Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A PALAVRA EM: ^CONCORDÂNCIA DE TEMAS": 'EZRAH.

Esdras

1

1 O decreto de Ciro para a construção do templo.

5 O povo se prepara para retornar.

7 Ciro repõe os utensílios do templo através de Sesbazar.

 

 

1 No primeiro ano de Ciro. 2 Cr 36:22,23Ciro. Conta-se que Ciro era filho de Cambises, rei da Pérsia, e de Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Nasceu cerca de 600 anos antes de Cristo, e morreu com a idade de 70 anos, após ter reinado durante 30 anos. Ele era mencionado pelo nome. Suas conquistas foram preditas pelo profeta Isaías cerca de 100 anos antes de ele nascer. Josefo afirma que a parcialidade por ele demonstrada para com os judeus procedeu das circunstâncias em que as promessas lhe foram mostradas, possivelmente por Daniel. por boca de Jeremias. Jr 25:12–14; Jr 29:10; Jr 33:7–13despertou o Senhor. 5:13–15; 6:22; 7:27; Sl 106:46; Pv 21:1; Dn 2:1fez passar pregão. Heb. fez passar uma voz. Mt 3:1–3; Jo 1:23.

2 O Senhor. 1 Rs 8:27; 2 Cr 2:12; Is 66:1; Jr 10:11; Dn 2:21, 28; Dn 5:23me deu. Jr 27:6, 7; Dn 2:37, 38; Dn 4:25, 32; Dn 5:19–21todos os reinos da terra. Segundo o testemunho de antigos escritores, Ciro reinou, naquele tempo, sobre os medos, persas, hircanianos, siros, assírios, indianos, etc., e toda a Ásia Menor. e me encarregou de lhe edificar. Is 44:26–28; Is 45:1,12,13

3 seja seu Deus com ele. Js 1:9; 1 Cr 28:20; Mt 28:20ele é o Deus. Dt 32:31; Sl 83:18; Is 45:5; Jr 10:10; Dn 2:47; Dn 6:26; At 10:36

4 os homens deste lugar. 7:16–18; At 24:17; 3Jo 6–8o ajudarão. Heb. o levantarão. Ec 4:9, 10; Gl 6:2as dádivas voluntárias. 2:68–70; 1 Cr 29:3,9,17

5 cujo espírito Deus despertou. 1; 2 Cr 36:22; Ne 2:12; Pv 16:1; 2 Co 8:16; Fp 2:13; Tg 1:16, 17; 3Jo 11

6 os ajudaram. 7:15, 16; 8:25–28,33voluntariamente, se deu. 4; Sl 110:3; 2 Co 9:7

7 Também o rei Ciro. 5:14; 6:5Nabucodonosor. 2 Rs 24:13; 2 Rs 25:13–16; 2 Cr 36:7,10,18; Jr 27:21, 22; Jr 28:3–6; Dn 1:2; Dn 5:2,3,23

8 Sesbazar. 11; 5:14, 16; Ag 1:1, 14; Ag 2:2–4; Zc 4:6–10

9 trinta bacias de ouro. Nm 7:13, 19–89; 1 Rs 7:50; 2 Cr 4:8,11,21,22; 2 Cr 24:14; Mt 14:8vinte e nove facas. Mt 10:29–31

10 10

11 Todos os utensílios. Rm 9:23; 2 Tm 2:19–21cinco mil e quatrocentos. Em vez de 5:400, a soma dos artigos citados nos vs. 9–10 é de apenas 2:499. Porém, segundo o livro apócrifo de 1 Esdras 2:13–14, o total é 5.469. Isto fica claro a partir dos seguintes dados:

Em Esdras
 
 
 
Em 1 Esdras
 
 
 
Bacias de ouro
 
30
 
Taças de ouro
 
1:000
 
Bacias de prata
 
1:000
 
Taças de prata
 
1:000
 
Facas
 
29
 
Incensários de prata
 
29
 
Taças de ouro
 
30
 
Bacias de ouro
 
30
 
Taças de prata
 
410
 
Bacias de prata
 
2:410
 
Outros utensílios
 
1:000
 
Outros utensílios
 
1:000
 
Total afirmado
 
5:400
 
Total
 
5:469
 
Mas apenas
 
2:499
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Excedente
 
69
 
Déficit
 
2901
 
 
 
 
 

 

Supõe-se que a soma de fato era de 5:400, mas apenas os objetos principais foram especificados. Colheres, etc. foram omitidos. exílio. Heb. transporte. Mt 1:11–12

2

1 O número de pessoas que voltaram:

36 sacerdotes;

40 levitas;

43 servidores do templo;

55 filhos dos servos de Salomão;

61 sacerdotes que não podiam provar sua genealogia.

64 O número total de pessoas juntamente com suas posses.

68 As ofertas voluntárias.

 

 

1 São estes os filhos. 5:8; 6:2; Ne 7:6–73; Et 1:1,3,8,11; Et 8:9; At 23:34que Nabucodonosor. 2 Rs 24:14–16; 2 Rs 25:11; 2 Cr 36:1–23; Jr 39:1–18; Jr 52:1–34; Lm 1:3, 5; Lm 4:22; Sf 2:7

2 Zorobabel. 1:11[Sesbazar.] Ne 7:7; Ag 1:1,12,14; Ag 2:2,4,21; Zc 4:6–10; Mt 1:12, 13Zorobabel. Jesua. 3:8, 9; 4:3; 5:2; Ag 1:12, 14; Ag 2:4; Zc 3:1,3,8,9Seraías. Ne 7:7[Azarias, Raamias, Naamani, Misperete, Neum.] Reum. 4:8

3 os filhos. Nesta listagem, a palavra filhos, seguida do nome de um homem, significa os descendentes desta pessoa, como nos vs. 3–20. Quando a palavra é seguida de nome de cidade, lugar, etc., significa os habitantes daquele lugar, como nos vs. 21–25. Parós. 8:3; 10:25; Ne 7:8

4 Sefatias. 8:8; Ne 7:9

5 Ará. Ne 6:18; Ne 7:10652.

6 Paate-Moabe. 8:4; 10:30; Ne 7:112818. 10:14Jesua-Joabe. 8:9

7 Elão. 31; 8:7; 10:26; Ne 7:12

8 Zatu. 10:27; Ne 7:13845.

9 Zacai. Ne 7:14

10 Bani. A variação de Bani, בני, e Binui, בנוי, provém da elisão ו, wav. A LXX, porém, traz Βανουι, como no texto paralelo. 10:34; Ne 7:15[Binui.] 648.

11 Bebai. 8:11; 10:28; Ne 7:16628.

12 Azgade. 8:12; Ne 7:172322.

13 Adonicão. 8:13; Ne 7:18667.

14 Bigvai. 8:14; Ne 7:192067.

15 Adim. 8:6; Ne 7:20655.

16 Ater. Ne 7:21

17 Bezai. Ne 7:23324.

18 Jora. Ne 7:24Harife.

19 Hasum. 10:33; Ne 7:22328.

20 Gibar. Ne 7:25[Gibeão.]

21 Belém. 1 Cr 2:50–52

22 Netofa. 2 Sm 23:28; 1 Cr 2:54; Ne 7:26188. Jr 40:8

23 Anatote. Js 21:18; Ne 7:27; Is 10:30; Jr 1:1; Jr 11:21

24 Azmavete. Ne 7:28[Bete-Azmavete.]

25 Quiriate-Arim. Js 9:17; Ne 7:29[Quiriate-Jearim.]

26 Ramá. Js 18:24, 25; Ne 7:30

27 Micmás. 1 Sm 13:5,23; Is 10:28; Ne 7:31

28 Ai. Gn 12:8; Js 7:2; Js 8:9, 17; Ne 7:33133.

29 Nebo. Nebo possivelmente é Nabau, que Eusébio e Jerônimo situam à 13 km ao sul de Hebrom. Nm 32:3; Dt 32:49; Ne 7:33; Is 15:2; Jr 48:1, 22

30 Magbis. i.e., congregando; cristalizando. Os filhos de Magbis não são nomeados nas cópias de Neemias. Mas o MS. Alexandrino da LXX traz os nomes nesta passagem. 30

31 Elão. 7; Ne 7:34

32 Harim. 10:31; Ne 7:35

33 Lode. 1 Cr 8:12; Ne 6:2; Ne 7:37; Ne 11:34, 35Hadide. ou, Haride, conforme aparece em algumas cópias. Hadide possivelmente é a Adiada mencionada por Josefo e pelos Macabeus (1 Macabeus 12:38; 13.13), cidade situada sobre um monte numa planície de Judá. Eusébio também menciona Adita, e a situa próximo de Dióspolis, Lídia ou Lode.

34 Jericó. 1 Rs 16:34; Ne 7:36

35 Senaá. Ne 7:383930.

36 Jedaías. 1 Cr 9:10; 1 Cr 24:7Jesua. 3:9; Ne 7:39

37 Imer. 10:20; 1 Cr 24:14; Ne 7:40

38 Pasur. 10:22; 1 Cr 9:12; Ne 7:41

39 Harim. 10:21; 1 Cr 24:8; Ne 7:42

40 Hodavias. 3:9[Judá.] Ne 7:43[Hodeva.]

41 Asafe. 1 Cr 6:39; 1 Cr 15:17; 1 Cr 25:1,2; Ne 7:44; Ne 11:17

42 Os filhos dos porteiros. 1 Cr 26:1–19; Ne 7:45138.

43 Os servidores do templo. 58; 1 Cr 9:2; Ne 7:46–56; Ne 10:28Hasufa. Ne 7:46

44 Sia. Ne 7:47

45 Lebana. Há variações na grafia desta palavra. Estas variações se devem à mutação de ה, hay, para א, aleph, segundo o dialeto caldeu. O original é, respectivamente: לבנה, Lebanah, e לבנא Lebana; חגבה, Hagabah, e חגבא, Hagaba. Ne 7:48Lebana, Hagaba.

46 46

47 47

48 48

49 Paséia. Ne 7:51

50 meunitas. Ne 7:52[Meunim, Nefusesim.]

51 51

52 Baslute. Ne 7:54[Bazlite.]

53 Temá. Ne 7:55[Tama.]

54 54

55 Os filhos dos servos de Salomão. 1 Rs 9:21Peruda. Ne 7:57[Perida.]

56 Jaala. Ne 7:58

57 Poquerete-Hazebaim. Ne 7:59Ami. Ne 7:59[Amom.]

58 Todos os servidores do templo. 7:7; Js 9:21,23,27; 1 Cr 9:2; Ne 3:26; Ne 7:60filhos dos servos de Salomão. 1 Rs 9:21

59 Tel-Harsa. Ne 7:61[Tel-Harsa, Adom.]

60 of filhos de Delaías. Ne 7:62642.

61 filhos dos sacerdotes. Ne 7:63, 64Barzilai. 2 Sm 17:27; 2 Sm 19:31–39; 1 Rs 2:7

62 pelo que foram tidos por imundos. Lv 21:21–23; Nm 3:10; Nm 16:40; Nm 18:7; Ez 44:10–14

63 o governador. A pessoa que ocupava este ofício naquela época provavelmente foi Zorobabel. Supõe-se que a palavra original Tirshatha, traduzida por governador, é persa. Se isto é assim, então ela signfica austeridade, segundo Castel, ou o temor gerado pela autoridade de um governador. É possível que palavra deriva de tars, “ouvido,” ou tursh, “ácido, austero.” Ne 7:65; Ne 8:9; Ne 10:1não comessem das coisas sagradas. Lv 2:3, 10; Lv 6:17, 29; Lv 7:16; Lv 10:17, 18; Lv 22:2,3,10,14–16; Nm 18:9–11,19; Nm 18:32Urim. Êx 28:30; Lv 8:8; Nm 27:21; Dt 33:8; 1 Sm 28:6

64 quarenta e dois mil trezentos e sessenta. Embora a soma total do presente texto e do texto de Neemias seja igual, ou seja, 42.360, os dados individualizados somam 29:818 em Esdras, e 31:089 em Neemias. Neemias menciona 1:765 pessoas que não se encontram em Esdras; e Esdras menciona 494 pesssoas que não se encontram em Neemias. Este último dado dá a impressão de total impossibilidade de conciliar os dois relatos. Porém, Alting pensa que justamente este dado é ponto chave para a conciliação. Se o excedente de Esdras for adicionado à soma de Neemias, e o excedente de Neemias for adicionado à soma de Esdras, chegar-se-á ao total de 31:583 em ambos os relatos. Subtraindo-se este número de 42:360, faltam 10:777, que não são mencionados porque não pertenciam às tribos de Judá e Benjamim, ou aos sacerdotes, mas às outras tribos de Israel. 9:8; Ne 7:66–69; Is 10:20–22; Jr 23:3

65 afora os seus servos. Is 14:1, 2duzentos cantores e cantoras. Êx 15:20,21; 2 Sm 19:35; Ne 7:67; Sl 68:25; Sl 148:12, 13; Ec 2:8; Jr 9:17, 18; Mt 9:23

66 66

67 67

68 deram voluntárias ofertas. Êx 35:5–19,29; Êx 36:3; Nm 7:3–89; 1 Cr 29:5–17; Ne 7:70–73; Sl 110:3; Lc 21:1–4; 2 Co 8:3,12; 2 Co 9:7para a restaurarem no seu lugar. 3:3; 1 Cr 21:18; 1 Cr 22:1; 2 Cr 3:1

69 deram para o tesouro. 8:25–34; 1 Rs 7:51; 1 Cr 22:14; 1 Cr 26:20–28; Ne 7:71, 72

70 6:16, 17; 1 Cr 11:2; Ne 7:73; Ne 11:3–36

3

1 O altar é levantado.

4 Os sacrifícios são renovados.

7 Trabalhadores são empregados para prepararem materiais.

8 Os alicerces do templo são lançados com grande alegria e choro.

 

 

1 o sétimo mês. Êx 23:14–17; Lv 16:29; Lv 23:24, 27–44; Nm 29:1–40; Ne 8:2, 14como um só homem. Jz 20:1; Ne 8:1; Sf 3:9; At 2:46; At 4:32; 1 Co 1:10

2 Jesua. Ag 1:1,12,14; Ag 2:2–4; Zc 3:1, 8; Zc 6:11Zorobabel. 2:2; 1 Cr 3:17,19; Ag 2:21, 23; Zc 4:6–10; Mt 1:12, 13; Lc 3:27Zorobabel, Sealtiel. como está escrito. Êx 20:24,25; Nm 28:3–31; Dt 12:5–7; 2 Cr 6:6; Sl 78:68O Bispo Patrick observa que, antes da construção do templo, parece que foi armado um tabernáculo para culto, como no tempo de Davi, não monte Moriá, mas no monte Sião. Este teria sido usado enquanto o templo estava sendo construido. Aprendamos, pois, a iniciar com Deus e fazer o que é possível na adoração a Deus, quando não podemos fazer o que gostaríamos. Eles não podiam ter um templo imediatamente, mas não deixaram de ter um altar. Onde quer que o cristão vá, se ele não levar consigo os sacrifícios de oração e louvor, estará falhando nos seus deveres. O cristão sempre dispõe de um altar que santifica tanto a dádiva quanto o doador.

3 Firmaram o altar. 2 Cr 4:1sob o terror. 4:11–16; 8:21, 22; Sl 27:1, 2; Sl 56:2–4holocaustos. Êx 29:38–42; Nm 28:2–8

4 a Festa dos Tabernáculos. Êx 23:16; Lv 23:34–36; Ne 8:14–17; Zc 14:16–19; Jo 7:2, 37holocaustos diários. Nm 29:12–38segundo o número ordenado para cada dia. Heb. a questão do dia no seu dia. Êx 5:13; Êx 29:38; Jr 52:34, marg.

5 o holocausto contínuo. Êx 29:38–42; Nm 28:3–10,11,19,27; Nm 29:2,8,13ofertas voluntárias. Lv 1:3; Dt 12:6, 17; 2 Cr 29:31,32

6 ainda não estavam postos os fundamentos do templo. Heb. o templo do Senhor ainda não tinha sido fundado.

7 Deram, pois, o dinheiro. 2 Rs 12:11,12; 2 Rs 22:5,6; 2 Cr 24:12,13carpinteiros. ou, trabalhadores. comida. 1 Rs 5:6,9–11; 2 Cr 2:10–15; Ez 27:17; At 12:20Jope. Jope, atual Jafa ou Yafa, um dos mais antigos portos marítimos do mundo, situa-se numa bela planície junto às margens do Mediterrâneo, entre o sul de Jâmnia e o norte da Palestina, à 28 km de Antipatre, segundo Josefo, à 48 km ao sul de Cesaréia, à 19 km ao norte de Asdode, à 14 km a oeste de Ramla e à 64 km a oeste de Jerusalém, segundo estudiosos modernos. Ainda é uma cidade considerável, ocupando uma área elevada próxima junto à costa marítima, tendo uma fortaleza no topo. O pé do monte é cercado por um muro de 3,60 m a 4,20 m de altura, e 60 cm a 90 cm de espessura. Nos arredores há bosques. 2 Cr 2:16; Jn 1:3; At 9:36; At 10:5, 6segundo a permissão. 6:3–5

8 Zorobabel. 2da idade de vinte anos para cima. Nm 4:3; 1 Cr 23:24–32

9 Jesua. Jesua não é o sumo-sacerdote, mas outro Jesua, um levita, mencionado no texto paralelo. 2:40Judá. Hodavias, הודויה, é chamado de Hodeva, הודוה, pela elisão de י, yood. Provavelmente era chamado de Judá, sendo que a a palavra tem o mesmo significado. 2:40[Hodavias.] Ne 7:43[Hodeva.] juntamente. Heb. como um.

10 Quando os edificadores. Zc 4:10apresentaram-se os sacerdotes. Êx 28:40–42; 1 Sm 22:18; 1 Cr 15:27; Ne 12:24–26com trombetas. Nm 10:1–10; 1 Cr 15:24; 1 Cr 16:5,6,42filhos de Asafe. 1 Cr 6:39; 1 Cr 16:37; 1 Cr 25:1–7; 2 Cr 35:15segundo as determinações. 1 Cr 6:31–48; 1 Cr 16:4–7; 1 Cr 23:5; 2 Cr 29:25,26

11 Cantavam alternadamente. Êx 15:21; Ne 12:24, 40; Sl 24:7–10; Is 6:3porque a sua misericórdia. 1 Cr 16:34,41; 2 Cr 7:3; Sl 103:17; Sl 106:1; Sl 107:1; Sl 135:3; Sl 136:1–26; Sl 145:1–11; Jr 33:11; Lc 1:50E todo o povo jubilou. Js 6:5,10,16; Sl 47:1, 5; Is 12:6; Is 44:23; Zc 9:9por se terem lançado. Sl 102:13, 14; Ap 21:10–14

12 Porém muitos dos sacerdotes. Ag 2:3choraram em alta voz. Sl 126:6; Jr 31:8, 9foram lançados os alicerces. Jó 8:7; Is 41:14; Is 60:22; Dn 2:34, 35; Zc 4:10; Mt 13:31, 32

13 não se podiam discernir. A cena devia ser muito comovente. Uma parte do povo chorava de tristeza em voz alta; outra parte gritava de alegria em voz alta. Tanto uns quanto outros chamavam a atenção. O profeta Ageu (Ag 2:1–9) confortou o povo naquela ocasião, assegurado-os que a glória desta Casa excederia à anterior porque o Senhor viria a esta e a encheria com a sua glória. as vozes de alegria. Jz 2:5o povo jubilava. Ne 12:43; Sl 5:11; Jr 33:11; Zc 4:7; Lc 19:37–40as vozes se ouviam de mui longe. Êx 32:17,18; 1 Sm 4:5; 1 Rs 1:40,45; Sl 100:1, 2

4

1 Os adversários não são aceitos no templo junto com os judeus; por isso eles querem parar a construção.

7 Os adversários enviam carta a Artaxerxes.

17 A resposta e o decreto de Artaxerxes.

23 Interfere-se na construção.

 

 

1 os adversários. Os adversários eram samaritanos, descendentes de vários povos com quem os reis da Assíria povoaram Israel quando levaram cativos os habitantes originais. 7:9; 1 Rs 5:4,5; 1 Cr 22:9,10; Ne 4:1–11; Dn 9:25; 1 Co 16:9os que voltaram do cativeiro. Heb. filhos do transporte. 1:11, marg.; 6:16,19,20; 10:7, 16; Dn 5:13

2 Zorobabel. 1:5; 2:2; 3:2, 12Deixai-nos edificar. Pv 26:23–26; 2 Co 11:13–15; Gl 2:4; 2 Tm 3:8; 2 Pe 2:1,2já lhe sacrificamos. 2 Rs 17:24,27–33,41Esar-Hadom. 10[Osnapar.] 2 Rs 19:37Esar-Hadom. Gn 10:11; Sl 73:8; Is 37:37Assíria. Os 14:3

3 Nada tendes conosco. Ne 2:20; Jo 4:22, 23; At 8:21; Rm 9:4, 5; 3Jo 9,10Ciro. 1:1–3; 6:3–5; 2 Cr 36:22,23; Is 44:28; Is 45:1, 4; Mt 10:16

4 desanimaram o povo. 3:3; Ne 6:9; Is 35:3, 4; Jr 38:4inquietando-o no edificar. Ne 4:7,8,11

5 alugaram. Sl 2:1, 2; Na 1:11; At 24:1–27até ao reinado de Dario. 24; 5:5–17; 6:1–18

6 3475 A.M.; 529 a.C. Assuero. Heb. Ahashverosh. Este era Cambises, filho de Ciro, que sucedeu seu pai, 3475 A.M., e reinou sete anos e cinco meses. escreveram uma acusação. Mt 27:37; At 24:5–9,13; At 25:7; Ap 12:10

7 3482 A.M.; 522 a.C. Artaxerxes. Este Artaxerxes foi um dos sábios, que usurpou o trono após a morte de Cambises, durante sete meses, fingindo ser Smerdes, irmão de Cambises. Justino o chama de Oropoesto; Heródoto o chama de Smerdes; Mardo o chama de Esquilo, e Ctesias de Sfendatates. Bislão. ou, em paz. companheiros. Heb. associados. 9,17; 5:6língua siríaca. Possivelmente isto refere tanto à língua quanto à grafia siríaca ou caldéia. Por isso, do v. 8 deste capítulo até 7:27, as cartas, decretos, etc., não estão em hebraico no original, mas em caldeu. 2 Rs 18:26; Is 36:11; Dn 2:4

8 escrivão. ou, secretário. 9; 2 Sm 8:17; 2 Sm 20:25; 2 Rs 18:18

9 companheiros. Aram. associados. dinaítas. 2 Rs 17:24,30,31afarsaquitas. 5:6; 6:6sunaquitas. Et 1:2; Et 2:3; Dn 8:2elamitas. Gn 10:22; Is 21:2; Jr 25:25; Jr 49:34; Ez 32:24; At 2:9

10 e outros povos. 1; 2 Rs 17:24–41o grande e afamado Osnapar. Rm 13:7(naquele tempo). Aram. Cheeneth. 11,17; 7:12

11 11

12 aquela rebelde. 15,19; 2 Rs 18:20; 2 Rs 24:1; 2 Cr 36:13; Jr 52:3; Ez 17:12–21; Lc 23:2–5; At 24:5; 1 Ts 5:22; 1 Pe 2:13–15reedificando. ou, terminando. Ne 1:3; Dn 9:25malvada cidade. Sl 48:1, 2; Is 1:21–23; Lc 13:34reparando. Aram. juntando, ou costurando junto.

13 se aquela cidade. Ne 5:4; Sl 52:2; Sl 119:69pagarão. Aram. darão. os direitos. 7:24; Mt 9:9; Mt 17:25; Rm 13:6, 7

14 somos assalariados, etc. Aram. somos salgados com o sal do palácio. O sal é reconhecidamente um dos produtos essenciais para a vida (Apócrifo Eclesiástico 39:26 ou 31). Portanto, o sal é usado para conservar alimentos de modo geral. Parkhurst diz que, entre os nativos do Oriente Indiano, é comum a expressão: “Como o sal de alguém,” no sentido de ser alimentado por alguém. Entre povos ocidentais, o sal também era tido como símbolo de amizade e hospitalidade. Portanto, comer o sal de alguém significa estar ligado à uma pessoa por laços de amizade. e não nos convém. Ez 33:31; Jo 12:5, 6; Jo 19:12–15

15 aquela cidade foi rebelde. 12; Ne 2:19; Ne 6:6; Et 3:5–8; Dn 6:4–13; At 17:6, 7pelo que foi a cidade destruída. 2 Rs 24:20; 2 Rs 25:1,4; Jr 52:3–34

16 não terá a posse. 20; 2 Sm 8:3; 1 Rs 4:24

17 companheiros. Aram. associados. 7,9Paz. 5:7; 7:12; Lc 10:5; At 23:26; Rm 1:7

18 18

19 Ordenando-o. Aram. por meu decreto está determinado. buscaram. 15; 5:17; 6:1, 2; Dt 13:14; Pv 25:2e acharam. 2 Rs 18:7; 2 Rs 24:20; Ez 17:13–19

20 reis poderosos. 1 Rs 4:21,24; 1 Cr 18:3; Sl 72:8dalém do Eufrates. 16; Gn 15:18; Js 1:3, 4lhes pagaram direitos. 1 Cr 18:6,13; 1 Cr 19:19; 2 Cr 9:14,23,24; 2 Cr 17:11; 2 Cr 26:7,8

21 dai ordem, etc. Aram. fazei decreto. 19

22 Por que há de crescer. 13; Et 3:8, 9; Et 7:3, 4

23 Reum. 8,9,17foram eles apressadamente. Pv 4:16; Mq 2:1; Rm 3:15

24 e isso até ao segundo ano. Ne 6:3, 9; Jó 20:5; 1 Ts 2:18Dario. Este era o Dario Histaspes, um dos sete príncipes que matou o usurpador Smerdes. Ele subiu ao trono da Pérsia, 3483 A.M., 521 a.C., e reinou 36 anos. 5:5; 6:1; Ag 1:15

5

1 Animados por Ageu e Zacarias, Zorobabel e Jesua dão prosseguimento à construção do templo.

3 Tatenai e Sestar-Bozenai não conseguem atrapalhar os judeus.

6 A carta destes contra os judeus enviada a Dario.

 

 

1 3484 A.M.; 520 a.C. Ageu e Zacarias. Ageu e Zacarias são os profetas menores que escreveram os livros que se encontram na Bíblia. Pelo fato de muitas vezes se referirem aos relatos aqui registrados, é proveitoso fazer a leitura destes dois livros simultaneamente a Esdras. Ag 1:1–15Zacarias. Zc 1:1–21filho de Ido. Isto é, “neto de Ido,” pois Zacarias era filho de Berequias, filho de Ido. em nome do Deus de Israel. Mq 5:4; Ag 1:2–8; Zc 1:3, 4; Zc 4:6–10

2 se dispuseram. 3:2; Ag 1:12–15Jesua. Zc 6:11[Josué], filho de Jozadaque. os referidos profetas de Deus. 6:14; Ag 2:4–9,20–23; Zc 3:1–4.14; 2 Co 1:24

3 Tatenai. Tatenai era governador das províncias que pertenciam ao Império Persa, a oeste do Eufrates, englobando Síria, Arábia Deserta, Fenícia e Samaria. Parece ter sido homem brando e ponderado, agindo com grande prudência e cautela, sem paixão e sem causar prejuízos. 6; 6:6, 13; 7:21; Ne 2:7–9Quem vos deu ordem. 9; 1:3; Mt 21:23; At 4:7

4 E quais são os nomes. 10

5 Porém os olhos de Deus. 7:6, 28; 8:22; 2 Cr 16:9; Sl 32:8; Sl 33:18; Sl 34:15; Sl 76:10; Fp 1:28; 1 Pe 3:12de maneira que não foram obrigados. Sl 129:2–5e viesse resposta. 6:6–12

6 3485 A.M.; 519 a.C. Eis a cópia da carta. 4:11, 23os afarsaquitas. 4:9; 6:6

7 na qual. Aram. no meio da qual. toda a paz. 4:17; Dn 3:9; Dn 4:1; Dn 6:21; Jo 14:27; 2 Ts 3:16

8 província de Judá. 2:1; Ne 7:6; Ne 11:3; Et 1:1, 22à casa do grande Deus. 1:2, 3; 6:10; 7:23; Dt 10:17; Dt 32:31; Sl 145:3; Dn 2:47; Dn 3:26; Dn 4:2, 34–37; Dn 6:26grandes pedras. Aram. pedras rolantes. Mc 13:1, 2

9 Quem vos deu ordem. 3,4

10 lhes perguntamos. 4

11 Nós somos servos. Js 24:15; Sl 119:46; Dn 3:26; Jn 1:9; Mt 10:32; Lc 12:8; At 27:23; Rm 1:16; Rm 6:16; Gl 6:14a qual um grande rei. 1 Rs 6:1–7.51; 2 Cr 3:1–5.14

12 3408 A.M.; 536 a.C. Mas, depois. 2 Rs 21:12–15; 2 Cr 34:24,25; 2 Cr 36:16,17; Ne 9:26, 27; Is 59:1, 2; Jr 5:29; Dn 9:5ele os entregou. Dt 28:15–68; Dt 29:24–28; Dt 31:17; Dt 32:30; Jz 2:14; Jz 4:2; Jz 6:1; 1 Rs 9:6–9; 2 Cr 7:19–22; Sl 106:40nas mãos de Nabucodonosor. 2 Rs 24:2,10–17; 2 Rs 25:1,8–11,12–30; 2 Cr 36:6–10; Jr 39:1–14; Dn 1:1, 2

13 1:1–8; 6:3–5; Is 44:28; Is 45:1

14 Também os utensílios. 1:7–10; 6:5; 2 Cr 36:7,18; Jr 52:19; Dn 5:2, 3o rei Ciro os tirou. 7:27; Pv 21:1Sesbazar. 16; 1:11a quem nomeara. Ag 1:1, 14; Ag 2:2, 21governador. ou, representante. At 13:7,8,12

15 e faze reedificar. 1:2; 3:3; 6:3

16 Sesbazar. 14lançou os fundamentos. 2; 3:8, 10; Ag 1:12–14; Ag 2:18; Zc 4:103468–3485 A.M.; 536–519 a.C. e ainda não está acabada. 6:15

17 3485 A.M.; 519 a.C. se busque nos arquivos. 4:15, 19; 6:1, 2; Pv 25:2haver uma ordem. 6:3–5

6

1 Encontrado o decreto de Ciro, Dario lança novo decreto para o prosseguimento da construção.

13 Com a ajuda de Tatenai e Setar-Bozenai, e conforme o decreto, o templo é concluido.

16 A dedicação do templo.

19 A celebração da Páscoa.

 

 

1 e uma busca se fez. 4:15, 19; 5:17; Jó 29:16; Pv 25:2arquivos. Aram. livros. Sl 40:7; Jr 36:2–4,20–23,29,32; Ez 2:9; Ez 3:1; Ap 5:1se guardavam. Aram. feitos descer.

2 Em Acmetá. ou, em Ecbatana, ou, num cofre. אחמתא, provavelmente da língua persa חם, kham, “casa de verão,” com um prefixo א, aleph, e a terminação língua caldéia תא, tha, muito provavelmente significa Ecbatana, como se encontra na Vulgata e em Josefo, casa de verão dos manarcas persas. Situava-se numa região montanhosa, ao pé do monte Orontes, ou Jasônio, segundo Amiano, nos confins do sul da Média e Pérsia; segundo Plínio, ficava à 1.206 km da Grande Selêucia, à 32 km do Mar Cáspio, à 724 km de Susa. Diodoro atribui a construção da cidade a Semirame; Eusébio e Heródoto, a Deioces (Cron. 1.1). Heródoto diz que a cidade era cercada por sete muros fortes e largos construídos em círculo, um dentro do outro, elevando-se um acima do outro à altura de suas respectivas ameias. Cada muro se distinguia por uma cor diferente. O primeiro era branco, o segundo preto, o terceiro púrpura, o quarto azul, o quinto laranja, o sexto chapeado de prata e o sétimo de ouro. O maior destes muros media quase a extensão de Atenas, i.e., 40 km, segundo Diom Crisóstomo. Porém, Diodoro Sículo afirma que a circunferência de Ecbatana era de 50 km. Dentro do círculo interno ficava o palácio do rei e a tesouraria real, muito elogiados por Políbio por causa do seu esplendor e das suas riquezas. D’Anville e Major Rennel dizem que é muito provável que a atual Hamadã, cujas ruínas atestam seu antigo esplendor, ocupa a área de Ecbana. Hamadã situa-se em Al Gebal, ao pé do grande monte Alwend, cerca de 480 km de Bagdá.

3 no seu primeiro ano. 1:1–4; 5:13–15; 2 Cr 36:22,23para ser um lugar. Dt 12:5,6,11–14; 2 Cr 2:6; Sl 122:4a sua altura. 1 Rs 6:2,3; 2 Cr 3:3,4; Ez 41:13–15; Ap 21:16com três carreiras. 1 Rs 6:36

4 A despesa. 7:20–23; Sl 68:29; Sl 72:10; Is 49:23; Is 60:6–10; Ap 12:16

5 os utensílios de ouro. 1:7, 8; 5:14; Jr 27:16, 18–22; Dn 1:2; Dn 5:2que Nabucodonosor. 2 Rs 24:13; 2 Rs 25:14,15; 2 Cr 36:6,7,10,18; Jr 52:19levando-os. Aram. ir.

6 Tatenai. 5:3seus companheiros. Aram. seus associados. 5:6retirai-vos para longe dali. Gn 32:28; Gn 43:14; Ne 1:11; Sl 76:10; Pv 21:1, 30; Is 27:8; At 4:26–28; Rm 8:31

7 Não interrompais a obra. At 5:38, 39

8 se decreta. Aram. um decreto é feito por mim. tesouraria real. 4; 4:16, 20; 7:15–22; Sl 68:29–31; Ag 2:8não se interrompa. 4:21, 23; 5:5

9 Também se lhes dê. Is 49:23novilhos. Lv 1:3–5,10; Lv 9:2; Sl 50:9–13cordeiros. Êx 29:38–42; Nm 28:1–29.40trigo. Lv 2:1–16; Nm 15:4–31; 1 Cr 9:29sal. Lv 2:13; Mc 9:49

10 aroma agradável. Aram. descanso. Gn 8:21; Lv 1:9, 13; Ef 5:2e orem pela vida. 7:23; Jr 29:7; 1 Tm 2:1,2

11 todo homem que alterar. 7:26uma viga se arrancará. Et 5:4; Et 7:10da sua casa se faça. 2 Rs 9:37; 2 Rs 10:27; Dn 2:5; Dn 3:29

12 que fez habitar ali. Êx 20:24; Dt 12:5, 11; Dt 16:2; 1 Rs 9:3; 2 Cr 7:16; Sl 132:13, 14derribe a todos os reis. Sl 5:10; Sl 21:8–10; Sl 137:8, 9; Is 60:12; Ob 10; Zc 12:2–4; At 5:38, 39; At 9:5; Ap 19:14–21Eu, Dario. Et 3:14, 15; Et 8:14com toda a pontualidade. 13; Ec 9:10

13 Tatenai. 4:9, 23; 5:6assim o fizeram. Et 6:11; Jó 5:12,13; Pv 29:26

14 Os anciãos dos judeus. 3:8; 4:3em virtude do que profetizaram. 5:1, 2; Ag 1:12–14; Ag 2:2–15; Zc 2:1–4.14; Zc 6:1–15e a terminaram. Zc 4:9segundo o decreto. Is 44:28; Ag 1:8Ciro. 13; 1:1–4; 4:24; 5:13Artaxerxes. Artaxerxes, terceiro filho e sucessor de Xerxes, cognominado Μακροχειρ, ou Longímano, ou, na língua persa, Ardsheer deeraz dest, “Ardser, o mão longa.” Segundo os gregos, ele foi assim chamado por causa do extraordinário comprimento de suas mãos. Porém, segundo os orientais, seu nome se deve à extensão de seus domínios. Ele subiu ao trono persa, em 3540 A.M., 464 a.C., e reinou quarenta e um anos. Diz-se que ele teria sido a pessoa mais bela daquela época e um príncipe muito brando e generoso. 7:1

15 3489 A.M.; 515 a.C. mês de adar. Et 3:7, 13; Et 8:12; Et 9:1,15,17,19,21

16 Os filhos de Israel. 1 Cr 9:2; Ne 7:73exilados. Aram. filhos do transporte. 4:1celebraram com regozijo. 22; 3:11, 12; Dt 12:7; 1 Cr 15:28; 2 Cr 7:10; 2 Cr 30:23,26; Ne 8:10; Ne 12:43a dedicação. 1 Rs 8:63; 2 Cr 7:5,9; Jo 10:22; Sl 122:1; Fp 4:4Havendo estabelecido o culto a Deus nesta dedicação, foram tomadas providências para mantê-lo, segundo as determinações do Livro de Moisés. Apesar que agora o culto no templo não podia ser realizado com toda a pompa e abundância como antes por causa da pobreza atual, sem dúvida, no entanto, ele foi realizado com pureza e participação sincera como nunca. Nenhuma beleza se iguala à beleza da santidade.

17 ofereceram. 8:35; Nm 7:2–89; 1 Rs 8:63,64; 1 Cr 16:1–3; 2 Cr 7:5; 2 Cr 29:31–35oferta pelo pecado. Lv 4:3, 13, 14, 22, 23, 28; 2 Cr 29:21–23segundo o número. Embora as tribos de Banjamim e Judá, juntamente com os sacerdotes e levitas, constituissem a maior parte do povo, muita gente das outras tribos tinha retornado com estes do cativeiro. 1 Rs 18:31; Lc 22:30; Ap 7:4–8; Ap 21:12

18 Estabeleceram os sacerdotes. 1 Cr 23:1–26.32; 2 Cr 35:4,5segundo está escrito. Aram. segundo o escrito. Nm 3:6; Nm 8:9–26

19 Os que vieram do cativeiro. 16celebraram a Páscoa. Êx 12:6–36; Js 5:10; 2 Cr 30:1–35.27

20 se tinham purificado. 2 Cr 29:34; 2 Cr 30:15–17mataram o cordeiro da Páscoa. Êx 12:21; 2 Cr 35:11; Hb 7:27

21 comeram a Páscoa. Êx 12:47–49; Sl 93:5se haviam separado. 9:11; Nm 9:6,7,10–14; Is 52:11; Ez 36:25; 2 Co 6:17; 2 Co 7:1

22 a Festa dos Pães Asmos. Êx 12:15–20; Êx 13:6,7; 2 Cr 30:21; 2 Cr 35:17; Mt 26:17; 1 Co 5:7,8mudando o coração. 7:27; Pv 16:7; Pv 21:1; Jo 19:11rei da Assíria. Pelo fato de reinar sobre o território da Assíria, Dario é chamado aqui de “rei da Assíria.” 6–12; 1:1; 2 Rs 23:29; 2 Cr 33:11; Zc 10:10, 11

7

1 Esdras vai a Jerusalém.

11 A bondade de Artaxerxes para com Esdras.

27 Esdras agradece a Deus por isso.

 

 

1 3547 A.M.; 457 a.C. Artaxerxes. 12,21; 6:14; Ne 2:1Esdras. 10; 8:1–10.44; Ne 8:2–9Seraías. 2 Rs 25:18; 1 Cr 6:4–14; 1 Cr 9:11; Ne 11:11; Jr 52:24–27Hilquias. 2 Rs 22:4,8; 2 Cr 34:9,15

2 Zadoque. 2 Sm 8:17; 1 Rs 2:35

3 3

4 4

5 Finéias. Êx 6:25; Nm 25:7–13; Nm 31:6; Js 22:13, 31; Jz 20:28; 1 Cr 6:4,50–52; Sl 106:30, 31Eleazar. Lv 10:6,12,16; Nm 3:32; Nm 20:25–28; Nm 27:2; Nm 31:31, 54; Js 14:1; Js 24:33; 1 Cr 24:1–6o sumo sacerdote. 2 Cr 19:11; 2 Cr 26:20; Hb 5:4

6 escriba versado. Sopher mahir não significa apenas escritor ágil ou homem bom de escrita, mas escriba hábil na exposição da Lei, sophro chochmo, “escriba sábio,” como se traduz na Siríaca. 11,12,21; Sl 45:1; Mt 13:52escriba. Ne 8:4,9,13; Ne 12:26, 36; Jr 8:8; 1 Co 1:20Lei. Dt 4:5; Dt 28:1; Mt 28:20; 1 Co 15:1; 1 Ts 4:1,2segundo a boa mão. 9,28; 6:22; 8:18,22,31; Gn 32:28; Ne 1:10, 11; Ne 2:8,12,18; Ne 4:15; Pv 3:6; Is 50:2; Is 59:1lhe concedeu. 11–26

7 alguns dos filhos de Israel. 8:1–14dos levitas. 2:40, 41; 8:15–20dos cantores. 1 Cr 6:31–48; 1 Cr 25:1–8dos porteiros. 2:42; 1 Cr 9:17–27; Ne 7:45dos servidores do templo. 24; 2:43–70; 8:20; Ne 7:46–73; Ne 10:28Artaxerxes. 11,12; 6:14; 8:1; Ne 2:1

8 8

9 partiu. Heb. era a fundação da subida. segundo a boa mão. 6; Ne 2:8, 18

10 tinha disposto o coração. 1 Sm 7:3; 1 Cr 29:18; 2 Cr 12:14; 2 Cr 19:3; Jó 11:13; Sl 10:17; Sl 57:7a Lei do Senhor. 6; Sl 1:2; Sl 19:7; Sl 119:45, 96–100para a cumprir. Dt 16:12; Mt 5:19; Mt 7:24; Jo 13:17; Ap 22:14e para ensinar. 25; Dt 33:10; 2 Cr 17:8,9; 2 Cr 30:22; Ne 8:1–9; Ml 2:7; At 1:1; 1 Tm 3:2; 2 Tm 4:2; Tt 2:1, 15

11 Esta é a cópia da carta. 4:11; 5:6o escriba das palavras. 6; Mt 23:2, 13; Mc 7:1–13

12 Artaxerxes. Na língua persa, o título do rei seria assim: Ardsheer shahinshah, ou padshah, “Ardser, rei dos reis,” i.e., grande e supremo rei ou imperador. 1 Rs 4:24; 1 Rs 20:1; Is 10:8; Ez 26:7; Dn 2:37, 47; 1 Tm 6:15; Ap 17:14; Ap 19:16ao sacerdote Esdras, etc. ou, a Esdras, o sacerdote, escriba perfeito da lei de Deus do céu, paz. 4:10,11,17

13 Por mim se decreta. 5:13; 6:1; 2 Cr 30:5; Et 3:15; Et 9:14; Sl 148:6que quiser ir contigo. 1:3; Sl 110:3; Fp 2:13; Ap 22:17

14 da parte do rei. Aram. de diante do rei. seus sete conselheiros. Sete príncipes da Pérsia haviam conspirado contra e matado o usurpador Smerdes. Assim, abriram caminho para a família de Dario, que ocupou o trono posteriormente. Os reis persas, sempre tiveram príncipes por conselheiros. Estes possuíam privilégios especiais: eram os principais assistentes no governo e, por seu conselho, eram tratados todos os negócios públicos do império. Os nomes destes conselheiros são fornecidos no texto paralelo do Livro de Ester. Et 1:14segundo a Lei. 25,26; Dt 17:18, 19; Is 8:20teu Deus. 1:3; 5:8; 6:12; Dn 2:47; Dn 6:20, 26

15 para levares a prata. 6:4,8–10; Sl 68:29, 30; Sl 72:10; Sl 76:11; Is 60:6–9; Ap 21:24–26cuja habitação. 6:12; 2 Cr 2:6; 2 Cr 6:2,6; Sl 9:11; Sl 26:8; Sl 76:2; Sl 135:21

16 bem assim a prata. 8:25–28as ofertas voluntárias. 1:4, 6; 1 Cr 29:6,9,17; 2 Co 8:12; 2 Co 9:7

17 diligentemente comprarás. 6:9, 10; Dt 14:24–26; Mt 21:12, 13; Jo 2:14e as suas ofertas de manjares. Nm 15:4–13as oferecerás. Dt 12:5–11

18 Também o que a ti. 2 Rs 12:15; 2 Rs 22:7fazei-o. 26; Ef 5:17segundo a vontade do vosso Deus. Ele deu-lhes a mais plena liberdade para fazerem tudo segundo as ordenações deles. Eles não foram atrelados a nenhuma forma ou modo de prestar culto.

19 E os utensílios. 8:27–30,33,34o Deus de Jerusalém. 2 Cr 32:19; Jr 3:17

20 dá-lo-ás da casa. 6:4,8–18

21 Artaxerxes. 12,13dalém do Eufrates. 4:16, 20; 6:6o sacerdote Esdras. 6,10,11

22 cem coros de trigo. Lc 16:7, marg.cem batos de vinho. Ez 45:14; Lc 16:6, marg.sal à vontade. Lv 2:13

23 Tudo quanto se ordenar. Aram. Tudo quanto é do decreto. 13,18exatamente se faça. Sl 119:4para que haveria grande ira. Artaxerxes acreditava que ele havia sido designado por Deus para realizar esta tarefa. Por isso ele quis fazê-la de coração. Ele sabia que, caso não a fizesse, Deus se desagradaria e o reino seria tirado dele ou de sua posteridade. 6:10–12; Zc 12:3

24 acerca de todos os sacerdotes. 7; 2:36–55

25 segundo a sabedoria do teu Deus. 14; 1 Rs 3:28; 1 Cr 22:12; Sl 19:7; Sl 119:98–100; Pv 2:6; Pv 6:23; Tg 1:5; Tg 3:17, 18nomeia magistrados. Êx 18:21–25; Dt 16:18; 1 Cr 23:4; 2 Cr 19:8–10dalém do Eufrates. Isto é, “oeste do Eufrates,” que ficava além do rei da Pérsia porque ele se encontrava no leste. 6:6que lhes façam saber. 10; 2 Cr 17:7–9; Ne 8:1–3,7,8; Ne 9:3; Ne 13:1–3; Ml 2:7; Mt 13:52; Mt 23:2, 3; Mc 6:34; Rm 10:14–17

26 Todo aquele que. 6:11; Dn 3:28, 29; Dn 6:26a lei do teu Deus. 2 Cr 30:12seja condenado ou à morte. Êx 21:1–22.31; Lv 20:1–27; Dt 13:1–18desterro. Aram. desarraigar. Sl 52:5

27 Bendito seja o Senhor. Há um profundo espírito fraterno e piedoso nestas expressões. Em vez de fiar-se nos louvores de seu generoso benfeitor ou gabar-se das suas próprias realizações, ele bendiz a Deus por ter movido “o coração do rei” e por toda a ajuda e favor que lhe foram concedidos pelo rei e seus conselheiros. 6:22; 1 Cr 29:10–30; Fp 4:10moveu. 6:22; Ne 2:12; Ne 7:5; 2 Co 8:16; Hb 8:10; Hb 10:16; Tg 1:17; Ap 17:17o coração do rei. Ne 2:8; Pv 21:1para ornar. Is 60:13

28 estendeu para mim. 9:9; Gn 32:28; Gn 43:14; Ne 1:11os seus conselheiros. 14; Jn 3:7me animei. O rei louvou a Deus e se encorajou porque a boa mão do Senhor esteve com ele. segundo a boa mão. 6,9; 5:5; 8:18; Ne 2:8; 2 Tm 4:17,18

8

1 Os companheiros de Esdras que voltaram da Babilônia.

15 Esdras manda buscar ministros para o templo.

21 Esdras apregoa jejum.

24 Esdras confia os tesouros aos cuidados dos sacerdotes.

31 De Aava, eles vêm a Jerusalém.

33 Os tesouros são pesados no templo.

36 As ordens do rei são dadas.

 

 

1 São estes os cabeças de famílias. 1:5; 1 Cr 9:34; 1 Cr 24:31; 1 Cr 26:32; 2 Cr 26:12; Ne 7:70, 71genealogias. 2:62; 1 Cr 4:33; 1 Cr 9:1os que subiram comigo. 7:7, 13

2 Finéias. 1 Cr 6:3,4–15; 1 Cr 24:1–6Davi. 1 Cr 3:1,22

3 Parós. 2:3; Ne 7:8; Ne 10:14

4 Paate-Moabe. 2:6; Ne 7:11; Ne 10:14

5 5

6 Adim. 2:15; Ne 7:20; Ne 10:16

7 Elão. 2:7, 31; Ne 7:12, 34

8 Sefatias. 2:4; Ne 7:9; Ne 11:4

9 Joabe. 2:6; Ne 7:11

10 10

11 Bebai. 2:11; 10:28; Ne 7:16

12 Azgade. 2:12; Ne 7:17filho de Hacatã. ou, o filho mais novo.

13 Adonicão. 2:13; Ne 7:18

14 Bigvai. 2:14; Ne 7:19Zabude. ou, Zacur. Ne 10:12

15 rio que corre para Aava. Supõe-se que Aava seja o rio Adiava que, juntamente com Diava, segundo Amiano, deu nome a Adiabene, província da Assíria. Os rios corriam por esta região em direção ao Tigre. Estes também eram chamados de Anzabas e Zabas, respectivamente. Correspondem aos rios Capro e Lico, segundo Ptolomeu. Atualmente os rios são chamados de Grande Zab e Pequeno Zab, ou Zabeim, i.e., os dois Zabs. Ibn Haukal diz que “são riachos consideráveis, cada um da metade da largura do Dejleh (ou Tigre). Eles nascem entre as montanhas do Azerbaijão. O riacho maior corre em direção a Hadite. Estes riachos compõem parte do Tigre e fornecem água para o distrito de Semera.” Sl 137:1; Ez 1:1; Ez 3:15; At 16:13Aava. 21,31e não tendo achado. 2; 7:7, 24

16 Semaías. 13; 10:21Natã. 10:39Zacarias. 11os chefes. 1eram sábios. 18; 1 Rs 3:11; 1 Cr 12:32; 1 Cr 26:14; 2 Cr 2:12; Pv 2:6; Pv 20:5; Pv 28:2; Dn 2:21; 2 Tm 2:7; 1 Jo 5:20

17 Casifia. Supõe-se que Casifia se refere às montanhas de Cáspio, entre a Média e Hircânia, próximo ao Mar Cáspio. Comparando-se o v. 31 com 7:9, é evidente que Casifia ficava próximo de Aava. dei expressamente as palavras. Heb. pus as palavras na boca deles. Êx 4:15; Dt 18:18; 2 Sm 14:3,19; Jr 1:9; Jr 15:19servidores do templo. 2:43, 58; 7:7ministros. Nm 8:22–26; Nm 18:6; 1 Cr 23:3–6,26–32; Tt 1:5

18 segundo a boa mão. 22; 7:28; Ne 2:8; Pv 3:6um homem sábio. 16; Pv 24:3; Jr 3:15; Dn 1:20; 1 Co 14:20Mali. Nm 3:20; 1 Cr 6:19Serebias. 24; Ne 8:7; Ne 9:4, 5; Ne 10:12; Ne 12:24

19 Hasabias. Ne 3:17; Ne 10:11Merari. 1 Cr 6:1,16,19

20 servidores do templo. 17; 2:43; 7:7; 1 Cr 9:2todos eles mencionados. Fp 4:3

21 apregoei ali um jejum. Jz 20:26; 1 Sm 7:6; 2 Cr 20:3; Jl 1:14; Jl 2:12–18; Jn 3:5para nos humilharmos. Lv 16:29, 31; Lv 23:29; Is 58:3, 5; Jr 31:8, 9; Jr 50:4, 5para lhe pedirmos jornada feliz. Sl 5:8; Sl 107:2–8; Sl 143:8–10; Pv 3:6; Is 30:21; Is 35:8; Is 42:16; Is 49:10; Jr 10:23para nossos filhos. Nm 14:3, 31; Sl 8:2; Mc 10:13–16; At 2:39

22 tive vergonha de pedir. 1 Co 9:15; 2 Co 7:14A boa mão. 7:6,9,28; 1 Cr 28:9; 2 Cr 16:9; Sl 33:18, 19; Sl 34:15, 22; Is 3:10, 11; Lm 3:25; Rm 8:28; 1 Pe 3:12a sua força e a sua ira. Js 23:16; 2 Cr 15:2; Sl 21:8, 9; Sl 34:16; Sl 90:11; Sf 1:2–6; Hb 10:38; 1 Pe 3:12

23 jejuamos. Ne 9:1; Et 4:16; Dn 9:3; Lc 2:37; At 10:30e pedimos isto. Jr 29:12, 13; Jr 33:3; Jr 50:4, 5e ele nos atendeu. 31; Dt 4:29; 1 Cr 5:20; 2 Cr 33:12,13; Sl 66:18–20; Is 19:22; Jr 29:12, 13; Mt 7:7, 8

24 Serebias. 18,19

25 Pesei-lhes. 33; 1:8; 2 Co 8:20,21; Fp 4:8a prata. 7:15, 16

26 26

27 fino bronze. Heb. bronze amarelo ou brilhante. Na Siríaca se traduz nechosho korinthyo tovo, “bom bronze coríntio,” assim chamado por causa do bronze encontrado depois que Lúcio Múmio queimou Corinto. Geralmente se pensa que era uma composição de bronze, cobre, prata e ouro fundidos. João Chardin, porém, na nota de um MS. citada por Harmer, mencionou um metal artificial usado no Oriente, muito estimado lá, que provavelmente é da época de Esdras. Ele diz: “Ouvi alguns cavalheiros holandeses falarem de um metal na ilha de Sumatra, muito mais valorizado do que ouro, que somente personagens reais tinham o privilégio de usar. Se me lembro bem, trata-se de uma mistura de ouro e aço, ou cobre e aço.” Posteriormente Harmer acrescentou: “o nome do metal é calmbac, composto de ouro e cobre.” precioso. Heb. desejoso. Lm 4:2

28 Vós sois santos. Lv 21:6–8; Dt 33:8; Is 52:11e santos são estes objetos. 1:7–11; Lv 22:2, 3; Nm 4:4–15,19,20; Nm 7:13, 84–88; 1 Rs 7:48–51; 1 Cr 23:28; 2 Cr 24:14

29 Vigiai-os. 1 Cr 26:20–26; Mc 13:34, 35; At 20:31; 2 Tm 4:5até que os peseis. 33,34

30 à casa de nosso Deus. 22; 1 Cr 29:2,3; Sl 122:9; Is 60:13

31 rio Aava. 15,21e a boa mão do nosso Deus. 22; 7:9, 28; Jó 5:19–24; Sl 91:9–14; Is 41:10–14; At 25:3; At 26:22e livrou-nos. Esdras e seus companheiros haviam iniciado uma jornada de centenas de quilômetros pelo deserto. Agora estavam por completar quatro meses de viagem, levando consigo família, bens e valiosos tesouros. Isso atrairia tribos árabes peregrinas e outros grupos de pessoas que se encontravam nas cercanias. Embora Esdras houvesse declarado ao rei: “A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam” (v. 22), ele determinou que eles viajassem sem o acompanhamento de guardas, exceto a guarda de Deus. Esdras estava envergonhado de pedir outra guarda depois que havia expresso sua confiaça em Deus! Havendo se humilhado perante o Senhor e suplicado a orientação e proteção dele, os inimigos foram contidos ou desabilitados, e os judeus chegaram seguros em Jerusalém.

32 7:8, 9; Ne 2:11

33 pesamos. 26,30; 1 Cr 28:14–18; 2 Co 8:20,21Meremote. Ne 10:5Urias. Ne 3:4Jozabade. Ne 8:7Binui. Ne 10:9

34 34

35 ofereceram holocaustos. Lv 1:1–7.38; 2 Cr 29:31,32; Sl 66:10–15; Sl 116:12–19; Lc 1:74, 75doze novilhos. 6:17; Nm 7:27

36 deram as ordens do rei. 7:21–24sátrapas. 4:7–23; 5:6–17e estes ajudaram o povo. 6:13; Is 56:6, 7; At 18:27; Ap 12:16

9

1 Esdras lamenta a mistura do povo com estrangeiros.

5 Ele ora a Deus, confessando os pecados.

 

 

1 os príncipes. 10:8; Jr 26:10, 16não se separaram. 6:21, 22; 10:10, 11; Êx 33:16; Nm 23:9; Ne 9:2; Ne 13:3; Is 52:11; 2 Co 6:14–18com as suas abominações. Lv 18:3, 24–30; Dt 12:30, 31; Dt 18:9; 2 Cr 33:2; Sl 106:35; Rm 2:17–25cananeus. Gn 15:16, 19–21; Êx 23:23; Dt 20:17, 18amonitas. Dt 23:3–5; 1 Rs 11:1,5–7; Ne 4:3, 7; Ne 13:1–3moabitas. Nm 25:1–3

2 pois tomaram das suas filhas. 10:18–44; Êx 34:16; Dt 7:1–4; Ne 13:23, 24; Ml 2:11se misturou. Gn 6:2; Ne 13:3,23,24; 2 Co 6:14a linhagem santa. Êx 19:6; Êx 22:31; Dt 7:6; Dt 14:2; Is 6:13; Ml 2:15; 1 Co 7:14e até os príncipes. 10:18–44; Ne 13:4,17,28

3 rasguei as minhas vestes. Js 7:6; 2 Rs 18:37; 2 Rs 19:1; Jó 1:20; Jr 36:24e arranquei os cabelos. Lv 21:5; Ne 13:25; Is 15:2; Jr 7:29; Jr 48:37, 38; Ez 7:18; Mq 1:16e me assentei atônito. Ne 1:4; Jó 2:12,13; Sl 66:3; Sl 143:4; Ez 3:15; Dn 4:19; Dn 8:27

4 tremiam das palavras. 10:3; 2 Cr 34:27; Sl 119:136; Is 66:2; Ez 9:4até ao sacrifício da tarde. Êx 29:39; Dn 9:21; At 3:1

5 humilhação. ou, aflição. me pus de joelhos. 2 Cr 6:13; Sl 95:6; Lc 22:41; At 21:5; Ef 3:14estendi as mãos. Êx 9:29,33; 1 Rs 8:22,38,54; Sl 141:2; Sl 143:6; Is 1:15

6 Estou confuso e envergonhado. Jó 40:4; Jó 42:6; Jr 3:3,24,25; Jr 6:15; Jr 8:12; Jr 31:19; Ez 16:63; Dn 9:7, 8; Rm 6:21as nossas iniqüidades. Gn 13:13; Sl 38:4; Is 1:18; Is 59:12culpa. ou, transgressão. cresceu até aos céus. 2 Cr 28:9; Lc 15:21; Ap 18:5

7 Desde os dias. Nm 32:14; 2 Cr 29:6; 2 Cr 30:7; Ne 9:32–34; Sl 106:6, 7; Lm 5:7; Dn 9:5–8; Zc 1:4, 5; Mt 23:30–33; At 7:51, 52por causa das nossas iniqüidades. Lv 26:14–46; Dt 4:25–28; Dt 28:15–68; Dt 29:22–28; Dt 30:17–19; Dt 31:20–22; Dt 32:15–28; 1 Sm 12:15; 1 Rs 9:6–9; Ne 9:30nas mãos dos reis. 2 Rs 17:5–8; 2 Rs 18:9–12; 2 Rs 24:1–4; 2 Cr 36:16–19; Ne 9:36, 37; Dn 9:11–14ignomínia. Dn 9:7, 8como hoje se vê. Ne 9:32; Jr 25:18; Jr 44:22

8 se nos manifestou a graça. 9; Ne 1:11; Ne 9:31; Hc 3:2nos deixar alguns que escapem. 14; 2 Rs 19:4,30,31; Is 1:9; Jr 42:2; Jr 44:14; Ez 6:8, 9; Ez 14:22; Zc 8:6, 12; Rm 9:27; Rm 11:5, 6estabilidade. ou, pino. i.e., habitação constante e segura. Ec 12:11; Is 22:23–25; Zc 10:4no seu santo lugar. Is 56:5; Ap 3:12para nos alumiar. 1 Sm 14:27,29; Jó 33:30; Sl 13:3; Sl 34:5e para nos dar um pouco de vida. Sl 85:6; Sl 138:7; Is 57:15; Ez 37:11–14; Os 6:2

9 somos servos. Ne 9:36, 37não nos desamparou o nosso Deus. Sl 106:45, 46; Sl 136:23, 24; Ez 11:16perante os reis. 1:1–4,7–11; 6:1–12; 7:6,8,11–28para levantar a casa. 6:14, 15; Ag 1:9; Zc 4:6–10restaurar. Heb. levantar. um muro de segurança. Ou melhor, uma barreira ou cerca, gader, como as que se faziam para currais de ovelhas. Is 5:2, 5; Dn 9:25; Zc 2:5

10 que diremos depois disto. Gn 44:16; Js 7:8; Lm 3:22; Dn 9:4–16; Rm 3:19

11 por intermédio dos teus servos. Heb. pela mão dos teus servos. A terra em que entrais. 1; Lv 18:24–30; Dt 12:31; Dt 18:12; 2 Cr 33:2pela imundícia. 6:21; Ez 36:25–27; 2 Co 7:1de uma extremidade à outra. Heb. de boca à boca. 2 Rs 21:16, marg.

12 não dareis as vossas filhas. Êx 23:32; Êx 34:16; Dt 7:3; Js 23:12, 13e jamais procurareis a paz. Dt 23:6; 2 Cr 19:2; 2Jo 10,11para que sejais fortes. Dt 6:1, 2; Js 1:6–9e comais o melhor da terra. Is 1:19e a deixeis por herança. Gn 18:18, 19; Sl 112:1, 2; Pv 13:22; Pv 20:7

13 Depois de tudo. Ne 9:32; Ez 24:13, 14; Gl 3:4nos tens castigado, etc. Heb. tens retido abaixo nossas iniqüidades. menos. Sl 103:10; Lm 3:22,39,40; Hc 3:2e ainda nos deste. Sl 106:45, 46

14 tornaremos a violar. Jo 5:14; Rm 6:1; 2 Pe 2:20,21e aparentar-nos. 2; Êx 23:32; Jz 2:2; Ne 13:23–27Não te indignarias. Êx 32:10; Nm 16:21, 45; Dt 9:8, 14até não haver restante. 8; Dt 32:26, 27; Is 1:9; Jr 46:28; Ez 6:8

15 justo és. Ne 9:33, 34; Dn 9:7–11,14; Rm 10:3pois somos os restantes. Lm 3:22, 23na nossa culpa. Is 64:6, 7; Ez 33:10; Zc 3:3, 4; Jo 8:21, 24; 1 Co 15:17porque ninguém há que possa estar. Jó 9:2,3; Sl 130:3; Sl 143:2; Rm 3:19

10

1 Esdras é encorajado a desfazer os casamentos com estrangeiros.

6 Esdras reúne o povo.

9 O povo se arrepende e promete corrigir-se.

15 Precauções ao se desfazerem os casamentos.

18 Os nomes dos que haviam se casado com mulheres estrangeiras.

 

 

1 Enquanto Esdras orava. Dn 9:3,4,20; At 10:30e fazia confissão. Lv 26:40, 41; Sl 32:5; Os 14:2; 1 Jo 1:8–10chorando prostrado. Sl 119:136; Jr 9:1; Jr 13:17; Zc 12:10; Lc 19:41; Rm 9:2diante da Casa de Deus. 1 Rs 8:30; 1 Rs 9:3; 2 Cr 20:9mui grande congregação. Dt 31:12; 2 Cr 20:13; Ne 10:28; Jl 2:16–18; At 21:5o povo chorava com grande choro. Jz 2:4, 5; Ne 8:9

2 Secanias. 26; Ne 3:29Elão. 2:7, 31; Ne 7:12, 34Nós temos transgredido. Secanias fala em nome do povo, não reconhecendo-se a si próprio culpado pois ele não se encontra na lista que segue. Compare com Tg 2:9; Êx 34:12; Ne 13:27ainda há esperança para Israel. Êx 34:6,7; Is 55:6, 7; Jr 3:12, 13; 1 Jo 1:7–9

3 façamos aliança. Nichrath berith, “preparemos aliança.” Dt 29:12; Js 9:6; 2 Rs 11:17; 2 Cr 29:10; 2 Cr 34:31,32; Ne 9:38; Ne 10:29–39despediremos. Heb. levar para fora. segundo o conselho. 2 Cr 30:12o dos que tremem. 9:4; 2 Cr 34:21,27; Sl 119:59, 120; Is 66:2; Ez 9:4ao mandado do nosso Deus. Dt 7:2, 3; Js 23:12, 13e faça-se segundo a Lei. Ne 8:14; Ne 13:1–3; Is 8:20O conselho de Secanias, que fora tão claro, era incoveniente. É certo que tais casamentos são contrários à vontade de Deus e não deviam ter sido feitos. Mas não eram nulos. Sob o o evangelho, nossa lei é: Quod fieri non debuit, factum valet, “O que não devia ter sido feito, quando feito, deve permanecer.” 1 Co 7:12,13

4 Levanta-te. Js 7:10–26; 1 Cr 22:16,19; Ec 9:10pois esta coisa. Pelo decreto de Artaxerxes, Esdras estava autorizado a qualquer coisa que a Lei de Deus exigia. 7:23–28; Mc 13:34e nós seremos contigo. Js 1:16–18; 1 Cr 28:10,21sê forte e age. Is 35:3, 4; Hb 10:24; Hb 12:12, 13

5 Esdras se levantou. Pv 1:5; Pv 9:9; Pv 15:23; Pv 25:11, 12; Pv 27:9e ajuramentou. 3; Ne 5:12; Ne 10:29; Ne 13:25; Mt 26:63

6 e entrou na câmara. Ne 13:5Joanã. Ne 3:1, 20; Ne 12:10, 22; Ne 13:28e lá não comeu pão. Dt 9:18; Jó 23:12; Jo 4:31–34porque pranteava. 9:4; Is 22:12; Dn 9:3

7 Fez-se passar pregão. 1:1; 2 Cr 30:5

8 se alguém, em três dias, não viesse. 7:26; Jz 21:5; 1 Sm 11:7destruídos. Heb. devotados. Lv 27:28; Js 6:19e ele mesmo separado da congregação. Ne 13:3; Mt 18:17; Jo 9:22, 34; Jo 16:2; 1 Co 5:13

9 no dia vinte do mês nono. Isto é, em algum momento de dezembro, que é o tempo mais frio e chuvoso do ano na Palestina. O Dr. Russel diz no seu relato sobre o tempo em Alepo, muito semelhante ao da Judéia, que eles o chamam de marbania, com duração de apenas quarenta dias, começando em 12 de dezembro e terminando em 20 de janeiro. Ele diz ainda que esta contagem muito se aproxima dos fatos. Conta ele que o vento durante esta época é extremamene penetrante, mesmo para quem está habituado a clima frio. 7:8, 9; Et 2:16tremendo. 1 Sm 12:17,18; Jr 10:10, 13grandes chuvas. Heb. aguaceiros.

10 casando-vos. Heb. fazendo habitar. ou, trouxeram de volta. aumentando a culpa. 9:6; Nm 32:14; Js 22:17, 18; 2 Cr 28:13; Mt 23:32

11 fazei confissão. Lv 26:40–42; Js 7:19; Sl 32:5; Pv 28:13; Jr 3:13; 1 Jo 1:7–9e fazei o que é do seu agrado. Is 1:16–18; Is 56:4; Rm 12:2; Cl 1:10; Hb 13:21separai-vos. 9:1; Ne 13:3; 2 Co 6:17e das mulheres estrangeiras. Dt 7:3, 4; 1 Co 2:12–14

12 Assim seja. Todos resolveram fazer o que Esdras ordenou. Separaram-se das suas mulheres, mesmo daquelas com quem tiveram filhos (v. 44). Certamente cada mulher recebeu uma porção de bens de acorco com as condições do marido, e não foram mandadas embora de mãos vazias. Espírito de humanidade certamente esteve presente na ocasião, e nenhuma lei de Deus é contrária à humanidade. assim nos convém fazer. 3,4; Ne 13:23; Sl 78:37, 57

13 Porém o povo é muito. 18–44; Mt 7:13, 14somos muitos os que transgredimos nesta coisa. ou, temos ofendido grandemente nesta coisa.

14 que os nossos príncipes decidam. Dt 17:9,18,19; 2 Cr 19:5–7até que desviemos de nós. ou, seja desviado de nós até que este assunto seja despachado. o brasume da ira. Nm 25:4; Dt 13:17; Js 7:26; 2 Cr 29:10; 2 Cr 30:8; Sl 78:38; Is 12:1

15 se opuseram. Heb. puseram-se de pé. Mesulão. Ne 3:6; Ne 10:20; Ne 12:33Sabetai. Ne 11:16

16 para inquirir nesta coisa. Dt 13:14; Jó 29:16; Jo 7:51

17 3548 A.M.; 456 a.C. no dia primeiro do primeiro mês. Os casos trazidos perante o conselho foram tantos ou tão complicados que, embora tivessem deixado de lado suas ocupações rotineiras, gastaram três meses completos na análise das questões, realizando as separações exigidas pela lei. 17

18 dentre os filhos dos sacerdotes. 9:1; Lv 21:7, 13–15; 1 Sm 2:22–24; Ne 13:28; Jr 23:11, 14; Ez 44:22; Ml 2:8, 9; 1 Tm 3:11Jesua. 2:2; 3:2; 5:2; 1 Cr 6:14,15; Ne 12:10; Ag 1:1; Zc 3:1Maaséias. Josué. Ne 8:4, 7

19 Com um aperto de mão. Eles se dispuseram a realizá-lo da maneira mais solene assim como os demais transgressores o haviam feito. Reconheceram seu pecado diante de Deus, oferecendo um carneiro pela sua culpa. 2 Rs 10:15; 1 Cr 29:24; 2 Cr 30:8, marg.; Lm 5:6; Gl 2:9um carneiro. Lv 5:15, 16; Lv 6:4, 6

20 Imer. 2:37; 1 Cr 24:14; Ne 7:40

21 Harim. 2:39; 1 Cr 24:8; Ne 7:42

22 Pasur. 2:38; 1 Cr 9:12; Ne 7:41

23 Jozabade. 8:33; Ne 11:16Quelita. Ne 10:10

24 24

25 E de Israel. Segundo observação de Calmet, isto significa simplesmente israelitas, distinguindo-os, desta forma, dos sacerdotes, levitas e cantores mencionados nos vs. 18,23–24. dos filhos de Parós. 2:3; Ne 7:8

26 Elão. 2; 2:7, 31; 8:7; Ne 7:12, 34Jeiel. 2

27 Zatu. 2:8; Ne 7:13

28 Bebai. 2:11; 8:11; Ne 7:16

29 Bani. 2:10; Ne 7:15Maluque. Ne 10:4

30 Paate-Moabe. 2:6; 8:4; Ne 7:11

31 Harim. 2:32; Ne 7:35Malquias. Ne 3:11

32 32

33 Hasum. 2:19; Ne 7:22

34 Bani. 29

35 35

36 36

37 37

38 38

39 39

40 Macnadbai. ou, Mabnadebai, segundo algumas cópias.

41 41

42 42

43 Nebo. 2:29; Ne 7:33

44 mulheres estrangeiras. Pv 2:16; Pv 5:3, 20alguns dos quais tinham filhos destas mulheres. Esta observação possivelmente foi feita com o propósito de indicar que somente alguns deles tinham filhos bem como para realçar a rigorosa aplicação da lei. Segundo um texto de Justino Mártir na obra Diálogo com Trifo, um judeu de nome Esdras sacrificou um cordeiro pascal nesta ocasião e dirigiu-se ao povo da seguinte maneira: “Esdras disse ao povo: Esta Páscoa é nosso Salvador e Refúgio. Se vos persudiardes disso e tomardes ao coração que devemos nos humilhar perante ele com um sinal e, posteriormente, crer no Salvador, este lugar nunca será destruido, diz o Senhor dos Exércitos. Mas, se não crerdes nele, não derdes ouvidos à sua pregação, sereis alvo de zombaria dos gentios.” Esta provavelmente foi uma nota marginal acrescentada por um cristão primitivo.

NOTAS CONCLUSIVAS DO LIVRO DE ESDRAS

Este livro detalha os acontecimentos de um período muito interessante da história sagrada, quando, segundo o decreto de Deus, o povo judeu foi liberto do cativeiro após setenta anos e foi trazido de volta à terra dos seus pais. Este livro informa como a bondade divina realizou este gracioso desígnio e como Deus se utilizou de pessoas naquela ocasião. Sem dúvida, Esdras foi o agente principal de Deus para realizar esta árdua tarefa. Seu zelo, sua piedade, seu conhecimento e sua discrição aparecem aqui da maneira mais clara, convidando-nos a admirá-lo. Esdras foi descendente de Seraías, de linhagem direta de Arão. Parece que ele reunia todos os requisitos de um homem de estado, na função de sacerdote. Ele deve ter estudado especialmente as Escrituras Sagradas durante o cativeiro. Quem sabe assistido por Neemias e a grande sinagoga, Esdras corrigiu os erros que ele detectou nas Escrituras Sagradas, erros esses devidos à negligência ou ao engano dos escribas copistas. Ele coletou todos os livros de que se compunham as Escrituras Sagradas naquela época, colocou-os na ordem apropriada e estabeleceu o cânone de então. Eventualmente acrescentava, sob a orientação do Espírito Santo, o que era necessário com a finalidade de ilustrar, completar ou conectar os fatos. Substituiu os nomes modernos de alguns lugares por nomes antigos, que atualmente são obsoletos. Transcreveu as Escrituras em letra alfabética caldéia. Conta-se que ele viveu 120 anos e, segundo Josefo, foi sepultado em Jerusalém. Judeus, no entanto, acreditam que Esdras morreu na Pérsia durante uma segunda jornada de Artaxerxes. Seu túmulo se encontra na cidade de Zamusa, Pérsia. Embora não caracterizado como profeta, Esdras escreveu sob o Espírito Santo. A autoridade canônica deste livro nunca foi alvo de discussão. O livro foi escrito com todo o espírito e toda a fidelidade que um escritor contemporâneo podia revelar. As partes que consistem basicamente de cartas, decretos, etc., foram escritas na língua caldéia. O uso da língua original era mais adequado à fidelidade de um historiador sacro no registro de documentos oficiais, como poderiam ser chamados. Considere-se especialmente o fato que o povo recém voltado do cativeiro, conhecia esta língua e, talvez, comunicava-se melhor com os caldeus nesta do que na hebraica.[1]



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (Ed). Sociedade Bíblica do Brasil.





Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (Ed). Sociedade Bíblica do Brasil.

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