YAH:
HALLELU-YAH (LOUVOR AO ÚNICO):
YAHOSHAFAT BEN YAAKOV deixou um novo comentário sobre a sua postagem ""COMO É FEIO TER INVEJA! COMO É FEIO SER EGOCENTRI...":
R E S U M O Y A H S H O R U L I T A
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Ulhym e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”.
Koheleth (Eclesiastes 12: 13.)
Por um pouco de tempo falei; por um pouco de tempo me calei. Agora vejo a necessidade de retornar a ativa para esclarecimentos lógicos, porque ainda que eu me cale, a emet (verdade) sempre estará presente na vida dos eleitos.
Em tudo quanto pude observar vi claramente uma batalha, onde a disputa pelo maior saber dentre muitos instrutores da Palavra do Olam (Eterno) havia se travado, me tornando também envolvido pelos fragmentos de sua tosca individualidade carnal. O que me conforta diante desse egocêntrico confronto, é saber que mesmo não tendo visão clara da correta pronúncia do kadosh nome do Olam Kadosh Ulhym de Yahshorul, permaneci na pronúncia do Tetragrama dentro da transliteração hebraico português. ה ו ה י (YHUH).
Só há uma forma pronunciável que diferencia o Olam (Eterno) de Yahshorul de todos os ulim (deuses) estrangeiros: A forma da sua própria existência que se resume na frase: “Eu sou o que sou”. O que ele é? O próprio Mashyach na sua conversa com a mulher samaritana, responde essa interrogativa dizendo: “Ulhym é Ruach”. (D’us é Espírito). Yochanan (João) 4: 24. Esse, dentre outros, é o principal referencial que o põe acima de todos os que são adorados no formato de ouro; prata; pedra; madeira; papel; barro e até mesmo em carne.
Em Tehilim (Salmos) 68: 4 se referindo ao Olam, David diz: “Cantem a Ulhym, cantem louvores a seu nome; exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens por seu nome, Yah; e alegrem-se em sua presença”. (Bíblia Judaica Completa). David H. Stern.
Como no hebraico não existe vogal escrita, mas, unicamente o som vocálico, é obvio que David usou a metade do Tetragrama ao dizer: “Seu nome é הי”. (YH). A letra ה (H), nesse nome funciona como acento agudo no som vocálico: Iá. Quem é Yah? Yah é Ruach. Quando juntamos a letra י (Y); o som vocálico (a); e a letra ה (H), essa última se torna equivalente ao som da letra “R”. Assim temos: YAHUAH (IARRUÁ). Ou: (IARRUARR). YAHUAH, pois, é a pronúncia exata do nome do Olam Ulhym de Yahshorul.
No livro de Mikayah (Miquéias) 5: 4, diz que o Mashyach haveria de vir para governar com a majestade do nome do Olam. Esse, por ter vindo em carne para se tornar descendente de David, recebeu no seu nome o kadosh nome do Altíssimo Criador acrescentado com a letra שׁ (shin) = sh, para indicar que só Yah é salvação. Yahshuah. Tirando a letra shin = sh, o Mashyach fica unicamente no mais alto nome: Yahuah. Só Yahshuah e o nome Yahudah contem corretamente a forma completa do nome do Olam Ulhym de Yahshorul. Os demais estão na forma Yah; Yahu.
Honra e louvor seja para Yahuah (Yah Espírito).
Atenciosamente,
Yahoshafat Bem Yaakov.
Postado por YAHOSHAFAT BEN YAAKOV no blog HALLELU-YAH - HÁ 'SHEM - YAH-Y'H'V'H: em 29 de março de 2013 11:29
R E S U M O Y A H S H O R U L I T A
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Ulhym e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”.
Koheleth (Eclesiastes 12: 13.)
Por um pouco de tempo falei; por um pouco de tempo me calei. Agora vejo a necessidade de retornar a ativa para esclarecimentos lógicos, porque ainda que eu me cale, a emet (verdade) sempre estará presente na vida dos eleitos.
Em tudo quanto pude observar vi claramente uma batalha, onde a disputa pelo maior saber dentre muitos instrutores da Palavra do Olam (Eterno) havia se travado, me tornando também envolvido pelos fragmentos de sua tosca individualidade carnal. O que me conforta diante desse egocêntrico confronto, é saber que mesmo não tendo visão clara da correta pronúncia do kadosh nome do Olam Kadosh Ulhym de Yahshorul, permaneci na pronúncia do Tetragrama dentro da transliteração hebraico português. ה ו ה י (YHUH).
Só há uma forma pronunciável que diferencia o Olam (Eterno) de Yahshorul de todos os ulim (deuses) estrangeiros: A forma da sua própria existência que se resume na frase: “Eu sou o que sou”. O que ele é? O próprio Mashyach na sua conversa com a mulher samaritana, responde essa interrogativa dizendo: “Ulhym é Ruach”. (D’us é Espírito). Yochanan (João) 4: 24. Esse, dentre outros, é o principal referencial que o põe acima de todos os que são adorados no formato de ouro; prata; pedra; madeira; papel; barro e até mesmo em carne.
Em Tehilim (Salmos) 68: 4 se referindo ao Olam, David diz: “Cantem a Ulhym, cantem louvores a seu nome; exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens por seu nome, Yah; e alegrem-se em sua presença”. (Bíblia Judaica Completa). David H. Stern.
Como no hebraico não existe vogal escrita, mas, unicamente o som vocálico, é obvio que David usou a metade do Tetragrama ao dizer: “Seu nome é הי”. (YH). A letra ה (H), nesse nome funciona como acento agudo no som vocálico: Iá. Quem é Yah? Yah é Ruach. Quando juntamos a letra י (Y); o som vocálico (a); e a letra ה (H), essa última se torna equivalente ao som da letra “R”. Assim temos: YAHUAH (IARRUÁ). Ou: (IARRUARR). YAHUAH, pois, é a pronúncia exata do nome do Olam Ulhym de Yahshorul.
No livro de Mikayah (Miquéias) 5: 4, diz que o Mashyach haveria de vir para governar com a majestade do nome do Olam. Esse, por ter vindo em carne para se tornar descendente de David, recebeu no seu nome o kadosh nome do Altíssimo Criador acrescentado com a letra שׁ (shin) = sh, para indicar que só Yah é salvação. Yahshuah. Tirando a letra shin = sh, o Mashyach fica unicamente no mais alto nome: Yahuah. Só Yahshuah e o nome Yahudah contem corretamente a forma completa do nome do Olam Ulhym de Yahshorul. Os demais estão na forma Yah; Yahu.
Honra e louvor seja para Yahuah (Yah Espírito).
Atenciosamente,
Yahoshafat Bem Yaakov.
Postado por YAHOSHAFAT BEN YAAKOV no blog HALLELU-YAH - HÁ 'SHEM - YAH-Y'H'V'H: em 29 de março de 2013 11:29
TEHILLIM (LOUVORES): SALMOS: VAMOS ESTUDAR A VONTADE DO SALMISTA:
Do Tehillim (Salmos) 4,3: “Faço minhas palavras”.:
- Ó HOMEM, ATÉ QUANDO INSULTAREIS MINHA KEVOD (GLÓRIA), E AMAREIS O NADA, E BUSCAREIS A ILUSÃO?
Prova cabal que o Nome do ETERNO (YHVH – YAHVEH) era conhecido. E, PRONUNCIADO – na época de Davi! [Grifo meu].
VAMOS VER QUANTAS VEZES, SEU NOME YAHVEH – É PRONUNCIADO? E, QUANTAS REFERÊNCIAS AO SEU NOME! (NÃO, HÁ, TÍTULOS!!).
(Obs.: “Estou seguindo as numerações de Salmos da Bíblia de Estudo de Jerusalém!”).
(Pelas minhas contas, se não as perdi, são 714 vezes, a referência ao seu Nome, (“Yahveh”) -, é proferido em Tehilim (Salmos) – Louvores!!
AGORA, VAMOS ÀS PASSAGENS QUE CITAM: “NOME”:
Sl 5,12: Todos os que se abrigam em ti se alegrem e se rejubilem para sempre; tu os protege e exultam em ti os que amam o TEU NOME.
Sl 7,18: Eu agradecerei a YAHVEH a sua justiça, quero tocar ao NOME do altíssimo.
Sl 8: - TÍTULO: “Poder do NOME Divino”.
Sl 8,2: YAHVEH, Senhor nosso, quão poderoso é TEU NOME em toda a terra!
Sl 9,11: Em ti confiam os que conhecem TEU NOME, pois não abandonas os que te procuram, YAHVEH!
Sl 13,6: Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulte com a tua salvação. Cantarei a YAHVEH pelo bem que me fez, tocarei AO NOME de YAHVEH O Altíssimo!
Sl 18,50: Por isso eu te louvo entre as nações, YAHVEH, e toco em honra do TEU NOME.
Sl 22,23: Anunciarei TEU NOME aos meus irmãos, louvarte-ei no meio da assembleia.
Sl 23,3: E restaura minhas forças: Ele me guia por caminhos justos, por causa do SEU NOME.
Sl 25,11: Por causa do TEU NOME, YAHVEH, perdoa minha falta, pois é grande.
Sl 29,2: Tributai a YAHVEH a kevod (Glória) ao SEU NOME, adorai a YAHVEH no seu átrio sagrado.
Sl 31,4: Pois meu rochedo e muralha és tu: guia-me por TEU NOME, conduze- me!
(Guia-me pelo TEU NOME! [Não em títulos que substituem SEU NOME]!). [Grifo meu].
Sl 33,21: Nele se alegra o nosso coração, é no SEU NOME Santo que confiamos.
Sl 34,4: Engrandecei a YAHVEH comigo, juntos exaltaremos o SEU NOME.
(Não e nada se refere À: “TÍTULOS”!). [Grifo meu].
Sl 40,6: Quantas maravilhas realizaste, YAHVEH meu Deus (‘elohîm – deuses), quantos projetos em nosso favor: ninguém se compara a ti. Quero anunciá-los, falar deles, mas são muitos para enumerá-los.
(Aqui, é dado nome ao [Deus] – ‘elohîm...!). [Grifo meu].
Sl 44,6: Contigo agredimos nossos opressores, calcamos nossos agressores por TEU NOME.
Sl 44,9: Em Deus (‘elohîm) nos orgulhávamos todo o dia, celebrando o TEU NOME para sempre.
Sl 44,21: Se tivéssemos esquecido O NOME do Nosso Deus (‘elohîm), estendendo nossas mãos a um deus estrangeiro.
(Então, eu pergunto: como não pronunciam SEU NOME...??). [Grifo meu].
Sl 45,18: Comemorarei TEU NOME de geração em geração, e os povos te louvarão para sempre e eternamente.
Sl 48,11: Como TEU NOME, ó Deus (‘elohîm), também teu louvor, atinge os limites da terra!
(Então, como podem esconder SEU NOME...?! Referências: Sl 113,3; Mq 1,11; Sl 113,1-3). [Grifo meu].
Sl 52,11: Eu te celebrarei para sempre, porque agiste, e diante dos teus fiéis celebrarei TEU NOME, PORQUE É BOM.
Sl 54,3: Salva-me, ó Deus (‘elohîm), POR TEU NOME, pelo teu poder faze-me justiça!
(O nome é o substantivo da Pessoa [cf. Êx 3,14]): [Grifo meu].
Como título: [grifo meu]:
Sl 54,6: Deus (‘elohîm), porém, é meu socorro, o Senhor é que sustenta minha vida.
Como nome próprio: [grifo meu];
Sl 54,7: Que o mal caia sobre aqueles que me espreitam, aniquila-os, YAHVEH, por tua verdade!
Como referência ao SEU NOME: [grifo meu]:
Sl 54,8: Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o TEU NOME, porque ele é bom!
Sl 61,6: Pois tu, ó Deus (‘elohîm) atendes os meus votos, e me dás a herança dos que temem O TEU NOME.
Sl 61,9: Assim tocarei ao TEU NOME sem cessar, dia por dia cumprindo meus votos.
(Se realmente, o ETERNO ‘elohîm – deuses, nunca quis que seu Nome fosse pronunciado – cf. Êx 3,14 -, como podem temer SEU NOME...??!!). [Grifo meu].
Sl 63,5: Assim, eu te bendirei em toda a minha vida, e a TEU NOME levantarei as minhas mãos.
Sl 66,2: Aclamai a Deus (‘elohîm), terra inteira, cantai a kevod (glória) do SEU NOME, daí kevod (Glória) ao seu louvor.
Sl 66,4: A terra se prostra à tua frente, cantando salmos a ti, cantando ao TEU NOME!
(Como poderia se Ele não quer que saibam seu Nome....??!!). [Grifo meu].
Sl 68,5: Cantai a Deus (‘elohîm), tocai ao SEU NOME, abri caminho ao carvalho das nuvens, SEU NOME É YAHVEH, exultai em sua presença.
(AGORA SIM!!!!!!). [Só que para não pronunciarem {Yahveh} inventaram que a tradução de: ‘yahveh’ é SENHOR! Erro! Pois é de vontade humana essa Tradução! – grifo meu]. EX.: ‘Senhor’ Yahveh! Viu que Senhor é título referente ao Nome verdadeiro! E não um Nome próprio!! Grifo meu.
Sl 69,37: A desobediência dos seus servos a herdará, e nela habitarão os que amam SEU NOME.
(Como amar? O que não se conhece...!!??). [Grifo meu].
Sl 72,17.19: Que SEU NOME permaneça para sempre, e sua fama dure sob o sol!
Nele sejam abençoadas as raças todas da terra, e todas as nações o proclamem feliz!
Para sempre seja bendito O SEU NOME GLORIOSO! Que toda a terra se encha com sua kevod (Glória)!
Amén! Amén! (Assim seja/verdade). [Grifo meu] no: amén. (amem).
(Como pode ‘elohîm [deuses] Deus não querer mostrar seu Nome...?). [Grifo meu].
Vamos ao estudo do v. 17.:
- “Abençoadas”, e, “As raças todas da terra”, Grego; omitido pelo hebraico – “dure”: yikkôn, versões; “prolifere”: yinnôn, - hebraico – No estado atual do texto, poder-se-ia traduzir: “que SEU NOME permaneça para sempre diante do sol. Ele germinará (proliferará) o SEU NOME”, releitura que pode aludir ao rebento de Jessé (Is 11,1) e ao nome messiânico de Renovo (Is 4,2; Jr 23,5; 33,15; Zc 6,12).
Sl 74,7.10.18.21:
Atearam fogo no teu santuário, profanaram até o chão a MORADA DO TEU NOME.
10:
Até quando, ó ‘elohîm (Deus), o opressor blasfemará?
O inimigo desprezará o TEU NOME ATÉ O FIM?
18:
Lembra-te, YAHVEH, do inimigo que blasfema, do povo insensato que ultraja TEU NOME.
21:
Não volte o oprimido coberto de confusão, que o pobre e o indigente louvem o TEU NOME.
(Como? Se não proferem SEU NOME...?). [Grifo meu].
Sl 75,2: Nós te celebramos, ó ‘elohîm (Deus), nós te celebramos, próximo está TEU NOME, que se publiquem tuas maravilhas.
Sl 76,2: ‘elohîm (Deus) é conhecido em Yahudá (Judá), em Israel grande É SEU NOME.
Sl 79,6.9:
Derrama teu furor sobre estas nações que NÃO te conhecem, sobre estes reinos que não INVOCAM TEU NOME.
9:
Socorre-nos, ó ‘elohîm (deuses) salvador nosso, por causa da kevod (Glória) DO TEU NOME!
Liberta-nos, apaga nossos pecados, por CAUSA DO TEU NOME!
Referências: Ez 20,44; 36,22.
Sl 80,19: Nunca mais nos afastaremos de ti; faze-nos viver, e TEU NOME SERÁ INVOCADO!
(Como invocar? Se se acham indignos de pronunciá-lo SEU NOME? Dizem que não o sabem? Que não pode ser pronunciado....!). [Grifo meu].
Sl 83,17.19:
Cobre-lhes a face de vergonha, para que busquem TEU NOME, YAHVEH!
SABERÃO assim que só tu TENS O NOME DE YAHVEH, o Elyon (Altíssimo) sobre a terra inteira!
(Para buscar...! NÃO PARA “ESCONDER...?”). OK!! [Grifo meu].
Referências: Sl 97,9; Is 42,8!
Sl 86,9.11.12:
Todas as nações que fizeste virão adorar-te e dar kevod (Glória) AO TEU NOME, Senhor.
(Referência: Jr 10,6; Ap 15,4).
12:
Ensina-me teus caminhos, YAHVEH, e caminharei segundo tua emeth (verdade); unifica meu coração PARA TEMER O TEU NOME.
Eu te agradeço de todo o coração, Senhor meu ‘elohîm (Deus) [‘adonay ‘elohîm], darei kevod [GlórIa] AO TEU NOME PARA SEMPRE.
(CONSEGUEM VER? HÁ A SEPARAÇÃO DO TÍTULO E NOME...!!). [Grifo meu].
Sl 89,13.17.25:
O norte e o meio-dia, tu os criaste, Tabor e Hermon aclamam O TEU NOME.
17:
Exulta todo o dia com TEU NOME e se exalta com tua justiça.
(Seu Nome! Como não o pronunciam...??). [Grifo meu].
25:
Estará com Ele minha verdade e meu amor, e POR MEU NOME seu vigor se exaltará.
Sl 91,14:
Porque a mim se apegou, eu o livrarei, protegê-lo-ei, pois CONHECE MEU NOME!
(Nome!! Não um TÍTULO!!). [Quer dizer que só seu povo pode conhecer e esconder seu Nome? E os outros povos.... Conhecem só um título...?! Grifo meu].
Sl 92,2:
É bom celebrar a YAHVEH e tocar ao TEU NOME ó altíssimo.
Sl 96,8: Tributai a YAHVEH a kevod (Glória) DO SEU NOME. Trazei a oblação e entrai em seus átrios.
Sl 99,3.6:
Que CELEBREM TEU NOME, Grande e Terrível: Ele é Santo e Poderoso.
6:
Moisés e Aarão, dentre seus sacerdotes, dentre os que INVOCAM SEU NOME, invocavam a YAHVEH e Ele lhes RESPONDIA!
Sl 100,4: Entrai por suas portas dando graças, com cantos de louvor pelos seus átrios, celebrai-o, bendizei O SEU NOME.
Sl 102,16.22:
As nações temerão O NOME de YAHVEH, e os reis todos da terra a tua kevod (Glória).
Referências: Is 58,19 – Is 66,18-24!
(Como temer um TÍTULO SEM SABER SEU NOME...??!!). [Grifo meu].
22:
Para proclamar em Sião O NOME de YAHVEH, e em Yarushalayim (Jerusalém) o seu louvor.
Sl 103,1: Bendizei a YAHVEH, ó minha nefesh (alma), e tudo o que há em mim AO SEU NOME SANTO!
Sl 105,1.3:
Celebrai a YAHVEH, invocai O SEU NOME, anunciai entre os povos as suas façanhas!
3:
Gloriai-vos com SEU NOME Santo, alegre-se o coração dos que procuram a YAHVEH.
Sl 106,5.47:
Ele os salvou por CAUSA DO SEU NOME, para mostrar-lhes a sua proeza.
47:
Salva-nos, YAHVEH nosso ‘elohîm (deuses)! Congrega-nos dentre as nações, para que celebremos TEU NOME SANTO, felicitando-nos com teu louvor.
Sl 109,21:
Tu, porém, YAHVEH meu Senhor (‘adonay), trata-me conforme o TEU NOME, liberte-me, pois teu amor é bondade.
Sl 111,9:
Ele envia libertação para seu povo, declarando sua aliança para sempre; seu NOME É SANTO E TERRÍVEL.
Sl 113,1-2:
Hallelu-Yah (Aleluia)!
Louvai, servos de YAHVEH, LOUVAI O NOME DE YAHVEH!
Seja bendito o NOME de YAHVEH desde agora e para sempre.
Sl 116.4.13.17:
Então INVOQUEI O NOME DE YAHVEH.
“Ah! YAHVEH liberta minha vida!”.
13:
Erguerei o cálice da SALVAÇÃO INVOCANDO O NOME DE YAHVEH!
(1Co 10,16) referência.
17:
Eu te oferecerei um sacrifício de louvor, INVOCANDO O NOME DE YAHVEH!
(03 TRÊS VEZES INVOCANDO O SEU NOME!). [Grifo meu].
Sl 118,10.11.12:
As nações todas me cercaram: EM NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!
11:
Cercaram-me, fecharam o cerco; em NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!
12:
Cercaram-me como vespas, ardiam como fogo no espinheiro: Em NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!
(YAHVEH – É SEU NOME! Não, e de forma alguma – sua tradução é: “SENHOR”! Pois SENHOR é substituto e um título! E se: “Não sabiam ou não pronunciavam seu Nome...??!! Como entender a fala do Salmista...??”). [Grifo meu].
Sl 119,55.132:
Lembro-me DO TEU NOME pela noite, YAHVEH, e observo tua Lei.
132:
Volta-te para mim tem piedade de mim, é a justiça para os que AMAM O TEU NOME.
Sl 122,4: Para onde sobem as tribos, as tribos de YAHVEH, é uma razão para Israel celebrar O NOME DE YAHVEH.
Sl 124,8: O socorro nosso é o NOME DE YAHVEH que fez o céu e a terra!
Referências: (Sl 121,2) – Os 13,9; Sl 124,8.
Veja a fala de Os 13,9: “É TUA DESTRUIÇÃO, POIS SÓ EM MIM ESTÁ O TEU AUXÍLIO!”. (Por isso mesmo, não aceito tradução ou substituição para SEU NOME!). [Grifo meu].
Sl 129,8: E que os passantes não digam: “A benção de YAHVEH sobre vós!”. Nós vos abençoamos em NOME DE YAHVEH!
Sl 135,1.3.13:
Louvai O NOME DE YAHVEH, louvai, servos de YAHVEH!
3:
Louvai a YAHVEH, pois YAHVEH é bom, tocai ao seu NOME, pois ele é agradável.
13:
YAHVEH, TEU NOME É PARA SEMPRE!
YAHVEH, tua lembrança repassa de geração em geração.
(Então, como ficar adorando títulos.......??? ). [Grifo meu].
Sl 138,2: Celebro TEU NOME, por AMOR e VERDADE, pois tua PROMESSA supera tua fama.
Sl 140,14: E os justos CELEBRAM O TEU NOME, os retos viverão em tua presença.
(Só para refletir: Sl 140,8: YAHVEH (‘ADONAY) MEU SENHOR, FORÇA QUE SALVA, TU ME PROTEGES A CABEÇA NO DIA DA BATALHA!).
Sl 142,8: Faze-me sair da prisão para QUE EU CELEBRE O TEU NOME!
(Não: “Escondê-lo?”. Ou “Substituir o mesmo?”). [Grifo meu].
Sl 143,11: POR TEU NOME, YAHVEH, tu me conservas, por tua justiça tira-me da angústia.
Sl 145,2.21:
Eu te bendirei todos os dias E LOUVAREI TEU NOME para sempre e eternamente.
(Nome! Não títulos....?!!. Ok?). [Grifo meu. Pergunto: será que era de vontade do seu povo, esconder seu Nome...????????????????????].
21:
Que minha boca diga o louvor de YAHVEH E TODA CARNE BENDIGA SEU NOME SANTO, PARA SEMPRE E ETERNAMENTE!
(Como dizer: “NÃO SOMOS DIGNOS DE PRONUNCIAR SEU SANTO NOME...!!! SÓ SOMOS DIGNOS DE PROFANÁ-LO LHE DANDO APELIDOS DE VONTADE HUMANA...! ISSO É SER DIGNO QUANTO AO SEU NOME...??”). [Grifo meu].
Sl 148,5.13:
LOUVEM O NOME DE YAHVEH, pois Ele mandou e foram criados.
13:
LOUVEM O NOME DE YAHVEH: É O ÚNICO NOME SUBLIME! SUA MAJESTADE VAI ALÉM DA TERRA E DO CÉU!
(Observaram a autoridade e o poder deste louvor [TEHILLIM]? Ele manda louvar...!!! (pois pela sua ordem tudo e todos foram criados... somos sua criação e não o contrário....! Eu pergunto: Como fica o Criador? O Dono não de seu Nome próprio mas de títulos...???). [Grifo meu].
Vamos ao estudo dessa fala:
O céu, a terra e toda a criação são convocadas para celebrar YAHVEH, RESTAURADOR DO POVO ELEITO. Este Salmo é recitado todas as manhãs pelos YAHUDIM (JUDEUS)!
(O que dizer então.....???). [Grifo meu].
[Damos glória e louvor a um título? Ao que foi traduzido? E ao Dono do Título e tudo o mais que é sua criação...! Simplesmente nos esquecemos DELE!? Só isso? Simples ASSIM...??!!]. [Grifo meu].
TERMINO ESSE ESTUDO COM OS SALMOS 149,3 E 150:
LOUVEM SEU NOME COM DANÇAS, TOQUEM PARA ELE CÍTARA E TAMBOR!
DOXOLOGIA FINAL:
HALLELU-YAH (LOUVOR AO ÚNICO):
LOUVAI A ‘ELOHÎM [deuses] EM SEU TEMPLO, LOUVAI-O NO SEU PODEROSO FIRMAMENTO, LOUVAI-O POR SUAS FAÇANHAS, LOUVAI-O POR SUA GRANDEZA IMENSA!
LOUVAI-O COM TOQUE DE TROMBETA,
LOUVAI-O COM CÍTARA E HARPA;
LOUVAI-O COM DANÇA E TAMBOR;
LOUVAI-O COM CORDAS E FLAUTA;
LOUVAI-O COM CÍMBALOS SONOROS;
LOUVAI-O COM CÍMBALOS RETUMBANTES!
TODO SER QUE RESPIRA LOUVE A YAHVEH!
HALLELU-YAH (ALELUIA).
SENDO ASSIM, A MINHA ESCOLHA É LOUVAR-TE PRONUNCIANDO SEU NOME SANTO SAGRADO TEMÍVEL E TERRÍVEL DANDO-LHE GLÓRIA UNICAMENTE A TI. E NÃO A UM TÍTULO DE VONTADE HUMANA SOMENTE!
EU DOU LOUVOR AO SENHOR YAHVEH!
BÍBLIA DE ESTUDO: BÍBLIA DE JERUSALÉM – EDITORA PAULUS. FOI USADA NESSA PESQUISA. (NOVA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA).
BÍBLIA DE JERUSALÉM: TRADUÇÃO DO TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA DIRETAMENTE DOS ORIGINAIS. Tradução das introduções e notas de La Bible de Jérusalem, edição de 1998, publicada sob a direção da “École biblique de Jérusalem. ISBN 978-85-349-1977-7 (COM APROVAÇÃO ECLESIÁSTICA.).
ESTUDO FEITO COM, ESTUDOS E GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO. S.P.
(...) Para evitar o risco de tomar o nome de Deus (YHWH) em vão, os judeus mais religiosos começaram a substituir o nome próprio em si pela palavra [‘adona(y)]. {Na transliteração para o português, as letras: o primeiro (a) tem um acento tipo como um acento circunflexo virado para cima; e, os dois (a), seguintes, tem um traço em cima = devido ao texto masorético!}. Embora os masoretas tenham deixado as quatro consoantes originais no texto, eles acrescentaram as vogais (e) [no lugar de (a), por outras razões] e (a) para recordar ao leitor a pronunciar (‘adona[y]) sem levar em conta as consoantes. Isto acontece mais de 6000 vezes na Bíblia Hebraica. A maioria das traduções usa letras maiúsculas para escrever o título “SENHOR”. Algumas exceções são a Bíblia na Tradução Brasileira que usava “Jeová”, a Bíblia de Jerusalém que tem Iahweh e a Bíblia Pastoral que traz Javé. O que foi provocado pela cautela dos judeus é semelhante ao nosso costume de dizer “por exemplo” quando lemos a abreviatura “e. g.”. Posteriormente os judeus substituíram o nome divino por outras palavras como “o nome”, “o bendito” ou “o céu” (cf. Mc 14,61.62).
Nas passagens onde (‘adona[y]) yhwh ocorre, yhwh recebe a pontuação vocálica de ‘elohim, e as traduções em português apresentam “SENHOR DEUS” (e.g., Am 7,1).
Texto tirado dá página 28, do livro: Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. (R. Laird Harris. Gleason L. Archer, Jr. Bruce K. Waltke).
Sendo mais uma prova de que o Nome Próprio de Deus – Foi blasfemado por um medo de não “pronuncia-lo” e, fizeram coisas piores...! Anselmo Estevan.
Aqui, fica uma pergunta: Onde está escrito na Bíblia que Deus pediu para os “homens fazerem essa ciranda toda com seu Nome???”. Anselmo Estevan!!!
Finalizando:
Salmos 148,13 LOUVEM O NOME DO YHWH – YAHUH - , PORQUE SÓ O SEU NOME É EXCELSO; A SUA MAJESTADE É ACIMA DA TERRA E DO CÉU!
Leia: Miqueias 4,6-13. Anselmo Estevan.
Partindo única e exclusivamente, pelas escrituras, vamos aonde tudo começou, (o recomeço – pelas maldades do próprio coração do “homem” – uma verdade que não poderia ficar esquecida), vamos ao estudo do versículo de: ÊXODO 3,13-15.
Bíblia de estudo DO PEREGRINO. Do Senhor – Luís Alonso Schökel. 2ª edição – 2.006.
3,13-15. Segunda objeção. Ele se fia em Deus; o povo se fiará nele? Querendo saber qual Deus o envia – dado decisivo na missão profética, p. ex. Dt 13; Jr 23,13; - perguntarão pelo nome da divindade. A resposta é ao mesmo tempo positiva e ambígua; vale para Moisés e vale para o povo.
Estes três versículos estão entre os mais analisados e discutidos de todo o AT. Qual a origem do nome Yhwh? Existia fora e antes de Israel? Que significa em si? Que função tem no relato? Sobre as duas primeiras perguntas se multiplicaram as conjeturas, sem oferecerem uma resposta plausível. Sobre a terceira: começamos confessando que nossa vocalização é duvidosa, pois nos nomes compostos encontramos as formas Yah, Yo, Yeha. A corrente, Yahwe, é uma forma factitiva do verbo hyh = ser, existir, aquele que dá o ser, faz existir. Assim podia soar aos ouvidos hebreus.
No texto, Deus muda o verbo em primeira pessoa e forma uma frase aparentemente tautológica. Se o traduzirmos pelo indefinido, “o que foi”, a resposta é evasiva (como em Gn 32): o nome não importa, sou o Deus dos patriarcas e estou contigo. Se o traduzirmos como enunciado, “Sou o que sou”, presta-se para a reflexão. Primeiro, encontra-se na esfera do ser ou existir (cf. Jo 8,58; Ap 1,4); segundo, não se define por predicados externos, mas por si mesmo; em nossa terminologia refinada, diríamos: “um ser absoluto”. Pois bem, para os israelitas vale o sentido enunciativo, “Eu sou”, que se oferece como explicação de um nome conhecido e se identifica com o Deus dos patriarcas. E acrescenta uma ordem perpétua: daí em diante Deus será INVOCADO COM O NOME DE Yhwh. E, assim foi (Is 42,8; 26,8) até que em tempos posteriores se evitou tal NOME, SUBSTITUINDO-O POR ADONAI.
Na teoria documentária: o Eloísta considera que neste ponto se REVELA O NOME DE YHWH; ATÉ O PRESENTE ELE SÓ USOU O NOME ‘elohim ou um SUBSTITUTO.
O SIGNIFICADO DO NOME:
Antes de qualquer coisa, o que significa YAHVEH, o Nome do Criador? O Nome divino é escrito com quatro letras hebraicas ( יהוה ) e ocorre quase 7 mil vezes na parte hebraica da Torah. Esse nome é considerado ser a forma causativa do verbo hebraico há váh (“vir a ser, tornar-se”) e que isso significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Yahveh sabiamente se torna o que quer que seja necessário para realizar seus propósitos. A fim de cumprir suas promessas, ele se torna o Criador. O Juiz, o Salvador, o Sustentador da vida, e assim por diante. Ademais, o verbo hebraico assume a forma gramatical que denota uma ação em processo de cumprimento. Isso indica que YHVH – YAHVEH ainda se torna o cumpridor de suas promessas. Ele é, de fato, um ‘elohîm (deuses) VIVO!
HVH – Y[a]HUHSHU[a]! “A NOSSA ÚNICA SALVAÇÃO!”. YAHVEH.
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
darei lábios puros (3)
Sof 3:9
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Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.
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H2015, H8193, H1305
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