2 Tessalonicenses
1
1 Paulo confirma-lhes como considera bem a fé, o
amor e a constância deles;
11 e, além disso, apresenta diversas razões para que
se sintam confortados diante de perseguições, e a principal delas é o justo
juízo de Deus.
1 2 Co
1:19; 1 Ts 1:1–10
2 Rm 1:7;
1 Co 1:3,8
3 cumpre-nos. 2:13;
Rm 1:8; 1 Co 1:4; 1 Ts 1:2,3; 1 Ts 3:6,9como
é. Lc
15:32; Fp 1:7; 2 Pe 1:13vossa. Jó
17:9; Sl 84:7; Sl 92:13; Pv 4:18; Is 40:29–31; Lc 17:5; Jo 15:2; Fp 1:9; 1 Ts
4:1,9,10; 1 Pe 1:22; 2 Pe 1:5–10; 2 Pe 3:18cresce.
A
palavra, υπεραυξανω, de υπερ,
intensivo, e αυξανω, crescer, aumentar, significa, como o Dr. Clarke
destaca, crescer exuberantemente, como uma árvore boa e saudável em solo bom e,
quando frutífera, carregando frutos em abundância para compensar o trabalho do
agricultor. A fé é uma das sementes do reino: esta o apóstolo havia semeado e
irrigado, e Deus deu o crescimento em abundância. A fé deles foi multiplicada,
e o amor deles abundou, e isso não aconteceu com apenas alguns entre eles, mas
com cada um deles. Por causa disso o apóstolo sentiu-se compelido a dar graças
a Deus continuamente por causa deles, como era “apropriado” e justo.
4 gloriamos. 2 Co
7:14; 2 Co 9:2,4; 1 Ts 2:19vossa
constância. 3:5;
Rm 2:7; Rm 5:3–5; Rm 8:25; Rm 12:12; 1 Ts 1:3; 1 Ts 3:2–8; Hb 6:15; Hb 10:36;
Hb 12:1–3; Tg 1:3, 4; Tg 5:7, 8; 2 Pe 1:6; Ap 14:12vossas
perseguições. 1 Ts 2:14; 1 Ts 3:3,4; Tg 5:11
5 evidente. 6; Fp
1:28; 1 Pe 4:14–18reto. Jó 8:3;
Sl 9:7, 8; Sl 33:5; Sl 50:6; Sl 72:2; Sl 99:4; Sl 111:7; Jr 9:24; Dn 4:37; Rm
2:5; Ap 15:4; Ap 16:7; Ap 19:2para que. 11; Lc
20:35; Lc 21:36; At 13:46; Ef 4:1; Cl 1:12; Ap 3:4pelo.
7; At 14:22; Rm 8:17; 1 Ts 2:14; 2 Tm 2:12; Hb 10:32,
33
6 Dt 32:41–43; Sl 74:22, 23; Sl 79:10–12; Sl 94:20–23;
Is 49:26; Zc 2:8; Ap 6:10; Ap 11:18; Ap 15:4; Ap 16:5, 6; Ap 18:20, 24; Ap 19:2
7 que. Is 57:2; Mt 5:10–12; Lc 16:25; Rm 8:17; 2 Co 4:17; 2
Tm 2:12; Hb 4:1,9,11; 1 Pe 4:1; Ap 7:14–17; Ap 14:13; Ap 21:4quando. Mt
13:39–43; Mt 16:27; Mt 25:31; Mt 26:64; Mc 8:38; Mc 14:62; Jo 1:51; At 1:11; 1 Ts
4:16,17; Tt 2:13; Hb 9:28; Jd 14,15; Ap 1:7; Ap 20:11com os anjos do seu poder. Gr. os anjos do
seu poder. Jo
1:3; Ef 1:2; Cl 1:16; 1 Pe 3:22; Ap 22:6,9,16
8 em chama. Gn
3:24; Dt 4:11; Dt 5:5; Sl 21:8, 9; Sl 50:2–6; Dn 7:10; Mt 25:41, 46; Hb 10:27;
Hb 12:29; 2 Pe 3:7,10–12; Ap 20:10,14,15; Ap 21:8tomando
vingança. Dt
32:35,41,42; Sl 2:9–12; Sl 94:1; Is 61:2; Is 63:4–6; Hb 10:30; Ap 6:10,16,17os que não conhecem. Êx 5:2; 1 Sm 2:12; Sl 9:10; Sl 79:6; Is 27:11; Jr 9:6;
Sf 1:6; Jo 3:19; Jo 8:19; Rm 1:28; 1 Co 15:34; 1 Ts 4:5os que. Dt 4:30; Sl 18:44; Is 1:19; At 6:7; Rm 1:5; Rm 2:7, 8;
Rm 6:16; Rm 10:16; Rm 15:18; Rm 16:26; 2 Co 10:5; Gl 3:1; Hb 2:3; Hb 5:9; Hb
11:8; 1 Pe 1:2; 1 Pe 3:6; 1 Pe 4:17
9 sofrerão. Is 33:14; Is 66:24; Dn 12:2; Mt 25:41, 46; Mt 26:24;
Mc 9:43–49; Lc 16:25, 26; Jo 5:14; Fp 3:19; Hb 10:29; 2 Pe 2:17; 2 Pe 3:7; Jd
13; Ap 14:10, 11; Ap 20:14; Ap 21:8; Ap 22:15da face. Gn 3:8; Gn 4:16; Jó 21:14; Jó
22:17; Sl 16:11; Sl 51:11; Mt 7:23; Mt 22:13; Mt 25:41; Lc 13:27da glória. 2:8; Dt 33:2; Is 2:10,19,21; Mt
16:27; Mt 24:30; Tt 2:13; Gr.Ap 20:11
10 para ser glorificado. 12; Nm 23:23; Sl 89:7; Is 43:21; Is 44:23; Is 49:3; Is
60:21; Jr 33:9; Mt 25:31; Jo 11:4; Jo 17:10; Gl 1:24; Ef 1:6,12,14,18; Ef 2:7;
Ef 3:10, 16; 1 Pe 2:9; Ap 7:11, 12e ser admirado. Sl 68:35naquele. Ml 3:17; Mt 7:22; Mt 24:36; Lc
10:12; 2 Tm 1:12,18; 2 Tm 4:8nosso. 2:13; 1
Ts 1:5; 1 Ts 2:13
11 não cessamos de orar. Rm 1:9;
Ef 1:16; Ef 3:14–21; Fp 1:9–11; Cl 1:9–13; 1 Ts 3:9–13nosso Deus. Sl 48:14; Sl 68:20; Is 25:9; Is
55:7; Dn 3:17; Ap 5:10vos. 5; Cl
1:12; Ap 3:4torne. ou, conceda. vocação. 2:14; Rm 8:30; Rm 9:23, 24; Fp
3:14; 1 Ts 2:12; Hb 3:1; 1 Pe 5:10cumpra. Sl
138:8; Pv 4:18; Is 66:9; Os 6:3; Zc 4:7; Mc 4:28; 1 Co 1:8; Fp 1:6bondade. Sl 51:18; Lc 12:32; Ef 1:5, 9; Fp
2:13; Tt 3:4–7e obra. Jo
6:27–29; Ef 1:19, 20; 1 Ts 1:3; 1 Ts 2:13; Hb 12:2
12 o nome. 10; Jo 17:10; 1 Pe 4:14e vós. Gn 18:18;
Sl 72:17; Is 45:17, 25; Jo 17:21–26; Fp 3:9; Cl 2:9, 10; 1 Pe 1:7,8a graça. Rm 1:7;
1 Co 1:4; 2 Co 8:9; 2 Co 13:4; Tt 2:11; Ap 1:4
2
1 Paulo recomenda-lhes insistentemente a que
continuem firmes na verdade que receberam;
3 mostra que haverá apostasia da fé,
9 e o aparecimento do Anticristo antes que chegue o
dia da vinda do Senhor;
15 e, por isso, repete a exortação feita
anteriormente, e ora por eles.
1 Irmãos. Rm 12:1à vinda. 1 Ts 4:14–16e à nossa. Gn 49:10; Mt 24:31; Mt 25:32; Mc 13:27; Ef 1:10; 1 Ts
3:13; 1 Ts 4:17; 2 Tm 4:1
2 demovais. Is 7:2; Is 8:12, 13; Is 26:3; Mt 24:6; Mc 13:7; Lc
21:9, 19; Jo 14:1, 27; At 20:23, 24; Ef 5:6; 1 Ts 3:3por espírito. Dt
13:1–5; Jr 23:25–27; Mq 2:11; Mt 24:4,5,24; 2 Pe 2:1–3; 1 Jo 4:1,2; Ap 19:20quer por epístola. 1 Ts
4:15; 2 Pe 3:4–8
3 Ninguém. Mt 24:4–6; 1 Co 6:9; Ef 5:6sem que. 1 Tm 4:1–3; 2 Tm 3:1–3; 2 Tm
4:3,4homem. 8–10;
Dn 7:25; 1 Jo 2:18; Ap 13:11–18o filho. Jo
17:12; Ap 17:8, 11
4 e se levanta. Is 14:13; Ez 28:2,6,9; Dn 7:8, 25; Dn 8:9–11; Dn
11:36; Ap 13:6chama. 1 Co 8:5assentar-se. Dn
8:12–14; Dn 11:45; Ap 13:6, 7
5 recordais. Mt
16:9; Mc 8:18; Lc 24:6, 7; At 20:31ainda. 3:10;
Jo 16:4; Gl 5:21; 1 Ts 2:11; 2 Pe 1:15
6 detém. ou, retém. 7revelado. 3,8
7 o mistério. 1 Tm
3:16; Ap 17:5, 7opera. At
20:29; Cl 2:18–23; 2 Tm 2:17,18; 1 Jo 2:18; 1 Jo 4:3aquele
que. 6
8 o. 3; Mt 13:19, 38; 1 Jo 2:13; 1 Jo
3:12; 1 Jo 5:18a quem. Dn 7:10,11,26; Ap 18:8–10; Ap 19:20; Ap 20:10o sopro. Jó 4:9;
Sl 18:15; Is 11:4; Os 6:5; Ap 1:16; Ap 2:16; Ap 19:15,20,21pela manifestação. 1:8,9;
Hb 10:27
9 é. Jo 8:41, 44; At 8:9–11; At 13:10; 2 Co 4:4; 2 Co
11:3,14; Ef 2:2; Ap 9:11; Ap 12:9, 17; Ap 13:1–5; Ap 18:23; Ap 19:20; Ap 20:10e sinais. Êx 7:22; Êx 8:7,18; Dt 13:1, 2; Mt 24:24; Mc 13:22; 2
Tm 3:8; Ap 13:11–15; Ap 18:23; Ap 19:20
10 engano. Rm 16:18; 2 Co 2:17; 2 Co 4:2; 2
Co 11:13,15; Ef 4:14; 2 Pe 2:18; Hb 3:13aos
que. 1
Co 1:18; 2 Co 2:15; 2 Co 4:3; 2 Pe 2:12não
acolheram. Pv
1:7; Pv 2:1–6; Pv 4:5, 6; Pv 8:17; Mt 13:11; Jo 3:19–21; Jo 8:45–47; Rm 2:7, 8;
Rm 6:17; 1 Co 16:22; Tg 1:16–18para serem. Jo
3:17; Jo 5:34; Rm 10:1; 1 Ts 2:16; 1 Tm 2:4
11 por. Sl 81:11, 12; Sl 109:17; Is
29:9–14; Jo 12:39–43; Rm 1:21–25,28Deus. 1 Rs 22:18–22; 2 Cr 18:18–22; Is 6:9, 10; Ez 14:9para. Is 44:20; Is 66:4; Jr 27:10; Ez 21:29; Mt 24:5, 11; 1
Tm 4:1
12 serem. Dt 32:35; Mc 16:16; Jo 3:36; 1 Ts
5:9; 2 Pe 2:3; Jd 4,5antes. Sl
11:5; Sl 50:16–21; Sl 52:3, 4; Os 7:3; Mq 3:2; Mc 14:11; Jo 3:19–21; Rm 1:32;
Rm 2:8; Rm 8:7, 8; Rm 12:9; 2 Pe 2:13–15; 3Jo 11
13 devemos. 1:3; Rm 1:8; Rm 6:17amados. 16; Dt 33:12; 2 Sm 12:25, marg.;
Jr 31:3; Ez 16:8; Dn 9:23; Dn 10:11, 19; Rm 1:7; Cl 3:12; 1 Jo 4:10,19escolheu. Rm 8:33; Rm 9:11; Ef 1:4, 5; 1 Ts
1:4; 2 Tm 1:9; 1 Pe 1:2desde. Gn 1:1;
Pv 8:23; Is 46:10; Jo 1:1; Jo 8:44; Hb 1:10pela.
10,12; Lc 1:75; 1 Pe 1:2–5fé. Jo 8:45,
46; Jo 14:6; At 13:48; At 15:9; Gl 3:1; Ef 2:8; Cl 1:5; 2 Tm 2:15; 2 Tm 3:15;
Tg 1:18
14 vos chamou. Rm
8:28–30; 1 Ts 2:12; 1 Pe 5:10nosso evangelho.
Rm
2:16; Rm 16:25; 1 Ts 1:5para. Sl
16:11; Mt 25:21; Jo 14:2, 3; Jo 17:22, 24; Rm 8:17; Ef 1:18; 1 Ts 2:12; 2 Tm
2:12; 1 Pe 1:4,5; 1 Pe 5:10; Ap 3:21; Ap 21:23; Ap 22:3–5
15 permanecei. 1 Co
15:58; 1 Co 16:13; Fp 4:1guardai. 3:6; 1
Co 11:2as tradições. Rm
16:17; Jd 3Gr.seja. 2; 3:14
16 nosso Senhor. 1:1,2;
Rm 1:7; 1 Ts 3:11que. 13; Jo
3:16; Jo 13:1; Jo 15:9, 13; Rm 5:8; Ef 2:4, 5; Ef 5:2, 25; Tt 3:4–7; 1 Jo 3:16;
1 Jo 4:9,10; Ap 1:5; Ap 3:9eterna. Sl 103:17; Is 35:10; Is 51:11; Is 60:19, 20; Is 61:7;
Lc 16:25; Jo 4:14; Jo 14:16–18; Jo 16:22; 2 Co 4:17,18; Hb 6:18; 1 Pe 1:5–8; Ap
7:16, 17; Ap 22:5boa. Rm 5:2–5;
Rm 8:24, 25; Cl 1:5, 23; 1 Ts 1:3; Tt 1:2; Tt 2:13; Hb 6:11; Hb 6:12, 19; Hb
7:19; 1 Pe 1:3–5; 1 Jo 3:2,3pela. At 15:11;
At 18:27; Rm 4:4, 16; Rm 5:2; Rm 11:5, 6
17 consolem. 16; Is 51:3, 12; Is 57:15; Is 61:1, 2; Is 66:13; Rm
15:13; 2 Co 1:3–6confirmem. 3:3; Is 62:7; Rm 1:11; Rm 16:25; 1 Co 1:8; 2 Co 1:21;
Cl 2:7; 1 Ts 3:2,13; Hb 13:9; 1 Pe 5:10; Jd 24em. Tg 1:21, 22; 1 Jo 3:18
3
1 Paulo roga que orem por ele;
3 reafirma a sua confiança neles;
5 pede a Deus em favor deles;
6 recomenda-lhes diversos preceitos, especialmente
que evitem a ociosidade e as más companhias;
16 e então conclui com oração e saudação.
1 orai. Mt 9:38; Lc 10:2; Rm 15:30; 2 Co
1:11; Ef 6:19, 20; Cl 4:3; 1 Ts 5:17,25; Hb 13:18, 19a palavra. At 6:7; At 12:24; At 13:49; At 19:20; 1 Co 16:9; 2 Tm
2:9se propague. Gr. corra. seja. Sl 138:2; At 13:48como. 1 Ts 1:5; 1 Ts 2:1,13
2 sejamos livres. Rm
15:31; 1 Co 15:32; 2 Co 1:8–10; 1 Ts 2:18; 2 Tm 4:17perversos.
Gr. absurdos. porque.
Dt 32:20; Mt 17:17; Mt 23:23; Lc 18:8; Jo 2:23–25; At
13:45, 50; At 14:2; At 17:5; At 28:24; Rm 10:16; 2 Co 4:3,4
3 o Senhor. 1 Co
1:9; 1 Co 10:13; 1 Ts 5:24confirmará. 2:17e. Gn 48:16;
1 Cr 4:10; Sl 19:13; Sl 121:7; Mt 6:13; Lc 11:4; Jo 17:15; 2 Tm 4:18; 2 Pe 2:9;
Jd 24
4 temos. Rm 15:14; 2 Co 2:3; 2 Co 7:16; 2
Co 8:22; Gl 5:10; Fp 1:6; Fm 21de que. 6,12;
Mt 28:20; Rm 2:7; Rm 15:18; 1 Co 7:19; 1 Co 14:37; 2 Co 2:9; 2 Co 7:15; Fp
2:12; 1 Ts 4:1,2,10
5 o Senhor. 1 Rs
8:58; 1 Cr 29:18; Sl 119:5, 36; Pv 3:6; Jr 10:23; Tg 1:16–18ao. Dt 30:6; Jr 31:33; Rm 5:5; Rm 8:28; 1 Co
8:3; Gl 5:22; Tg 2:5; 1 Jo 4:19e à. Sl
40:1; Sl 130:5, 6; Lm 3:26; Lc 12:36, 37; Rm 8:25; Fp 3:20, 21; 1 Ts 1:3,10; 2
Tm 4:8; Tt 2:13; Hb 9:28; 2 Pe 3:12; Ap 3:10, 11; Ap 13:10constância de Cristo. ou, à paciência
de Cristo. Hb
12:2, 3; 1 Pe 4:1
6 em nome. 1 Co 5:4; 2 Co 2:10; Ef 4:17; Cl
3:17; 1 Ts 4:1; 1 Tm 5:21; 1 Tm 6:13,14; 2 Tm 4:1que
vos. 14,15;
Mt 18:17; Rm 16:17; 1 Co 5:11–13; 1 Tm 6:5; 2 Tm 3:5; Hb 12:15; Hb 12:16; 3Jo
10,11que ande. 7,11; 1
Ts 4:11; 1 Ts 5:14segundo. 10,14;
2:15
7 por que. 9; 1 Co 4:16; 1 Co 11:1; Fp 3:17;
Fp 4:9; 1 Ts 1:6,7; 1 Tm 4:12; Tt 2:7; 1 Pe 5:3visto
que. 6;
1 Ts 2:10
8 comemos. 12; Pv 31:27; Mt 6:11pelo contrário. At 18:3; At 20:34; 1 Co 4:12; 2 Co 11:9; 1 Ts 4:11noite. 1 Ts
2:9
9 não. Mt 10:10; 1 Co 9:4–14; Gl 6:6; 1
Ts 2:6oferecer-vos. 7; Jo
13:15; 1 Pe 2:21
10 quando. Lc 24:44; Jo 16:4; At 20:18se. Gn 3:19;
Pv 13:4; Pv 20:4; Pv 21:25; Pv 24:30–34; 1 Ts 4:11
11 andam. 6trabalhando.
1
Ts 4:11; 1 Tm 5:13; 1 Pe 4:15
12 determinamos. 6que. Gn 49:14, 15; Pv 17:1; Ec 4:6; Ef
4:28; 1 Ts 4:11; 1 Tm 2:2comam. 8; Lc
11:3
13 vós. Is 40:30, 31; Ml 1:13; Rm 2:7; 1
Co 15:28; Gl 6:9, 10; Fp 1:9; 1 Ts 4:1; Hb 12:3não
vos canseis. ou,
não desistais. Dt 20:8; Sl
27:13; Is 40:29; Sf 3:16, marg.; Lc 18:1; 2 Co 4:1,16; Hb 12:5; Ap 2:3
14 preste obediência. Dt
16:12; Pv 5:13; Sf 3:2; 2 Co 2:9; 2 Co 7:15; 2 Co 10:6; Fp 2:12; 1 Ts 4:8; Fm
21; Hb 13:17por esta epístola,
notai-o. ou,
manifestem esse homem por uma epístola. 6; Mt 18:17; Rm 16:17; 1 Co
5:9,11; Tt 3:10para que. Nm
12:14; Ed 9:6; Sl 83:16; Jr 3:3; Jr 6:15; Jr 31:18–20; Ez 16:61–63; Ez 36:31,
32; Lc 15:18–21
15 considereis. Lv 19:17, 18; 1 Co 5:5; 2 Co 2:6–10; 2 Co 10:8; 2 Co
13:10; Gl 6:1; 1 Ts 5:14; Jd 22,23adverti-o. Sl 141:5; Pv 9:9; Pv 25:12; Mt
18:15; 1 Co 4:14; Tt 3:10; Tg 5:19, 20
16 o Senhor da. Sl 72:3, 7; Is 9:6, 7; Zc 6:13; Lc 2:14; Jo 14:27; Rm
15:33; Rm 16:20; 1 Co 14:33; 2 Co 5:19–21; 2 Co 13:11; Ef 2:14–17; 1 Ts 5:23;
Hb 7:2; Hb 13:20dê. Nm 6:26; Jz
6:24, marg.; Sl 29:11; 85:8–10; Is 26:12; Is 45:7; Is 54:10; Is 66:12; Ag 2:9;
Jo 16:33; Rm 1:7; Fp 4:7–9O Senhor seja. 18; 1 Sm 17:37; 1 Sm 20:13; Sl
46:7, 11; Is 8:10; Mt 1:23; Mt 28:20; 2 Tm 4:22; Fm 25
17 é. 1 Co 16:21; Cl 4:18próprio punho. 1:5; Js 2:12; 1 Sm 17:18
18 Rm
16:20, 24
NOTAS CONCLUSIVAS SOBRE AS EPÍSTOLAS AOS
TESSALONICENSES.
É de comum acordo que a Primeira
Epístola aos Tessalonicenses tenha sido a primeira das epístolas de São Paulo a
ser escrita. Por isso, compreendemos a razão e a propriedade da ansiedade do
apóstolo em que fosse lida por todas as igrejas cristãs da Macedônia —
“Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos”
(5:27). O Dr. Paley observa que “A existência dessa frase é uma evidência da
autenticidade da epístola porque, ao produzir uma carta com o propósito de que
fosse lida publicamente na igreja em Tessalônica, caso ela não fosse lida ou
não se ouvisse falar dela naquela igreja, a frase provocaria um efeito
auto-destrutivo mostrando que a carta não é verdadeira... Ou a epístola foi
lida publicamente na igreja de Tessalônica durante a vida de São Paulo, ou não.
Se foi, nenhuma publicação poderia ser mais autêntica, nenhum tipo de notoriedade,
mais inquestionável, nenhum método de preservação da integridade da cópia, mais
seguro... Se não tivesse sido, a frase permaneceria como uma firme condenação
de falsificação ou, como alguém poderia supor, um impedimento invencível para o
seu sucesso”. A sua autenticidade, entretanto, nunca foi questionada e ela tem
sido aceita universalmente pela igreja cristã como uma produção inspirada de
São Paulo, desde o período mais antigo até os dias de hoje. O fato de essa
ordem ter sido dada na primeira epístola que o apóstolo escreveu, também
implica numa afirmação forte e confessional do caráter de um escritor
inspirado, na verdade, colocou os seus escritos no mesmo nível dos de Moisés e
dos antigos profetas. A Segunda Epístola, além das marcas de autenticidade e
autoridade em comum com outras cartas, possui a sua maior evidência de
inspiração divina na representação que faz do poder papal, sob os títulos de
“homem da iniqüidade” e “mistério da iniqüidade”. O verdadeiro culto cristão é
o culto do único Deus, através do único Mediador, o homem Jesus Cristo. A
igreja de Roma afastou-se nitidamente dessa adoração verdadeira, substituindo
Cristo por outros mediadores, invocando e adorando santos e anjos, adorando
imagens, adorando a hóstia, etc. O que ocorre, portanto, é que o “homem da
iniqüidade” é o Papa, não somente por causa da vida desgraçada que muitos deles
tiveram, mas por causa das doutrinas e princípios escandalosos que faziam
parecer desnecessárias as funções mais necessárias, vendendo o perdão e indulgências
para os crimes mais abomináveis e com a perversão do culto a Deus na mais
grosseira superstição e idolatria. O desejo principal do apóstolo ao escrever
aos tessalonicenses era evidentemente o de confirmá-los na fé, de animá-los a
professarem corajosamente o Evangelho e a praticarem todas as tarefas do
cristianismo. Supor, como o Dr. Macknight supõe, que o apóstolo tinha a
intenção de provar a autoridade divina do cristianismo através de uma cadeia de
argumentos habituais, com os quais ele estaria respondendo a várias objeções
supostamente levantadas pelos filósofos gentios, parece um pouco distante da
natureza das epístolas, e fundamentado em uma noção errada, de que tão cedo os
filósofos teriam desejado entrar numa discussão constante com os cristãos
quando, na verdade, eles zombavam dos cristãos chamando-os de entusiastas, e
consideravam as suas doutrinas como loucura. Para cumprir com o seu grande
objetivo, o Dr. Doddrige ressalta que “é extraordinária a maneira como ele
aperfeiçoa toda a sua influência, conquistada naturalmente através do seu zelo
e da sua fidelidade no trabalho com eles, para inculcar neles os preceitos do
evangelho e para persuadi-los a agirem de acordo com o seu caráter sagrado.
Esse era o grande ponto que ele seguiu em toda epístola e ao qual todo o resto
estava subordinado. Não há nada nos seus escritos como um desejo de estabelecer
a sua própria reputação ou de fazer uso da sua ascendência sobre os seus amigos
cristãos para responder a qualquer propósito pessoal secular. Pelo contrário,
nessa e nas suas outras epístolas, ele demonstra a mais generosa e
desinteressada consideração pelo bem-estar deles, negando expressamente
qualquer autoridade sobre a consciência deles e esclarecendo-lhes que escolheu
manter-se pelo trabalho das suas próprias mãos em vez de ser uma carga para as
igrejas, ou de levantar qualquer suspeita, e que ele não carregava nenhuma
visão particular sinistra por causa do zelo pelo evangelho e da preocupação com
o aperfeiçoamento deles. A revelação deste temperamento tão excelente traz
consigo um presumível e forte argumento em favor das doutrinas que ele
ensinava... E realmente, qualquer um que leia as epístolas de São Paulo com
atenção e entre no espírito com o qual foram escritas, discernirá tais
caracteres intrínsecos da autenticidade delas, além da autoridade divina das
doutrinas que contém, assim como elas poderão produzir nele uma convicção mais
forte do que todas as evidências externas presentes produzem.” Esses
comentários são muito bem fundamentados e muito importantes. Eles não podem ser
aplicados com tal intensidade a nenhuma outra epístola além dessas, que são a
produção mais excelente do apóstolo inspirado. O Dr. A. Clarke observa com
justiça que os dois últimos capítulos da primeira epístola, em particular,
“certamente estão entre os mais importantes e mais sublimes do Novo Testamento.
O julgamento de todos, a ressurreição do corpo e a situação dos vivos e dos
mortos, dos ímpios e dos justos é descrita, de forma concisa, é verdade, mas é
apresentada do ponto de vista mais penetrante e chocante.”[1]
[1]
Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância
Exaustiva do Conhecimento Bíblico (2Ts). Sociedade Bíblica do
Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário