Yahu(h)khánam (Jo) 10:
30 Eu e o Pai somos um.
Referências:
30 1.1,2; 5.17,23; 8.58;
14.9,23; 16.15;
17.10,21; Mt 11.27;
Mt 28.19; 1Tm 3.16;
Tt 2.13; 1Jo 5.7,20
[1]
(ENTENDA QUE O FILHO FALA QUE: “ELE”
e o “PAI” – SÃO “UM”!). NÃO FALA: EU, O PAI E O ESPÍRITO SOMOS UM. OK?
VAMOS VER ÀS REFERÊNCIAS CITADAS
ACIMA:
Jo 1:
2 Ele estava no princípio com Deus.
Jo 5:
23 a fim de que todos honrem o Filho do modo
por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. j[4]
Jo 8:
58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em
verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou. i[5]
Jo 14:
9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo
estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; i
como dizes tu: Mostra-nos o Pai?[6]
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama,
guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele
morada.[7]
Jo 16:
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é
que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.[8]
Jo 17:
10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as
tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.[9]
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu,
ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que
tu me enviaste.[10]
MATTITYAHU (Mt): 11:
27 Tudo me foi entregue por meu Pai.
r Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o
Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
s[11]
Mt 28:
19 Ide, portanto, fazei discípulos
l de todas as nações, batizando-os em nome do
m Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;[12]
(AQUI, PRECISA UMA EXPLICAÇÃO!
POIS O “ESPÍRITO SANTO” QUAL SEU NOME? PARA BATIZAREM OS OUTROS EM SEU NOME?!
ESPÍRITO SANTO É UM TERMO SOMENTE! NÃO UM NOME! POIS O FILHO É O ESPÍRITO
SANTO! AMBOS SÃO ESPÍRITO! NÃO TEM UM TERCEIRO ESPÍRITO! MAS SIM O PAI (YERRUA)
E O FILHO (YERRUA) EU SOU ESPÍRITO! POIS, TUDO FOI FEITO PELO PODER DO FILHO!
COMO OS DESCRITOS LOGO ACIMA! OU PAI E FILHO FICAM OLHANDO ENQUANTO O ESPÍRITO
AGE? NÃO! O PAI DÁ A ORDEM! E O RUARH HA’ KODESCH = O ESPÍRITO, “o SANTO” – YAHVEHSHU(ayin)A =
O FILHO AGE GLORIFICANDO SEMPRE O PAI ETERNO = YHVH – YAHVEH!).
REFLITA NESSA FALA DE: B'RESHIT (NO PRINCÍPIO) Gn 1:
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, d e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. e
a a 1.1—2.3 O relato da criação (1.1—2.3) é um todo bem estruturado. Os primeiros e os últimos versos formam uma espécie de moldura geral. Ao cabeçalho (1.1) corresponde o atestado de conclusão (2.1). Gn 1.2 mostra as condições iniciais da criação, tendo seu correspondente em 2.2-3, onde Deus descansa depois de a mesma ser concluída. Dentro desta moldura vem o relato da criação em seis dias, dividido em duas partes. Na primeira parte (1.3-10), Deus cria as estruturas fundamentais do nosso mundo: o tempo (1.3-5) e o espaço (1.6-10); o espaço, por sua vez, é delimitado tanto verticalmente (1.6-8) como horizontalmente (1.9-10). Na segunda parte (1.11-31), Deus cria, dentro deste mundo assim estruturado, os seres vivos e as condições para a sua sobrevivência. Primeiro são criadas as plantas (1.11-13). Depois, o sol e a lua como marcadores do dia e da noite e, assim, responsáveis pela manutenção da vida e respiração de todo o planeta, através da renovação do ar e do calor que possibilitam a vida (1.14-19). Em terceiro lugar, são criados os animais (1.20-25) e finalmente os seres humanos (1.26-28). Acrescentam-se ainda providências quanto à reserva alimentar do planeta (1.29-30) e um parecer final registrando a satisfação de Deus com a sua criação (1.31).
b b 1.1 Criou: Hebr. bará. No AT, este verbo tem unicamente Deus como sujeito, e se refere sempre a uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível (Is 48.6-7; Jr 31.22). É usado para designar a criação do mundo e da humanidade (Gn 1.27; 5.1; Dt 4.32; Is 45.12), a formação do povo de Israel (Is 43.1,15), a restauração de Jerusalém (Is 65.18), a renovação interior do pecador arrependido e perdoado (Sl 51.10) e a criação, no fim dos tempos, de um novo céu e uma nova terra (Is 65.17; 66.22).
c c 1.1 Os antigos hebreus não possuíam uma palavra equivalente ao grego cosmos. O universo, na sua totalidade, era designado pela expressão os céus e a terra (cf. Gn 14.22; Sl 124.8; Mt 28.18). No uso dessa expressão se reflete o costume semítico de abarcar uma totalidade mencionando dois dos seus elementos extremos ou opostos (cf. Gn 2.9).
d d 1.2 Havia trevas sobre a face do abismo: Outra tradução possível: Tudo era um mar profundo coberto de escuridão. Segundo uma idéia muito difundida entre os povos do Antigo Oriente, antes da criação só havia um caos de trevas que a tudo cobria, como águas ameaçadoras (cf. Sl 104.6-9). Assim, um dos primeiros atos do Criador consistiu em separar as águas de cima das de baixo, colocando como linha divisória a expansão ou abóbada celeste (v. 7). Conforme os vs. 5-9, desse caos primitivo foram formados os mares, tanto os que estão sobre a superfície da terra como os que estão debaixo dela. Ver Sl 18.15, n. Cf. também Sl 24.2.
e e 1.2 A palavra hebraica traduzida por Espírito pode significar também vento, sopro ou fôlego. Além disso, a expressão de Deus é, às vezes, utilizada no AT como complemento para expressar o superlativo (cf. Gn 23.6; 1Sm 14.15; Jó 1.16). Por isso, alguns intérpretes consideram que a parte final deste v. significa um forte vento ia e vinha por sobre as águas. Ver Gn 13.10, nota c.
f f 1.3 Disse Deus: Esta frase, corroborada pela frase complementar e assim se fez (cf. vs. 7,9,11, etc.), enfatiza o poder criador da palavra de Deus. A ordem divina se cumpre de forma imediata, e o efeito produzido coincide com o pensamento e a vontade do Criador (cf. Sl 33.6-9; 148.5; Is 48.13; 55.10-11; Hb 11.3).
i i 1.4 Este relato da criação insiste em afirmar que a obra realizada por Deus é boa (vs. 4,10,12,18,21,25,31). O adjetivo bom tem vários significados no AT, compreendendo desde o moralmente correto até o belo, agradável e útil. Nesta passagem se afirma que tudo que existe é bom, porque procede de Deus e corresponde ao seu propósito. Essa idéia contradiz abertamente os mitos pagãos que falam de um mundo criado por deuses caprichosos ou de um universo que existe sem propósito algum ou tem, inclusive, um caráter maligno.
j j 1.5 Houve tarde e manhã: Lit. e anoiteceu e amanheceu; ou seja, completou-se um dia. Ver Sl 55.17, n.; 104.19, n.
l l 1.5 Dia: O relato bíblico distribui os atos criadores de Deus dentro do limite de uma semana com seis dias de trabalho e um de descanso. Nesses seis dias estão repartidas oito obras. As quatro primeiras consistem em separar e delimitar as zonas ou regiões que configuram o mundo visível. As quatro restantes estão destinadas ao povoamento dessas regiões com seres dotados de movimento. Ver a tabela A Criação.
(AGORA SIM, ESSA PASSAGEM
EXPLICA NA PRÓPRIA PALAVRA O QUE DESCREVI ACIMA! VEJA):
1Tm 3:
Aquele que foi manifestado na carne
m
foi justificado em espírito,
n
contemplado por anjos,
pregado entre os gentios,
crido no mundo,
recebido na glória.
Tt 2:
13 aguardando a bendita esperança
o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e
Salvador Cristo Jesus, p[14]
(É EXATAMENTE NESSA FALA QUE EU
QUERIA ENTRAR):
1 YAHU(H)KHÁNAM (1 JOÃO) 5:
7 Pois há três que dão testemunho [no céu: o
Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.[15]
(O PAI E O FILHO – SÃO A
PALAVRA! UM SÓ! O FILHO É O ESPÍRITO SANTO! QUE VEIO EM CARNE! MAS DEIXOU SEU “ESPÍRITO”
DEIXANDO SEUS PODERES PARA VIVER POR TODOS NÓS NA NOSSA CONDIÇÃO DE
PECADORES.....!!!! MAS, SEM PECADO ALGUM!).
Cristo é verdadeiro Deus e deve ser adorado
20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo s
e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no
verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida
eterna.
t
(POIS, PAI E FILHO – AMBOS ENVIAM
O “ESPÍRITO SANTO”! E O FINAL DESSA FALA – NOS REMETE AO FILHO! DEVEMOS VIVER
NO E PELO FILHO! E NÃO NO ESPÍRITO! MAS, SIM NO FILHO! POR QUÊ? PORQUE O FILHO
É O ESPÍRITO - O SANTO! E AMBOS – PAI E FILHO SÃO UM UMA SÓ PESSOA NO ESPÍRITO
QUE SALVA!):
QUANDO FALAMOS DE 'UM' - FALAMOS DAS TRÊS PESSOAS - QUE SÃO UM: UM ÚNICO NOME QUE SALVA:
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo
10:29-30
b b 1.1 Jesus Cristo é chamado de Verbo (vs. 1,14; cf. também 1Jo 1.1; Ap
19.13), fazendo alusão à palavra criadora de Deus (Gn 1.1-26; Sl 33.6), à sua
palavra reveladora (Sl 33.4; 119.89), à sua palavra salvadora (Sl 107.20) e à
sabedoria divina (Pv 8.22-31). Ver Jo 8.58, n.; 17.5, n. O termo grego logos
também tem sido traduzido por Palavra.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 1:2
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 5:17
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 5:23
i i 8.58 Existir desde antes que Abraão existisse equivale a ter a mesma
existência de Deus (cf. Jo 1.1,15; 10.30-33; Fp 2.6; Cl 1.15). Ver também Jo
8.24, n.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 8:58
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 14:9
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 14:23
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 16:15
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 17:10
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Jo 17:21
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Mt 11:27
m 28.19 Em nome do: Ver Nome na Concordância
Temática. Esta passagem reúne os nomes do Pai, do Filho e do Espírito
Santo numa expressão que na Igreja chegou a usar-se como fórmula para o
batismo. Ver também 2Co 13.13, nota j.
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Mt 28:19
l l 3.16 Cf. Ef 5.32. O mistério da piedade: Ver 3.9, n. As linhas que
seguem, provavelmente, fizessem parte de um antigo hino cristão.
n n 3.16 Justificado em espírito (cf. At 13.32-33; Rm 1.3-4): Trata-se da
exaltação de Jesus, que culminou quando foi recebido na glória (Mc
16.19; At 1.9).
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
1Tm 3:16
p p 2.13 2Pe 1.1. Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo: Alguns
traduzem: o grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Tt 2:13
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
1Jo 5:7
u u 5.21 1Co 10.14. A referência aos ídolos é aqui um pouco enigmática.
Talvez tenha a ver com os mesmos falsos profetas ou anticristos denunciados
antes (2.18-19,22-23; 4.1-6).
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
1Jo 5:21
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