Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A PALAVRA EM: "CONCORDÂNCIA DE TEMAS": ("B'RIT HADASHAH"): 2 TESSALONICENSES:


2 Tessalonicenses

1

1 Paulo confirma-lhes como considera bem a fé, o amor e a constância deles;

11 e, além disso, apresenta diversas razões para que se sintam confortados diante de perseguições, e a principal delas é o justo juízo de Deus.

 

 

1 2 Co 1:19; 1 Ts 1:1–10

2 Rm 1:7; 1 Co 1:3,8

3 cumpre-nos. 2:13; Rm 1:8; 1 Co 1:4; 1 Ts 1:2,3; 1 Ts 3:6,9como é. Lc 15:32; Fp 1:7; 2 Pe 1:13vossa. Jó 17:9; Sl 84:7; Sl 92:13; Pv 4:18; Is 40:29–31; Lc 17:5; Jo 15:2; Fp 1:9; 1 Ts 4:1,9,10; 1 Pe 1:22; 2 Pe 1:5–10; 2 Pe 3:18cresce. A palavra, υπεραυξανω, de υπερ, intensivo, e αυξανω, crescer, aumentar, significa, como o Dr. Clarke destaca, crescer exuberantemente, como uma árvore boa e saudável em solo bom e, quando frutífera, carregando frutos em abundância para compensar o trabalho do agricultor. A fé é uma das sementes do reino: esta o apóstolo havia semeado e irrigado, e Deus deu o crescimento em abundância. A fé deles foi multiplicada, e o amor deles abundou, e isso não aconteceu com apenas alguns entre eles, mas com cada um deles. Por causa disso o apóstolo sentiu-se compelido a dar graças a Deus continuamente por causa deles, como era “apropriado” e justo.

4 gloriamos. 2 Co 7:14; 2 Co 9:2,4; 1 Ts 2:19vossa constância. 3:5; Rm 2:7; Rm 5:3–5; Rm 8:25; Rm 12:12; 1 Ts 1:3; 1 Ts 3:2–8; Hb 6:15; Hb 10:36; Hb 12:1–3; Tg 1:3, 4; Tg 5:7, 8; 2 Pe 1:6; Ap 14:12vossas perseguições. 1 Ts 2:14; 1 Ts 3:3,4; Tg 5:11

5 evidente. 6; Fp 1:28; 1 Pe 4:14–18reto. Jó 8:3; Sl 9:7, 8; Sl 33:5; Sl 50:6; Sl 72:2; Sl 99:4; Sl 111:7; Jr 9:24; Dn 4:37; Rm 2:5; Ap 15:4; Ap 16:7; Ap 19:2para que. 11; Lc 20:35; Lc 21:36; At 13:46; Ef 4:1; Cl 1:12; Ap 3:4pelo. 7; At 14:22; Rm 8:17; 1 Ts 2:14; 2 Tm 2:12; Hb 10:32, 33

6 Dt 32:41–43; Sl 74:22, 23; Sl 79:10–12; Sl 94:20–23; Is 49:26; Zc 2:8; Ap 6:10; Ap 11:18; Ap 15:4; Ap 16:5, 6; Ap 18:20, 24; Ap 19:2

7 que. Is 57:2; Mt 5:10–12; Lc 16:25; Rm 8:17; 2 Co 4:17; 2 Tm 2:12; Hb 4:1,9,11; 1 Pe 4:1; Ap 7:14–17; Ap 14:13; Ap 21:4quando. Mt 13:39–43; Mt 16:27; Mt 25:31; Mt 26:64; Mc 8:38; Mc 14:62; Jo 1:51; At 1:11; 1 Ts 4:16,17; Tt 2:13; Hb 9:28; Jd 14,15; Ap 1:7; Ap 20:11com os anjos do seu poder. Gr. os anjos do seu poder. Jo 1:3; Ef 1:2; Cl 1:16; 1 Pe 3:22; Ap 22:6,9,16

8 em chama. Gn 3:24; Dt 4:11; Dt 5:5; Sl 21:8, 9; Sl 50:2–6; Dn 7:10; Mt 25:41, 46; Hb 10:27; Hb 12:29; 2 Pe 3:7,10–12; Ap 20:10,14,15; Ap 21:8tomando vingança. Dt 32:35,41,42; Sl 2:9–12; Sl 94:1; Is 61:2; Is 63:4–6; Hb 10:30; Ap 6:10,16,17os que não conhecem. Êx 5:2; 1 Sm 2:12; Sl 9:10; Sl 79:6; Is 27:11; Jr 9:6; Sf 1:6; Jo 3:19; Jo 8:19; Rm 1:28; 1 Co 15:34; 1 Ts 4:5os que. Dt 4:30; Sl 18:44; Is 1:19; At 6:7; Rm 1:5; Rm 2:7, 8; Rm 6:16; Rm 10:16; Rm 15:18; Rm 16:26; 2 Co 10:5; Gl 3:1; Hb 2:3; Hb 5:9; Hb 11:8; 1 Pe 1:2; 1 Pe 3:6; 1 Pe 4:17

9 sofrerão. Is 33:14; Is 66:24; Dn 12:2; Mt 25:41, 46; Mt 26:24; Mc 9:43–49; Lc 16:25, 26; Jo 5:14; Fp 3:19; Hb 10:29; 2 Pe 2:17; 2 Pe 3:7; Jd 13; Ap 14:10, 11; Ap 20:14; Ap 21:8; Ap 22:15da face. Gn 3:8; Gn 4:16; Jó 21:14; Jó 22:17; Sl 16:11; Sl 51:11; Mt 7:23; Mt 22:13; Mt 25:41; Lc 13:27da glória. 2:8; Dt 33:2; Is 2:10,19,21; Mt 16:27; Mt 24:30; Tt 2:13; Gr.Ap 20:11

10 para ser glorificado. 12; Nm 23:23; Sl 89:7; Is 43:21; Is 44:23; Is 49:3; Is 60:21; Jr 33:9; Mt 25:31; Jo 11:4; Jo 17:10; Gl 1:24; Ef 1:6,12,14,18; Ef 2:7; Ef 3:10, 16; 1 Pe 2:9; Ap 7:11, 12e ser admirado. Sl 68:35naquele. Ml 3:17; Mt 7:22; Mt 24:36; Lc 10:12; 2 Tm 1:12,18; 2 Tm 4:8nosso. 2:13; 1 Ts 1:5; 1 Ts 2:13

11 não cessamos de orar. Rm 1:9; Ef 1:16; Ef 3:14–21; Fp 1:9–11; Cl 1:9–13; 1 Ts 3:9–13nosso Deus. Sl 48:14; Sl 68:20; Is 25:9; Is 55:7; Dn 3:17; Ap 5:10vos. 5; Cl 1:12; Ap 3:4torne. ou, conceda. vocação. 2:14; Rm 8:30; Rm 9:23, 24; Fp 3:14; 1 Ts 2:12; Hb 3:1; 1 Pe 5:10cumpra. Sl 138:8; Pv 4:18; Is 66:9; Os 6:3; Zc 4:7; Mc 4:28; 1 Co 1:8; Fp 1:6bondade. Sl 51:18; Lc 12:32; Ef 1:5, 9; Fp 2:13; Tt 3:4–7e obra. Jo 6:27–29; Ef 1:19, 20; 1 Ts 1:3; 1 Ts 2:13; Hb 12:2

12 o nome. 10; Jo 17:10; 1 Pe 4:14e vós. Gn 18:18; Sl 72:17; Is 45:17, 25; Jo 17:21–26; Fp 3:9; Cl 2:9, 10; 1 Pe 1:7,8a graça. Rm 1:7; 1 Co 1:4; 2 Co 8:9; 2 Co 13:4; Tt 2:11; Ap 1:4

2

1 Paulo recomenda-lhes insistentemente a que continuem firmes na verdade que receberam;

3 mostra que haverá apostasia da fé,

9 e o aparecimento do Anticristo antes que chegue o dia da vinda do Senhor;

15 e, por isso, repete a exortação feita anteriormente, e ora por eles.

 

 

1 Irmãos. Rm 12:1à vinda. 1 Ts 4:14–16e à nossa. Gn 49:10; Mt 24:31; Mt 25:32; Mc 13:27; Ef 1:10; 1 Ts 3:13; 1 Ts 4:17; 2 Tm 4:1

2 demovais. Is 7:2; Is 8:12, 13; Is 26:3; Mt 24:6; Mc 13:7; Lc 21:9, 19; Jo 14:1, 27; At 20:23, 24; Ef 5:6; 1 Ts 3:3por espírito. Dt 13:1–5; Jr 23:25–27; Mq 2:11; Mt 24:4,5,24; 2 Pe 2:1–3; 1 Jo 4:1,2; Ap 19:20quer por epístola. 1 Ts 4:15; 2 Pe 3:4–8

3 Ninguém. Mt 24:4–6; 1 Co 6:9; Ef 5:6sem que. 1 Tm 4:1–3; 2 Tm 3:1–3; 2 Tm 4:3,4homem. 8–10; Dn 7:25; 1 Jo 2:18; Ap 13:11–18o filho. Jo 17:12; Ap 17:8, 11

4 e se levanta. Is 14:13; Ez 28:2,6,9; Dn 7:8, 25; Dn 8:9–11; Dn 11:36; Ap 13:6chama. 1 Co 8:5assentar-se. Dn 8:12–14; Dn 11:45; Ap 13:6, 7

5 recordais. Mt 16:9; Mc 8:18; Lc 24:6, 7; At 20:31ainda. 3:10; Jo 16:4; Gl 5:21; 1 Ts 2:11; 2 Pe 1:15

6 detém. ou, retém. 7revelado. 3,8

7 o mistério. 1 Tm 3:16; Ap 17:5, 7opera. At 20:29; Cl 2:18–23; 2 Tm 2:17,18; 1 Jo 2:18; 1 Jo 4:3aquele que. 6

8 o. 3; Mt 13:19, 38; 1 Jo 2:13; 1 Jo 3:12; 1 Jo 5:18a quem. Dn 7:10,11,26; Ap 18:8–10; Ap 19:20; Ap 20:10o sopro. Jó 4:9; Sl 18:15; Is 11:4; Os 6:5; Ap 1:16; Ap 2:16; Ap 19:15,20,21pela manifestação. 1:8,9; Hb 10:27

9 é. Jo 8:41, 44; At 8:9–11; At 13:10; 2 Co 4:4; 2 Co 11:3,14; Ef 2:2; Ap 9:11; Ap 12:9, 17; Ap 13:1–5; Ap 18:23; Ap 19:20; Ap 20:10e sinais. Êx 7:22; Êx 8:7,18; Dt 13:1, 2; Mt 24:24; Mc 13:22; 2 Tm 3:8; Ap 13:11–15; Ap 18:23; Ap 19:20

10 engano. Rm 16:18; 2 Co 2:17; 2 Co 4:2; 2 Co 11:13,15; Ef 4:14; 2 Pe 2:18; Hb 3:13aos que. 1 Co 1:18; 2 Co 2:15; 2 Co 4:3; 2 Pe 2:12não acolheram. Pv 1:7; Pv 2:1–6; Pv 4:5, 6; Pv 8:17; Mt 13:11; Jo 3:19–21; Jo 8:45–47; Rm 2:7, 8; Rm 6:17; 1 Co 16:22; Tg 1:16–18para serem. Jo 3:17; Jo 5:34; Rm 10:1; 1 Ts 2:16; 1 Tm 2:4

11 por. Sl 81:11, 12; Sl 109:17; Is 29:9–14; Jo 12:39–43; Rm 1:21–25,28Deus. 1 Rs 22:18–22; 2 Cr 18:18–22; Is 6:9, 10; Ez 14:9para. Is 44:20; Is 66:4; Jr 27:10; Ez 21:29; Mt 24:5, 11; 1 Tm 4:1

12 serem. Dt 32:35; Mc 16:16; Jo 3:36; 1 Ts 5:9; 2 Pe 2:3; Jd 4,5antes. Sl 11:5; Sl 50:16–21; Sl 52:3, 4; Os 7:3; Mq 3:2; Mc 14:11; Jo 3:19–21; Rm 1:32; Rm 2:8; Rm 8:7, 8; Rm 12:9; 2 Pe 2:13–15; 3Jo 11

13 devemos. 1:3; Rm 1:8; Rm 6:17amados. 16; Dt 33:12; 2 Sm 12:25, marg.; Jr 31:3; Ez 16:8; Dn 9:23; Dn 10:11, 19; Rm 1:7; Cl 3:12; 1 Jo 4:10,19escolheu. Rm 8:33; Rm 9:11; Ef 1:4, 5; 1 Ts 1:4; 2 Tm 1:9; 1 Pe 1:2desde. Gn 1:1; Pv 8:23; Is 46:10; Jo 1:1; Jo 8:44; Hb 1:10pela. 10,12; Lc 1:75; 1 Pe 1:2–5fé. Jo 8:45, 46; Jo 14:6; At 13:48; At 15:9; Gl 3:1; Ef 2:8; Cl 1:5; 2 Tm 2:15; 2 Tm 3:15; Tg 1:18

14 vos chamou. Rm 8:28–30; 1 Ts 2:12; 1 Pe 5:10nosso evangelho. Rm 2:16; Rm 16:25; 1 Ts 1:5para. Sl 16:11; Mt 25:21; Jo 14:2, 3; Jo 17:22, 24; Rm 8:17; Ef 1:18; 1 Ts 2:12; 2 Tm 2:12; 1 Pe 1:4,5; 1 Pe 5:10; Ap 3:21; Ap 21:23; Ap 22:3–5

15 permanecei. 1 Co 15:58; 1 Co 16:13; Fp 4:1guardai. 3:6; 1 Co 11:2as tradições. Rm 16:17; Jd 3Gr.seja. 2; 3:14

16 nosso Senhor. 1:1,2; Rm 1:7; 1 Ts 3:11que. 13; Jo 3:16; Jo 13:1; Jo 15:9, 13; Rm 5:8; Ef 2:4, 5; Ef 5:2, 25; Tt 3:4–7; 1 Jo 3:16; 1 Jo 4:9,10; Ap 1:5; Ap 3:9eterna. Sl 103:17; Is 35:10; Is 51:11; Is 60:19, 20; Is 61:7; Lc 16:25; Jo 4:14; Jo 14:16–18; Jo 16:22; 2 Co 4:17,18; Hb 6:18; 1 Pe 1:5–8; Ap 7:16, 17; Ap 22:5boa. Rm 5:2–5; Rm 8:24, 25; Cl 1:5, 23; 1 Ts 1:3; Tt 1:2; Tt 2:13; Hb 6:11; Hb 6:12, 19; Hb 7:19; 1 Pe 1:3–5; 1 Jo 3:2,3pela. At 15:11; At 18:27; Rm 4:4, 16; Rm 5:2; Rm 11:5, 6

17 consolem. 16; Is 51:3, 12; Is 57:15; Is 61:1, 2; Is 66:13; Rm 15:13; 2 Co 1:3–6confirmem. 3:3; Is 62:7; Rm 1:11; Rm 16:25; 1 Co 1:8; 2 Co 1:21; Cl 2:7; 1 Ts 3:2,13; Hb 13:9; 1 Pe 5:10; Jd 24em. Tg 1:21, 22; 1 Jo 3:18

3

1 Paulo roga que orem por ele;

3 reafirma a sua confiança neles;

5 pede a Deus em favor deles;

6 recomenda-lhes diversos preceitos, especialmente que evitem a ociosidade e as más companhias;

16 e então conclui com oração e saudação.

 

 

1 orai. Mt 9:38; Lc 10:2; Rm 15:30; 2 Co 1:11; Ef 6:19, 20; Cl 4:3; 1 Ts 5:17,25; Hb 13:18, 19a palavra. At 6:7; At 12:24; At 13:49; At 19:20; 1 Co 16:9; 2 Tm 2:9se propague. Gr. corra. seja. Sl 138:2; At 13:48como. 1 Ts 1:5; 1 Ts 2:1,13

2 sejamos livres. Rm 15:31; 1 Co 15:32; 2 Co 1:8–10; 1 Ts 2:18; 2 Tm 4:17perversos. Gr. absurdos. porque. Dt 32:20; Mt 17:17; Mt 23:23; Lc 18:8; Jo 2:23–25; At 13:45, 50; At 14:2; At 17:5; At 28:24; Rm 10:16; 2 Co 4:3,4

3 o Senhor. 1 Co 1:9; 1 Co 10:13; 1 Ts 5:24confirmará. 2:17e. Gn 48:16; 1 Cr 4:10; Sl 19:13; Sl 121:7; Mt 6:13; Lc 11:4; Jo 17:15; 2 Tm 4:18; 2 Pe 2:9; Jd 24

4 temos. Rm 15:14; 2 Co 2:3; 2 Co 7:16; 2 Co 8:22; Gl 5:10; Fp 1:6; Fm 21de que. 6,12; Mt 28:20; Rm 2:7; Rm 15:18; 1 Co 7:19; 1 Co 14:37; 2 Co 2:9; 2 Co 7:15; Fp 2:12; 1 Ts 4:1,2,10

5 o Senhor. 1 Rs 8:58; 1 Cr 29:18; Sl 119:5, 36; Pv 3:6; Jr 10:23; Tg 1:16–18ao. Dt 30:6; Jr 31:33; Rm 5:5; Rm 8:28; 1 Co 8:3; Gl 5:22; Tg 2:5; 1 Jo 4:19e à. Sl 40:1; Sl 130:5, 6; Lm 3:26; Lc 12:36, 37; Rm 8:25; Fp 3:20, 21; 1 Ts 1:3,10; 2 Tm 4:8; Tt 2:13; Hb 9:28; 2 Pe 3:12; Ap 3:10, 11; Ap 13:10constância de Cristo. ou, à paciência de Cristo. Hb 12:2, 3; 1 Pe 4:1

6 em nome. 1 Co 5:4; 2 Co 2:10; Ef 4:17; Cl 3:17; 1 Ts 4:1; 1 Tm 5:21; 1 Tm 6:13,14; 2 Tm 4:1que vos. 14,15; Mt 18:17; Rm 16:17; 1 Co 5:11–13; 1 Tm 6:5; 2 Tm 3:5; Hb 12:15; Hb 12:16; 3Jo 10,11que ande. 7,11; 1 Ts 4:11; 1 Ts 5:14segundo. 10,14; 2:15

7 por que. 9; 1 Co 4:16; 1 Co 11:1; Fp 3:17; Fp 4:9; 1 Ts 1:6,7; 1 Tm 4:12; Tt 2:7; 1 Pe 5:3visto que. 6; 1 Ts 2:10

8 comemos. 12; Pv 31:27; Mt 6:11pelo contrário. At 18:3; At 20:34; 1 Co 4:12; 2 Co 11:9; 1 Ts 4:11noite. 1 Ts 2:9

9 não. Mt 10:10; 1 Co 9:4–14; Gl 6:6; 1 Ts 2:6oferecer-vos. 7; Jo 13:15; 1 Pe 2:21

10 quando. Lc 24:44; Jo 16:4; At 20:18se. Gn 3:19; Pv 13:4; Pv 20:4; Pv 21:25; Pv 24:30–34; 1 Ts 4:11

11 andam. 6trabalhando. 1 Ts 4:11; 1 Tm 5:13; 1 Pe 4:15

12 determinamos. 6que. Gn 49:14, 15; Pv 17:1; Ec 4:6; Ef 4:28; 1 Ts 4:11; 1 Tm 2:2comam. 8; Lc 11:3

13 vós. Is 40:30, 31; Ml 1:13; Rm 2:7; 1 Co 15:28; Gl 6:9, 10; Fp 1:9; 1 Ts 4:1; Hb 12:3não vos canseis. ou, não desistais. Dt 20:8; Sl 27:13; Is 40:29; Sf 3:16, marg.; Lc 18:1; 2 Co 4:1,16; Hb 12:5; Ap 2:3

14 preste obediência. Dt 16:12; Pv 5:13; Sf 3:2; 2 Co 2:9; 2 Co 7:15; 2 Co 10:6; Fp 2:12; 1 Ts 4:8; Fm 21; Hb 13:17por esta epístola, notai-o. ou, manifestem esse homem por uma epístola. 6; Mt 18:17; Rm 16:17; 1 Co 5:9,11; Tt 3:10para que. Nm 12:14; Ed 9:6; Sl 83:16; Jr 3:3; Jr 6:15; Jr 31:18–20; Ez 16:61–63; Ez 36:31, 32; Lc 15:18–21

15 considereis. Lv 19:17, 18; 1 Co 5:5; 2 Co 2:6–10; 2 Co 10:8; 2 Co 13:10; Gl 6:1; 1 Ts 5:14; Jd 22,23adverti-o. Sl 141:5; Pv 9:9; Pv 25:12; Mt 18:15; 1 Co 4:14; Tt 3:10; Tg 5:19, 20

16 o Senhor da. Sl 72:3, 7; Is 9:6, 7; Zc 6:13; Lc 2:14; Jo 14:27; Rm 15:33; Rm 16:20; 1 Co 14:33; 2 Co 5:19–21; 2 Co 13:11; Ef 2:14–17; 1 Ts 5:23; Hb 7:2; Hb 13:20dê. Nm 6:26; Jz 6:24, marg.; Sl 29:11; 85:8–10; Is 26:12; Is 45:7; Is 54:10; Is 66:12; Ag 2:9; Jo 16:33; Rm 1:7; Fp 4:7–9O Senhor seja. 18; 1 Sm 17:37; 1 Sm 20:13; Sl 46:7, 11; Is 8:10; Mt 1:23; Mt 28:20; 2 Tm 4:22; Fm 25

17 é. 1 Co 16:21; Cl 4:18próprio punho. 1:5; Js 2:12; 1 Sm 17:18

18 Rm 16:20, 24

NOTAS CONCLUSIVAS SOBRE AS EPÍSTOLAS AOS TESSALONICENSES.

É de comum acordo que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses tenha sido a primeira das epístolas de São Paulo a ser escrita. Por isso, compreendemos a razão e a propriedade da ansiedade do apóstolo em que fosse lida por todas as igrejas cristãs da Macedônia — “Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos” (5:27). O Dr. Paley observa que “A existência dessa frase é uma evidência da autenticidade da epístola porque, ao produzir uma carta com o propósito de que fosse lida publicamente na igreja em Tessalônica, caso ela não fosse lida ou não se ouvisse falar dela naquela igreja, a frase provocaria um efeito auto-destrutivo mostrando que a carta não é verdadeira... Ou a epístola foi lida publicamente na igreja de Tessalônica durante a vida de São Paulo, ou não. Se foi, nenhuma publicação poderia ser mais autêntica, nenhum tipo de notoriedade, mais inquestionável, nenhum método de preservação da integridade da cópia, mais seguro... Se não tivesse sido, a frase permaneceria como uma firme condenação de falsificação ou, como alguém poderia supor, um impedimento invencível para o seu sucesso”. A sua autenticidade, entretanto, nunca foi questionada e ela tem sido aceita universalmente pela igreja cristã como uma produção inspirada de São Paulo, desde o período mais antigo até os dias de hoje. O fato de essa ordem ter sido dada na primeira epístola que o apóstolo escreveu, também implica numa afirmação forte e confessional do caráter de um escritor inspirado, na verdade, colocou os seus escritos no mesmo nível dos de Moisés e dos antigos profetas. A Segunda Epístola, além das marcas de autenticidade e autoridade em comum com outras cartas, possui a sua maior evidência de inspiração divina na representação que faz do poder papal, sob os títulos de “homem da iniqüidade” e “mistério da iniqüidade”. O verdadeiro culto cristão é o culto do único Deus, através do único Mediador, o homem Jesus Cristo. A igreja de Roma afastou-se nitidamente dessa adoração verdadeira, substituindo Cristo por outros mediadores, invocando e adorando santos e anjos, adorando imagens, adorando a hóstia, etc. O que ocorre, portanto, é que o “homem da iniqüidade” é o Papa, não somente por causa da vida desgraçada que muitos deles tiveram, mas por causa das doutrinas e princípios escandalosos que faziam parecer desnecessárias as funções mais necessárias, vendendo o perdão e indulgências para os crimes mais abomináveis e com a perversão do culto a Deus na mais grosseira superstição e idolatria. O desejo principal do apóstolo ao escrever aos tessalonicenses era evidentemente o de confirmá-los na fé, de animá-los a professarem corajosamente o Evangelho e a praticarem todas as tarefas do cristianismo. Supor, como o Dr. Macknight supõe, que o apóstolo tinha a intenção de provar a autoridade divina do cristianismo através de uma cadeia de argumentos habituais, com os quais ele estaria respondendo a várias objeções supostamente levantadas pelos filósofos gentios, parece um pouco distante da natureza das epístolas, e fundamentado em uma noção errada, de que tão cedo os filósofos teriam desejado entrar numa discussão constante com os cristãos quando, na verdade, eles zombavam dos cristãos chamando-os de entusiastas, e consideravam as suas doutrinas como loucura. Para cumprir com o seu grande objetivo, o Dr. Doddrige ressalta que “é extraordinária a maneira como ele aperfeiçoa toda a sua influência, conquistada naturalmente através do seu zelo e da sua fidelidade no trabalho com eles, para inculcar neles os preceitos do evangelho e para persuadi-los a agirem de acordo com o seu caráter sagrado. Esse era o grande ponto que ele seguiu em toda epístola e ao qual todo o resto estava subordinado. Não há nada nos seus escritos como um desejo de estabelecer a sua própria reputação ou de fazer uso da sua ascendência sobre os seus amigos cristãos para responder a qualquer propósito pessoal secular. Pelo contrário, nessa e nas suas outras epístolas, ele demonstra a mais generosa e desinteressada consideração pelo bem-estar deles, negando expressamente qualquer autoridade sobre a consciência deles e esclarecendo-lhes que escolheu manter-se pelo trabalho das suas próprias mãos em vez de ser uma carga para as igrejas, ou de levantar qualquer suspeita, e que ele não carregava nenhuma visão particular sinistra por causa do zelo pelo evangelho e da preocupação com o aperfeiçoamento deles. A revelação deste temperamento tão excelente traz consigo um presumível e forte argumento em favor das doutrinas que ele ensinava... E realmente, qualquer um que leia as epístolas de São Paulo com atenção e entre no espírito com o qual foram escritas, discernirá tais caracteres intrínsecos da autenticidade delas, além da autoridade divina das doutrinas que contém, assim como elas poderão produzir nele uma convicção mais forte do que todas as evidências externas presentes produzem.” Esses comentários são muito bem fundamentados e muito importantes. Eles não podem ser aplicados com tal intensidade a nenhuma outra epístola além dessas, que são a produção mais excelente do apóstolo inspirado. O Dr. A. Clarke observa com justiça que os dois últimos capítulos da primeira epístola, em particular, “certamente estão entre os mais importantes e mais sublimes do Novo Testamento. O julgamento de todos, a ressurreição do corpo e a situação dos vivos e dos mortos, dos ímpios e dos justos é descrita, de forma concisa, é verdade, mas é apresentada do ponto de vista mais penetrante e chocante.”[1]



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (2Ts). Sociedade Bíblica do Brasil.

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