Estudo
de Palavra da Bíblia
Definição
(Nenhum)
Links
(Nenhum)
Concordância | RAStr
Almeida
Revista e Atualizada, com números de Strong
Portanto,
eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a (3)
Jer 16:21
|
Portanto, eis que lhes farei
conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu
nome é Senhor.
|
H3045, H6471, H3045
|
03045 ידע yada ̀
uma raiz primitiva; DITAT - 848; v
1) conhecer
1a) (Qal)
1a1)
conhecer
1a1a)
conhecer, aprender a conhecer
1a1b)
perceber
1a1c)
perceber e ver, descobrir e discernir
1a1d)
discriminar, distinguir
1a1e) saber
por experiência
1a1f)
reconhecer, admitir, confessar, compreender
1a1g)
considerar
1a2)
conhecer, estar familiarizado com
1a3)
conhecer (uma pessoa de forma carnal)
1a4) saber
como, ser habilidoso em
1a5) ter
conhecimento, ser sábio
1b) (Nifal)
1b1) tornar
conhecido, ser ou tornar-se conhecido, ser revelado
1b2)
tornar-se conhecido
1b3) ser
percebido
1b4) ser
instruído
1c) (Piel) fazer
saber
1d) (Poal) fazer
conhecer
1e) (Pual)
1e1) ser
conhecido
1e2)
conhecido, pessoa conhecida, conhecimento (particípio)
1f) (Hifil)
tornar conhecido, declarar
1g) (Hofal) ser
anunciado
06471 פעם pa ̀am ou (fem.) פעמה pa ̀amah
procedente de 6470; DITAT - 1793a; n. f.
1) golpe,
batida, pé, pegada, bigorna, ocorrência
1a) pé,
ruído de pata, ruído de passo, pisada
1b) bigorna
1c)
occorrência, vez, golpe, batida
1c1) uma
vez, duas vezes, três vezes, de tempo em tempo, desta vez, duma vez, agora
desta vez, agora ... agora, uma vez ... outra vez
Promessas de paz e prosperidade
1 Veio
a palavra do Senhor a Jeremias,
segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda, dizendo:
2 Assim diz o Senhor
que faz estas coisas, o Senhor que
as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome):
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E
Atualizada, Com Números De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2003; 2005,
S. Jr 33:3
AGORA NA LÍNGUA ORIGINAL:
ירמיה
33
1 ויהי דבר־יהוה אל־ירמיהו שנית והוא עודנו עצור בחצר
המטרה לאמר׃
2 כה־אמר יהוה עשה יהוה יוצר אותה להכינה יהוה שמו׃
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L.
Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo
Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O
número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Qal
Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente
empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa.
Exemplos:
ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele
levantou, ele comprou
Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
Nifal
1) O Nifal é o “passivo” do Qal - ver 8851
Qal
ele viu
ele viu o anjo
ele enviou
ele criou isso
Nifal
ele foi visto, apareceu
o anjo foi visto
ele foi enviado
foi criado
1) O Nifal algumas vezes expressa uma ação
“reflexiva”.
ele vigiou ele foi vigiado, também
ele se protegeu
1) Diversos verbos usam o Nifal, embora
expressem ação simples
e são traduzidos na voz ativa. São exemplos
comuns:
ele lutou, ele permaneceu, ele jurou, ele entrou
Essa forma representa 6.0% dos verbos analisados.
Piel
1) O Piel normalmente expressa uma ação
“intensiva” ou “intencional”.
Qal
ele quebrou
ele enviou
Piel
ele quebrou em pedaços, ele esmagou
ele mandou embora, expulsou
2) Algumas vezes o Piel introduz um novo
sentido à forma Qal.
ele contou ele relatou, contou
ele completou ele pagou, recompensou
ele aprendeu ele ensinou
3) O Piel expressa uma ação “repetida” ou
“prolongada”.
ele pulou ele saltou, saltitou
4) Alguns verbos intransitivos no Qal
tornam-se transitivos no Piel.
ser forte fortalecer, fortificar
tornar-se grande engrandecer
Poal
Essa forma é o passivo do Poel, e funciona de
maneira muito semelhante ao Pual normal.
Ver Pual 8849
Ver Poel 8845
Pual
Pual é o “passivo” do Piel - ver 8840
Piel
ele esmagou
ele contou
Essa forma representa 0,7% dos verbos analisados.
Pual
isso foi esmagado
isso foi contado
Hifil
1) O Hifil em geral expressa a ação
“causativa” do Qal - ver 8851
Qal Hifil
ele comeu ele fez comer, alimentou
ele veio ele fez vir, trouxe
ele reinou ele fez rei, coroou
2) O Hifil é geralmente empregado para
formar verbos a partir de substantivos e de adjetivos.
Substantivo ou Adjetivo Hifil
ouvido ouvir (dar ouvidos)
distante afastar-se, colocar longe de
3) Alguns verbos “simples” acham-se no
Hifil.
lançar, destruir, levantar cedo, explicar, contar
Essa forma representa 13.3% dos verbos analisados.
Hofal
Hofal é o “passivo” do Hifil - ver 8818
Hifil
ele contou
ele arremessou
Hofal
foi-lhe contado (contaram-lhe)
ele foi arremessado
Essa forma representa 0.6% dos verbos analisados.
Hitpael
1) Essa forma expressa basicamente uma
ação “reflexiva” de Qal ou Piel
Ver para o Qal 8851
Ver para o Piel 8840
Qal Hitpael
ele trajava ele se vestiu
ele lavou ele se lavou
ele caiu ele preciptou-se, caiu caiu em cima,
atacou
ele vendeu ele se vendeu, ele se devotou
2) Expressa uma ação recíproca.
eles olharam eles olharam um para o outro
eles sussurraram eles sussurraram um para o outro
3) Alguns verbos no Hitpael são traduzidos
como uma ação simples. A ação reflexiva fica subentendida.
ele orou, ele lamentou, ele ficou irado
Essa forma representa 1.4% dos verbos analisados.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3045
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L.
Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo
Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número
que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que
pode ser consultado para maior aprofundamento.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H6471
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E
Atualizada, Com Números De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2003; 2005,
S. Jr 33:3
[4]Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem
Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Jr 33:1-2
21 Portanto, eis que lhes farei conhecer,
desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu
nome é Senhor. q
Jeremias 33:
2 Assim diz o Senhor que faz estas coisas, o Senhor que as forma para as estabelecer c (Senhor é o seu nome):[2]
Por que está
entre parênteses a frase acima?
Se o seu
Nome é demasiadamente Santo para ser pronunciado...?! Não é errado uma tradução
ser dita como sua fala? Pra mim é!
Vamos ver o
que nos fala a introdução da Bíblia Jerusalém:
Na presente
tradução encontra-se o nome de (Deus) sob a forma Iahweh (ver Gn 2,4+). Essa
forma, usada há certo tempo em numerosas traduções, apresenta alguns problemas.
Sabemos que
no hebraico original, apenas as consoantes eram escritas. As vogais tardiamente
colocadas pelos Massoretas são as do termo adonai (“senhor”) que devia ser
pronunciado, pois o Nome de (Deus) era considerado demasiadamente santo para
ser proferido.
A
vocalização “Iahweh” é uma reconstrução hipotética de um nome cuja pronúncia
real não era mais conhecida. O mesmo acontece com a vocalização “Jehovah”, mais
próxima do de adonai, mas que não corresponde melhor à forma primitiva.
Diversas
soluções foram propostas para marcar o caráter impronunciável do nome divino.
Algumas
traduções este nome pela fórmula “o
Senhor” (como a Setenta, que traduzia Kyrios, e a Vulgata, que traduzia
Dominus) ou ainda “o Eterno”.
Outras se
contentam em suprimir as vogais, mantendo simplesmente o tetragrama YHWH.
Conservamos
aqui a forma corrente Iahweh, mas, na leitura pública, e mais ainda em ambiente
litúrgico, é recomendável dizer “o Senhor”.
Bem, essas
são palavras da Bíblia de Jerusalém! Eu adoto meu grifo no nome do ETERNO, pois
a letra (‘y’) pode até ter o som da letra (‘i’), mas, pra mim tem que continuar
sendo a letra original! Bem como a letra (‘W’) que pra mim não existe no
hebraico? Fico com a letra original (‘h’) que pode ser também a letra: (“U”)!
Esses são os meus grifos quanto ao Nome do Criador!
Os outros
grifos de minha parte são: Onde está escrito que o ETERNO PEDE TUDO ISSO QUANTO
SEU NOME...? E, mesmo, porque: o Senhor é: Ba’al! ‘Adonay é: meu senhor! (E seu
povo sabia sim seu Nome! Os outros povos é que nunca o souberam por causa dessa
substituição do seu próprio povo.....!!!). Veja o que acontece:
(Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17;
7,18.20-21.23; 11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23;
Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2 Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm
1,18-27; Rm 16,17; 1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14;
Os 4,6; Jd 12; Mt 7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm
11,9-36; 1Co 8,4-7; Lv 24,10-16; Dt 28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Fp 2,9-11;
Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13;
19,13; 2Ts 2,11-12).
Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18;
Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; Mc 12,33; At
4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg
1,22-25; Ap 17,13!
E, o que
diz em Ap 22, 18-19? Dt 4,2; 12,32? Êx 32,33? (FIQUE COM): Os 2,16-17 OBSERVE O ESTUDO:
o 2.16-17 Em
hebraico, o termo baal significa senhor, dono ou marido,
mas utilizado como substantivo próprio designa o deus cananeu da fertilidade
(ver Jz 2.13, n.). O profeta quer eliminar, inclusive, o uso da palavra baal
como nome substantivo comum, para acabar com todos os resquícios desse culto
pagão. Não se trata apenas de acabar com os baalins, mas também de começar um
novo relacionamento com o Senhor,
fundado no amor. Cf. a palavra baal, em nomes de pessoas, em 1Cr 8.33;
9.39-40; e ver 2Sm 2.8, nota h.
01180 בעלי Ba ̀aliy
procedente de 1167 com pron. suf.; n m
Baali = “meu senhor”
1) uma divindade no reino do norte, variação do nome ’Baal’
Os 2:16
|
Naquele
dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu Baal.
|
H1180
|
0136 אדני ’Adonay
uma forma enfática de 113; DITAT - 27b; n m
1) meu senhor, senhor
1a) referindo-se aos homens
1b) referindo-se a Deus
2) Senhor - título, usado para substituir Javé como expressão judaica de
reverência
0113 אדני ’adown aw-done’ ou (forma contrata) אדן ’adon aw-done’
procedente de uma raiz não usada (significando governar); DITAT -
27b; n m
1) firme, forte, senhor, chefe
1a) senhor, chefe, mestre
1a1) referindo-se aos homens
1a1a) superintendente dos negócios domésticos
1a1b) chefe, mestre
1a1c) rei
1a2) referindo-se a Deus
1a2a) o Senhor Deus
1a2b) Senhor de toda terra
1b) senhores, reis
1b1) referindo-se aos homens
1b1a) proprietário do monte de Samaria
1b1b) chefe, mestre
1b1c) marido
1b1d) profeta
1b1e) governador
1b1f) príncipe
1b1g) rei
1b2) referindo-se a Deus
1b2a) Senhor dos senhores (provavelmente = “o teu marido, Javé”)
1c) meu senhor, meu chefe, meu mestre
1c1) referindo-se aos homens
1c1a) chefe, mestre
1c1b) marido
1c1c) profeta
1c1d) príncipe
1c1e) rei
1c1f) pai
1c1g) Moisés
1c1h) sacerdote
1c1i) anjo teofânico
1c1j) capitão
1c1k) reconhecimento geral de superioridade
1c2) referindo-se a Deus
1c2a) meu Senhor, meu Senhor e meu Deus
1c2b) Adonai (paralelo com Javé)
Esse é um
resumo do porque não concordo que um título que é de vontade humana e não
divina, vire um nome próprio! Pois como título é aceitável! Mas, como sendo seu
nome e ficando como fala do Criador que sai da sua boca....!!! Pra mim é uma
blasfêmia! Pois onde está escrito que essa é vontade do ETERNO PARA QUANTO AO
SEU NOME SANTO TEMÍVEL TERRÍVEL E QUE SÓ ELE PODE SALVAR... (ATOS 4,12). É UM
ASSUNTO PARA SE REPENSAR MUITO! POIS NÃO SOU CONTRA O CRIADOR! MAS, TENTO
LIMPAR UM ENGANO QUE VIROU MODA.........!
ירמיה
33
1 ויהי דבר־יהוה אל־ירמיהו שנית והוא עודנו עצור בחצר
המטרה לאמר׃
2 כה־אמר יהוה עשה יהוה יוצר אותה להכינה יהוה שמו׃
[1]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 16:21
[2]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 33:2
n. nota
Cf. conferir
[3]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[4]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H1180
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[5]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H136
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br).
O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste
dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[6]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H113
[7]Kahle,
Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade
Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Jr 33:1-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário