2 TIMÓTEO 3:
A inspiração, valor e utilidade das Santas Escrituras
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil m para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
m m 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil: Outra tradução possível: Toda a Escritura, sendo inspirada por Deus, também é útil. Sobre a expressão inspirada por Deus, cf. Hb 4.12; 2Pe 1.21. Usa-se aqui uma palavra grega que só aparece nesta passagem da Bíblia e que pode ser traduzida mais explicitamente como objeto da ação do sopro (ou do Espírito) de Deus (uma mesma raiz, tanto em grego como em hebraico, significa sopro e espírito). E útil: v. 15; Rm 15.4.
16 Toda. 2Sm 23.2; Mt 21.42; Mt 22.31,32,43; Mt 26.54,56; Mc 12.24,36; Jo 10.35; At 1.16; At 28.25; Rm 3.2; Rm 15.4; Gl 3.8; Hb 3.7; Hb 4.12; 2Pe 1.19-21 e. Sl 19.7-11; Sl 119.97-104,130; Mq 2.7; At 20.20,27; 1Co 12.7; Ef 4.11-16 para o ensino. 10 para a repreensão. 4.2; Pv 6.23; Pv 15.10,31; Jo 3.20; Ef 5.11-13; Hb 11.1 Gr. para a educação. 2.25; Dt 4.36; Ne 9.20; Sl 119.9,11; Mt 13.52; At 18.25; Rm 2.20
Gr. Grego
NOTAS CONCLUSIVAS SOBRE A PRIMEIRA EPÍSTOLA A TIMÓTEO.
Esta Epístola possui em si a marca da sua legitimidade e autenticidade, que é confirmada pela mais decisiva evidência externa. A sua inspiração divina é atestada pelo cumprimento exato da previsão sobre a apostasia nos últimos dias. Em termos gerais, essa profecia é semelhante àquela na segunda Epístola aos Tessalonicenses, apesar de diferir nas circunstâncias particulares, e corresponde exatamente com a do profeta Daniel sobre o mesmo assunto (Dn 11.38). Essa importante profecia pode ser mais corretamente traduzida como: “Agora o Espírito fala expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos sobre demônios através da hipocrisia de mentirosos, tendo a sua consciência queimada com um ferro quente, proibindo o casamento e ordenando a abstenção de carnes,” etc. Não é preciso nem insistir para mostrar como essas particularidades são aplicáveis às corrupções da Igreja de Roma. A adoração dos santos nessa igreja é em essência a mesma que a adoração de demônios entre os gentios, e foi estabelecida no mundo através de livros forjados em nome de apóstolos e santos, com falsas lendas sobre a vida deles, com falsos milagres atribuídos às suas relíquias, e com sonhos e relações fabulosas. Ao mesmo tempo, o celibato foi desfrutado e praticado com a pretensão da castidade, e a abstinência com a pretensão da devoção. Somente o ESPÍRITO DE DEUS poderia prever e profetizar esses eventos claramente.
etc etcétera (e outras coisas mais)
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