ENTENDA: "A VONTADE DO
ETERNO" - 'Y'H'V'H - E SEM A LETRA (JOTA):
0136 אדני ’Adonay
uma forma
enfática de 113; DITAT - 27b; n m
1)
meu senhor, senhor
1a)
referindo-se aos homens
1b)
referindo-se a Deus
2)
Senhor - título,
usado para substituir Javé como expressão judaica de reverência
POIS, A "PORTA" É ESTREITA! E MUITOS SERÃO CHAMADOS
MAS....!!!!!
ACOMPANHE, TAMBÉM, MEUS ESTUDOS
DE: “RODA-PÉ”! (POIS TUDO ATÉ MESMO O QUE NÃO PARECE TER IMPORTÂNCIA) -, ÀS
VEZES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SALVAÇÃO! REFLITA:
ENTENDA O POR QUÊ? PORQUE EU LUTO TANTO:
VAMOS OBSERVAR YESHA’YAHU
(ISAÍAS) ONDE O PROFETA LEVA O NOME DO CRIADOR:
8 Eu sou o Senhor,
este é o meu nome; a minha glória, n
pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.[1]
VAMOS OBSERVAR O
VERSÍCULO EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
8
este é o meu nome. Êx
3.13-15; Êx 4.5; Sl 83.18; Jo 8.58 a minha glória. 48.11; Êx 20.3-5; Êx 34.14; Jo 5.23 [2]
OBSERVE QUE:
‘SENHOR’ É TÍTULO! E NÃO NOME! VEJA A LÍNGUA ORIGINAL:
ישעיה
42
ENTENDA QUE: YHVH –
YUD-HE-VAV-HE – NÃO É A PALAVRA: SENHOR!
DITAT DITAT
corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke,
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado
pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da
sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado
para maior aprofundamento.
Strong, James: Léxico
Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002;
2005, S. H136
VAMOS OBSERVAR ENTÃO ESSAS FALAS: 8 este é o meu nome. Êx 3.13-15;
Êx 4.5;
Sl 83.18;
Jo 8.58:
VAMOS ÀS
REFERÊNCIAS DE YESHA’YAHU (SALVAÇÃO DE ‘Y’H’V’H) 42,8 EM SUAS REFERÊNCIAS E NA
LÍNGUA ORIGINAL:
SH’MOT
(NOMES) 3,13-15:
ואלה שמות
3
13 ויאמר משה אל־האלהים הנה אנכי בא אל־בני ישראל ואמרתי להם
אלהי אבותיכם שלחני אליכם ואמרו־לי מה־שמו מה אמר אלהם׃
14 ויאמר אלהים אל־משה אהיה אשר
אהיה ויאמר כה תאמר לבני ישראל אהיה שלחני אליכם׃
15 ויאמר עוד אלהים אל־משה כה־תאמר אל־בני ישראל יהוה אלהי
אבתיכם אלהי אברהם אלהי יצחק ואלהי יעקב שלחני אליכם זה־שמי לעלם וזה זכרי לדר דר׃
ENTÃO DISSE
MOSHÊH A ‘ELO(rr)HÍM(I): EIS QUE QUANDO EU FOR AOS FILHOS DE YSRAEL, E LHES
DISSER: O ‘ELO(rr)HÍM(I) DE VOSSOS PAIS ME ENVIOU A VÓS, E ELES ME DISSEREM:
QUAL É O SEU NOME? QUE LHES DIREI? E DISSE ‘ELO(rr)HIM(I) A MOSHÊH: EU SOU O
QUE SOU [EH(R)’VÉH(R)ASCHÉR EH(R)’YÉR(R)] ISTO É, EU SOU AQUILO QUE SEREI)
DISSE MAIS: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE YSRAEL: EU SOU ME ENVIO A VÓS. E ‘ELO(rr)HÍM(I)
DISSE MAIS A MOSHEH: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE YSRAEL: O Y’H’V’H’ ‘ELO(rr)HÍM(I)
DE VOSSOS PAIS, O ‘ELO(rr)HÍM(I) DE AVRAHAM , O ‘ELO(rr)HÍM(I) DE YTS’CHAK, E O ‘ELO(rr)HÍM(I) DE YA’AKOV, ME
ENVIOU A VÓS; ESTE É O MEU NOME ETERNAMENTE [HEMI LE’OLAM] E ESTE É O MEU
MEMORIAL DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
SH’MOT
(NOMES) 4,5:
4
PARA QUE
CREIAM QUE TE APARECEU O YUD-HE-VAV-HE [Y’H’V’H] DE SEUS PAIS, O ‘ELOH(rr)HÍM(I)
DE AVRAHAM, O ‘ELOH(rr)HÍM(I) DE YTS’CHAK E O ‘ELOH(rr)HÍM(I) DE YA’AKOV.
TEHILLIM
(LOUVORES) 83,18:
תהלים
83
18 יבשו ויבהלו עדי־עד ויחפרו ויאבדו׃
PARA QUE SAIBAM QUE TU, A QUEM SÓ PERTENCE O
NOME DE Y’H’V’H’, ÉS O ALTÍSSIMO SOBRE TODA A TERRA.
YAHUKHÁNAM
(FAVORECIDO DE YAHUH) 8,58:
58 em verdade. 34,51 antes. 1.1,2; 17.5,24; Pv 8.22-30; Is 9.6; Mq 5.2; Cl 1.17; Hb 1.10-12; Hb 13.8; Ap 1.11,17,18;
Ap 2.8 EU SOU. Com essa expressão o nosso Senhor afirmou sua divindade e existência
eterna, como o maiúsculo EU SOU. Isso se evidencia pelo uso do presente, em
lugar do passado, por ser uma resposta aos judeus que perguntaram se ele tinha
visto Abraão, e por ser assim compreendido pela multidão, que ficou tão
irritada a ponto de pegar pedras para apedrejá-lo. Os judeus antigos não
acreditavam somente que o Messias era superior ao Senhor de todos os
patriarcas, e até mesmo dos anjos, mas que a sua natureza celestial existia com
Deus do qual emanava, antes da criação, e que a criação foi efetuada pelo seu
ministério. Êx 3.14; Is 43.13; Is 44.6,8; Is 46.9; Is 48.12; Ap 1.8 [3]
PELO HEBRAICO:
DISSE-LHES YA’SHUA: EM EMETH, EM EMETH VOS
DIGO QUE ANTES QUE AVRAHAM EXISTISSE, IEHIE ASHER IHIE (EU SEREI O QUE SEREI).
NA LÍNGUA GREGA:
ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ
8
TRADUÇÃO DA LÍNGUA HEBRAICA PELA:
TORAH
(HEBRAICA PESHITA) EDIÇÃO 2011. ISBN: NÚMERO DE REGISTRO: 383.265 LIVRO 711
FOLHAS: 425.
ANSELMO
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Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
Pesquisa efetuada por: ANSELMO
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Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de
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(Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”.
[Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação:
(Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”.
[Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
Anselmo Estevan.
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[1]Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem
Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Êx 3:13-15
[2]Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem
Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Êx 4:5
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo
8:57-58
[4] Novo Testamento Grego: Westcott-Hort (1881).
Sociedade Bíblica do Brasil, 1881; 2007, S. Jo 8:58
[5]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005
[6]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
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