Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ESTUDANDO A PALAVRA DE YHVH 21:

POR ISSO: “É ESSENCIAL CONHECER SEU VERDADEIRO NOME”:


§ Confissão Belga
ARTIGO 7
A Sagrada Escritura: perfeita e completa

Cremos que a Sagrada Escritura contém perfeitamente à vontade de YHVH – Yahu e, suficientemente, ensina tudo o que o homem deve crer para ser salvo. Nela, Yahu descreveu, por extenso, toda a maneira de servi-lo. Por isso, não é licito aos homens, mesmo que fossem apóstolos “ou um anjo vindo do céu” (Gl 1,8), ensinar outra doutrina, senão aquela da Sagrada Escritura. É proibido acrescentar algo à Palavra de Yahu ou tirar Algo dela (Dt 12,32; Ap 22,18.19). Assim, se mostra claramente que sua doutrina é perfeitíssima e, em todos os sentidos, completa.
Não se podem igualar escritos de homens às Escrituras divinas, por mais santos que tenham sido os autores. Nem se pode igualar à verdade de Yahu costumes, popularidade, antiguidade, sucessão de tempos ou de pessoas, ou concílios, decretos e resoluções. Pois a verdade está acima de tudo, e todos os homens são mentirosos (Sl 116,11) e “mais leves que a vaidade” (Sl 62,9).
Por isso, rejeitamos, de todo o coração, tudo que não está de acordo com essa regra infalível. Conforme os apóstolos nos ensinaram: “Provai os espíritos se procedem de Yahu” (1Jo 4,1); “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa” (2Jo 10).
2Tm 3,16.17; 1Pe 1,10-12; 1Co 15,2; 1Tm 1,3; Dt 4,2; Pv 30,6; At 26,22; 1Co 4,6; Sl 19,7; Jo 15,15; At 18,28; At 20,27; Rm 15,4; Mc 7,7-9; At 4,19; Cl 2,8; 1Jo 2,19; Dt 4,5.6; Is 8,20; 1 Co 3,11; Ef 4,4-6; 2Ts 2,2; 2Tm 3,14.15.
Ezequiel 36,21-23
Mas tive compaixão do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.
Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o ETERNO Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu Santo Nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. VINDICAREI A SANTIDADE DO MEU GRANDE NOME, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que EU SOU o ETERNO, diz YAOHU DEUS, quando eu VINDICAR a minha Santidade perante elas.

Zacarias 14,9; Deuteronômio 6,4
O ETERNO será Rei sobre toda a terra; naquele dia, UM SÓ SERÁ O ETERNO E UM SÓ SERÁ O SEU NOME.

Ouve, Israel, o ETERNO, nosso Deus, é o único ETERNO.

(Estudo): Ouve, Israel. A palavra hebraica é SHEMA; daí ser comum a tradição judaica chamar esse versículo de Shema. A importância dessa ordem é repetida por O UNGIDO (Mc 12,29).


Oseias 2,16-17; 12,5
Naquele dia, diz o ETERNO, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: MEU BAAL. (MEU SENHOR). ANSELMO ESTEVAN.
Da sua boca tirarei os nomes DOS BAALINS, e não mais lembrará desses nomes.
O ETERNO, o YHVH dos Exércitos, YAHU é o seu nome.

Malaquias 1,6
O FILHO HONRA O PAI, E O SERVO, AO SEU senhor. SE EU SOU PAI, ONDE ESTÁ A MINHA HONRA? E, SE EU SOU “ETERNO”, ONDE ESTÁ O RESPEITO PARA COMIGO? – DIZ O ETERNO DOS EXÉRCITOS A VÓS OUTROS, Ó SACERDOTES QUE DESPREZAIS O MEU NOME. VOZ DIZEIS: EM QUE DESPREZAMOS NÓS O TEU NOME?

Marcos 12,28-29
Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Yahushua lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu-lhe Yahushua: O principal é: Ouve, ó Israel, o ETERNO, - YAHU nosso YHVH, é o único Yahu!

João 10,24-25
Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspense? Se tu és O UNGIDO, dize-o francamente.
Respondeu-lhes Yahushua: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em NOME DE MEU PAI testificam a meu respeito.

João 10,26
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas!


“Não seja você, mais um incrédulo? Acredite no seu Nome verdadeiro e Pessoal, seja você também parte de (“SUAS OVELHAS”) – OUÇA COM OCORAÇÃO ACREDITE EM YAHU. Seu Nome ...! ANSELMO ESTEVAN.



RECAPITULANDO: A BÍBLIA É COMPOSTA DE 66 LIVROS: “O PENTATEUCO” (GÊNESIS; ÊXODO; LEVÍTICO; NÚMEROS; DEUTERONÔMIO) – OS ESCRITOS DE “MOISÉS”. LIVROS HISTÓRICOS: (JOSUÉ; JUÍZES; RUTE; 1 SAMUEL; 2 SAMUEL; 1 REIS; 2 REIS; 1 CRÔNICAS; 2 CRÔNICAS; ESDRAS; NEEMIAS; ESTER). LIVROS POÉTICOS: (JÓ; SALMOS; PROVÉRBIOS; ECLESIASTES; CÂNTICO).LIVROS PROFÉTICOS: (ISAÍAS; JEREMIAS; LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS; EZEQUIEL; DANIEL; OSEIAS; JOEL; AMÓS; OBADIAS; JONAS; MIQUEIAS; NAUM; HABACUQUE; SOFONIAS; AGEU; ZACARIAS; MALAQUIAS). (34livros do AT). Mais os 05 livros do Pentateuco.

Os “RESTANTES”; [os livros do NT]. AGUARDEM, A TERCEIRA E ÚLTIMA APOSTILA. REDAÇÃO FEITA POR ANSELMO ESTEVAN, (COM TODAS AS OBRAS COPIADAS, COLOCADAS OS “AUTORAIS DEVIDOS”).


SIMPLESMENTE “SER”. EU “SOU” ME ENVIO A VOZ!



{‘ ÔR}





“QUEM FOI: Y’HOSHUA? [JOSUÉ]?”:


Bem, eu, Anselmo, fiz a comparação do ‘Livro de Y’hoshua (Josué) com o Maschiyah! (Não o homem fisicamente falando, com o ‘Homem’ – O Maschiyah [Messias]! E, fui muito mal interpretado....!!!!!). Então, agora, vamos ver quem foi realmente esse ‘homem’ escolhido por YHVH! E, porque o Maschiyah está sim presente na Torah – o Tanakh À Lei de YHVH: (A Antiga Aliança): AT:

Y’hoshua (Josué): Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes é a própria substituição, mediante o treinamento de outras pessoas para se tornarem COMPETENTES. Muitas notáveis realizações são iniciadas por pessoas com grande habilidade cuja vida ou carreira chegou ao fim antes de sua visão tornar-se realidade. A conclusão do sonho então se torna RESPONSABILIDADE. A morte é o final definitivo para a liderança. Um dos melhores testes para a liderança é a nossa disposição e habilidade para treinarmos outras pessoas com o propósito de nos SUBSTITUIR!
Mosheh (Moisés) tomou uma excelente decisão ao escolher Y’oshua (Josué) como seu assistente. Esta escolha foi mais tarde confirmada pelo PRÓPRIO YHVH, quando instruiu Mosheh (Moisés) a ESCOLHER SEU SERVO como seu SUCESSOR (Nm 27,15-23). Y’hoshua (Josué) desempenhara um papel de suma importância durante a caminhada pelo deserto. Apresentado como marechal de campo do exército de Ysrael, Ele foi a única pessoa autorizada a acompanhar Mosheh (Moisés) parte do caminho montanha acima quando o grande legislador recebeu a Torah (Lei). Y’hoshua (Josué) e Calebe foram os únicos dentre os 12 espias a voltar com um relatório encorajador após serem enviados à Terra Prometida pela primeira vez. Outras referências mostram-no como um servo fiel de Mosheh (Moisés) – por isso experimentou em primeira mão o que significava guiar o povo de Yahudim (Povo de Yahu – YHVH). Este foi o melhor modelo!
Quem é o seu Mosheh (Moisés)?
Quem é o seu Y’hoshua (Josué)?
Somos um dos elos que forma a corrente da obra de YHVH neste mundo. Você moldou sua vida de acordo com o exemplo de outras pessoas e existe alguém que torna sua existência como modelo. Quando YHVH é importante para àqueles que você tem como exemplo? Aqueles que o observam percebem a presença de YHVH em todas as áreas de sua vida? Peça ao YHVH que coloquem um Mosheh (Moisés) em seu caminho. Peça que Ele faça de você um bom Y’HOSHUA (JOSUÉ).
A posse da terra YHVH mandou que Y’hoshua (Josué) conduzisse os israelitas à Terra Prometida (também chamada Canaã) e conquistasse-a. Esta não foi uma prática de imperialismo ou agressão, mas um ato de julgamento. Eis aqui algumas passagens anteriores na Bíblia onde YHVH prometeu dar está terra aos israelitas e os motivos pelos quais deveria faze-lo:
Gn 12,1-3: YHVH prometeu abençoar Avraham (Abraão) e fazer de seus descendentes uma grande nação?
Gn 15,16: YHVH escolheria o tempo certo para Ysrael entrar em Canaã, no momento em que as nações perversas que ali viviam estivessem prontas para o JULGAMENTO (O Pecado seguiria seu curso)!
Gn 17,7.8: YHVH prometeu entregar toda a terra de Canaã aos descendentes de Avraham (Abraão)!
Êx 33,1-3: YHVH prometeu ajudar os israelitas a expulsar todas as nações ímpias de Canaã!
Dt 4,5-8: Os israelitas tinham que ser um exemplo de vida para todo o mundo; isto não aconteceria, caso eles se envolvessem com os ímpios cananeus!
Dt 7,1-5: Os israelitas deveriam DESTRUIR por COMPLETO os CANANEUS devido à sua MALDADE e pelo chamado de Ysrael àSANTIDADE!
Dt 12,2: Os israelitas precisavam DESTRUIR COMPLETAMENTE AS ALTARES CANANEUS, para queNADA PUDESSE DESVIAR SUA ATENÇÃO DE ADORAR YHVH!

O discurso final de Y’hoshua (Josué):

Y’hoshua (Josué) convocou todos os israelitas a Siquém para que ouvissem suas palavras finais. Ele desafiou o povo a tomar a decisão consciente de sempre OUVIR A YHVH. Pouco depois, Y’hoshua (Josué) morreu e foi sepultado em sua cidade, Timnate--sera!


Agora que sabemos um pouco de Y’hoshua (Josué), vamos definir o Nome Y’hoshua (Josué):

[No aramaico]: (Yehoshua): {SALVAÇÃO DE HÁ ‘Shem} O NOME! (YHVH).
[No hebraico]: (Y’hoshua): {(Yahweh) [Yahu] é SALVAÇÃO} YHVH.

Y’hoshua (Josué), filho de Num.
Embora Y’hoshua (Josué), filho de Num, seja o PERSONAGEM central do livro que leva seu nome, era conhecido por Mosheh (Moisés) muito antes de ser escolhido COMO SEU SUCESSOR. Num certo momento, o grande legislador determinou um homem da tribo de Efraim, cujo nome é Hoshe’a (Oseias). Mudou seu nome para Y’hoshua (Josué) [Nm 13,16; cf. Dt 32,44]. Hoshe’a (Oseias) significa “SALVA!”; Y’hoshua (Josué) quer dizer (“Yahweh” [Yahu] é “SALVAÇÃO”). Este ato refletiu o discernimento de Mosheh (Moisés) em reconhecer em seu sucessor a figura cujas habilidades militares seriam o símbolo da libertação que Yahu (o Senhor YHVH) daria a Ysrael quando lutassem contra os inimigos em Canaã.
O nome Y’hoshua (Josué) aparece pela primeira vez num contexto militar. Foi numa batalha travada pelos hebreus depois de saírem do Egito. Os amalequitas ameaçavam os israelitas. O filho deNum foi o GUERREIRO que levou o povo à VITÓRIA, quando lutou em favor de Mosheh (Moisés) [Êx 17,8-13], ele selecionou o exército, batalhou e venceu o inimigo. Representava todo o Ysrael, quando liderava o povo na batalha. De fato, o exército em si é mencionado apenas uma vez (Êx 17,11). Como “servidor de Mosheh (Moisés), subiu com ele ao monte Sinai (Êx 24,13) e alertou o legislador sobre o alarido que vinha do acampamento (Nm 32,17). Foi-lhe dado um lugar na Tenda da Congregação. Sua preocupação quanto ao bem-estar de Mosheh (Moisés) o manteve afastado dos conflitos movidos por ciúmes e inveja já que cercaram o grande legislador durante os anos no deserto. Em Números 11,28 essa preocupação fez com ele protestasse contra alguns israelitas que profetizavam sem o reconhecimento de Mosheh (Moisés)”.
Y’hoshua (Josué) foi um dos doze espias enviados para conhecer Canaã (Nm 13,16). Dez deles voltaram com um relatório negativo, de acordo com o qual seria impossível o povo conquistar a terra. Somente Y’hoshua (Josué) e Calebe disseram que o lugar era bom e possível de ser conquistado. Uma praga ceifou a vida dos dez espias incrédulos. Y’hoshua (Josué) e Calebe foram os únicos, de toda aquela geração de israelitas, que receberam uma promessa de entrar na terra e receber uma herança ali (Nm 14,6.30.38). Esta bênção, bem como a associação prévia com Mosheh (Moisés), proporcionaram o pano de fundo para as referências remanescentes de Y’hoshua (Josué) no Pentateuco. Tudo isso enfatiza o papel dele, como sucessor de Mosheh (Moisés), na liderança do povo na Terra Prometida.
Essa sucessão foi comissionada oficialmente em Números 27,18-23, onde Mosheh (Moisés) impôs publicamente as mãos sobre Y’hoshua (Josué). As responsabilidades dele determinavam a sua permanência diante do Kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar), o qual discerniria a vontade de YHVH por meio do uso do Urim. Incluíam também a liderança do povo e o comando das forças militares. Juntos, Y’hoshua (Josué) e El’azar (Eleazar) recebiam instruções concernentes à distribuição das terras do lado oriental do Yarden (Jordão), entre as tribos (Nm 32). Esse evento proporcionou um exemplo de como ele agiria como sucessor de Mosheh (Moisés) na distribuição de toda a terra a oeste do rio entre as tribos (Nm 34,17). YHVH deu ordens a Mosheh (Moisés) para ‘fortalecer’ Y’hoshua (Josué) [Dt 1,38] e ‘encorajá-lo’ [Dt 3,28]. Estes dois verbos, “Esforçar-te” e “Animar-se”, formam a substância da responsabilidade que Mosheh (Moisés) e YHVH entregaram a Y’hoshua (Josué),repetida três vezes para aumentar a ênfase (Dt 31, 6.7.23).

OS PAPÉIS DESEMPENHADOS POR Y’HOSHUA (JOSUÉ):

Contra este pano de fundo, os papéis desempenhados por Y’hoshua (Josué) tornaram-se claros. Era o GUERREIRO que liderava os israelitas na vitória contra seus inimigos. Era o representante do povo diante de YHVH e do Kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar). Y’hoshua (Josué) supervisionava a distribuição dos territórios às tribos. Era o sucessor de Mosheh (Moisés). Nenhuma outra figura na Bíblia teve esse papel especial. Para cumpri-lo, ele dirigia o povo como Mosheh (Moisés) fizera e os israelitas teriam experiências similares às que obtiveram sob a liderança de Mosheh (Moisés).

LÍDER ESPIRITUAL E MILITAR:

Como líder espiritual e militar do povo, YHVH falou diretamente com ele, com as mesmas palavras que Mosheh (Moisés) lhe dissera: “Esforça-te, e tem bom animo” (três vezes: Js 1,6-9). Liderou o povo na travessia do rio Yarden (Jordão) [Js 3 e 4], executou a circuncisão e celebrou a pesach (Páscoa) [Js 5], liderou o exército na conquista de Yerikho (Jericó) [Js 6], identificou e puniu o PECADO de Arã (Js 7), liderou a vitória sobre Ai (Js 8), sobre a coalizão do sul (Js 10) e do norte (Js 11).

REPRESENTANTE DOS ISRAELITAS:
Como representante do povo diante de YHVH, somente Y’hoshua (Josué) recebeu as instruções DIVINAS para a organização do povo (Js 1,1-9), a travessia do rio Yarden (Jordão) [Js 3,7.8; 4,1-3.15.16], a conquista de Yerikho (Jericó) [Js 6,2-5], a identificação da culpa de Acã (Js 7,10 -15), a conquista de Ai (Js 8,1.2.18), a derrota da coalizão do norte (Js 11,6), a distribuição da terra (Js 13,1-7) e a designação das cidades de refúgio (Js 20,1-6). As cerimônias religiosas concernentes à travessia, á circuncisão e à pesach (Páscoa) já foram mencionadas. Além disso, Y’hoshua (Josué) liderou o povo na aliança de dedicação (Js 8,30 -35) e na renovação da aliança (Js 24). Também representou o povo diante do kohen gadol (sumo sacerdote) El’azar (Eleazar) em pelo menos dois incidentes. O primeiro foi quando determinaram qual pecado acarretaria a derrota no primeiro assalto contra Ai (Js 7,14-18). El’azar (Eleazar) não é mencionado no texto; entretanto, o uso do Urim era o único método aprovado para determinar a vontade de YHVH. Portanto, é provável que Y’hoshua (Josué) tenha recorrido ao kohen gadol (sumo sacerdote). O segundo incidente relaciona-se com a distribuição das terras entre as tribos. As que receberam as glebas a leste do Yarden (Jordão) estavam satisfeitas. As terras a oeste do Yarden (Jordão) foram determinadas por meio de sorteio, de acordo com a direção de Y’hoshua (Josué) e El’azar (Eleazar) [Js 14,1.2; 15,1; 16,1; 17,1; 18,1-11; 19,1.10.17.24.32.40.49].

O SUCESSO DE MOSHEH (MOISÉS):

Foi o papel de Y’hoshua (Josué) como sucessor de Mosheh (Moisés) que melhor ilustrou o caráter do homem como servo fiel do YHVH. Como seu antecessor, ele teve um começo incerto. Enquanto Mosheh (Moisés) preocupava-se com sua habilidade para falar em público, Y’hoshua (Josué) pensava em como assumir o lugar deixado por uma pessoa de tão elevada estatura, o servo do Senhor YHVH (Êx 3 e 4; Js 1). Muitas das instruções iniciais de YHVH para Y’hoshua (Josué) tinham o propósito de dar-lhe segurança nesta questão. Na época da travessia do rio Yarden (Jordão), o Senhor YHVH lhe disse em particular: “Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Ysrael, para que, assim como foi com Mosheh (Moisés), assim serei contigo” (Js 3,7). Isto cumpriu-se conforme o registro de Y’hoshua (Josué) 4,14. Como Mosheh (Moisés) ele começou sua liderança com uma estafante luta por reconhecimento. Como Mosheh (Moisés), YHVH interferiu e confirmou sua escolha.
Muitas das atividades que Y’hoshua (Josué) desempenhou seriam encaradas como imagens num espelho das ações anteriores do grande legislador. Como Mosheh (Moisés), ele enviou “espias” para investigar a terra prometida (Nm 13, Js 2). Como Mosheh (Moisés), liderou o povo através de uma imponente corrente de água, que se abriu miraculosamente diante deles (Êx 13,17 a 15,21; Js 3 e 4). Como Mosheh (Moisés), testemunhou a circuncisão de todos os israelitas do sexo masculino que estavam com ele (Êx 4,24-26; Js 5,2-9) e celebrou a pesach (Páscoa) com Ysrael (Êx 12; Nm 9,1-4; Js 5,10-12). Como aconteceu com Mosheh (Moisés), uma figura aproximou-se dele, quando estava sozinho, e deu ordem para que tirasse o calçado, em reverência à Terra Santa em que se encontrava (Êx 3,1-5; Js 5,13-15). Como Mosheh (Moisés), liderou o povo emimportantes conquistas militares (Êx 14 e 15; Nm 21; 31; e 32; Dt 2,26; a 3,11; Js 6; 8; 10 a 12) e identificou as impurezas entre o povo (Êx 32; Nm 15,32-36; 16; 25; Js 7). Como Mosheh (Moisés), construiu um altar, escreveu as palavras da Lei de YHVH e deu-se ao povo como uma aliança entre eles e o Senhor YHVH (Êx 24,3-18; Js 8,30-35). Como Mosheh (Moisés), permitiu que os estrangeiros fizessem parte da comunidade da aliança (Êx 12,38; Js 6,22-25; 9). Assim como Mosheh (Moisés) começou, Y’hoshua (Josué) COMPLETOU a tarefa de distribuir a terra de Canaã como herança para as tribos de Ysrael (Nm 32; Dt 3,12-20; Js 13 a 19), ao conceder uma propriedade a Calebe (Nm 14,24; Dt 1,36; Js 14,6-15), confirmar as heranças das filhas de Tz’lof’chad (Zelofeade) [Nm 27,1-11; 36,1-12; Js 17,3-6], estabelecer as cidades de refúgio, dar aos levitas suas cidades (Nm 35; Js 20 e 21) e confirmar a continuidade do relacionamento entre as tribos de ambos os lados do rio Yarden (Jordão) (Nm 32; Js 22). Mosheh (Moisés) apresentou um discurso de despedida para o povo e Y’hoshua (Josué) fez o mesmo (Dt 1; Js 23). Mosheh (Moisés) renovou a aliança de YHVH com o povo e Y’hoshua (Josué) também fez isso (Dt 29; Js 24). Embora as mortes de ambos serem diferentes, a menção da passagem dos dois é feita em detalhes (Dt 32,48-52; 34; Js 24,29-31).

O LÍDER DA ALIANÇA:

O discurso final de Y’hoshua (Josué), em Siquém, é de grande interesse. No cap. 24, ele revê a aliança entre YHVH e os israelitas. Y’hoshua (Josué) prossegue descrevendo a necessidade da obediência ao Senhor YHVH e chama testemunhas para ouvir a declaração de lealdade para com YHVH por parte do povo. Em muitas formas, este pacto encontra paralelos com o que Mosheh (Moisés) fez com o povo em Deuteronômio. Ambos começam com uma recapitulação da história de Ysrael e com a maneira pela qual o Senhor YHVH providenciou a provisão para cada necessidade e fez com que eles tivessem sucesso nas batalhas (Dt 1 a 3; Js 24,2-13). Ambos então desafiaram o povo a servir somente a YHVH. Em Deuteronômio, estas declarações preenchem a maior parte do livro (isto é, Dt 4 a 30). Em Y’hoshua (Josué) 24, ocupam apenas os vv. 14,15. As bênçãos para a obediência e as maldições para a desobediência, que aparecem em Deuteronômio 28, são encontradas como advertências em Y’hoshua (Josué) 24,19,20. Em Deuteronômio 30,19, o céu e a terra são chamados como testemunhas da aliança entre Ysrael e seu YHVH. Em Y’hoshua (Josué) 24,22 o povo concordou em testemunhar contra ele próprio. Nos vv. 26,27 Y’hoshua (Josué) também erigiu uma pedra em Siquém e declarou que ela serviria como testemunha contra a nação. As diferenças na redação das testemunhas refletem o papel adverso que o povo desempenhava em Siquém. Em Deuteronômio não houve resposta por parte do povo à aliança. Em vez disso, os israelitas foram instruídos para recitar as bênçãos e as maldições de Deuteronômio 27,12-26 sobre os montes Ebal e Gerizim, quando entrassem na Terra Prometida. Y’hoshua (Josué) supervisionou esta atividade (Js 8,30-35). O povo completaria as tardes ordenadas por Mosheh (Moisés). Quando terminasse, responderia à aliança oferecida a eles por YHVH. Assim, o compromisso deles com o Senhor YHVH, em resposta à aliança (Js 24.16-24), formava uma conclusão do relacionamento que YHVH estabeleceria com a geração da conquista. Como a geração do Êxodo, a aliança foi-lhes oferecida – e eles a aceitaram (Êx 24). Lamentavelmente, como a geração anterior, logo transgrediram (Êx 32; Jz 3,5.6).
Y’hoshua (Josué), entretanto, não estava mais vivo para ver esse triste final das promessas do pacto que o povo fizera. Aparentemente, o testemunho dele e dos anciãos seus contemporâneos era forte o suficiente para evitar o pecado durante o tempo em que viveram, mas não nos anos seguintes (Jz 2,6-13). O texto indica que este proceder foi um dos maiores atos de YHVH. Y’hoshua (Josué), como Mosheh (Moisés) antes dele, liderara o povo na direção do Senhor YHVH. Espiritualmente, a experiência da travessia do Yarden (Jordão) e da consagração havia removido de sobre eles “o opróbrio do Egito”, o qual os israelitas carregaram consigo devido à rebelião dos pais e ao pecado de Baal-Peor (Nm 25; Js 5,9). Politicamente, YHVH usara Y’hoshua (Josué), a fim de colocar Ysrael numa posição ideal para a segurança e o crescimento. Um grande temor de YHVH caíra sobre todos os habitantes de Canaã (Js 2,9; 5,1; 9,24; 10,2). Este medo surgiu devido às vitórias que os israelitas conquistaram desde a saída do Egito, inclusive a derrota de Ogue e Siom, a leste do rio Yarden (Jordão). A conquista fora alcançada graças a este medo, o qual preparou o caminho para que os cananeus ficassem inseguros quanto à própria capacidade de enfrentar o inimigo comum e duvidassem da proteção de seus ‘elohim (deuses). Y’hoshua (Josué) testemunhou isto, bem como vira a mão de YHVH agir e colocar abaixo os muros de Yerikho (Jericó) [Js 6], bem como realizar os maravilhosos milagres nos céus, quando o sol e a lua foram usados pelo Senhor YHVH como um sinal contra os inimigos (Js 10,12-14). O que os cananeus cultivavam como divindades, por meio da oração de Y’hoshua (Josué), tornou-se adversário dos devotos. Até mesmoBA’AL (BAAL) [‘SENHOR’], o ‘elohím (deus) das tempestades, não pôde protege-los contra a chuva da saraiva que o YHVH de Ysrael lançou contra eles do céu (Js 10,11). Desta maneira, os milagres divinos cooperaram com as fiéis ações de Y’hoshua (Josué) e de todo o Ysrael, com o propósito de derrotar os inimigos.

No AT, Y’hoshua (Josué) só é mencionado novamente em 1 Reis 16,34, quando uma maldição, pronunciada por ele contra qualquer pessoa que tentasse reconstruir Yerikho (Jericó), teve seu efeito. No NT, é citado em Atos 7,45 e Hebreus 4,8. Sua emunah (fé) é mencionada no capítulo sobre os maravilhosos exemplos das pessoas que confiaram em YHVH: “Pela emunah (fé) caíram os muros de Yerikho (Jericó), depois de rodeados por sete dias” (Hb 11,30). Y’hoshua (Josué) foi lembrado como o exemplo formidável de um líder escolhido por YHVH e que exercitou a emunah (fé) de acordo com a vontade do Senhor YHVH. Como tal, pôde representar o povo diante de YHVH e liderar os israelitas numa nova terra e na aliança renovada. É bom observarmos que (Jesus [Yeshua] é o equivalente grego do nome hebraico Josué [Y’hoshua]). No sentido de um líder que mostrou ao seu povo o caminho da emunah (fé) e o levou à aliança com YHVH, à vida de Y’hoshua (Josué) foi UMA PREFIGURAÇÃO DA DO FILHO DE YHVH!

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