YUD-HEH-VAH-HEH:
'Atar - Orar, suplicar:
B'midbar (Números) 6,27!
B'midbar [Nm]: 6,27: Porão o meu Nome nos meus filhos...
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):
BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach!
BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS.
ANSELMO.
3ª Lamentação. Yirmeyahu (Jr): 3,31-40.55:
Kaf – Pois o Senhor não rejeita os humanos para sempre: se ele aflige, ele se compadece segundo sua grande bondade. Pois não é de bom grado que ele humilha e que aflige os filhos do homem!
Lamed – Quando se esmagam debaixo dos pés todos os prisioneiros de um país, quando se desvia o direito de um homem diante da face do altíssimo, quando se lesa um homem em um processo não o veria o Senhor?
Mem – Quem fala, e as coisas acontecem?
Não é o Senhor quem decide? Não é da boca do altíssimo que saem os males e os bens? Por que se queixa o homem, o homem que vive apesar de seus pecados?
Num – Examinemos os nossos caminhos, exploremo-los e voltemos a Yahveh.
Qof – Eu invoquei teu Nome, YAHVEH, do mais profundo do fosso.
LAMENTAÇÕES DO PROFETA YIRMEYAHU AO CRIADORYAHVEH!
Yechezk’el (Ezequiel): 2,4-5; 3,3.10.11.12:
Os filhos são insolentes e de coração emperdenido. Envio-te a eles para que lhes digas: “assim diz o Senhor Yahveh’: Quer escutem, quer deixem de escutar – com efeito, são uma casa de rebeldes -, saberão, ao menos, que um profeta esteve com eles”.
Em seguida, disse-me: “Filho do homem, ingere este rolo que te estou dando e sacia-te com ele”. Eu o comi. Na minha boca parecia-doce como o mel.
ESTUDO: [Um serafim tocara a boca de Yesha’yahu (Isaías) {Is 6,5-7} o próprio Yahveh a de Yirmeyahu (Jeremias), e “pusera suas palavras na boca” do profeta (Jr 1,9). Ezequiel exprime esta última ideia ainda com mais realismo].
Em seguida disse-me: “Filho do homem, tudo quanto te disser, recolhe-o no teu coração, ouve-o com toda atenção, e dirige-te aos exilados, aos filhos do teu povo e lhes dirás: ‘Assim diz o Senhor Yahveh, quer ouçam, quer deixem de ouvir”.
O espírito ergueu-me, enquanto eu ouvia um ruído, um ribombar tremendo atrás de mim, o qual dizia: “Bendita seja a Glória de Yahveh desde a sua morada!”.
Bíblia de Jerusalém.
(A ‘Palavra’ é Sua! Por isso, não deve ter alterações ou intervenções dos seres humanos...!).
[Yirmeyahu – Jr 1,9: Então Yahveh estendeu a sua mão e tocou-me a boca. E Yahveh me disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca].
Yechezk’el (Ez) 38 – 39:
Yechezk’el (Ez): 39,5-7): ContraGog, rei de Magog – “Cairás em pleno campo, pois eu o disse,oráculo do Senhor Yahveh. Enviarei fogo a Magog e aos que habitam as ilhas em segurança e saberão que eu sou Yahveh. Farei com que o meu Nome Santo SEJA CONHECIDO no seio do meu povo Yisra’el e não consentirei na PROFANAÇÃO do meu Santo Nome. Então as nações saberão que eu sou Yahveh, santo em Yisra’el”.
(Refe.: Ez 38,23): Engrandecer-me-ei, me santificarei e me darei a CONHECER aos olhos de muitas nações e elas saberão que eu sou Yahveh!).
Bem, dentro desse contexto, vamos ao estudo de Ez 38,18:ESTUDO: Até então, Gog foi o instrumento de Yahveh. Yahveh, porém, volta-se contra ele para lhe infligir derrota terrificante! (Ref.: Am 8,9).
Bíblia de Estudo de Jerusalém. Editora Paulus. Nova Versão, Revista e Ampliada.
O ‘por que’ desses estudos, são: “Que o ETERNO NÃO QUER QUE SEU NOME SEJA ESCONDIDO, ADULTERADO, CORROMPIDO... ETC.. A SUA VONTADE É DE QUE ELE SEJA MANTIDO SANTO E MOSTRADO A TODAS AS NAÇÕES PARA A SALVAÇÃO DELAS SOMENTE”! (Goyim): Nações...!
Hoshe’a (Oseias):
Os 12,6: Yahveh, ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos), Yahveh é o seu nome.
[Vamos ver a referência dessa fala]: ‘Amos (Amós): 4,13:
Am 4,13: Porque é ele quem forma as montanhas e quem cria o vento, quem revela ao homem seu pensamento, quem faz da aurora trevas e quem caminha sobre os altos da terra: Yahveh, ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos) é o seu nome.
[Vamos ver a referência dessa fala]: Am 3,7; 5,8.27; 9,6; Os 12,6; Jr 32,18.
Am 3,7: Pois o Senhor Yahvehnão faz coisa alguma sem antes revelar o seu segredo a seus servos, os profetas.
Am 5,8: Ele que faz as Plêiades e o Órion, que transforma as trevas em manhã, que escurece o dia em noite, que convoca as águas do mar e as despeja sobre a face da terra, Yahveh é o seu nome!
Am 5,27: Eu vos deportarei para além de Damasco, disseYahveh, - ‘elohîm (Deus) dos tzva’ot (Exércitos) é o meu nome.
Am 9,6: Aquele que constrói nos céus suas altas moradas e funda na terra a sua abóbada; aquele que chama ás águas mar e as derrama sobre a face da terra,Yahveh é seu nome.
Os 12,6: Yahveh, Deus dos Exércitos, Yahveh é o seu nome.
Jr 32,18: Tu fazes misericórdia a milhares, mas punes a falta dos pais, em plena medida, em seus filhos. ‘elohîm (Deus) grande e forte, cujo nome é Yahveh dos tzva’ot (Exércitos).
Essa última passagem nos remete a referência: Tehillim (Salmos) 33,13-15:
Do céu Yahveh contempla e vê todos os filhos de Adão. Do lugar de sua morada ele observa os habitantes todos da terra: ele forma o coração de cada um e discerne todos os seus atos.
Bíblia de Jerusalém (Nova edição, revista e ampliada) Editora Paulus. [Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais!].
Nenhum comentário:
Postar um comentário