Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




quinta-feira, 10 de outubro de 2024

O fim sempre chega. 💔 FACEBOOK 💔: REFLITA:

Coloquei essa foto no Facebook... tinha 09 pessoas na minha conta com mais de 01 ano com postagens bíblicas... e retiraram a minha postagem informando que estava indo contra às regras e NORMAS do Face... fui denunciado por alguém e o Face vai retira minha postagem informando quê fiz algo MUITO errado...?! O fim chegou pois qualquer pessoa denúncia outra pessoa! e o Face simplesmente aceita a denúncia...! O quê essa postagem bíblica agride fere às normas do Face????? Exclui minha conta definitivamente esse foi o FIM pra MIM,"segue conteúdo da postagem que o Face diz 'violar suas regras': 🙏 Anselmo Estevan 🙏: ad Corinthios I / Α΄ Κορινθίους / I Coríntios 6 1Audet aliquis vestrum habens negotium adversus alterum, judicari apud iniquos, et non apud sanctos ? τολμᾷ τις ὑμῶν πρᾶγμα ἔχων πρὸς τὸν ἕτερον κρίνεσθαι ἐπὶ τῶν ἀδίκων καὶ οὐχὶ ἐπὶ τῶν ἁγίων Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos?* 2an nescitis quoniam sancti de hoc mundo judicabunt ? et si in vobis judicabitur mundus, indigni estis qui de minimis judicetis ? ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι οἱ ἅγιοι τὸν κόσμον κρινοῦσιν καὶ εἰ ἐν ὑμῖν κρίνεται ὁ κόσμος ἀνάξιοί ἐστε κριτηρίων ἐλαχίστων Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? 3Nescitis quoniam angelos judicabimus ? quanto magis saecularia ? οὐκ οἴδατε ὅτι ἀγγέλους κρινοῦμεν μήτιγε βιωτικά Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões des­ta vida! 4Saecularia igitur judicia si habueritis: contemptibiles, qui sunt in ecclesia, illos constituite ad judicandum. βιωτικὰ μὲν οὖν κριτήρια ἐὰν ἔχητε τοὺς ἐξουθενημένους ἐν τῇ ἐκκλησίᾳ τούτους καθίζετε No entanto, quando tendes contendas desse gênero, escolheis para juízes pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja. 5Ad verecundiam vestram dico. Sic non est inter vos sapiens quisquam, qui possit judicare inter fratrem suum ? πρὸς ἐντροπὴν ὑμῖν λέγω οὕτως οὐκ ἔνι ἐν ὑμῖν οὐδεὶς σοφὸς ὃς δυνήσεται διακρῖναι ἀνὰ μέσον τοῦ ἀδελφοῦ αὐτοῦ Digo-o para confusão vossa. Será possível que não há entre vós um homem sábio, nem um sequer que possa julgar entre seus irmãos? 6Sed frater cum fratre judicio contendit: et hoc apud infideles ? ἀλλὰ ἀδελφὸς μετὰ ἀδελφοῦ κρίνεται καὶ τοῦτο ἐπὶ ἀπίστων Mas um irmão litiga com outro irmão, e isso dian­te de infiéis! 7Jam quidem omnino delictum est in vobis, quod judicia habetis inter vos. Quare non magis injuriam accipitis ? quare non magis fraudem patimini ? ἤδη μὲν οὖν ὅλως ἥττημα ὑμῖν ἐστιν ὅτι κρίματα ἔχετε μεθ’ ἑαυτῶν διὰ τί οὐχὶ μᾶλλον ἀδικεῖσθε διὰ τί οὐχὶ μᾶλλον ἀποστερεῖσθε Na verdade, já é um mal para vós o fato de terdes processos uns contra os outros. Por que não preferis sofrer injustiça? Por que não preferis ser espoliados? 8Sed vos injuriam facitis, et fraudatis: et hoc fratribus. ἀλλὰ ὑμεῖς ἀδικεῖτε καὶ ἀποστερεῖτε καὶ τοῦτο ἀδελφούς Não! Vós é que fazeis injustiça, vós é que espoliais – e isso entre irmãos! 9An nescitis quia iniqui regnum Dei non possidebunt ? Nolite errare: neque fornicarii, neque idolis servientes, neque adulteri, ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι ἄδικοι θεοῦ βασιλείαν οὐ κληρονομήσουσιν μὴ πλανᾶσθε οὔτε πόρνοι οὔτε εἰδωλολάτραι οὔτε μοιχοὶ οὔτε μαλακοὶ οὔτε ἀρσενοκοῖται Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, 10 neque molles, neque masculorum concubitores, neque fures, neque avari, neque ebriosi, neque maledici, neque rapaces regnum Dei possidebunt. οὔτε κλέπται οὔτε πλεονέκται οὐ μέθυσοι οὐ λοίδοροι οὐχ ἅρπαγες βασιλείαν θεοῦ κληρονομήσουσιν nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus. 11Et haec quidam fuistis: sed abluti estis, sed sanctificati estis, sed justificati estis in nomine Domini nostri Jesu Christi, et in Spiritu Dei nostri. καὶ ταῦτά τινες ἦτε ἀλλὰ ἀπελούσασθε ἀλλὰ ἡγιάσθητε ἀλλὰ ἐδικαιώθητε ἐν τῷ ὀνόματι τοῦ Κυρίου (ἡμῶν) Ἰησοῦ Χριστοῦ καὶ ἐν τῷ Πνεύματι τοῦ Θεοῦ ἡμῶν Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus. 12Omnia mihi licent, sed non omnia expediunt: omnia mihi licent, sed ego sub nullius redigar potestate. Πάντα μοι ἔξεστιν ἀλλ’ οὐ πάντα συμφέρει πάντα μοι ἔξεστιν ἀλλ’ οὐκ ἐγὼ ἐξουσιασθήσομαι ὑπό τινος Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma. 13Esca ventri, et venter escis: Deus autem et hunc et has destruet: corpus autem non fornicationi, sed Domino: et Dominus corpori. τὰ βρώματα τῇ κοιλίᾳ καὶ ἡ κοιλία τοῖς βρώμασιν ὁ δὲ Θεὸς καὶ ταύτην καὶ ταῦτα καταργήσει τὸ δὲ σῶμα οὐ τῇ πορνείᾳ ἀλλὰ τῷ Κυρίῳ καὶ ὁ Κύριος τῷ σώματι Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos: Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo: 14Deus vero et Dominum suscitavit: et nos suscitabit per virtutem suam. ὁ δὲ Θεὸς καὶ τὸν Κύριον ἤγειρεν καὶ ἡμᾶς ἐξεγερεῖ διὰ τῆς δυνάμεως αὐτοῦ Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15Nescitis quoniam corpora vestra membra sunt Christi ? Tollens ergo membra Christi, faciam membra meretricis ? Absit. οὐκ οἴδατε ὅτι τὰ σώματα ὑμῶν μέλη Χριστοῦ ἐστιν ἄρας οὖν τὰ μέλη τοῦ Χριστοῦ ποιήσω πόρνης μέλη μὴ γένοιτο Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum! 16An nescitis quoniam qui adhaeret meretrici, unum corpus efficitur ? Erunt enim (inquit) duo in carne una. ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι ὁ κολλώμενος τῇ πόρνῃ ἓν σῶμά ἐστιν Ἔσονται γάρ φησίν οἱ δύο εἰς σάρκα μίαν Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (Gn 2,24). 17 Qui autem adhaeret Domino, unus spiritus est. ὁ δὲ κολλώμενος τῷ Κυρίῳ ἓν πνεῦμά ἐστιν Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito. 18Fugite fornicationem. Omne peccatum, quodcumque fecerit homo, extra corpus est: qui autem fornicatur, in corpus suum peccat. φεύγετε τὴν πορνείαν πᾶν ἁμάρτημα ὃ ἐὰν ποιήσῃ ἄνθρωπος ἐκτὸς τοῦ σώματός ἐστιν ὁ δὲ πορνεύων εἰς τὸ ἴδιον σῶμα ἁμαρτάνει Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. 19An nescitis quoniam membra vestra, templum sunt Spiritus Sancti, qui in vobis est, quem habetis a Deo, et non estis vestri ? ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι τὸ σῶμα ὑμῶν ναὸς τοῦ ἐν ὑμῖν Ἁγίου Πνεύματός ἐστιν οὗ ἔχετε ἀπὸ Θεοῦ καὶ οὐκ ἐστὲ ἑαυτῶν Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habi­ta em vós, o qual recebes­tes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? 20 Empti enim estis pretio magno. Glorificate, et portate Deum in corpore vestro. ἠγοράσθητε γὰρ τιμῆς δοξάσατε δὴ τὸν Θεὸν ἐν τῷ σώματι ὑμῶν καὶ ἐν τῷ πνεύματι ὑμῶν ἅτινά ἐστιν τοῦ θεοῦ⧽ Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.* 6 1 Os coríntios não devem envergonhar os seus irmãos, indo a julgamento com eles; 6 especialmente sob incrédulos. 9 Os injustos não herdarão o reino de Deus YHVH. 15 Nossos corpos são membros de Christós e santuários do Espírito Santo, por isso não devem ser corrompidos. 1 tendo. Mt 18:15–17; At 18:14, 15; At 19:38submetê-lo. 6,7os santos. 1:2; 14:33; 16:1,15 2 os santos. Sl 49:14; Sl 149:5–9; Dn 7:18, 22; Zc 14:5; Mt 19:28; Lc 22:30; 1 Ts 3:13; Jd 14,15; Ap 2:26, 27; Ap 3:21; Ap 20:4mínimas. 4; 2 Co 4:18; 1 Jo 2:16,17 3 julgar. Mt 25:41; 2 Pe 2:4; Jd 6desta. 4; Sl 17:14; Lc 8:14; Lc 21:34; 2 Tm 2:4; 2 Tm 4:10 4 vós. 5:12daqueles. At 6:2–4nenhuma. Talvez o apóstolo quisesse dizer que as pessoas mais insignificantes da igreja eram competentes para decidir as causas que eles traziam perante as autoridades pagãs. 5 Para. 4:14; 11:14; 15:34Não há. 3:18; 4:10; Pv 14:8; Tg 1:5; Tg 3:13–18 6 irmão. 1,7; Gn 13:7–9; Gn 45:24; Ne 5:8, 9; Sl 133:1–3; At 7:26; Fp 2:14, 15; 1 Jo 2:9–11; 1 Jo 3:11–15 7 já é. Pv 2:5, 8–10; Os 10:2; Tg 4:1–3Por que. Pv 20:22; Mt 5:39–41; Lc 6:29; Rm 12:17–19; 1 Ts 5:15; 1 Pe 2:19–23; 1 Pe 3:9 8 Lv 19:13; Mq 2:2; Ml 3:5, marg.; Mc 10:19; Cl 3:25; 1 Ts 4:6; Tg 5:4 9 sabeis. 2,3,15,16,19; 3:16; 9:24injustos. Êx 23:1; Lv 19:15,35,36; Dt 25:13–16; Pv 11:1; Pv 22:8; Is 10:1, 2; Is 55:7; Zc 5:3; At 24:25; Rm 1:18; 1 Tm 1:9herdarão. 10; 15:50; Mt 19:29; Mt 25:34; Gl 5:21impuros. 5:1,10; Gl 5:19–21; Ef 5:4, 5; 1 Tm 1:9; Hb 12:14, 16; Hb 13:4; Ap 21:8; Ap 22:15sodomitas. Gn 19:5; Lv 18:22; Lv 20:13; Dt 22:5; Dt 23:17; Jz 19:22; Rm 1:26, 27; 1 Tm 1:10 10 ladrões. Sl 50:17, 18; Is 1:23; Jr 7:11; Ez 22:13,27,29; Mt 21:19; Mt 23:14, 33; Jo 12:6; Ef 4:28; 1 Ts 4:6; 1 Pe 4:15avarentos. 5:11 11 Tais. 12:2; Rm 6:17–19; Ef 2:1–3; Ef 4:17–22; Ef 5:8; Cl 3:5–7; Tt 3:3–6; 1 Pe 4:2,3mas vós vos lavastes. Sl 51:2, 7; Pv 30:12; Is 1:16; Jr 4:14; Ez 36:25; Jo 13:10; At 22:16; Ef 5:26; Tt 3:5; Hb 10:22; 1 Pe 3:21; Ap 1:5; Ap 7:14mas fostes santificados. 1:2,30; At 26:18; Gl 5:22, 23; 2 Ts 2:13; Hb 2:11; 1 Pe 1:2,22mas fostes justificados. Is 45:25; Is 53:11; Lc 18:14; At 13:39; Rm 3:24, 26–30; Rm 4:5; Rm 5:1, 9; Rm 8:30, 33; Gl 2:16; Gl 3:8,11,24; Tt 3:7; Tg 2:21–26 12 coisas me são lícitas. 10:23; Rm 14:14nem todas. 8:4,7–13; 9:12; 10:24–33; Rm 14:15–23; 2 Ts 3:9mas eu. 9:27; Rm 7:14; Hb 12:15, 16; Jd 12 13 Os alimentos. Mt 15:17, 20; Mc 7:19; Rm 14:17mas Deus YHVH. 10:3–5; Jo 6:27, 49; Cl 2:22, 23mas, para o. 15,19; 3:16; Rm 6:12; Rm 7:4; Rm 12:1; Rm 14:7–9; 2 Co 5:15; 2 Co 11:2; Ef 5:23; 1 Ts 4:3–7 14 Deus YHVH. 15:15–20; At 2:24; At 17:31; Rm 6:4–8; Rm 8:11; 2 Co 4:14; Fp 3:10, 11; 1 Ts 4:14pelo. Jo 5:28, 29; Jo 6:39, 40; Jo 11:25, 26; Ef 1:19, 20; Fp 3:21 15 vossos. 19; 11:3; 12:27; Rm 12:5; Ef 1:22, 23; Ef 4:12,15,16; Ef 5:23, 30; Cl 2:19Absolutamente, não. Gn 44:17; Lc 20:16; Rm 3:3,4,6,31; Rm 6:2, 15; Rm 7:7, 13; Gl 2:17; Gl 3:21; Gl 6:14 16 à prostituta. Gn 34:31; Gn 38:15, 24; Jz 16:1; Mt 21:31, 32; Hb 11:31Porque. Gn 2:24; Mt 19:5, 6; Mc 10:8; Ef 5:31 17 12:13; Jo 3:6; Jo 17:21–23; Ef 4:3, 4; Ef 5:30; Fp 2:5 18 Fugi. Gn 39:12–18; Pv 2:16–19; Pv 5:3–15; Pv 6:24–32; Pv 7:5–23,24–27; Pv 9:16–18; Rm 6:12, 13; 2 Tm 2:22; Hb 13:4; 1 Pe 2:11peca. Rm 1:24; 1 Ts 4:5 19 Acaso. 15,16vosso corpo. 3:16; 2 Co 6:16; Ef 2:21, 22; 1 Pe 2:5e que não sois. 1 Rs 20:4; 1 Cr 29:14; Sl 12:4; Sl 100:3; Rm 14:7–9; 2 Co 5:15; Tt 2:14 20 fostes. 7:23; At 20:28; Gl 3:13; Hb 9:12; 1 Pe 1:18; 2 Pe 2:1; Ap 5:9Deus YHVH. 10:31; Mt 5:16; Rm 6:19; Rm 12:1; Fp 1:20; 1 Pe 2:9 💖 🙏Sim 👍 Tehillim Louvores🙏: [5/5 17:16] Anselmo Estevan: 💓 [5/5 17:16] Anselmo Estevan: Anselmo Estevan: 💓 💖 https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=302256395722653&id=100078148834881&mibextid=Nif5oz 💖 🙏 🙏[Favor desconsiderar o ditongo (ao) no nome do: Pai e Filho - Yahuh e Yahushua]🙏! 1 CORÍNTIOS 1ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS INTRODUÇÃO Visão geral Autor: O apóstolo Paulo. Propósito: Combater a rebeldia, as divisões e a falta de amor que tinham sido causadas pelo orgulho e pela presunção na Igreja de Corinto. Data: c. 55 d.C. Verdades fundamentais: A Igreja deve estar unida, não dividida. Como o seu modelo de sabedoria, os messiânicos devem olhar para Yaohu, não para o mundo. Tanto a disciplina como o julgamento, eclesiásticos apropriados, asseguram a paz e a pureza da Igreja. A liberdade messiânica deve ser exercida de tal maneira que proteja aqueles que são fracos na fé. A adoração e o exercício dos dons espirituais devem respeitar e honrar a Yaohu e aos irmãos em Christós – o Messias – O UNGIDO! (grifo meu). Anselmo. A realidade da ressurreição corpórea futura dos crentes é uma parte essencial do evangelho. Propósito e características Pode-se inferir de 5,9 que Paulo havia enviado para a Igreja, anteriormente, uma outra carta (a qual não mais existe), exortando os coríntios a se separar dos messiânicos imorais. Provavelmente, essa carta continha um pedido de oferta (16,1-4) e outras instruções relacionadas aos problemas internos da Igreja. Porém, os problemas não diminuíram. Na verdade, o apóstolo recebeu relatórios de que a Igreja de Corinto estava sendo destruída por divisões internas, particularmente em resultado do comportamento de alguns que se viam como mais espirituais e sábios do que os seus irmãos em Christós (1,11-12; 3,1-4; 8,1-3). O orgulho deles também levava a criticar Paulo de modo agressivo (4,1-4), à imoralidade flagrante por parte de alguns membros da Igreja (5,1) e a processos judiciais entre messiânicos (6,1-6). Além disso, a própria Igreja havia enviado uma carta a Paulo pedindo instrução sobre assuntos como: o casamento e o divórcio, a carne oferecida a ídolos, os dons espirituais e o método usado pelo apóstolo para a coleta que ele estava fazendo (7,1.25; 8,1; 12,1; 16,1). Os coríntios também pediram uma visita de Apolo (16,12). Paulo se defrontou com uma tarefa pesada e escreveu essa carta para tratar do problema. EPÍSTOLAS PAULINAS: (2ª). A comunidade de Corinto. Paulo passou pelo menos dezoito meses em Corinto para aí anunciar o Evangelho (At 18,1-8), de 50 a 52. Segundo alguns cálculos, sempre discutíveis, Corinto contava na época mais de meio milhão de habitantes, dois terços dos quais eram escravos. Destruída em 146 a.C., reconstruída com anos mais tarde por César, era uma cidade nova que devia a sua prosperidade extraordinária à situação geográfica e aos dois portos: Cencréia, no mar Egeu (golfo Sarônico), o outro, Lequéia, no Adriático (golfo de Corinto). Ela possuía as características que distinguem em todas as épocas a vida dos grandes portos: população muito heterogênea na qual todas as raças, todas as religiões convivem lado a lado; numerosas atividades comerciais e industriais: vida fácil de uns e pobreza dos outros; multidão de escravos há labuta. Mas essa cidade cosmopolita era também um centro intelectual onde todas as correntes de idéias estavam representadas. No século II, um retórico podia felicitar Corinto pelo número de suas escolas, dos seus filósofos e dos seus letrados, com que se podia topar em cada esquina. Era igualmente um centro religioso onde os cultos do Oriente exerciam indiscutível sedução. Sempre no século II, encontravam-se ali santuários de Ísis, Serápis e Cibele, ao lado de templos consagrados a Júpiter e às divindades tradicionais. [É nesse ponto que a minha apostila bate: “Em todo ídolo ter um nome próprio – e, ser reverenciado como tal...” E o Nosso “Deus” – somente conhecido por este título... e quando lhe deram um suposto “nome” – foi um substantivo – sendo “SENHOR” – adquirido como Nome próprio! NUNCA, MAS NUNCA MESMO! POR ISSO ESTOU REVELANDO O SEU NOME PRÓPRIO – YAOHU!] Anselmo Estevan. Quanto ao relaxamento dos costumes em Corinto, sem dúvida não era pior que o de todas as grandes cidades do mundo greco-romano. Por sua composição, a comunidade messiânica reunida pela pregação de Paulo era o reflexo fiel da cidade. Havia ricos e havia pobres (11,21-22), mas os primeiros eram uma fraca minoria (1,26); o conjunto era composto de gente simples, de escravos (7,21), em resumo, de gente desprezada (1,28). Esses messiânicos formavam uma comunidade animada e fervorosa, mas que ficava muito exposta aos perigos da corrupção da vida ambiente: moral sexual dissoluta (6,12-20), pendências, disputas e lutas intestinas (1,11-12; 6,1-11), sedução da sabedoria filosófica de origem pagã, que se introduzia na Igreja revestida de um verniz messiânico superficial (1,19 – 2,10), e que pervertia as certezas fundamentais da nova fé (1Co 15); atração também dos cultos secretos e das correntes de pensamento que se difundiriam no século II sob o nome genérico de “GNOSTICISMO”, cujas manifestações desordenadas ameaçavam reproduzir-se nas assembléias messiânicas (12,1-2 e 14,26-38). A planta messiânica era sadia e vigorosa, mas suas raízes mergulhavam numa terra que não lhe era homogênea. Situação anormal à qual o Rúkha acudia distribuindo com abundância os seus dons excepcionais (12 – 14) e que Paulo, em suas cartas, procurava modificar, fornecendo ao novo rebento o húmus messiânico que lhe faltava. {Mas, infelizmente, por motivos de excessiva religiosidade, e de compreender errado a “Palavra de Yaohu” – a “planta” já se contaminara sozinha...! Como? Em não pronunciar seu nome ou esconde-lo o trocaram por um substituto e o blasfemaram “inconsciente” e “conscientemente...”. A Bíblia esclarece que esse nome não era usado de forma casual. O terceiro mandamento proíbe o uso do nome de Deus em vão, e a pessoa que o usasse em uma maldição deveria ser executada de acordo com o ensino divino explicito. Já nos dias de Yaohushua, ninguém pronunciava o Nome de Deus, com exceção do Kohen hagadol (sumo sacerdote) quando entrava no Lugar Especialmente Sagrado do templo para realizar a expiação dos pecados de Yisra’el, no Yom Kippur. Essa regra era tão severa que os masoretas, ao escreverem as vogais na Torah, usavam as vogais de outra palavra para a pronúncia do tetragrama. Já nessa época, usava-se a palavra Adonai, uma designação divina freqüente da Bíblia com o significado de “meu Senhor”, no lugar do Nome, todas as vezes que se lia a Torah; por isso, os masoretas colocaram as vogais de Adonai sob as consoantes Yôd-Hê-Vav-Hêh. Até hoje, quando a Torah é lida na sinagoga, “Adonai” SUBSTITUI o Nome. Só que isso foi por vontade própria do “homem”, e não “Deus” – que assim o designasse ok! Anselmo Estevan}.Oseias 2,13.16-17 – Baal...!!! Daí provém o interesse desta carta. Ela nos mostra, quase como ao vivo, os problemas suscitados pela inserção da fé messiânica numa cultura pagã e os meios empregados por Paulo para resolver esses problemas. Circunstâncias que motivaram a carta. Façamos um breve apanhado da seqüência dos acontecimentos que medeiam entre a primeira pregação de Paulo em Corinto e o envio desta Epístola aos Coríntios. Depois de sua partida, Paulo manteve o contato com a comunidade por ele fundada. Sabemos por 5,9-13 que 1Co fora precedida por outra carta (chamada muitas vezes de carta pré-canônica), que não nos foi conservada; nela, Paulo tratava, entre outras coisas, das relações dos messiânicos com os “devassos”. Esta carta, do qual certos estudiosos acreditaram reconhecer um fragmento em 2Co 6,14 – 7,1, provavelmente seguia-se a um bilhete dirigido pelos coríntios, fazendo uma pergunta à qual Paulo respondera. Por outra parte, sabemos, graças ao relato dos Atos (18,24-28), que a comunidade de Corinto acolhera um pregador messiânico de valor na pessoa de Apolo, judeu de Alexandria, que aderira à nossa fé e em Éfeso fora definitivamente convertido ao messianismo por Áquila e Priscila, e por eles munido de cartas de recomendação quando partiu para Corinto. Veja dois termos que acho de interesse, colocar nessa apostila – São termos discutíveis: 1º Yeshua, da Bíblia Judaica Completa de David H. Stern. O, 2º Jesus, da Bíblia Apologética de Estudo (ICP) – Instituto Cristão de Pesquisas, de Antonio Fonseca. Almeida – ACF. Com todos os direitos autorais reservados aos seus respectivos escritores! Ye – shu – a (Jesus). Variante de Y’hoshua (Josué; v. Comentário a seguir), No Tanakh, nove pessoas e uma cidade recebem o nome Yeshua, geralmente transliterado em “Jesus”. Na Septuaginta e no Novo Testamento, o mesmo nome é vertido para o grego como Iêsous, daí a forma portuguesa “Jesus”. Significa “Yud-Heh-Vav-Heh Salva” (Mt 1,21), e também é a forma masculina de yeshu’ah (“salvação”). 1. O Messias de Yisra’el, Yeshua de Natzeret. No hebraico moderno, o nome de Yeshua é escrito e pronunciado Yeshua, que pode ter sido a antiga pronúncia da Galil. Entretanto, ao refletir 2 mil anos de conflitos entre a igreja e a sinagoga, ele também é o acrônimo de Yimach sh’mo (“Que seu nome e sua memória seja apagados”) (Mt 1,1+). 2. Judeu messiânico de Roma: “Yeshua, chamado Justo[...]” (Cl 4,11). Jesus {Adeptos do nome Yehoshua e suas variantes}: Os adeptos do nome Yehoshua e suas variantes (ASNYV) surgiram no Brasil por volta de 1987, aproximadamente. Esse movimento não é propriamente considerado uma heresia ou seita de origem brasileira, pois já existem grupos similares nos EUA e em outros países. No Brasil, o movimento se dividiu em inúmeras facções. Seus seguidores ensinam que o nome Yehoshua é de origem divina e significa “Deus Salvador” (Yeho = “Senhor” + Shuah = “Salvação”). Não aceitam, de forma alguma, qualquer outro nome. Falam que o nome Jesus é de origem pagã e significa “Deus-cavalo” (Ye = “Deus” + Sus = “Cavalo”). E vão mais além em sua obstinação contra o nome Jesus, comparando-o com Esus – deus mitológico dos celtas, que aparece segurando serpentes e tem cabeça de carneiro. Embora não haja um credo uniforme nessa corrente, entre os diversos grupos, porém, encontramos doutrinas exóticas, tais como: - Negam a inspiração do evangelho de Mateus, sob a legação de que se trata de um livro apócrifo. - Ensinam que Jesus significa “Deus-cavalo”. Fazem ligação entre Jesus (no grego Iêsous) com Esus, um deus celta, pretendendo, com isso, afirmar que os cristãos são pagãos. - Que o número 666 (número da Besta de Ap 13,6.18) se enquadre no nome de Jesus. - Negam o nascimento virginal de Jesus, que Ele é filho de José e Maria. - Professam um credo unicista, que nega a doutrina da Trindade e afirma que o Pai é o Filho e o Filho, o Pai. - Crêem que há duas classes de pessoas: os cristãos, que vão para o céu; e os judeus, os assírios e os egípcios, que irão herdar a terra. - A guarda do sábado é necessária à salvação. - Negam a salvação de quem invoca o nome de Jesus. Só há salvação para quem invoca o nome Yehoshua, ou seja, somente para os que comungam com suas crenças. Seu proselitismo os leva a buscar adeptos entre os cristãos evangélicos. É, caros irmãos...!! Infelizmente é isso que acontece neste mundo de Yaohu! Mentiras contadas misturadas com verdades....! E Verdades misturadas com mentiras...!! Todas sendo contadas e recontadas....[Referente ao 2ª estudo ok!]. Escrevi estes dois textos acima somente para informação dos que vão ler as minhas apostilas e ficarem sempre bem informados.. Mas, se o nome “Jesus” é um nome tão simples não acredito de forma nenhuma que o anjo “Gabriel” – Mandou colocar esse nome no Filho de Yaohu. Lucas 1,26ss: No sexto mês, o anjo Gavri’el foi enviado por Yaohu a uma cidade da Galil chamada Natzeret, a uma virgem, noiva de um homem chamado Yosef, da casa de David. O nome da virgem era Miryam. Aproximando-se dela, o anjo disse: “Shalom, favorecida! YHVH está com você!”. Ela ficou profundamente perturbada com as palavras dele e pensou sobre o significado dessa saudação. O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Miryam; você foi favorecida por Yaohu! Veja: você engravidará e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Yaohushua!” (...). Grifo meu. Sabem porque falo isto? VEJAM ALGUNS EXEMPLOS: ATOS 4,12: E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; PORQUE ABAIXO DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS! FILIPENSES 2,8-11: E, QUANDO ELE SURGIU COMO UM SER HUMANO, HUMILHOU-SE AINDA MAIS, TORNADO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE – MORTE NA ESTACA COMO UM CRIMINOSO! PORTANTO YAOHU O ELEVOU AO LUGAR MAIS ALTO E LHE DEU O NOME ACIMA DE TODO NOME, PARA QUE, EM HONRA AO NOME DADO A YAOHUSHUA, TODO JOELHO SE DOBRE – NO CÉU, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA – E TODA LÍNGUA RECONHEÇA QUE YAOHUSHUA, O MESSIAS, É - YHVH – YAOHU – YAOHU PARA A GLÓRIA DE ‘ELO(RR)HÍM(I)-YAOHU, O PAI! [REVELAÇÃO] APOCALIPSE 19,13: ESTÁ VESTIDO COM UM MANTO TINGIDO DE SANGUE, E O SEU NOME É “A PALAVRA DE YAOHU”! Acrescente a isso à palavra de João [YOCHANAN]: 1,1-14! E, tire você mesmo as conclusões das Palavras das Escrituras Sagradas que testificam DEle e reflitam vocês mesmos sobre o assunto se um Nome tão importante poderia ser tão simples como: “lugares”, “nomes de pessoas”, “derivação do nome: José....”, e, etc....!! Anselmo Estevan.! Os Atos especificam que Apolo era eloqüente, versado nas Escrituras, e que, em Corinto, foi de grande ajuda para a comunidade, particularmente nas controvérsias com os judeus. Provavelmente era muito mais brilhante do que Paulo, ao qual censuravam a falta de eloqüência (2Co 10,10). Concebe-se portanto que se haja formado um partido, elegendo-o por mestre e erigindo-se em rival do grupo dos fiéis que se diziam discípulos de Paulo (1,12). Apolo, com certeza, não favoreceu a formação deste conventículo; a sua estada em Corinto fora curta e, quando Paulo escreveu 1Co , Apolo estava em Éfeso junto dele e se recusava, não obstante as exortações do apóstolo, a voltar a Corinto, sem dúvida para não dar a impressão de estar aprovando a facção que se valia dele (16,12). A esse partido de Apolo se opunham o partido de Paulo, o de Cefas e o partido do Christós (1,21). O primeiro era provavelmente constituído por messiânicos admiradores de Paulo e cujo apego tomava uma aparência de colaboração partidária e sectária. O segundo se tinha formado após a passagem, por Corinto, de messiânicos que se diziam adeptos do apóstolo Pedro (Cefas é o seu nome aramaico, traduzido em grego por Petros). Talvez o próprio Pedro tenha ido a Corinto. Com efeito, segundo 9,5, ele parece bem conhecido dos coríntios. Quanto ao “partido de Christós”, as hipóteses mais diversas foram emitidas a seu respeito: judaizantes que só queriam reconhecer em Yaohushua o Messias judaico, gnósticos espiritualistas que pretendiam só depender do Rúkha de Christós e rejeitavam qualquer organização, qualquer comunidade eclesial etc. Talvez este partido jamais tenha existido: “eu a Christós” (1,12) poderia ser simplesmente a observação de um copista, que acabou inserida no texto, ou a resposta de Paulo às pretensões dos membros desses partidos. Essas divisões não deixavam de ter relação com o atrativo que certa sabedoria esotérica filosófico-mística exercia em Corinto, o que explica que Paulo, em sua carta, una os dois temas: as divisões e a falsa sabedoria, à qual ele opõe a sabedoria do Christós, a sabedoria da Cruz (1,10 – 3,4). Esta situação alarmante da comunidade devia ter chegado ao conhecimento de Paulo por ocasião de sua estada em Éfeso no decurso da terceira viagem (At 19), primeiramente por meio de Apolo, em seguida pelos familiares de Cloé (cf. 1,1 nota). Outras notícias inquietantes lhe chegavam, sem dúvida pelo mesmo canal: o caso de um incestuoso que vivia com a própria madrasta (5,1-13), os processos que os messiânicos instauravam uns contra os outros perante os tribunais pagãos (6,1-11), casos de devassidão (6,12-20), desordens na celebração da Eucaristia e nas assembléias litúrgicas (11,2-34), erros doutrinais concernentes à ressurreição dos mortos (15). Por outro lado , a intervenção de Paulo era solicitada pelos próprios coríntios, que lhe haviam escrito a respeito de certos problemas. É o que se pode afirmar quanto à virgindade e ao casamento (cf. 7,1); pode ser suposto legitimamente quanto às carnes imoladas aos ídolos: podia-se ou não come-las? (cf. 8,1); às manifestações extraordinárias do Rúkha (cf. 12,1). Esses elementos constituem as diversas questões abordadas por Paulo em sua carta. O apóstolo quer remediar os abusos, fazer reinar a paz, a harmonia na comunidade, responder aos numerosos problemas que a vida messiânica cotidiana põe aos messiânicos de Corinto. Pode-se datar a epístola da primavera do ano 56 (cf. alusão à Páscoa em 5,7-8). Divisão e processo de composição. Ao contrário da Epístola aos Romanos, por exemplo, a delimitação das diferentes subdivisões de 1 Coríntios nunca foi objeto de discussão: ela é evidente, já que Paulo nada mais faz do que tratar sucessivamente dos diversos assuntos acima enumerados. Será que se podem agrupar essas subdivisões em seções mais importantes? Tem sido muitas vezes proposto um plano bipartido: de um lado, as divisões e os escândalos (1 – 6), do outro, a solução das diversas questões suscitadas pela vida em comunidade (7 – 15). Na realidade, é duvidoso que o apelo aos tribunais pagãos (6,1-11) seja mais “escandaloso” do que as divisões na celebração da Eucaristia (11,17-34) ou a atitude dos que escandalizam os fracos (8,7-13). É melhor admitir que Paulo tratou dos diferentes assuntos abordados nesta epístola na ordem em que eles lhe ocorriam à mente. É preciso outrossim mencionar as pesquisas e hipóteses segundo as quais esta epístola só adquiria a forma atual por ocasião da reunião das cartas de Paulo num “corpus”, com vistas à sua difusão e leitura por outras comunidades que não as dos destinatários originais. Quase todos os comentários modernos tentaram definir “fontes”, ou seja fragmentos de cartas só definir “fontes”, ou seja fragmentos de cartas sobre um ou outro assunto, que teriam sido compiladas por “editores” sob a forma das nossas epístolas 1º e 2º aos Coríntios. Neste caso, torna-se impossível atribuir ao próprio Paulo um “plano” qualquer da epístola. Convém notar que certas partes agrupam assuntos análogos, porem diferentes e de importância desigual. Assim, três quartos da seção sobre o modo de trajar nas assembléias religiosas são consagradas ao problema das “manifestações do Rúkha” (12 – 14) e é a respeito dele, a fim de mostrar a superioridade do amor sobre todos os dons de Yaohu, que Paulo faz o seu elogio no famoso hino de 1Co 13. No primeiro quarto desta seção, a maneira de apresentar-se as mulheres e a celebração da refeição de Yaohu são tratadas muito mais brevemente. Não há portanto ensejo de procurar nesse texto uma idéia de conjunto presidindo ao agrupamento das seções ou mesmo à disposição da matéria no interior de uma seção. A maneira de Paulo desenvolver o seu pensamento no interior de um assunto é por vezes desconcertante para uma mentalidade ocidental. Tem-se notado nele, muitas vezes, a existência de um esquema circular do tipo A B A’. Assim, em 1Co 7, Paulo apresenta primeiro a sua doutrina sobre o casamento e o celibato (A: 7,1-16). Depois, ele explica o princípio fundamental: cada qual fique no estudo em que o encontra o chamado de Yaohu (B: 7,17-24). Finalmente, à luz deste princípio, ele precisa e aprofunda o seu ensinamento (A’: 7,25-40). Esquema análogo encontra-se nos desenvolvimentos consagrados às carnes imoladas aos ídolos (8,1 – 11,1) e aos fenômenos espirituais (12 – 14), sendo o princípio diretor, B, respectivamente o primado da caridade e do serviço ao Evangelho (8,7-13; 10,24) e o hino ao amor. O esquema A B A’ encontra-se igualmente em outras seções: assim, no trecho referente à refeição de Yaohu (11,17-34), o parágrafo que lembra a instituição da Eucaristia (11,23-26) expõe a realidade fundamental (B), à luz da qual as desordens expostas no início (A: 11,17-22) podem ser condenadas e corrigidas (A’: 11,28-34). O hino ao amor (1Co 13) estrutura-se sobre o mesmo modelo. Após um desenvolvimento acerca da superioridade do amor, sem o qual os mais notáveis carismas são inúteis (A: vv. 1-3), vem uma descrição das obras procedentes do amor (B: vv. 4-7); na conclusão, Paulo pode desenvolver novamente, de forma mais profunda, o tema da superioridade do amor que não passará, ao passo que tudo o mais desaparecerá (A: vv. 8-13). Mais difícil é discernir a estrutura da primeira seção (1,10 – 4,21: os partidos na comunidade de Corinto), pois é mais complexa. Logo de início, pode-se admitir uma divisão bipartida entre 1,10 – 3,23, que se nos depara como uma exposição teológica e catequética bem estruturada, e o cap. 4, que mais parece olhar sobre a realidade concreta da vida apostólica e dos relacionamentos de Paulo com os coríntios, na ocasião em que ele lhes escreve. A parte principal (1,10 – 3,23) tem em mira resolver o problema das divisões na comunidade. Ela fica delimitada pelo procedimento da inclusão (reiteração do mesmo vocabulário ou de fórmulas idênticas ou antitéticas, no início e no fim dum conjunto): “Eu sou de Paulo... de Apolo... de Cefas...” (1,11) e “Tudo é vosso, Paulo, Apolo, Cefas...mas vós sois de Maschiyah e Maschiyah é de Yaohu” (3,21-23). Esta antítese entre o início e o fim do conjunto significa que o raciocínio de Paulo visa fazer os Coríntios passarem de uma situação de divisão para outra, de unidade. De fato, Paulo investe sucessivamente contra duas causas do espírito de divisão em Corinto (cf. 1,17): a incompreensão do que seja o Evangelho de Yaohu (A: 1,12 – 3,4) e a incompreensão do objetivo colimado por seus pregadores (B: 3,5-27). Na juntura dessas duas exposições, volta o problema proposto inicialmente, com novas inclusões: “Quando um declara: ‘Eu sou de Paulo’, o outro: ‘Eu, de Apolo’, não estais procedendo de forma meramente humana?” (fim de A). “Pois, quem é Apolo? Quem é Paulo?” (início de B). A – O Evangelho, que não é expressão da sabedoria humana, faz conhecer a suprema Sabedoria de Yaohu: a) sabedoria humana e loucura da mensagem messiânica (1,18-25); b) ilustração com a fundação da Igreja de Corinto (1,26-31); b’) ilustração pelo modo de Paulo anunciar o Evangelho (2,1-5); a’) o Evangelho, Sabedoria de Yaohu (2,6 – 3,4). B – Os pregadores do Evangelho não intentam agrupar partidários a seu redor: a) seu trabalho comum na construção no campo de Yaohu (3,5-9a); b) seu trabalho comum na construção de uma Igreja que também é Templo de Yaohu (3,9b-17). Uma conclusão (3,18-23) resume o conjunto do arrazoado e suas conseqüências práticas. Principais problemas tratados. As questões particulares tratadas por Paulo nesta epístola derivam de um problema fundamental que afetou todas as épocas da história da Igreja, em particular a sua atividade missionária, e que, hoje, a afeta mais do que nunca: o da “distância cultural”, do enraizamento da mensagem messiânica em uma cultura diferente daquela em que esta mensagem vivera anteriormente (aculturação). Aqui, trata-se da passagem da cultura do mundo judeu-palestinense para a do mundo helenístico, animada e estruturada por dinamismos muito diferentes e que correm o risco, não somente de alterar a mensagem, porém, mais profundamente, de assimila-la no sentido da assimilação biológica: a cultura helenística, fundamentalmente pagã, só reteria da mensagem evangélica o que estivesse em harmonia com ela e rejeitaria o resto. Esse fenômeno ocorreu muitas vezes, particularmente nas numerosas correntes gnósticas messiânicas do século II e, através dos tempos, em países evangelizados às pressas, onde o resultado foi à sobrevivência do paganismo anterior, superficialmente ativado com elementos tomados da fé messiânica. Diante deste problema, a atitude de Paulo, é ao mesmo tempo firme e flexível; ele insiste vigorosamente no aspecto de ruptura, condenado desapiedadamente os comportamentos e doutrinas inconciliáveis com a mensagem que anuncia. Mas quando tal incompatibilidade não existe, mostra-se receptivo. Passemos rapidamente em revista, nessa perspectiva, os principais problemas tratados na epístola. No que concerne à questão das divisões na comunidade, da verdadeira e falsa sabedoria, era mais ou menos inevitável que, vivendo no mundo religioso helenístico, os messiânicos fossem tentados a conceber a sua fé pelo modelo dos numerosos grêmios de iniciação que agrupavam os discípulos de um mestre famoso. Daí o entusiasmo por pregadores como Apolo, que devia ter o brilho e a eloqüência desses mestres pagãos; daí também as divisões, cada um querendo colocar-se sob o patrocínio de um chefe de escola. A reação de Paulo é viva. Ele se opõe energicamente a esse estado de coisas, pois percebe nele o perigo de uma redução da fé messiânica a uma sabedoria filosófica humana, e constata as rivalidades de escolas que daí resultam e arruínam o seu conceito de Igrejas-congregação. [Esse, é o GRANDE PROBLEMA de hoje em dia com as “Denominações” – que estão seguindo o mau exemplo das “Seitas” – ensinando apenas os bens materiais, a saúde, a riqueza material, etc.; encaixa-se bem nos ensinamentos de Paulo... Só que ninguém vê ou percebe: 2 Coríntios 4,4 Essas pessoas não confiam porque o deus do ‘olam hazeh cegou-lhes a mente para impedi-las de ver a luz brilhante das BOAS-NOVAS a respeito à glória do Messias, que é a imagem de Yaohu! Há, nessa “denominação” – eu fui curado...; nessa outra eu consegui emprego...; nessa outra e só nessa, eu recebi o Rúkha hol – RODSHUA – só nessa...; etc. Isso tem que acabar, irmãos tenham mais fé! Jo 4,19-21]. Anselmo Estevan. ‘o-lam ha-zeh. Este mundo, esta era (Mt 12,32+). Continuação do parágrafo acima: A sua preocupação em opor a sabedoria humana à “loucura” da pregação (1,17-25) só parecerá excessiva a quem esquece o que está em jogo no debate: Paulo assim age, diz ele, “a fim de que a vossa fé não esteja fundada na sabedoria dos homens, mas no poder de Yaohu” (2,5). Mas há ao mesmo tempo a preocupação de não desestimular a autêntica procura de sabedoria que se manifesta em Corinto. E por isso ele apresenta aos seus leitores a verdadeira sabedoria, que não é fruto de uma pesquisa filosófica humana, mas antes dom de Yaohu no Rúkha (2,6-16). O Rúkha – YAOHU! O ESPÍRITO DE YAOHU – Grifo meu. As questões relativas à ética sexual são igualmente suscitadas pelo encontro da nova fé com a cultura ambiente caracterizada ou por um demasiado laxismo nesse terreno (5,1-13; 6,12-19; cf. 6,14 nota), [Veja caros irmãos leitores que interessante esse estudo a parte: 6,14 nota – e também nos ressuscitará a nós. Como indicam os vs. 15-17, Paulo lembra os coríntios e que a salvação em {Maschiyah} não inclui apenas a ressurreição da ALMA, mas também do CORPO]. [Esse fato, que ocorrerá no retorno de (o Maschiyah), tem implicação para a nossa vida hoje. Muitos coríntios tinham uma visão errônea do corpo físico por causa da influência dos FILÓSOFOS GREGOS. Devido a uma teologia deficiente, alguns consideravam as relações sexuais como algo intrinsecamente pecaminoso, pois envolviam paixões físicas (7,1-5). No entanto, o problema aqui parece ser exatamente o oposto: alguns coríntios encaravam a PROMISCUIDADE SEXUAL com algo aceitável, pois pensavam que a participação do corpo, por não ter valor intrínseco, não acarretava conseqüências para a vida espiritual! Esse é só um exemplo para tomarmos o cuidado de não fazer exatamente o “igual” e não o seguirmos. Pois podemos não estar seguindo este exemplo mas cometendo algo parecido com nossos corpos e almas e mentes... ok. (Anselmo Estevan)], ou por um desprezo do corpo, corrente em certas tendências filosóficas da época (cf. 7,1 nota), e que fazia da abstenção do matrimônio um ideal absoluto. A preocupação de Paulo é mostrar o caminho certo, em face desses exageros opostos: condenação sem apelo de todas as formas de desordens sexuais, legitimidade e valor do casamento, elogio da virgindade (cap. 7). O princípio que fundamenta esses discernimentos é o que está enunciado em 6,12 e repetido em 10,23: “Tudo é permitido, mas nem tudo é conveniente”. O messiânico está libertado de todos os constrangimentos exteriores, mesmo no domínio moral, mas essa liberdade deve ser aproveitada para procurar em todas as circunstâncias o que melhor convém à vida nova animada pelo Rúkha. É esse mesmo princípio (cf. 10,23) que ilumina o problema seguinte, o das carnes imoladas aos ídolos (8 – 10). Também aqui estamos diante de um caso em que a fé messiânica deve tomar partido pró ou contra um aspecto da cultura pagã ambiente. Também aqui os princípios de solução são os mesmos: tudo o que se opõe à fé deve ser proscrito; é o caso da participação nas refeições religiosas pagãs (cf. 10,14-22). Em compensação, comer na própria casa, ou em casa de outrem, carnes que provêm dos sacrifícios pagãos é coisa totalmente indiferente do ponto de vista messiânico (8,7-8). Mas há outra consideração que se impõe ao discípulo do Maschiyah: o amor fraterno lhe proíbe ser causa de escândalo para os fracos (8,9-13). As desordens nas assembléias religiosas (11 – 14) constituem um novo caso de contaminação da vida messiânica pelas praticas oriundas da mentalidade religiosa do paganismo. Quer se trata dos abusos na celebração da Eucaristia, onde a ambiência suspeita das refeições sagradas do paganismo parece já se ter infiltrado (embriaguez: 11,21), quer se trate da atmosfera das reuniões litúrgicas, onde se encontram igualmente elementos da exaltação um tanto delirante de certas reuniões religiosas que os messiânicos sem dúvida freqüentemente antes da conversão, a meta de Paulo é sempre a mesma: manter o caráter próprio do culto messiânico que não se deve conformar com os costumes religiosos circundantes, mas refletir o mistério da comunidade no Maschiyah. Daí os critérios fundamentais: a utilidade comum (12,12-30), a edificação da comunidade (14,1-19) e, acima de tudo, o autor (13,1-13). Enfim, 1Co 15 nos apresenta de maneira ainda mais clara o choque da mensagem messiânica com a mentalidade ambiente: ao passo que a ressurreição dos mortos se harmonizava com o judaísmo (ao menos o farisaico), habituando a conceder o homem em sua unidade, ela quase tinha enraizamento possível numa cultura influenciada por filósofos dualistas. Paulo teria podido capitular perante os “elementos da fé” de seus leitores, como haviam feito, em circunstâncias análogas, o autor do livro da Sabedoria e Fílon de Alexandria: eles tinham insistido o menos possível sobre esse ponto, dificilmente aceitável, acentuando sobretudo a vida imortal das almas. Paulo, pelo contrário, afirma resolutamente o ponto contestado da ressurreição dos mortos. Ele não procura provar filosoficamente a sua possibilidade, mas mostra que “se os mortos não ressuscitam, também Maschiyah (o Messias) não ressuscitou” (15,13.16) e que, por conseguinte, a fé dos coríntios é vã (15,14). Por este último ponto referente a um problema que se põe hoje em termos semelhantes, vê-se que a Primeira Epístola aos Coríntios talvez seja a mais atual de todas as cartas de Paulo. Sem dúvida, as soluções propostas são marcadas às vezes por um condicionamento cultural diferente do nosso (cf. 11,2-16); mas a situação com que Paulo se defronta tem paralelos com a nossa, e os princípios que norteiam as suas respostas sempre nos podem esclarecer. https://www.facebook.com/profile.php?id=100078148834881&mibextid=ZbWKwL

11 comentários:

  1. 🙏[Favor desconsiderar o ditongo (ao) no nome do: Pai e Filho - Yahuh e Yahushua]🙏!

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  2. O correto seria: o Face verificar se existia algo que realmente estaria violando suas regras... Mostrar o que estava errado e deixar o autor se defender... E não acatar qualquer pessoa que denuncie uma postagem... E a retire do ar...??? Deveria primeiro confrontar o Acusador e ver se à acusação era ou não verídica? Mas fazem ao contrário..."!

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  3. 1 Coríntios 6:19 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos?
    https://bibliajfa.com.br/app/kja/46N/6/19

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  4. Então. Eu fiz, como sempre faço, o estudo desse versículo bíblico usando textos em: Latim e Grego e usando às Referências e Concordâncias bíblicas do texto dentro de seu "CONTEXTO"! E retiram minha postagem... Dizendo que infringi normas e regras do Fecebook...??? !!!!! Estranho... Por isso excluí minha conta 😢😖😞😞.

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  5. Tenho diplomas da Faculdade Ibetel de Suzano (Teologia e Bacharel em Teoligia). E são mais de 25 anos de estudo da Palavra...! Que regra que norma é essa que eu infringi gravemente para tirarem minha postagem sem ao menos eu poder me defender... Não! A postagem é denunciada falsamente quem faz a denúncia fica impune e eu que errei com gravidade ao mostrar um estudo bíblico? QUAL foi meu erro? 😖💔.

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  6. 1 Coríntios 6:1 Atreve-se alguém entre vós, quando há litígio de um contra o outro, levar o caso para ser julgado por pessoas pagãs e não pelos próprios santos? 2 Ou desconheceis que os santos julgarão o mundo todo? E, se o mundo será julgado por vós, como sois incompetentes para julgar assuntos de tão menor importância? 3 E mais, não sabeis vós que iremos julgar inclusive os anjos? Quanto mais as demandas triviais desta vida! 4 Será que, quando surgem questões desta vida para serem julgadas, constituís como juízes as pessoas menos respeitáveis da igreja? 5 É para vossa vergonha que me expresso dessa forma. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar uma contenda entre irmãos? 6 Contudo, ao invés disso, um irmão recorre ao tribunal contra outro irmão e apresenta tudo isso diante de incrédulos? 7 Só o fato de haver entre vós processos judiciais uns contra os outros revela que já estais derrotados. Em vez disso, por que não deis preferência a sofrer a injustiça? Por que não arqueis com o prejuízo? 8 Entretanto, sois vós mesmos que praticais a injustiça e cometeis fraudes, e tudo isso contra seus próprios irmãos! 9 Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus. 11 Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o Nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo do nosso Deus! 12 Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine. 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago, para os alimentos. Deus, no entanto, destruirá tanto um quanto o outro. Mas o corpo não é para servir à imoralidade, e sim para o Senhor; e o Senhor, para o corpo. 14 Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e, igualmente, nos ressuscitará. 15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De forma alguma! 16 Ou não é de vosso conhecimento que quem se une a uma prostituta torna-se um corpo com ela? Porquanto está escrito: “Os dois serão uma só carne”. 17 Entretanto, aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele! 18 Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia, quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? 20 Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo.
    https://bibliajfa.com.br/app/kja/46N/6/1

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  7. Eu já tive umas 06 contas do face... Chega! Em todas sempre há alguém para te DENUNCIAR e o Face acata às denúncias! Erro muito grave desde 2.017 que nas contas abertas era denunciado! Por pregar a Palavra do CRIADOR! 💔 por isso dei um basta! Quem não aceita a Palavra de 'elohîm YHVH é tudo de ruim pois muitas coisas erradas são postadas e se ninguém fala nada? Aí pode né?

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  8. A Importância dos Professores na Vida Cristã

    Nesta semana especial, dedicada aos professores, queremos destacar e honrar aqueles que se dedicam a ensinar a Palavra de Deus nas igrejas: professores da Escola Bíblica Dominical, do Ministério Infantil, do Ministério de Adolescentes e de Teologia.

    Cada um desses mestres desempenha um papel fundamental na formação espiritual de crianças, jovens e adultos, preparando-os para viver uma vida fundamentada nas Escrituras.


    A Bíblia nos ensina a valorizar aqueles que compartilham o conhecimento e a sabedoria que está na sua Palavra. Em Provérbios 22:6, lemos: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.”

    Esse versículo nos lembra da importância de uma educação cristã desde a infância, e é justamente aqui que os professores do Ministério Infantil brilham. Eles plantam as sementes da fé no coração das crianças, usando histórias bíblicas, músicas e atividades lúdicas para transmitir valores que marcarão suas vidas para sempre.


    Na fase da adolescência, um período de grandes transformações e desafios, os professores do Ministério de Adolescentes são verdadeiros guias espirituais. Eles ajudam os jovens a encontrar sua identidade em Cristo e a enfrentar as pressões e descobertas do mundo moderno com sabedoria e firmeza.

    Como Paulo orienta em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” Os professores dessa fase ajudam a formar jovens que serão exemplos em suas comunidades.


    Os professores de Escola Bíblica Dominical são os pilares do aprendizado contínuo para todas as idades. Eles conduzem os alunos em estudos mais profundos das Escrituras, ajudando-os a aplicar os ensinamentos bíblicos em suas vidas diárias. 2 Timóteo 3:16-17 nos lembra do valor das Escrituras para o ensino:

    “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra.”

    Os professores da EBD cumprem esse papel ao facilitar o entendimento das verdades eternas de Deus.


    E, por fim, não podemos esquecer dos professores de Teologia. Estes são responsáveis por formar os futuros líderes espirituais: pastores, missionários e mestres da Palavra. Através de seus ensinamentos, a Igreja se mantém firme na sã doutrina e cresce em maturidade espiritual.

    Paulo orienta Timóteo em 2 Timóteo 2:2: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” Os professores de Teologia seguem essa missão ao treinar aqueles que vão continuar a obra do Evangelho.



    Que esta semana seja um lembrete para todos nós da importância de honrar e apoiar nossos professores. Professores de todos os ministérios. Eles não apenas transmitem conhecimento, mas moldam vidas, edificam a fé e conduzem a Igreja no caminho do Senhor.


    Que Deus continue a abençoar cada professor que se dedica à missão de ensinar a Palavra e preparar a próxima geração de servos e líderes para o Reino de Deus.

    Feliz Dia dos Professores!

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  9. Pra ver como são às coisas... 💔 eu ensinava a Palavra do CRIADOR com seu Nome ÚNICO e VERDADEIRO! Ensinava a sua Palavra em Referências e Concordâncias de temas na SAGRADA ESCRITURA usando às línguas grego latim e o hebraico bíblico... E fui denunciado por descumprir NORMAS e regras do tão famoso face book! 💔😖💔

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  10. [22/10 17:38] Anselmo Estevan: 1 Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar.
    https://bibliajfa.com.br/app/kja/46N/10/13
    [22/10 17:41] Anselmo Estevan: Referências:

    13 Devemos fugir da idolatria.

    13 sobreveio. Jr 12:5; Mt 24:21–24; Lc 11:4; Lc 22:31, 46; 2 Co 11:23–28; Ef 6:12, 13; Hb 11:35–38; Hb 12:4; Tg 5:10, 11; 1 Pe 1:6,7; 1 Pe 5:8,9; Ap 2:10; Ap 3:10humana. ou, moderada. mas. 1:9; Dt 7:9; Sl 36:5; Sl 89:33; Is 11:5; Is 25:1; Is 49:7; Lm 3:23; Os 2:20; 1 Ts 5:24; 2 Ts 3:3; 2 Tm 2:11–13; Hb 6:18; Hb 10:23; Hb 11:11; 1 Pe 4:19; 1 Jo 1:9; Ap 19:11permitirá. Êx 3:17; Sl 125:3; Dn 3:17; Lc 22:32; Jo 10:28–30; Rm 8:28–39; 2 Co 1:10; 2 Co 12:8–10; 2 Tm 4:18; 1 Pe 1:5; 2 Pe 2:9proverá. Gn 19:20, 21; Sl 124:7; Jr 29:11; Lc 16:26; At 27:44; Tg 5:11

    14 meus. Rm 12:19; 2 Co 7:1; 2 Co 11:11; 2 Co 12:15,19; Fp 4:1; Fm 1; 1 Pe 2:11fugi. 7,20,21; 2 Co 6:17; 1 Jo 5:21; Ap 2:14; Ap 13:8; Ap 21:8; Ap 22:15

    15 4:10; 6:5; 8:1; 11:13; 14:20; Jó 34:2,3; 1 Ts 5:21

    16 cálice. 21; 11:23–29; Mt 26:26–28; Mc 14:22–25; Lc 22:19, 20a comunhão do sangue. 20; 1:9; 12:13; Jo 6:53–58; Hb 3:14; 1 Jo 1:3,7O pão. 11:23,24; At 2:42, 46; At 20:7, 11

    17 nós, embora muitos. 12:12,27; Rm 12:5; Gl 3:26–28; Ef 1:22, 23; Ef 2:15, 16; Ef 3:6; Ef 4:12, 13; Ef 4:25; Cl 2:19; Cl 3:11, 15porque. 3,4,21; 11:26–28

    18 Israel. Rm 4:1, 12; Rm 9:3–8; 2 Co 11:18–22; Gl 6:16; Ef 2:11, 12; Fp 3:3–5são. 9:13; Lv 3:3–5,11; Lv 7:11–17; 1 Sm 2:13–16; 1 Sm 9:12,13

    19 Que o. 1:28; 3:7; 8:4; 13:2; Dt 32:21; Is 40:17; Is 41:29; 2 Co 12:11

    20 sacrificam. Lv 17:7; Dt 32:16, 17; 2 Cr 11:15; Sl 106:37–39; 2 Co 4:4; Ap 9:20
    [22/10 17:42] Anselmo Estevan: Reflita:

    21 Não devemos tornar a mesa do Senhor em mesa de demônios;

    24 e em questões indiferentes devemos ter consideração por nossos irmãos.

    21 Não podeis beber. 16; 8:10; Dt 32:37, 38; 1 Rs 18:21; Mt 6:24; 2 Co 6:15–17

    22 Ou provocaremos. Êx 20:5; Êx 34:14; Dt 4:24; Dt 6:15; Dt 32:16, 21; Js 24:19; Sl 78:58; Sf 1:18Somos. Jó 9:4; Jó 40:9–14; Ez 22:14; Hb 10:31

    23 coisas são lícitas. 6:12; 8:9; Rm 14:15, 20edificam. 8:1; 14:3–5,12,17,26; Rm 14:19; Rm 15:1, 2; 2 Co 12:19; Ef 4:29; 1 Ts 5:11; 1 Tm 1:4

    24 busque. 33; 9:19–23; 13:5; Fp 2:4,5,21

    25 vende. Rm 14:14; 1 Tm 4:4; Tt 1:15por. 27–29; 8:7; Rm 13:5

    26 28; Êx 19:5; Dt 10:14; Jó 41:11; Sl 24:1; Sl 50:12; 1 Tm 6:17

    27 convidar. 5:9–11; Lc 5:29, 30; Lc 15:23; Lc 19:7o que. Lc 10:7por. 25; 2 Co 1:13; 2 Co 4:2; 2 Co 5:11

    28 comais. 8:10–13; Rm 14:15por. 26; Êx 9:29; Dt 10:14; Sl 24:1; Sl 115:16; Jr 27:5, 6; Mt 6:31, 32

    29 não. 32; 8:9–13; Rm 14:15–21por que. Rm 14:16; 2 Co 8:21; 1 Ts 5:22

    30 ações de graças. por que dou. Rm 14:6; 1 Tm 4:3,4

    31 quer. O apóstolo conclui o assunto dando-lhes uma regra geral, suficiente para regular a consciência e a prática de cada um, — que quer comam, ou bebam, ou qualquer coisa que façam, que seja feito com o objetivo habitual da glória de Deus; considerando seus preceitos e a propriedade, conveniência, aparência e tendência de suas ações. comais. 7:34; Dt 12:7,12,18; Ne 8:16–18; Zc 7:5, 6; Lc 11:41; Cl 3:17, 23; 1 Pe 4:11

    32 nem. 33; 8:13; Rm 14:13; 2 Co 6:3; Fp 1:10gentios. ou, gregos. a igreja. 11:22; At 20:28; 1 Tm 3:5,15

    33 24; 9:19–23; Rm 15:2, 3; 2 Co 11:28,29; 2 Co 12:19
    [22/10 17:43] Anselmo Estevan: Por isso eu resolvi excluir minha conta... 💔😞💔!

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  11. Tudo têm um porquê! Por vários anos tentei somente levar a Palavra no Face... Mas reflita sobre: [1/11 10:17] Anselmo Estevan: Apocalipse 18:4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/66N/18/4
    [1/11 10:19] Anselmo Estevan: 4 As pessoas recebem a ordem de sair dela.
    [1/11 10:19] Anselmo Estevan: 4 Retirai-vos. Gn 19:12, 13; Nm 16:26, 27; Is 48:20; Is 52:11; Jr 50:8; Jr 51:6,45,50; Mt 24:15, 16; 2 Co 6:17participardes. Sl 50:18; Mt 23:30; 1 Tm 5:22; 2Jo 11

    5 acumularam. Gn 18:20, 21; 2 Cr 28:9; Ed 9:6; Jr 51:9; Jn 1:2e. 16:19

    6 Dai-lhe em retribuição. 13:10; 16:5, 6; Êx 21:23–25; Sl 137:8; Jr 50:15, 29; Jr 51:24, 49; 2 Tm 4:14pagai-lhe em dobro. Is 40:2; Is 61:7; Jr 16:18; Jr 17:18; Zc 9:12no cálice. 14:10; 16:19; 17:2, 4

    7 a si mesma. Is 22:12–14; Is 47:1,2,7–9; Ez 28:2–10; Sf 2:15; 2 Ts 2:4–8Estou sentada. Sl 45:9; Jr 13:18Viúva não sou. Is 47:7, 8; Lm 1:1

    8 sobrevirão os seus. 10,17,19; Is 47:9–11; Jr 51:6e será. 9; 17:18; 19:3; Jr 51:58porque. 11:17; Jó 9:19; Sl 62:11; Is 27:1; Jr 50:31, 34; 1 Co 10:22

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