Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




segunda-feira, 23 de março de 2015

O QUÊ ESCOLHER? (SENHOR)? OU (YAH YAHVEH YAHUH)? ESCOLHA O NOME HÁ QUE SE REFERE O TÍTULO: "O Senhor: YAHVEH!".

ESSE, PEQUENO ESTUDO, É PARA COMPROVAR QUE NÃO SOU DE FORMA ALGUMA CONTRA O CRIADOR...! MAS, SIM CONTRA ADULTERAÇÕES E CORRUPÇÕES DE TRADUÇÕES, ETC.


A fuga do Egito – Então todos os oficiais, juntamente com Joanã, filho de Carea, Azarias, filho de Osaías, e com todo o povo, pequenos e grandes, foram dizer ao profeta Jeremias: “Que nossa súplica chegue a ti. Intercede junto a Yahveh, teu Deus, por nós e por esse resto, pois de muitos sobramos poucos, como teus olhos comprovam. Que Yahveh, teu Deus nos indique o caminho que devemos tomar e o que devemos fazer!” O profeta Jeremias lhes disse: “Eu ouvi! Eis que intercederei junto a Yahveh, vosso Deus, como pedis, e toda palavra que Yahveh responder eu vo-la farei saber, e não vos esconderei nada.” E eles disseram a Jeremias: “Que Yahveh seja contra nós testemunha verdadeira e fiel, se não agirmos conforme a palavra que Yahveh, teu Deus, nos manda por teu intermédio. Se for bom ou se for mau, obedeceremos à voz de Yahveh, nosso Deus, a que te enviamos: para que nos aconteça o bem, se obedecermos à voz de Yahveh, nosso Deus”.
Ao cabo de dez dias, a palavra de Yahveh foi dirigida a Jeremias. Então ele convocou a Joanã, filho de Carea, e todos os oficiais que estavam com ele, assim como todo o povo, pequenos e grandes. Ele lhes disse: “Assim disse Yahveh, Deus de Israel, junto a quem me delegastes para apresentar-lhe a vossa súplica. Se, verdadeiramente, permanecerdes nesta terra, vos edificarei e não vos destruireis, vos plantarei e não vos arrancarei. Pois estou arrependido do mal que vos fiz. Não tenhais medo do rei da Babilônia, diante de quem tendes medo. Não tenhais medo – oráculo de Yahveh – pois estou convosco para vos salvar e vos livrar das suas mãos. Eu vos concederei a misericórdia, e ele terá misericórdia de vós e vos fará voltar à vossa terra”.
Mas se dizeis: ‘Não permaneceremos nesta terra!’, desobedecendo assim à voz de Yahveh, vosso Deus, dizendo: ‘Não! É para o Egito que nós iremos, lá onde não mais revemos a guerra, nem ouviremos a voz da trombeta, nem nos faltará mais pão: é lá que queremos ficar’, então, ouvi a palavra de Yahveh, ó resto de Judá! Assim disseYahveh dos Exércitos, o Deus de Israel. Se decidis partir para o Egito e se lá entrardes para ficar, a espada que temeis vos atingirá lá, na terra do Egito, e a fome que vos inquieta seguirá vossos passos no Egito: lá morrereis! E todos os homens decididos a partir para o Egito e lá permanecer, lá morrerão pela espada, pela fome e pela peste: não haverá entre eles nem sobreviventes nem fugitivos, diante da desgraça que atrairei sobre eles. Porque assim disse Yahveh dos Exércitos, o Deus de Israel. Assim como minha ira e minha fúria se derramaram sobre os habitantes de Jerusalém, assim também se derramará a minha fúria sobre vós, á vossa entrada no Egito. Sereis objeto de execração, de estupefação, de maldições e de zombaria, e não tornareis a ver este lugar. Resto de Judá, Yahveh vos declarou: “Não entreis no Egito! Sabei que eu, hoje, vos adverti solenemente. Vós vos enganastes a vós mesmos quando me delegastes junto aYahveh, vosso Deus, dizendo: ‘Intercede por nós junto a Yahveh, nosso Deus, e tudo o que Yahveh, nosso Deus ordenar, anuncia-o para que possamos fazê-lo’. Eu vo-lo anuncio, hoje, mas não escutareis a voz de Yahveh, vosso Deus, em nada do que vos enviou por mim. E agora sabei com clareza: Morrereis pela espada, pela fome e pela peste, no lugar onde quisestes entrar e vos estabelecer”.
Quando Jeremias terminou de dizer a todo povo todas as palavras deYahveh, seu Deus – todas essas palavras que Yahveh, seu Deus, lhe enviou. Azarias, filho de Osaías, Joanã, filho de Carea, e todos esses homens insolentes disseram a Jeremias: “É mentira o que dizes, Yahveh, nosso Deus, não te enviou para dizer-nos: ‘Não entreis no Egito para ali permanecer’. Mas é Baruc, filho de Nerias, que te instiga contra nós, a fim de nos entregar nas mãos dos caldeus para nos fazer morrer e para nos deportar para a Babilônia”.
Assim, nem Joanã, filho de Carea, nem nenhum dos oficiais, nem ninguém do povo escutou a voz de Yahveh, permanecendo na terra de Judá. Joanã, filho de Carea, e todos os oficiais do exército tomaram, pois, todo resto de Judá, aqueles que haviam regressado de todos os povos, em que estavam dispersos, para habitarem na terra de Judá: homens, mulheres e crianças, bem como as filhas do rei e todas as pessoas de Nabuzardã, comandante da guarda, deixara com Godolias, filho de Aicam, filho de Safã, e, também, o profeta Jeremias e Baruc, filho de Nerias. Eles entraram na terra do Egito, por que não escutaram a voz de Yahveh, e chegaram a Táfnis.
[Passagem: Jr 42,1 – 43,1-7].

Bem, agora vamos à reflexão do estudo acima em: Jr 44,26 e seu estudo:

Contudo, escutai a palavra de Yahveh, vós todos, Yahudim (Judeus) que habitais na terra do Egito; eis que juro por meu grande Nome, disse Yahveh, que em toda a terra do Egito meu Nome não será mais invocado pela boca de nenhum homem de Yahuda (Judá), dizendo: "Pela vida do Senhor Yahveh!”.

ESTUDO:

OS QUE VENERAVAM ISHATAR PRETENDIAM INVOCAR TAMBÉMYAHVEH.

Hora, se todo ‘ídolo’ ao qual nada é tem um “nome!” Por que só o Criador – SUA VONTADE – SERIA: “ESCONDER SEU NOME...??!!”. E, como pode: “Um título ‘nome’ – ser comparado ao versículo acima? Se, anjos, demônios, homens, divindades -, compartilham o mesmo nome!? Como pode? Não. Não pode!”. (Grifo meu).

SENDO ASSIM, VAMOS REFLETIR NESSAS PASSAGENS E ESTUDOS:

Eychah (Lamentações) - "Como"! [Yirmeyahu] (Jr):

1ª Lamentação. Yirmeyahu (Jr): 1,14-15 e estudo:

3ª Lamentação. Yirmeyahu (Jr): 3,31-40.55:

Num – Ele fez um fardo com minhas culpas, atou-o com sua mão, elas pesam sobre meu pescoço, ele faz vacilar minha energia; o Senhor me entregou em suas mãos, não me posso mais levantar!
Samec – O Senhor expulsou todos os meus valentes do meio de mim; convocou contra mim uma assembleia para triturar meus jovens;o Senhor pisou no lagar a virgem, filha de Judá.

ESTUDO: Este v. foi corrigido segundo a Vulg., grego, Luc, e sir. O hebraico, corrompido, traduzir-se-ia, lit.: “está ligado, o jugo de meus crimes, em sua mão eles se enlaçam, subiram sobre o meu pescoço, ele faz vacilar minha energia. O Senhor me entregou em mãos... que não me posso levantar”. Aqui e em várias retomadas em seguida “o Senhor” apresenta a leitura massorética do nome sagrado “IAHVEH” (pronunciado Adonay, lit.: “meu Senhor”), que passou para o texto escrito em lugar do nome próprio. A grafia primitiva YHWH, foi conservada por alguns mss. (grifo meu: Ba’al = o Senhor).
Bíblia de Estudo: Bíblia de Jerusalém. Editora – Paulus.

Kaf – Pois o Senhor não rejeita os humanos para sempre: se ele aflige, ele se compadece segundo sua grande bondade. Pois não é de bom grado que ele humilha e que aflige os filhos do homem!

Lamed – Quando se esmagam debaixo dos pés todos os prisioneiros de um país, quando se desvia o direito de um homem diante da face do altíssimo, quando se lesa um homem em um processo não o veria o Senhor?

Mem – Quem fala, e as coisas acontecem?

Não é o Senhor quem decide? Não é da boca do altíssimo que saem os males e os bens? Por que se queixa o homem, o homem que vive apesar de seus pecados?

Num – Examinemos os nossos caminhos, exploremo-los e voltemos a Yahveh.

Qof – Eu invoquei teu Nome, YAHVEH, do mais profundo do fosso.

LAMENTAÇÕES DO PROFETA YIRMEYAHU AO CRIADORYAHVEH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário