Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sábado, 27 de junho de 2015

INFELIZMENTE, TODO E QUALQUER COMENTÁRIO SOBRE MEUS ESTUDOS SENDO DUAS LINHAS QUE NÃO TENHA NADA EM HAVER COM MEUS ESTUDOS! SERÁ PRONTAMENTE EXCLUÍDO! REFLITA SOBRE:


PRIMEIRO - QUANDO FALO EM AJUDAR! É SIM PREGAR! E POR MULHERES SIM!
SEGUNDO - AOS QUE ME CHAMAM DE "JUDAIZANTE" NÃO! DE FORMA ALGUMA! POR QUÊ? PORQUE SOMOS "OLIVEIRA BRAVA".
TERCEIRO - A LUZ BRILHOU NAS TREVAS (IGNORÂNCIA!).
E QUARTO - EM MAIS DE 15 ANOS DE ESTUDOS E SENDO BACHAREL EM TEOLOGIA - ACREDITO NO CRIADOR QUE O QUE SEI É SIM DELE PARA MIM! E NÃO AO CONTRÁRIO AOS QUE SÃO TREVAS INFELIZMENTE.....!!!!!! TODO COMENTÁRIO DO MUNDO - (MUNDANO),  EU NÃO POSSO DEIXAR POIS FALO PELO ETERNO - SENDO "ELE" QUE FALA POR MINHA PESSOA......!!!!

http://anselmo-estevan.blogspot.com.br/2013/12/qual-e-visao-das-escrituras-sagradas.html

"QUAL É A VISÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS QUANTO MULHERES PREGAREM A PALAVRA DE YHVH?" VEJA E APRENDA QUE ELAS PODEM SIM PREGAR!

CLIQUE NO LINK ACIMA E VEJA AJUDAR É SIM PREGAR - MULHERES NA PALAVRA!

http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2013/01/siga-o-exemplo-desses-tres-estudos-e.html

SENDO COMO A FRASE DESSA POSTAGEM, POR FAVOR, LEIA TODO O ESTUDO COMPREENDA, ENTENDA O MESMO! E SÓ APÓS ISSO, FALE DO ESTUDO NA PALAVRA DE YHVH! NÃO EM TENTAR ME DESAFIAR OU ME HUMILHAR EM DUAS PALAVRAS QUE NÃO TENHAM NADA EM HAVER COM O ESTUDO.....!!!!! SE NÃO TEM NADA HÁ DIZER? MELHOR É FICAR DE BOCA FECHADA! POIS A PALAVRA NÃO É MINHA NEM SUA! MAS, SIM DE YHVH!

SENDO ASSIM - CLIQUE NESSES LINKS:

http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2013/01/siga-o-exemplo-desses-tres-estudos-e.html

"SIGA O EXEMPLO DESSAS TRÊS POSTAGENS (LOGO ABAIXO) E VEJA QUE A 'PREGAÇÃO' SEMPRE TERÁ QUEM A INTERPRETE DIFERENTE DO PREGADOR....??!!".


http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2013/12/compreendendo-as-escrituras-para-nossa.html

"COMPREENDENDO ÀS ESCRITURAS PARA A NOSSA SALVAÇÃO! (JÁ SOMOS SALVOS). MAS, DEVEMOS COMPREENDER E SERMOS MERECEDORES DELA SOMENTE!! ESCRITURAS":


http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2014/04/pois-palavra-esta-perto-de-voce-na-sua.html

POIS, A 'PALAVRA' ESTÁ PERTO DE VOCÊ - NA SUA BOCA! NO SEU CORAÇÃO...! NINGUÉM É INOCENTE QUANDO CONDENA ALGUÉM PELO SEU VER! QUANTO MAIS CONHECIMENTO MAIS LHE SERÁ COBRADO...






Estudo de Palavra da Bíblia
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(Nenhum)
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(Nenhum)
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Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
oliveira brava (2)
Rom 11:17
 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,
G65
Rom 11:24
 Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!
G65
65 αγριελαιος agrielaios
de 66 e 1636; adj
1) do ou que diz respeito a oleastro (botanic.) ou azeitona ou oliva silvestre
2) o oleastro, pé de oliva ou azeitona silvestre
66 αγριος agrios
de 68; adj
1) vivendo ou crescendo no campo ou na floresta
1a) de animais, selvagem, feroz
1b) de campos, silvestre, selvagem, não cultivado, rústico, não lavrado
2) quando referindo-se a homens e animais num sentido moral, selvagem silvestre, feroz
2a) grosseiro, rude
2b) de sentimento violento, veemente, furioso
68 αγρος agros
de 71; n m
1) terra
1a) o campo, a região rural
1b) um pedaço de terra, pequena lavoura
1c) as fazendas, sítio rural, aldeias
[3]
71 αγω ago
uma palavra primária; v
1) guiar, conduzir
1a) conduzir segurando com as mãos, levando deste modo ao destino final: de um animal
1b) seguir acompanhando até um lugar
1c) comandar com a personalidade de alguém, nomear alguém como um ajudante
1d) conduzir, trazer
1e) levar para a corte de justiça, magistrado, etc.
2) guiar, conduzir
2a) conduzir, guiar, dirigir
2b) guiar através, conduzir para algo
2c) mover, impelir: pela força e influência da mente
3) passar um dia, guardar ou celebrar uma festa, etc.
4) ir, partir
1636 ελαια elaia
de um suposto derivado de uma palavra arcaica primária; n f
1) oliveira
2) oliva, fruto de uma oliveira
PREGAÇÃO
Anúncio da mensagem divina, tanto no AT (Is 53.1) como no NT (1Co 1.21).
PREGAÇÃO Anúncio público da mensagem de Jesus Cristo, feito por Jesus mesmo ou pelos seus discípulos (Mc 1.38; At 4.20; 1Co 9.16). A essência da proclamação de Jesus foi o reino de Deus (Lc 4.16-21). A mensagem dos apóstolos se centrou no Senhor crucificado e ressuscitado, em quem o reino veio (Rm 1.15; 1Co 1.23; 15.12; 2Co 1.19; 4.5). Freqüentemente, a pregação do evangelho provoca reações adversas e perseguição (2Co 11.23-28).
QUANTO AO TERMO DE EU SER CHAMADO DE “JUDAIZANTE”: REFLITAM EM ROMANOS:
11
O futuro de Israel a
1 Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. b
2 Deus não rejeitou o seu povo, c  a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, d  como insta perante Deus contra Israel, dizendo:
3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. e
4 Que lhe disse, porém, a resposta divina?
 Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. f
5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. g
6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. h  i
7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,
8 como está escrito:
 Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. j
9 E diz Davi:
 Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição;
10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas. l
A rejeição de Israel não é final
11 Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação m  aos gentios, para pô-los em ciúmes.
12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!
13 Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,
14 para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles.
15 Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? n
16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; o  se for santa a raiz, também os ramos o serão. p
17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, q  foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.
19 Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. r
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.
22 Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.
23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.
24 Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira s  aqueles que são ramos naturais!
O último desígnio de Deus é misericórdia para com todos
25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério t  (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte u  a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.
26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito:
 Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.
27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. v
28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, x  à vista da que vos foi concedida.
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. z
A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! a
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? b
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, c  pois, a glória eternamente. Amém! d
[8]
11
1 Deus não rejeitou a todo Israel.
7 Alguns são eleitos, outros são endurecidos.
16 Há esperança para a conversão deles.
18 Os gentios não podem exultar sobre eles;
26 pois há uma promessa para a salvação deles.
33 Os julgamentos de Deus são insondáveis.
1 terá Deus. 1Sm 12.22; 2Rs 23.27; Sl 77.7; Sl 89.31-37; Sl 94.14; Jr 31.36,37; Jr 33.24-26; Os 9.17; Am 9.8,9 De modo nenhum. 3.4 Porque eu também. 9.3; At 22.3; At 26.4; 2Co 11.22; Fp 3.5
2 a quem de antemão conheceu. 8.29,30; 9.6,23; At 13.48; At 15.18; 1Pe 1.2 sabeis. Gn 44.15; Êx 32.1; At 3.17; At 7.40; Fp 1.22 de Elias Gr. em Elias? Ou, por Elias; εν, correspondente ao hebraico ב, baith, muitas vezes tendo esse significado. Ne 9.30; Lc 4.1; 1Co 6.2; Hb 1.1 como insta. Ou “como se dirige a Deus com respeito a Israel”; κατα muitas vezes com esse significado. (Veja 1Co 15.15.) Nm 16.15; Jr 18.19-23; Jo 4.1-3,11
3 Senhor. 1Rs 18.4,13; 1Rs 19.10-18; Ne 9.26; Jr 2.30 arrasaram. 1Rs 18.30,31
4 Reservei. 1Rs 19.18 Baal. Nm 25.3; Dt 4.3; Jz 2.13; 1Rs 16.31; 2Rs 10.19,20; Jr 19.5; Os 2.8; Os 13.1; Sf 1.4
5 também agora. 6,7; 9.27 a eleição da graça. A eleição que procede da misericórdia e da bondade de Deus. 28; 9.11; Ef 1.5,6
6 E, se. 3.27,28; 4.4,5; 5.20,21; Dt 9.4-6; 1Co 15.10; Gl 2.21; Gl 5.4; Ef 2.4-9; 2Tm 1.9; Tt 3.5 já não é pelas obras. Ou seja, perde o seu caráter, ou natureza, — de clamar pela recompensa como uma questão de direito.
7 Que diremos, pois? 3.9; 6.15; 1Co 10.19; Fp 1.18 Israel. 9.31,32; 10.3; Pv 1.28; Lc 13.24; Hb 12.17 mas a eleição. Ou seja, os eleitos, o abstrato sendo usado como concreto. Assim os judeus ou os circuncidados são chamados de Israel, ou os da circuncisão. 5; 8.28-30; 9.23; Ef 1.4; 2Ts 2.13,14; 1Pe 1.2 e os mais. Is 6.10; Is 44.18; Mt 13.14,15; Jo 12.40; 2Co 3.14; 2Co 4.4; 2Ts 2.10-12 endurecidos. ou, cegados. 9.18
8 Deus. Is 29.10 entorpecimento. ou, remorso. olhos. Dt 29.4; Is 6.9; Jr 5.21; Ez 12.2; Mc 4.11,12; Lc 8.10; At 28.26 até ao dia de hoje. 2Rs 17.34,41; 2Co 3.14,15
9 diz Davi. Sl 69.22,23 a mesa. Dt 6.10-12; Dt 32.13-15; 1Sm 25.36-38; Jó 20.20-23; Pv 1.32; Is 8.13,14; Lc 12.20; Lc 16.19-25; 1Tm 6.17-19 punição. Dt 32.35; Sl 28.4; Is 59.18; Is 66.9; Hb 2.2
10 os olhos. 8; 1.21; Sl 69.23; Zc 11.17; Ef 4.18; 2Pe 2.4,17; Jd 6,13 encurvadas. Dt 28.64-68; Is 51.23; Is 65.12
11 tropeçaram. Ez 18.23,32; Ez 33.11 mas, pela. 12,31; At 13.42,46-48; At 18.6; At 22.18-21; At 28.24-28 para. 14; 10.19 pô-los em ciúmes. Ou talvez “para provocá-los (ou incitá-los) à emulação,” παραζηλωσαι, como está traduzido. 14
12 o mundo. 15,33; 9.23; Ef 3.8; Cl 1.27 abatimento. declínio, ou, perda. sua. 25; Is 11.11-16; Is 12.1-6; Is 60.1-22; Is 66.8-20; Mq 4.1,2; Mq 5.7; Zc 2.11; Zc 8.20-23; Ap 11.15-19
13 sou apóstolo. 15.16-19; At 9.15; At 13.2; At 22.21; At 26.17,18; Gl 1.16; Gl 2.2,7-9; Ef 3.8; 1Tm 2.7; 2Tm 1.11,12 glorifico o meu ministério. Ou melhor, “Eu honro o meu ministério”, την διακονιαν μου δοξαζω.
14 de. 1Co 7.16; 1Co 9.20-22; 2Tm 2.10 incitar. 11 meu. 9.3; Fm 12 salvar. 1Co 7.16; 1Tm 4.16; Tg 5.20
15 rejeitados. 1,2,11,12 reconciliação. 5.10; Dn 9.24; 2Co 5.18-20; Ef 1.10; Cl 1.20,21 senão. Ez 37.1-14; Ap 11.11; Ap 20.4-6
16 se forem santas as primícias. Êx 22.29; Êx 23.16,19; Lv 23.10; Nm 15.17-21; Dt 18.4; Dt 26.10; Ne 10.35-37; Pv 3.9; Ez 44.30; Tg 1.18; Ap 14.4 se. 17; Gn 17.7; Jr 2.21; 1Co 7.14
17 alguns. Sl 80.11-16; Is 6.13; Is 27.11; Jr 11.16; Ez 15.6-8; Mt 8.11,12; Mt 21.43; Jo 15.6 sendo. At 2.39; Gl 2.15; Ef 2.11-13; Ef 3.6; Cl 2.13 em meio deles. ou, para eles. te tornaste participante. Dt 8.8; Jz 9.8,9; Sl 52.8; Zc 4.3; Jo 1.16; Ap 11.4
18 não te glories. 20; 3.27; 1Rs 20.11; Pv 16.18; Mt 26.33; Lc 18.9-11; 1Co 10.12 que sustentas. 4.16; Zc 8.20-23; Jo 10.16; Gl 3.29; Ef 2.19,20
19 para que. 11,12,17,23,24
20 Bem! Jo 4.17,18; Tg 2.19 Pela. 3.3; At 13.46,47; At 18.6; Hb 3.12,19; Hb 4.6,11 porém. 5.1,2; 2Cr 20.20; Is 7.9; 1Co 16.13; 2Co 1.24; Cl 2.7; 1Pe 5.9,12 Não te. 18; 12.16; Sl 138.6; Pv 28.26; Is 2.11,17; Hc 2.4; Sf 3.11; Lc 18.14; 2Co 10.5; 2Ts 2.4; 2Tm 3.3-5; Tg 4.6; 1Pe 5.5,6; Ap 3.17; Ap 18.7 mas. Pv 28.14; Is 66.2; 1Co 10.12; Fp 2.12; Hb 4.1; 1Pe 1.17
21 se Deus. 17,19; 8.32; Jr 25.29; Jr 49.12; 1Co 10.1-12; 2Pe 2.4-9; Jd 5
22 pois. 2.4,5; 9.22,23; Nm 14.18-22; Dt 32.39-43; Js 23.15,16; Sl 58.10,11; Sl 78.49-52; Sl 136.15-22; Is 66.14 severidade. O termo severidade αποτομια, de απο, de, e τεμνω, cortar fora, denota propriamente extração, retirada, como o jardineiro corta e retira galhos secos ou galhos exuberantes com uma faca de podar. se nela. 2.7; Lc 8.15; Jo 8.31; Jo 15.4-10; At 11.23; At 14.22; 1Co 15.2; Gl 6.9; 1Ts 3.5,8; Hb 3.6,14; Hb 10.23,35-39; 1Jo 2.19; Jd 20,21 doutra sorte. Ez 3.20; Ez 18.24; Ez 33.17-19; Mt 3.9,10; Jo 15.2; Ap 2.5
23 Zc 12.10; Mt 23.39; 2Co 3.16
24 17,18,30
25 não quero. Sl 107.43; Os 14.9; 1Co 10.1; 1Co 12.1; 2Pe 3.8 este. 16.25; Ef 3.3,4,9; Ap 10.7 para que. 12.16; Pv 3.5-7; Pv 26.12,16; Is 5.21 endurecimento. ou, cegueira. 7,8; 2Co 3.14-16 até. Sl 22.27; Sl 72.8-14,17; Sl 127.1; Is 2.1-8; Is 60.1-22; Is 66.18-23; Mq 4.1,2; Zc 8.20-23; Zc 14.9-21; Lc 21.24; Ap 7.9; Ap 11.15; Ap 20.2-4
26 todo. Is 11.11-16; Is 45.17; Is 54.6-10; Jr 3.17-23; Jr 30.17-22; Jr 31.31-37; Jr 32.37-41; Jr 33.24-26; Ez 34.22-31; Ez 37.21-28; Ez 39.25-29; Ez 40.1-48.35; Os 3.5; Jl 3.16-21; Am 9.14,15; Mq 7.15-20; Sf 3.12-20; Zc 10.6-12 Virá. Sl 14.7; Sl 106.47; Is 59.20 e ele apartará. Mt 1.21; At 3.26; Tt 2.14
27 Esta. Is 55.3; Is 59.21; Jr 31.31-34; Jr 32.38-40; Hb 8.8-12; Hb 10.16 quando. Is 27.9; Is 43.25; Jr 50.20; Ez 36.25-29; Os 14.2; Jo 1.29
28 são eles inimigos. 11,30; Mt 21.43; At 13.45,46; At 14.2; At 18.6; 1Ts 2.15,16 quanto. 7; Is 41.8,9 amados. Gn 26.4; Gn 28.14; Lv 26.40-42; Dt 4.31; Dt 7.7,8; Dt 8.18; Dt 9.5; Dt 10.15; Sl 105.8-11; Jr 31.3; Mq 7.20; Lc 1.54,68-75
29 Nm 23.19; Os 13.14; Ml 3.6
30 assim como vós. 1Co 6.9-11; Ef 2.1,2,12,13,19-21; Cl 3.7; Tt 3.3-7 fostes desobedientes. ou, fostes descrentes. alcançastes. 31; 1Co 7.25; 2Co 4.1; 1Tm 1.18; 1Pe 2.10 à vista. 11-19
31 foram desobedientes. ou, descrentes. 10.16; 11.15,25
32 Deus. 3.9,22; Gl 3.22 a todos encerrou. ou, a todos concluiu. Jo 1.7; Jo 12.32; 1Tm 2.4-6
33 Ó profundidade. Sl 107.8-43; Pv 25.3; Ef 3.18 riqueza. 2.4; 9.23; Ef 1.7; Ef 2.7; Ef 3.8,10,16; Cl 1.27; Cl 2.2,3 Quão. Jó 5.9; Jó 9.10; Jó 11.7-9; Jó 26.14; Jó 33.13; Jó 37.19,23; Sl 36.6; Sl 40.5; Sl 77.19; Sl 92.5; Sl 97.2; Ec 3.11; Dn 4.35
34 Jó 15.8; Jó 36.22; Is 40.13; Jr 23.18; 1Co 2.16
35 Jó 35.7; Jó 41.11; Mt 20.15; 1Co 4.7
36 dele. 1Cr 29.11,12; Sl 33.6; Pv 16.4; Dn 2.20-23; Dn 4.3,34; Mt 6.13; At 17.25,26,28; 1Co 8.6; Ef 4.6-10; Cl 1.15-17; Ap 21.6 A ele. Gr. a ele. 16.27; Sl 29.1,2; Sl 96.7,8; Sl 115.1; Is 42.12; Lc 2.14; Lc 19.38; Gl 1.5; Ef 3.21; Fp 4.20; 1Tm 1.17; 1Tm 6.16; 2Tm 4.18; Hb 13.21; 1Pe 5.11; 2Pe 3.18; Jd 25; Ap 1.5,6; Ap 4.10,11; Ap 5.12-14; Ap 7.10; Ap 19.1,6,7
[9]

YAHU(H)KÁNAM (YAHVEH É FAVORÁVEL) Jo 1:
João 1:5
 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
G5457

5457 φως phos
de uma forma arcaica phao (brilhar ou tornar manifesto, especialmente por emitir raios, cf 5316, 5346); TDNT - 9:310,1293; n n
1) luz
1a) luz
1a1) emitida por uma lâmpada
1a2) um luz celestial tal como a de um círculo de anjos quando aparecem na terra
1b) qualquer coisa que emite luz
1b1) estrela
1b2) fogo porque brilha e espalha luz
1b3) lâmpada ou tocha
1c) luz, i.e, brilho
1c1) de uma lâmpada
2) metáf.
2a) Deus é luz porque a luz tem a qualidade de ser extremamente delicada, sutil, pura, brilhante
2b) da verdade e seu conhecimento, junto com a pureza espiritual associada a ela
2c) aquilo que está exposto à vista de todos, abertamente, publicamente
2d) razão, mente
2d1) o poder do entendimento, esp. verdade moral e espiritual
Sinônimos ver verbete 5817
5817 - Sinônimos
Ver Definição para auge 827
Ver Definição para pheggos 5338
Ver Definição para phos 5457
5457 - termo geral para luz: luz de um fogo
5338 - é um termo mais concreto e enfático: a luz do sol resplandecente, o raio de luz
827 - é um termo ainda mais forte, que sugere a natureza da luz como associada ao fogo; usado de raios que se projetam e aquecem
5316 φαινω phaino
prolongação da raiz de 5457; TDNT - 9:1,1244; v
1) trazer à luz, fazer brilhar, espalhar a luz
2) brilhar
2a) brilhar, ser brilhante ou resplendente
2b) tornar-se evidente, ser trazido à luz, tornar-se visível, aparecer
2b1) de vegetação em crescimento, vir à luz
2b2) aparecer, ser visto
2b3) expor à visão
2c) encontrar os olhos, descobrir os olhos, tornar claro ou manifesto
2c1) ser visto, aparecer
2d) tornar-se claro na mente; ter a impressão, segundo o próprio julgamento ou opinião
Sinônimos ver verbete 5837
5837 - Sinônimos
Ver Definição para dokeo 1380
Ver Definição para hegeomai 2233
Ver Definição para nomizo 3543
Ver Definição para oiomai 3633
Ver Definição para phaino 5316
Compare: 1380, 5316
1380 - refere-se a julgamento subjetivo, que pode ou não adequar-se ao fato
5316 - refere-se à real aparência externa, geralmente correta, mas possivelmente enganadora
Compare: 1380, 2233 (2), 3543 (2), 3633
2233 e 3543 denota uma fé que não descansa no sentimento interno de alguém, mas na devida consideração dos fundamentos externos, e pesagem e comparação dos fatos.
1380 e 3633, por outro lado, descrevem um julgamento subjetivo que se origina da inclinação ou da visão dos fatos em sua relação conosco. 2233 denota um julgamento mais deliberado e cuidadoso que 3543; 3633, um julgamento subjetivo que tem o sentimento antes que o pensamento (1380) como seu fundamento.
5346 φημι phemi
propriamente, o mesmo que a raiz de 5457 e 5316; v
1) tornar conhecido os pensamentos de alguém, declarar
2) dizer
A encarnação do Verbo a
1 No princípio era o Verbo, b  e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. c
4 A vida estava nele e a vida d  era a luz dos homens. e
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. f
1 No princípio. 2; Gn 1.1; Pv 8.22-31; Ef 3.9; Cl 1.17; Hb 1.10; Hb 7.3; Hb 13.8; Ap 1.2,8,11; Ap 2.8; Ap 21.6; Ap 22.13 o Verbo. 14; 1Jo 1.1-2; 1Jo 5.7; Ap 19.13 com. 18; 16.28; 17.5; Pv 8.22-30; 1Jo 1.2 o Verbo era. 10.30-33; 20.28; Sl 45.6; Is 7.14; Is 9.6; Is 40.9-11; Mt 1.23; Rm 9.5; Fp 2.6; 1Tm 3.16; Tt 2.13; Hb 1.8-13; 2Pe 1.1; Gr.1Jo 5.7,20
2 2
3 1 A.M.; 4004 a.C. 10; 5.17-19; Gn 1.1,26; Sl 33.6; Sl 102.25; Is 45.12,18; Ef 3.9; Cl 1.16,17; Hb 1.2,3,10-12; Hb 3.3,4; Ap 4.11
4 nele. 5.21,26; 11.25; 14.6; 1Co 15.45; Cl 3.4; 1Jo 1.2; 1Jo 5.11; Ap 22.1 a vida. 8,9; 8.12; 9.5; 12.35,46; Sl 84.11; Is 35.4,5; Is 42.6,7,16; Sl 49.6; Sl 60.1-3; Ml 4.2; Mt 4.16; Lc 1.78,79; Lc 2.32; At 26.23; Ef 5.14; 1Jo 1.5-7; Ap 22.16
5 10; 3.19,20; 12.36-40; Jó 24.13-17; Pv 1.22,29,30; Rm 1.28; 1Co 2.14

TREVAS Termo que se usa nas Escrituras tanto em sentido literal como figurado. Nesse último caso, as trevas constituem a esfera da maldade (Lc 22.53), de Satanás (At 26.18; Ap 16.10), o destino dos malvados e dos inimigos de Deus (1Sm 2.9; Na 1.8; Mt 8.12). Cristo veio trazer a luz àqueles que estão em trevas (Jo 1.5; 1Jo 2.8).

Pesquisa efetuada por: ANSELMO ESTEVAN.
               Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
               Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
               Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

                 São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).

Anselmo Estevan.

 

 

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“REFERÊNCIAS”

               A Bíblia de Jerusalém.
               Edições paulinas. Edição de 1973.
               publicada sob a direção da “Ecole Biblique de Jerusalém”.

               Bíblia tradução ecumênica.
               Edições Loyola.
               Ano de 1994.
               D. Luciano Mendes de Almeida. Presidente da CNBB.
               Arcebispo de Maiana.
              
               Bíblia de estudo de Genebra 3º edição. R.A.
               Sociedade Bíblica do Brasil. Ano de 2.009.
               (Edição: Revista e Ampliada).

               Bíblia de Estudo: Aplicação Pessoal.
               Almeida R.C. CPAD.
               Edição de 1.995.

               Enciclopédia Bíblica do AT e NT. “INTERPRETADO – VERSÍCULO POR VERSÍCULO”.
               Autor: “R.N. Champlin, Ph, D”.
               Editora: HAGNOS.
               2ª Edição. Ano de 2.001.

               Dicionário Bíblico de Almeida – SBB.
               Werner Kaschel
               e Rudi Zimmer
               2ª Edição. Ano de 2.005.

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[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
AT Antigo Testamento
NT Novo Testamento
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a a 11.1-10 Ver Rm 9.1-33, n. No cap. 11 se afirma que Deus não rejeitou Israel, do qual ficou um remanescente fiel (ver Rm 11.5, n.), e que os israelitas que não aceitaram o evangelho foram motivo para que se oferecesse a salvação aos gentios.
b b 11.1 Fp 3.5.
c c 11.2 Êx 19.4-6; Dt 4.20.
d d 11.2 Elias: Profeta do tempo do rei Acabe, quando os israelitas se tinham afastado de Deus para seguir os deuses de Canaã (1Rs 16.29—19.18).
e e 11.3 1Rs 19.10,14.
f f 11.4 1Rs 19.18. Baal: Deus cananeu; o seu nome significa senhor.
g g 11.5 Rm 9.27. O conceito de remanescente ou resto, isto é, da existência de uma minoria que permanece fiel a Deus e se salva, é importante nas profecias do AT (cf. Is 1.9; 4.2-6; Mq 5.7-8).
h h 11.6 Gl 3.18.
i 11.6 Em diversos manuscritos o v. continua: E, se é por obras, já não é graça; de outra maneira, a obra já não seria obra.
j j 11.8 Dt 29.4; Is 29.10.
l l 11.9-10 Sl 69.22-23.
m m 11.11 Cf. At 13.46; 28.24-29.
n n 11.15 Repete-se, mais desenvolvida, a idéia esboçada no v. 12.
o 11.16 Alusão a Nm 15.17-21 e à oferta do pão que se assa da primeira massa.
p p 11.16 As imagens das primícias e da raiz se referem aqui, provavelmente, aos patriarcas de Israel, graças aos quais todo o povo é eleito (cf. v. 28).
q q 11.17-24 A oliveira é, no AT, símbolo de Israel (Jr 11.16). Aqui, a oliveira cultivada, da qual se quebram alguns ramos para enxertar outros no seu lugar, representa a nação de Israel; a oliveira brava representa os gentios que aceitam o evangelho. (O mesmo tema se apresenta, utilizando-se outras figuras, em Ef 2.11-22.).
r r 11.19-20 Os crentes gentios não têm motivo para se gloriarem, visto que a sua salvação é unicamente por e não por mérito próprio.
s s 11.24 Enxertar ramos de uma oliveira brava no tronco de uma boa oliveira não era a prática normal; é lógico, pois, esperar que Israel, representado pelos ramos naturais, seja restaurado ou enxertado de novo na sua própria oliveira.
t t 11.25 Este mistério: (Gr. mystérion) algo antes oculto, mas agora revelado. Ver a Concordância Temática.
u u 11.25 Em parte: Refere-se ao fato de que só uma parte de Israel se endureceu (cf. v. 5).
v v 11.26-27 Is 59.20-21; cf. Is 27.9; Jr 31.33-34.
x x 11.30-31 Vós... deles: Isto é, os gentios e os judeus, respectivamente.
z z 11.32 Gl 3.22.
a a 11.33 Is 55.8-9; cf. Jó 5.9.
b b 11.34 Is 40.13, citado também em 1Co 2.16; cf. Jr 23.18.
c c 11.36 1Co 8.6; Ef 4.6; Cl 1.16; Hb 2.10.
d d 11.33-36 Paulo destaca que na história da salvação se revela a absoluta autonomia e supremacia da iniciativa de Deus, que o ser humano deve reconhecer com admiração.
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 11:36
Gr. Grego
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 11:1-36
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[10]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[11]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[12]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
a a 1.1-18 O Evangelho começa com um hino (1.1-18), chamado geralmente de “prólogo”, com profundo conteúdo teológico.
b b 1.1 Jesus Cristo é chamado de Verbo (vs. 1,14; cf. também 1Jo 1.1; Ap 19.13), fazendo alusão à palavra criadora de Deus (Gn 1.1-26; Sl 33.6), à sua palavra reveladora (Sl 33.4; 119.89), à sua palavra salvadora (Sl 107.20) e à sabedoria divina (Pv 8.22-31). Ver Jo 8.58, n.; 17.5, n. O termo grego logos também tem sido traduzido por Palavra.
c c 1.3 Cl 1.15-17; Hb 1.2.
d d 1.3-4 Outra pontuação do texto grego dos vs. 3-4 permite a seguinte tradução: nada do que existe foi feito sem ele, 4 e o que foi feito tinha vida nele.
e e 1.4 Sobre o termo vida, ver Jo 3.15, n. Sobre o termo luz, ver 1.9, n.
f f 1.5 Prevaleceram: Outras traduções possíveis: receberam (cf. v. 11) ou compreenderam.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 1:5
Gr. Grego
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 1:1-5
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[18]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005
[19]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005


Anselmo Estevan

Compartilhada publicamente  -  24 de mar de 2015
A INTERPRETAÇÃO É TUDO NAS ESCRITURAS! POIS "MULHERES" TAMBÉM AJUDARAM SHA'UL (SAULO). E, LEVARAM SIM A PALAVRA DE YHVH!!!!!! CONCORDO PLENAMENTE EM TODOS NÓS LEVARMOS A PALAVRA....... HOMEM, MULHER!
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