Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




domingo, 7 de fevereiro de 2016

NÃO PERCA NENHUM DOS MEUS ESTUDOS SOBRE: À INTRODUÇÃO DOS 66 LIVROS DA: SAGRADA ESCRITURA: SE ESTIVER NESSE BLOG - CLIQUE NO LINK ABAIXO E PRONTO!

https://plus.google.com/+AnselmoEstevan174

CLIQUE NO LINK ACIMA! E (SE PREFIR): "VÁ, TAMBÉM", NESSE BLOG AOS MEUS ESTUDOS DE [RODA-PÉ]:

POIS, A "PORTA" É ESTREITA! E MUITOS SERÃO CHAMADOS MAS....!!!!!

ACOMPANHE, TAMBÉM, MEUS ESTUDOS DE: “RODA-PÉ”! (POIS TUDO ATÉ MESMO O QUE NÃO PARECE TER IMPORTÂNCIA) -, ÀS VEZES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SALVAÇÃO! REFLITA: (NO FINAL DA PÁGINA DESSE BLOG)!

Tanakh = ESCRITURA:

ESCRITURA Nome que se dá no NT à coleção de livros que os judeus, Jesus e os primeiros cristãos consideravam como a palavra escrita de Deus para o ser humano (2Tm 3.16; Tg 2.8). Esses escritos são chamados hoje de “Antigo Testamento” ou “Escrituras hebraicas”. A palavra “Escritura” chegou a ser usada para designar a Bíblia inteira, incluindo o NT. Jesus viu a si mesmo como o cumprimento das promessas das Escrituras em relação ao Messias (Lc 4.21; Jo 7.38; 20.9; At 1.16).
[1]



NT Novo Testamento
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

Is 64:7 Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós

Is 64:7 Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós
o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades.


AOS, "LEIGOS", QUE VISITAREM ESTE BLOG...! POR FAVOR ENTENDAM QUE:

ESTE É UM BLOG DE ESTUDOS DA LÍNGUA ORIGINAL E PROCURA PELO NOME DO PAI ETERNO EM:

HOMILÉTICA....
A responsabilidade é tão importante que Paulo desafia: “Procure apresentar-se a Deus Yahuh aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). Quanto melhor o pregador conhece o texto básico de sua mensagem, tanto mais condições têm de explana-lo e ilustrá-lo, aplicando suas verdades à vida dos ouvintes!
Quem quiser tornar-se um pregador da Palavra tem que se deixar dirigir pelo YHVH da Palavra, pois pregar é falar de coração a coração.
Por isso, como pregadores, devemos pregar não apenas com vida, MAS COM A VIDA, pois o pregador que não pode viver as palavras que prega precisa CALAR-SE E VIVER ANTES DE FALAR!
“Qualquer pregador, se não amar verdadeiramente seus ouvintes, insistimos, só estará fazendo barulho. Scott desafiou”: “se amamos, nosso objetivo não será o de impressioná-los com o nosso conhecimento, mas ajuda-los dentro do conhecimento que eles possuem. A mensagem que alcança é a que fala ao coração, e só falamos ao coração conquistando-o!”.
“Fp 2,5-8”. Anselmo Estevan.
Exegese. Exegese significa “explicação do significado de um texto em seu contexto original”. Na teologia cristã, a exegese baseia-se no pressuposto de que a Bíblia é, em algum sentido, a Palavra de Deus e a humanidade é o recipiente de sua mensagem. Exegese e hermenêutica são, às vezes, usadas como sinônimos, mas podemos distingui-las da seguinte forma, a exegese pergunta: “o que um texto significou para o emissor e receptor originais?”, enquanto a hermenêutica pergunta: “o que um texto significa para o leitor atual?”.
Hermenêutica. Nome atribuído pelos estudiosos a uma escola de pensamento iniciada principalmente com Heidegger e assim chamada posteriormente, mas cujas raízes remonta a Dilthey e Schleiermacher; às vezes é chamada de hermenêutica ontológica. Difere da hermenêutica tradicional pelo fato de não mais se identificar com uma teoria de métodos exegéticos; é antes uma descrição do que constitui o fenômeno de entendimento como tal. Rejeita a ideia de que um texto possui significado autônomo em relação ao intérprete.
Hermenêutica autorizada. Uma forma de interpretar a Escritura para apontar as falsas crenças dos heréticos. Isso era conseguido pelo estabelecimento do significado teológico correto da Escritura por meio da autoridade do bispo ou da regula fidei (regra de fé).
Hermenêutica funcional. Uma maneira de descrever como os leitores aplicam o texto bíblico a seu próprio contexto e situação sem preocupar-se com o contexto e situação originais do texto. O significado, assim, fica ligado inseparavelmente à aplicação funcional da Escritura.
Hermenêutica(s). Do grego hermeneuein: expressar, explicar, traduzir, interpretar. É definida de maneira diversa, mas refere-se a uma teoria da interpretação. Segundo a tradição, a hermenêutica buscava estabelecer os princípios, métodos e regras necessários na interpretação de textos escritos, especialmente de textos sagrados.
Homilética (procurei por esse termo, mas só achei: “homilia”: SF. REL. PREGAÇÃO EM ESTILO SIMPLES E QUASE COLOQUIAL SOBRE O EVANGELHO.). Bem então o termo “homilética” é como se fizéssemos um “resumo” do que vamos pregar num exato momento fazer um apanhado de passagens com suas referências para podermos fazer a pregação o mais correta possível para que possamos ser entendidos.grifo meu.
“O trabalho no gabinete de estudos faz o pregador crescer espiritualmente e lhe dá condições de conhecer e aplicar as técnicas mais adequadas à elaboração e à comunicação de suas prédicas!”.
Pregar é uma das mais árduas e gloriosas tarefas reservadas ao ser humano. John Stott, baseado nas palavras de Paulo (1Co 4,1.2), afirmou: “o pregador é um despenseiro dos mistérios de Deus (Yahuh), ou seja, de auto-revelação que Deus (Yahuh) confiou aos homens e é preservada nas Escrituras”. Sendo assim, dessas, faço também minhas palavras: Anselmo Estevan.
O SIGNIFICADO DO NOME:
Antes de qualquer coisa, o que significa YAHVEH, o Nome do Criador! O Nome divino é escrito com quatro letras hebraicas ( יהוה ) e ocorre quase 7 mil vezes na parte hebraica da Torah. Esse nome é considerado ser a forma causativa do verbo hebraico há váh (“vir a ser, tornar-se”) e, que isso significa: “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Yahveh sabiamente se torna o que quer que seja necessário para realizar seus propósitos. A fim de cumprir suas promessas, ele se torna o Criador. O Juiz, o Salvador, o Sustentador da vida, e assim por diante. Ademais, o verbo hebraico assume a forma gramatical que denota uma ação em processo de cumprimento. Isso indica que YHVH – YAHVEH ainda se torna o cumpridor de suas promessas. Ele é, de fato, um ‘elohîm (deuses) VIVO!
HONRA, PODER E GLÓRIA SEJAM PARA yhuh, ( יהוה ) O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR!
BARUCH RABÁ B’SHEM yhuh ( יהוה ). AMEN. [ASSIM SEJA/VERDADE!].

ACOMPANHE MEUS ESTUDOS:

Tanakh (AT). Antiga Aliança:

08451 תורה towrah ou תרה torah
procedente de 3384; DITAT - 910d; n. f.
1) lei, orientação, instrução
1a) instrução, orientação (humana ou divina)
1a1) conjunto de ensino profético
1a2) instrução na era messiânica
1a3) conjunto de orientações ou instruções sacerdotais
1a4) conjunto de orientações legais
1b) lei
1b1) lei da oferta queimada
1b2) referindo-se à lei especial, códigos de lei
1c) costume, hábito
1d) a lei deuteronômica ou mosaica

DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8451

O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS:

O QUE SIGNIFICA: “B’RIT HADASHAH? TANAKH? TORAH?”:


B’rit Há-da-shah. Nova aliança, novo testamento. O termo é usado na introdução, mas não no corpo do texto do Novo Testamento Judaico. {Entretanto a nova aliança é mencionada em Mt 26,28; Mc 14,24; Lc 22,20; 1Co 11,25; Gl 4,25; e por todo o texto de Jm 7,22 – 10,31, bem como no tanakh em YirmeYahu [Jr] 31,30-33[31-34]}.

Ta-nakh. Acrônimo das letras iniciais das três partes da Bíblia hebraica: Torah {“Ensino”, os primeiros cinco livros de Mosheh, ou Pentateuco: B’reshit (Gênesis) Sh’mot (Êxodo), Vayikra (Levíticos), B’midbar (Números) e D’varim (Deuteronômio), Nevi’im (“Profetas”), os livros históricos Y’hoshua (Josué), Shof’tim (Juízes) Sh’um’el (Samuel) M’lakhim (Reis), os três profetas maiores: Yesha’Yahu (Isaías), YirmeYahu (Jeremias), Yechezk’el (Ezequiel) e os doze profetas menores, e K’tuvim (“Escritos”), Telhilim (Salmos), Mishlei (Provérbios), Iyov (Jó), as cinco megillot (rolos) – Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos), Rut (Rute), Ester, Eikhah (Lamentações) Kohelet (Eclesiastes) -, Dani’el (Daniel), ‘Ezra – NechemYah (Esdras – Neemias) e Divrei Hayamim (Crônicas)}.
Ou seja, o Antigo Testamento. Na maior parte das traduções, a expressão é traduzida por “Escritura” ou “está escrito”. A razão pela qual os escritos do Novo Testamento citam o Tanakh com tanta frequência é o fato de considera-la palavra divina, detentora de autoridade, para todos os homens (Mt 4,4).

To-rah, Literalmente, “ensino”, mas comumente traduzida por “Lei” porque os gregos usaram nomos para verter torah. 1. Os cinco livros de Mosheh, o Pentateuco, chamados Torah Shebikhtav (“Torá Escrita”) [Mt 5,17], 2. A primeira, acrescida de Nevi’im [Profetas] e K’vim [Escritos], isto é, todo o Tanak. 3. A segunda, com material adicional, chamada Torah Sheb’at-peh (“Torah Oral”), e considerada em diferentes níveis detentora de autoridade no judaísmo (Gl 5,3), 4. A palavra torah com inicial minúscula pode ser entendida de forma genérica como “lei” ou “princípio” (Rm 7,21ss).

To-rah. Mestre da. Essa expressão é a tradução da palavra grega grammateus, que corresponde ao hebraico sofer (pl. sofrim), geralmente vertida como “escriba”. Aparentemente os escribas da Torah (Mt 2,4).

Bíblia de Estudo pesquisada: Bíblia Judaica Completa (Tanakh [AT] e a B’rit Hadashah [NT]. Autor: David H. Stern).

ESTE BLOG VISA SEGUIR A SEGUINTE LINHA DE RACIOCÍNIO:

DA ESCRITURA SAGRADA

I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestam de tal modo a bondade, a sabedoria e o poder do ‘Ulhím (ETERNO), que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento do ‘Ulhím e de sua vontade, necessário à SALVAÇÃO; por isso, foi o Senhor YHVH – YAHU servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; depois, para melhor preservação e propagação DA VERDADE, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a CORRUPÇÃO DA CARNE E MALÍCIA DE SATANÁS E DO MUNDO, foi igualmente servido faze-la escrever toda. Isso torna indispensável a ESCRITURA SAGRADA, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar o ‘Ulhím a sua vontade ao seu povo.
Sl 19,1-4; Rm 1,32; 2,1; 1,19.20; 2,14.15; 1Co 1,21; 2,13.14; Hb 1,1.2; Lc 1,3.4; Rm 15,4; Mt 4,4.7.10; Is 8,20; 1Tm 3,15; 2Pe 1,19.

II. Sob o Nome de ESCRITURA SAGRADA, ou Palavra do ‘Ulhím do (ETERNO) ESCRITA, incluem-se agora todos os Livros do Antigo e do Novo Testamento, (Antiga e Nova ALIANÇA), todos dados por INSPIRAÇÃO DO ‘ULHÍM para serem a regra de EMUNAH (FÉ) e de prática.
Eles são os seguintes:

A Primeira Aliança (Torah):
Bereshit (No Princípio) Gn.
Shemot (Nomes) Êx.
Vaykhrá (E Chamou) Lv.
Bemidbar (No Deserto) Nm.
Devarim (Palavras) Dt.

OS PROFETAS:
Yehoshua (Josué) Js.
Shofetim (Juízes) Jz.
Shamuel Alef (1 Samuel) 1Sm.
Shamuel Beit (2 Samuel) 2Sm.
Melachim Alef (1 Reis) 1Rs.
Melachim Beit (2 Reis) 2Rs.
Yieshayáhu (Isaías) Is.
Yirmeyáhu (Jeremias) Jr.
Yiechezekel (Ezequiel) Ez.
Hoshea (Oseias) Os.
Yoel (Joel) Jl.
Amos (Amós) Am.
Ovadyah (Obadias) Ob.
Yonáh (Jonas) Jn.
Mycham (Miquéias) Mq.
Nachum (Naum) Na.
Chavakuk (Habacuque) Hc.
Tzfayah (Sofonias) Sf.
Chagay (Ageu) Ag.
Zecharyah (Zacarias) Zc.
Malachy (Malaquias) Ml.

AS ESCRITURAS:
Tehilim (Salmos) Sl.
Mishley (Provérbios) Pv.
Iyov (Jó) Jó.
Shir Hashyim (Cantares) Ct.
Rut (Rute) Rt.
Eychah (Como!) Lm.
Kohelet (Congregante) Ec.
Éster (Ester) Et.
Daniel (Daniel) Dn.
Ezra (Esdras) Ed.
Nechmeyah (Neemias) Ne.
Divrey-Hayamim (Relato dos Dias) [1 Crônicas] 1Cr,
Divrey-Hayamim (Relato dos Dias) [2 Crônicas] 2Cr.

SEGUNDA ALIANÇA:
Matitiyáhu (Mateus) Mt.
Marko (Marcos) Mc.
Lucas (Lucas) Lc.
Yochanan (João) Jo.
Atos dos Emissários (Atos dos Emissários) [Atos] At.

CARTAS DOS EMISSÁRIOS:
Ya’akov (Tiago) Tg.
I Kefa (1 Pedro) 1Pe.
II Kefa (2 Pedro) 2Pe.
I Yochanan (1 João) 1Jo.
II Yochanan (2 João) 2Jo.
III Yochanan (3 João) 3Jo.
Yehudá (Judas) Jd.

CARTAS DO RAV SHAUL:
Romanos (Romanos) Rm.
I Coríntios (1 Coríntios) 1Co.
II Coríntios (2 Coríntios) 2Co.
Gálatas (Gálatas) Gl.
Efésios (Efésios) Ef.
Filipenses (Filipenses) Fp.
Colossenses (Colossenses) Cl.
I Tessalonicenses (1 Tessalonicenses) 1Ts.
II Tessalonicenses (2 Tessalonicenses) 2Ts.
I Timóteo (1 Timóteo) 1Tm.
II Timóteo (2 Timóteo) 2Tm.
Tito (Tito) Tt.
Filemon (Filemon) Fm.
Yehudim (Hebreus) Hb.
Revelação (Apocalipse) Ap.

Obs: “Bíblia Hebraica Torah – PESHITTA, foi consultada nessas passagens acima, usando o ‘aramaico’ para buscar os nomes originais dos livros das duas: ALIANÇAS!”. Pode-se ver que muita coisa foi alterada, mudada e por que? Se pelas Palavras do ETERNO – NÃO DEVEMOS ALTERAR NADA!!!!! GRIFO MEU.

Ef 2,20; Ap 22,18-19; 2Tm 3,16; Mt 11,27.

SE VOCÊ JÁ ESTIVER NA PÁGINA DO LINK ACIMA, É SÓ CONFERIR MEUS ESTUDOS! SE ESTIVER NESSE BLOG, É SÓ CLICAR NO LINK ACIMA E CONFERIR TODOS MEUS ESTUDOS SOBRE A ESCRITURA SAGRADA! NÃO DEIXE DE VER, TAMBÉM, MEUS ESTUDOS NO FINAL DO BLOG:

POIS, A "PORTA" É ESTREITA! E MUITOS SERÃO CHAMADOS MAS....!!!!!

ACOMPANHE, TAMBÉM, MEUS ESTUDOS DE: “RODA-PÉ”! (POIS TUDO ATÉ MESMO O QUE NÃO PARECE TER IMPORTÂNCIA) -, ÀS VEZES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SALVAÇÃO! REFLITA: (NO FINAL DA PÁGINA DESSE BLOG)!

CONFIRA:  TODOS ESSES ESTUDOS - NO LINK ACIMA; SE ESTIVER NESSE BLOG!

PENTATEUCO - TANAKH:

(TORAH - LEI - ENSINO):

B'RESHIT - (GÊNESIS).
SH'MOT - (ÊXODO).
VAYIKRA - (LEVÍTICO).
B'MIDBAR - (NÚMEROS).
D'VARIM (DEUTERONÔMIO).

NEVI'IM (PROFETAS):

NEVI'IM RISHONIM (PROFETAS ANTERIORES):

Y'HOSHUA - (JOSUÉ).
SHOF'TIM - (JUÍZES).

SH'MU'EL - (SAMUEL):

SH'MU'EL - ALEF - (1 SAMUEL).
SH'MU'EL BET - (2 SAMUEL).

M'LAKHIM (REIS):

M'LAKHIM ALEF - (1 REIS).
M'LAKHIM BET - (2 REIS).

NEVI'IM ACHARONIM (PROFETAS POSTERIORES):

YESHA'YAHU - (ISAÍAS).
YIRMEYAHU - (JEREMIAS).
YECHEZK'EL - (EZEQUIAS).

SHNEIM-'ASAR (OS DOZE):

HOSHE'A - (OSEIAS).
YO'EL - (JOEL).
'AMOS - (AMÓS).
'OVADYAH - (OBADIAS).
YONAH - (JONAS).
MIKHAH - (MIQUEIAS).
NACHUM - (NAUM).
HAVAKUK - (HABACUQUE).
TZ'FANYAH - (SOFONIAS).
HAGAI - (AGEU).
Z'KHARYAH - (ZACARIAS).
MAL'AKHI - (MALAQUIAS).

K'TUVIM (ESCRITOS):

TEHILLIM - (LOUVORES).
MISHLEI - (PROVÉRBIOS).
IYOV - (JÓ).

CINCO MEGILLOT (ROLOS):

SHIR-HASHIRIM - (CÂNTICO DOS CÂNTICOS).
RUT - (RUTE).
EIKHAH - (LAMENTAÇÕES).
KOELET - (ECLESIASTES).
ESTER - (ESTER).
DANI'EL - (DANIEL).

'EZRAH-NECHEMYAH - (ESDRAS-NEEMIAS):

'EZRAH - (ESDRAS).
NECHEMYAH - (NEEMIAS).

DIVREI-HAYAMIM (CRÔNICAS):

DIVREI-HAYAMIM ALEF - (1 CRÔNICAS).

DIVREI-HAYAMIM BET - (2 CRÔNICAS).

AS BOAS-NOVAS SOBRE YASHUA, HA' MASCHIYAH [O ÚNICO SALVADOR UNGIDO] - CONTADAS POR:

MATTITYAHU - (MATEUS).
MARCOS.
LUCAS.
YAHU[H]KHÁNAM - (JOÃO).

OS ATOS DOS EMISSÁRIOS DE YAHSHUA, HA' MASCHIYAH [O ÚNICO SALVADOR UNGIDO]:

CARTAS/EPÍSTOLAS:

CARTAS DE SHA'UL ÀS COMUNIDADES:

ROMANOS.
1 CORÍNTIOS.
2 CORÍNTIOS.
GÁLATAS.
EFÉSIOS.
FILIPENSES.
COLOSSENSES.
1 TESSALONICENSES.
2 TESSALONICENSES.

CARTAS PASTORAIS DE SHA'UL (A INDIVÍDUOS):

1 TIMÓTEO.
2 TIMÓTEO.
TITO.
FILEMOM.

CARTAS GERAIS:

YAHUDIM MESSIÂNICOS - (HEBREUS).
YA'AKOV - (TIAGO).
1 KEFA - (1 PEDRO).
2 KEFA - (2 PEDRO).
1 YAHU[H]KHÁNAM - (1 JOÃO).
2 YAHU[H]KHÁNAM - (2 JOÃO).
3 YAHU[H]KHÁNAM - (3 JOÃO).
Y'HUDAH -(JUDAS).

REVELAÇÃO DE YAHU[H]KHÁNAM (JOÃO) - APOCALIPSE.


ACOMPANHE A INTRODUÇÃO A TODOS ESSES LIVROS DA ESCRITURA SAGRADA! CLIQUE NO LINK ACIMA SE ESTIVER NESSE BLOG. E ACOMPANHE, TAMBÉM, MEUS ESTUDOS DE RODA-PÉ - É SÓ IR DIRETO NO FINAL DESSE BLOG = PÁGINA! BONS ESTUDOS.

SHALOM ALECHEM - PAZ INTERIOR SEJA CONTIGO.

POIS:

B'midbar (Números) 6,27!

O MEU NOME ESTARÁ SOBRE O MEU POVO:

B’MIDBAR [NÚMEROS]:
6,22-27:
Adonay YHVH disse a Mosheh: “Fale a Aharon e seus filhos, e diga-lhes que vocês devem abençoar o povo de Yisra’el dizendo-lhes”:
‘Y’varekh’kha Adonay (YHVH) v’yishmerekha.
[Que Senhor (YAHU) o abençoe e guarde.]
Ya’er Adonay (YHVH) panav eleikha vichunekka.
[Que Adonay (YAHU) faça sua face brilhar sobre você e mostre a você seu favor.]
Yissa Adonay (YHVH) panav eleikha v’yasem I’kha shalom’.
[Que Adonay (YAHU) levante sua face na sua direção e dê paz a você.]
“DESSE MODO, ELES DEVEM APLICAR MEU NOME AO POVO DE YISRA’EL, PARA QUE EU OS ABENÇOE”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário