RELIGIÃO
Crenças,
atitudes e práticas relacionadas com o culto a Deus ou com o sobrenatural (At
26.5; Tg 1.26-27).
Religião: Geralmente se faz o termo derivar de
re-ligare, religar, unir. É a atitude do homem diante das realidades transcendentes,
diante da razão última da própria existência, a consciência de estar
relacionado com a origem e sustento de tudo: com Deus. Ao falar de religião,
nos referimos mais concretamente às expressões ou manifestações do sentido
religioso do que à simples convicção das verdades (ver Fé).
FÉ
1) Confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra (Mt 15.28; Mc 11.22-24;
Lc 17.5).
2) Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios
(Rm 1.16-17; v. CONVERSÃO).
3) A doutrina revelada por Deus (Tt 1.4).
FÉ Dom
espiritual (Ef 2.8) dado por Deus a todo aquele que busca a salvação em (HA’
MASCHIYAH – YA’SHUA) GRIFO MEU (Rm 10.8,17). Por meio da fé, é possível
conhecer a natureza, a vontade e os propósitos de Deus (Hb 11.3) segundo ele os
revelou. O seu desenvolvimento se dá mediante a disciplina espiritual diária,
isto é, confiando plenamente na graça de Deus em todas as circunstâncias da
vida. A fé é fundamental para se ter uma experiência cristã abundante e rica. A
Bíblia mostra numerosos ensinamentos a respeito da fé (Tg 1.6; 2.5; 1Pe 1.7-9).
CONVERSÃO
Mudança de
vida operada por Deus (At 15.3). Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro,
relacionado com o pecado, chama-se ARREPENDIMENTO. O segundo,
relacionado com Cristo, é a FÉ 2.
ARREPENDIMENTO
Decisão de
mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada
a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a
abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10;
2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a FÉ 2. E os dois
juntos constituem a CONVERSÃO. V.
REMORSO.
REMORSO
Atormentador
senso de culpa por mal ou crime praticado (Mt 27.3, RA). É diferente do ARREPENDIMENTO, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de
abandoná-lo.
SENDO ASSIM VEJA:
SENHOR Os tradutores gregos da Septuaginta (= LXX) utilizaram a palavra
Kyrios (Senhor) para traduzir o nome de Deus, o Tetragrama hebraico (YHWH),
que os judeus não pronunciavam. Este é o título mais usado no NT para
referir-se a Jesus, especialmente depois que este venceu a morte com a sua
ressurreição e assim deixou estabelecida a sua soberania (Jo 20.28; Rm
1.3-4; 1Co 12.3; Fp 2.9-11). Ver Tetragrama.
TETRAGRAMA Termo grego que alude às quatro consoantes, YHWH, com que se escreve, em
hebraico, o nome de Deus. Pelo seu caráter sagrado, esse nome chegou a ser
considerado impronunciável. Os tradutores não chegaram a um acordo a respeito
da tradução ou transliteração do termo em versões contemporâneas. Algumas
versões transcrevem YHWH como “Javé” e, outras, como “Jeová”. A tradução de
Almeida, Edição Revista e Atualizada, emprega a palavra “Senhor”, com letras maiúsculas, quando,
no texto original hebraico, aparece o tetragrama.
15 O Senhor.
6; 4.5; Gn
17.7,8; Dt 1.11,35; Dt 4.1; 2Cr 28.9; Mt 22.32; At 7.32 este é o meu nome eternamente. O nome aqui
referido é o imediatamente precedente יהוה, Yehowah, que
traduzimos por “Senhor,” o nome
pelo qual Deus é conhecido na criação do mundo (Gn 2.2) e pelo qual é conhecido
até os dias atuais. יהוה, Yehowah, de הוה, hawah, ser,
subsistir, significa “Aquele que é” ou “subsiste,” i.e., claramente e de certo
modo superior a todos os outros seres. É essencialmente o mesmo que אהיה, eheyeh, “EU SOU,”
no versículo anterior. Sl 72.17,19; Sl 135.13; Sl 145.1,2; Is 9.6; Is 63.12 serei lembrado. Sl
102.12; Os 12.5; Mq
4.5; Ml 3.6; Hb
13.8 [9]
O
Tetragrama
Para que compreendamos o que significa o
Tetragrammaton é necessário, antes de tudo, definir acrônimo.
A palavra acrônimo tem origem no grego (akron = extremidade +
onymo = nome) e significa o conjunto de letras, pronunciado
como uma palavra, formado a partir das letras iniciais (ou de sílabas) de
palavras sucessivas que constituem uma denominação. Por exemplo, a sigla NASA
(National Aeronautics and Space Administration) é um acrônimo.
Dessa forma, a palavra Tetragrama tem origem no grego
(tetra = quatro + gramma = letra) e
significa a expressão escrita, constituída de quatro letras ou sinais gráficos,
destinada a representar uma palavra, acrônimo, abreviatura, sigla ou a pauta
musical de quatro linhas do canto-chão.
Acredita-se que o Tetragrama hebraico designa o nome pessoal do
"'ULHÍM de Israel", como foi originalmente escrito e encontrado na Torah, o
primeiro livro do Pentateuco. Este tetragrama varia como YHWH, JHVH, JHWH (SOMENTE NA FORMA ERRÔNEA DA ACRESCENTAÇÃO DA LETRA "J" GRIFO MEU!) e
YHVH. Em algumas obras, especialmente no Antigo Testamento escrito em sua
maioria em hebraico com partes em aramaico, o Tetragrama surge mais de 6 mil
vezes (de forma isolada ou em conjunção com outro nome divino).
O impronunciável nome do
'Ulhím:
A tradição esotérica dos judeus, a cabala, considera o nome do 'Ulhím
sagrado e impronunciável. Possivelmente, a origem deste conceito está no
terceiro Mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu 'Ulhím em vão; porque o
Senhor 'Ulhím não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". (Êxodo -
Capítulo XX - Versículo VII). Assim, um grupo de sábios judeus, conhecidos como
Massoretas, incorporou "acentos" que funcionavam como vogais e viabilizavam a
pronúncia do tetragrama, resultando na palavra Adonai
(Senhor), que passou a ser utilizada para pronunciá-lo. Os nomes
Jeová, Iehovah, Javé, Iavé, ou ainda Yahweh, são adaptações para a língua
portuguesa da palavra Adonai, e não do tetragrama original.
Porém, há ainda uma crença entre os judeus do início do período
cristão, que a própria palavra Torah seria parte do nome divino. Há outra
relação interessante encontrada nos nomes originais de Adão e Eva, Yod e Chawah,
respectivamente. Uma combinação entre estes dois nomes resulta numa das
variações do tetragrama, YHWH, fato que sugere uma relação entre Criador e
criatura. Com o decorrer do tempo, foram adotados outros termos para se referir
ao Tetragrama: "O Nome", "O Bendito" ou "O Céu".
Tetragrama
Para que compreendamos o que significa o
Tetragrammaton é necessário, antes de tudo, definir acrônimo.
A palavra acrônimo tem origem no grego (akron = extremidade +
onymo = nome) e significa o conjunto de letras, pronunciado
como uma palavra, formado a partir das letras iniciais (ou de sílabas) de
palavras sucessivas que constituem uma denominação. Por exemplo, a sigla NASA
(National Aeronautics and Space Administration) é um acrônimo.
Dessa forma, a palavra Tetragrama tem origem no grego
(tetra = quatro + gramma = letra) e
significa a expressão escrita, constituída de quatro letras ou sinais gráficos,
destinada a representar uma palavra, acrônimo, abreviatura, sigla ou a pauta
musical de quatro linhas do canto-chão.
Acredita-se que o Tetragrama hebraico designa o nome pessoal do
"'ULHÍM de Israel", como foi originalmente escrito e encontrado na Torah, o
primeiro livro do Pentateuco. Este tetragrama varia como YHWH, JHVH, JHWH (SOMENTE NA FORMA ERRÔNEA DA ACRESCENTAÇÃO DA LETRA "J" GRIFO MEU!) e
YHVH. Em algumas obras, especialmente no Antigo Testamento escrito em sua
maioria em hebraico com partes em aramaico, o Tetragrama surge mais de 6 mil
vezes (de forma isolada ou em conjunção com outro nome divino).
O impronunciável nome do
'Ulhím:
A tradição esotérica dos judeus, a cabala, considera o nome do 'Ulhím
sagrado e impronunciável. Possivelmente, a origem deste conceito está no
terceiro Mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu 'Ulhím em vão; porque o
Senhor 'Ulhím não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". (Êxodo -
Capítulo XX - Versículo VII). Assim, um grupo de sábios judeus, conhecidos como
Massoretas, incorporou "acentos" que funcionavam como vogais e viabilizavam a
pronúncia do tetragrama, resultando na palavra Adonai
(Senhor), que passou a ser utilizada para pronunciá-lo. Os nomes
Jeová, Iehovah, Javé, Iavé, ou ainda Yahweh, são adaptações para a língua
portuguesa da palavra Adonai, e não do tetragrama original.
Porém, há ainda uma crença entre os judeus do início do período
cristão, que a própria palavra Torah seria parte do nome divino. Há outra
relação interessante encontrada nos nomes originais de Adão e Eva, Yod e Chawah,
respectivamente. Uma combinação entre estes dois nomes resulta numa das
variações do tetragrama, YHWH, fato que sugere uma relação entre Criador e
criatura. Com o decorrer do tempo, foram adotados outros termos para se referir
ao Tetragrama: "O Nome", "O Bendito" ou "O Céu".
Partindo única e exclusivamente, pelas escrituras, vamos aonde
tudo começou, (o recomeço – pelas maldades do próprio coração do “homem” – uma
verdade que não poderia ficar esquecida), vamos ao estudo do versículo de:
ÊXODO 3,13-15.
VAMOS VER UM PEQUENO ESTUDO DA BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA DAS EDITORAS: CULTURA CRISTÃ E SBB. PÁG. 94 ESTUDO DE Êx 3,15: (...): Esse é o nome pelo qual os israelitas devem sempre chamar. Algumas versões do Antigo Testamento para a nova língua, em geral, substituem o nome hebraico Yahweh por "Senhor", seguindo a prática do Novo Testamento e a dos (yahudim) judeus do período intertestamentário. Os judeus consideravam Yahweh um nome sagrado demais para ser pronunciado; por isso, em suas leituras, eles o substituíam por 'adonay ('meu Senhor'). No hebraico, os sinais vocálicos da palavra 'adonay foram posteriormente juntados às consoantesYHWH de modo a indicar que 'adonay deveria ser a palavra pronunciada no lugar de YHWH quando o texto fosse lido. A combinação das consoantes de YHWH com as vogais de 'adonay produziu a forma HÍBRIDA YEHOWAH (OU 'JEOVÁ') EM TEXTOS COM SINAIS VOCÁLICOS ESCRITOS (O HEBRAICO É TRADICIONALMENTE ESCRITO SEM VOGAIS). Essa última forma somente foi pronunciada séculos mais tarde, quando o propósito das vogais não foi COMPREENDIDO E ELAS FORAM TOMADAS COMO PARTE DO NOME DIVINO. ENTÃO. ESSA FORMA HÍBRIDA NADA SIGNIFICA AO SEU POVO!!! ESSES SÃO ERROS QUE MUITOS HOJE O COMETEM SEGUINDO A PROFECIA DO QUERIDO IRMÃO QUE ACABOU DE CITAR... SEGUEM BAAL E SE ESQUECEM DO SEU VERDADEIRO NOME!!!! AGORA EU PERGUNTO: ONDE ESTÁ ESCRITO NA ESCRITURA SAGRADA QUE A VONTADE DO HOMEM DE NÃO PRONUNCIAR SEU NOME É DITA EM VOZ ALTA CLARA E ESCRITA PELO ETERNO: DIZENDO: "NÃO PRONUNCIEM MEU NOME....???!!!!". ONDE? E QUAL NOME QUE SALVA? JESUS? QUE SÓ APARECEU A PARTIR DO SÉCULO XIII EM DIANTE!!!!! A IGREJA PRIMITIVA NUNCA O PRONUNCIOU POR NÃO TEREM A LETRA JOTA NO HEBRAICO!!!! E O FILHO REPRESENTA O PAI E VEIO MOSTRAR O SEU NOME QUE SALVA!!!! Nm 6,27; Jo 17,11; Mt 6,9; Jo 17,6; 17,11; 17,12; 17,26 ENTRE OUTROS..... AGORA SE ESTOU ERRADO? CONTINUE ADORANDO BAAL!!!!!!! YEHOWAH!!???
ESTUDO TIRADO DA BÍBLIA DE ESTUDO: DE
GENEBRA. EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. EDITORAS: CULTURA CRISTÃ. E SBB.
Bíblia de estudo DO
PEREGRINO. Do Senhor – Luís Alonso Schökel. 2ª edição – 2.006.
3,13-15. Segunda objeção. Ele se fia em Deus; o povo se fiará nele? Querendo
saber qual Deus o envia – dado decisivo na missão profética, p. ex. Dt 13; Jr
23,13; - perguntarão pelo nome da divindade. A resposta é ao mesmo tempo
positiva e ambígua; vale para Moisés e vale para o povo.
Estes três versículos estão
entre os mais analisados e discutidos de todo o AT. Qual a origem do nome Yhwh? Existia fora e antes de Israel? Que significa em si? Que função
tem no relato? Sobre as duas primeiras perguntas se multiplicaram as
conjeturas, sem oferecerem uma resposta plausível. Sobre a terceira:
começamos confessando que nossa vocalização é duvidosa, pois nos nomes
compostos encontramos as formas Yah,
Yo, Yeha. A corrente, Yahwe, é uma
forma factitiva do verbo hyh = ser, existir, aquele que dá o ser, faz existir.
Assim podia soar aos ouvidos hebreus.
No texto, Deus muda o verbo
em primeira pessoa e forma uma frase aparentemente tautológica. Se o
traduzirmos pelo indefinido, “o que foi”, a resposta é evasiva (como em Gn 32): o nome não importa, sou o Deus dos patriarcas e estou contigo. Se o
traduzirmos como enunciado, “Sou o que sou”, presta-se para a reflexão. Primeiro, encontra-se na esfera
do ser ou existir (cf. Jo 8,58; Ap 1,4); segundo, não se define por predicados
externos, mas por si mesmo; em nossa terminologia refinada, diríamos: “um ser
absoluto”. Pois bem, para os israelitas vale o sentido enunciativo, “Eu sou”,
que se oferece como explicação de um nome conhecido e se identifica com o Deus
dos patriarcas. E acrescenta uma ordem perpétua: daí em diante Deus será INVOCADO COM O NOME DE Yhwh. E, assim foi (Is 42,8; 26,8) até que em
tempos posteriores se evitou tal NOME, SUBSTITUINDO-O
POR ADONAI.
Na teoria
documentária: o Eloísta considera que neste ponto se REVELA
O NOME DE YHWH; ATÉ O PRESENTE ELE SÓ USOU O NOME ‘elohim ou um
SUBSTITUTO.
O que sempre digo (“PALAVRA”) –, todo deus “pagão” feito pelas mãos
“humanas” (conforme: Is; Jr; Ez; etc.), tem olhos mas não enxergam. Têm pés mas
não andam. Têm boca mas não falam – são carregados de um lado para o outro...
E, se caem “NÃO CONSEGUEM SE LEVANTAR...!” Ok. Mas, TODOS SEM EXCEÇÃO, TÊM UM NOME PRÓPRIO! POR QUE O ÚNICO DEUS – VIVO, CRIADOR DE TUDO E DE TODOS, SÓ ELE NÃO TEM UM NOME?
Isso,
termina aqui. E, para isso, a Bíblia – É A RESPOSTA:
Miqueias 4,5 Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a
nós, andaremos em o NOME DE YHWH
– YAHU, o nosso Deus, para todo o
sempre.
Zacarias 10,12 Eu os fortalecerei no YHWH – Yahu, e andarão no seu nome, diz YHWH – Yahu.
Salmo 31,3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu
me conduzirás e me guiarás.
Salmo 33,21 Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo Nome.
Salmo 68,4 Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as
nuvens. YHWH – Yahu é o seu Nome, exultai diante dele.
Êxodo 6,2-3 Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o YHWH – Yahu. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como
Deus Todo-poderoso; mas pelo meu nome, “O YHWH – Yahu”, não lhes fui conhecido.
(UL-ELOHIM = TODO
PODEROSO, E NÃO EL-ELOHIM – CONOTAÇÃO DE UM “DEUS GREGO”).
Deuteronômio 28,58-59 Se não tiveres cuidado de guardar todas as
palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este NOME GLORIOSO E TERRÍVEL, O YHWH – YAOHU, teu Deus, então, o YHWH – Yahu fará terríveis as tuas pragas e as pragas
de tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades graves e
duradouras!
OK.
“TEMER” SIM! “ESCONDER, BLASFEMAR, TROCAR, OU OUTRO VERBO QUALQUER” – NÃO! É
ISSO QUE ENTENDO NA PALAVRA DE YAOHU. POIS, NINGUÉM TEME UM ÍDOLO QUE NADA É,
SIMPLESMENTE UMA IMAGEM FEITA POR MÃOS HUMANAS QUE NA VERDADE É UM
“DEMÔNIO....”. “COMO A PRÓPRIA BÍBLIA” –, EXPLICA MELHOR DO QUE EU... VEJA O
QUE DIZ A BÍBLIA QUANTO A ISTO:
Romanos 2,23-24 TU, QUE TE GLORIAS NA LEI,
DESONRAS A DEUS PELA TRANSGRESSÃO DA LEI? POIS, COMO ESTÁ ESCRITO, O NOME DE DEUS É BLASFEMADO ENTRE OS
GENTIOS POR VOSSA CAUSA.
Isaias
52,5-6 AGORA, QUE FAREI EU AQUI,
DIZ O YHWH – YAHU, VISTO TER SIDO O MEU POVO LEVADO SEM PREÇO? OS SEUS TIRANOS
SOBRE ELE DÃO UIVOS, DIZ O YHWH – YAHU; O MEU NOME É BLASFEMADO INCESSANTEMENTE TODO O DIA. POR ISSO, O MEU POVO
SABERÁ O MEU NOME; PORTANTO, NAQUELE DIA, SABERÁ QUE SOU EU QUEM FALA:
EIS-ME AQUI!
Ezequiel
36,21-23 MAS TIVE COMPAIXÃO DO MEU SANTO NOME,
QUE A CASA DE ISRAEL PROFANOU ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE FOI.
DIZE,
PORTANTO, À CASA DE ISRAEL: ASSIM
DIZ O YHWH – YAHU DEUS: NÃO É POR AMOR DE VÓS QUE EU FAÇO ISTO, Ó CASA DE
ISRAEL, MAS PELO MEU SANTO NOME, QUE PROFANASTES ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE
FOSTES. VINDICAREI A SANTIDADE DO MEU GRANDE NOME, QUE FOI PROFANADO ENTRE AS
NAÇÕES, O QUAL PROFANASTES NO MEIO
DELAS; AS NAÇÕES SABERÃO QUE EU SOU YHWH – YAHU; DIZ O YHWH – YAHU DEUS,
QUANDO EU VINDICAR A MINHA SANTIDADE PERANTE ELAS!
Etc.
Veja, agora, o que diz o Salmo 138,2 e
outros:
Salmo 138,2 Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu NOME, por causa
da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu
NOME e a tua palavra.
Salmo 8,1 Ó YHWH – Yahu nosso, quão magnífico em toda a terra é o TEU NOME!
Pois
expuseste nos céus a tua majestade.
Estudo
do Salmo 8,1 Ó YHWH. O nome pessoal, ou da aliança, de Deus que
ele revelou a Moisés na sarça ardente (cf. Êx 3). Quão magnífico... é o teu nome! O nome de Deus indica o seu caráter ou a sua reputação. A repetição desse verso inicial no final do
salmo dá um ar reverente a toda a composição. (Por isso, é mais do que
importante falar seu nome próprio e pessoal!). Anselmo Estevan.
Salmo 8,5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de
honra o coroaste.
Estudo
do Salmo 8,5 Deus. Do hebraico Elohim, normalmente traduzido por
“Deus”. A Septuaginta (a tradução grega do AT) o traduz por “anjos” (conforme
citado em Hb 2,7). “ANJOS” é uma tradução apropriada, pois o termo em hebraico
pode significar “seres sobrenaturais” ou até “governadores” (veja a nota sobre
Dn 10,13). Só que no meu entender “Deus”, não é “criatura”, e, sim CRIADOR!
Por isso no meu entender essa conotação é errônea! Anselmo Estevan.
Finalizando:
Salmos 148,13 LOUVEM O NOME DO YHWH – YAHU - , PORQUE SÓ O
SEU NOME É EXCELSO; A SUA MAJESTADE É ACIMA DA TERRA
E DO CÉU!
Leia: Miqueias 4,6-13. Anselmo Estevan.
(...) Para evitar o risco de tomar o nome de Deus
(YHWH) em vão, os judeus mais religiosos começaram
a substituir o nome próprio em si pela palavra
[‘adona(y)]. {Na transliteração para o português, as letras: o primeiro (a) tem um acento tipo como um acento circunflexo virado para cima; e, os
dois (a), seguintes, tem um traço em cima = devido
ao texto masorético!}. Embora os masoretas tenham deixado as quatro
consoantes originais no texto, eles acrescentaram as vogais (e) [no lugar de (a), por outras razões] e (a) para recordar ao leitor a
pronunciar (‘adona[y]) sem levar
em conta as consoantes. Isto acontece mais de 6000 vezes na Bíblia
Hebraica. A maioria das traduções usa letras maiúsculas para escrever o título
“SENHOR”. Algumas exceções são a Bíblia na Tradução Brasileira que usava “Jeová”, a Bíblia de Jerusalém que tem Iahweh e a Bíblia Pastoral que traz Javé. O que foi provocado pela cautela dos judeus é
semelhante ao nosso costume de dizer “por exemplo” quando lemos a
abreviatura “e. g.”. Posteriormente os judeus substituíram o nome divino
por outras palavras como “o nome”, “o bendito” ou “o céu” (cf. Mc 14,61.62).
Nas
passagens onde (‘adona[y]) yhwh ocorre, yhwh recebe a pontuação
vocálica de ‘elohim, e as traduções em português apresentam
“SENHOR DEUS” (e.g., Am 7,1).
Texto
tirado dá página 28, do livro: Dicionário Internacional de Teologia do Antigo
Testamento. (R. Laird Harris. Gleason L. Archer, Jr. Bruce K.
Waltke).
Sendo mais uma prova de que o Nome Próprio de Deus – Foi blasfemado por um medo de não “pronuncia-lo” e, fizeram
coisas piores...! Anselmo Estevan.
Aqui, fica uma pergunta: Onde está
escrito na Bíblia que Deus pediu para os “homens fazerem essa ciranda toda com
seu Nome???”. Anselmo Estevan!!!
Estudo de Palavra da Bíblia
Definição | DBA2
RELIGIÃO
Crenças,
atitudes e práticas relacionadas com o culto a Deus ou com o sobrenatural (At
26.5; Tg 1.26-27).
Links
Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.: RELIGIÃO
Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de
Hoje: RELIGIÃO
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
religião (4)
At
25:19
|
Traziam
contra ele algumas questões referentes à sua própria religião e particularmente a certo
morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo.
|
G1175
|
At 26:5
|
pois,
na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem
testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião.
|
G2356
|
Tiago
1:26
|
Se
alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o
próprio coração, a sua religião é vã.
|
G2356
|
Tiago
1:27
|
A
religião pura e
sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as
viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
|
G2356
|
1175 δεισιδαιμονια deisidaimonia
do mesmo que 1174; TDNT - 2:20,137; n f
1) em um bom
sentido
1a)
reverência a deus ou aos deuses, piedoso, religioso
2) em um mau
sentido
2a)
superstição
3) religião
Sinônimos ver verbete 5895
5895 - Religioso.
Ver Definição para θεοσεβης 2318
Ver Definição para ευσεβης 2152
Ver Definição para ευλαβης 2126
Ver Definição para θρησκος 2357
Ver Definição para δεισιδαιμων 1175
θεοσεβης, de acordo com a derivação e
uso, significa adoração a Deus (ou dos deuses), cumprimento da obrigação
de alguém para Deus. É um termo geral, significando religioso num bom
sentido.
ευσεβης é distinto de θεοσεβης em duas
formas. É usado para incluir o cumprimento de obrigações de todos os tipos,
tanto para com Deus como para com as pessoas. É assim aplicado ao cumprimento
dos deveres envolvidos nas relações humanas, como para com os pais.
Além disso, quando usado no sentido mais alto, não significa qualquer
tipo de adoração, mas, como a etimologia indica, a adoração a Deus corretamente.
ευλαβης significando originalmente cuidadoso
em tratar, em sua aplicação religiosa significa cuidadoso em tratar das
coisas divinas. Caracteriza o adorador ansioso e escrupuloso, que cuida para
não mudar nada que deveria ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
Significa devoto, e pode ser aplicado a um aderente de qualquer
religião, sendo especialmente apropriado para descrever o melhor dos adoradores
judaicos.
θρηκος é alguém que é diligente na
realização do culto exterior a Deus. Aplica-se especialmente à adoração
ceremonial.
δεισιδαιμων, de acordo
com sua derivação, torna proeminente o elemento de medo. Enfatiza
fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor divino. Pode ser
usado praticamente como equivalente a θεοσεβης. Freqüentemente, no entanto, implica que o medo que torna proeminente é
um medo sem fundamento, por isso ganha o sentido de supersticioso. No
N.T., é usado, como também o substantivo δεισιδαιμονια, num sentido propositadamente neutro,
significando simplesmente religioso, nem transmitindo o sentido mais
alto, nem simplesmente implicando o sentido mais baixo.
2356 θρησκεια threskeia
de um derivado de 2357; TDNT - 3:155,337; n f
1) adoração
religiosa
1a) esp.
externo, aquilo que consiste de cerimônias
1a1)
disciplina religiosa, religião
2357 θρησκος threskos
provavelmente da raiz de 2360; TDNT - 3:155,337; adj
1) que teme
ou adora a Deus
2) que treme
2a) trêmulo,
temível
Sinônimos ver verbete 5895
2360 θροεω throeo
de θρεομαι threomai (lamentar); v
1) chorar
alto, fazer um barulho através do clamor
1a) no NT,
aborrecer, atemorizar
1b) estar
aborrecido, estar atemorizado, alarmado
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
v. ver
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
V. ver
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
RA Almeida
Revista e Atualizada
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia
De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
i.e. isto
é
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Êx
3:14-15
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[10]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[11]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[12]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De
Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
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