Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ESTUDANDO A PALAVRA DE YHVH 39:

ESTUDOS DE: RODA-PÉ: ESTUDANDO ÀS ESCRITURAS SAGRADAS:

  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    AMOR ETERNO: APRENDA SOBRE! POIS SE TIVERES TUDO O QUE QUER SEM REPREENSÃO OU ENSINO?! ESTARÁ ERRANDO...!!!! SERÁ PRISIONEIRO DESSE ALGUÉM. ENTENDA QUE SÓ A EMETH VERDADE LIBERTA. POR ISSO FAZEMOS ESCOLHA. CONHECEMOS O BEM E O MAL MAS FAZEMOS ESCOLHAS MESMO SEM O SABER.....!!!!! DEIXEM ÀS ESCRITURAS NOS ENSINAR! E NÃO E NUNCA, NÓS A ELAS PRÓPRIAS..........
    http://estudo1232.blogspot.com.br/

    analizando o versículo 39 de Deuteronômio 32 DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA DO CÂNTICO DE MOSHEH:
    VAMOS ANALISAR MAIS DE PERTO A PASSAGEM DE: Dt 32,39:
    39 Eu Sou, Eu somente. Sl 102.27; Is 41.4; Is 45.5,18,22; Is 46.4; Is 48.12; Hb 1.12; Ap 1.11; Ap 2.8 nenhum deus além de mim. 4.35; Is 45.5,18,22 eu mato. 1Sm 2.6; 2Rs 5.7; Jó 5.18; Sl 68.20; Is 43.13; Os 6.1; Jo 8.24; Ap 1.17-18 não há quem possa livrar. Jó 10.7; Sl 50.22; Is 43.13; Mq 5.8 [1]

    DE QUEM É ESSA FALA?
    ESSE É O CÂNTICO DE MOSHEH (MOISÉS), AO SEU POVO QUE SAÍRA DO EGITO E ESTAVA PARA ATRAVESSAR O RIO YARDEN (JORDÃO) E TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA.... O cântico de Mosheh: Mosheh recitou o seu cântico perante a nação para que todos pudessem aprendê-lo e que as gerações futuras, para as quais ele seria transmitido, não se esquecessem da bondade de ‘elohím (deuses) e da aliança que havia firmado com o seu povo.
    Bem, como o versículo 39 é o que chama mais a atenção, vamos ver suas referências: a: (EU SOU, EU SOMENTE: Is 41,4; 43,10).b: (MAIS NENHUM DEUS ALÉM DE MIM: Dt 32,12; Is 45,5). c: (EU MATO E EU FAÇO VIVER: 1Sm 2,6; Sl 68,20). OK! VAMOS ESTUDAR ESSAS FALAS DENTRO DO CONTEXTO:

    a: Is 41,4; 43,10:
    41,4: Quem...? Uma pergunta retórica (27,7; 40,12). Princípio. ‘elohím (deuses) ordenou a história humana e a criação (veja 11,2; 40,21). Eu, o SENHOR [YHVH]... eu mesmo. Uma significativa fórmula da autoidentificação divina (43,10.13; 46,4). “Eu mesmo” é uma forma reduzida de “(Eu sou) o SENHOR [YHVH]” (41,13; 42,8; 43,3.15; 44,24; 45,3.5-6; 48,17; 49,23; 51,15; 60,22; cf. O uso de “Eu sou” em Jo 6,35; 8,12.58; 9,5; 10,7.9.11.14; 11,25; 14,6; 15,1.5). O Senhor (YHVH) é o ‘elohím (deuses) dos patriarcas. Como tal, ele prometeu estar com o seu povo; ele é o ‘elohím (deuses) do passado, do presente e do futuro, e cumprirá as suas promessas (cf. Êx 3,14-15; 6,6-8; Ez 20,5.7; Ap 4,8). Primeiro....último.Uma garantia de que tudo está sob o controle do Senhor (YHVH) (v. 27; 44,6; 48,12; cf. Hb 13,8; Ap 1,8.17; 2,8; 21,6; 22,13).

    OK! AGORA QUE JÁ TEMOS A IDEIA DA PRIMEIRA FRASE (EU SOU...) VAMOS AO SEGUNDO ESTUDO DA MESMA FALA:

    Is 43,10:
    43,10: Testemunhas...servo. O Senhor (YHVH) introduziu seu povo especial no tribunal para que pudesse conhecer a verdade e confiar que ‘elohím (deuses) os libertaria do exílio. (20.3,41.8; 42.1-4). Eu mesmo (41,4).

    SENDO ASSIM: “TENDO VISTO O QUE AS ESCRITURAS PRINCIPALMENTE NOS ENSINAM A CRER ACERCA DE ‘ELOHÍM (DEUSES), RESTA-NOS CONSIDERAR O QUE ELAS REQUEREM COMO DEVER DO HOMEM”:
    A ESSE FATO EU PERGUNTO: QUAIS SÃO OS DEVERES EXIGIDOS NO PRIMEIRO MITZVAH (MANDAMENTO)?
    RESPOSTA: Os deveres exigidos no primeiro mitzvah (mandamento) são: conhecer e reconhecer ‘elohím (deuses) como único verdadeiro (‘ulhím) [ETERNO], e nosso úlhím (ETERNO); adorá-lo e glorificá-lo como tal; pensar e meditar nele, lembrar-nos dele, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo, crer nele, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nele; ter zelo por ele; invocá-lo, dando-lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-lhe toda a obediência e submissão do homem todo, ter cuidado de lhe agradar em tudo e tristeza quando ele é ofendido em qualquer coisa, andar humildemente com ele!
    Referências bíblicas: 1Cr 28,9; Dt 26,17; Is 43,10; Sl 95,6.7; Mt 4,10; Sl 29,2; Ml 3,16; Sl 63,6; Ec 12,1; Sl 71,19; Ml 1,6; Is 45,23; Js 24,22; Dt 6,5; Sl 73,25; Is 8,13; Êx 14,31; Is 26,4; Sl 130,7; Sl 37,4; Sl 32,11; Rm 12,11; Fp 4,6; Jr 7,23; Tg 4,7; 1Jo 3,22; Sl 119,136; Jr 31,18; Mq 6,8.
    OK. OK! AGORA QUE JÁ TEMOS UMA BASE, UMA IDEIA DA PRIMEIRA FALA DO ‘CANTO’ DE MOSHEH (MOISÉS) DENTRO DE UM ÚNICO VERSÍCULO DE: Dt 32,39! VAMOS A FALA SEGUINTE: A LETRA:
    b: (MAIS NENHUM DEUS ALÉM DE MIM: Dt 32,12; Is 45,5).
    VAMOS ESTUDAR PRIMEIRO: Dt 32,12:
    32,12. deus estranho. Mosheh (Moisés) deixa claro que somente ‘elohím (deuses) [YHVH] carregou Ysrael através de todas as lutas e vitórias, eliminando assim qualquer motivo de desculpas para apostatar do Senhor (YHVH), pela influência de deuses falsos!

    AGORA, VAMOS ESTUDAR: Is 45,5:
    45,5: Eu sou o Senhor (YHVH): Is 41,4. Não há outro: Is 37,16.
    (Is 41,4 já foi estudado logo acima!). Vamos ver Is 37,16: SENHOR (YHVH) dos Exércitos. (1,9). ‘elohím de Ysrael. O Senhor (YHVH) era o ‘elohím (deuses) das doze tribos (representadas por Samaria e Yerushalayim (Jerusalém) por aliança (cf. v. 21; 17,6; 21,17; 24,15; 29,23; 41,17; 45,3; 48,2; 52,12). Entronizado acima dos querubins. ‘Elohím (deuses) estava com o seu povo e governava sobre ele (1Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sl 80,1; 99,1), conforme representado por sua presença no templo do Santo dos Santos, que continha a arca da aliança (O ESTRADO DE DEUS), debaixo dos dois querubins. Tu somente és o ‘elohím (deuses). Uma declaração exclusiva e singular da divindade (44,8; 45,5-6.14.22; 46,9). Reinos. (13,4). Fizestes os céus e a terra. Uma ênfase no Senhor (YHVH) como soberano e absoluto Criador de tudo (42,5; 45,8.12.18; veja 27,10-11).
    SENDO O PAI, O FILHO DO: AT AO NT: UMA PERGUNTA SE FAZ NECESSÁRIA:

    COMO O MASCHIYAH (O MESSIAS) EXERCE AS FUNÇÕES DE REI?
    RESPOSTA: O Maschiyah (Messias) exerce as funções de rei chamando do mundo um povo para si, dando-lhe oficiais, leis e disciplinas, para visivelmente o governar; dando hessed (graça) salvadora aos seus eleitos; recompensado a obediência deles e corrigindo-os por causa dos seus pecados; preservando-os e sustentando-os em todas as suas tentações e sofrimentos; restringindo e vencendo todos os seus inimigos; poderosamente, dirigindo todas as coisas para a sua própria kevod (glória) e para o bem do seu povo, e também castigando os que não conhecem a ‘elohím (deuses) [YHVH] nem obedecem ao evangelho.
    Referências bíblicas:
    Is 55,5; Gn 49,10; 1Co 12,28; Jo 15,14; Mt 18,17.18; At 5,31; Ap 22,12; Ap 3,19; Rm 8,37-39; 1Co 15,25; Rm 14,11; Rm 8,28; 2Ts 1,8; Sl 2,9.

    E, FINALIZANDO O ESTUDO DE Dt 32,39; VAMOS A ÚLTIMA PASSAGEM A FALA DE: c: (EU MATO E EU FAÇO VIVER: 1Sm 2,6; Sl 68,20).
    1Sm 2,6:

    O SENHOR (YHVH) ...FAZ DESCER...E FAZ SUBIR. Compare com Dt 32,39; Sl 30,3! COMO, TEMOS DOIS SALMOS FINALIZANDO ESSA PASSAGEM,

    VAMOS ESTUDÁ-LOS JUNTOS:

    Sl 30,3:
    3 da cova fizeste subir. 16.10; 40.1,2; 56.13; 71.20; 86.13, marg.; 116.8; Jó 33.19-22,28; Is 38.17,18; Jn 2.4-6 não descesse à sepultura. 28.1 [2]

    10 Pois não deixarás a minha alma na morte,
    nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. i
    [3]
    1 Esperei confiantemente pelo Senhor;
    ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
    2 Tirou-me de um poço de perdição, b
    de um tremedal de lama; c
    colocou-me os pés sobre uma rocha
    e me firmou os passos.
    [4]
    13 Pois da morte me livraste a alma,
    sim, livraste da queda os meus pés,
    para que eu ande na presença de Deus,
    na luz da vida. i
    [5]
    20 Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males,
    me restaurarás ainda a vida
    e de novo me tirarás i  dos abismos da terra.
    [6]
    13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo,
    e me livraste a alma do mais profundo poder da morte. g
    [7]
    8 Pois livraste da morte a minha alma,
    das lágrimas, os meus olhos,
    da queda, os meus pés.
    [8]
    19 Também no seu leito é castigado com dores,
    com incessante contenda nos seus ossos;
    20 de modo que a sua vida abomina o pão,
    e a sua alma, a comida apetecível.
    21 A sua carne, que se via, agora desaparece,
    e os seus ossos, que não se viam, agora se descobrem.
    22 A sua alma se vai chegando à cova,
    e a sua vida, aos portadores da morte.
    [9]
    28 Deus redimiu a minha alma de ir para a cova;
    e a minha vida verá a luz.
    [10]
    17 Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura;
    tu, porém, amaste a minha alma
    e a livraste g  da cova da corrupção,
    porque lançaste para trás de ti
    todos os meus pecados.
    18 A sepultura não te pode louvar,
    nem a morte glorificar-te;
    não esperam em tua fidelidade h
    os que descem à cova.
    [11]
    4 Então, eu disse: lançado estou
    de diante dos teus olhos; f
    tornarei, porventura, a ver
    o teu santo templo?
    5 As águas me cercaram até à alma,
    o abismo me rodeou;
    e as algas se enrolaram na minha cabeça.
    6 Desci até aos fundamentos dos montes, g
    desci até à terra,
    cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre;
    contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, h
    ó Senhor, meu Deus!
    [12]
    1 A ti clamo, ó Senhor;
    rocha b  minha, não sejas surdo para comigo;
    para que não suceda, se te calares acerca de mim,
    seja eu semelhante aos que descem à cova.
    [13]
    Sl 30,3:
    3 Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; c
    preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.
    [14]
    AGORA, SIM, VAMOS ESTUDAR O Sl 68,20:
    20 O nosso Deus. Is 12.2; Is 45.17-22; Os 1.7; Jo 4.22 com Deus. 118.17,18; Dt 32.39; 1Sm 2.6; Jo 5.21,23,28,29; Jo 11.25,26; Hb 2.14,15; Ap 1.18; Ap 20.1 está o escaparmos da morte. Pv 4.23 [15]

    2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. b[16]
    17 Israel, porém, será salvo pelo Senhor com salvação eterna; não sereis envergonhados, nem confundidos em toda a eternidade.
    18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, l  mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.
    O Senhor e os ídolos
    19 Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade e proclamo o que é direito.
    20 Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar. m
    21 Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o Senhor? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.
    22 Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
    [17]
    7 Porém da casa de Judá me compadecerei e os salvarei pelo Senhor, seu Deus, p  pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.[18]
    22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. n[19]
    17 Não morrerei; antes, viverei
    e contarei as obras do Senhor.
    18 O Senhor me castigou severamente,
    mas não me entregou à morte.
    [20]
    39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente,
    e mais nenhum deus além de mim;
    eu mato e eu faço viver;
    eu firo e eu saro;
    e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
    [21]
    6 O Senhor é o que tira a vida e a dá;
    faz descer à sepultura c  e faz subir.
    [22]
    21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.[23]
    23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. j[24]
    28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
    29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. n
    [25]
    25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; l
    26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. m  Crês isto?
    [26]
    14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
    15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
    [27]
    18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos q  e tenho as chaves r  da morte e do inferno. s[28]
    1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo a  e uma grande corrente.[29]
    23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração,
    porque dele procedem as fontes da vida. v
    [30]
    Sl 68,20:

    20 O nosso Deus é o Deus libertador;
    com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.
    [31]

    OK. OK! AQUI E SÓ AQUI, TERMINAMOS O CONTEXTO DAS PALAVRAS CITADAS NO VERSÍCULO 39 DE Dt 32! E ESSE CONTEXTO DESSA PASSAGEM É DENTRO DO CÂNTICO DE MOSHEH (MOISÉS) PARA QUE SEU POVO NUNCA SE ESQUECESSE DO ETERNO CRIADOR! MAS, PARA QUE MESMO, QUE MOSHEH RECITOU ESSE CÂNTICO PARA SEU POVO MESMO? PARA ATRAVESSAR O YARDEN O RIO (JORDÃO) E POSSUIR A TERRA PROMETIDA...!!! MAS, TINHAM QUE SE LIBERTAR DOS SEUS PECADOS QUE ALÉM DE HERDAREM DA QUEDA DO HOMEM EM ADÃO, OS POVOS VIZINHOS OS CONTAMINAVAM...! VEJA ALGUMAS PASSAGENS PARA ENTENDER MELHOR O SEU CÂNTICO: VERSÍCULOS NÚMEROS: 15, 21, 26, 27-28, 29, 30, 36, 37, 39, 41, 43, 44-46: VERSÍCULOS DO CAPÍTULO 32 DE D’VARIM (DEUTERONÔMIO!):

    15 Mas, engordando-se o meu amado, g  deu coices;
    engordou-se, engrossou-se, ficou nédio
    e abandonou a Deus, que o fez,
    desprezou a Rocha da sua salvação.
    [32]
    21 A zelos me provocaram j  com aquilo que não é Deus;
    com seus ídolos me provocaram à ira;
    portanto, eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo; l
    com louca nação os despertarei à ira.
    [33]
    26 Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei n
    e farei cessar a sua memória dentre os homens,
    [34]
    27 se eu não tivesse receado a provocação do inimigo,
    para que os seus adversários não se iludam,
    para que não digam: A nossa mão tem prevalecido,
    e não foi o Senhor quem fez tudo isto.
    28 Porque o meu povo é gente falta de conselhos,
    e neles não há entendimento.
    [35]
    29 Tomara fossem eles sábios! Então, entenderiam isto
    e atentariam para o seu fim.
    [36]
    30 Como poderia um só perseguir mil,
    e dois fazerem fugir dez mil,
    se a sua Rocha lhos não vendera,
    e o Senhor lhos não entregara?
    [37]
    36 Porque o Senhor fará justiça ao seu povo
    e se compadecerá dos seus servos, p
    quando vir que o seu poder se foi,
    e já não há nem escravo nem livre. q
    [38]
    37 Então, dirá: Onde estão os seus deuses?
    E a rocha em quem confiavam?
    [39]
    39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente,
    e mais nenhum deus além de mim;
    eu mato e eu faço viver;
    eu firo e eu saro;
    e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
    [40]
    41 se eu afiar a minha espada reluzente,
    e a minha mão exercitar o juízo,
    tomarei vingança contra os meus adversários
    e retribuirei aos que me odeiam.
    [41]
    43 Louvai, ó nações, o seu povo, s
    porque o Senhor vingará o sangue dos seus servos, t
    tomará vingança dos seus adversários
    e fará expiação pela terra do seu povo. u
    [42]
    44 Veio Moisés e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, v  filho de Num.
    45 Tendo Moisés falado todas estas palavras a todo o Israel,
    46 disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.
    [43]
    MAS O POR QUE DE TUDO ISSO? VEJA:
    47 Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir.[44]

    BÍBLIAS CONSULTADAS: BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. EDITORA CULTURA CRISTÃ. SBB. E, BÍBLIA DE ESTUDO MACARTHUR. ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA. SBB. ESTUDO FEITO POR: ANSELMO. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO. S.P. (COM GRIFOS MEUS NO NOME DO ETERNO CRIADOR PAI E FILHO!).



    [1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 32:38-39
    marg. nota marginal
    [2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Sl 30:2-3
    i i 16.10 Nem permitirás que o teu Santo veja corrupção: “Ver a corrupção” é uma expressão idiomática do hebraico que equivale a experimentar a morte e a conseqüente corrupção do cadáver no sepulcro. Em At 2.27 e 13.35, essas palavras são interpretadas como um anúncio profético da ressurreição de Jesus.
    [3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 16:10
    b b 40.2 Um poço de perdição: Refere-se à morte ou ao sepulcro e, mais concretamente, ao sheol (hebr.) ou morada dos mortos. Ver Sl 6.5, n. e Reino da morte na Concordância Temática.
    c c 40.2 Um tremedal de lama: Sl 69.2; cf. Jr 38.6-13.
    [4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 40:2
    i i 56.13 Na luz da vida: Lit. dos que vivem. Em oposição ao sheol ou morada dos mortos, que é a terra das trevas e da sombra da morte (Jó 10.21-22). Ver Sl 6.5, n.
    [5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 56:13
    i i 71.20 Me tens feito ver... me restaurarás... me tirarás: Segundo a sugestão à margem do texto hebraico e o contexto (cf. v. 21); hebr. Nos tem feito ver... nos restaurarás... nos tirarás.
    [6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 71:20
    g g 86.13 Sl 16.10.
    [7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 86:13
    [8]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 116:8
    [9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 33:22
    [10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jó 33:28
    g g 38.17 Amaste a minha alma e a livraste: Hebr.; segundo versões antigas: te agradou livrar.
    h h 38.18-19 Sl 88.10-12.
    [11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 38:18
    f f 2.4 Lançado estou de diante dos teus olhos: Sl 31.22.
    g g 2.6 Até aos fundamentos dos montes: Outra tradução: Até ao fundo da terra. Refere-se, provavelmente, às profundezas do mar, uma vez que os antigos israelitas pensavam que o solo firme tinha os seus fundamentos nas profundezas do mar. Cf. Sl 24.2; 69.2 e ver Sl 18.15, n., e Am 7.4, nota h.
    h h 2.6 Fizeste subir da sepultura a minha vida: Sl 30.3.
    [12]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jn 2:6
    b b 28.1 Rocha: Ver Sl 18.2, n.
    [13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 28:1
    c c 30.3 Ver Sl 6.5, n. Ver Morrer na Concordância Temática.
    [14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 30:3
    [15]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Sl 68:19-20
    b b 12.2 Êx 15.2; Sl 118.14.
    [16]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 12:2
    l l 45.18 Um caos: Hebr. tohu, o mesmo termo usado em Gn 1.2 para designar o estado de coisas anterior à criação. Ver Jr 4.23, nota s.
    m m 45.20 A referência ao Deus único, à sua ação criadora e à verdade da mensagem anunciada aos exilados (vs. 18-19), serve de ocasião para empreender um novo processo contra os ídolos, os falsos deuses e contra os seus adoradores (vs. 20-25). Ver Is 41.4, nota d.
    [17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Is 45:22
    p p 1.7 Da casa de Judá me compadecerei e os salvarei pelo Senhor, seu Deus: O Senhor mesmo interveio para salvar a Jerusalém, quando Senaqueribe, rei da Assíria, a havia sitiado no ano 701 a.C. (2Rs 19.32-37; Is 37.33-38).
    [18]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Os 1:7
    n n 4.22 Is 2.3; Rm 9.4-5.
    [19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 4:22
    [20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 118:18
    [21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:39
    c c 2.6 Sepultura: Hebr. sheol, o reino ou morada dos mortos. Ver Sl 6.5, n.
    [22]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 2:6
    [23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:21
    j j 5.23 Lc 10.16; Jo 15.23; 1Jo 2.23.
    [24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:23
    n n 5.29 Cf. Dn 12.2.
    [25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 5:29
    l l 11.25 Sobre vida, ver Jo 3.15, n. e 6.35, n.
    m m 11.25-26 Sobre crer, ver Jo 1.12, nota m. Cf. Rm 6.4-5; Cl 2.12; 3.1.
    [26]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 11:26
    [27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 2:15
    q q 1.18 Em diversos manuscritos aparece: Amém depois da palavra séculos.
    r r 1.18 Chaves: Símbolo do poder que o Cristo ressuscitado tem sobre a morte (cf. Jo 5.21,25-29).
    s s 1.18 O Inferno: Ver Reino da Morte na Concordância Temática.
    [28]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 1:18
    a a 20.1 Abismo: Ver Ap 9.1, nota b.
    [29]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 20:1
    v v 4.22-23 As palavras do pai, portadoras de sabedoria, preservarão a vida do filho (cf. Pv 3.1-2) e guiarão a sua conduta (cf. os vs. seguintes).
    [30]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Pv 4:23
    [31]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Sl 68:20
    g g 32.15 O meu amado: Lit. Jesurun, nome poético de Israel, de significado incerto. Provavelmente, se trate de um diminutivo derivado de uma palavra hebraica que significa “reto” ou “justo”. Outros o derivam de uma palavra hebraica que significa “touro”, como símbolo de força. Cf. Dt 33.5,26; Is 44.2. Ver Êx 32.4, nota e.
    [32]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:15
    j j 32.21 Êx 20.5; 1Co 10.22.
    l l 32.21 Rm 10.19.
    [33]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:21
    n n 32.26 Os espalharei: Outra tradução possível: os despedaçarei.
    [34]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:26
    [35]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:28
    [36]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:29
    [37]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:30
    p p 32.36 Sl 135.14.
    q q 32.36 Nem escravo nem livre: Lit. nem retido nem solto, expressão idiomática do hebraico que pode ser entendido de várias maneiras: nem escravo nem livre, nem casado nem solteiro, nem menor nem adulto; ou, em se tratando de gado, nem preso (no curral) nem solto (no pasto).
    [38]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:36
    [39]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:37
    [40]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:39
    [41]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:41
    s s 32.43 O seu povo: Rm 15.10.
    t t 32.43 Os seus servos: Ap 19.2.
    u u 32.43 Um antigo manuscrito hebraico e a versão grega (LXX) trazem um texto mais extenso deste v.: Exultai com ele, ó céus! Adorem-no todos os deuses ou filhos de Deus! Alegrem-se nações, com seu povo, e que todos os mensageiros de Deus se fortaleçam para ele! Ele vingará a morte dos seus filhos e fará vingança aos seus inimigos. Dará o merecido aos que o aborrecem, o Senhor perdoará a terra do seu povo.
    [42]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:43
    v v 32.44 O texto hebraico traz aqui o nome Oséias (“aquele que salva”, Nm 13.8), que Moisés mudou para Josué (“Javé salva”, Nm 13.16).
    [43]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:46
    [44]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 32:47
    Postado por Anselmo Estevan às 14:41
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    ANSELMO ESTEVAN.
    Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

    FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

    Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
    Pesquisa efetuada por: ANSELMO ESTEVAN.
    Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

      São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
    FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

    Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).

    Anselmo Estevan.
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    É inadmissível que haja pessoas que sustentem que o estudo da Teologia não tem importância alguma. Esta é uma visão retrograda que desconsidera que estamos vivendo num mundo de mudanças e crescimento na área humana. E que para tanto, é preciso que se tenha uma visão relativista de tudo o que nos cerca e que fazemos parte dessa época.

    É diferente daqueles dias antes do Renascimento, onde perdurava a ignorância, não no sentido pejorativo, mas no que concerne a falta do conhecimento.
    E é justamente nesta visão que conscientizamos alguns obreiros, ou qualquer pessoa que queiram adquirir conhecimento. Isto é, tanto na área bíblica e teológica como secular.


    Quem estuda teologia além de obter conhecimento aprofundado das “Doutrinas Sistemáticas”, tem também ou obtém uma visão maior no campo teológico, ou seja, adquire conhecimento Geográfico, Sociológico, Cultura, Filosófico e Bíblica Geral.





    O PRECONCEITO DE ALGUNS CRISTÃOS SOBRE A TEOLOGIA


    O problema ainda é visto no meio evangélico com certo preconceito. Estudar Teologia para alguns cristãos é correr risco. Há quem afirme que o obreiro ou quem estuda teologia pode se tornar um cristão frio, formalista ou que pode até se desviar da fé.


    Ora, os textos que citamos neste comunicado são críveis do ponto de vista bíblico e espiritual, e negar a educação é uma estupidez.
    Infelizmente há muitos cristãos que estão mais propícios ao fanatismo porque não estudam do que quem procura adquirir conhecimento. O mais espiritual não é prova de que a “ignorância” foi ou será o correto, ou melhor, que o ignorante tem que permanecer na ignorância porque isso expressa ser espiritual.


    Precisamos saber que o conhecimento sem o espiritual pode levar alguns ao formalismo, e o espiritual sem o conhecimento também pode levá-lo ao fanatismo religioso. Portanto, tudo tem que ter ponderação, e isso aprendemos estudando e adquirindo o conhecimento, pois é como disse Jesus: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará” – Jo 8.32.


    Não podemos admitir que no pleno século XXI, ainda há cristãos, obreiros e pastores que não têm a visão do reino de Deus. Estão enclausurados em seus templos conformados com a rotina de cultos mal administrados, ou seja, sem uma linha lógica da liturgia. E passam os anos e nada muda, pois o povo está estagnado e acostumado com as mesmices, destarte sem perspectiva de crescimento por parte, e quando não a decadência espiritual.





    ESTUDAR TEOLOGIA É SABER AS COISAS DE DEUS


    Estudar teologia é se aprofundar e adquirir o conhecimento para um crescimento na Palavra de Deus. Por mais que haja intenções que visem a adequação sistemática, ou que cooperem para o bom andamento da Igreja com sua administração, mesmo assim, não podemos nos eximir de que se deve por regra adquirir o conhecimento bíblico-teológico.


    Todavia, as inverdades perduram na mente e coração de quem não olha sem perspectiva futurística. Mas quando diferente disso, as coisas andarão de acordo a vontade de Deus. Aprendemos a vontade de Deus através da sua Palavra. Deus revelou sua vontade na sua Palavra, a Bíblia Sagrada.


    Vamos analisar alguns pontos, pense você em alguém abrindo a Bíblia num culto onde exista uma multidão. E naquela ocasião o ministrante é um “leigo” na concepção da palavra. E pega um texto obscuro, ou seja, de difícil compreensão ou sem fazer uma exegese do texto.


    Aplica-o de forma contundente sem olhar o texto e nem o contexto, e todos os pormenores teológicos, e na ocasião você como participante do culto e conhecendo aquela passagem bíblica fica concomitantemente estarrecido.
    E daí, você sabe que a pregação ou ensino está fora da verdadeira exegese, podemos aceitar como uma verdade revelada de Deus? Bem, se a sua resposta é sim, talvez diga lhe que infelizmente essa é a situação de muitos dentro de suas respectivas igrejas, onde se mutila a Bíblia de forma absurda e a expõem de forma mentirosa aos ouvidos de pessoas que precisam ouvir Deus falar.


    Finalizo dizendo que há muita gente se dizendo pregadores e mestres, ou seja, são pessoas que nunca se sentaram para aprender. Pois, ler livros e sair por ai pregando as idéias alheias é falta de maturidade cristã, quero ver é quem de anos vem labutando e adquirindo conhecimento e tem Deus como seu ajudador.
    Digo que, um pregador não se faz da noite para o dia, e sim, nos bancos de Igrejas onde se ensinam a Palavra de Deus, e nos bancos de seminários, e por fim, começando pela Escola Bíblica Dominical.





    O CONSELHO DE PAULO AO JOVEM OBREIRO TIMÓTEO:


    Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. II Tim 3.14 e 15-16.


    Timóteo era filho de Paulo na fé, porém, filho de pai grego, sua mãe Eunice, e sua avó Loíde, ambas criaram Timóteo ensinando-o as verdades de Deus. Então, fica claro porque Paulo lembra-lhe de tudo o que o Jovem Obreiro precisava por em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência…


    E por fim, diz o Senhor Deus: Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a Justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente. Dan 12.3.                                    ( Pr. José R. Melo)

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