foi escrito no século IV, provavelmente no Egito. Contém fragmentos do AT e todos os livros do NT (com grandes omissões), exceto uma das epístolas aos tessalonicenses e uma de João. Encontra-se, atualmente, na Biblioteca Nacional de Paris. Foi Publicado, até onde se pode decifrar, por Tischendorf em 1843.

    Códice Beza (ou D): O texto grego e latino em colunas paralelas. Foi descoberto no Moteiro de Santo Ireneu, em Lyon, e oferecido à Universidade de Cambridge, em 1581, por Teodoro Beza. Sua escrita data provavelmente do século VI. Contém (com omissões) os evangelhos e Atos. É marcado por desvios do texto comum e pelas adições. Existe na Biblioteca da Universidade de Cambridge. Foi publicado em tipo fac-símile por Kipling, em 1793; e em fac-símile fotografado, no ano de 1899. O de Scrivener também publicou uma edição em tipo comum, no ano de 1864.

    Códice Claromontano (ou D): Descoberto em Clemont, perto de Beauvais, de onde lhe vem o nome. Foi escrito no século VI. Redigido em grego e latim, tal como o Códice Beza, é um suplemento àquele manuscrito por conter as Epístolas Paulinas (com omissões) e a Epístola aos Hebreus. Estes são os únicos livros do NT que possui. Percebe-se no manuscrito o trabalho posterior de vários escribas. Encontra-se na Biblioteca Nacional de Paris. Foi publicado por Tischendorf em 1852.
    OS PRINCIPAIS MANUSCRITOS CURSIVOS (EM MINÚSCULAS).
    Como a procura por manuscritos do NT crescia cada vez mais, tornou-se necessário empregar outra forma de escrita, com letra menor e mais fácil de se escrever. Essa necessidade foi atendida pela introdução da letra corrente ou “cursiva”, que já se empregava na correspondência comercial e em outras espécies de texto. Assim, surgiram as formas minúsculas contrastantes com as maiúsculas (ou capitais) dos mais antigos manuscritos. Para sermos mais exatos, o termo “minúsculo” aplica-se à forma mais reduzida das letras e o termo “cursivo”, à junção delas no ato de escrever. Entretanto, como na prática as duas realidades ocorrem simultanemante, tais termos muitas vezes são empregados de modo intercambiável. Durante quase dois séculos, usou-se a escrita uncial e a cursiva, mas, aos poucos, prevaleceu esta última forma de escrita. Foi nesse formato de letra que chegou até nós a grande maioria dos manuscritos do NT, os quais começaram a ser escritos nessa forma até que a imprensa fosse inventada.
    Pesquisa feita por:Anselmo (com grifos meus) no livro: PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. DA EDITORA: VIDA. (ORLANDO BOYER)!

    DE NOVO O QUE PROCURAVA:
    SEPTUAGINTA E TEXTO MASORÉTICO:
    Entre as duas formas da Bíblia, em hebraico e em grego, há divergências textuais quando analisadas. Várias passagens do texto hebraico teriam sido modificadas na LXX, algumas interpretadas ou reduzidas, e isso por causa de diversos fatores. A LXX não teria sido produzida para ser uma versão, rigorosamente, precisa para ser usada pelos judeus de Alexandria ou mesmo pelos de outras comunidades da diáspora judaica. Os tradutores não conheciam com precisão os significados dos vocábulos e das expressões hebraicas e algumas traduções são apenas conjecturas. Diferenças entre a LXX e o TM são inúmeras e para ter-se uma breve noção da complexidade do processo de traduções do hebraico para o grego, são dados a seguir alguns exemplos baseados no aparato crítico da BHS.
    Em Êxodo 19,3a, a LXX possui uma adição: TM: E Moisés subiu a Deus (....).
    LXX: E Moisés subiu a montanha de Deus (...).
    Em Êxodo 24,10a , a LXX apresenta adições:
    TM: E viram o Deus de Israel (.....).
    LXX: E viram o lugar onde tinha se colocado ali o Deus de Israel (...).
    Em Deuteronômio 6,4, há várias palavras adicionadas na LXX:
    TM: Ouça Israel, YHVH é nosso Deus, YHVH é um.
    Etc.
    LXX: E estas são as prescrições e os juízos, numerosos como ordenou o Senhor aos filhos de Israel no deserto na saída deles da terra do Egito. Ouça, Israel: O Senhor é nosso Deus, o Senhor é único.
    Em Deuteronômio 31,1, a LXX apresenta outra formula textual:
    TM: E foi Moisés e falou estas palavras a todo Israel.
    LXX: E concluiu Moisés falando todas estas palavras para todos os filhos de Israel.
    Em Josué 4,24a, a LXX interpreta a palavra (Heb. Yad, mão) como sendo poder.
    TM: (....) a mão de YHVH (....).
    LXX: (....) o poder do Senhor (....).
    Além dos exemplos mencionados, há divergências textuais entre a LXX e TM em outras passagens, como Amós 1,6.14 e 4,3. Existem diversas divergências de redação entre a LXX e o TM nos livros de Gênesis (divergências nos dados cronológicos nas genealogias), Êxodo (divergências no relato sobre a construção do tabernáculo nos capítulos de 35 a 45), números (diferença de seqüências, adições e diminuições de versículos), Deuteronômio (o trecho de 6,4 é mais longo, além de diferente....) E, quando falo que o nome do ETERNO é adulterado e blasfemado... estou errado e dizem que fico me preocupando com essas coisas??? Que deveria estar evangelizando (...) ao invés de perder meu tempo com isso, e etc. Só que não posso guiar “outros” – se fico “cego” para as verdades de um único ETERNO com nome próprio que é blasfemado!
    Seria um cego guiando outro cego – todos cairiam no buraco...... Grifo meu.
    Material tirado: Manual da Bíblia Hebraica (introdução ao texto Masorético) – Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Edson de Faria Francisco 3ª Edição Revista e Ampliada. Pág. 439 – 441.
    2 sem
  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    Acompanhe meus estudos:
    2 sem
POSTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário