Yahvehshu(ayin)a:

"UNUM, SIMPLICEM, GERMANUM, ET CERTUM SENSUM LITERALEM". (ESCRITURA SAGRADA)! "DEVEMOS DEIXAR QUE ELAS SE INTERPRETEM SEMPRE...!!!".
ANTES DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA): BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN LANU ET YAHUSHUA BINKHA K'MESHICHENU GOALENU MOSHI'ENU KAPPORATENU VA'ADONENU, VE'ET SIFREI B'RIT HECHADASHAH LE' AMENU ULEKHOL HA'AMIM. BARUKH ATAH YAHU NOTEN YESHU'AH B'YAHUSHUA HaMashiach! BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE NOS DESTE YAHUSHUA, TEU FILHO, COMO NOSSO MESSIAS, NOSSO REDENTOR, NOSSO SALVADOR, NOSSA EXPIAÇÃO E NOSSO YHWH, E [QUE DESTE] OS LIVROS DA NOVA ALIANÇA AO NOSSO POVO E A TODOS OS POVOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE CONCEDES SALVAÇÃO EM YAHUSHUA, O MESSIAS. ANSELMO.

DEPOIS DA LEITURA (ESCRITURA SAGRADA):

BARUKH ATAH YAHU ELOHEINU MELEKH-HA'OLAM, ASHER NATAN ET D'VARKHA HATANAKH VAB'RIT HECHADASHAH LEKHOL B'NEI-ADAM. BARUKH ATAH YAHU MEVI ET HAGO'EL YAHUSHUA LEMA'AN SH'MO B'AHAVAH.

BENDITO SEJAS, YAHU, NOSSO DEUS, REI DO UNIVERSO, QUE DESTE TUA PALAVRA: O TANAKH E A NOVA ALIANÇA A TODOS OS SERES HUMANOS. BENDITO SEJAS, YAHU, QUE TROUXESTE O REDENTOR, YAHUSHUA, EM AMOR, POR CAUSA DO TEU NOME!




sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ESTUDANDO A PALAVRA DE YHVH 79:

POR QUÊ SE IMPORTAR COM SEU NOME? PORQUE O POVO PARA O QUAL ELE VEIO NO INÍCIO - SABIAM SEU NOME! E MUITA COISA ACONTECEU...!!! E NÓS O QUE SABEMOS?

Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.
(Os 4.1)


Você precisa se preocupar com teologia? Ou teologia é “coisa” só para seminaristas e pastores? Quem é o verdadeiro teólogo? Aquele que é mestre ou doutor em teologia, ou qualquer que tenha opinião formada sobre Deus? Aliás, porque se preocupar com isso? Não seria a experiência com Deus mais importante do que o conhecimento de Deus?

Muitas pessoas, em sua ignorância, acabam achando mesmo que teologia é coisa só para poucos. Na verdade, todos são teólogos, visto que todos sempre têm uma palavra para emitir sobre a pessoa de Deus. Sempre que alguém diz: “Para mim, Deus é…”, ou, “para mim, Deus não existe”, tais pessoas estão emitindo opiniões sobre Deus.

Querendo ou não, todos são teólogos. Teologia é o estudo sobre Deus, ou seja, teologia tem a ver com o “conhecimento de Deus”. Agora, voltando às perguntas (pois elas são a melhor forma de se ensinar algo), seria o conhecimento de Deus algo importante? É importante conhecer a Deus? Por que é importante conhecer a Deus (antes de morrer)?

Teologia = Conhecimento de Deus. Alguém que diz que não gosta de teologia é alguém que não gosta de…? Isso: conhecer a Deus. A verdadeira teologia é aquela que é feita na Sagrada Escritura, pois é ela que ensina sobre a obra e pessoas da Santíssima Trindade.

É sempre na ausência do “conhecimento de Deus” que o povo de Deus acaba se perdendo ou sendo destruído:

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
(Os 4.6a)

Desde cedo, pessoas na Bíblia se preocupavam em transmitir às futuras gerações o “conhecimento de Deus” que possuíam. A falha nisso causou verdadeiras tragédias espirituais e nacionais em Israel. A “chave” para a “vitória” em Israel estava em transmitir o “conhecimento de Deus” que possuíam e serem fiéis em obedecer tais ensinamentos. Isso, e só isso, traria “vitória” para Israel, em tudo o que fizessem.

Não apenas reis, sacerdotes e profetas se importavam com isso, mas pais também. Eram os pais os principais responsáveis pela transmissão da Verdade de Deus para seus filhos. Ninguém deveria ser negligente ou preguiçoso em sua busca por “conhecimento de Deus”. Um claro exemplo disso são as palavras de Salomão ao seu filho:

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.

(Pv 2.1–5)

Note o conselho do Espírito Santo a todos nós através dos conselhos de Salomão ao seu filho. Deus deseja que: a) aceitemos Sua Palavra; b) decoremos (esconder) Sua Palavra; c) prestemos atenção a tudo que diz respeito à Bíblia; d) amemos com todo coração o “entendimento” que vem da Palavra; e) depois de tudo isso, clamarmos por mais inteligência (emocional e espiritual); e, finalmente, f) nos interessarmos e investirmos naquilo que tem a ver com o “conhecimento de Deus”.

A promessa é que, se fizermos tudo isso com zelo e carinho, que começaremos a conhecer realmente quem é Deus. Veja, eu disse “começaremos a conhecer”. Teologia não é algo feito em um mês ou quatro anos. Não é algo que se aprende em um livro técnico sobre determinada doutrina. Teologia se obtém no labor associado à oração e à leitura. Todos devemos ler a Bíblia, e todos devemos orar a Deus.

É no exercício dessas práticas que começamos a obter “conhecimento de Deus”. O segundo passo é introduzirmos leituras relacionadas a Deus, ou seja, livros de teologia, livros sobre doutrinas da Bíblia. Estes livros, quando bem escolhidos, servem para nos ajudar a conhecer melhor a Deus. Se determinado livro não lhe servir no crescimento de seu conhecimento de Deus, verdadeiramente este livro não lhe serve para coisa alguma além de mera diversão (ou distração).

Livros não trazem conhecimento de Deus. A Bíblia traz. Livros só nos ajudam quando firmemente alicerçados sobre a Escritura ou quando encharcados pela cosmovisão bíblica.

Voltando à pergunta inicial, por que se importar com teologia? Porque é a teologia que lhe ajudará a conhecer melhor a Deus. E este é o desejo de Deus revelado em Oséias 4.1, escrito bem abaixo do título acima. Segundo o texto, Deus possuía uma contenda com os moradores da Terra. Esta tristeza e insatisfação se deu pelo fato de não haver amor entre os homens; e, qual a razão da falta desse amor? Não havia verdade, muito menos o conhecimento de Deus.

Assim, teologia não é coisa apenas de seminarista. Teologia é para todos! R. C. Sproul, citado por Dave Harvey em seu livro Quanto pecadores dizem ‘sim’ (Editora Fiel), afirma que:

“Todo cristão é um teólogo. Ele pode não ser um teólogo no sentido técnico ou profissional, mas ainda é um teólogo. A questão não é ser ou não ser um teólogo, mas se somos bons ou maus teólogos”.

Quer você tenha pouco conhecimento de Deus ou muito, por causa disso você possui uma “teologia” em sua mente, um “conhecimento de Deus” guardado em si. O que Deus claramente espera em Sua Palavra é que você cresça e amadureça este conhecimento que você possui sobre Ele. Não permaneça ignorante a respeito da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Ignorância é pecado. Falta de conhecimento de Deus é pecado. É desobedecer sua Palavra que diz:

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR;
(Os 6.3a)

Obedeçamos a Palavra de Deus. Seja onde for, seja quando for, sempre tenhamos a Palavra de Deus e um bom livro sobre Deus à mão. Temos tão pouco tempo para viver… Que tal se vivermos intensamente na busca do “conhecimento de Deus”? (by Wilson Porte)






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No Amor de Cristo, Jesus



Equipe | Universidade da Bíblia ®


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30/05/16
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    REFLITA SOBRE SEU NOME NESSES ESTUDOS:
    27 min
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    O Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH (mais usado), ( יהוה
    , na grafia original, o hebraico),
    referese
    ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso
    corrente na maioria das culturas atuais. A forma da expressão ao declarar o nome de Deus YHVH (ou
    JHVH na forma latinizada) deixou de ser utilizada há milhares de anos na pronúncia correta do
    hebraico original (que é declarada como uma língua quase que completamente extinta). As pessoas
    perderam ao longo das décadas a capacidade de pronunciar de forma satisfatória e correta, pois a
    língua precisaria se curvar (dobrar) de uma forma em que especialistas no assunto descreveriam hoje
    em dia como impossível.
    Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para
    esquerda יהוה
    ; ou seja, HVHY. Formado por
    quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה
    , o Tetragrama YHVH tem sido
    latinizado paraJHVH já por muitos séculos.
    As letras da direita para esquerda segundo o alfabeto hebraico são:
    Hebraico Pronúncia Letra
    י Yodh ou Yud “Y”
    ה He ou Hêi “H”
    ו Waw ou Vav “V”
    ה He ou Hêi “H”
    O tetragrama aparece 6.828 vezes — sozinho ou em conjunção com outro “nome” — no texto
    hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratarse
    de nome muito conhecido e que dispensava a
    presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).
    Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português
    para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas, mas
    alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH; já outros
    eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam
    que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correcta, sendo esta última a pronúncia mais
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    popular do Nome de Deus em vários idiomas.
    (Letras Hebraicas י (yod) ה (heh) ו (vav) ה (heh), ou Tetragrama YHVH[]Na Bíblia Hebraica e
    Septuaginta Grega
    YHWH grafado em páleohebraico,
    em fragmento daSeptuaginta Grega ainda usada no Século I
    A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome de Deus para os judeus pode ser
    comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega,
    onde o Tetragrama aparece escrito emhebraico arcaico ou páleohebraico.
    Foram encontrados
    fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como
    sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH’ é representado em letras gregas (Levítico 3:12;
    4:27).
    Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século
    I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa
    SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus. Essa foi a razão de YHWH ter
    desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.
    Outros conceitos sobre o Deus YHWH
    Outros estudiosos encaram YHWH como um Deus da natureza adorado no Sul de Canaã e pelos
    nômades dos desertos circundantes, intimamente ligado ao Monte Horebe, na Península do Sinai.
    Segundo o livro bíblico de Gênesis, foi o Deus YHWH que se revelou ao semita Abrão (depois
    chamado de Abraão) em Ur, na Baixa Mesopotâmia. Historicamente, surge aqui o princípio
    do monoteísmo hebraico no interior de uma sociedade fortemente politeísta.
    O Deus YHWH é deste modo identificado como a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico. É o Deus
    de Adão, de Abel, de Enoque e de Noé. É o Criador do Universo e de todas as formas de vida na
    Terra. É também chamado porAdonai (Soberano Senhor), Elohim (Deus, e não deuses, visto que trata31/
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    se de plural majestático[1] e cristãos têm afirmado que a forma plural teria o sentido de plural
    majestático[2]), HaAdón (o [Verdadeiro] Senhor), Elyón (Deus Altíssimo) e ElShadai
    (Deus Todopoderoso).
    Assim, o Deus YHWH se assume como um Deus familiar, o “Deus de Abraão, de Isaque e Jacó”,
    protector da linhagem do “descendente” [ou “semente”] de Abraão. De seguida, tornase
    no Deus
    das 12 tribos de Israel. É o Deus Libertador do povo de Israel da escravidão no Egipto e quem o faz
    conquistar a terra de Canaã. Para tal, revelase
    a Moisés, a quem entrega seus Dez Mandamentos
    no monte Sinai. Para sua adoração e cumprimento de sua Lei, são constituídos sacerdotes os da tribo
    de Levi, ou Levitas, sob a liderança do Sumo Sacerdote, da linhagem de Aarão.
    Com o estabelecimento da Monarquia do Antigo Israel, e mesmo após a divisão do Reino, emerge o
    papel dos profetas do Antigo Testamento como portavozes
    especiais do Deus YHWH. Tornamse
    desse modo figuraschave
    na vida religiosa, com uma autoridade única. Também consolidam a ideia
    da vinda do Messias como o “Ungido” de YHWH, descendente da Tribo de Judá e da Casa Real
    de David.
    Temerosos em transgredir a Lei de Deus
    O Tetragrama YHWH no alfabeto fenício, aramaico ehebraico moderno.
    Para alguns estudiosos da literatura judaica, o nome do Eterno era impronunciável, e segundo a
    explicação científica dos judeus, passaram a não pronunciar o nome do Eterno Todo Poderoso porque
    sentiamse
    temerosos em transgredir o terceiro mandamento do Eterno no Decálogo:
    “Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que
    tomar seu nome em vão.” Êxodo 20:7
    Assim, em determinado período, surgiu entre os judeus uma ideia supersticiosa, de que era errado até
    mesmo pronunciar o Tetragrama YHWH. Não se sabe exatamente em que se baseou a
    descontinuidade do uso deste nome. Alguns sustentam que o nome era considerado sagrado demais
    para ser proferido por lábios imperfeitos. Mas uma pesquisa no Velho Testamento não revela
    nenhuma evidência de que quaisquer dos adoradores de YHWH alguma vez hesitassem em proferir o
    nome Dele.
    Documentos hebraicos nãobíblicos,
    tais como as chamadas Cartas de Laquis (escritas em fragmentos
    de cerâmica encontradas em Tell edDuweir
    em 1935 e outras três em 1938), mostram que YHWH
    era usado na correspondência comum na Palestina na última parte do Século VII A.C. Em todas as
    cartas legíveis se encontram expressões como:
    “Que יהוה [YHWH] faça que meu senhor ouça hoje mesmo notícias de paz.” Provando
    que o Nome nunca foi esquecido. Lachish Ostracon IV, Ancient Near Eastern Texts, p.
    322.[3].
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    Outro conceito sustenta que se pretendia impedir que povos nãojudeus
    (gentios) conhecessem O
    Nome e possivelmente o usassem mal. Todavia, o antigo Testamento afirma que o
    próprio YHWH faria com que Seu nome “fosse declarado em toda a Terra”, para ser conhecido até
    mesmo pelos seus adversários. (Êxodo 9:16; Isaías 64:2; Jonas 1:1,17) O Nome do Deus de Israel era
    conhecido e usado por nações pagãs (politeístas) tanto antes da Era Cristã como nos primeiros séculos
    dela.[4] . “Como é impossível que YHWH minta, só quem mentiu foi o seu povo dizendo que
    esquecera a pronúncia!”, dizem algumas seitas, como “Os testemunhas de Yahushua” (Ver artigo do
    nome original de Jesus / Yeshua – particularmente em O nome árabe ), autodenominados
    “Ohol ou Oholyao”, e outras variantes recentes como “Os testemunhas (ou irmãos)
    de Yaohushua” [1]. Acreditam nos conceitos cristãos, sendo cristãos em doutrina, diferindo apenas no
    uso do que acham ser o nome correto de Jesus como fonte de salvação da seita. Eles negam a lei
    judaica (Toráh) e as takanot (tradições) judaicas.
    Já outros nãojudeus
    (gentios) que desejem se agregar à crença à YHWH são orientados
    (pelo Judaísmo) de maneira bem diferente quanto ao trato com o nome do Deus YHWH (“Lei de
    Noé” Nº01: “Não cometer idolatria”), o que é interpretado principalmente como preservar o nome
    YHWH, assim como explicam, não tomando o nome em ocasiões ou cultos vãos [2].
    A origem da superstição
    O Nash Papyrus (Século II a.C.) contém uma parcela do texto préMassorético,
    especificamente
    os Dez Mandamentos.
    Não existem certezas do(s) motivo(s) originalmente apresentado(s) para se descontinuar a pronúncia
    correcta do Tetragrama YHWH, assim como também há muita incerteza quanto à época em que tal
    conceito supersticioso se iniciou. Alguns afirmam que começou após o Exílio Babilónico. Mas o
    profeta Malaquias foi um dos últimos escritores do Velho Testamento na última metade do Século V
    a.C., e dá grande destaque ao Nome Divino.
    Outras obras de referência sugerem que O Nome deixou de ser usado por volta de 300 a.C.. Evidência
    para esta data foi supostamente encontrada na ausência do Tetragrama (ou de uma transliteração dele)
    na tradução Septuaginta Grega, iniciada por volta de 280 a.C.. É verdade que as cópias mais
    completas dos manuscritos da Septuaginta Grega agora conhecidas seguem uniformemente o costume
    de substituir o Tetragrama YHWH por expressões substitutas. No entanto, estes manuscritos
    principais remontam apenas ao Século IV e ao século V. Descobriramse
    recentemente cópias mais
    antigas da Septuaginta Grega que continham o Tetragrama YHWH, embora em forma fragmentária.
    Uma delas, descoberta no Egipto, são os restos fragmentários dum rolo de papiro da LXX com uma
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    parte de Deuteronómio (32:3,6) identificado como Papiro Fouad Inventário n.° 266. Apresenta 49
    vezes o Tetragrama YHWH, escrito em caracteres hebraicos quadrados, em cada ocorrência no texto
    hebraico traduzido. Registramse
    mais três ocorrências de YHWH em fragmentos não identificados
    (116, 117 e 123). Os peritos datam este papiro como do Século I a.C. , e neste caso, foram escritos
    quatro ou cinco séculos antes dos manuscritos já mencionados.
    Comentando que os fragmentos mais antigos da Septuaginta Grega realmente contêm YHWH, o Dr.
    P. Kahle diz:
    “Sabemos agora que o texto grego da Bíblia [a Septuaginta], no que tange a ter sido escrito por
    judeus para judeus, não traduziu o nome divino por Kýrios, mas o Tetragrama escrito com letras
    hebraicas ou gregas foi retido em tais manuscritos. Foram os cristãos que substituíram o Tetragrama
    por Kýrios, quando o nome divino em letras hebraicas não era mais entendido’.”[5]
    Assim, pelo menos em forma escrita, não existe evidência sólida de qualquer desaparecimento ou
    abandono da pronúncia do Tetragrama YHWH no período a.C..
    No Século I, surge pela primeira vez alguma evidência duma atitude supersticiosa para com esse
    nome. Flávio Josefo, historiador judeu que descendia duma família sacerdotal, após narrar a revelação
    que Deus forneceu a Moisés no local do espinheiro ardente, ao falar sobre pronúncia do Nome de
    Deus do Tetragrama YHWH menciona apenas:
    “O Nome sobre o qual estou proibido de falar.”[6]
    Esta mudança ocorreu nas traduções gregas da Septuaginta nos séculos que se seguiram à morte de
    “Jesus Cristo” (Yeshua) e de seus apóstolos. Na versão grega de Áquila, que data do século II d.C., e
    na Hexapla de Orígenes, que data por volta de 245,YHWH ainda aparecia em caracteres hebraicos.[7]
    Ainda no Século IV, Jerônimo de Strídon, perito bíblico e tradutor da Vulgata Latina, diz no seu
    prólogo dos livros bíblicos de Samuel e de Reis:
    “E encontramos o nome de Deus, o Tetragrama, em certos volumes gregos mesmo hoje, expresso em
    letras antigas.”[8]
    A pronúncia do Tetragrama YHWH
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    O Códice Leningrado, do Século XI
    Na segunda metade do primeiro milénio na nossa era, os escribas conhecido
    por massoretas introduziram um sistema de sinais vocálicos para facilitar a leitura do texto
    consonantal em hebraico que poderia conduzir a inúmeros significados e em vez de inserir os sinais
    vocálicos correctos de YHWH, colocaram outros sinais vocálicos para lembrar ao leitor que ele devia
    dizer Adhonai (“Soberano Senhor”) ou Elohím (“Deus”).[9]
    O Códice de Leningrado, do Século XI, tem no Tetragrama YHWH, sinais vocálicos para orar
    a Yehvíh, Yehváh e Yehováh. A edição de Ginsburg do texto massorético tem sinais vocálicos para que
    ore a Yehováh. (Gênesis 3:14) Os hebraístas em geral são a favor de Yahvéh como a pronúncia mais
    provável. Salientam que a forma abreviada do nome é Yah (ou Jah, na forma latinizada), como
    no Salmo 89:8 e na expressão HaleluYah (que significa “Louvai a Jah!”; em português, é vertida
    por Aleluia). Também as formas Yehóh, Yoh, Yah e Yahu, encontradas na grafia hebraica dos
    nomes Jeosafá, Josafá, Sefatias e outros, podem todas ser derivadas de Yahwéh. As transliterações
    gregas feitas pelos primitivos escritores cristãos indicam uma direcção algo similar. Ainda assim, de
    modo algum há unanimidade sobre o assunto entre os peritos.
    A posição actual das Testemunhas de Jeová sobre este ponto resumese
    ao seguinte: Visto que,
    actualmente, não se pode ter certeza absoluta da pronúncia do nome de Deus, parece não haver
    nenhum motivo para abandonar a forma bem conhecida, Jeová (em português), em favor de Javé ou
    outra forma hipotética. Se tal mudança fosse feita, então, a bem da coerência, deviam ser feitas
    alterações na grafia e na pronúncia de uma infinidade de outros nomes encontrados na Bíblia. Por
    exemplo, no caso de Jeová ser alterado para Javé, Jeremias seria mudado para Yir.meyáh, Isaías se
    tornaria Yesha.yá.hu, e Jesus seria pronunciado Yehoh.shú.a em hebraico ou I.e.soús, no grego.
    Assim, para as Testemunhas de Jeová, conhecer, usar e divulgar o nome pessoal de Deus é
    considerada a questão mais importante, mesmo que não se conheça a pronúncia original deste nome
    sagrado.
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    Significado
    O significado exato do Tetragrama YHVH ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas.
    Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: “Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia,
    esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: “Serei o que Serei.” – Almeida Revista e
    Atualizada. E assim também compreenderam os tradutores da Versão dos Setenta: “Ego eimi ho ôn”.
    Disse Deus a Moisés: “Eu sou Aquele que é”. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU
    SEREI me enviou até vós.’ “ – Bíblia de Jerusalém.
    Esta expressão “Eu sou o que sou” é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente
    existia. Isso corresponde a “Eu sou aquele que é”, “Eu sou o existente”. YHVH estaria assim
    confirmando sua própria existência.
    Outras traduções vertem: Serei o que eu for. A Tradução dos Vinte e Quatro Livros das Escrituras
    Sagradas, em inglês, do Rabino Isaac Leeser, verte como segue: “E Deus disse a Moisés: Serei o que
    eu for: e ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel: SEREI envioume
    a vós. – [10]
    A Bíblia Enfatizada, de Joseph Bryant Rotherham, em inglês, verte Êxodo 3:14 como segue: “E Deus
    disse a Moisés: Tornarmeei
    aquilo que me agradar. E ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel:
    Tornarmeei
    envioume
    a vós.” A nota ao pé da página, sobre este versículo, diz em parte: “Hayah
    [palavra vertida acima ‘tornarse’]
    não significa ‘ser’ essencial ou ontologicamente, mas
    fenomenalmente. . . . O que ele será não é expresso — Ele estará com eles, ajudador, fortalecedor,
    libertador.” De modo que esta referência não é à autoexistência
    de Deus, mas, antes, ao que ele
    pensa tornarse
    para com os outros. – [11] Ou: Mostrarei ser o que eu mostrar ser. – Tradução do
    Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
    Para estes estudiosos, isto significa que YHVH podia adaptarse
    às circunstâncias, e que, o que quer
    que ele precisasse tornarse
    ou mostrar ser em harmonia com seu propósito, ele podia tornarse
    e se
    tornaria ou mostraria ser. Explicam que o verbo hebraico ha•yáh, do qual deriva a palavra Eh•yéh, não
    significa simplesmente “ser”. Antes, significa “vir a ser; tornarse”,
    ou “mostrar ser”. Entendem
    que segundo a raiz do Tetragrama na língua hebraica, o Tetragrama pode significar “Ele Causa que
    Venha a Ser ou Mostrar Ser”, quer dizer, com respeito a Si mesmo e com respeito ao que Ele se
    tornará ou mostrará ser, e não com respeito a criar coisas. Para estes tradutores, Deus não estaria
    apenas confirmando sua própria existência, mas ensinando o que esse nome implica. YHVH
    ‘mostraria ser’, faria com que ele mesmo se tornasse o que quer que fosse preciso para cumprir as
    suas promessas.
    A nota ao pé da página sobre Êxodo 3:14 de “O Pentateuco e as Haftorás”, texto hebraico com
    tradução e explanação em inglês, editado pelo Dr. J. H. Hertz comenta: “A maioria dos modernos
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    segue Rashi em verter ‘Serei o que eu for’; ou, nenhumas palavras podem resumir tudo o que Ele
    será para o Seu povo, mas a Sua fidelidade eterna e sua misericórdia imutável manifestarseão
    cada
    vez mais na orientação de Israel. A resposta que Moisés recebe nestas palavras, portanto, é
    equivalente a: ‘Salvarei do modo em que eu salvar.’ É para assegurar aos israelitas o fato da
    libertação, mas não revela a maneira.” — [12]
    Entendese
    que este nome sagrado, na realidade, é um verbo, a forma causativa, indefinida, do verbo
    hebraico hawáh. Assim, segundo estes estudiosos, o Tetragrama YHVH significa “Ele Causa que
    Venha a Ser”. Mostre Ser ou:Mostrará Ser, incorporando em si mesmo um propósito. Assinala o
    Portador deste nome exclusivo como Aquele Que Tem um Propósito.
    Assim, os eruditos não estão totalmente de acordo a respeito do significado do nome de Deus. Muitos
    traduzem a expressão encontrada no texto hebraico: Eu sou o que sou. Outros, depois de extensas
    pesquisas sobre o assunto, acreditam que o nome é uma forma do verbo hebraico hawáh (tornarse,
    vir
    a ser), significando “Ele Causa que Venha a Ser”.
    Frequência nos escritos originais
    Soletração do Tetragrama no texto massorético Hebraico com pontos vocálicos em vermelho.
    Muitos eruditos e tradutores da Bíblia defendem que se siga a tradição de eliminar o nome de Deus.
    Alegam que a incerteza a respeito da pronúncia do Tetragrama YHWH justifica a eliminação, e
    também sustentam que a supremacia e a existência ímpar do Verdadeiro Deus tornam desnecessário
    que Ele tenha um nome específico para se diferenciar dos “demais deuses”. Mas este conceito não
    encontra apoio na Bíblia, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento.
    O Tetragrama YHWH ocorre 6.828 vezes no texto hebraico da Bíblia Hebraica de Kittel (BHK) e
    da Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A frequência em que aparece o Tetragrama atesta a sua
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    importância. Seu uso em todas as Escriturasultrapassa em muito, o de quaisquer nomestítulos,
    tais
    como “Soberano Senhor (em hebr. Adhonai)”, “o [Verdadeiro] Senhor” (em hebr. Ha Adhóhn),
    Altíssimo (em hebr. Elyón) “o [Verdadeiro] Deus” (em hebr. Ha Elohím) e “Deus” (em hebr.Elohím).
    É digno de nota a importância atribuída aos nomes próprios entre os povos semíticos.
    O Prof. George Thomas Manley indica:
    “O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem
    pertence. … Quando uma pessoa coloca seu nome numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar
    sob sua influência e proteção.”[13]
    Alguns exemplos do uso dos nomes próprios nas Escrituras Hebraicas:
    Gênesis 27:36;
    I Samuel 25:25;
    Salmos 83:18
    Salmos 20:1;
    Provérbios 22:1.n.
    Uso moderno
    Algumas versões da Bíblia, transcrevem o Tetragrama como Yahweh, Yavéh ou Javé :
    A Bíblia de Jerusalém – edição brasileira (1981, com revisão e atualização na edição de 2002)
    da edição francesa Bible de Jérusalem:
    Transcreve o nome pessoal de Deus como Yahweh.
    BÍBLIA Mensagem de Deus (Edições Loyola de 1983):
    Transcreve o nome pessoal de Deus como Javé, exceto nos Salmos ao falar sobre as
    adaptações no Livro:
    “Sem falar em certas adaptações como o uso da palavra Senhor em vez de Javé, que de modo algum
    corresponderia à sensibilidade cristã.”[14]
    Outras versões da Bíblia, transcrevem o Tetragrama como Jeová:
    A King James Version (autorizada), 1611:
    Transcreve quatro vezes como o nome pessoal de Deus (todos em textos considerados de
    importância), por exemplo, Êxodo 6:3; Salmo 83:18; Isaías 12:2; Isaías 26:4; e três vezes
    junto a nomes de lugares: Gênesis 22:14; Êxodo 17:15; e Juízes 6:24.
    A Versão de Padrão Americana, edição 1901:
    Traduz consistentemente o Tetragrama como Jeho’vah
    em todos os 6.823 lugares onde
    ocorre nas Escrituras Hebraicas.
    A Nova bíblia Inglesa:
    Publicada pela imprensa da Universidade de Oxford, 1970, por
    exemplo Génesis 22:14; Êxodo 3:15,16; 6:3; 17:15; Juízes 6:24 ;
    A Bíblia Viva:
    Publicada por Publishers de Tyndale House, Illinois 1971, por
    exemplo Génesis 22:14, Êxodo 4:1 – 27; 17:15;Levítico 19:1 – 36; Deuteronômio 4:29,
    39; 5:5, 6; Juízes 6:16, 24; Salmos 83:18; 110:1; Isaías 45:1, 18; Amós 5:8; 6:8; 9:6;
    A Versão de João Ferreira de Almeida, a Almeida Revista e Corrigida, de 1693:
    Empregou milhares de vezes na forma JEHOVAH, como se pode ver na reimpressão,
    de 1870, da edição de 1693. A Edição Revista e Corrigida (1954) retém o Nome em sua
    forma moderna (Jeová) em lugares tais como Salmo 83:18; Isaías 12:2 dentre outros, e
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    extensivamente, no livro de Isaías, Jeremias e Ezequiel.[15]
    La Santa Bíblia – Version ReinaValera
    (1909):
    Traduz quase todas as vezes integralmente como Jehova.
    A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pela Sociedade Torre de Vigia
    de Bíblias e Tratados, New York, Inc. , 1961 e revisada em 1984. Traduz o Tetragrama quase
    7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) e muitas outras vezes nos escritos
    GregosCristãos
    (Novo Testamento).
    Visto que a pronunciação original de יהוה é desconhecida, e visto que já por séculos o uso da
    tradução Jeová passou a ser amplamente divulgado e estabelecido entre muitos cristãos, tornandose
    uma pronúncia familiar em muitos idiomas, vários grupos religiosos, mais notavelmente
    asTestemunhas de Jeová, continuam a usála,
    ainda que muitos outros grupos religiosos favoreçam a
    pronúncia Javé ou Yahvé, ou mesmo o titulo SENHOR.
    Vaticano
    Em uma carta datada de 29 de junho de 2008, o Vaticano emitiu uma nota oficial, orientando para que
    o nome Iavé deixe de ser utilizado no serviço litúrgico católico romano. A medida não afetaria
    significativamente a linguagem litúrgica, uma vez que o termo não consta das traduções oficiais dos
    missais romanos, mas implicaria na modificação de alguns hinários. O nome YHWH continuaria a ser
    utilizado na leitura do Lecionario e de Bíblias católicas romanas.[16][17].
    Outros usos de YHWH
    Geneva Bible, 1560. (Salmo 83:18)
    Sendo amplamente conhecido, durante séculos antes da era comum não havia dúvidas quanto à sua
    pronúncia, o que explica a ausência de um abjad – um sistema de escrita com símbolos das letras que
    representam as consoantes.
    A tradição religiosa dos judeus, especialmente a sua tradição esotérica e mística, a cabala, considera o
    Nome de Deus tão sagrado quanto impronunciável. Não se sabe ao certo a origem de tal tradição, ou
    como ela se desenvolveu com o tempo. Crêse
    que se tenha originado no alegado receio de
    desobedecer o 3º dos Dez Mandamentos, ou Decálogo, dados a Moisés. “Não pronunciarás em falso o
    nome de Yeová [YHWH] teu Deus, porque Yeová [YHWH] não deixará impune aquele que
    pronunciar em falso o seu nome.” (Êxodo 20:7, BJ – A proibição seria sobre o mau uso do Nome
    Divino, não sobre o seu uso.)
    De qualquer maneira, os judeus em algum período pósexílico,
    adotaram a palavra hebraica
    ‘Adho.nái (que significa “Soberano Senhor”) ao pronunciarem o Tetragrama Sagrado. Assim, YHWH
    recebeu sinais vocálicos – colocados por copistas judeus chamados massoretas – de forma que fosse
    pronunciado Adonai. Sendo assim, ficou reservado apenas aos copistas e sacerdotes a correcta
    pronúncia de YHWH codificada num sistema de sinais vocálicos.
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    A pronúncia Jeová, além de aparecer em algumas versões bíblicas, também é usada pelos maçons,
    e rosacruzes. As correntes ligadas ao Cristianismo Esotérico, tais como a Gnose e a Rosacruz,
    identificam esse Tetragrama como designação do Espírito Santo, e não do DeusPai.
    []Na Cabala judaica
    Segundo a Cabala Judaica, a Torá teria sido revelada a Moisés no alto do Monte Sinai, e ele teria
    registrado de forma escrita aquilo que só poderia ser entendido directamente de Deus, garantindo
    assim que permaneça impronunciável. Afirmam uma eventual relação do Tetragrama com o nome de
    Adão (Yode) e Eva (Chavah) no Génesis, já que YodecHaVaH
    é exactamente YHWH,
    o Tetragrama Sagrado, dando a entender uma relação mais profunda ainda entre o “Senhor Deus” e
    sua obra.
    Com o decorrer do tempo, os judeus adoptaram outras expressões substitutas para se referir
    ao Tetragrama Sagrado: “O Nome”, “O Bendito” ou “O Céu”.
    Na Cabala, as palavras correspondem a valores que são calculados usandose
    uma atribuição de
    valores às letras do alfabeto hebraico. Isto chamase
    gematria. É considerado um dos mais
    importantes mecanismos de interpretação do texto bíblico usados pelos cabalistas e místicos judeus.
    Usando gematria, os cabalistas calculam o valor numérico do Tetragrama Sagrado como sendo 26
    (Yode = 10, Hê = 5, Vau = 6, Hê = 5; 10 + 5 + 6 + 5 = 26 ), cujo número menor é 8 (2+6). Para
    os rabinos, o número 26 também é sagrado pois identificase
    com o Tetragrama YHWH. Os ocultistas
    interpretam o Tetragrama YHWH e outros símbolos cabalisticos como signos mágicos poderosos
    capazes de abrir as portas da consciência humana.
    []“Jeová” ou “Javé”?
    Nome IEHOVAH escrito numa parede de uma igreja norueguesa. (Fonte: O Nome Divino na
    Noruega)
    Apesar da discussão sobre sua origem e significado, muitos afirmam que os sons vocálicos originais
    do Tetragrama YHWH jamais serão conhecidos [carece de fontes], estando perdida
    a pronúncia original. Tal posição tem levado a debates apaixonados sobre o assunto, tanto por parte de
    eruditos como de religiosos, o que têm produzido interessantes conclusões.
    Alguns argumentam que se o nome de Deus fosse Jeová, não se falaria aleluia (Hallelu Yah), e
    sim aleluieo ou Hallelu Yeho – (“Glória a Yehowah” Jeová). Mas Hallelu Yah – (Jah seja louvado”).
    Esta controvérsia vem sendo travada por muitos anos. Atualmente, muitos eruditos parecem favorecer
    o nome “Javé” (ou “Iahweh”), de duas sílabas. Mesmo assim, o Hebraico ou Aramaico, não se
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    usava vogais, era apenas composta por consoantes.
    Mas, considerando alguns exemplos de nomes próprios encontrados na Bíblia, que incluem uma
    forma abreviada do nome de Deus na tradução Jeová, George Wesley Buchanan, professor
    emérito no Seminário Teológico de Wesley, Washington DC,Estados Unidos, afirma que esses nomes
    próprios podem fornecer indicação de como se pronunciava o nome de Deus.
    Jehovah em manuscritos de William Blake.
    George Wesley Buchanan explica:
    “Na antiguidade, os pais muitas vezes davam aos filhos o nome de suas deidades. Isto significa que
    pronunciavam os nomes dos filhos assim como se pronunciava o nome da deidade. O Tetragrama foi
    incluído em nomes de pessoas, e eles sempre usavam a vogal do meio.”
    Por exemplo, Jonatã aparece como (Yo•na•thán ou Yeho•na•thán) na Bíblia hebraica, significa
    “YHWH deu”. O nome do profeta Elias é ’E•li•yáh ou ’E•li•yá•hu. Segundo o Professor
    Buchanan, Eliassignifica: “Meu Deus é [YHWH].” Da mesma forma, o nome hebraico
    para Jeosafá (Yeho•sha•phát), significa “YHWH julgou”.
    A pronúncia do Tetragrama com duas sílabas, como “Javé” (ou “Yahweh”), não permitiria a
    existência do som da vogal ‘O’ como parte do nome de Deus. Mas, nas dezenas de nomes bíblicos que
    incorporam o nome divino, o som desta vogal do meio aparece tanto nas formas originais como nas
    abreviadas, como em Jeonatã e em Jonatã.
    O Professor Buchanan[18] diz a respeito do Nome Divino:
    “Em nenhum caso se omite a vogal oo ou oh. A palavra era às vezes abreviada como ‘Ya’, mas nunca
    como ‘Yaweh’.
    . . . Quando o Tetragrama era pronunciado com uma só sílaba, era ‘Yah’ ou ‘Yo’.
    Quando era pronunciado com três sílabas, era ‘Yahowah’ ou ‘Yahoowah’. Se fosse alguma vez
    abreviado a duas sílabas, teria sido como ‘Yaho’.” – Biblical Archaeology Review.
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    JEHOVA em trechos de Raymond Martin em Pugio Fidei adversus Mauros et Judaeos de 1270 (pag.
    559).
    Seguese
    outra declaração feita pelo hebraísta Wilhelm Gesenius, no Dicionário Hebraico e Caldaico
    das Escrituras do Velho Testamento (em alemão):
    “Os que acham que יהוה [Yehowah]
    era a pronúncia real [do nome de Deus] não estão totalmente
    sem base para defender sua opinião. Assim se podem explicar mais satisfatoriamente as sílabas
    abreviadas והי [Yeho]
    e יו [Yo], com que começam muitos nomes próprios.”
    Na introdução da tradução de (Os Cinco Livros de Moisés), Everett Fox afirma:
    “Tanto as tentativas antigas como as novas, para recuperar a pronúncia ‘correta’ do nome hebraico
    [de Deus], não foram bemsucedidas;
    não se pode provar conclusivamente o ‘Jeová’ que se ouve às
    vezes, nem o padrão erudito ‘Javé’ ‘Iahweh’.”[19]
    O nome JEHOVAH exibido numaIgreja VéteroCatólica)
    de Olten, Suíça,1521.
    Os estudos eruditos continuarão. Os judeus deixaram de pronunciar o nome de Deus antes
    dos massoretas desenvolverem o sistema de pontos vocálicos. Não há como se provar quais vogais
    acompanhavam as consoantes YHWH ( .(יהוה
    Ainda assim, os nomes próprios de personagens bíblicos fornecem indício da antiga pronúncia do
    nome de Deus. Assim, alguns eruditos concordam que a pronúncia “Jeová”, seja correcta.
    A pronúncia original de יהוה é desconhecida, mas por séculos o uso da tradução Jeová[20], passou a
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    ser amplamente divulgado e estabelecido entre muitos cristãos, tornandose
    uma pronúnciafamiliar
    e popular em muitos idiomas. Assim, vários grupos religiosos, mais notavelmente as Testemunhas de
    Jeová, continuam a usála,
    ainda que muitos outros grupos religiosos favoreçam a
    pronúncia Javé ou Yahvéh, ou mesmo o titulo SENHOR. Segundo elas, os diversos nomes próprios
    existentes são muitas vezes pronunciados de maneiras diferentes da língua original, e assim como
    ocorre com o nome “Jesus”, transliterado do original Ye∙shú∙a‘ ou [vindo de Josué] Yeho∙shú∙a‘, não
    se deveria abandonar o uso do nome “Jeová” simplesmente por não se saber a pronúncia exata
    deste[21].
    []Transcrição em diferentes idiomas
    Língua Nome Língua Nome
    Africâner Jehóva Romeno Iehova
    Árabe Igova/Jahova [ يهوه[ 3 Māori Ihowa
    Awabakal Yehóa Motu Iehova
    Bósnio Jehova Macedônio Јахве
    Bugotu Jihova Narrinyeri Jehovah
    Búlgaro Йехова Nembe Jihova
    Croata Jehova / Jahve Petats Jihouva
    Dinamarquês Jahve (/ Jehova) Polonês [br]
    / Polaco [pt] Jehowa / Jahwe
    Neerlandês Jehova / Jahwe(h) Português Iavé (Javé) / Yahweh /
    Jeová
    Efik Jehovah Ewe (Ʋegbe) Yehowah
    Inglês Jehovah / Yahweh Russo Иегова / Яхве
    Fiji Jiova Samoa Ieova
    Finlandês Jahve / Jehova Sérvio Јехова / Jehova
    Francês Yahvé / Jéhovah SeSotho Jehova
    Futuna Ihovah Espanhol Yavé Yahveh /Jehová
    Alemão Jehova / Jahwe KiSwahili Yehova
    Grego Iehova / Yiahve Ιεχωβά /
    Γιαχβέ Sueco Jehova / Jahve
    Húngaro Jahve / Jehova Tagalo Jehova/Yahweh
    Igbo Jehova Taitiano Jehovah
    Indonésio Yehuwa Tongan Jihova
    Italiano Geova / Jahve Turco Yehova
    Japonês EHOBA/YAHAWE
    エホバ / ヤハウェXiVenda Yehova
    Coreano Yeohowa 여호와
    Yahwe 야훼 Xhosa u Yehova
    Mandarim chinês tradicional Yéhéhuá / Yǎwēi / Yǎwēi
    耶和華/雅威/雅巍Yoruba Jehofah
    Mandarim chinês simples Yéhéhuá / Yǎwēi / Yǎwēi
    耶和华/雅威/雅巍Zulu u Jehova.

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  • Foto do perfil de Anselmo Estevan
    02416 חי chay
    procedente de 2421; DITAT - 644a adj
    1) vivente, vivo
    1a) verde (referindo-se à vegetação)
    1b) fluente, frescor (referindo-se à água)
    1c) vivo, ativo (referindo-se ao homem)
    1d) reflorecimento (da primavera) n m
    2) parentes
    3) vida (ênfase abstrata)
    3a) vida
    3b) sustento, manutenção n f
    4) ser vivente, animal
    4a) animal
    4b) vida
    4c) apetite
    4d) reavimamento, renovação
    5) comunidade
     
    03173 יחיד yachiyd
    procedente de 3161; DITAT - 858a; adj
    1) só, só um, solitário, um
    1a) sozinho, único, um
    1b) solitário
    1c) (DITAT) filho único subst
    2) um
     
    03161 יחד yachad
    uma raiz primitiva; DITAT - 858; v
    1) juntar, unir, ser juntado, ser unido
    1a) (Qal) estar unido
    1b) (Piel) unir
     
    03050 יה Yahh
    contração de 3068, e significando o mesmo, grego 239 αλληλουια;
    DITAT - 484b; n pr de divindade
    1) Ja (Javé na forma reduzida)
    1a) o nome próprio do único Deus verdadeiro
    1b) usado em muitas combinações
    1b1) nomes iniciados com as letras ‘Je’
    1b2) nomes terminados com ‘ia’ ou ‘ias’
     
    01961 היה hayah
    uma raiz primitiva [veja 1933]; DITAT - 491; v
    1) ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
    1a) (Qal)
    1a1) ——
    1a1a) acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
    1a1b) vir a acontecer, acontecer
    1a2) vir a existir, tornar-se
    1a2a) erguer-se, aparecer, vir
    1a2b) tornar-se
    1a2b1) tornar-se
    1a2b2) tornar-se como
    1a2b3) ser instituído, ser estabelecido
    1a3) ser, estar
    1a3a) existir, estar em existência
    1a3b) ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
    1a3c) estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
    1a3d) acompanhar, estar com

    1b) (Nifal)
    1b1) ocorrer, vir a acontecer, ser feito, ser trazido
    1b2) estar pronto, estar concluído, ter ido
     
    DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H2416
    DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3173
    DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
    Qal
    Qal
    Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa.
    Exemplos:
    ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou
    Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
    Piel
    Piel
    1) O Piel normalmente expressa uma ação “intensiva” ou “intencional”.
    Qal
    ele quebrou
    ele enviou
    Piel
    ele quebrou em pedaços, ele esmagou
    ele mandou embora, expulsou
    2) Algumas vezes o Piel introduz um novo sentido à forma Qal.
    ele contou ele relatou, contou
    ele completou ele pagou, recompensou
    ele aprendeu ele ensinou
    3) O Piel expressa uma ação “repetida” ou “prolongada”.
    ele pulou ele saltou, saltitou
    4) Alguns verbos intransitivos no Qal tornam-se transitivos no Piel.
    ser forte fortalecer, fortificar
    tornar-se grande engrandecer
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3161
    DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3050
    DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
    Qal
    Qal
    Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa.
    Exemplos:
    ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou
    Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
    Nifal
    Nifal
    1) O Nifal é o “passivo” do Qal - ver 8851
    Qal
    ele viu
    ele viu o anjo
    ele enviou
    ele criou isso
    Nifal
    ele foi visto, apareceu
    o anjo foi visto
    ele foi enviado
    foi criado
    1) O Nifal algumas vezes expressa uma ação “reflexiva”.
    ele vigiou ele foi vigiado, também
    ele se protegeu
    1) Diversos verbos usam o Nifal, embora expressem ação simples
    e são traduzidos na voz ativa. São exemplos comuns:
    ele lutou, ele permaneceu, ele jurou, ele entrou
    Essa forma representa 6.0% dos verbos analisados.
    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H1961

    http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2013/03/a-ira-divina-yahveh-e-ira-puramente_16.html

    http://anselmo-estevan.blogspot.com.br/2013/04/ser-ou-nao-ser-eis-questao-nome-ou.html

    ENTENDA QUE:

    http://anselmo-estevan.blogspot.com.br/2012/09/o-verdeiro-nome-de-ulhim-eterno-yahuh.html

    http://anselmo-estevan.blogspot.com.br/2011/08/quem-eu-disse-quem-esta-livre-do.html

    AGORA, SIM. COMO ESSE PEQUENO ENTENDIMENTO -, FAÇA SUA ESCOLHA! FIQUE COM 'TÍTULOS' OU PREFIRA A SALVAÇÃO E ESCOLHA PELO SEU NOME!
    24 min
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ÚNICO ELE SALVA SALVADOR!

ÚNICO ELE SALVA SALVADOR!
'Y'H'V'H - 'Y'H'U'S'H'U.

FALANDO DA: "SALVAÇÃO DE YAHVEH - O QUE ELE NOS DEIXOU!"

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