"TETRAGRAMA!"
(...).
Eia, desçamos e confundamos ali a sua
língua, para que não entenda um a língua do outro:
E moveu-se dali para a montanha do lado
oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente. Ai ao oriente;
e edificou ali um altar ao YHVH, e invocou o Nome dde (Yahu)!
E Ló disse-lhe: Ora, não, meu YHVH!
E plantou um bosque em Berseba, e invocou
o Nome de YHVH (Yahu), ‘Elohím ETERNO.
E chamou Abraão o Nome daquele lugar, O
YHVH Proverá. No monte de (Yahu) SE PROVERÁ [BEHÁS – YAHU YERA’ÉR].
Então edificou ali um altar, e invocou o
Nome de YHVH – Yahu!
Sh’mot (Êxodo) 9,15-16; 20,23-24: Porque
agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e a o teu povo com
pestilência, e para que sejas destruído da terra; mas, deveras, para isto te
mantive, para mostrar meu Poder em ti, e para que o MEU NOME seja ANUNCIADO EM
TODA A TERRA!
Não fareis outros elohais
(deuses/’elohím) comigo; elohais de prata ou elohais de ouro não fareis para
vós!
Um altar de pedras me farás, e sobre ele
sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacificas, as tuas ovelhas,
e as tuas vacas; em todo o lugar , onde eu fizer celebrar a memória do meu
NOME, virei a ti e te abençoarei!
B’midbar (Números) 6,26-27: O YHVH sobre
ti levante o seu rosto e te dê a paz. ASSIM PORÃO O MEU NOME SOBRE OS FILHOS DE
YISRAEL, E EU OS ABENÇOAREI!
D’varim (Deuteronômio) 28,10: E todos os
povos da terra verão que É INVOCADO SOBRE TI O NOME DO Y’H’V’H – YAHU, e terão
temor de ti.
Y’hoshua (Josué) 1,1: E sucedeu depois da
morte de Moisés, servo do YHVH falou a Y’hoshua (Josué), Filho de NUM, servo de
Moisés, dizendo: (...).
Sh’muel Bet (2 Samuel) 7,23: E quem Há
como o teu Povo, como Yisrael, gente única na terra, a quem ‘Elohím foi
resgatar para SEU POVO, para fazer-te Nome, e para fazer-vos estas grandes e
terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito,
desterrando as nações e a seus elohais? (deuses).
M’lakhim Alef (1 Reis) 8,43: OUVE TU NOS
CÉUS, ASSENTO DA TUA HABITAÇÃO, E FAZE CONFORME A TUDO O QUE O ESTRANGEIRO A TI
CLAMAR, A FIM DE QUE TODOS OS POVOS DA TERRA CONHEÇAM O TEU NOME, PARA TE
TEMEREM COMO O TEU POVO DE YISRAEL, E PARA SABEREM QUE O TEU NOME É INVOCADO
SOBRE ESTA CASA QUE TENHO EDIFICADO!
Divrei-HaYamim
Bet (2 Crônicas) 7,14: E se o seu povo, que SE CHAMA PELO MEU NOME, se
humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter, então eu ouvirei dos
céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra!
Yesha’Yahu
(Isaías) 43,7: A todos que são CHAMADOS PELO MEU NOME E OS QUE CRIEI PARA A
MINHA KEVOD (GLÓRIA), OS FORMEI, E TAMBÉM OS FIZ!
Dani’el
(Daniel) 9,18-19: Inclina, ó ‘ELOHÍM meu (deuses meu), os teus ouvidos, e ouve;
abre os teus olhos e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é CHAMADA
PELO TEU NOME, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados
em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
Ó YHVH (Yahu),
ouve; ó YHVH, Perdoa; ó YHVH atende-nos e age; ó YHVH, perdoa; ó YHVH
atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó ‘Elohím meu, porque a tua
cidade e O TEU POVO SÃO CHAMADOS PELO TEU NOME!
MattitYahu
(Mateus) 1,1; 6,9: A linhagem de Yeschua [(YahuhShúa} Há’ Maschiyah, filho de
David, filho de Avraham (Abraão) [Yeschua] {YahuhShúa} (Há’ Shem – “Há’
Maschiyah”} Bem Davidi Bem Avraham].
Vocês,
portanto, orem assim:
Pai nosso no
céu!
Teu NOME seja
mantido santo.
Yochanan
(João) 17,11.12.26: E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e
eu vou para ti Pai Santo, guarda em TEU NOME aqueles que me deste, para que
sejam um, assim como nós!
Estando eu com
eles no mundo, guardava-os em TEU NOME! Tenho guardado aqueles que tu me deste,
e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a ESCRITURA se
cumprisse.
E Eu lhes fiz
CONHECER O TEU NOME, E LHO FAREI CONHECER MAIS, PARA QUE O A(RR)HAVAH (AMOR)
COM QUE ME TENS AMADO ESTEJA NELES, E EU NELES ESTEJA!
Romanos 9,17:
PORQUE DIZ A ESCRITURA DE FARAÓ:
PARA ISTO
MESMO ME LEVANTEI; PARA TI MOSTRAR O MEU PODER, E PARA QUE O MEU NOME SEJA
ANUNCIADO EM TODA A TERRA! [Sendo assim, Pai e Filho, compartilham o mesmo Nome
que só ELE PODE NOS SALVAR!]. AMÉN.
(...) Para evitar o risco de tomar o nome de Deus
(YHWH) em vão, os judeus mais religiosos começaram
a substituir o nome próprio em si pela palavra
[‘adona(y)]. {Na transliteração para o português, as letras: o primeiro (a) tem um acento tipo como um acento circunflexo virado para cima; e, os
dois (a), seguintes, tem um traço em cima = devido
ao texto masorético!}. Embora os masoretas tenham deixado as quatro
consoantes originais no texto, eles acrescentaram as vogais (e) [no lugar de (a), por outras razões] e (a) para recordar ao leitor a
pronunciar (‘adona[y]) sem levar
em conta as consoantes. Isto acontece mais de 6000 vezes na Bíblia
Hebraica. A maioria das traduções usa letras maiúsculas para escrever o título
“SENHOR”. Algumas exceções são a Bíblia na Tradução Brasileira que usava “Jeová”, a Bíblia de Jerusalém que tem Iahweh e a Bíblia Pastoral que traz Javé. O que foi provocado pela cautela dos judeus é
semelhante ao nosso costume de dizer “por exemplo” quando lemos a
abreviatura “e. g.”. Posteriormente os judeus substituíram o nome divino
por outras palavras como “o nome”, “o bendito” ou “o céu” (cf. Mc 14,61.62).
Nas
passagens onde (‘adona[y]) yhwh ocorre, yhwh recebe a pontuação
vocálica de ‘elohim, e as traduções em português apresentam
“SENHOR DEUS” (e.g., Am 7,1).
Texto
tirado dá página 28, do livro: Dicionário Internacional de Teologia do Antigo
Testamento. (R. Laird Harris. Gleason L. Archer, Jr. Bruce K.
Waltke).
Sendo mais uma prova de que o Nome Próprio de Deus – Foi blasfemado por um medo de não “pronuncia-lo” e, fizeram
coisas piores...! Anselmo Estevan.
Aqui, fica uma pergunta: Onde está
escrito na Bíblia que Deus pediu para os “homens fazerem essa ciranda toda com
seu Nome???”. Anselmo Estevan!!!
Eu, Anselmo Estevan,
não aceito em “ANDAR” no NOME de um substituto – como o fez o seu próprio povo ao entrar em
Canaã e se misturar como o “povo gentio” – sem Deus – que todos os “HOMENS” –
querem agradar cada um a sua vontade – assim, andando entre deuses criados por
suas próprias mãos... Veja:
Quero começar a minha
linha de raciocínio da seguinte forma: (Bíblia de estudo – “Temas em
Concordância”). Da Editora Central Gospel. Ano de 2.005 – Versão NVI –
traduzida por Bruno Destefani. Diretor Presidente – Senhor Silas Malafaia.
Gênesis 4,26 (Ou Proclamar).
“Como, essa é uma Bíblia, de ESTUDO que: A
própria Bíblia – fala por si, vamos lá”. Do versículo de Gn 4,26 a Bíblia de
estudo nos remete aos versículos seguintes como resposta dada a esse questionamento:
Gn 4,26; 13,4; Dt 3,23; 1Sm 1,12-16; 15,31; 2Cr 20,4; Ne 2,4; Sl 12,1; 25,1;
30,8; 66,17; 80,17; 84,9; 116,4; 142,1; Jr 32,16; Dn 6,10-13; Jn 2,7; Zc
8,20.21; At 1,13.14; 12,5.12; 18,7. Veja também: Dt 3,24; Zc 7,2; Ml
3,16; (Is 42,8; 26,8).
Sendo assim: “Entendo
que “toda a Bíblia fala do NOME DE DEUS!!!”. Mas como? SIM! O “homem” –
como ENFRAQUECEU a “Lei” de “Yahu” – pelos pecados da “Queda” – erroneamente
também quis desfazer do seu Nome por um substituto que não o seu NOME
VERDADEIRO E PESSOAL – A última obra de Satanás para o homem caído – seu plano
maligno. Esse é o meu ver!”.
Vamos a outro estudo:
Eu, Anselmo Estevan, sou
uma pessoa comum. Com pouquíssimos amigos, mas YAHU – me fez perfeito e com
dois ouvidos – para poder escutar...! Então: “Muitos perguntam”.:
- Para que saber o Nome de Deus?
- Será que só sabendo o
“Nome de Deus”, (o Nome correto e não colocações humanas por motivos
diversos...?); a pessoa já é
salva?
- Se a pessoa – souber o
“Nome Pessoal” – verdadeiro de Deus – e, AGIR TODA “ERRADA”!? ADIANTA ALGUMA COISA? (Neste caso é
NÃO...!).
- ETC...
Como resposta: “Há
todo um compromisso com a verdade, mas não uma regra para ser SALVO! Isso, só
Ele pode, nos SALVAR! Agora, pra mim, é muito mais que importante , saber o
NOME do meu SALVADOR! NÃO ME CONTENTO COM UM “SUBSTANTIVO – QUE POR VONTADE
HUMANA – VIROU NOME PRÓPRIO”. E mesmo porque ELE quer que seu verdadeiro Nome
seja conhecido, louvado, glorificado como o diz esses estudos que estou
buscando na BÍBLIA, EM NENHUM OUTRO
LUGAR. DA EXEGESE DO PRÓPRIO HOMEM QUE COMO EU ESTAMOS INTERESSADOS NA VERDADE
SOMENTE: (Nm 23,19;
Js 24,27; Sl 52,3; Pv 14,5; Ez 13,19; Cl 3,9; Hb 6,3.18; Tg 3,14; etc.)”.
A minha resposta só pode ser uma: Cito Mateus 22,29; Marcos 4,22; Provérbios
25,2.
Partindo única e
exclusivamente, pelas escrituras, vamos aonde tudo começou, (o recomeço – pelas
maldades do próprio coração do “homem” – uma verdade que não poderia ficar
esquecida), vamos ao estudo do versículo de: ÊXODO 3,13-15.
Bíblia de estudo DO
PEREGRINO. Do Senhor – Luís Alonso Schökel. 2ª edição – 2.006.
3,13-15. Segunda objeção. Ele se fia em Deus; o povo se fiará nele? Querendo
saber qual Deus o envia – dado decisivo na missão profética, p. ex. Dt 13; Jr
23,13; - perguntarão pelo nome da divindade. A resposta é ao mesmo tempo
positiva e ambígua; vale para Moisés e vale para o povo.
Estes três versículos estão
entre os mais analisados e discutidos de todo o AT. Qual a origem do nome Yhwh? Existia fora e antes de Israel? Que significa em si? Que função
tem no relato? Sobre as duas primeiras perguntas se multiplicaram as
conjeturas, sem oferecerem uma resposta plausível. Sobre a terceira:
começamos confessando que nossa vocalização é duvidosa, pois nos nomes
compostos encontramos as formas Yah,
Yo, Yeha. A corrente, Yahwe, é uma
forma factitiva do verbo hyh = ser, existir, aquele que dá o ser, faz existir.
Assim podia soar aos ouvidos hebreus.
No texto, Deus muda o verbo
em primeira pessoa e forma uma frase aparentemente tautológica. Se o
traduzirmos pelo indefinido, “o que foi”, a resposta é evasiva (como em Gn 32): o nome não importa, sou o Deus dos patriarcas e estou contigo. Se o
traduzirmos como enunciado, “Sou o que sou”, presta-se para a reflexão. Primeiro, encontra-se na esfera
do ser ou existir (cf. Jo 8,58; Ap 1,4); segundo, não se define por predicados
externos, mas por si mesmo; em nossa terminologia refinada, diríamos: “um ser
absoluto”. Pois bem, para os israelitas vale o sentido enunciativo, “Eu sou”,
que se oferece como explicação de um nome conhecido e se identifica com o Deus
dos patriarcas. E acrescenta uma ordem perpétua: daí em diante Deus será INVOCADO COM O NOME DE Yhwh. E, assim foi (Is 42,8; 26,8) até que em
tempos posteriores se evitou tal NOME, SUBSTITUINDO-O
POR ADONAI.
Na teoria
documentária: o Eloísta considera que neste ponto se REVELA
O NOME DE YHWH; ATÉ O PRESENTE ELE SÓ USOU O NOME ‘elohim ou um
SUBSTITUTO.
MALAQUIAS: O livro de Malaquias encerra a série dos livros proféticos. Isto, porém,
não significa que este último anel da corrente seja de importância secundária.
O profeta anônimo toma de empréstimo um nome provindo da menção do mensageiro
(mal’aki) em 3,1. Assemelha-se, portanto, ao precursor do Messias anunciado
neste mesmo versículo. Por isso, deu-se a Malaquias um lugar de destaque no
conjunto do testemunho veterotestamentário.
Os
índices fornecidos pelo livro permitem situar o profeta por volta dos anos
480/460. De fato, o povo está voltando do exílio, o templo está reconstruído, o
culto funciona desde certo tempo. Estamos, portanto, claramente depois de 515.
Entretanto, a grande reforma iniciada por Esdras (sobretudo a respeito dos casamento
mistos) ainda não se iniciou: esta irá acontecer lá por 440. Os tempos eram de
grande ceticismo. As esperanças que os profetas Ageu e Zacarias tinham
relacionado à reconstrução do templo não se tinham ainda realizado como se
esperava. O desânimo tinha enfraquecido a fé. Recaía-se nas antigas faltas: negligências
no serviço cultual, venalidade, parcialidade, não poucas infidelidades.
Malaquias reage vigorosamente. Ele coloca cada um, sacerdote e “leigo”,
diante de suas responsabilidades para com o ETERNO e o próximo. Malaquias terá,
deste modo, desempenhado dupla função. Num período capital, quando se irá fixar
a fisionomia definitiva do judaísmo pós-exílico, ele será o reformador da vida
cultual e moral das pessoas, bem como o guia de toda a comunidade.
Mais tarde, alguns ficarão particularmente
impressionados pelo conteúdo messiânico do livro e reconhecerá em Yahushua (de
Nazaré) – O UNGIDO – aquele que era esperado pelo profeta. O judaísmo ainda
hoje vive os valores religiosos que Malaquias ajudou a precisar.
Este livro, que por vezes pode até parecer duro
demais, adverte-nos de que, antes da chegada do “grande e terrível” dia, remanescentes e judeus, ambos herdeiros da mesma mensagem, terão
ainda de afrontar numerosas oposições, internas e externas.
POR ISSO: “É ESSENCIAL CONHECER SEU
VERDADEIRO NOME”:
§ Confissão Belga
ARTIGO
7
A Sagrada Escritura: perfeita e completa
Cremos
que a Sagrada Escritura contém perfeitamente à vontade de Deus – Yahu e,
suficientemente, ensina tudo o que o homem deve crer para ser salvo. Nela,
Yahu descreveu, por extenso, toda a maneira de servi-lo. Por isso, não é
licito aos homens, mesmo que fossem apóstolos “ou um anjo vindo do céu” (Gl
1,8), ensinar outra doutrina, senão aquela da Sagrada Escritura. É proibido
acrescentar algo à Palavra de Yahu ou tirar Algo dela (Dt 12,32; Ap
22,18.19). Assim, se mostra claramente que sua doutrina é perfeitíssima e, em
todos os sentidos, completa.
Não se podem igualar escritos de homens às
Escrituras divinas, por mais santos que tenham sido os autores. Nem se pode igualar à verdade de Yahu
costumes, popularidade, antiguidade, sucessão de tempos ou de pessoas, ou
concílios, decretos e resoluções. Pois a verdade está acima de tudo, e
todos os homens são mentirosos (Sl 116,11) e “mais leves que a vaidade” (Sl
62,9).
Por
isso, rejeitamos, de todo o coração, tudo que não está de acordo com essa regra
infalível. Conforme os apóstolos nos ensinaram: “Provai os espíritos se
procedem de Yahu” (1Jo 4,1); “Se alguém vem ter convosco e não traz esta
doutrina, não o recebais em casa” (2Jo 10).
2Tm 3,16.17; 1Pe 1,10-12; 1Co 15,2; 1Tm 1,3; Dt 4,2; Pv 30,6; At 26,22; 1Co
4,6; Sl 19,7; Jo 15,15; At 18,28; At 20,27; Rm 15,4; Mc 7,7-9; At 4,19; Cl 2,8;
1Jo 2,19; Dt 4,5.6; Is 8,20; 1 Co 3,11; Ef 4,4-6; 2Ts 2,2; 2Tm 3,14.15.
Ezequiel 36,21-23
Mas tive compaixão do meu santo nome, que a
casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.
Dize,
portanto, à casa de Israel: Assim diz o ETERNO Deus: Não é por amor de vós que
eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu Santo Nome, que profanastes entre
as nações para onde fostes. VINDICAREI
A SANTIDADE DO MEU GRANDE NOME,
que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações
saberão que EU SOU o ETERNO, diz YAHU DEUS, quando eu VINDICAR a minha
Santidade perante elas.
Zacarias 14,9; Deuteronômio 6,4
O ETERNO será Rei sobre toda a terra; naquele
dia, UM SÓ SERÁ O ETERNO E UM SÓ
SERÁ O SEU NOME.
Pesquisa efetuada por: ANSELMO
ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
Nenhum comentário:
Postar um comentário