Esdras
1
1 O decreto de Ciro para a construção do templo.
5 O povo se prepara para retornar.
7 Ciro repõe os utensílios do templo através de
Sesbazar.
1 No primeiro ano de Ciro. 2 Cr
36:22,23Ciro. Conta-se que
Ciro era filho de Cambises, rei da Pérsia, e de Mandane, filha de Astíages, rei
da Média. Nasceu cerca de 600 anos antes de Cristo, e morreu com a idade de 70
anos, após ter reinado durante 30 anos. Ele era mencionado pelo nome. Suas
conquistas foram preditas pelo profeta Isaías cerca de 100 anos antes de ele
nascer. Josefo afirma que a parcialidade por ele demonstrada para com os judeus
procedeu das circunstâncias em que as promessas lhe foram mostradas,
possivelmente por Daniel. por boca de
Jeremias. Jr
25:12–14; Jr 29:10; Jr 33:7–13despertou o Senhor. 5:13–15;
6:22; 7:27; Sl 106:46; Pv 21:1; Dn 2:1fez
passar pregão. Heb.
fez passar uma voz. Mt 3:1–3; Jo 1:23.
2 O Senhor.
1
Rs 8:27; 2 Cr 2:12; Is 66:1; Jr 10:11; Dn 2:21, 28; Dn 5:23me deu. Jr 27:6, 7; Dn 2:37, 38; Dn 4:25,
32; Dn 5:19–21todos os reinos
da terra. Segundo
o testemunho de antigos escritores, Ciro reinou, naquele tempo, sobre os medos,
persas, hircanianos, siros, assírios, indianos, etc., e toda a Ásia Menor. e me encarregou de lhe edificar. Is
44:26–28; Is 45:1,12,13
3 seja seu Deus com ele. Js 1:9;
1 Cr 28:20; Mt 28:20ele é o Deus. Dt
32:31; Sl 83:18; Is 45:5; Jr 10:10; Dn 2:47; Dn 6:26; At 10:36
4 os homens deste lugar. 7:16–18;
At 24:17; 3Jo 6–8o ajudarão. Heb. o
levantarão. Ec
4:9, 10; Gl 6:2as dádivas
voluntárias. 2:68–70; 1 Cr 29:3,9,17
5 cujo espírito Deus despertou. 1; 2 Cr
36:22; Ne 2:12; Pv 16:1; 2 Co 8:16; Fp 2:13; Tg 1:16, 17; 3Jo 11
6 os ajudaram. 7:15,
16; 8:25–28,33voluntariamente,
se deu. 4;
Sl 110:3; 2 Co 9:7
7 Também o rei Ciro. 5:14;
6:5Nabucodonosor. 2 Rs 24:13; 2 Rs 25:13–16; 2 Cr 36:7,10,18; Jr 27:21,
22; Jr 28:3–6; Dn 1:2; Dn 5:2,3,23
8 Sesbazar. 11;
5:14, 16; Ag 1:1, 14; Ag 2:2–4; Zc 4:6–10
9 trinta bacias de ouro. Nm
7:13, 19–89; 1 Rs 7:50; 2 Cr 4:8,11,21,22; 2 Cr 24:14; Mt 14:8vinte e nove facas. Mt 10:29–31
10 10
11 Todos os utensílios. Rm
9:23; 2 Tm 2:19–21cinco mil e
quatrocentos. Em
vez de 5:400, a soma dos artigos citados nos vs. 9–10 é de apenas 2:499. Porém,
segundo o livro apócrifo de 1 Esdras 2:13–14, o total é 5.469. Isto fica claro
a partir dos seguintes dados:
Em Esdras
|
|
Em 1 Esdras
|
|
Bacias
de ouro
|
30
|
Taças de ouro
|
1:000
|
Bacias de
prata
|
1:000
|
Taças de prata
|
1:000
|
Facas
|
29
|
Incensários de
prata
|
29
|
Taças de ouro
|
30
|
Bacias de ouro
|
30
|
Taças de prata
|
410
|
Bacias de
prata
|
2:410
|
Outros
utensílios
|
1:000
|
Outros
utensílios
|
1:000
|
Total afirmado
|
5:400
|
Total
|
5:469
|
Mas apenas
|
2:499
|
|
|
|
|
Excedente
|
69
|
Déficit
|
2901
|
|
|
Supõe-se
que a soma de fato era de 5:400, mas apenas os objetos principais foram
especificados. Colheres, etc. foram omitidos. exílio. Heb. transporte. Mt 1:11–12
2
1 O número de pessoas que voltaram:
36 sacerdotes;
40 levitas;
43 servidores do templo;
55 filhos dos servos de Salomão;
61 sacerdotes que não podiam provar sua genealogia.
64 O número total de pessoas juntamente com suas
posses.
68 As ofertas voluntárias.
1 São estes os filhos. 5:8;
6:2; Ne 7:6–73; Et 1:1,3,8,11; Et 8:9; At 23:34que
Nabucodonosor. 2 Rs 24:14–16; 2
Rs 25:11; 2 Cr 36:1–23; Jr 39:1–18; Jr 52:1–34; Lm 1:3, 5; Lm 4:22; Sf 2:7
2 Zorobabel. 1:11[Sesbazar.] Ne 7:7; Ag 1:1,12,14; Ag 2:2,4,21; Zc 4:6–10; Mt 1:12,
13Zorobabel. Jesua. 3:8, 9;
4:3; 5:2; Ag 1:12, 14; Ag 2:4; Zc 3:1,3,8,9Seraías.
Ne
7:7[Azarias, Raamias, Naamani, Misperete,
Neum.] Reum. 4:8
3 os filhos. Nesta listagem, a palavra
filhos, seguida do nome de um homem, significa os descendentes desta pessoa,
como nos vs. 3–20. Quando a palavra é seguida de nome de cidade, lugar, etc.,
significa os habitantes daquele lugar, como nos vs. 21–25. Parós. 8:3; 10:25; Ne 7:8
4 Sefatias. 8:8; Ne
7:9
5 Ará. Ne 6:18; Ne 7:10652.
6 Paate-Moabe. 8:4;
10:30; Ne 7:112818. 10:14Jesua-Joabe. 8:9
7 Elão. 31; 8:7; 10:26; Ne 7:12
8 Zatu. 10:27; Ne 7:13845.
9 Zacai. Ne 7:14
10 Bani. A variação de Bani, בני, e Binui, בנוי, provém
da elisão ו, wav.
A LXX, porém, traz Βανουι, como no texto
paralelo. 10:34;
Ne 7:15[Binui.] 648.
11 Bebai. 8:11; 10:28; Ne 7:16628.
12 Azgade. 8:12; Ne 7:172322.
13 Adonicão. 8:13;
Ne 7:18667.
14 Bigvai. 8:14; Ne 7:192067.
15 Adim. 8:6; Ne 7:20655.
16 Ater. Ne 7:21
17 Bezai. Ne 7:23324.
18 Jora. Ne 7:24Harife.
19 Hasum. 10:33; Ne 7:22328.
20 Gibar. Ne 7:25[Gibeão.]
21 Belém. 1 Cr 2:50–52
22 Netofa. 2 Sm 23:28; 1 Cr 2:54; Ne 7:26188. Jr 40:8
23 Anatote. Js 21:18; Ne 7:27; Is 10:30; Jr 1:1; Jr 11:21
24 Azmavete. Ne 7:28[Bete-Azmavete.]
25 Quiriate-Arim. Js
9:17; Ne 7:29[Quiriate-Jearim.]
26 Ramá. Js 18:24, 25; Ne 7:30
27 Micmás. 1 Sm 13:5,23; Is 10:28; Ne 7:31
28 Ai. Gn 12:8; Js 7:2; Js 8:9, 17; Ne 7:33133.
29 Nebo. Nebo possivelmente é Nabau, que
Eusébio e Jerônimo situam à 13 km ao sul de Hebrom. Nm
32:3; Dt 32:49; Ne 7:33; Is 15:2; Jr 48:1, 22
30 Magbis. i.e., congregando;
cristalizando. Os filhos de Magbis não são nomeados nas cópias de Neemias. Mas
o MS. Alexandrino da LXX traz os nomes nesta passagem. 30
31 Elão. 7; Ne 7:34
32 Harim. 10:31; Ne 7:35
33 Lode. 1 Cr 8:12; Ne 6:2; Ne 7:37; Ne
11:34, 35Hadide. ou, Haride,
conforme aparece em algumas cópias. Hadide possivelmente é a Adiada mencionada
por Josefo e pelos Macabeus (1 Macabeus 12:38; 13.13), cidade situada sobre um
monte numa planície de Judá. Eusébio também menciona Adita, e a situa próximo
de Dióspolis, Lídia ou Lode.
34 Jericó. 1 Rs 16:34; Ne 7:36
35 Senaá. Ne 7:383930.
36 Jedaías. 1 Cr 9:10; 1 Cr 24:7Jesua. 3:9; Ne 7:39
37 Imer. 10:20; 1 Cr 24:14; Ne 7:40
38 Pasur. 10:22; 1 Cr 9:12; Ne 7:41
39 Harim. 10:21; 1 Cr 24:8; Ne 7:42
40 Hodavias. 3:9[Judá.] Ne 7:43[Hodeva.]
41 Asafe. 1 Cr 6:39; 1 Cr 15:17; 1 Cr
25:1,2; Ne 7:44; Ne 11:17
42 Os filhos dos porteiros. 1 Cr
26:1–19; Ne 7:45138.
43 Os servidores do templo. 58; 1 Cr 9:2; Ne 7:46–56; Ne 10:28Hasufa. Ne 7:46
44 Sia. Ne 7:47
45 Lebana. Há variações na grafia desta
palavra. Estas variações se devem à mutação de ה, hay, para א, aleph, segundo o
dialeto caldeu. O original é, respectivamente: לבנה, Lebanah, e לבנא Lebana; חגבה, Hagabah, e חגבא, Hagaba. Ne 7:48Lebana, Hagaba.
46 46
47 47
48 48
49 Paséia. Ne 7:51
50 meunitas. Ne 7:52[Meunim, Nefusesim.]
51 51
52 Baslute. Ne 7:54[Bazlite.]
53 Temá. Ne 7:55[Tama.]
54 54
55 Os filhos dos servos de Salomão. 1 Rs
9:21Peruda. Ne 7:57[Perida.]
56 Jaala. Ne 7:58
57 Poquerete-Hazebaim. Ne 7:59Ami. Ne 7:59[Amom.]
58 Todos os servidores do templo. 7:7; Js
9:21,23,27; 1 Cr 9:2; Ne 3:26; Ne 7:60filhos
dos servos de Salomão. 1 Rs 9:21
59 Tel-Harsa. Ne 7:61[Tel-Harsa, Adom.]
60 of filhos de Delaías. Ne 7:62642.
61 filhos dos sacerdotes. Ne
7:63, 64Barzilai. 2 Sm
17:27; 2 Sm 19:31–39; 1 Rs 2:7
62 pelo que foram tidos por imundos. Lv
21:21–23; Nm 3:10; Nm 16:40; Nm 18:7; Ez 44:10–14
63 o governador. A pessoa que ocupava este
ofício naquela época provavelmente foi Zorobabel. Supõe-se que a palavra
original Tirshatha, traduzida por
governador, é persa. Se isto é assim, então ela signfica austeridade, segundo
Castel, ou o temor gerado pela autoridade de um governador. É possível que
palavra deriva de tars, “ouvido,” ou tursh, “ácido, austero.” Ne
7:65; Ne 8:9; Ne 10:1não comessem das
coisas sagradas. Lv 2:3, 10; Lv 6:17, 29; Lv 7:16; Lv 10:17, 18; Lv
22:2,3,10,14–16; Nm 18:9–11,19; Nm 18:32Urim.
Êx
28:30; Lv 8:8; Nm 27:21; Dt 33:8; 1 Sm 28:6
64 quarenta e dois mil trezentos e sessenta. Embora
a soma total do presente texto e do texto de Neemias seja igual, ou seja,
42.360, os dados individualizados somam 29:818 em Esdras, e 31:089 em Neemias.
Neemias menciona 1:765 pessoas que não se encontram em Esdras; e Esdras
menciona 494 pesssoas que não se encontram em Neemias. Este último dado dá a
impressão de total impossibilidade de conciliar os dois relatos. Porém, Alting
pensa que justamente este dado é ponto chave para a conciliação. Se o excedente
de Esdras for adicionado à soma de Neemias, e o excedente de Neemias for
adicionado à soma de Esdras, chegar-se-á ao total de 31:583 em ambos os
relatos. Subtraindo-se este número de 42:360, faltam 10:777, que não são
mencionados porque não pertenciam às tribos de Judá e Benjamim, ou aos
sacerdotes, mas às outras tribos de Israel. 9:8; Ne 7:66–69; Is 10:20–22; Jr
23:3
65 afora os seus servos. Is
14:1, 2duzentos cantores e cantoras. Êx
15:20,21; 2 Sm 19:35; Ne 7:67; Sl 68:25; Sl 148:12, 13; Ec 2:8; Jr 9:17, 18; Mt
9:23
66 66
67 67
68 deram voluntárias ofertas. Êx
35:5–19,29; Êx 36:3; Nm 7:3–89; 1 Cr 29:5–17; Ne 7:70–73; Sl 110:3; Lc 21:1–4; 2
Co 8:3,12; 2 Co 9:7para a
restaurarem no seu lugar. 3:3; 1 Cr 21:18; 1 Cr 22:1; 2 Cr 3:1
69 deram para o tesouro. 8:25–34;
1 Rs 7:51; 1 Cr 22:14; 1 Cr 26:20–28; Ne 7:71, 72
70 6:16,
17; 1 Cr 11:2; Ne 7:73; Ne 11:3–36
3
1 O altar é levantado.
4 Os sacrifícios são renovados.
7 Trabalhadores são empregados para prepararem
materiais.
8 Os alicerces do templo são lançados com grande
alegria e choro.
1 o sétimo mês. Êx
23:14–17; Lv 16:29; Lv 23:24, 27–44; Nm 29:1–40; Ne 8:2, 14como um só homem. Jz 20:1; Ne 8:1; Sf 3:9; At 2:46; At 4:32; 1 Co 1:10
2 Jesua. Ag 1:1,12,14; Ag 2:2–4; Zc 3:1, 8; Zc 6:11Zorobabel. 2:2; 1
Cr 3:17,19; Ag 2:21, 23; Zc 4:6–10; Mt 1:12, 13; Lc 3:27Zorobabel, Sealtiel. como está escrito. Êx 20:24,25; Nm 28:3–31; Dt 12:5–7; 2 Cr
6:6; Sl 78:68O
Bispo Patrick observa que, antes da construção do templo, parece que foi armado
um tabernáculo para culto, como no tempo de Davi, não monte Moriá, mas no monte
Sião. Este teria sido usado enquanto o templo estava sendo construido.
Aprendamos, pois, a iniciar com Deus e fazer o que é possível na adoração a
Deus, quando não podemos fazer o que gostaríamos. Eles não podiam ter um templo
imediatamente, mas não deixaram de ter um altar. Onde quer que o cristão vá, se
ele não levar consigo os sacrifícios de oração e louvor, estará falhando nos
seus deveres. O cristão sempre dispõe de um altar que santifica tanto a dádiva
quanto o doador.
3 Firmaram o altar. 2 Cr
4:1sob o terror. 4:11–16;
8:21, 22; Sl 27:1, 2; Sl 56:2–4holocaustos. Êx
29:38–42; Nm 28:2–8
4 a Festa dos Tabernáculos. Êx
23:16; Lv 23:34–36; Ne 8:14–17; Zc 14:16–19; Jo 7:2, 37holocaustos diários. Nm
29:12–38segundo o número ordenado para
cada dia. Heb.
a questão do dia no seu dia. Êx 5:13; Êx 29:38; Jr 52:34, marg.
5 o holocausto contínuo. Êx 29:38–42;
Nm 28:3–10,11,19,27; Nm 29:2,8,13ofertas
voluntárias. Lv 1:3; Dt 12:6, 17; 2 Cr 29:31,32
6 ainda não estavam postos os fundamentos do
templo. Heb. o templo do Senhor
ainda não tinha sido fundado.
7 Deram, pois, o dinheiro. 2 Rs
12:11,12; 2 Rs 22:5,6; 2 Cr 24:12,13carpinteiros. ou,
trabalhadores. comida. 1 Rs
5:6,9–11; 2 Cr 2:10–15; Ez 27:17; At 12:20Jope.
Jope,
atual Jafa ou Yafa, um dos mais antigos portos marítimos do mundo, situa-se
numa bela planície junto às margens do Mediterrâneo, entre o sul de Jâmnia e o
norte da Palestina, à 28 km de Antipatre, segundo Josefo, à 48 km ao sul de
Cesaréia, à 19 km ao norte de Asdode, à 14 km a oeste de Ramla e à 64 km a
oeste de Jerusalém, segundo estudiosos modernos. Ainda é uma cidade
considerável, ocupando uma área elevada próxima junto à costa marítima, tendo
uma fortaleza no topo. O pé do monte é cercado por um muro de 3,60 m a 4,20 m
de altura, e 60 cm a 90 cm de espessura. Nos arredores há bosques. 2 Cr
2:16; Jn 1:3; At 9:36; At 10:5, 6segundo a
permissão. 6:3–5
8 Zorobabel. 2da idade de vinte anos para cima. Nm 4:3;
1 Cr 23:24–32
9 Jesua. Jesua não é o sumo-sacerdote,
mas outro Jesua, um levita, mencionado no texto paralelo. 2:40Judá. Hodavias, הודויה, é chamado de Hodeva, הודוה, pela elisão de י, yood. Provavelmente era chamado de Judá,
sendo que a a palavra tem o mesmo significado. 2:40[Hodavias.]
Ne
7:43[Hodeva.] juntamente. Heb. como um.
10 Quando os edificadores. Zc 4:10apresentaram-se os sacerdotes. Êx
28:40–42; 1 Sm 22:18; 1 Cr 15:27; Ne 12:24–26com
trombetas. Nm
10:1–10; 1 Cr 15:24; 1 Cr 16:5,6,42filhos de Asafe.
1
Cr 6:39; 1 Cr 16:37; 1 Cr 25:1–7; 2 Cr 35:15segundo
as determinações. 1 Cr 6:31–48; 1 Cr 16:4–7; 1 Cr 23:5; 2 Cr 29:25,26
11 Cantavam alternadamente. Êx
15:21; Ne 12:24, 40; Sl 24:7–10; Is 6:3porque
a sua misericórdia. 1 Cr 16:34,41; 2 Cr 7:3; Sl 103:17; Sl
106:1; Sl 107:1; Sl 135:3; Sl 136:1–26; Sl 145:1–11; Jr 33:11; Lc 1:50E todo o povo jubilou. Js
6:5,10,16; Sl 47:1, 5; Is 12:6; Is 44:23; Zc 9:9por
se terem lançado. Sl 102:13, 14; Ap 21:10–14
12 Porém muitos dos sacerdotes. Ag 2:3choraram em alta voz. Sl
126:6; Jr 31:8, 9foram lançados
os alicerces. Jó 8:7; Is 41:14; Is 60:22; Dn 2:34, 35; Zc 4:10; Mt
13:31, 32
13 não se podiam discernir. A cena devia
ser muito comovente. Uma parte do povo chorava de tristeza em voz alta; outra
parte gritava de alegria em voz alta. Tanto uns quanto outros chamavam a
atenção. O profeta Ageu (Ag 2:1–9) confortou o povo naquela ocasião,
assegurado-os que a glória desta Casa excederia à anterior porque o Senhor viria a esta e a encheria com a
sua glória. as vozes de alegria. Jz 2:5o povo jubilava. Ne 12:43; Sl 5:11; Jr 33:11; Zc
4:7; Lc 19:37–40as vozes se
ouviam de mui longe. Êx 32:17,18; 1 Sm 4:5; 1 Rs 1:40,45; Sl
100:1, 2
4
1 Os adversários não são aceitos no templo junto com
os judeus; por isso eles querem parar a construção.
7 Os adversários enviam carta a Artaxerxes.
17 A resposta e o decreto de Artaxerxes.
23 Interfere-se na construção.
1 os adversários. Os adversários eram
samaritanos, descendentes de vários povos com quem os reis da Assíria povoaram
Israel quando levaram cativos os habitantes originais. 7:9; 1
Rs 5:4,5; 1 Cr 22:9,10; Ne 4:1–11; Dn 9:25; 1 Co 16:9os que voltaram do cativeiro. Heb. filhos do
transporte. 1:11,
marg.; 6:16,19,20; 10:7, 16; Dn 5:13
2 Zorobabel. 1:5;
2:2; 3:2, 12Deixai-nos
edificar. Pv
26:23–26; 2 Co 11:13–15; Gl 2:4; 2 Tm 3:8; 2 Pe 2:1,2já lhe sacrificamos. 2 Rs
17:24,27–33,41Esar-Hadom. 10[Osnapar.] 2 Rs 19:37Esar-Hadom. Gn 10:11; Sl 73:8; Is 37:37Assíria. Os 14:3
3 Nada tendes conosco. Ne
2:20; Jo 4:22, 23; At 8:21; Rm 9:4, 5; 3Jo 9,10Ciro.
1:1–3;
6:3–5; 2 Cr 36:22,23; Is 44:28; Is 45:1, 4; Mt 10:16
4 desanimaram o povo. 3:3; Ne
6:9; Is 35:3, 4; Jr 38:4inquietando-o no
edificar. Ne
4:7,8,11
5 alugaram. Sl 2:1,
2; Na 1:11; At 24:1–27até ao reinado
de Dario. 24;
5:5–17; 6:1–18
6 3475 A.M.; 529 a.C. Assuero. Heb.
Ahashverosh. Este era Cambises, filho de Ciro, que sucedeu seu pai, 3475 A.M.,
e reinou sete anos e cinco meses. escreveram
uma acusação. Mt 27:37; At 24:5–9,13; At 25:7; Ap 12:10
7 3482 A.M.; 522 a.C. Artaxerxes. Este
Artaxerxes foi um dos sábios, que usurpou o trono após a morte de Cambises,
durante sete meses, fingindo ser Smerdes, irmão de Cambises. Justino o chama de
Oropoesto; Heródoto o chama de Smerdes; Mardo o chama de Esquilo, e Ctesias de
Sfendatates. Bislão. ou, em paz. companheiros. Heb. associados. 9,17;
5:6língua siríaca. Possivelmente
isto refere tanto à língua quanto à grafia siríaca ou caldéia. Por isso, do v.
8 deste capítulo até 7:27, as cartas, decretos, etc., não estão em hebraico no
original, mas em caldeu. 2 Rs 18:26; Is 36:11; Dn 2:4
8 escrivão. ou, secretário. 9; 2 Sm
8:17; 2 Sm 20:25; 2 Rs 18:18
9 companheiros. Aram. associados. dinaítas. 2 Rs
17:24,30,31afarsaquitas. 5:6;
6:6sunaquitas. Et 1:2;
Et 2:3; Dn 8:2elamitas. Gn
10:22; Is 21:2; Jr 25:25; Jr 49:34; Ez 32:24; At 2:9
10 e outros povos. 1; 2 Rs
17:24–41o grande e afamado Osnapar. Rm 13:7(naquele tempo). Aram. Cheeneth. 11,17;
7:12
11 11
12 aquela rebelde. 15,19;
2 Rs 18:20; 2 Rs 24:1; 2 Cr 36:13; Jr 52:3; Ez 17:12–21; Lc 23:2–5; At 24:5; 1
Ts 5:22; 1 Pe 2:13–15reedificando. ou, terminando. Ne 1:3;
Dn 9:25malvada cidade. Sl
48:1, 2; Is 1:21–23; Lc 13:34reparando. Aram. juntando,
ou costurando junto.
13 se aquela cidade. Ne 5:4;
Sl 52:2; Sl 119:69pagarão. Aram. darão. os direitos. 7:24;
Mt 9:9; Mt 17:25; Rm 13:6, 7
14 somos assalariados, etc. Aram. somos
salgados com o sal do palácio. O sal é reconhecidamente um dos produtos
essenciais para a vida (Apócrifo Eclesiástico 39:26 ou 31). Portanto, o sal é
usado para conservar alimentos de modo geral. Parkhurst diz que, entre os
nativos do Oriente Indiano, é comum a expressão: “Como o sal de alguém,” no
sentido de ser alimentado por alguém. Entre povos ocidentais, o sal também era
tido como símbolo de amizade e hospitalidade. Portanto, comer o sal de alguém
significa estar ligado à uma pessoa por laços de amizade. e não nos convém. Ez 33:31; Jo 12:5, 6; Jo 19:12–15
15 aquela cidade foi rebelde. 12; Ne
2:19; Ne 6:6; Et 3:5–8; Dn 6:4–13; At 17:6, 7pelo
que foi a cidade destruída. 2 Rs 24:20; 2 Rs 25:1,4; Jr 52:3–34
16 não terá a posse. 20; 2
Sm 8:3; 1 Rs 4:24
17 companheiros. Aram. associados. 7,9Paz. 5:7; 7:12; Lc 10:5; At 23:26; Rm
1:7
18 18
19 Ordenando-o. Aram. por meu decreto está
determinado. buscaram. 15;
5:17; 6:1, 2; Dt 13:14; Pv 25:2e acharam. 2 Rs
18:7; 2 Rs 24:20; Ez 17:13–19
20 reis poderosos. 1 Rs
4:21,24; 1 Cr 18:3; Sl 72:8dalém do
Eufrates. 16;
Gn 15:18; Js 1:3, 4lhes pagaram
direitos. 1
Cr 18:6,13; 1 Cr 19:19; 2 Cr 9:14,23,24; 2 Cr 17:11; 2 Cr 26:7,8
21 dai ordem, etc. Aram. fazei decreto. 19
22 Por que há de crescer. 13; Et
3:8, 9; Et 7:3, 4
23 Reum. 8,9,17foram
eles apressadamente. Pv 4:16; Mq 2:1; Rm 3:15
24 e isso até ao segundo ano. Ne 6:3,
9; Jó 20:5; 1 Ts 2:18Dario. Este era o Dario
Histaspes, um dos sete príncipes que matou o usurpador Smerdes. Ele subiu ao
trono da Pérsia, 3483 A.M., 521 a.C., e reinou 36 anos. 5:5;
6:1; Ag 1:15
5
1 Animados por Ageu e Zacarias, Zorobabel e Jesua dão
prosseguimento à construção do templo.
3 Tatenai e Sestar-Bozenai não conseguem atrapalhar
os judeus.
6 A carta destes contra os judeus enviada a Dario.
1 3484 A.M.; 520 a.C. Ageu e Zacarias. Ageu
e Zacarias são os profetas menores que escreveram os livros que se encontram na
Bíblia. Pelo fato de muitas vezes se referirem aos relatos aqui registrados, é
proveitoso fazer a leitura destes dois livros simultaneamente a Esdras. Ag
1:1–15Zacarias. Zc
1:1–21filho de Ido. Isto é, “neto de
Ido,” pois Zacarias era filho de Berequias, filho de Ido. em nome do Deus de Israel. Mq 5:4; Ag 1:2–8; Zc 1:3, 4; Zc
4:6–10
2 se dispuseram. 3:2; Ag
1:12–15Jesua. Zc 6:11[Josué], filho de Jozadaque. os referidos
profetas de Deus. 6:14; Ag 2:4–9,20–23; Zc 3:1–4.14; 2 Co 1:24
3 Tatenai. Tatenai era governador das
províncias que pertenciam ao Império Persa, a oeste do Eufrates, englobando
Síria, Arábia Deserta, Fenícia e Samaria. Parece ter sido homem brando e
ponderado, agindo com grande prudência e cautela, sem paixão e sem causar
prejuízos. 6;
6:6, 13; 7:21; Ne 2:7–9Quem vos deu
ordem. 9;
1:3; Mt 21:23; At 4:7
4 E quais são os nomes. 10
5 Porém os olhos de Deus. 7:6,
28; 8:22; 2 Cr 16:9; Sl 32:8; Sl 33:18; Sl 34:15; Sl 76:10; Fp 1:28; 1 Pe 3:12de maneira que não foram obrigados. Sl
129:2–5e viesse resposta. 6:6–12
6 3485 A.M.; 519 a.C. Eis a cópia da carta. 4:11,
23os afarsaquitas. 4:9;
6:6
7 na qual. Aram. no meio da qual. toda a paz. 4:17;
Dn 3:9; Dn 4:1; Dn 6:21; Jo 14:27; 2 Ts 3:16
8 província de Judá. 2:1; Ne
7:6; Ne 11:3; Et 1:1, 22à casa do grande
Deus. 1:2,
3; 6:10; 7:23; Dt 10:17; Dt 32:31; Sl 145:3; Dn 2:47; Dn 3:26; Dn 4:2, 34–37;
Dn 6:26grandes pedras. Aram. pedras
rolantes. Mc
13:1, 2
9 Quem vos deu ordem. 3,4
10 lhes perguntamos. 4
11 Nós somos servos. Js
24:15; Sl 119:46; Dn 3:26; Jn 1:9; Mt 10:32; Lc 12:8; At 27:23; Rm 1:16; Rm
6:16; Gl 6:14a qual um grande
rei. 1
Rs 6:1–7.51; 2 Cr 3:1–5.14
12 3408 A.M.; 536 a.C. Mas, depois. 2 Rs
21:12–15; 2 Cr 34:24,25; 2 Cr 36:16,17; Ne 9:26, 27; Is 59:1, 2; Jr 5:29; Dn
9:5ele os entregou. Dt
28:15–68; Dt 29:24–28; Dt 31:17; Dt 32:30; Jz 2:14; Jz 4:2; Jz 6:1; 1 Rs 9:6–9;
2 Cr 7:19–22; Sl 106:40nas mãos de
Nabucodonosor. 2 Rs 24:2,10–17; 2 Rs 25:1,8–11,12–30; 2 Cr 36:6–10;
Jr 39:1–14; Dn 1:1, 2
13 1:1–8;
6:3–5; Is 44:28; Is 45:1
14 Também os utensílios. 1:7–10;
6:5; 2 Cr 36:7,18; Jr 52:19; Dn 5:2, 3o
rei Ciro os tirou. 7:27; Pv 21:1Sesbazar.
16;
1:11a quem nomeara. Ag 1:1,
14; Ag 2:2, 21governador. ou,
representante. At
13:7,8,12
15 e faze reedificar. 1:2;
3:3; 6:3
16 Sesbazar. 14lançou os fundamentos. 2; 3:8,
10; Ag 1:12–14; Ag 2:18; Zc 4:103468–3485 A.M.;
536–519 a.C. e ainda não está acabada. 6:15
17 3485 A.M.; 519 a.C. se busque nos arquivos.
4:15,
19; 6:1, 2; Pv 25:2haver uma ordem.
6:3–5
6
1 Encontrado o decreto de Ciro, Dario lança novo
decreto para o prosseguimento da construção.
13 Com a ajuda de Tatenai e Setar-Bozenai, e
conforme o decreto, o templo é concluido.
16 A dedicação do templo.
19 A celebração da Páscoa.
1 e uma busca se fez. 4:15,
19; 5:17; Jó 29:16; Pv 25:2arquivos. Aram. livros. Sl
40:7; Jr 36:2–4,20–23,29,32; Ez 2:9; Ez 3:1; Ap 5:1se
guardavam. Aram.
feitos descer.
2 Em Acmetá. ou, em Ecbatana, ou, num
cofre. אחמתא, provavelmente da língua persa חם, kham, “casa de
verão,” com um prefixo א, aleph, e a terminação língua caldéia תא, tha, muito
provavelmente significa Ecbatana, como se encontra na Vulgata e em Josefo, casa
de verão dos manarcas persas. Situava-se numa região montanhosa, ao pé do monte
Orontes, ou Jasônio, segundo Amiano, nos confins do sul da Média e Pérsia;
segundo Plínio, ficava à 1.206 km da Grande Selêucia, à 32 km do Mar Cáspio, à
724 km de Susa. Diodoro atribui a construção da cidade a Semirame; Eusébio e
Heródoto, a Deioces (Cron. 1.1). Heródoto diz que a cidade era cercada por sete
muros fortes e largos construídos em círculo, um dentro do outro, elevando-se
um acima do outro à altura de suas respectivas ameias. Cada muro se distinguia
por uma cor diferente. O primeiro era branco, o segundo preto, o terceiro
púrpura, o quarto azul, o quinto laranja, o sexto chapeado de prata e o sétimo
de ouro. O maior destes muros media quase a extensão de Atenas, i.e., 40 km,
segundo Diom Crisóstomo. Porém, Diodoro Sículo afirma que a circunferência de
Ecbatana era de 50 km. Dentro do círculo interno ficava o palácio do rei e a
tesouraria real, muito elogiados por Políbio por causa do seu esplendor e das
suas riquezas. D’Anville e Major Rennel dizem que é muito provável que a atual
Hamadã, cujas ruínas atestam seu antigo esplendor, ocupa a área de Ecbana.
Hamadã situa-se em Al Gebal, ao pé do grande monte Alwend, cerca de 480 km de
Bagdá.
3 no seu primeiro ano. 1:1–4;
5:13–15; 2 Cr 36:22,23para ser um
lugar. Dt
12:5,6,11–14; 2 Cr 2:6; Sl 122:4a sua altura. 1 Rs
6:2,3; 2 Cr 3:3,4; Ez 41:13–15; Ap 21:16com
três carreiras. 1 Rs 6:36
4 A despesa. 7:20–23;
Sl 68:29; Sl 72:10; Is 49:23; Is 60:6–10; Ap 12:16
5 os utensílios de ouro. 1:7, 8;
5:14; Jr 27:16, 18–22; Dn 1:2; Dn 5:2que
Nabucodonosor. 2 Rs 24:13; 2 Rs 25:14,15; 2 Cr 36:6,7,10,18; Jr
52:19levando-os. Aram. ir.
6 Tatenai. 5:3seus
companheiros. Aram.
seus associados. 5:6retirai-vos para
longe dali. Gn
32:28; Gn 43:14; Ne 1:11; Sl 76:10; Pv 21:1, 30; Is 27:8; At 4:26–28; Rm 8:31
7 Não interrompais a obra. At
5:38, 39
8 se decreta. Aram. um decreto é feito
por mim. tesouraria real. 4;
4:16, 20; 7:15–22; Sl 68:29–31; Ag 2:8não
se interrompa. 4:21, 23; 5:5
9 Também se lhes dê. Is
49:23novilhos. Lv
1:3–5,10; Lv 9:2; Sl 50:9–13cordeiros. Êx
29:38–42; Nm 28:1–29.40trigo. Lv
2:1–16; Nm 15:4–31; 1 Cr 9:29sal. Lv
2:13; Mc 9:49
10 aroma agradável. Aram. descanso. Gn
8:21; Lv 1:9, 13; Ef 5:2e orem pela
vida. 7:23;
Jr 29:7; 1 Tm 2:1,2
11 todo homem que alterar. 7:26uma viga se arrancará. Et 5:4;
Et 7:10da sua casa se faça. 2 Rs
9:37; 2 Rs 10:27; Dn 2:5; Dn 3:29
12 que fez habitar ali. Êx
20:24; Dt 12:5, 11; Dt 16:2; 1 Rs 9:3; 2 Cr 7:16; Sl 132:13, 14derribe a todos os reis. Sl 5:10; Sl 21:8–10; Sl 137:8, 9; Is 60:12; Ob 10; Zc
12:2–4; At 5:38, 39; At 9:5; Ap 19:14–21Eu, Dario. Et 3:14, 15; Et 8:14com toda a pontualidade. 13; Ec
9:10
13 Tatenai. 4:9, 23; 5:6assim o fizeram. Et 6:11; Jó 5:12,13; Pv 29:26
14 Os anciãos dos judeus. 3:8;
4:3em virtude do que profetizaram. 5:1, 2;
Ag 1:12–14; Ag 2:2–15; Zc 2:1–4.14; Zc 6:1–15e a
terminaram. Zc
4:9segundo o decreto. Is
44:28; Ag 1:8Ciro. 13;
1:1–4; 4:24; 5:13Artaxerxes. Artaxerxes,
terceiro filho e sucessor de Xerxes, cognominado Μακροχειρ,
ou Longímano, ou, na língua persa, Ardsheer
deeraz dest, “Ardser, o mão longa.” Segundo os gregos, ele foi assim
chamado por causa do extraordinário comprimento de suas mãos. Porém, segundo os
orientais, seu nome se deve à extensão de seus domínios. Ele subiu ao trono
persa, em 3540 A.M., 464 a.C., e reinou quarenta e um anos. Diz-se que ele teria
sido a pessoa mais bela daquela época e um príncipe muito brando e generoso. 7:1
15 3489 A.M.; 515 a.C. mês de adar. Et 3:7,
13; Et 8:12; Et 9:1,15,17,19,21
16 Os filhos de Israel. 1 Cr
9:2; Ne 7:73exilados. Aram. filhos do
transporte. 4:1celebraram com regozijo. 22;
3:11, 12; Dt 12:7; 1 Cr 15:28; 2 Cr 7:10; 2 Cr 30:23,26; Ne 8:10; Ne 12:43a dedicação. 1 Rs 8:63; 2 Cr 7:5,9; Jo 10:22;
Sl 122:1; Fp 4:4Havendo
estabelecido o culto a Deus nesta dedicação, foram tomadas providências para
mantê-lo, segundo as determinações do Livro de Moisés. Apesar que agora o culto
no templo não podia ser realizado com toda a pompa e abundância como antes por
causa da pobreza atual, sem dúvida, no entanto, ele foi realizado com pureza e
participação sincera como nunca. Nenhuma beleza se iguala à beleza da
santidade.
17 ofereceram. 8:35;
Nm 7:2–89; 1 Rs 8:63,64; 1 Cr 16:1–3; 2 Cr 7:5; 2 Cr 29:31–35oferta pelo pecado. Lv 4:3,
13, 14, 22, 23, 28; 2 Cr 29:21–23segundo o
número. Embora
as tribos de Banjamim e Judá, juntamente com os sacerdotes e levitas,
constituissem a maior parte do povo, muita gente das outras tribos tinha
retornado com estes do cativeiro. 1 Rs 18:31; Lc 22:30; Ap 7:4–8; Ap 21:12
18 Estabeleceram os sacerdotes. 1 Cr
23:1–26.32; 2 Cr 35:4,5segundo está
escrito. Aram.
segundo o escrito. Nm 3:6; Nm 8:9–26
19 Os que vieram do cativeiro. 16celebraram a Páscoa. Êx
12:6–36; Js 5:10; 2 Cr 30:1–35.27
20 se tinham purificado. 2 Cr
29:34; 2 Cr 30:15–17mataram o
cordeiro da Páscoa. Êx 12:21; 2 Cr 35:11; Hb 7:27
21 comeram a Páscoa. Êx
12:47–49; Sl 93:5se haviam
separado. 9:11; Nm
9:6,7,10–14; Is 52:11; Ez 36:25; 2 Co 6:17; 2 Co 7:1
22 a Festa dos Pães Asmos. Êx
12:15–20; Êx 13:6,7; 2 Cr 30:21; 2 Cr 35:17; Mt 26:17; 1 Co 5:7,8mudando o coração. 7:27;
Pv 16:7; Pv 21:1; Jo 19:11rei da Assíria. Pelo fato de
reinar sobre o território da Assíria, Dario é chamado aqui de “rei da Assíria.”
6–12;
1:1; 2 Rs 23:29; 2 Cr 33:11; Zc 10:10, 11
7
1 Esdras vai a Jerusalém.
11 A bondade de Artaxerxes para com Esdras.
27 Esdras agradece a Deus por isso.
1 3547 A.M.; 457 a.C. Artaxerxes. 12,21;
6:14; Ne 2:1Esdras. 10;
8:1–10.44; Ne 8:2–9Seraías. 2 Rs
25:18; 1 Cr 6:4–14; 1 Cr 9:11; Ne 11:11; Jr 52:24–27Hilquias.
2
Rs 22:4,8; 2 Cr 34:9,15
2 Zadoque. 2 Sm 8:17; 1 Rs 2:35
3 3
4 4
5 Finéias. Êx 6:25; Nm 25:7–13; Nm 31:6; Js
22:13, 31; Jz 20:28; 1 Cr 6:4,50–52; Sl 106:30, 31Eleazar.
Lv
10:6,12,16; Nm 3:32; Nm 20:25–28; Nm 27:2; Nm 31:31, 54; Js 14:1; Js 24:33; 1
Cr 24:1–6o sumo sacerdote. 2 Cr
19:11; 2 Cr 26:20; Hb 5:4
6 escriba versado. Sopher mahir não significa apenas escritor ágil ou homem bom de
escrita, mas escriba hábil na exposição da Lei, sophro chochmo, “escriba sábio,” como se traduz na Siríaca. 11,12,21;
Sl 45:1; Mt 13:52escriba. Ne
8:4,9,13; Ne 12:26, 36; Jr 8:8; 1 Co 1:20Lei.
Dt
4:5; Dt 28:1; Mt 28:20; 1 Co 15:1; 1 Ts 4:1,2segundo
a boa mão. 9,28;
6:22; 8:18,22,31; Gn 32:28; Ne 1:10, 11; Ne 2:8,12,18; Ne 4:15; Pv 3:6; Is
50:2; Is 59:1lhe concedeu. 11–26
7 alguns dos filhos de Israel. 8:1–14dos levitas. 2:40, 41; 8:15–20dos cantores. 1 Cr 6:31–48; 1 Cr 25:1–8dos porteiros. 2:42; 1 Cr 9:17–27; Ne 7:45dos servidores do templo. 24;
2:43–70; 8:20; Ne 7:46–73; Ne 10:28Artaxerxes. 11,12;
6:14; 8:1; Ne 2:1
8 8
9 partiu. Heb. era a fundação da subida. segundo a boa mão. 6; Ne
2:8, 18
10 tinha disposto o coração. 1 Sm
7:3; 1 Cr 29:18; 2 Cr 12:14; 2 Cr 19:3; Jó 11:13; Sl 10:17; Sl 57:7a Lei do Senhor.
6;
Sl 1:2; Sl 19:7; Sl 119:45, 96–100para a cumprir. Dt
16:12; Mt 5:19; Mt 7:24; Jo 13:17; Ap 22:14e
para ensinar. 25; Dt 33:10; 2 Cr 17:8,9; 2 Cr 30:22; Ne 8:1–9; Ml
2:7; At 1:1; 1 Tm 3:2; 2 Tm 4:2; Tt 2:1, 15
11 Esta é a cópia da carta. 4:11;
5:6o escriba das palavras. 6; Mt
23:2, 13; Mc 7:1–13
12 Artaxerxes. Na língua persa, o título
do rei seria assim: Ardsheer shahinshah,
ou padshah, “Ardser, rei dos reis,”
i.e., grande e supremo rei ou imperador. 1 Rs 4:24; 1 Rs 20:1; Is 10:8; Ez
26:7; Dn 2:37, 47; 1 Tm 6:15; Ap 17:14; Ap 19:16ao
sacerdote Esdras, etc. ou, a Esdras, o sacerdote, escriba perfeito da lei
de Deus do céu, paz. 4:10,11,17
13 Por mim se decreta. 5:13;
6:1; 2 Cr 30:5; Et 3:15; Et 9:14; Sl 148:6que
quiser ir contigo. 1:3; Sl 110:3; Fp 2:13; Ap 22:17
14 da parte do rei. Aram. de diante do
rei. seus sete conselheiros. Sete
príncipes da Pérsia haviam conspirado contra e matado o usurpador Smerdes.
Assim, abriram caminho para a família de Dario, que ocupou o trono
posteriormente. Os reis persas, sempre tiveram príncipes por conselheiros.
Estes possuíam privilégios especiais: eram os principais assistentes no governo
e, por seu conselho, eram tratados todos os negócios públicos do império. Os
nomes destes conselheiros são fornecidos no texto paralelo do Livro de Ester. Et 1:14segundo a Lei. 25,26; Dt 17:18, 19; Is 8:20teu Deus. 1:3; 5:8; 6:12; Dn 2:47; Dn 6:20,
26
15 para levares a prata. 6:4,8–10;
Sl 68:29, 30; Sl 72:10; Sl 76:11; Is 60:6–9; Ap 21:24–26cuja habitação. 6:12; 2 Cr 2:6; 2 Cr 6:2,6; Sl
9:11; Sl 26:8; Sl 76:2; Sl 135:21
16 bem assim a prata. 8:25–28as ofertas voluntárias. 1:4, 6;
1 Cr 29:6,9,17; 2 Co 8:12; 2 Co 9:7
17 diligentemente comprarás. 6:9,
10; Dt 14:24–26; Mt 21:12, 13; Jo 2:14e
as suas ofertas de manjares. Nm 15:4–13as
oferecerás. Dt
12:5–11
18 Também o que a ti. 2 Rs
12:15; 2 Rs 22:7fazei-o. 26; Ef
5:17segundo a vontade do vosso Deus. Ele deu-lhes a
mais plena liberdade para fazerem tudo segundo as ordenações deles. Eles não
foram atrelados a nenhuma forma ou modo de prestar culto.
19 E os utensílios. 8:27–30,33,34o Deus de Jerusalém. 2 Cr
32:19; Jr 3:17
20 dá-lo-ás da casa. 6:4,8–18
21 Artaxerxes. 12,13dalém do Eufrates. 4:16,
20; 6:6o sacerdote Esdras. 6,10,11
22 cem coros de trigo. Lc
16:7, marg.cem batos de
vinho. Ez
45:14; Lc 16:6, marg.sal à vontade. Lv 2:13
23 Tudo quanto se ordenar. Aram. Tudo
quanto é do decreto. 13,18exatamente se
faça. Sl
119:4para que haveria grande ira. Artaxerxes
acreditava que ele havia sido designado por Deus para realizar esta tarefa. Por
isso ele quis fazê-la de coração. Ele sabia que, caso não a fizesse, Deus se
desagradaria e o reino seria tirado dele ou de sua posteridade. 6:10–12;
Zc 12:3
24 acerca de todos os sacerdotes. 7;
2:36–55
25 segundo a sabedoria do teu Deus. 14; 1
Rs 3:28; 1 Cr 22:12; Sl 19:7; Sl 119:98–100; Pv 2:6; Pv 6:23; Tg 1:5; Tg 3:17,
18nomeia magistrados. Êx
18:21–25; Dt 16:18; 1 Cr 23:4; 2 Cr 19:8–10dalém
do Eufrates. Isto
é, “oeste do Eufrates,” que ficava além do rei da Pérsia porque ele se
encontrava no leste. 6:6que lhes façam
saber. 10;
2 Cr 17:7–9; Ne 8:1–3,7,8; Ne 9:3; Ne 13:1–3; Ml 2:7; Mt 13:52; Mt 23:2, 3; Mc
6:34; Rm 10:14–17
26 Todo aquele que. 6:11;
Dn 3:28, 29; Dn 6:26a lei do teu
Deus. 2
Cr 30:12seja condenado ou à morte. Êx
21:1–22.31; Lv 20:1–27; Dt 13:1–18desterro. Aram.
desarraigar. Sl
52:5
27 Bendito seja o Senhor. Há um profundo espírito fraterno e piedoso
nestas expressões. Em vez de fiar-se nos louvores de seu generoso benfeitor ou
gabar-se das suas próprias realizações, ele bendiz a Deus por ter movido “o
coração do rei” e por toda a ajuda e favor que lhe foram concedidos pelo rei e
seus conselheiros. 6:22; 1 Cr 29:10–30; Fp 4:10moveu. 6:22; Ne 2:12; Ne 7:5; 2 Co 8:16;
Hb 8:10; Hb 10:16; Tg 1:17; Ap 17:17o coração do
rei. Ne
2:8; Pv 21:1para ornar. Is
60:13
28 estendeu para mim. 9:9; Gn
32:28; Gn 43:14; Ne 1:11os seus
conselheiros. 14; Jn 3:7me
animei. O
rei louvou a Deus e se encorajou porque a boa mão do Senhor esteve com ele. segundo
a boa mão. 6,9;
5:5; 8:18; Ne 2:8; 2 Tm 4:17,18
8
1 Os companheiros de Esdras que voltaram da
Babilônia.
15 Esdras manda buscar ministros para o templo.
21 Esdras apregoa jejum.
24 Esdras confia os tesouros aos cuidados dos
sacerdotes.
31 De Aava, eles vêm a Jerusalém.
33 Os tesouros são pesados no templo.
36 As ordens do rei são dadas.
1 São estes os cabeças de famílias. 1:5; 1
Cr 9:34; 1 Cr 24:31; 1 Cr 26:32; 2 Cr 26:12; Ne 7:70, 71genealogias. 2:62; 1 Cr 4:33; 1 Cr 9:1os que subiram comigo. 7:7, 13
2 Finéias. 1 Cr 6:3,4–15; 1 Cr 24:1–6Davi. 1 Cr
3:1,22
3 Parós. 2:3; Ne 7:8; Ne 10:14
4 Paate-Moabe. 2:6; Ne 7:11; Ne 10:14
5 5
6 Adim. 2:15; Ne 7:20; Ne 10:16
7 Elão. 2:7, 31; Ne 7:12, 34
8 Sefatias. 2:4; Ne
7:9; Ne 11:4
9 Joabe. 2:6; Ne 7:11
10 10
11 Bebai. 2:11; 10:28; Ne 7:16
12 Azgade. 2:12; Ne 7:17filho de Hacatã. ou, o filho mais novo.
13 Adonicão. 2:13;
Ne 7:18
14 Bigvai. 2:14; Ne 7:19Zabude. ou, Zacur. Ne
10:12
15 rio que corre para Aava. Supõe-se que
Aava seja o rio Adiava que, juntamente com Diava, segundo Amiano, deu nome a
Adiabene, província da Assíria. Os rios corriam por esta região em direção ao
Tigre. Estes também eram chamados de Anzabas e Zabas, respectivamente.
Correspondem aos rios Capro e Lico, segundo Ptolomeu. Atualmente os rios são
chamados de Grande Zab e Pequeno Zab, ou Zabeim, i.e., os dois Zabs. Ibn Haukal
diz que “são riachos consideráveis, cada um da metade da largura do Dejleh (ou
Tigre). Eles nascem entre as montanhas do Azerbaijão. O riacho maior corre em
direção a Hadite. Estes riachos compõem parte do Tigre e fornecem água para o
distrito de Semera.” Sl 137:1; Ez 1:1; Ez 3:15; At 16:13Aava. 21,31e
não tendo achado. 2; 7:7, 24
16 Semaías. 13; 10:21Natã. 10:39Zacarias.
11os chefes. 1eram
sábios. 18;
1 Rs 3:11; 1 Cr 12:32; 1 Cr 26:14; 2 Cr 2:12; Pv 2:6; Pv 20:5; Pv 28:2; Dn
2:21; 2 Tm 2:7; 1 Jo 5:20
17 Casifia. Supõe-se que Casifia se refere
às montanhas de Cáspio, entre a Média e Hircânia, próximo ao Mar Cáspio.
Comparando-se o v. 31 com 7:9, é evidente que Casifia ficava próximo de Aava. dei expressamente as palavras. Heb. pus
as palavras na boca deles. Êx 4:15; Dt 18:18; 2 Sm 14:3,19; Jr 1:9;
Jr 15:19servidores do templo. 2:43,
58; 7:7ministros. Nm
8:22–26; Nm 18:6; 1 Cr 23:3–6,26–32; Tt 1:5
18 segundo a boa mão. 22;
7:28; Ne 2:8; Pv 3:6um homem sábio. 16; Pv 24:3; Jr 3:15; Dn 1:20; 1 Co 14:20Mali. Nm
3:20; 1 Cr 6:19Serebias. 24; Ne
8:7; Ne 9:4, 5; Ne 10:12; Ne 12:24
19 Hasabias. Ne
3:17; Ne 10:11Merari. 1 Cr
6:1,16,19
20 servidores do templo. 17;
2:43; 7:7; 1 Cr 9:2todos eles
mencionados. Fp 4:3
21 apregoei ali um jejum. Jz
20:26; 1 Sm 7:6; 2 Cr 20:3; Jl 1:14; Jl 2:12–18; Jn 3:5para nos humilharmos. Lv
16:29, 31; Lv 23:29; Is 58:3, 5; Jr 31:8, 9; Jr 50:4, 5para lhe pedirmos jornada feliz. Sl 5:8;
Sl 107:2–8; Sl 143:8–10; Pv 3:6; Is 30:21; Is 35:8; Is 42:16; Is 49:10; Jr
10:23para nossos filhos. Nm
14:3, 31; Sl 8:2; Mc 10:13–16; At 2:39
22 tive vergonha de pedir. 1 Co
9:15; 2 Co 7:14A boa mão. 7:6,9,28;
1 Cr 28:9; 2 Cr 16:9; Sl 33:18, 19; Sl 34:15, 22; Is 3:10, 11; Lm 3:25; Rm
8:28; 1 Pe 3:12a sua força e a
sua ira. Js
23:16; 2 Cr 15:2; Sl 21:8, 9; Sl 34:16; Sl 90:11; Sf 1:2–6; Hb 10:38; 1 Pe 3:12
23 jejuamos. Ne 9:1;
Et 4:16; Dn 9:3; Lc 2:37; At 10:30e pedimos isto. Jr
29:12, 13; Jr 33:3; Jr 50:4, 5e ele nos
atendeu. 31;
Dt 4:29; 1 Cr 5:20; 2 Cr 33:12,13; Sl 66:18–20; Is 19:22; Jr 29:12, 13; Mt 7:7,
8
24 Serebias. 18,19
25 Pesei-lhes. 33;
1:8; 2 Co 8:20,21; Fp 4:8a prata. 7:15,
16
26 26
27 fino bronze. Heb. bronze amarelo ou
brilhante. Na Siríaca se traduz nechosho
korinthyo tovo, “bom bronze coríntio,” assim chamado por causa do bronze
encontrado depois que Lúcio Múmio queimou Corinto. Geralmente se pensa que era
uma composição de bronze, cobre, prata e ouro fundidos. João Chardin, porém, na
nota de um MS. citada por Harmer, mencionou um metal artificial usado no
Oriente, muito estimado lá, que provavelmente é da época de Esdras. Ele diz:
“Ouvi alguns cavalheiros holandeses falarem de um metal na ilha de Sumatra,
muito mais valorizado do que ouro, que somente personagens reais tinham o
privilégio de usar. Se me lembro bem, trata-se de uma mistura de ouro e aço, ou
cobre e aço.” Posteriormente Harmer acrescentou: “o nome do metal é calmbac,
composto de ouro e cobre.” precioso. Heb.
desejoso. Lm
4:2
28 Vós sois santos. Lv
21:6–8; Dt 33:8; Is 52:11e santos são
estes objetos. 1:7–11; Lv 22:2, 3; Nm 4:4–15,19,20; Nm 7:13, 84–88;
1 Rs 7:48–51; 1 Cr 23:28; 2 Cr 24:14
29 Vigiai-os. 1 Cr
26:20–26; Mc 13:34, 35; At 20:31; 2 Tm 4:5até
que os peseis. 33,34
30 à casa de nosso Deus. 22; 1
Cr 29:2,3; Sl 122:9; Is 60:13
31 rio Aava. 15,21e a boa mão do nosso Deus. 22;
7:9, 28; Jó 5:19–24; Sl 91:9–14; Is 41:10–14; At 25:3; At 26:22e livrou-nos. Esdras e seus companheiros haviam
iniciado uma jornada de centenas de quilômetros pelo deserto. Agora estavam por
completar quatro meses de viagem, levando consigo família, bens e valiosos
tesouros. Isso atrairia tribos árabes peregrinas e outros grupos de pessoas que
se encontravam nas cercanias. Embora Esdras houvesse declarado ao rei: “A boa
mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua
força e a sua ira, contra todos os que o abandonam” (v. 22), ele determinou que
eles viajassem sem o acompanhamento de guardas, exceto a guarda de Deus. Esdras
estava envergonhado de pedir outra guarda depois que havia expresso sua
confiaça em Deus! Havendo se humilhado perante o Senhor e suplicado a orientação e proteção dele, os inimigos
foram contidos ou desabilitados, e os judeus chegaram seguros em Jerusalém.
32 7:8, 9;
Ne 2:11
33 pesamos. 26,30; 1 Cr 28:14–18; 2 Co
8:20,21Meremote. Ne 10:5Urias. Ne 3:4Jozabade.
Ne
8:7Binui. Ne 10:9
34 34
35 ofereceram holocaustos. Lv
1:1–7.38; 2 Cr 29:31,32; Sl 66:10–15; Sl 116:12–19; Lc 1:74, 75doze novilhos. 6:17; Nm 7:27
36 deram as ordens do rei. 7:21–24sátrapas. 4:7–23; 5:6–17e estes ajudaram o povo. 6:13;
Is 56:6, 7; At 18:27; Ap 12:16
9
1 Esdras lamenta a mistura do povo com estrangeiros.
5 Ele ora a Deus, confessando os pecados.
1 os príncipes. 10:8;
Jr 26:10, 16não se
separaram. 6:21,
22; 10:10, 11; Êx 33:16; Nm 23:9; Ne 9:2; Ne 13:3; Is 52:11; 2 Co 6:14–18com as suas abominações. Lv
18:3, 24–30; Dt 12:30, 31; Dt 18:9; 2 Cr 33:2; Sl 106:35; Rm 2:17–25cananeus. Gn 15:16, 19–21; Êx 23:23; Dt
20:17, 18amonitas. Dt
23:3–5; 1 Rs 11:1,5–7; Ne 4:3, 7; Ne 13:1–3moabitas.
Nm
25:1–3
2 pois tomaram das suas filhas. 10:18–44;
Êx 34:16; Dt 7:1–4; Ne 13:23, 24; Ml 2:11se
misturou. Gn
6:2; Ne 13:3,23,24; 2 Co 6:14a linhagem
santa. Êx
19:6; Êx 22:31; Dt 7:6; Dt 14:2; Is 6:13; Ml 2:15; 1 Co 7:14e até os príncipes. 10:18–44;
Ne 13:4,17,28
3 rasguei as minhas vestes. Js 7:6;
2 Rs 18:37; 2 Rs 19:1; Jó 1:20; Jr 36:24e
arranquei os cabelos. Lv 21:5; Ne 13:25; Is 15:2; Jr 7:29; Jr
48:37, 38; Ez 7:18; Mq 1:16e me assentei
atônito. Ne
1:4; Jó 2:12,13; Sl 66:3; Sl 143:4; Ez 3:15; Dn 4:19; Dn 8:27
4 tremiam das palavras. 10:3; 2
Cr 34:27; Sl 119:136; Is 66:2; Ez 9:4até
ao sacrifício da tarde. Êx 29:39; Dn 9:21; At 3:1
5 humilhação. ou, aflição. me pus de joelhos. 2 Cr 6:13; Sl 95:6; Lc 22:41; At 21:5; Ef 3:14estendi as mãos.
Êx 9:29,33; 1 Rs 8:22,38,54; Sl 141:2; Sl 143:6; Is
1:15
6 Estou confuso e envergonhado. Jó
40:4; Jó 42:6; Jr 3:3,24,25; Jr 6:15; Jr 8:12; Jr 31:19; Ez 16:63; Dn 9:7, 8;
Rm 6:21as nossas iniqüidades. Gn
13:13; Sl 38:4; Is 1:18; Is 59:12culpa. ou,
transgressão. cresceu até aos céus. 2 Cr
28:9; Lc 15:21; Ap 18:5
7 Desde os dias. Nm
32:14; 2 Cr 29:6; 2 Cr 30:7; Ne 9:32–34; Sl 106:6, 7; Lm 5:7; Dn 9:5–8; Zc 1:4,
5; Mt 23:30–33; At 7:51, 52por causa das
nossas iniqüidades. Lv 26:14–46; Dt 4:25–28; Dt 28:15–68; Dt
29:22–28; Dt 30:17–19; Dt 31:20–22; Dt 32:15–28; 1 Sm 12:15; 1 Rs 9:6–9; Ne
9:30nas mãos dos reis. 2 Rs
17:5–8; 2 Rs 18:9–12; 2 Rs 24:1–4; 2 Cr 36:16–19; Ne 9:36, 37; Dn 9:11–14ignomínia. Dn 9:7, 8como hoje se vê. Ne 9:32; Jr 25:18; Jr 44:22
8 se nos manifestou a graça. 9; Ne
1:11; Ne 9:31; Hc 3:2nos deixar
alguns que escapem. 14; 2 Rs 19:4,30,31; Is 1:9; Jr 42:2; Jr
44:14; Ez 6:8, 9; Ez 14:22; Zc 8:6, 12; Rm 9:27; Rm 11:5, 6estabilidade. ou, pino. i.e., habitação
constante e segura. Ec 12:11; Is 22:23–25; Zc 10:4no seu santo lugar. Is
56:5; Ap 3:12para nos
alumiar. 1
Sm 14:27,29; Jó 33:30; Sl 13:3; Sl 34:5e
para nos dar um pouco de vida. Sl 85:6; Sl 138:7; Is 57:15; Ez
37:11–14; Os 6:2
9 somos servos. Ne
9:36, 37não nos desamparou o nosso Deus. Sl
106:45, 46; Sl 136:23, 24; Ez 11:16perante os reis.
1:1–4,7–11;
6:1–12; 7:6,8,11–28para levantar a
casa. 6:14,
15; Ag 1:9; Zc 4:6–10restaurar. Heb. levantar. um muro de segurança. Ou melhor, uma
barreira ou cerca, gader, como as que
se faziam para currais de ovelhas. Is 5:2, 5; Dn 9:25; Zc 2:5
10 que diremos depois disto. Gn
44:16; Js 7:8; Lm 3:22; Dn 9:4–16; Rm 3:19
11 por intermédio dos teus servos. Heb.
pela mão dos teus servos. A terra em que
entrais. 1;
Lv 18:24–30; Dt 12:31; Dt 18:12; 2 Cr 33:2pela
imundícia. 6:21;
Ez 36:25–27; 2 Co 7:1de uma
extremidade à outra. Heb.
de boca à boca. 2
Rs 21:16, marg.
12 não dareis as vossas filhas. Êx
23:32; Êx 34:16; Dt 7:3; Js 23:12, 13e
jamais procurareis a paz. Dt 23:6; 2 Cr 19:2; 2Jo 10,11para que sejais fortes. Dt 6:1,
2; Js 1:6–9e comais o
melhor da terra. Is 1:19e a deixeis por
herança. Gn
18:18, 19; Sl 112:1, 2; Pv 13:22; Pv 20:7
13 Depois de tudo. Ne
9:32; Ez 24:13, 14; Gl 3:4nos tens
castigado, etc. Heb.
tens retido abaixo nossas iniqüidades. menos.
Sl
103:10; Lm 3:22,39,40; Hc 3:2e ainda nos
deste. Sl
106:45, 46
14 tornaremos a violar. Jo
5:14; Rm 6:1; 2 Pe 2:20,21e aparentar-nos.
2;
Êx 23:32; Jz 2:2; Ne 13:23–27Não te
indignarias. Êx 32:10; Nm 16:21, 45; Dt 9:8, 14até não haver restante. 8; Dt
32:26, 27; Is 1:9; Jr 46:28; Ez 6:8
15 justo és. Ne
9:33, 34; Dn 9:7–11,14; Rm 10:3pois somos os
restantes. Lm
3:22, 23na nossa culpa. Is
64:6, 7; Ez 33:10; Zc 3:3, 4; Jo 8:21, 24; 1 Co 15:17porque ninguém há que possa estar. Jó
9:2,3; Sl 130:3; Sl 143:2; Rm 3:19
10
1 Esdras é encorajado a desfazer os casamentos com
estrangeiros.
6 Esdras reúne o povo.
9 O povo se arrepende e promete corrigir-se.
15 Precauções ao se desfazerem os casamentos.
18 Os nomes dos que haviam se casado com mulheres
estrangeiras.
1 Enquanto Esdras orava. Dn
9:3,4,20; At 10:30e fazia
confissão. Lv
26:40, 41; Sl 32:5; Os 14:2; 1 Jo 1:8–10chorando
prostrado. Sl
119:136; Jr 9:1; Jr 13:17; Zc 12:10; Lc 19:41; Rm 9:2diante da Casa de Deus. 1 Rs
8:30; 1 Rs 9:3; 2 Cr 20:9mui grande
congregação. Dt 31:12; 2 Cr 20:13; Ne 10:28; Jl 2:16–18; At 21:5o povo chorava com grande choro. Jz 2:4,
5; Ne 8:9
2 Secanias. 26; Ne
3:29Elão. 2:7, 31; Ne 7:12, 34Nós temos transgredido. Secanias fala em
nome do povo, não reconhecendo-se a si próprio culpado pois ele não se encontra
na lista que segue. Compare com Tg 2:9;
Êx 34:12; Ne 13:27ainda há
esperança para Israel. Êx 34:6,7; Is 55:6, 7; Jr 3:12, 13; 1 Jo
1:7–9
3 façamos aliança. Nichrath berith, “preparemos aliança.” Dt
29:12; Js 9:6; 2 Rs 11:17; 2 Cr 29:10; 2 Cr 34:31,32; Ne 9:38; Ne 10:29–39despediremos. Heb. levar para fora. segundo o conselho. 2 Cr
30:12o dos que tremem. 9:4; 2
Cr 34:21,27; Sl 119:59, 120; Is 66:2; Ez 9:4ao
mandado do nosso Deus. Dt 7:2, 3; Js 23:12, 13e faça-se segundo a Lei. Ne
8:14; Ne 13:1–3; Is 8:20O
conselho de Secanias, que fora tão claro, era incoveniente. É certo que tais
casamentos são contrários à vontade de Deus e não deviam ter sido feitos. Mas
não eram nulos. Sob o o evangelho, nossa lei é: Quod fieri non debuit, factum valet, “O que não devia ter sido
feito, quando feito, deve permanecer.” 1 Co 7:12,13
4 Levanta-te. Js
7:10–26; 1 Cr 22:16,19; Ec 9:10pois esta coisa.
Pelo
decreto de Artaxerxes, Esdras estava autorizado a qualquer coisa que a Lei de
Deus exigia. 7:23–28;
Mc 13:34e nós seremos contigo. Js
1:16–18; 1 Cr 28:10,21sê forte e age. Is
35:3, 4; Hb 10:24; Hb 12:12, 13
5 Esdras se levantou. Pv 1:5;
Pv 9:9; Pv 15:23; Pv 25:11, 12; Pv 27:9e
ajuramentou. 3; Ne 5:12; Ne 10:29; Ne 13:25; Mt 26:63
6 e entrou na câmara. Ne 13:5Joanã. Ne 3:1, 20; Ne 12:10, 22; Ne
13:28e lá não comeu pão. Dt
9:18; Jó 23:12; Jo 4:31–34porque
pranteava. 9:4;
Is 22:12; Dn 9:3
7 Fez-se passar pregão. 1:1; 2
Cr 30:5
8 se alguém, em três dias, não viesse. 7:26;
Jz 21:5; 1 Sm 11:7destruídos. Heb. devotados. Lv
27:28; Js 6:19e ele mesmo
separado da congregação. Ne 13:3; Mt 18:17; Jo 9:22, 34; Jo 16:2;
1 Co 5:13
9 no dia vinte do mês nono. Isto é, em
algum momento de dezembro, que é o tempo mais frio e chuvoso do ano na
Palestina. O Dr. Russel diz no seu relato sobre o tempo em Alepo, muito
semelhante ao da Judéia, que eles o chamam de marbania, com duração de apenas quarenta dias, começando em 12 de
dezembro e terminando em 20 de janeiro. Ele diz ainda que esta contagem muito
se aproxima dos fatos. Conta ele que o vento durante esta época é extremamene
penetrante, mesmo para quem está habituado a clima frio. 7:8, 9;
Et 2:16tremendo. 1 Sm
12:17,18; Jr 10:10, 13grandes chuvas. Heb. aguaceiros.
10 casando-vos. Heb. fazendo habitar. ou,
trouxeram de volta. aumentando a culpa. 9:6; Nm
32:14; Js 22:17, 18; 2 Cr 28:13; Mt 23:32
11 fazei confissão. Lv
26:40–42; Js 7:19; Sl 32:5; Pv 28:13; Jr 3:13; 1 Jo 1:7–9e fazei o que é do seu agrado. Is
1:16–18; Is 56:4; Rm 12:2; Cl 1:10; Hb 13:21separai-vos.
9:1;
Ne 13:3; 2 Co 6:17e das mulheres
estrangeiras. Dt 7:3, 4; 1 Co 2:12–14
12 Assim seja. Todos resolveram fazer o
que Esdras ordenou. Separaram-se das suas mulheres, mesmo daquelas com quem
tiveram filhos (v. 44). Certamente cada mulher recebeu uma porção de bens de
acorco com as condições do marido, e não foram mandadas embora de mãos vazias.
Espírito de humanidade certamente esteve presente na ocasião, e nenhuma lei de
Deus é contrária à humanidade. assim nos
convém fazer. 3,4; Ne 13:23; Sl 78:37, 57
13 Porém o povo é muito. 18–44;
Mt 7:13, 14somos muitos os
que transgredimos nesta coisa. ou, temos ofendido grandemente nesta
coisa.
14 que os nossos príncipes decidam. Dt
17:9,18,19; 2 Cr 19:5–7até que
desviemos de nós. ou,
seja desviado de nós até que este assunto seja despachado. o brasume da ira. Nm 25:4; Dt 13:17; Js 7:26; 2 Cr 29:10;
2 Cr 30:8; Sl 78:38; Is 12:1
15 se opuseram. Heb. puseram-se de pé. Mesulão. Ne 3:6; Ne 10:20; Ne 12:33Sabetai. Ne 11:16
16 para inquirir nesta coisa. Dt
13:14; Jó 29:16; Jo 7:51
17 3548 A.M.; 456 a.C. no dia primeiro do
primeiro mês. Os casos trazidos perante o conselho foram tantos ou tão
complicados que, embora tivessem deixado de lado suas ocupações rotineiras,
gastaram três meses completos na análise das questões, realizando as separações
exigidas pela lei. 17
18 dentre os filhos dos sacerdotes. 9:1; Lv
21:7, 13–15; 1 Sm 2:22–24; Ne 13:28; Jr 23:11, 14; Ez 44:22; Ml 2:8, 9; 1 Tm
3:11Jesua. 2:2;
3:2; 5:2; 1 Cr 6:14,15; Ne 12:10; Ag 1:1; Zc 3:1Maaséias.
Josué.
Ne
8:4, 7
19 Com um aperto de mão. Eles se
dispuseram a realizá-lo da maneira mais solene assim como os demais
transgressores o haviam feito. Reconheceram seu pecado diante de Deus,
oferecendo um carneiro pela sua culpa. 2 Rs 10:15; 1 Cr 29:24; 2 Cr
30:8, marg.; Lm 5:6; Gl 2:9um carneiro. Lv
5:15, 16; Lv 6:4, 6
20 Imer. 2:37; 1 Cr 24:14; Ne 7:40
21 Harim. 2:39; 1 Cr 24:8; Ne 7:42
22 Pasur. 2:38; 1 Cr 9:12; Ne 7:41
23 Jozabade. 8:33;
Ne 11:16Quelita. Ne
10:10
24 24
25 E de Israel. Segundo observação de
Calmet, isto significa simplesmente israelitas, distinguindo-os, desta forma,
dos sacerdotes, levitas e cantores mencionados nos vs. 18,23–24. dos filhos de Parós. 2:3; Ne
7:8
26 Elão. 2; 2:7, 31; 8:7; Ne 7:12, 34Jeiel. 2
27 Zatu. 2:8; Ne 7:13
28 Bebai. 2:11; 8:11; Ne 7:16
29 Bani. 2:10; Ne 7:15Maluque. Ne 10:4
30 Paate-Moabe. 2:6; 8:4; Ne 7:11
31 Harim. 2:32; Ne 7:35Malquias. Ne 3:11
32 32
33 Hasum. 2:19; Ne 7:22
34 Bani. 29
35 35
36 36
37 37
38 38
39 39
40 Macnadbai. ou, Mabnadebai, segundo
algumas cópias.
41 41
42 42
43 Nebo. 2:29; Ne 7:33
44 mulheres estrangeiras. Pv
2:16; Pv 5:3, 20alguns dos quais
tinham filhos destas mulheres. Esta observação possivelmente foi feita
com o propósito de indicar que somente alguns deles tinham filhos bem como para
realçar a rigorosa aplicação da lei. Segundo um texto de Justino Mártir na obra
Diálogo com Trifo, um judeu de nome Esdras sacrificou um cordeiro pascal nesta
ocasião e dirigiu-se ao povo da seguinte maneira: “Esdras disse ao povo: Esta
Páscoa é nosso Salvador e Refúgio. Se vos persudiardes disso e tomardes ao
coração que devemos nos humilhar perante ele com um sinal e, posteriormente,
crer no Salvador, este lugar nunca será destruido, diz o Senhor dos Exércitos. Mas, se não
crerdes nele, não derdes ouvidos à sua pregação, sereis alvo de zombaria dos
gentios.” Esta provavelmente foi uma nota marginal acrescentada por um cristão
primitivo.
NOTAS CONCLUSIVAS DO LIVRO DE ESDRAS
Este livro detalha os acontecimentos de
um período muito interessante da história sagrada, quando, segundo o decreto de
Deus, o povo judeu foi liberto do cativeiro após setenta anos e foi trazido de
volta à terra dos seus pais. Este livro informa como a bondade divina realizou
este gracioso desígnio e como Deus se utilizou de pessoas naquela ocasião. Sem
dúvida, Esdras foi o agente principal de Deus para realizar esta árdua tarefa.
Seu zelo, sua piedade, seu conhecimento e sua discrição aparecem aqui da
maneira mais clara, convidando-nos a admirá-lo. Esdras foi descendente de
Seraías, de linhagem direta de Arão. Parece que ele reunia todos os requisitos
de um homem de estado, na função de sacerdote. Ele deve ter estudado
especialmente as Escrituras Sagradas durante o cativeiro. Quem sabe assistido
por Neemias e a grande sinagoga, Esdras corrigiu os erros que ele detectou nas
Escrituras Sagradas, erros esses devidos à negligência ou ao engano dos
escribas copistas. Ele coletou todos os livros de que se compunham as
Escrituras Sagradas naquela época, colocou-os na ordem apropriada e estabeleceu
o cânone de então. Eventualmente acrescentava, sob a orientação do Espírito
Santo, o que era necessário com a finalidade de ilustrar, completar ou conectar
os fatos. Substituiu os nomes modernos de alguns lugares por nomes antigos, que
atualmente são obsoletos. Transcreveu as Escrituras em letra alfabética
caldéia. Conta-se que ele viveu 120 anos e, segundo Josefo, foi sepultado em
Jerusalém. Judeus, no entanto, acreditam que Esdras morreu na Pérsia durante
uma segunda jornada de Artaxerxes. Seu túmulo se encontra na cidade de Zamusa,
Pérsia. Embora não caracterizado como profeta, Esdras escreveu sob o Espírito
Santo. A autoridade canônica deste livro nunca foi alvo de discussão. O livro
foi escrito com todo o espírito e toda a fidelidade que um escritor
contemporâneo podia revelar. As partes que consistem basicamente de cartas,
decretos, etc., foram escritas na língua caldéia. O uso da língua original era
mais adequado à fidelidade de um historiador sacro no registro de documentos
oficiais, como poderiam ser chamados. Considere-se especialmente o fato que o
povo recém voltado do cativeiro, conhecia esta língua e, talvez, comunicava-se
melhor com os caldeus nesta do que na hebraica.[1]
[1]
Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância
Exaustiva do Conhecimento Bíblico (Ed). Sociedade Bíblica do
Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (Ed). Sociedade Bíblica do Brasil.
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