Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




quarta-feira, 17 de maio de 2017

"LAGO DE FOGO". O QUÊ SERIA? O PRÓPRIO FILHO FAZ REFERÊNCIA AO GEENA...!!! VEJA TODO O ESTUDO:

Lago de Fogo.
Apocalipse: 19. 20. No entanto, a Besta foi presa, e com ela o Falso profeta que havia realizado grandes sinais miraculosos em nome dela, por intermédio dos quais ele havia enganado todos os que receberam a marca da Besta e adoraram a sua imagem. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. - Bíblia KJA Offline

Apocalipse: 20. 10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos. - Bíblia KJA Offline

Apocalipse: 20. 14. Então, a morte e o Hades foram atirados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo! - Bíblia KJA Offline

Apocalipse: 20. 15. E todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo. - Bíblia KJA Offline

Apocalipse: 21. 8. Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!” - Bíblia KJA Offline


ACOMPANHE O ESTUDO LOGO ABAIXO - SOBRE O LAGO DE FOGO:

Estudo de Palavra da Bíblia
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Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
lago de fogo (10)
Apoc 19:20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. G3041, G4442
Apoc 20:10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. G3041, G4442
Apoc 20:14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. G3041, G4442, G3041, G4442
Apoc 20:15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. G3041, G4442

3041 λιμνη limne
provavelmente de 3040 (da idéia da proximidade do litoral); n f
1) lago

3040 λιμην limen
aparentemente, palavra raiz; n m
1) porto, ancoradouro

4442 πυρ pur
palavra raiz; TDNT - 6:928,975; n n
1) fogo

VAMOS ESTUDAR ESSAS PASSAGENS – Ap 19:

20 Mas a besta b foi aprisionada, e com ela o falso profeta c que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. d
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
20 a besta. 19; 13.1-8,18; 17.3-8,12; Dn 2.40-45; Dn 7.7,12-14,19-21,23 o falso. 13.11-17; 16.13,14; 20.10; 22.15; Dn 7.8-11,24-26; Dn 8.24,26; 2Ts 2.8-11 Os dois. 20.10,14; Dn 7.11; Dn 11.45 que arde. 14.10; 21.8; Gn 19.24; Dt 29.23; Jó 18.15; Sl 11.6; Is 30.33; Is 34.9; Ez 38.22

Ap 20:
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, l onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
EM COCORDÂNCIA DE TEMAS:
10 O diabo. 2,3,8 do lago. 14,15; 19.20 atormentados. 14.10; Mt 25.41,46
VAMOS ESTUDAR A FALA DO LAGO:
do lago. 14,15; 19.20
Ap 20:
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. q Esta é a segunda morte, r o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
14 a morte. 19.20; Os 13.14; 1Co 15.26,53 Esta. 6; 21.8
15 alguém. Mc 16.16; Jo 3.18,19,36; Jo 14.6; At 4.12; Hb 2.3; Hb 12.25; 1Jo 5.11,12 foi lançado. 19.20; Mt 25.41; Mc 9.43-48


Ap 19:
20 Mas a besta b foi aprisionada, e com ela o falso profeta c que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. d
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
20 a besta. 19; 13.1-8,18; 17.3-8,12; Dn 2.40-45; Dn 7.7,12-14,19-21,23 o falso. 13.11-17; 16.13,14; 20.10; 22.15; Dn 7.8-11,24-26; Dn 8.24,26; 2Ts 2.8-11 Os dois. 20.10,14; Dn 7.11; Dn 11.45 que arde. 14.10; 21.8; Gn 19.24; Dt 29.23; Jó 18.15; Sl 11.6; Is 30.33; Is 34.9; Ez 38.22

Ap 20:
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. q Esta é a segunda morte, r o lago de fogo.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
14 a morte. 19.20; Os 13.14; 1Co 15.26,53 Esta. 6; 21.8

AQUI EU GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO: “NADA MAIS É FALADO DO LAGO DE FOGO! ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE QUE É A 2ª MORTE – O LAGO DE FOGO.”. MAS VEJA A CONCORDÂNCIA DE TEMAS LOGO ACIMA O QUE FALA DA PRÓPRIA MORTE A 1ª morte. 19.20; Os 13.14; 1Co 15.26,53
Ap 19:
20 Mas a besta b foi aprisionada, e com ela o falso profeta c que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. d
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
20 a besta. 19; 13.1-8,18; 17.3-8,12; Dn 2.40-45; Dn 7.7,12-14,19-21,23 o falso. 13.11-17; 16.13,14; 20.10; 22.15; Dn 7.8-11,24-26; Dn 8.24,26; 2Ts 2.8-11 Os dois. 20.10,14; Dn 7.11; Dn 11.45 que arde. 14.10; 21.8; Gn 19.24; Dt 29.23; Jó 18.15; Sl 11.6; Is 30.33; Is 34.9; Ez 38.22

Os 13:
14 Eu os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? l Meus olhos não vêem em mim arrependimento algum.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
14 Eu os remirei do poder do inferno. 6.2; Jó 19.25-27; Jó 33.24; Sl 16.10; Sl 30.3; Sl 49.15; Sl 71.20; Sl 86.13; Is 25.8; Ez 37.11-14; Rm 11.15 poder. Heb. mão. onde estão, ó morte, as tuas pragas? Is 26.19; 1Co 15.21,22,52-57; 2Co 5.4; Fp 3.21; 1Ts 4.14; Ap 20.13; Ap 21.4 Meus olhos não vêem em mim arrependimento. Nm 23.19; 1Sm 15.29; Jr 15.6; Ml 3.6; Rm 11.29; Tg 1.17

1Co 15:
26 O último inimigo a ser destruído é a morte. v
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
26 55; Is 25.8; Os 13.14; Lc 20.36; 2Tm 1.10; Hb 2.14; Ap 20.14; Ap 21.4
(AQUI se FAZ REFERÊNCIA A Ap 20,14!). A PRIMEIRA MORTE JOGADA NO LAGO DE FOGO QUE É A SEGUNDA MORTE...!!!!!!!!
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. o
53 revista. Rm 13.12-14; 2Co 5.2-4; Gl 3.27; Ef 4.24; 1Jo 3.2

Ap 20:

15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
15 alguém. Mc 16.16; Jo 3.18,19,36; Jo 14.6; At 4.12; Hb 2.3; Hb 12.25; 1Jo 5.11,12 foi lançado. 19.20; Mt 25.41; Mc 9.43-48

SE OBSERVARMOS ESSA ÚLTIMA FALA NOS LEVA A:

foi lançado. 19.20; Mt 25.41; Mc 9.43-48

Ap 19:

20 Mas a besta b foi aprisionada, e com ela o falso profeta c que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. d
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:

20 a besta. 19; 13.1-8,18; 17.3-8,12; Dn 2.40-45; Dn 7.7,12-14,19-21,23 o falso. 13.11-17; 16.13,14; 20.10; 22.15; Dn 7.8-11,24-26; Dn 8.24,26; 2Ts 2.8-11 Os dois. 20.10,14; Dn 7.11; Dn 11.45 que arde. 14.10; 21.8; Gn 19.24; Dt 29.23; Jó 18.15; Sl 11.6; Is 30.33; Is 34.9; Ez 38.22

Mt 25:
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. p
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
41 aos que estiverem. 33 Apartai-vos. 7.23; Sl 6.8; Sl 119.115; Sl 139.19; Lc 13.27 malditos. Dt 27.15-26; Dt 28.16-68; Sl 119.21; Jr 17.5; Gl 3.10-13; Hb 6.8 eterno. 46; 3.12; 13.40,42,50; Mc 9.43-48; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10-15 preparado. Jo 8.44; Rm 9.22,23; 2Pe 2.4; 1Jo 3.10; Jd 6; Ap 12.7-9

Mc 9:
43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; x pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, z para o fogo inextinguível
44 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. a
45 E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno b
46 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. c
47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, d
48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. e

EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
43 se. Dt 13.6-8; Mt 5.29,30; Mt 18.8,9; Rm 8.13; 1Co 9.27; Gl 5.24; Cl 3.5; Tt 2.12; Hb 12.1; 1Pe 2.1 te faz tropeçar. ou, tropeça: e assim. 45,47 maneta. Mt 15.30,31; Lc 14.13,21
44 lhes. 46,48; Is 66.24 o fogo. Is 33.14; Mt 3.12; Mt 25.41,46; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10,15; Ap 21.8
45 43,44
46 Lc 16.24-26
47 teus. Gn 3.6; Jó 31.1; Sl 119.37; Mt 5.28,29; Mt 10.37-39; Lc 14.26; Gl 4.15; Fp 3.7,8 te faz tropeçar. ou, tropeça. 43, marg.
48 44,46


VEJA QUE NO VERSÍCULO DE MARCOS 9 – A REFERÊNCIA É DO VERSÍCULO 45:
Mc 9:
43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; x pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, z para o fogo inextinguível
44 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. a

VAMOS REVER A PASSAGEM V. 44 EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
Mc 9,44:
44 lhes. 46,48; Is 66.24 o fogo. Is 33.14; Mt 3.12; Mt 25.41,46; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10,15; Ap 21.8
VEJA QUE TUDO SE REFERE AO GEENA:
MARCOS 9:
d
48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. e

48 44,46
Is 66:
24 Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; o e eles serão um horror para toda a carne.
24 e verão. 16; Sl 58.10,11; Ez 39.9-16; Zc 14.12,18,19; Ap 19.17-21 o seu verme. 14.11; Mc 9.44-49; Ap 14.10,11 o seu fogo. 34.10; Mt 3.12 e eles serão. 65.15; Dn 12.2; 1Ts 2.15,16

AGORA DA MESMA PASSAGEM Mc 9,44 VAMOS VER:
o fogo. Is 33.14; Mt 3.12; Mt 25.41,46; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10,15; Ap 21.8

14 Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?
14 Os pecadores. 7.2; 28.14,15,17-22; 29.13; 30.8-11; Nm 17.12,13; Jó 15.21,22; Jó 18.11; Sl 53.5; Pv 28.1; Ap 6.15-17 ímpios. 9.17; 10.6; Mt 22.12; Mt 24.51 Quem dentre nós. 5.24; 29.6; 30.27-33; Dt 5.24,25; Dt 32.21-24; Sl 11.6; Sl 21.9; Sl 50.3; Na 1.6; Hb 12.29 chamas eternas. 34.9; 66.24; Mt 18.8; Mt 25.41,46; Mc 9.43-49; Lc 16.23-26; 2Ts 1.8; Ap 14.10; Ap 20.10

Mt 3:
12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. s
12 pá. Is 30.24; Is 41.16; Jr 4.11; Jr 15.7; Jr 51.2; Lc 3.17 limpará completamente. 13.41,49,50; Ml 3.2,3; Ml 4.1; Jo 15.2 e recolherá. 13.30,43; Am 9.9 mas. Jó 21.18; Sl 1.4; Sl 35.5; Is 5.24; Is 17.13; Os 13.3; Ml 4.1; Lc 3.17 com. Is 1.31; Is 66.24; Jr 7.20; Jr 17.27; Ez 20.47,48; Mc 9.43-48

Mt 25.41,46
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. p
46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. r

41 aos que estiverem. 33 Apartai-vos. 7.23; Sl 6.8; Sl 119.115; Sl 139.19; Lc 13.27 malditos. Dt 27.15-26; Dt 28.16-68; Sl 119.21; Jr 17.5; Gl 3.10-13; Hb 6.8 eterno. 46; 3.12; 13.40,42,50; Mc 9.43-48; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10-15 preparado. Jo 8.44; Rm 9.22,23; 2Pe 2.4; 1Jo 3.10; Jd 6; Ap 12.7-9
46 eterno. 41; Dn 12.2; Mc 9.44,46,48,49; Lc 16.26; Jo 5.29; 2Ts 1.9; Ap 14.10,11; Ap 20.10,15; Ap 21.8 os justos. 13.43; Sl 16.10,11; Jo 3.15,16,36; Jo 10.27,28; Rm 2.7-16; Rm 5.21; Rm 6.23; 1Jo 2.25; 1Jo 5.11,12; Jd 21


2Ts 1:
9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, g
9 sofrerão. Is 33.14; Is 66.24; Dn 12.2; Mt 25.41,46; Mt 26.24; Mc 9.43-49; Lc 16.25,26; Jo 5.14; Fp 3.19; Hb 10.29; 2Pe 2.17; 2Pe 3.7; Jd 13; Ap 14.10,11; Ap 20.14; Ap 21.8; Ap 22.15 da face. Gn 3.8; Gn 4.16; Jó 21.14; Jó 22.17; Sl 16.11; Sl 51.11; Mt 7.23; Mt 22.13; Mt 25.41; Lc 13.27 da glória. 2.8; Dt 33.2; Is 2.10,19,21; Mt 16.27; Mt 24.30; Tt 2.13; Gr.Ap 20.11

FINALIZANDO: Ap 14.10,11; Ap 20.10,15; Ap 21.8

10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, m e será atormentado com fogo e enxofre, n diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, o e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.

10 beberá. 16.19; 18.3; Jó 21.20; Sl 11.6; Sl 60.3; Sl 75.8; Is 29.9; Is 51.17,21,22; Jr 25.15-17,27; Jr 51.57 do. 18.6; Sl 73.10; Is 51.17; Jr 49.12; Lm 4.21; Hc 2.16; Mt 20.22; Mt 26.39 será. 9.17,18; 19.20; 20.10; 21.8; Gn 19.24; Dt 29.23; Jó 18.15; Sl 11.6; Is 30.33; Is 34.9; Mt 25.41; Jd 7 diante. Sl 37.34; Sl 52.6; Sl 91.8; Ez 20.48; Mt 13.41,42,49,50; 2Ts 1.8,9
11 fumaça. 18.18; 19.3; Gn 19.28; Is 33.14; Is 34.10; Jl 2.30; Lc 16.23 pelos. 4.9,10; 5.13,14; 7.12; 11.15; 20.10; 22.5; Êx 15.18; Sl 10.16; Sl 145.1; Mt 25.41,46; Hb 1.8 algum. Dt 28.65; Is 57.20; Mt 11.28; Mc 9.43-49; Lc 16.24


Ap 20.10,15
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, l onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

10 O diabo. 2,3,8 do lago. 14,15; 19.20 atormentados. 14.10; Mt 25.41,46
15 alguém. Mc 16.16; Jo 3.18,19,36; Jo 14.6; At 4.12; Hb 2.3; Hb 12.25; 1Jo 5.11,12 foi lançado. 19.20; Mt 25.41; Mc 9.43-48


FINALIZANDO:
AP 21:
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, r a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. s
8 aos covardes. Dt 20.8; Jz 7.3; Is 51.12; Is 57.11; Mt 8.26; Mt 10.28; Lc 12.4-9; Jo 12.42,43; 1Pe 3.14,15; 1Jo 5.4,5,10 aos abomináveis. 22.15; Ml 3.5; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5,6; 1Tm 1.9,10; Hb 12.24; Hb 13.4; 1Jo 3.15 aos idólatras. 1Co 10.20,21 e a todos. 2.2; Pv 19.5,9; Is 9.15; Jo 8.44; 2Ts 2.9; 1Tm 4.2; 1Jo 2.22 no lago. 19.20; 20.14,15 a saber, a. 20.14

VEJA QUE O DESENROLAR DA PRÓPRIA ESCRITURA É VOLTAR PARA A MESMA PASSAGEM. E A ÚNICA REFERÊNCIA FALADA PELO PRÓPRIO FILHO É SOBRE O GEENA. A 2ª MORTE. A QUAL EU ENTENDO:
GEENA
Lugar de castigo para os mortos. V. HINOM, SHEOL e HADES.

HINOM
Vale situado a sudoeste de Jerusalém, entre a estrada que vai para Belém e a que vai para o mar Morto. Estava na divisa entre Judá e Benjamim (Js 15.8). Ali se queimavam crianças no culto a MOLOQUE (2Rs 23.10). Mais tarde era lugar onde se queimava lixo. Geena é a forma grega do hebraico ge-hinom, que quer dizer “vale de Hinom”. V. GEENA.

MOLOQUE [Rei]
Deus supremo dos AMONITAS, também chamado de Milcom e de Malcã. Seu culto, que incluía o sacrifício de crianças (Lv 20.2-5), foi incentivado por Salomão (1Rs 11.5,7,33; 2Rs 23.10,13).

AMONITAS
Descendentes de AMOM 1, que moravam a leste de Moabe. Eram um povo cruel, guerreiro e inimigo de Israel (Jz 10.6—11.33; 1Sm 11).

AMOM [Compatriota ? Povo ?]
1) Filho de Ló e pai dos amonitas, também chamado de Ben-Ami (Gn 19.38).
2) Décimo quinto rei de Judá, que reinou 2 anos (642 a 640 a.C.), depois de Manassés, seu pai (2Rs 21.18-26).
3) Prefeito de SAMARIA 2, (1Rs 22.15-28).
4) Deus de NÔ (Jr 46.25).

SAMARIA [Torre de Guarda]
1) Monte situado 12 km a nordeste de Siquém (Am 6.1).
2) Capital do reino do Norte, construída nesse monte por Onri (1Rs 16.24; Jr 23.13; Ez 23; Os 7.1-7; 8.5-6; Am 4.1). Seu nome atual é Sebastieh.
3) Região central da Terra Santa, abrangendo as tribos de Efraim e Manassés do Oeste. Ao norte ficava a Galiléia; a leste, o Jordão; ao sul, a Judéia; e, a oeste, o Mediterrâneo (2Rs 17.24-26; At 1.8).

SHEOL
Palavra hebraica traduzida de várias maneiras no AT. Na ordem decrescente do número de ocorrências, a RA traduz Sheol por inferno, o além, sepultura e cova, abismo, morte, reino dos mortos. A RC traduz por inferno, sepulcro, terra, Sheol. A NTLH quase sempre traduz Sheol por mundo dos mortos, algumas poucas vezes traduz por morte e outras vezes por sepultura. V. MUNDO DOS MORTOS.

MUNDO DOS MORTOS [hebr. sheol]
De acordo com o pensamento dos israelitas antigos, um abismo escuro e silencioso situado nas profundezas da terra, para onde todas as pessoas iam depois de morrer. V. SHEOL e REINO DOS MORTOS.

REINO DOS MORTOS
V. SHEOL (Is 14.15; Pv 2.18, RA).
HADES
Palavra grega que designa a morada dos mortos, bons e maus. Em quase todos os contextos, hades é equivalente a SHEOL (At 2.31). Possivelmente no seu Evangelho, Lucas (16.23) tenha empregado hades como equivalente de GEENA, num contexto de castigo e tormento, visto que essa era a visão típica dos gregos e dos romanos quanto à situação das pessoas depois de sua morte.

SENDO ASSIM, EU ENTENDO A SEGUNDA MORTE COMO SENDO O LAGO DE FOGO – A SEPARAÇÃO DEFINITIVA DO ETERNO CRIADOR....!!!!



VEJA AS REFERÊNCIAS DO ESTUDO ACIMA:

Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
b b 19.20 A besta: Cf. Ap 13.1-18.
c c 19.20 O falso profeta: Cf. Ap 13.11-17.
d d 19.20 O lago de fogo corresponde ao abismo (20.1-3). Cf. Ap 20.10; 21.8; ver Ap 9.17, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:20
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:19-20
l 20.10 Lago de fogo e enxofre: Ver Ap 9.17, n.; cf. 21.8 e também Mt 25.41.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:10
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:9-10
q q 20.14 Cf. 1Co 15.26.
r r 20.14 A segunda morte: Ver Ap 2.11, n.; cf. Ap 21.8 e também Mt 10.28; 25.41.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:15
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:13-15
b b 19.20 A besta: Cf. Ap 13.1-18.
c c 19.20 O falso profeta: Cf. Ap 13.11-17.
d d 19.20 O lago de fogo corresponde ao abismo (20.1-3). Cf. Ap 20.10; 21.8; ver Ap 9.17, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:20
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:19-20
q q 20.14 Cf. 1Co 15.26.
r r 20.14 A segunda morte: Ver Ap 2.11, n.; cf. Ap 21.8 e também Mt 10.28; 25.41.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:14
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:13-14
b b 19.20 A besta: Cf. Ap 13.1-18.
c c 19.20 O falso profeta: Cf. Ap 13.11-17.
d d 19.20 O lago de fogo corresponde ao abismo (20.1-3). Cf. Ap 20.10; 21.8; ver Ap 9.17, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:20
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:19-20
l l 13.14 Onde está, ó inferno, a tua destruição?: Segundo a versão grega (LXX); hebr. Eu serei a tua morte e eu serei a tua destruição. Este v. é citado em 1Co 15.55 com relação ao tema da ressurreição dos cristãos.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Os 13:14
Heb. Hebraico
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Os 13:13-14
v v 15.26 Ap 20.14; 21.4.
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 15:25-26
o o 15.53 Cf. 2Co 5.4.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 15:53
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 15:52-53
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:15
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:14-15
b b 19.20 A besta: Cf. Ap 13.1-18.
c c 19.20 O falso profeta: Cf. Ap 13.11-17.
d d 19.20 O lago de fogo corresponde ao abismo (20.1-3). Cf. Ap 20.10; 21.8; ver Ap 9.17, n.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:20
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:19-20
p p 25.41 Ap 20.10,15.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 25:41
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 25:40-41
x x 9.43 Corta-a: Hipérbole ou exagero intencional, aqui e em 9.45 e 47; ver Mt 5.29-30, n.
z z 9.43 Inferno: (Gr. geena) Derivação do nome hebraico Ge-hinom, que se dava à fogueira de lixo no vale de Hinom, situado perto de Jerusalém (2Rs 23.10). No séc. I a.C., esse nome foi aplicado ao lugar de castigo reservado para os maus. Ver a Concordância Temática.
a a 9.44 O v. 44 não aparece em diversos manuscritos.
b b 9.45 Provavelmente, os vs. 44 e 46 tenham sido incluídos no relato por influência do v. 48.
c c 9.46 O v. 46 não aparece em vários manuscritos.
d d 9.47 Mt 5.29.
e e 9.48 Is 66.24.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mc 9:48
marg. nota marginal
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 9:42-48
x x 9.43 Corta-a: Hipérbole ou exagero intencional, aqui e em 9.45 e 47; ver Mt 5.29-30, n.
z z 9.43 Inferno: (Gr. geena) Derivação do nome hebraico Ge-hinom, que se dava à fogueira de lixo no vale de Hinom, situado perto de Jerusalém (2Rs 23.10). No séc. I a.C., esse nome foi aplicado ao lugar de castigo reservado para os maus. Ver a Concordância Temática.
a a 9.44 O v. 44 não aparece em diversos manuscritos.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mc 9:44
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 9:43-44
d d 9.47 Mt 5.29.
e e 9.48 Is 66.24.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mc 9:48
o o 66.24 Cf. Mc 9.48.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 66:24
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is 66:23-24
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 9:43-44
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 33:14
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Is 33:13-14
s s 3.12 Mt 13.42,50; cf. Is 41.16; Jr 15.7. A imagem é de uma eira, um campo, isto é, um espaço aberto onde se estendiam os feixes para os trilhar. Depois, se lançava o trigo ao ar com um garfo, pá ou forcado, para que o vento levasse o miúdo restante da palha.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 3:12
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 3:11-12
p p 25.41 Ap 20.10,15.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 25:41
r r 25.46 Dn 12.2; Jo 5.29.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 25:46
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 25:40-41
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 25:45-46
g g 1.9 Ap 20.9-10,14-15. Possível alusão a Is 2.10,19-21 (cf. Mt 7.23), que contrasta com o destino dos que estarão “sempre com o Senhor” (1Ts 4.17).
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Ts 1:9
Gr. Grego
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Ts 1:8-9
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 9:43-44
m m 14.10 Ap 16.19; cf. Is 51.17; Jr 25.15.
n n 14.10 Fogo e enxofre: Ap 19.20; 20.10; cf. Gn 19.24; Sl 11.6; Ez 38.21-22. Ver Ap 9.17, n.
o o 14.11 Ap 19.3. Cf. Is 34.10.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 14:11
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 14:9-11
l 20.10 Lago de fogo e enxofre: Ver Ap 9.17, n.; cf. 21.8 e também Mt 25.41.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:10
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:15
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:9-10
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 20:14-15
r r 21.8 Ver Rm 1.31, n.
s s 21.8 Ap 2.11; 20.14; cf. Mt 10.28; 25.41.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 21:8
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 21:7-8
V. ver
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
V. ver
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
? O ponto de interrogação, precedido de um espaço e colocado após a significação de um nome, indica que essa significação é duvidosa. Uma data duvidosa é indicada da mesma forma.
a.C. antes de Cristo
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
km quilômetro(s)
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo Testamento
RA Almeida Revista e Atualizada
RC Almeida Revista e Corrigida
NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje
V. ver
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
hebr. hebraico
V. ver
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
V. ver
RA Almeida Revista e Atualizada
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005


LAGO
V. MAR.

MAR
Na Bíblia, qualquer grande extensão de Água, salgada (mar Mediterrâneo) ou doce (lago da Galiléia).
1) Os mares mencionados na Bíblia são: a) MEDITERRÂNEO, ou o Mar, ou mar dos Filisteus, ou Grande, ou Ocidental (Nm 34.6); b) MORTO, ou da Arabá, ou Oriental, ou Salgado (Js 3.16); c) VERMELHO, ou de Sufe, ou do Egito (Êx 13.18); d) ADRIÁTICO (At 27.27).
2) Os lagos são os seguintes: a) da GALILÉIA, ou de Genesaré, ou de Quinerete, ou de Tiberíades (Mt 4.18); b) de MEROM (Js 11.5).
3) MONSTRO (Jó 7.12; Sl 74.13).
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

MAR MORTO Lago do interior da Palestina, alimentado pelo Jordão. Tem 76 km de comprimento e de 5 a 14 km de largura. É o lago mais baixo do mundo, pois está a 394 m abaixo do nível do mar. Perde água somente por evaporação, o que faz com que as suas águas sejam cinco vezes mais salgadas que as do mar. O nome “mar Morto” está atestado a partir do séc. II a.C. Anteriormente, era chamado de mar Salgado (Gn 14.3), mar do Oriente (Ez 47.18) e mar da Arabá (Dt 4.49). Em uma visão, Ezequiel viu um rio de água pura que fluía de Jerusalém para levar vida a esse mar (Ez 47.8-12). Ver o Índice de Mapas.
MAR VERMELHO Em hebraico é chamado de “mar dos Juncos”. Nos tempos do AT, como agora, se designa com esse nome a região que compreende o golfo de Suez, o golfo de Eilate (ou Ácaba) e o mar Vermelho propriamente dito. Há quem pense que o nome também era aplicado aos pântanos e lagos existentes entre o golfo de Suez e o Mediterrâneo, os quais desapareceram em parte ao construir-se o canal de Suez. Ver o Índice de Mapas.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

ENTENDEU? ESSAS SÃO AS ÚNICAS FALAS SOBRE MAR E FOGO! NA ESCRITURA SAGRADA!


Agora sim terminando a minha linha de raciocínio com o Lago de Fogo. O Batismo do Filho sendo comparado ao: Fogo consumidor:

Deus revelou a Sua presença na sarça ardente por meio do fogo (Êx 3.2), e desceu ao monte Sinai entre chamas e relâmpagos (Êx 19.18). Aquele fogo que desceu do céu, primeiramente sobre o altar do tabernáculo, e mais tarde sobre o altar do templo de Salomão, quando da sua dedicação, ali se conservou constantemente alimentado, e cuidadosamente sustentado de dia e de noite pelos sacerdotes. o fogo para fins sagrados, que não fosse obtido do altar, era chamado ‘fogo estranho’ - e por ser este usado por Nadabe e Abiú, foram estes sacerdotes mortos com fogo que veio de Deus (Lv 10.1,2 - Nm 3.4 - 26.61). o emprego do fogo para fundir metais já era conhecido dos hebreus no tempo do Êxodo (32.24). Em dia de sábado nenhum lume se acendia para qualquer fim doméstico (Êx 35.3 - Nm 15.32 a 36). os adoradores do deus Moloque, ou queimavam os seus filhos no fogo, ou os faziam passar por ele (2 Rs 16.3 - 21.6 - 2 Cr 33.6). o Espirito Santo é comparado ao fogo (Mt 3.11 - At 2.3), sendo a sua obra converter e purificar as almas, inflamando-as de amor a Deus e de zelo pela Sua Glória. A Palavra de Deus é, também, apresentada como semelhante ao fogo (Jr 23.29). Empregam-se, além disso, os termos ‘fogo’ e ‘chama’, para exprimir vivos sentimentos e a inspiração divina, e descrever calamidades temporais e futuros castigos (Sl 66.12 - Jr 20.9 - Jl 2.30 - Ml 3.2 - Mt 25.41 - Mc 9.43).


Ulhim YHVH É:
Luz:

1 João: 1. 5. E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva. - Bíblia JFA Offline

Repetindo:

Deus revelou a Sua presença na sarça ardente por meio do fogo (Êx 3.2), e desceu ao monte Sinai entre chamas e relâmpagos (Êx 19.18). Aquele fogo que desceu do céu, primeiramente sobre o altar do tabernáculo, e mais tarde sobre o altar do templo de Salomão, quando da sua dedicação, ali se conservou constantemente alimentado, e cuidadosamente sustentado de dia e de noite pelos sacerdotes. o fogo para fins sagrados, que não fosse obtido do altar, era chamado ‘fogo estranho’ - e por ser este usado por Nadabe e Abiú, foram estes sacerdotes mortos com fogo que veio de Deus (Lv 10.1,2 - Nm 3.4 - 26.61). o emprego do fogo para fundir metais já era conhecido dos hebreus no tempo do Êxodo (32.24). Em dia de sábado nenhum lume se acendia para qualquer fim doméstico (Êx 35.3 - Nm 15.32 a 36). os adoradores do deus Moloque, ou queimavam os seus filhos no fogo, ou os faziam passar por ele (2 Rs 16.3 - 21.6 - 2 Cr 33.6). o Espirito Santo é comparado ao fogo (Mt 3.11 - At 2.3), sendo a sua obra converter e purificar as almas, inflamando-as de amor a Deus e de zelo pela Sua Glória. A Palavra de Deus é, também, apresentada como semelhante ao fogo (Jr 23.29). Empregam-se, além disso, os termos ‘fogo’ e ‘chama’, para exprimir vivos sentimentos e a inspiração divina, e descrever calamidades temporais e futuros castigos (Sl 66.12 - Jr 20.9 - Jl 2.30 - Ml 3.2 - Mt 25.41 - Mc 9.43).

Amor:

1 João: 4. 16. Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. - Bíblia JFA Offline

Ruarh (Espírito):

João: 4. 24. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” - Bíblia JFA Offline

E Principalmente FOGO:

Hebreus: 12. 29. porque o nosso “Deus é fogo consumidor!” - Bíblia JFA Offline

Agora reflita:
"Fogo/Enxofre": ATOS SIMBÓLICOS DE PURIFICAÇÃO.- testar obras feitas (Lago de Fogo): Ap 19.20. (Is 33.11-14; 34.9,10. FOGO! (Local de queimas: 2Rs 23.10; Jr 7.31,32; 19.6-11,12,13,14; 1Rs11.7).
(1Co15.51-56; 1Ts 4.14-18!).
Em 2.6. Ap 21.27.28; 1Co 3,12-15.

REFLITA SOBRE. O DIABO ESTÁ EM CADA UM DE NÓS PELA QUEDA.... E TODA OBRA BOA OU MÁ SERÁ JULGADA PELO FOGO. A OBRA BOA, SERÁ PURIFICADA PELO FOGO. A MÁ OBRA SERÁ DESTRUÍDA PELO FOGO.....!

Parte 1. Estudando às Escrituras (Inferno):
A crença popular ensina que quando uma pessoa morre, se foi boa, vai para o Paraíso; se foi má, vai para o Inferno.

Há também uma doutrina chamada purgatório, que existe em conexão com a doutrina do inferno.

Mas o que a Bíblia ensina sobre este assunto?

Se estudarmos a Bíblia com cuidado, vamos descobrir que ao Jesus voltar a esta terra, "os mortos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo". João 5:28-29.

A Bíblia também ensina que quando Jesus voltar, Ele se assentará no Seu trono para julgar o mundo "com justiça".

Seria possível harmonizar as doutrinas da Volta de Jesus e da Ressurreição, com a doutrina do inferno?

Se quando alguém morre, vai ou paraíso, ou para o inferno ou mesmo para o purgatório, qual seria a importância ou o significado da ressurreição e mesmo de um julgamento por ocasião da Volta de Jesus?

A Bíblia afirma que quando Jesus voltar, Ele mesmo vai separar os bons dos maus, o trigo do joio, as ovelhas dos cabritos. (Mateus 25:31-33)

A Bíblia ensina enfaticamente em Apocalipse 22:12 que somente quando Jesus regressar é que cada um receberá a recompensa segundo as suas obras.

Ao tratarmos deste assunto controvertido, queremos lembrar outra vez aos nossos queridos amigos, ouvintes, que somente a Palavra de Deus pode esclarecer e dizer a verdade. O que fugir disso é conjectura humana.

Vejamos um pouco da história:

Dante Alighieri, que viveu na Idade Média, de 1.265 a 1.321, escreveu uma obra intitulada: "A Divina Comédia", dividida em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Com esta obra, Dante abalou o pensamento teológico da época.

Infelizmente, o Inferno de Dante, estava baseado nos ensinos pagãos de Platão e Virgílio.

Os escritos de Dante influenciaram até mesmo o cristianismo, pois as características principais do Inferno, segundo a concepção hindu, persa, egípcia, grega e cristã, são essencialmente as mesmas.

O Inferno tem sido descrito como a morada dos espíritos malignos, o lugar da vingança divina, onde não há misericórdia e cujo sofrimento é sem fim.

Então nós perguntamos: Como harmonizar todas estas idéias com o ensino da Bíblia que diz que Deus é amor? Se você é um pai, admitiria a idéia de castigar um filho incessantemente? Com certeza que não! Será que Deus seria mais severo que um pai terrestre?

Há na Bíblia 4 expressões que são traduzidas por Inferno. São elas: Sheol do hebraico, e Geena, Hades e Tártaro do grego.

Analisemos brevemente estas 4 palavras usadas e traduzidas por Inferno, e então vejamos na Bíblia, as suas aplicações:

A palavra Sheol às vezes é traduzida por sepultura, como no Salmo 16:10. "Não deixarás a minha alma na sepultura". Sheol

Também a palavra Hades significa sepultura, ou morte. Aparece 11 vezes no Novo Testamento. "Onde está ó morte a tua vitória?. Hades I Coríntios 15:55

A palavra Geena também significa "lugar de queimar". Ocorre 12 vezes no Novo Testamento e é a forma grega de "Vale de Hinon".

O vale de Hinon, ao sul de Jerusalém, foi o local onde o povo de Israel ofereceu sacrifícios humanos, de criancinhas, ao "deus" Moloque. Deus determinou que aquele vale seria chamado de "vale da matança" Jeremias 7:32.

Mais tarde o vale de Hinon tornou-se o local da queima de lixo e de cadáveres. Por isso o fogo e a fumaça existiam ali constantemente, e o que o fogo não destruía, os vermes consumiam. Era símbolo de destruição. Geena

A última das 4 palavras traduzidas por Inferno, é Tártato. Significa prisão, ou profundo abismo, e refere-se aos anjos caídos do céu, quando Lúcifer se rebelou contra Cristo e foi expulso de lá. Apocalipse 12:9. Acha-se uma vez mais na Bíblia, em II Pedro 2:4. Tártaro

A Palavra de Deus ensina que quando os seres humanos morrem, todos vão para o Sheol ou Hades, sepultura, quer sejam bons, quer sejam maus, justos ou injustos, salvos ou perdidos. Eles dormem o sono inconsciente da morte, e aguardam a volta de Jesus para o juízo final, bem como a recompensa que cabe a cada um. O Salmo 89:48 pergunta: "Que homem há, que viva, e não veja a morte?. e Salomão confirma: "O mesmo sucede ao justo e ao perverso". Eclesiástes 9:2.

Sim amigos, bons e maus, justos e injustos, todos os que morreram estão na sepultura e aguardam o dia final.

Talvez isso possa surpreendê-lo, mas atualmente não existe em lugar nenhum, um inferno de fogo, queimando pecadores, como também não há almas libertas do corpo. Quando as pessoas morrem elas vão para a sepultura, para o sono da morte; ninguém vai ao Paraíso, ao Purgatório ou ao Inferno.

Exatamente agora, não existe nenhum Inferno, mas haverá sim, um Inferno, no futuro e será aqui mesmo na terra. Isso é o que a Bíblia ensina. Foi Satanás quem inventou o chamado Inferno de Fogo, para desvirtuar o caráter e a imagem de Deus. A fim de que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, queimando os ímpios por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo?

Desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino, levando criaturas a terem ódio do Criador.

Graças a Deus, não existe ninguém queimando num Inferno. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". Ezequiel 33:11.

Por ocasião da Segunda Vinda de Cristo, os justos mortos ressuscitarão.

I Tessalonisenses 4:16. E Então receberão a recompensa.

Somente quando Jesus regressar é que os justos serão levados ao Paraíso. Lá reinarão com Cristo por mil anos e julgarão os ímpios, para comprovar a justiça de Deus. Apocalipse 20:4 e I Coríntios 6:2-3.

Após mil anos no céu, Jesus Cristo e os santos retornarão à terra. Naquela ocasião Jesus Cristo dará a recompensa aos ímpios. A Palavra de Deus afirma que quando os ímpios quiserem destruir a Cidade Santa e derrotar a Cristo e os salvos, então "descerá fogo do céu e os consumirá". Apocalipse 20:9.

Nessa mesma ocasião, o diabo, a morte e o inferno (sepultura), também serão destruídos para sempre, pois serão lançados no lago de fogo e enxofre. Apocalipse 20:10 e 14.

Este fogo eterno - o inferno de Deus - destruirá tudo, e eliminará todo o mal: desde Satanás, o causador do pecado, até o último dos pecadores. Diz a Bíblia que quando esta terra for incendiada pelos fogos do inferno, no dia final, "todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como a palha... não sobrará nem raiz e nem ramos". Malaquias 4:1-3

A atitude de Deus ao destruir os ímpios é chamada na Bíblia de "o ato estranho de Deus". Isaías 28:21. Pois a destruição é contrária ao caráter de Deus, pois "Deus é amor". I João 4:8

Um dia Deus destruirá os ímpios num inferno de fogo, aqui nesta terra. Mas, somente depois de julgá-los pois Deus é amor e justiça..

O ensino bíblico de que o inferno de fogo será somente depois do juízo final, é coerente com o caráter justo de Deus, e se harmoniza perfeitamente com as promessas da segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.

Amados ouvintes: a idéia de um fogo de tormento eterno tem levado milhões a servirem a Deus por medo. Deus, no entanto, deseja serviço simples, franco e sincero. Em amor Ele nos salvou. Em amor Ele cuida de nós.

Se O amarmos e O servirmos de coração, não precisaremos temer os fogos do inferno, pois poderemos ter a certeza de alcançar a vitória final, a vida eterna.

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Parte 2. Estudando às Escrituras (Sheol):
Palavra grega que se refere ao local dos mortos, à semelhança da palavra hebraica Seol.

Este vocábulo aparece 62 vezes no Velho Testamento.

Sheol era o lugar para onde iam os mortos, por isso é sinônimo de sepultura, ou lugar de silêncio dos mortos.

Sheol nunca teve em hebraico a idéia de lugar de suplício para os mortos.

Sendo difícil traduzi-los porque nenhuma palavra em português dá a exata idéia do significado original, o melhor é mantê-la transliterada como fazem muitas traduções. A tradução brasileira não a traduz nenhuma vez.

Experimente traduzir sheol por inferno nestas duas passagens: Gênesis 42:38 e Jonas 2:1-2.

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Parte 3. Estudando às Escrituras (Hinom):
Hinom. Vale de.
Vale que está situado ao sudoeste de Jerusalém, tendo cerca de 2 km de comprido. Começa na parte ocidental da cidade, estende-se na direção sueste até à Porta de Jafa, e depois forma uma curva para o sul - e ali dobra-se de repente em volta do cume a sudoeste da cidade, seguindo por fim para o oriente a juntar-se ao vale de Cedrom, ou de Josafá, em Byr Eyub. Perto desta junção está um pedaço de terreno de forma oblonga, que é o sítio de Tofete. Este vale é algumas vezes chamado o vale dos filhos de Hinom (2 Rs 23.10). Ele marcava o limite entre Judá e Benjamim (Js 15.8), e foi teatro daquele culto idólatra, que compreendia o sacrifício de crianças, conforme os ritos de Moloque (1 Rs 11.7 - 2 Rs 16.3 - 2 Cr 28.3, etc.). Finalmente era usado para receber todo o refugo da cidade, para serem destruídas pelo fogo essas imundícias. E por isso esse sítio era tomado como símbolo do lugar reservado para castigo dos maus (Mt 5.22,29,30 - 18.8,9 - Mc 9.43 a 48). (*veja inferno, Tofete.)

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Parte 4. Estudando às Escrituras (Vele de Hinom):
Heb. Gê Hinnom.

Um vale a sul de Jerusalém mencionado como fronteira entre Judá e Benjamim no período dos juizes (Js 15:8; Js 18:16), deixando esta cidade completamente no território de Benjamim (cf. Jr 6:1). É também chamado “vale do filho de Hinom” (Js 18:16); “vale dos filhos de Hinom” (2Rs 23:10). O local é identificado com Wâdi er-Rabâbeh, o extenso vale que cerca Jerusalém a oeste e a sul. Foi neste vale que os israelitas sacrificaram os seus filhos a Moloque nos dias de Manassés (2Rs 16:3; 2Rs 21:6; 2Cr 28:3; 2Cr 33:6). Jeremias predisse que este grande pecado traria um castigo severo sobre o povo e que o vale se tornaria conhecido por “vale da matança” (Jr 7:31-34; Jr 19:2, 6; Jr 32:35). Em ligação com a sua reforma religiosa, o rei Josias profanou o local talvez queimando ossos no altar pagão, tal como fizera em Betel (2Rs 23:10 um local de repugnância, castigo e vergonha. A identidade de Hinom, de onde derivou o nome do vale, não é conhecida. Se o vale já tinha este nome aquando da sua invasão sob as ordens de Josué, tratar-se-ia provavelmente de um cananeu.